• Nenhum resultado encontrado

ANEXO 9 Documentos relativos à Parte B8 Documentos Complementares

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANEXO 9 Documentos relativos à Parte B8 Documentos Complementares"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

1

ANEXO 9

Documentos relativos à Parte B8 – Documentos Complementares

AN9.1 – Resumo Não Técnico

1. ENQUADRAMENTO

O presente documento constitui o Resumo Não Técnico (RNT) do Pedido de Alteração da Licença Ambiental da Exide Technologies, Lda (doravante denominada de EXIDE), localizada na União das freguesias de Castanheira do Ribatejo e Cachoeiras, concelho de Vila Franca de Xira.

A instalação dispõe da Licença Ambiental n.º 482/0.0/2013 emitida pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) em 04/11/2013, e válida até 04/11/2018, encontrando-se abrangida pelo Decreto-Lei n.º 173/2008, de 26 de agosto (Diploma PCIP), nas seguintes categorias:

(i) 2.5 b) Processamento de metais não ferrosos - Fusão e ligas de metais não ferrosos, incluindo produtos de valorização e operação de fundições de materiais não ferrosos com uma capacidade de fusão superior a 4 t por dia de chumbo; e

(ii) 4.2 e) Fabrico de produtos químicos inorgânicos - Não metais, óxidos metálicos ou outros compostos – óxido de chumbo.

A capacidade instalada relativamente a cada uma destas categorias encontra-se na Tabela 9.1.1.

Tabela 9.1.1 – Capacidade instalada da EXIDE, relativamente às atividades PCIP

CLASSIFICAÇÃO

PCIP DESCRIÇÃO

CAPACIDADE INSTALADA

2.5 b)

Instalação para a fusão de metais não ferrosos, incluindo ligas, produtos de recuperação (afinação, moldagem em fundição) com

uma capacidade de fusão superior a 4 t por dia de chumbo e de cádmio ou 20 t por dia de todos os outros metais.

t/dia 136

4.2 e) Fabrico de produtos químicos inorgânicos - Não metais, óxidos

metálicos ou outros compostos – óxido de chumbo t/dia 90

(2)

Neste RNT serão então identificados apenas os elementos ambientais que serão alterados por força do Projeto de Modernização e Expansão da Capacidade da EXIDE.

2. DADOS GERAIS DA INSTALAÇÃO

Designação Social: Exide Tecnhologies, Lda. (designada no texto como EXIDE) Morada: Av. Dr. Carlos Leal, 2600 – 729 Castanheira do Ribatejo

NIPC n.º 501 672 796 Telefone: +351 263 200 800 Fax: +351 263 286 993

E-mail: exide_portugal@eu.exide.com.

A EXIDE exerce a atividade de conceção, desenvolvimento, fabricação, comercialização e assistência técnica de todo o tipo de acumuladores, baterias e demais acessórios e componentes para automóveis e ferramentas manuais, e a indústria de bens e tecnologias militares, de acordo com os Códigos de Atividade Económica (CAE – Rev. 3) indicados na Tabela 9.1.2.

Tabela 9.1.2 – Códigos CAE

CLASSIFICAÇÃO CAE DESCRIÇÃO DATA

INÍCIO

CAPACIDADE INSTALADA

Principal 27 200 Fabrico de acumuladores 1950 t/dia 136

Secundária 38 212

Tratamento e eliminação de outros resíduos não

perigosos

2010

t 40

Secundária 38 220 Tratamento e eliminação

de resíduos perigosos 2010 Secundária 45 310

Comércio por grosso de peças e acessórios para veículos automóveis

1950 t 1000

(3)

3

3. LOCALIZAÇÃO

O espaço abrange uma área total de 161 779 m2, dos quais cerca de 46 000 m2,

correspondem a área coberta, numa área classificada no PDM de Vila Franca de Xira como “Espaço de Indústrias” com as seguintes confrontações/ocupações na proximidade:

• a norte com a antiga estação fruteira, que está atualmente desativada (Rua da Azenha da Fruteira);

• a oeste com a ribeira da Castanheira e ainda a oeste desta com duas habitações e um espaço de materiais de construções; segundo informação local a edificação localizada mais a sul funciona como Centro de Reabilitação de Toxicodependentes;

• a este com a Estrada do Apeadeiro que dá acesso à linha de caminho de ferro (Linha do Norte) e à Estação de Castanheira do Ribatejo. Esta estrada separa a unidade industrial da Linha do Norte;

• a sul e sudoeste com a Avenida Doutor Carlos Leal;

• a sudeste com as instalações da unidade industrial FERRO-Indústrias Químicas (Portugal) Lda. que se encontra desativada.

4. DESCRIÇÃO SUMÁRIA DA ATIVIDADE

A instalação industrial da EXIDE inclui duas unidades fabris: a Fábrica AGM (FA1), a qual foi construída em 1979 e a Fábrica Planté (também designada por FI ou FA2), a qual data de 1950.

