• Nenhum resultado encontrado

PROTEÇÃO PESSOAL ITAÚ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROTEÇÃO PESSOAL ITAÚ"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)
(2)

1. OBJETIVO DO SEGURO

Este seguro tem por objetivo garantir o pagamento de uma indenização ao segurado ou aos seus beneficiários na ocorrência de um dos eventos cobertos pelas garantias contratadas, bem como o reembolso de despesas com funeral, a quem comprovar as despesas efetuadas, exceto se decorrentes de riscos excluídos, desde que respeitadas as condições contratuais.

2. DEFINIÇÕES

2.1 - Acidente Pessoal

É o acontecimento, com data caracterizada, exclusivo, e diretamente externo, súbito, involuntário e violento, causador de lesão física que, por si só e independente de toda e qualquer outra causa, tenha como conseqüência direta à morte ou invalidez permanente, total ou parcial do SEGURADO ou torne necessário seu tratamento médico.

2.1.1 - Incluem-se no conceito de acidente pessoal:

A) O SUICÍDIO OU TENTATIVA DE SUÍCIDIO, DESDE QUE PRATICADAS APÓS OS DOIS PRIMEIROS ANOS DE VIGÊNCIA DO CERTIFICADO INDIVIDUAL;

B) OS ACIDENTES DECORRENTES DE AÇÃO DA TEMPERATURA DO AMBIENTE OU INFLUÊNCIA ATMOSFÉRICA QUANDO A ELAS O SEGURADO FICAR SUJEITO EM DECORRÊNCIA DE ACIDENTE COBERTO;

C) OS ACIDENTES DECORRENTES DE ESCAPAMENTO ACIDENTAL DE GASES E VAPORES;

D) OS ACIDENTES DECORRENTES DE SEQÜESTROS E TENTATIVAS DE SEQÜESTROS;

E) OS ACIDENTES DECORRENTES DE ALTERAÇÕES ANATÔMICAS OU FUNCIONAIS DA COLUNA VERTEBRAL, DE ORIGEM TRAUMÁTICA, CAUSADAS EXCLUSIVAMENTE POR FRATURAS OU LUXAÇÕES RADIOLOGICAMENTE COMPROVADAS.

2.1.2 – EXCLUEM-SE DO CONCEITO DE ACIDENTE PESSOAL:

A) AS DOENÇAS, INCLUÍDAS AS PROFISSIONAIS, QUAISQUER QUE SEJAM SUAS CAUSAS, AINDA QUE PROVOCADAS, DESENCADEADAS OU AGRAVADAS, DIRETA OU INDIRETAMENTE POR ACIDENTE, RESSALVADAS AS INFECÇÕES, ESTADOS SEPTICÊMICOS E EMBOLIAS, RESULTANTES DE FERIMENTO VISÍVEL CAUSADO EM DECORRÊNCIA DE ACIDENTE COBERTO;

B) AS LESÕES DECORRENTES, DEPENDENTES, PREDISPOSTAS OU

FACILITADAS POR ESFORÇOS REPETITIVOS OU MICROTRAUMAS

CUMULATIVOS, OU QUE TENHAM RELAÇÃO DE CAUSA E EFEITO COM OS MESMOS, ASSIM COMO AS LESÕES CLASSIFICADAS COMO: LESÃO POR

ESFORÇOS REPETITIVOS LER, DOENÇAS OSTEOMUSCULARES

(3)

MÉDICO-CIENTÍFICA, BEM COMO AS SUAS CONSEQÜÊNCIAS PÓS-TRATAMENTOS, INCLUSIVE CIRÚRGICOS, EM QUALQUER TEMPO;

C) AS SITUAÇÕES RECONHECIDAS POR INSTITUIÇÕES OFICIAIS DE

PREVIDÊNCIA OU ASSEMELHADAS, COMO “INVALIDEZ ACIDENTÁRIA”, NAS QUAIS O EVENTO CAUSADOR DA LESÃO NÃO SE ENQUADRE INTEGRALMENTE NA CARACTERIZAÇÃO DE INVALIDEZ POR ACIDENTE PESSOAL, DEFINIDO NO SUBITEM 2.1.

2.2 – Apólice

É o documento emitido pela SEGURADORA que formaliza a aceitação da cobertura solicitada pelo estipulante.

2.3 – Assistência Funeral

É um conjunto de serviços de assistência 24 horas, que compreendem traslado, funeral, sepultamento ou cremação em caso de morte do segurado.

2.4 - Beneficiários

São as pessoas designadas pelo SEGURADO para, no caso de seu falecimento, receber o valor do capital segurado para a cobertura contratada.

2.5 – Capital Segurado

É o valor máximo para cada cobertura contratada a ser pago pela SEGURADORA na ocorrência de sinistro.

2.6 – Cartão de Crédito

É o cartão de crédito administrado pelo Banco Itaucard S.A. 2.7 – Certificado Individual do Seguro

É o documento destinado ao SEGURADO, emitido pela SEGURADORA, quando da aceitação do proponente integrante do grupo segurável.

2.8 – Condições Gerais

Conjunto de cláusulas contratuais que regem um mesmo plano de seguro, estabelecendo obrigações e direitos, do SEGURADO, do estipulante, do Beneficiário e da SEGURADORA.

2.9 – Estipulante

É a pessoa física ou jurídica que propõe a contratação de plano coletivo de seguros, ficando investida dos poderes de representação dos SEGURADOS, nos termos da legislação e regulamentação em vigor.

2.10– Evento Coberto

É o acontecimento futuro, possível e incerto, passível de ser indenizado pelas garantias contempladas nestas Condições Gerais.

2.11 – Garantias

São as obrigações que a SEGURADORA assume perante o SEGURADO quando da ocorrência de um evento coberto.

2.12 - Grupo Segurado

(4)

É a totalidade das pessoas físicas vinculadas ao estipulante que podem aderir a este seguro.

