• Nenhum resultado encontrado

PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Pág. 1

PLANO DE ACTIVIDADES

E

ORÇAMENTO

(2)

Pág. 2

INDICE

INDICE ... 2 1 – IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ... 3 2 – CORPOS GERENTES ... 4 3 – PLANO DE ATIVIDADES ... 5 3.1 – INTRODUÇÃO ... 5 3.2 – ENQUADRAMENTO INSTITUCIONAL ... 6

3.3 – PRIORIDADES ESTRATÉGICAS PARA 2014 ... 8

3.4. – GESTÃO DO PATRIMÓNIO ... 10

4 – ORÇAMENTO ... 12

4.1 – PRESTAÇÃO SERVIÇOS ... 12

4.2 – Subsídios, doações e legados à exploração ... 12

4.3 – Outros rendimentos e ganhos ... 13

4.4 – Proveitos e Ganhos Financeiros ... 13

4.5 – Custo das mercadorias vendidas e matérias consumidas ... 14

4.6 – Fornecimentos e serviços externos ... 14

4.7 – Gastos com pessoal ... 15

4.8 – Gastos/Reversões de depreciação e de amortização ... 15

4.9 – Outros gastos e perdas ... 16

4.10 – Gastos e perdas de financiamento ... 16

4.11 – Demonstração dos resultados por natureza ... 17

(3)

Pág. 3

1 – IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

Denominação Social: FUNDAÇÃO GASPAR E MANUEL CARDOSO

Sede: Rua São Lázaro 5110 – 133 Armamar

Contribuinte: 500 940 037

Constituição: 18/10/1956

Atividade Principal: Atividades Apoio Social Para Pessoas Idosas, com Alojamento (CAE: 87301)

Atividade Secundária: Educação Pré-escolar (CAE 85100)

Telefone: 254 855 341 Fax: 254 855 962

Email: fundacaogmc@gmail.com

(4)

Pág. 4

2 – CORPOS GERENTES

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Presidente - Carlos da Cruz Campos

Secretário – Fernando Artur Marques Mergulhão Cardoso Tesoureiro - Hernâni Pinto da Fonseca e Almeida

Primeiro Vogal – Afonso José Morais de Gouveia

Segundo Vogal – João Paulo Soares Carvalho Pereira da Fonseca

CONSELHO FISCAL

Presidente – Carlos Alberto Moura Cabral

Primeiro Vogal – António Manuel Almeida Rego da Silva Segundo Vogal – Armandina Adelaide Gouveia Ferreira

CONSELHO CONSULTIVO

Presidente – José Maria da Fonseca Carvalho Vice-presidente – José António Fonseca Pontes Secretário – Mário Torres Marta

Outros Membros

(5)

Pág. 5

3 – PLANO DE ATIVIDADES

Em cumprimento das disposições legais e estatutárias submetemos à apreciação de V. Exas o Plano de Atividades e Orçamento para o exercício de 2014.

3.1 – INTRODUÇÃO

A FUNDAÇÃO GASPAR E MANUEL CARDOSO foi constituída em 18 de Outubro de 1956, sendo a publicação dos seus primeiros Estatutos no Diário da República em 24 de Outubro de 1956.

A Fundação é uma Instituição particular de solidariedade social sem fins lucrativos que tem por objetivo contribuir para a promoção social, bem-estar e melhoria da qualidade de vida da população do concelho de Armamar, com as seguintes atividades:

a) Apoio à terceira idade, através de alojamento, alimentação, ocupação, convívio, assistência médica e enfermagem (Lar de idosos e lar de idosos acamados);

b) Assistência à primeira e segunda infância, cooperando com as famílias na educação física, intelectual e moral dos seus filhos (creche e jardim de infância);

c) Apoio à população ativa, através de programas de promoção, de desenvolvimento cultural e social.

(6)

Pág. 6

Atualmente o número de utentes nas valências de Creche, Pré-Escolar, Lar de Idosos e Lar de Idosos Acamados é o seguinte:

VALÊNCIAS Nº UTENTES

Creche 28

Pré Escolar 26

Lar de Idosos 30

Lar de Idosos Acamados 15

Em virtude da situação económico-social que o Concelho de Armamar atravessa, juntamente com o funcionamento do Pré-escolar oficial, verifica-se um decréscimo de crianças no Pré-escolar.

Recentemente, com a revisão dos acordos para as valências Creche e Pré-Escolar, e com a conclusão do novo edifício onde funcionará as valências Lar de Idosos e Lar de Idosos Acamados, o número de utentes será o seguinte:

VALÊNCIAS Nº UTENTES

Creche 26

Pré Escolar 27

Lar de Idosos 45

Lar de Idosos Acamados 15

3.2 – ENQUADRAMENTO INSTITUCIONAL

Face às exigências dos cargos dos órgãos do Conselho de Administração da Fundação Gaspar e Manuel Cardoso e dando cumprimento ao estatuído, desempenham as suas funções em regime de voluntariado, com muita vontade e muita determinação e têm sabido dar o melhor contributo para que a Instituição continue a crescer.