Na Fábrica AGM são fabricadas baterias recombinantes estacionárias e baterias de arranque de mota. Do processo desenvolvido na FA1 fazem parte as seguintes etapas: (i) Fundição; (ii) Fabrico de Óxido de Chumbo; (iii) Fabrico de Pasta e Empastamento; (iv) Sazonamento; (v) Formação, (vi) Corte de Placas; (vii) Montagem; e (viii) Carga e Acabamento.

A fábrica Planté (FA2) destina-se à produção de baterias e elementos com fins mais específicos, tais como a indústria, a tração e os usos estacionários.

Na componente de Elementos Estacionários PLANTÉ/GROE, o processo integra as seguintes etapas: (i) Fundição; (ii) Empastamento; (iii) Sazonamento; (iv) Formação; (v) Secagem, (vi) Montagem; e (vii) Carga.

A produção de placas para a montagem de Baterias Recombinantes de gel é efetuada na fábrica AGM (FA1), conforme o processo das baterias AGM.

(4)

No AN1.6 do Anexo 1 do Pedido de Alteração da Licença Ambiental apresenta-se a Planta de Alterações a realizar no âmbito do Projeto de Modernização e Expansão da Capacidade da EXIDE.

Do ponto de vista da capacidade produtiva, os equipamentos a instalar no âmbito do Projeto implicarão um aumento aproximado de 50% da capacidade de produção de óxido de chumbo no processo de Moagem e de 26 a 29% da capacidade de fusão de chumbo com implementação de três novas linhas de fabrico, duas de empastamento e uma de montagem.

O Projeto implicará ainda a ampliação do Estabelecimento Industrial, resultando num aumento da área coberta em cerca de 9%. Do ponto de vista urbanístico, as alterações correspondem: (i) à construção de um novo edifício (para fazer face à necessidade de maior área de armazenagem de separadores); (ii) à ampliação do edifício n.º 28 (aumento da área de produção – secção de carga); e (iii) à deslocalização do edifício n.º 41 (para permitir a ampliação do edifício n.º 28). Para tal, haverá ainda a necessidade de demolir os edifícios n.º 25 (para permitir a construção do novo armazém de separadores), 37, 38, 39 e 40 (para permitir a ampliação do edifício n.º 28).

5. INFORMAÇÃO AMBIENTAL

No que respeita às diferentes componentes ambientais, apresentam-se sumariamente as alterações previstas.

Água

A água consumida no processo produtivo da EXIDE é captada em 2 furos de captação de água subterrânea devidamente licenciados (licenças de captação n.º A010887.2017.RH5A (furo AC2) e n.º A010886.2017.RH5A (furo AC3/PS1)).

Face ao aumento da atividade produtiva que o Projeto prevê, nomeadamente pelo aumento de mesas de carga e de mais duas linhas de empastamento, é previsível o aumento do consumo de água industrial, ou seja, de água captada nos 2 furos existentes. No entanto, tendo em consideração que os volumes mensais captados nos últimos anos têm sido muito inferiores ao volume mensal máximo de água captada autorizada para os furos (40 000 m3 em cada) prevê-se que as captações existentes

sejam suficientes.

No entanto prevê-se também uma diminuição de produção de baterias pré-carregadas, ou seja, que passam pela etapa de Formação, processo este que é um consumidor de água não desprezível. Ou seja, neste processo a EXIDE passará a consumir menos água.

Tendo em vista uma maior eficiência da instalação, são implementadas as seguintes medidas de racionalização do consumo de água:

(5)

5 • Cartazes e informação visual para sensibilização sobre consumo de água, de

forma a evitar desperdício;

• Utilização de torneiras com temporizador (a maioria são deste tipo);

• Nos novos balneários foram instalados chuveiros e torneiras com baixo consumo de água (com temporizador);

• Reutilização de água (efluente tratado na ETARI) para lavagem de pavimento no Parque de Resíduos e Lavagem de Gases;

• Sistemas de Arrefecimento de Água de modo a reutilizar a águas (6 Circuitos de Arrefecimento os quais estão dotados de tratamento para prevenção e controlo de Legionella).

Águas Residuais

A instalação possui uma rede separativa de águas pluviais, águas residuais domésticas e águas residuais industriais, para onde são encaminhadas cada uma das respetivas tipologias de águas. A descarga dos efluentes domésticos está devidamente licenciada e é realizada no coletor municipal (em dois pontos ED1 e ED2) que posteriormente os encaminha para a ETAR de Vila Franca de Xira onde são tratados (mantendo-se tal como na licença em vigor).

As águas pluviais são descarregadas para valas de drenagem de águas pluviais, existentes na área envolvente através de 17 pontos (EH2 a EH18), sendo posteriormente descarregadas na Vala da Castanheira (Mantendo-se como na licença em vigor).