2.14 - Indenização

Valor que a seguradora deverá pagar ao segurado ou a seus beneficiários quando da ocorrência de um evento coberto contratado.

2.15 – Início da Vigência

É a data a partir da qual as coberturas de risco propostas serão garantidas pela SEGURADORA.

2.16 - Invalidez Permanente Total por Acidente

É a perda ou a incapacidade funcional total e definitiva de membro ou órgão, exclusivamente nas condições previstas na tabela apresentada no subitem 3.1.2, com exclusão de quaisquer outras, causada por acidente pessoal coberto e atestada por médico especialista.

2.17 - IGP-M

O IGP-M é o Índice Geral de Preços do Mercado, publicado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

2.18 - IPCA

O IPCA é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, publicado pelo IBGE (Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

2.19 – IPC/FIPE

O IPC/FIPE é o Índice de Preços ao Consumidor, publicado pela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo).

2.20 - Lesões Preexistentes

São as lesões decorrentes dos acidentes pessoais sofridos pelo segurado antes de sua adesão à apólice, as quais, embora já fossem de seu conhecimento no momento da proposta, forma nela omitidas. Caracterizam-se pela existência de sinais, sintomas e quaisquer alterações evidentes do seu estado de saúde.

2.21 – Médico Habilitado

É o médico habilitado, especialista na patologia envolvida, portador de título de especialista.

2.22 - Morte acidental

Morte decorrente de acidente pessoal. 2.23 - Prêmio

Valor correspondente a cada um dos pagamentos feitos pelo SEGURADO à SEGURADORA e destinados ao custeio do seguro.

2.24 - Proposta de Adesão ao Seguro

É o documento com a declaração dos elementos essenciais do interesse a ser garantido e do risco, em que o proponente, pessoa física, expressa a intenção de aderir ao seguro, manifestando pleno conhecimento das condições gerais.

(5)

É a pessoa física interessada em aderir ao contrato coletivo, que propõe sua adesão à apólice E QUE PASSARÁ À CONDIÇÃO DE SEGURADO SOMENTE APÓS SUA ACEITAÇÃO PELA SEGURADORA, COM O DEVIDO PAGAMENTO DO PRÊMIO CORRESPONDENTE.

2.26 – Regime Financeiro de Repartição Simples

Refere-se à estrutura técnica em que os prêmios pagos por todos os SEGURADOS desse contrato em um determinado período, deverão ser suficientes para pagar os capitais segurados decorrentes dos sinistros cobertos nesse mesmo período. Nesse regime não há constituição de provisão matemática de benefícios a conceder e provisão matemática de benefícios concedidos.

2.27 – Riscos Excluídos

SÃO OS RISCOS PREVISTOS NAS CONDIÇÕES GERAIS, QUE NÃO SERÃO COBERTOS PELO SEGURO.

2.28 - Segurado

É a pessoa física sobre a qual se procederá a avaliação do risco e se estabelecerá o seguro.

2.29 - Seguradora

É a pessoa jurídica legalmente constituída que emite a apólice assumindo os riscos cobertos pelas garantias contratadas.

2.30 - Sinistro

É a ocorrência de um risco coberto durante o período de vigência do seguro. 2.31- Vigência da Cobertura Individual

É o período em que as coberturas de risco propostas serão garantidas pela SEGURADORA.

2.32 - Vigência do Seguro

É o período no qual a apólice de seguro está em vigor. 3 – GARANTIAS DO SEGURO

As Garantias oferecidas por este seguro são: 3.1 – GARANTIA BÁSICA

3.1.1 - Morte por acidente

Garante ao beneficiário o pagamento de uma indenização em caso de falecimento do segurado por morte em decorrência de acidente pessoal.

3.1.1.1 - Morte por Acidente Aéreo - Garante o pagamento de indenização aos beneficiários, em caso de morte, em decorrência de acidente pessoal ocorrido

(6)

3.1.1.2 - Morte por Acidente Automobilístico - Garante o pagamento de indenização aos beneficiários, em caso de morte, em decorrência de acidente pessoal - quando o Segurado for o condutor ou passageiro - causado por veículos automotores de via terrestre de uso particular ou de transporte público, incluindo-se metro e trem.

3.1.1.3 - Morte por demais Acidentes - Garante o pagamento de indenização aos beneficiários, em caso de morte, em decorrência de acidente pessoal, À EXCEÇÃO DE ACIDENTE AÉREO (SUBITEM 3.1.1.1) OU AUTOMOBILÍSTICO (SUBITEM 3.1.1.2). 3.1.2 - Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente

3.1.2.1 - Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente Aéreo - Garante o pagamento de indenização ao próprio Segurado, em caso de Invalidez Permanente Total ou Parcial do Segurado, em decorrência de acidente pessoal ocorrido exclusivamente com aeronaves em que o Segurado esteja a bordo, com passagem comprada, durante vôo regularmente concedido e aprovado pelo D.A.C. - Departamento de Aviação Civil, ou Autoridade Aeronáutica Internacional considerada como tal.

3.1.2.2 - Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente Automobilístico - Garante o pagamento de indenização ao próprio Segurado, em caso de Invalidez Permanente Total ou Parcial do Segurado, em decorrência de acidente pessoal - quando o Segurado for o condutor ou passageiro - causado por veículos automotores de via terrestre de uso particular ou de transporte público, incluindo-se Metro e Trem.