(7)

Pág. 7

situação económico-social que o País atravessa, e em particular o Concelho de Armamar, está a fazer com que muitas pessoas emigrem levando assim os seus filhos; por último, com o baixo rendimento dos familiares dos utentes nas valências de Creche e Pré-Escolar e dos utentes nas valências de Lar de Idosos e Lar de Idosos Acamados.

Dada a actual conjuntura económica do país e a falta de disponibilidade do Estado em apoiar as nossas actividades, será necessário que sejam tomadas algumas iniciativas, quer por parte da Instituição, quer por parte dos nossos amigos para angariação de fundos.

Apesar da situação económica do país não ser a mais favorável, o Conselho de Administração continua a encarar o futuro da Instituição de uma forma muito positiva. Com o esforço de todos, com grande disciplina e rigor, iremos continuar a trabalhar para que possamos aumentar e melhorar os nossos serviços, e assim atingir o objectivo a que a Instituição se propõe.

Estamos convictos que a Fundação Gaspar e Manuel Cardoso saberá estar, com a sua capacidade de inovação, na primeira linha desse desafio que é levar uma cultura de solidariedade a todos aqueles que mais precisam da nossa ajuda.

A apresentação deste Plano de Actividades e Orçamento para 2014 decorre num ambiente de profunda crise económica e social para Portugal. A indesejada estagnação dos vencimentos, o previsível agravamento e aumento do desemprego, a redução e a eliminação de apoios sociais e o impacto do aumento da carga fiscal vão marcar profundamente as condições de exercício corrente de gestão em 2014.

Neste cenário de uma profunda contenção orçamental, não será de admirar que o Plano de Actividades e o Orçamento a apresentar seja, também ele, resultado dessa situação.

O Conselho de Administração não pretende fazer ou prometer fazer mais do que uma gestão equilibrada e ponderada, de modo a não colocar em risco a sustentabilidade económica e financeira da Fundação Gaspar e Manuel Cardoso.

(8)

Pág. 8

3.3 – PRIORIDADES ESTRATÉGICAS PARA 2014

A conciliação dos princípios de consolidação financeira e de integração dos serviços internos, com a melhoria da qualidade de vida dos nossos utentes e criação de condições de reinserção social dos mais carenciados, continuam a nortear as linhas estratégicas da Instituição para 2014.

Neste contexto, o Conselho de Administração da Fundação Gaspar e Manuel Cardoso entende que as suas prioridades devem manter-se num conjunto de opções estratégicas cautelosas, no seguimento do previsto no Orçamento dos anos anteriores.

O Plano de Actividades e Orçamento para o ano de 2014, definido para a área de Intervenção Social, visa consolidar as políticas e estratégicas definidas para esta área que, de forma ativa, participada e construtiva, têm assegurado, interna e externamente, que a Fundação Gaspar e Manuel Cardoso venha assumindo o estatuto de modelo de boas práticas, em especial pela qualidade dos serviços prestados.

As respostas Sociais, onde estão incluídas as valências de Creche, Pré-Escolar, Lar de Idosos e Lar de Idosos Acamados, estão presentemente a vivenciar uma mudança paradigmática nos seus modelos de intervenção.

Para o Plano de Atividades para 2014, o Conselho de Administração traçou os seguintes objectivos:

 Reforçar a consolidação económico-financeira da Instituição, numa lógica de sustentabilidade dos projectos de cariz social.

 Promover a sensibilização interna e externa para a redução de custos

em diversas rubricas, nomeadamente, electricidade, água,

comunicações, combustíveis e outros bens e serviços

 Promover acções de formação, de forma a assegurar a melhoria contínua da qualidade dos nossos serviços aos nossos utentes e familiares.

 Implementar o processo de integração de serviços, de recursos e de centralização das aquisições de bens e serviços comuns, incrementando as sinergias e as economias de escala obtidas.

(9)

Pág. 9

 Assegurar que as atividades e iniciativas da Instituição se pautem por princípios e condutas que dignifiquem o seu prestígio e imagem externa, sempre num espaço de intervenção cívica e social, assente numa cultura de solidariedade.

 Desenvolver ações de animação de carater lúdico, recreativo e cultural com a participação dos nossos utentes, familiares e outras entidades.  Obter a certificação do sistema de gestão da qualidade na Instituição em

todas as valências e serviços.

 Implementar e aplicar um novo processo de avaliação e desempenho profissional, com os contributos do sistema de gestão de qualidade.  Desenvolver uma política de formação contínua dos colaboradores que

alimente a criatividade e a inovação.