As águas residuais industriais são tratadas na Estação de Tratamento de Águas Residuais Industriais (ETARI) existente na EXIDE, sendo parte da água tratada (que não é reutilizada) descarregada na Vala da Castanheira. Para isso a EXIDE dispõe de uma autorização de descarga de águas residuais (TURH n.º L007003.2013.RH5). Tendo a validade da mesma expirado, a instalação procedeu atempadamente ao seu pedido de renovação à ARH Tejo em 17 de novembro de 2014, tendo sido informada, em 30 de março de 2015, que o processo se encontra em fase de análise. Têm sido mantidos contactos regulares com a entidade no sentido de obter o ponto de situação do processo, sem resposta até à data.

A monitorização da descarga de águas residuais de acordo com a licença demonstra o cumprimento dos valores limite de emissão aplicáveis.

(6)

Dado que as águas a produzir na instalação continuarão a ser tratadas e monitorizadas considera-se que o aumento previsto não terá influência significativa no meio de descarga. Ainda assim, está a ser avaliada a necessidade de efetuar alterações ao nível da ETARI no âmbito do projeto de alteração.

Emissões Atmosféricas

Após as alterações a instalação passará a ter 51 fontes pontuais de emissão identificadas e caracterizadas na Tabela 9.1.3 e 8 fontes difusas de emissão identificadas na Tabela 9.1.4.

Anualmente, a instalação define um plano de monitorização para as emissões gasosas derivadas de fontes fixas, de acordo com o estipulado na Licença Ambiental em vigor (LA n.º 482/0.0/2013) e que inclui os parâmetros e frequência referidos na Tabela

9.1.3.

Todos os ensaios de monitorização de emissões gasosas realizados na instalação são efetuados por laboratórios acreditados. As monitorizações efetuadas no último ano demonstram o cumprimento de todos os VLE aplicáveis.

Para as fontes pontuais que sofreram alterações e para as novas fontes pontuais decorrentes do projeto de modernização e expansão da capacidade da EXIDE, são propostas as frequências e parâmetros a monitorizar de acordo com as suas características.

A EXIDE tem desenvolvido, através dos seus Planos de Gestão de Solventes, ações no sentido de diminuir o consumo de solventes e consequentemente as emissões difusas de compostos orgânicos voláteis (COV) contidos nestes. Desde 2012 que se tem verificado uma redução significativa do consumo de solventes, tendo sido cumprido em 2016 o objetivo a que a instalação se propôs de consumir menos de 2 toneladas de COV em solventes por ano (1,719 t em 2016).

(7)

7

Tabela 9.1.3 – Identificação e caracterização das fontes de emissão pontuais da EXIDE e dos parâmetros e frequência da monitorização

FONTE LOCAL ORIGEM DA EMISSÃO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO EQUIPAMENTO REDUÇÃO DE EMISSÕES ALTURA (m) DIÂMETRO (m) TEMP. (°C) VELOCIDADE (m.s-1) CAUDAL VOLÚMICO (m3.h-1) PARÂMETROS FREQUÊNCIA DE MONITORIZAÇÃO FF10 FA1

Fabrico de óxido de chumbo - Moinho CAM (Cadinho de fusão

de cilindros a gás natural (NOVO))

7 dias/semana

24 horas/dia  14,50 0,30 37,0 7,1 1818 Pb, Partículas 2 vezes por ano

FF11 FA1 Fabrico de óxido de chumbo

-Moinho CAM (Filtro)

7 dias/semana 24 horas/dia

Filtro de

cassetes 13,20 0,60 44,8 32,9 23278 Pb, Partículas

2 vezes por ano [1]

FF12 FA1 Fabrico de óxido de chumbo -

Moinho n.º 1 7 dias/semana 24 horas/dia Filtro de cassetes 15,00 0,25 73,0 4,0 707 Pb, Partículas 1 vez de 3 em 3 anos

FF13 FA1 Fabrico de óxido de chumbo

-Moinho n.º 2 7 dias/semana 24 horas/dia Filtro de cassetes 16,00 0,25 59,0 4,7 832 Pb 1 vez de 3 em 3 anos

Partículas 2 vezes por ano

FF14 FA1 Fabrico de óxido de chumbo

-Moinho n.º 3 7 dias/semana 24 horas/dia Filtro de cassetes 15,00 0,25 87,0 5,2 924 Pb, Partículas 1 vez de 3 em 3 anos

FF15 FA1 Fabrico de óxido de chumbo

-Tulhas 1 e 2 7 dias/semana 24 horas/dia Filtro de cassetes 14,78 0,20 40,0 4,4 1130 Pb, Partículas 1 vez de 3 em 3 anos FF16 FA1

Fabrico de óxido de chumbo: • Tulhas 3 e 4 • Silos/Tulhas associados ao Moinho (NOVO) 7 dias/semana 24 horas/dia Filtro de cassetes + filtro de mangas

14,78 0,20 41 71,9 8130 Pb, Partículas 2 vezes por ano

FF17 FA1 Fabrico de óxido de chumbo -

Tulhas 5 e 6

7 dias/semana 24 horas/dia

Filtro de

cassetes 14,78 0,20 37,5 3,2 811 Pb, Partículas 2 vezes por ano

FF18 FA1 Empastamento - Rotoclone

Máquina de empastar 3 6 dias/semana 24 horas/dia Precipitador electrostático 16,00 0,40 28,0 11,4 5158 Pb , Partículas 1 fonte a monitorizar 2 vezes por ano [2]