3.1.2.3 - Invalidez Permanente total ou Parcial por demais acidentes - Garante o pagamento de indenização ao próprio Segurado, em caso de Invalidez Permanente Total ou Parcial do Segurado, em decorrência de acidente pessoal, À EXCEÇÃO DE ACIDENTE AÉREO (SUBITEM 3.1.2.1) OU AUTOMOBILÍSTICO (SUBITEM 3.1.2.2). 3.1.2.4 - Após a conclusão do tratamento (ou esgotados os recursos terapêuticos para recuperação) e verificada a existência de Invalidez Permanente do Segurado, ocasionado por acidente pessoal, a Seguradora pagará ao mesmo indenização de acordo com a seguinte tabela:

TABELA PARA CÁLCULO DA INDENIZAÇÃO EM CASO DE INVALIDEZ PERMANENTE Invalidez Permanente Discriminação % sobre a Importân cia Segurada TOTAL

Perda total da visão de ambos os olhos 100

Perda total do uso de ambos os membros superiores 100

Perda total do uso de ambos os membros inferiores 100

Perda total do uso de ambas as mãos 100

Perda total do uso de um membro superior e um membro inferior

100

Perda total do uso de uma das mãos e um dos pés 100

Perda total do uso de ambos os pés 100

Alienação mental total e incurável 100

(7)

DIVERSAS Perda total da visão de um olho, quando o segurado já não tiver a outra vista

70

Surdez total incurável de ambos os ouvidos 40

Surdez total incurável de um dos ouvidos 20

Mudez incurável 50

Fratura não consolidada do maxilar inferior 20

Imobilidade do segmento cervical da coluna vertebral 20

Imobilidade do segmento tóraco-lombo-sacro da coluna vertebral 25 PARCIAL MEMBROS SUPERIO-RES

Perda total do uso de um dos membros superiores 70

Perda total do uso de uma das mãos 60

Fratura não consolidada de um dos úmeros 50

Fratura não consolidada de um dos segmentos rádio-ulnares

30

Anquilose total de um dos ombros 25

Anquilose total de um dos cotovelos 25

Anquilose total de um dos punhos 20

Perda total do uso de um dos polegares, inclusive o metacarpiano

25 Perda total do uso de um dos polegares, exclusive o

metacarpiano

18

Perda total do uso da falange distal do polegar 9

Perda total do uso de um dos dedos indicadores 15

Perda total do uso de um dos dedos mínimos ou um dos dedos médios

12

Perda total do uso de um dos dedos anulares 9

Perda total do uso de qualquer falange, excluídas as do polegar: indenização equivalente a 1/3 do valor do dedo respectivo

PARCIAL MEMBROS

INFERIO-RES

Perda total do uso de um dos membros inferiores 70

Perda total do uso de um dos pés 50

Fratura não consolidada de um fêmur 50

Fratura não consolidada de um dos segmentos tíbio-peroneiros

25

Fratura não consolidada da rótula 20

Fratura não consolidada de um pé 20

Anquilose total de um dos joelhos 20

Anquilose total de um dos tornozelos 20

Anquilose total de um quadril 20

Perda parcial de um dos pés, isto é, perda de todos os dedos e de uma parte do mesmo pé

25

Amputação do 1º (primeiro) dedo 10

Amputação de qualquer outro dedo 3

(8)

Encurtamento de um dos membros inferiores - de 5 (cinco) centímetros ou mais

- de 4 (quatro) centímetros - de 3 (três) centímetros - menos de 3 (três) centímetros: 15 10 6 sem indenizaç ão

3.1.2.5 - Não ficando abolidas por completo as funções do membro ou órgão lesado, a indenização por perda parcial será calculada pela aplicação, à percentagem prevista na tabela para sua perda total, do grau de redução funcional apresentado. Na falta de indicação do percentual de redução e, sendo informado apenas o grau de redução (máximo, médio ou mínimo), a indenização será calculada, respectivamente, na base de percentagens de 75%, 50% e 25%.

3.1.2.6 - Nos casos não especificados na tabela, a indenização será estabelecida tomando-se por base a diminuição permanente da capacidade física do Segurado independentemente de sua profissão.

3.1.2.7 - Quando do mesmo acidente resultar invalidez de mais de um membro ou órgão, a indenização será calculada somando-se as percentagens respectivas, cujo total não poderá exceder a 100% (cem por cento) da importância segurada. Da mesma forma, havendo duas ou mais lesões de um mesmo membro ou órgão, a soma das percentagens correspondentes não poderá exceder à indenização prevista para sua perda total.

3.1.2.8 - PARA EFEITO DE INDENIZAÇÃO, A PERDA OU MAIOR REDUÇÃO FUNCIONAL DE UM MEMBRO OU ÓRGÃO JÁ DEFEITUOSO ANTES DO ACIDENTE, SERÁ DEDUZIDA DO GRAU DE INVALIDEZ DEFINITIVA.

3.1.2.9 - A PERDA DE DENTES E OS DANOS ESTÉTICOS NÃO DÃO DIREITO A INDENIZAÇÃO POR INVALIDEZ PERMANENTE.

3.1.2.10. - A invalidez permanente deve ser comprovada através de declaração médica quando da alta definitiva.

3.2 – GARANTIAS ADICIONAIS

AS GARANTIAS ADICIONAIS NÃO PODERÃO SER CONTRATADAS ISOLADAMENTE SEM A GARANTIA BÁSICA.

3.2.1 – ASSISTÊNCIA FUNERAL

(9)

3.2.1.1 - Atendimento

Na ocorrência do óbito da Segurado, a família poderá acionar o serviço de assistência através de número de telefone disponibilizado pela Seguradora, quando serão tomadas as seguintes providências para o funeral.

3.2.1.2 - Traslado

Em todo o território nacional, garante o transporte, através do meio mais adequado, em urna mortuária apropriada, do corpo da Segurado, do local onde ocorreu o óbito até o local de domicílio da Segurado ou local de sepultamento. Caso seja indispensável e exista a necessidade legal de um membro da família para liberação do corpo, será providenciada 1 (uma) passagem ida e volta classe econômica e despesas de hospedagem (padrão 3 estrelas).