FF19 FA1 Empastamento – Rotoclone Máquina de empastar 1 (Conpast) 6 dias/semana 24 horas/dia Precipitador electrostático 16,00 0,40 21,8 6,9 3760

FF20 FA1 Empastamento - Rotoclone

Máquina de empastar 2

6 dias/semana 24 horas/dia

Precipitador

(8)

FONTE LOCAL ORIGEM DA EMISSÃO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO EQUIPAMENTO REDUÇÃO DE EMISSÕES ALTURA (m) DIÂMETRO (m) TEMP. (°C) VELOCIDADE (m.s-1) CAUDAL VOLÚMICO (m3.h-1) PARÂMETROS FREQUÊNCIA DE MONITORIZAÇÃO FF22 FA1 Empastamento:

• Máquina de empastar com queimadores a gás natural • Forno de secar (Linha de

Empastamento 4) (NOVO) • Linha de Empastamento com

tecnologia Conpunching (NOVO) 6 dias/semana 24 horas/dia Filtro de cassetes 10,0 0,80 35 20,0 36200 Pb, Partículas,

NOx, COV 2 vezes por ano

FF23 FA1

Empastamento – Máquina de empastar Linha 3 com queimadores a gás natural 6 dias/semana 24 horas/dia  10,00 0,80 38,0 15,2 9497 Pb, Partículas, NOx, COV 1 fonte a monitorizar 2 vezes por ano [2]

FF24 FA1 Formação FA1 – LV1 6 dias/semana

16 horas/dia

Lavador de

gases 13,00 0,71 34,0 15,3 21826 Pb, Partículas

1 vez de 3 em 3 anos

FF25 FA1 Formação FA1 – LV2 6 dias/semana

16 horas/dia

Lavador de

gases 8,50 0,62 33,0 8,2 8908 Pb, Partículas

1 vez de 3 em 3 anos

FF26 FA1 Formação FA1 – LV3 6 dias/semana

16 horas/dia

Lavador de

gases 10,00 0,71 22,0 12,6 17480 Pb, Partículas 2 vezes por ano

FF27 FA1 Formação FA1 – LV4 6 dias/semana

16 horas/dia

Lavador de

Gases 11,25 0,71 29,0 16,7 23750 Pb, Partículas

1 vez de 3 em 3 anos

FF29 FA1 Formação FA1 – LV8 6 dias/semana

16 horas/dia

Lavador de

gases 13,63 0,71 27,0 12,6 17959 Pb, Partículas

1 vez de 3 em 3 anos

FF30 FA1 Formação GROE – LV9 6 dias/semana

24 horas/dia Lavador de gases 9,00 0,71 18,5 16,8 23327 Pb, Partículas 1 fonte a monitorizar 2 vezes por ano [2]

FF31 FA1 Formação GroE LV10 6 dias/semana

24 horas/dia

Lavador de

gases 9,00 0,71 23,3 15,1 21122

FF32 FA1 Corte Placas AGM (Gestar 1) 5 dias/semana

16 horas/dia Filtro de cartuchos 13,50 0,80 40,0 15,6 21646 Pb+Sn, Partículas 1 vez de 3 em 3 anos

FF33 FA1 Corte Placas (Manual) 5 dias/semana

16 horas/dia

Filtro de

cartuchos 20,42 1,30 30,6 4,9 18858

Pb+Sn 2 vezes por ano

Partículas 1 vez de 3 em 3

anos

FF34 FA1

Montagem AGM - Corte e Acabamento de Placas (Filtro

(9)

9

FONTE LOCAL ORIGEM DA EMISSÃO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO EQUIPAMENTO REDUÇÃO DE EMISSÕES ALTURA (m) DIÂMETRO (m) TEMP. (°C) VELOCIDADE (m.s-1) CAUDAL VOLÚMICO (m3.h-1) PARÂMETROS FREQUÊNCIA DE MONITORIZAÇÃO

FF35 FA1 Montagem AGM (Gestar 2) 6 dias/semana

24 horas/dia Filtro de cartuchos 14,06 0,80 34,0 19,8 35835 Pb+Sn, Partículas 1 vez de 3 em 3 anos

FF36 FA1 Montagem Baterias Gel 07 (Filtro

HET 07) 5 dias/semana 8 horas/dia Filtro de cassetes 11.00 0,50 41,0 3,2 3452 Pb+Sn, Partículas 1 vez de 3 em 3 anos

FF38 FA1 Montagem Bateria AGM

(Genevet) 6 dias/semana 24 horas/dia Filtro de mangas 15,20 1,14 33,0 12,8 47132 Pb+Sn, Partículas 1 vez de 3 em 3 anos