3.2.1.3 - Funeral

O funeral será providenciado através de uma funerária local, e serão fornecidos os seguintes itens:

- Urna de madeira maciça, luxo, moldura, seis ou oito alças, forrada com perlon ou façonê, travesseiro solto, acolchoada e acabamento externo em verniz alto brilho;

- duas coroas de flores;

- ornamentação de luxo da urna - manta mortuária e véu;

- carro fúnebre; - registro em cartório; - livro de presença;

- jogo de paramento e velas; - taxa da capela.

3.2.1.4 - Sepultamento

O sepultamento ocorrerá em jazigo da família, ou, não havendo, em jazigo a ser locado pelo período de até 3 (três) anos, na cidade brasileira indicada pela família do Segurado do seguro, ou, caso seja comprovadamente inviável, na cidade mais próxima pela mesma indicada.

3.2.1.5 - Cremação

A cremação será realizada na forma e condições estabelecidas na legislação vigente, com traslado da cidade onde ocorrer o óbito para a cidade mais próxima onde existir o serviço de cremação e o retorno das cinzas aos familiares.

4 – RISCOS EXCLUÍDOS

ESTE SEGURO NÃO COBRE E A SEGURADORA NÃO INDENIZARÁ:

4.1 - OS CASOS DE MORTE (NATURAL OU ACIDENTAL) E INVALIDEZ PERMANENTE TOTAL POR ACIDENTE, DECORRENTES DE:

(10)

4.1.2 - ATOS OU OPERAÇÕES DE GUERRA, DECLARADA OU NÃO, DE GUERRA QUÍMICA OU BACTERIOLÓGICA, DE GUERRA CIVIL, DE GUERRILHA, DE REVOLUÇÃO, AGITAÇÃO, MOTIM, REVOLTA, SEDIÇÃO, SUBLEVAÇÃO OU OUTRAS PERTURBAÇÕES DA ORDEM PÚBLICA E DELAS DECORRENTES;

4.1.2.1 A exclusão prevista no subitem 4.1.2 não se aplica nos casos de:

a) prestação de serviço militar, em tempo de paz no local do sinistro, por membros das forças armadas, inclusive por recrutas do serviço militar obrigatório;

4.1.3 - DOENÇAS PREEXISTENTES À CONTRATAÇÃO DO SEGURO, NÃO DECLARADAS NA PROPOSTA DE SEGURO, DESDE QUE DIAGNOSTICADAS EM DATA ANTERIOR A DA CONTRATAÇÃO DO SEGURO.

4.2 - OS CASOS DE INVALIDEZ PERMANENTE OU MORTE POR ACIDENTE DECORRENTES DE:

4.2.1 - DOENÇAS QUAISQUER QUE SEJAM SUAS CAUSAS, E COMPLICAÇÕES CONSEQUENTES DA REALIZAÇÃO DE EXAMES, TRATAMENTOS CLÍNICOS OU CIRÚRGICOS QUANDO NÃO DECORRENTES DE ACIDENTE COBERTO;

4.2.2 - SUICÍDIO OU TENTATIVA DE SUICÍDIO, EXCETO SE PRATICADOS APÓS DOIS ANOS DE INÍCIO DE VIGÊNCIA DA COBERTURA INDIVIDUAL;

4.2.3 – FURACÕES, CICLONES, TERREMOTOS, MAREMOTOS, ERUPÇÕES VULCÂNICAS E OUTRAS CONVULSÕES DA NATUREZA;

4.2.4 - ATO NOTORIAMENTE PERIGOSO E DESNECESSÁRIO EM FACE DAS CIRCUNSTÂNCIAS, EXCETO NAS HIPÓTESES PREVISTAS NO ART. 799 DO CÓDIGO CIVIL;

4.2.5 - PRÁTICA DE ATOS ILÍCITOS OU CONTRÁRIOS À LEI, INCLUSIVE A DIREÇÃO DE VEÍCULOS AUTOMOTORES E AERONAVES SEM A DEVIDA HABILITAÇÃO LEGAL;

4.3 - NOS CASOS DE ASSISTÊNCIA FUNERAL:

4.3.1 - ALÉM DOS EVENTOS DESCRITOS NOS ITENS 4.1 E 4.2, AS DESPESAS COM AQUISIÇÃO DE TERRENOS, JAZIGOS OU CARNEIROS.

4.4 - MORTE POR ACIDENTE AÉREO E INVALIDEZ PERMANENTE TOTAL OU PARCIAL POR ACIDENTE AÉREO, OCORRIDO QUANDO O SEGURADO FOR O TRIPULANTE.

(11)

4.6 – MORTE POR ACIDENTE AUTOMOBILÍSTICO E INVALIDEZ PERMANENTE TOTAL OU PARCIAL POR ACIDENTE AUTOMOBILÍSTICO OCORRIDO QUANDO O SEGURADO FOR O CONDUTOR, PASSAGEIRO OU TERCEIRO EM VEÍCULOS TAIS

COMO: MOTOCICLETAS, TRICICLOS, BICICLETA, WALK-MACHINE,

CICLOMOTORES OU SIMILARES. 4.7 - EM QUALQUER COBERTURA:

4.7.1 - SE HOUVER DESCUMPRIMENTO DE OBRIGAÇÕES PREVISTA EM LEI OU NESTE CONTRATO.

4.7.2 - SE FOR VERIFICADA INEXATIDÃO OU OMISSÃO NAS DECLARAÇÕES CONSTANTES DA PROPOSTA DO SEGURO QUE POSSA INFLUIR NA ACEITAÇÃO DA PROPOSTA OU PRECIFICAÇÃO DO RISCO.

4.7.3 - DANOS E PERDAS CAUSADOS DIRETA OU INDIRETAMENTE POR ATO TERRORISTA, CABENDO À SEGURADORA COMPROVAR COM DOCUMENTAÇÃO HÁBIL, ACOMPANHADA DE LAUDO CIRCUNSTANCIADO QUE CARACTERIZE A NATUREZA DO ATENTADO, INDEPENDENTE DE SEU PROPÓSITO, E DESDE QUE ESTE TENHA SIDO DEVIDAMENTE RECONHECIDO COMO ATENTÓRIO À ORDEM PÚBLICA PELA AUTORIDADE PÚBLICA COMPETENTE.

4.7.4 - ATOS ILÍCITOS DOLOSOS PRATICADOS PELO SEGURADO, PELO BENEFICIÁRIO OU PELO REPRESENTANTE LEGAL, DE UM OU DE OUTRO.

4.7.5 - EPIDEMIAS DECLARADAS PELO ÓRGÃO COMPETENTE, GRIPE AVIÁRIA, OU QUALQUER OUTRA CAUSA FÍSICA QUE ATINJA MACIÇAMENTE A POPULAÇÃO

5 - ÂMBITO TERRITORIAL DA COBERTURA

O âmbito territorial da cobertura é no Brasil e no Exterior, exceto para a cobertura de Assistência Funeral quando serão prestados os serviços somente no âmbito do território nacional; no caso de reembolso de despesas com funeral, o âmbito territorial da cobertura é no Brasil e no exterior.

6 – CAPITAIS SEGURADOS

6.1 - O capital segurado é estabelecido pelo próprio Segurado, obedecendo aos limites mínimos e máximos comercializados pela Seguradora, seja na contratação ou durante a vigência do seguro, por manifestação do Segurado ou oferta da Seguradora. Para efeito de determinação do capital segurado, na liquidação dos sinistros, será considerado como data do evento:

− na garantia de morte acidental a data do acidente;

− na garantia de indenização por invalidez permanente total ou parcial por acidente (IPT), a data do acidente;

(12)

6.2 - A reintegração do capital segurado relativo à garantia de Invalidez Permanente Parcial ou Total por Acidente é automática após cada acidente.

6.3 - Este seguro é contratado sob Regime Financeiro de Repartição Simples. 7 – PRÊMIO DO SEGURO

O prêmio do seguro de acordo com as garantias contratadas e a forma de pagamento estão indicados na proposta de adesão e no certificado individual.

O prêmio e as condições deste seguro são estabelecidos com base em premissas atuariais que levam em conta a idade de ingresso da segurado de 16 até 70 anos.

8 – PAGAMENTO DO PRÊMIO DO SEGURO

O prêmio do seguro e a forma de pagamento estão indicados na proposta de seguro. 8.1 – Caso o Segurado opte por pagamento do prêmio através de débito em conta corrente, fica autorizada a cobrança em sua conta corrente indicada na proposta de seguro.

8.1.1 – No caso de haver algum impedimento de débito, em decorrência de qualquer restrição cadastral da conta, a forma de pagamento será alterada para cartão de crédito, ou na falta deste, será enviado bloqueto de cobrança.

8.1.2 - Caso a data de vencimento de qualquer prêmio do seguro ocorra em feriado bancário ou fim de semana, o pagamento poderá dar-se no primeiro dia útil subseqüente. 8.2 – Caso o Segurado opte por pagamento do prêmio através do cartão de crédito mencionado na proposta, será observado o seguinte:

8.2.1 - Mensalmente será solicitada à Administradora de Cartão de Crédito a concessão da garantia de crédito para quitação de cada prêmio do seguro.

8.2.1.1 - O SEGURADO ESTÁ CIENTE DE QUE A COBERTURA DESDE O INÍCIO DE VIGÊNCIA, ESTÁ CONDICIONADA A CONCESSÃO DA GARANTIA DE CRÉDITO PELA ADMINISTTRADORA DE CARTÃO DE CRÉDITO PARA QUITAÇÃO DE CADA PARCELA DO PRÊMIO DO SEGURO. A SEGURADORA SE DESOBRIGARÁ A INDENIZAR CASO A ADMINSTRADORA DE CARTÃO DE CRÉDITO RECUSE A CONCESSÃO DA GARANTIA DE CRÉDITO PARA QUITAÇÃO DE QUALQUER PRÊMIO DO SEGURO.

8.2.1.2 - Caso ocorra recusa da concessão da garantia de crédito pela Administradora de Cartão de Credito, o Segurado será comunicado do ocorrido, podendo optar pela forma de pagamento Do prêmio do seguro através de débito em conta corrente. SE O SEGURADO NÃO SE MANIFESTAR NO PRAZO DE 10 (DEZ) DIAS DA

(13)

8.3 – No caso de haver algum impedimento de débito, em decorrência de qualquer restrição cadastral da conta, a forma de pagamento será alterada para cartão de crédito, ou na falta deste, será enviado bloqueto de cobrança.

8.4 - É facultado ao Segurado alterar a forma de pagamento, mediante comunicação escrita à Seguradora.

8.5 - Devolução de prêmio

Em caso de recusa do risco em que tenha havido adiantamento de valor para futuro pagamento parcial ou total de prêmio, o valor do adiantamento será restituído ao proponente, no prazo máximo de 10 (dez) dias corridos, contados da data da formalização da recusa, deduzido da parcela “pro rata temporis” correspondente ao período em que tiver prevalecido a cobertura, e corrigido monetariamente com base na variação do IGP-M da data do recebimento pela SEGURADORA até a efetiva devolução, apurado com 1 (hum) mês de antecedência. No caso de extinção do IGPM o índice utilizado será o IPCA. 8.6 - O NÃO PAGAMENTO DO PRÊMIO, POR PARTE DO SEGURADO, NA DATA DE SEU VENCIMENTO, ACARRETARÁ O CANCELAMENTO DO CERTIFICADO INDIVIDUAL, A PARTIR DO PRIMEIRO DIA DE VIGÊNCIA DO PERÍODO DE COBERTURA A QUE SE REFERIR A COBRANÇA.