FF39 FA1 Montagem Motas e Linha 5 5 dias/semana

8 horas/dia

Filtro de

cassetes 12,00 1,15 29,6 3,3 12491

Pb+Sn,

Partículas 2 vezes por ano

FF40 FA2 Montagem Gel 07 (Linha Bosch) 5 dias/semana

8 horas/dia Filtro de cartuchos 11,80 0,80 24,6 6,0 9303 Pb+Sn, Partículas 1 vez de 3 em 3 anos

FF41 FA1 Carga AGM – LV11 7 dias/semana

24 horas/dia

Lavador de

gases 15,47 0,80 29,0 24,7 40359 Pb, Partículas

1 vez de 3 em 3 anos

FF44 FA2 Soldadura de jogos, Baterias Gel

07 (Máquina rotativa) 5 dias/semana 8 horas/dia Filtro de cassetes 18,50 0,40 26,2 11,9 7029 Partículas 1 vez de 3 em 3 anos

Pb+Sn 2 vezes por ano

FF45 FA1 Caldeira de aquecimento de água

Q1 7 dias/semana 24 horas/dia  12,43 0,32 258,9 3,3 998 Partículas, CO, NOx, COV 1 vez de 3 em 3 anos

SO2 e H2S 2 vezes por ano

FF46 FA1 Caldeira de aquecimento de água

Q2 7 dias/semana 24 horas/dia  15,00 0,35 160,3 3,2 1105 Partículas, CO, NOx, COV 1 vez de 3 em 3 anos

SO2 e H2S 2 vezes por ano

FF47 FA1 Montagem Baterias AGM 6 dias/semana

24 horas/dia Filtro de mangas 12,00 0,56 37,0 11,7 10365 Pb+Sn, Partículas 1 vez de 3 em 3 anos

FF48 FA2 Fundição GroE (cadinhos

elétricos) e Montagem GroE

5 dias/semana 16 horas/dia Filtro de mangas 10,13 0,60 29,7 10,2 7494 Pb+Sn, COV 1 vez de 3 em 3 anos

Partículas 2 vezes por ano

(10)

FONTE LOCAL ORIGEM DA EMISSÃO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO EQUIPAMENTO REDUÇÃO DE EMISSÕES ALTURA (m) DIÂMETRO (m) TEMP. (°C) VELOCIDADE (m.s-1) CAUDAL VOLÚMICO (m3.h-1) PARÂMETROS FREQUÊNCIA DE MONITORIZAÇÃO

16 horas/dia mangas Partículas 3 anos

FF50 FA1 Novo grupo de fundir elétrico 5 dias/semana

24 horas/dia Filtro de mangas 15,00 0,96 56,0 10,6 27725 Pb+Sn, Partículas, NOx, COV

2 vezes por ano

FF51 FA2 Aspiração Túnel de Lavagem

Baterias Gel 07

5 dias/semana

8 horas/dia  9,25 0,30 27 2 543 COVNM

1 vez de 3 em 3 anos [3]

FF54 FA2 Fundição - Aspiração Groe 25 5 dias/semana

16 horas/dia  14,40 0,50 26,1 3,0 2084

Pb+Sn, Partículas

1 vez de 3 em 3 anos [3]

FF55 FA2 Acabamentos - Aspiração Flag.

PL. 100 + Reparação PL. 5 dias/semana 16 horas/dia  7,04 0,60 23,1 9,7 9932 Pb+Sn, Partículas, NOx, COV 1 vez de 3 em 3 anos [3]

FF58 FA2 Formação Groe – LV12 6 dias/semana

24 horas/dia

Lavador de

gases 12,50 0,71 19,4 10,2 8016 Pb, Partículas

1 vez de 3 em 3 anos [3]

FF60 FA2 Secagem Placas - Forno Tiegel 5 dias/semana

16 horas/dia  8,75 0,24 53,5 1,9 302

Pb, Partículas, NOx, COV

1 vez de 3 em 3 anos [3]

FF61 ES Caldeira de aquecimento de água

(Balneários e Cantina)

7 dias/semana

24 horas/dia  10,00 0,25 74,7 2,8 496

Partículas, CO, NOx, COV, SO2,

H2S

1 vez de 3 em 3 anos [3]

FF62 ES Caldeira de aquecimento de água

(Balneários e Cantina)

7 dias/semana

24 horas/dia  10,0 0,25 76,3 2,8 490

Partículas, CO, NOx, COV, SO2,

H2S

1 vez de 3 em 3 anos [3]

FF63 ES Caldeira de aquecimento de água

(Balneários e Cantina)

7 dias/semana

24 horas/dia  10,0 0,25 79,4 2,8 501

Partículas, CO, NOx, COV, SO2,

H2S

1 vez de 3 em 3 anos [3]

FF64 FA1 Novo grupo de fundir elétrico 5 dias/semana

24 horas/dia

Filtro de

mangas 14,55 0,71 28,9 10,6 15166

Pb+Sn,

Partículas 2 vezes por ano

FF65 FA1 Caldeira de aquecimento de água

(CAL 003)

7 dias/semana

24 horas/dia  12,43 0,32 116,3 2,5 639

Partículas, CO, NOx, COV, SO2,

H2S

1 vez de 3 em 3 anos [3]