9 – ACEITAÇÃO E INÍCIO DE VIGÊNCIA DA COBERTURA INDIVIDUAL Os critérios de aceitação, início e vigência do seguro são os seguintes:

9.1 - Após o recebimento da proposta, fica estabelecido o prazo de aceitação de 15 (quinze) dias, durante os quais faculta-se à Seguradora o direito de recusar a proposta. 9.2 - No caso de solicitação de documentos complementares, para análise e aceitação do risco ou da alteração proposta, poderá ser feita apenas uma vez, durante este prazo. Neste caso, o prazo de 15 (quinze) dias previsto no item anterior ficará suspenso, voltando a correr a partir da data em que se der a entrega da documentação.

9.3 - A Seguradora informará ao Segurado se a proposta não for aceita, formalmente, por escrito. Caso a Seguradora não se manifeste após o prazo de 15 (quinze) dias, a aceitação será automática.

9.4 - O início de vigência da apólice somente se dará às 24 (vinte e quatro) horas da data de débito da primeira parcela do prêmio na conta corrente indicada na proposta de seguro.

9.4.1 Em caso de pagamento através de cartão de crédito, o início da vigência se dará a partir das 24 (vinte e quatro) horas da data da proposta de seguro.

9.5 - A não efetivação do débito, qualquer que seja o motivo, caracterizará o cancelamento do certificado do seguro pela Seguradora.

(14)

A comprovação da cobertura de cada risco individual dar-se-á pela quitação do prêmio, conforme forma de pagamento e data estabelecidas pelo proponente na proposta de adesão ao seguro.

11 – VIGÊNCIA E RENOVAÇÃO DO SEGURO

A apólice de seguro, a qual aderiu o Segurado, vigorará pelo prazo de 1 (hum) ano, sendo renovada automaticamente, uma única vez, pelo mesmo período, podendo ser renovada mediante expressa solicitação do Estipulante junto à Seguradora.

11.1 - A APÓLICE PODERÁ SER CANCELADA NO SEU ANIVERSÁRIO, SE HOUVER MANIFESTAÇÃO DO ESTIPULANTE OU DA SEGURADORA, POR ESCRITO, COM ANTECEDÊNCIA MÍNIMA DE 60 (SESSENTA) DIAS.

11.2 - Este seguro é por prazo determinado tendo a seguradora a faculdade de não renovar a apólice na data do vencimento, sem devolução dos prêmios pagos nos termos da apólice.

12 – CANCELAMENTO DO CERTIFICADO INDIVIDUAL As coberturas do seguro cessarão imediatamente:

I) quando o cancelamento do certificado individual do seguro for solicitado pelo Segurado; II) com a não renovação anual do seguro;

III) quando ocorrer o pagamento de indenização em função do falecimento do Segurado; IV) com o cancelamento da apólice.

V) com o desaparecimento do vínculo entre o segurado e o estipulante, podendo, neste caso, a critério da seguradora, o segurado continuar com as mesmas coberturas e garantias, assumindo os custos do risco e de cobrança.

VI) automaticamente com a falta de pagamento do prêmio mensal do seguro. 13 – ATUALIZAÇÃO DOS VALORES DO SEGURO

Os capitais segurados e o prêmio serão atualizados no aniversário do certificado, com base na variação anual do IGPM (Índice Geral de Preços do Mercado), apurado com 2 (dois) meses de antecedência.

Na hipótese da extinção do IGP-M, este será substituído pelo IPCA. Na hipótese de extinção do IPCA este será substituído pelo IPC/FIPE. Na hipótese de extinção do IPC/FIPE, será substituído pelo índice que vier a ser acordado entre o Estipulante e a Seguradora.

14 – PERDA DO DIREITO À INDENIZAÇÃO

14.1 - O Segurado perderá o direito a qualquer indenização decorrente do presente contrato quando:

a) o segurado, seu representante ou seu corretor de seguros fizerem declarações inexatas ou omitirem circunstâncias que possam vir a influir na aceitação da

(15)

b) Se a inexatidão ou a omissão nas declarações não resultarem de má-fé do segurado, a Seguradora poderá:

b.1) na hipótese de não ocorrência do sinistro: cancelar o seguro, retendo, do prêmio originalmente pactuado, a parcela proporcional ao tempo decorrido, ou permitir, mediante acordo entre as partes, a continuidade do seguro cobrando a diferença de prêmio cabível ou, restringir a cobertura contratada para riscos futuros;

b.2) na hipótese de ocorrência de sinistro com pagamento parcial do capital segurado: cancelar o seguro após o pagamento da indenização e reter do prêmio originalmente pactuado, acrescido da diferença cabível, a parcela calculada proporcionalmente ao tempo decorrido, ou, mediante acordo entre as partes, permitir a continuidade do seguro, após a cobrança da diferença de prêmio cabível, ou deduzir esta diferença do valor a ser pago à segurada ou ao beneficiário, ou restringir a cobertura contratada para riscos futuros;

b.3) na hipótese de ocorrência de sinistro com pagamento integral do capital segurado: cancelar o seguro, após o pagamento da indenização, deduzindo, do valor a ser indenizado, a diferença de prêmio cabível, efetuando o pagamento e deduzindo do seu valor a diferença de prêmio cabível.

c) deixar de cumprir as obrigações convencionadas neste contrato; d) agravar intencionalmente o risco segurado;

e) procurar obter benefícios do presente contrato por qualquer meio ilícito, fraude ou simulação na contratação do seguro, durante a sua vigência ou, ainda, para obter ou majorar a indenização;

f) o sinistro decorrer de dolo, má-fé, fraude e/ou simulação por parte da segurada. g) deixar de comunicar à seguradora, logo que saiba, qualquer fato suscetível de agravar o risco coberto, sob pena de perder o direito à indenização, se ficar comprovado que silenciou de má-fé.

g.1. A seguradora, desde que o faça nos 15 (quinze) dias seguintes ao recebimento do aviso de agravação do risco, poderá dar-lhe ciência, por escrito, de sua decisão de cancelar o contrato ou, mediante acordo entre as partes, restringir a cobertura contratada ou cobrar a diferença de prêmio cabível;

g.2. O cancelamento do contrato só será eficaz 30 (trinta) dias após a notificação, devendo ser restituída a diferença de prêmio, calculada proporcionalmente ao período a decorrer. Após esta data, a segurada deverá

solicitar o cancelamento até 30 (trinta) dias antes da próxima data de vencimento, para suspender as próximas cobranças;

(16)

14.3 - Na hipótese de continuidade do contrato, a seguradora poderá cobrar a diferença de prêmio cabível.