FF66 FA1 Concast – Filtro de óleo 3 dias/semana

16 horas/dia Filtro de mangas 12,0 0,40 22,5 11,5 5207 Pb+Sn, Partículas, COV 1 vez de 3 em 3 anos [3] FF67

[4] FA1 Moinho CAM

7 dias/semana 24 horas/dia

Filtro de

(11)

11

FONTE LOCAL ORIGEM DA EMISSÃO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO EQUIPAMENTO REDUÇÃO DE EMISSÕES ALTURA (m) DIÂMETRO (m) TEMP. (°C) VELOCIDADE (m.s-1) CAUDAL VOLÚMICO (m3.h-1) PARÂMETROS FREQUÊNCIA DE MONITORIZAÇÃO FF68 [5] FA1 Empastamento - Rotoclone Máquina de empastar 4 5 dias/semana

20 horas/dia Rotoclone 19,5 0,40 30 11,5 5197 Pb, Partículas 2 vezes por ano

FF69

[6] FA1 Linha de Montagem NOVA

5 dias/semana 24 horas/dia

Filtro de

cartuchos 12,1 1,00 33 12,0 34000

Pb+Sn,

Partículas 2 vezes por ano

FF70

[7] FA1 Carga AGM – LV13

7 dias/semana 24 horas/dia

Lavador de

gases 12,1 0,80 29 24,7 40359

Pb+Sn,

Partículas 2 vezes por ano

[1] Frequência alterada face ao Quadro 8 da LA n.º 482/0.0/2013 devido aos caudais estarem acima do Limiar mássico mínimo.

[2] Conjunto de fontes múltiplas a realizar monitorização com caráter rotativo, de acordo com o n.º 6 do artigo 19º do decreto-lei n.º 78/2004 de 3 de abril. Grupo I: FF16 e FF17 (anteriormente à alteração); Grupo II: FF18 a FF20; Grupo III: FF22 e FF23; Grupo IV: FF30 e FF31

[3] Atendendo aos respetivos resultados de monitorização dos últimos anos (aplicando uma frequência de monitorização de 2 vezes por ano), cujos caudais mássicos são consistentemente inferiores aos respetivos limiares mássicos mínimos estipulados na Portaria n.º 80/2006, de 23 de janeiro, alterada pela Portaria n.º 676/2009, de 23 de junho, entende-se que esta frequência pode ser alterada para 1 vez de 3 em 3 anos. Nesta medida, é esta a frequência que se propôs no presente Pedido de Alteração da Licença Ambiental.

(12)

12

Tabela 9.1.3 – Identificação das fontes de emissão difusas da EXIDE

Ref. TIPO DE EMISSÃO PROCESSO

ED1 Vapores de ácido Formações FA1

ED2 Fumos de soldadura e vapores de ácido Formações FA2

ED3 Fumos de soldadura Montagem L5 e 6 – FA1

ED4 COV Limpeza de peças de manutenção da

FA1

ED5 COV Limpeza de baterias - Acabamento FA1

ED6 COV Limpeza de baterias – FA2

ED7 COV Limpeza de equipamentos de colagem

– FA2

ED8 Fumos de soldadura Montagem GROE – FA2

Resíduos

Os principais tipos de resíduos produzidos na instalação incluem Resíduos da ETARI (lamas de chumbo), Solventes, Ácidos, Sucatas com chumbo, Lamas e águas oleosas, Absorventes contaminados, Embalagens (contaminadas e não contaminadas), entre outros. Estes são encaminhados para destino final adequado através de operadores de gestão de resíduos (OGR) devidamente licenciados para o efeito. É de evidenciar que, tal como referido, a EXIDE é, ela própria, OGR para o Tratamento e eliminação de outros resíduos perigosos e não perigosos, resultantes da sua atividade específica, ou seja, para baterias usadas.

(13)

13 Ruído

Nas imediações da EXIDE as principais fontes de ruído (sem a EXIDE em funcionamento) são o tráfego rodoviário da auto-estrada A1 e da EN 10. Com a unidade em laboração, as principais fontes de ruído estão associadas ao funcionamento dos equipamentos da unidade de produção propriamente dita e ao tráfego de camiões na expedição dos produtos.

No limite noroeste da EXIDE existem duas habitações que foram identificadas como recetores sensíveis e denominadas de recetores P1 e P2 (P2 mais a sul). Os níveis sonoros atuais revelam valores superiores aos limites do Critério de Exposição Máxima ao Ruído Ambiente apenas para o recetor P2 no período noturno. Verifica-se ainda um valor superior ao Critério de Incomodidade também apenas para o recetor P2 no período noturno.

As simulações acústicas realizadas para a situação atual e futura (após as alterações a realizar na instalação) demonstraram que o efeito da ampliação prevista na instalação é nulo para o recetor P1 (localizado no limite noroeste da instalação). Para o recetor P2 preveem-se valores inferiores aos da situação atual, devido ao efeito de Barreira proporcionado pelo novo edifício do armazém de separadores, permitindo a passagem para uma situação de cumprimento dos requisitos acústicos legais no recetor P2. Desta forma prevê-se que não seja necessário implementar medidas de minimização adicionais, além da monitorização após a implementação das alterações.