15 – LIQUIDAÇÃO DE SINISTROS

Ocorrendo um sinistro, desde que o Seguro não esteja cancelado ou o evento prescrito como não coberto, deverá ser ele comunicado assim que possível à Seguradora, pelo Segurado ou seu representante legal.

15.1 - AS INDENIZAÇÕES POR MORTE POR ACIDENTE E INVALIDEZ PERMANENTE POR ACIDENTE NÃO SE ACUMULAM. SE, DEPOIS DE PAGA UMA INDENIZAÇÃO POR INVALIDEZ PERMANENTE, VERIFICAR-SE A MORTE DO SEGURADO EM CONSEQUENCIA DO MESMO ACIDENTE, DA INDENIZAÇÃO POR MORTE SERÁ DEDUZIDA A IMPORTÂNCIA JÁ PAGA POR INVALIDEZ PERMANENTE.

15.2 - As importâncias seguradas são recompostas automaticamente após cada acidente pessoal.

15.3 - Os documentos exigíveis para análise são: 15.3.1 - No caso de Morte do Segurado

a) Cédula de identidade e CPF; b) Aviso de sinistro;

c) Certidão de Óbito;

d) Laudo de Necropsia do Instituto Médico Legal, no caso de morte por acidente; e) Boletim de Ocorrência Policial se houver, no caso de morte por acidente;

f) Carteira Nacional de habilitação (no caso de acidente automobilístico, se o Segurado era o motorista envolvido)

15.3.2 - No caso de Invalidez Permanente total do Segurado a) Cédula de identidade e CPF;

b) Aviso de sinistro;

c) Boletim de Ocorrência Policial, se houver; d) Exame de Corpo de Delito;

e) Relatório médico preenchido pelo médico que prestou o primeiro atendimento; f) Relatório médico após a alta clínica definitiva, anexando radiografias e exames. 15.3.3 - Em casos de dúvida fundada e justificável, a Seguradora poderá exigir outros documentos para análise, além dos contratualmente previstos.

15.3.4 - No caso de solicitação de documentação complementar, a contagem do prazo estabelecido para liquidação do sinistro será suspensa e reiniciada a partir da entrega da nova documentação.

16 – PRAZO PARA PAGAMENTO DA INDENIZAÇÃO

(17)

16.1 - Pagamento da indenização fora do prazo previsto

No caso do não pagamento da indenização nos prazos previstos, por parte da Seguradora, o valor da(s) indenização (ões) vencida (s) será acrescido de juros de mora à taxa de 12% a.a.(doze por cento ao ano), calculado em base pro rata dia da data do evento até a data do efetivo pagamento, e multa de 2% (dois por cento), aplicada de uma só vez. Adicionalmente, incidirá atualização monetária sobre o valor de cada indenização não paga no vencimento, com base na variação do IGP-M da data da ocorrência do evento até a data do efetivo pagamento, apurado com 1 (hum) mês de antecedência. 16.2 - Divergências

Divergências sobre a causa, natureza ou extensão das lesões, bem como a avaliação da incapacidade do segurado, a seguradora deverá propor ao segurado, por meio de correspondência escrita, dentro do prazo de 15 (quinze) dias, a contar da data da contestação, a constituição de junta médica.

A junta médica de que trata o “caput” deste artigo será constituída por 03 (três) membros, sendo um nomeado pela sociedade seguradora, outro pelo segurado e um terceiro, desempatador, escolhido pelos dois nomeados.

Cada uma das partes pagará os honorários do médico que tiver designado; os do terceiro serão pagos, em partes iguais, pelo segurado e pela seguradora.

O prazo para constituição da junta médica será de, no máximo, 15 (quinze) dias a contar da data da indicação do membro nomeado pelo segurado.

17 – BENEFICIÁRIOS

17.1 - Os beneficiários serão designados pelo segurado na proposta de adesão, podendo ser substituídos a qualquer tempo, através de solicitação formal, preenchida e assinada. Deve ser observado que não se pode instituir beneficiário pessoa que for legalmente inibida de receber a doação do segurado.

17.2 - Em conformidade com o Novo Código Civil (Art. 792), na falta do beneficiário das garantias de morte, a indenização será paga metade ao cônjuge não separado judicialmente, e o restante aos herdeiros do Segurado, obedecida à ordem da vocação hereditária. Na falta das pessoas indicadas neste artigo, serão beneficiários os que provarem que a morte do beneficiário da garantia de morte os privou dos meios necessários à subsistência.

17.3 - No caso de Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente, o próprio segurado será o beneficiário.

18 – OBRIGAÇÕES DO ESTIPULANTE 18.1 - São obrigações do ESTIPULANTE:

a) fornecer à SEGURADORA todas as informações necessárias para a análise e aceitação do risco, previamente estabelecidas por aquela, incluindo dados cadastrais; b) manter a SEGURADORA informada a respeito dos dados cadastrais dos

(18)

c) fornecer ao SEGURADO, sempre que lhe for solicitado, quaisquer informações relativas ao contrato de seguro;

d) discriminar o valor do prêmio do seguro no instrumento de cobrança, na forma estabelecida pelo art. 7º da resolução CNSP Nº 107/2004, quando este for de sua responsabilidade;

e) repassar os prêmios à SEGURADORA, nos prazos estabelecidos contratualmente; f) repassar aos SEGURADOS todas as comunicações ou avisos inerentes à apólice,

quando for diretamente responsável pela sua administração;

g) discriminar a razão social e, se for o caso, o nome fantasia da SEGURADORA responsável pelo risco, nos documentos e comunicações referentes ao seguro, emitidos para o SEGURADO;

h) comunicar, de imediato, à SEGURADORA a ocorrência de qualquer sinistro, ou expectativa de sinistro, referente ao grupo que representa, assim que deles tiver conhecimento, quando esta comunicação estiver sob sua responsabilidade;

i) dar ciência aos SEGURADOS dos procedimentos e prazos estipulados para a liquidação de sinistros;

j) comunicar de imediato a SUSEP quaisquer procedimentos que considerar irregulares quanto ao seguro contratado;

k) fornecer a SUSEP quaisquer informações solicitadas, dentro do prazo por ela estabelecido;

l) informar a razão social e, se for o caso, o nome fantasia da SEGURADORA, bem como o percentual de participação no risco, no caso de co-seguro, em qualquer material de promoção ou propaganda do seguro, em caracter tipográfico maior ou igual ao do estipulante;

18.2 - É expressamente vedado ao estipulante e ao sub-estipulante, nos seguros contributários:

a) cobrar, dos segurados, quaisquer valores relativos ao seguro, além dos especificados pela seguradora;

b) rescindir o contrato sem anuência prévia e expressa de um número de segurados que represente, no mínimo, três quartos do grupo segurado;

c) efetuar propaganda e promoção do seguro sem prévia anuência da seguradora, e sem respeitar a fidedignidade das informações quanto ao seguro que será contratado; e d) vincular a contratação de seguros a qualquer de seus produtos, ressalvada a hipótese

em que tal contratação sirva de garantia direta a estes produtos.

18.3 - O não repasse dos prêmios à sociedade seguradora, nos prazos contratualmente estabelecidos, acarretará o cancelamento da cobertura.

19 – MATERIAL DE DIVULGAÇÃO

19.1 - Qualquer material de divulgação referente a este seguro somente deverá ser exibido com autorização expressa e supervisão da SEGURADORA, a qual se incumbirá de respeitar rigorosamente a documentação referente ao plano de seguro aprovado pela SUSEP.

(19)

20.1 - A ACEITAÇÃO DO SEGURO ESTARÁ SUJEITA À ANÁLISE DO RISCO.

20.2 - O registro deste plano na SUSEP não implica, por parte da Autarquia, incentivo ou recomendação a sua comercialização.

20.3 - O SEGURADO poderá consultar a situação cadastral de seu corretor de seguros, no site www.susep.gov.br, por meio do número de seu registro na SUSEP, nome completo, CNPJ ou CPF.

20.4 - Eventuais encargos de tradução necessários à liquidação de sinistros, que envolvam reembolso de despesas efetuadas no exterior, ficarão totalmente a cargo da seguradora.

21 – MODIFICAÇÃO NA APÓLICE

21.1 - Qualquer modificação ocorrida na vigência da apólice que implicar ônus ou deveres adicionais para aos SEGURADOS ou a redução de seus direitos, dependerá da anuência expressa de SEGURADOS que representem três quartos do grupo segurado, nos termos do artigo 801 do Código Civil Brasileiro.

22 – RESILIÇÃO CONTRATUAL

No caso de resilição total ou parcial do seguro, a qualquer tempo, por iniciativa de quaisquer das partes contratantes e com a concordância recíproca, A SEGURADORA PODERÁ RETER O PRÊMIO RECEBIDO, ALÉM DOS EMOLUMENTOS, A PARTE PROPORCIONAL AO TEMPO DECORRIDO.

23 – PRAZOS PRESCRICIONAIS

Os prazos prescricionais são aqueles determinados em lei. 24. TOLERÂNCIA

A tolerância de uma das partes quanto ao descumprimento de qualquer obrigação pela outra parte não significará renúncia ao direito de exigir o cumprimento da obrigação, nem perdão, nem alteração do que foi aqui contratado.

25 – FORO

25.1 - Fica eleito o foro do domicílio do SEGURADO ou do BENEFICIÁRIO, conforme o caso.

Referências

Documentos relacionados

“Sim, umas árvores de casca e tronco finos, eucaliptos como você, aos montes, centenas, não, milhares, talvez milhões, tudo igual, mas forçados por HOMO SAPIENS

Para que a pulsão enquanto real se coloque como fora, como o que não cola é preciso que suas apresentações se inscrevam fixadas pelo Recalque, instaurando um dentro x fora,

4.º – «comunhão a todos os níveis», cons- truir uma história de amor que cresce pela co- munhão, não só de ideais e valores, mas onde todos os bens, sejam materiais,

Tudo começou com o Josué, um cara da FFLCH-História, que inclusive tinha mania de fazer uma oposição ferrada contra a minha gestão (dessa forma, alguns membros

Sem nunca perder de vista as dificuldades his- tóricas salientadas por Scruton, Zakaria responde à questão através da apologia do liberalismo constitucional (não confundir com

RESPEITADAS AS HIPÓTESES DE EXCLUSÃO DE COBERTURA, ESTE SEGURO GARANTE AO SEGURADO O PAGAMENTO DO CAPITAL SEGURADO NO CASO DE ELE SOFRER ACIDENTE PESSOAL COBERTO DE QUE

Por mais que isso tenha proporcionado a gerações de pesquisadores o ensejo para louvar a profundidade dos estudos de Nietzsche sobre o filósofo holandês, de há muito se tem

O contencioso tributário (onde se insere o arbitral) é um contencioso de mera anulação visando a apreciação, sequencialmente, dos vícios que conduzam à declaração