No AN6.5 do Anexo 6 apresenta-se o último relatório de medições realizado em 2017. Energia

As fontes de energia utilizadas pela EXIDE são eletricidade (essencialmente utilizada no processo produtivo e iluminação), gás natural (utilizado nas caldeiras dos balneários, cozinha do refeitório e áreas de fundição, empastamento, caldeiras associadas ao sazonamento e secagem de placas), gasóleo (gerador de emergência e bombas do sistema de incêndio) e gás propano (utilizado na soldadura das baterias GroE).

O aumento do número de equipamentos associados ao processo produtivo devido à alteração refletir-se-á num aumento do consumo de energia elétrica bem como de gás natural. A EXIDE manterá assim um consumo de energia superior a 1000 tep/ano, pelo que a instalação continuará abrangida pelo Sistema de Gestão dos Consumos Intensivos de Energia (SGCIE). Note-se, contudo, que os novos equipamentos a instalar terão uma maior eficiência energética o que permitirá otimizar alguns consumos energéticos. Também no âmbito deste projeto haverá necessidade de instalar um novo Posto de Transformação (PT), de 2 000 kVA.

(14)

14

Tabela 9.1.4 – Medidas de Redução do Consumo Energético (PREn 2017-2021)

MEDIDAS PREVISTAS A IMPLEMENTAR ANO

• Afinação de caldeiras

• Afinação dos queimadores de Gás natural (GN) – Fusão e Empastamento

• Novo balneário com caldeiras de condensação para aquecimento de águas

quentes sanitárias

• Intervenção de limpeza e reforço do isolamento em caldeira de água quente

2017 (implementadas)

• Otimização do sistema de controlo dos tanques de cadinhos

• Substituição de humidificação no Sazonamento – Fase 1

• Interligação das centrais de AC

• Isolamento de válvulas da linha de água quente – Sazonamento

• Substituição da iluminação fluorescente T8 por lâmpadas LED - Produção

• Aumento do rendimento da produção de água quente para estufas de

sazonamento

2018

• Substituição de humidificação no Sazonamento – Fase 2

• Otimização da produção de Ar comprimido

• Substituição da iluminação Vapor Sódio por LED exterior

• Substituição de caldeira do balneário feminino e cantina por caldeira de

condensação

2019

• Conversão forno cadinho a GN para Elétrico

• Utilização de ar pressurizado em tina de limpeza de placas – Fábrica FA2

• Substituição dos soipros a AC nos túneis de lavagem

• Instalação de sistema fotovoltaico para produção de energia elétrica

2020

• Expansão do sistema de monitorização de consumos energéticos – Fábrica FA1

(2019)

• Instalação de sistema de monitorização de consumos energéticos – Fábrica FA2

(2021)

• Substituição de motores de ventiladores por motores de maior eficiência (2021)

2021

Substâncias perigosas e risco de acidentes

A instalação não se encontra abrangida pelo regime de Prevenção de Acidentes Graves (PAG) que envolvam substâncias perigosas. A EXIDE procedeu à reavaliação do enquadramento no regime PAG, concluindo que a instalação, após modernização e expansão da capacidade, continua a não estar abrangida por aquele regime.

Medidas de Higiene e Segurança

As medidas de higiene e segurança existentes na instalação mantiveram-se, na sua generalidade, desde o último pedido de licença ambiental. Estas são detalhadamente descritas no Estudo de Risco apresentado no AN1.18 do Anexo 1 do presente Pedido de Alteração da Licença Ambiental.

A Exide Technologies, Lda. possui serviços de segurança internos assegurados por dois Técnicos Superiores de Segurança no Trabalho devidamente certificados.

(15)

15

atividades de segurança serão mantidas em todas as atividades e nas diversas fases de mesmo (projeto, instalação e exploração).

Todos os novos equipamentos darão cumprimento à Diretiva Máquinas bem como irão constituir uma melhoria em termos de condições ergonómicas para os trabalhadores, quer por otimização de planos de trabalho, quer por diminuição da movimentação manual de cargas associadas.

Do ponto de vista da exposição ocupacional as alterações terão aspetos positivos pois os novos sistemas de aspiração a implementar serão mais eficientes. De realçar que o novo moinho a instalar terá cabine de insonorização e uma vez que um dos moinhos Harding passará a ser usado apenas como backup, prevê-se uma menor exposição ao ruído nesta área de produção.

Relativamente às medidas higio-sanitárias procedeu-se à alteração dos balneários, em 2017, tal como descrito em seguida. As restantes medidas foram detalhadamente descritas no AN1.12 do Anexo 1 do presente Pedido de Alteração da Licença Ambiental.

Na EXIDE existiam três balneários principais, dois Masculinos e um Feminino. Cada trabalhador possui dois cacifos, um cacifo para equipamento de trabalho “sujo” (sapatos de segurança, fardamento, etc.), e outro cacifo para a roupa civil e sapatos “limpo”. Contudo estes dois cacifos estavam situados lado a lado na mesma área. De acordo com as Melhores Práticas para a Diminuição dos valores de Chumbo no Sangue, a área onde se encontram os cacifos para a roupa “limpa” deve estar separada da área para cacifos de roupa “suja”, as quais devem estar separadas por zona de chuveiros.

Por este motivo, e de modo a melhorar os níveis de chumbo no sangue dos trabalhadores, foi convertido um antigo armazém num novo Balneário Masculino que cumpre as especificações acima mencionadas e que tem uma capacidade para 426 utilizadores. Este balneário entrou em funcionamento no final de junho de 2017. Em agosto de 2017 procedeu-se ao fecho do balneário Norte existente. Relativamente ao balneário Sul, optou-se por mantê-lo em funcionamento, embora diminuindo a sua área de utilização, dado o elevado número de prestadores de serviço atuais e previstos no próximo ano devido à implementação do Projeto de Alteração da instalação. É intenção da EXIDE, após avaliação da implementação do Projeto, solicitar aprovação de investimento para converter um dos antigos balneários masculinos, em balneários femininos com características semelhantes às apresentadas.

6. MELHORES TÉCNICAS DISPONÍVEIS

(16)

16

• BREF SF – Smitheries and Foundries

• BREF CWW – Common Wastewater and Waste Gas Treatment/Management Systems in the Chemical Sector

• BREF EFS – Emissions from Storage • BREF ENE – Energy Efficiency • BREF ICS – Cooling Systems

• BREF ROM – Monitoring of Emissions from IED - Installations

Concluiu-se pela não aplicabilidade à EXIDE do BREF NFM – Non-ferrous Metals Industries.

A sistematização das MTD implementadas pela EXIDE foi efetuada tendo em conta a instalação no seu global, uma vez que não serão implementadas novas MTD resultantes da alteração.

No anexo AN1.21 do Anexo 1 deste pedido de alteração da licença Ambiental a avaliação realizada das MTD preconizadas no BREF referidos.

7. DESATIVAÇÃO DA INSTALAÇÃO

Não está previsto um horizonte temporal para a desativação definitiva da instalação industrial da EXIDE, razão pela qual a empresa não adotou ainda medidas, nomeadamente preventivas, para que, quando da desativação definitiva da instalação, sejam evitados quaisquer riscos de poluição e o local de exploração seja reposto em estado satisfatório, de acordo com o uso previsto.

Contudo, caso este cenário venha a ocorrer, a empresa assegurará que todas as operações de desativação serão realizadas de forma a evitar e, se tal não for possível, a minimizar os impactes ambientais negativos no meio envolvente. Algumas das medidas a adotar incluem:

• Elaboração e implementação de um programa de desmantelamento progressivo e faseado que inclua o acompanhamento ambiental e de segurança das operações;

• Todos os resíduos sólidos, semissólidos e líquidos gerados serão devidamente triados, classificados, acondicionados e transportados por empresas licenciadas para o efeito e terão destino final adequado;

• As operações de remoção de óleos de lubrificação e transmissão usados dos equipamentos serão realizadas de forma a evitar derrames para o solo;

• As operações de trasfega de combustíveis serão realizadas de forma a reduzir as emissões difusas de Compostos Orgânicos Voláteis e derrames de combustível para o solo;

(17)

17 • Será elaborado e implementado um programa de avaliação da contaminação

do solo na área de implantação da instalação. Numa primeira fase será efetuada uma análise quantitativa tendo em conta o uso histórico do local. Caso se verifique existirem evidências de contaminação, será definido um programa de amostragem e caracterização físico-química dos solos e comparação dos resultados obtidos com legislação aplicável;

Referências

Documentos relacionados

De posse de todos os dados, os mesmos foram organizados em seis categorias de análise, quais sejam: as secretarias municipais de educação da pesquisa, a oferta de ativi- dades

O primeiro sítio de infecção no carrapato ocorre nas células do intestino, posteriormente outros tecidos são infectados assim como as células da glândula salivar,

5.2.1 Qualificação Acadêmica do Corpo Docente Proposto para as disciplinas específicas de Fisioterapia Titulação Núm.. INFRA- ESTRUTURA FÍSICA ESPECÍFICA PARA O CURSO

Existe variabilidade genética para seleção quanto à resistência ao acamamento e ao quebramento do colmo em genótipos tropicais de milho.. A metodologia apresentada é eficiente para

Os resultados obtidos por meio dessa avaliação foram disponibilizados a população através de uma palestra, onde foram abordados assuntos como a importância dos cuidados

IV - poluidor, a pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, responsável, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação

Inaugurada  em  29  de  janeiro  de  2013,  a  Usina  Eólica  no  município  de  Barra  dos  Coqueiros 

Segundo Johnson e Selnes (2004), estudos realizados sugerem benefícios econômico- financeiros provenientes da retenção de clientes. No decorrer das últimas três décadas,