 Promover reuniões periódicas entre os vários responsáveis dos Departamentos, no sentido da resolução de assuntos transversais, avaliação dos planos e partilha de contributos.

 Desenvolver uma política de renegociação dos Acordos de Cooperação com a Segurança Social, com o aumento de utentes em todas as valências, tendo como principio a sustentabilidade das respostas sociais em funcionamento.

 Realizar o magusto de São Martinho, proporcionando a interligação dos utentes da creche e pré-escolar com os utentes do lar de idosos e idosos acamados.

 Realizar o convívio de Natal entre membros dos Corpos Gerentes, colaboradores, utentes e seus familiares.

 Interligação no desfile de carnaval com as crianças da creche, pré-escolar e idosos do lar com os alunos do agrupamento de escolas do concelho de Armamar.

 Assinalar o dia mundial da árvore com a plantação simbólica de uma árvore no espaço envolvente as instalações da creche e pré-escolar e/ou do lar de idosos.

 Organizar a festa de finalista dos utentes do pré-escolar que no próximo ano irão para primária.

(10)

Pág. 10

 Continuação do Atelier de artesanato no lar de idosos no sentido que os trabalhos realizados sejam valorizados pela família e pela comunidade em geral.

 Efetuar uma viagem de cariz lúdico e cultural com as crianças do Pré escolar, em local a designar.

 Efetuar a tradicional viagem ao santuário de Fátima com os utentes do Lar de Idosos, proporcionando-lhes um dia diferente e ao mesmo tempo um momento de reflexão no Santuário.

 Comemorar o dia do Idoso e da Família proporcionando o convívio entre os Utentes do Lar e suas famílias.

3.4. – GESTÃO DO PATRIMÓNIO

A gestão do património apresenta-se como uma das áreas mais problemáticas no sentido da racionalização para a obtenção de meios financeiros que possibilitem a Instituição continuar com a sua atividade de serviço ao próximo. Considera o Conselho de Administração ser fundamental definir uma política de património que venha, de um modo decisivo, a ser implementada. Esta convicção assenta em fortes razões, sendo a principal, a conclusão da construção do novo Lar de Idosos e a remodelação das instalações atuais. Para fazer face à forte crise económica que envolve o país, é necessário reforçar e criar novas fontes de financiamento, que passam pelo seguinte:

 Maximizar os arrendamentos dos seus prédios urbanos, de maneira a gerarem o máximo de receitas para o desenvolvimento das valências.  Elaborar uma política de investimento financeiro solida e eficaz, com o

objetivo principal da rentabilização dos fluxos aplicados.

 Privilegiar políticas de colaboração com organismos públicos (Autarquia Local, QREN), com o objetivo primordial de obter financiamento para novas obras e/ou obras em curso.

(11)

Pág. 11

Assim, no exercício de 2014, o Conselho de Administração prevê o seguinte investimento:

 Finalização da construção do novo edifício do Lar de Idosos e seu apetrechamento;

 Implementação do Solar Térmico no edifício da Creche e Pré-Escolar;  Aquisição de uma carrinha adaptada para transportar os Utentes do Lar

de Idosos as suas consultas e aos passeios a efetuar pela Instituição.

Em relação a obra de construção do novo edifício do Lar de Idosos, no momento em que foi elaborado o Plano de Atividades e Orçamento, o custo da obra cifrava-se em 2 445 870,51 €, incluindo 275.969,33 € de trabalhos extraordinários, sendo a estimativa total da obra de 2.561.056,48 €.

Do custo total da obra haverá uma comparticipação do FEDER (Programa Operacional Regional do Norte – ON2) em 1.120.000,00 € numa candidatura apresentada em parceria com a Autarquia Local. Até a data já foi recebido do QREN a quantia de 1 105 448,40 €

O equipamento básico para o novo lar está orçamentado em 164.237,55 € e o equipamento administrativo em 4.439,82 €.

Em relação à Implementação do Solar Térmico no edifício da Creche e Pré-Escola está previsto um custo total de 111.748,00 €, assim divididos:

• Obras de remodelação: 106.748,00 € • Equipamento básico: 5.000,00 €

É de salientar que estas obras terão comparticipação do FEDER (Programa Operacional Regional do Norte – ON2) em 70.985,24 €.

(12)

Pág. 12

4 – ORÇAMENTO

A projeção da atividade da Fundação Gaspar e Manuel Cardoso, traduzida nos seus custos e proveitos, encontra-se expressa no Orçamento para o ano de 2014.

A elaboração deste Orçamento teve subjacente uma metodologia, com base de partida, a experiência real dos exercícios de 2011 e 2012, e do 3º trimestre de 2013, prevendo através de métodos estatísticos e da experiência adquirida, os números para o exercício de 2014.

4.1 – PRESTAÇÃO SERVIÇOS

Resposta Social

Rubricas

Mensalidades Outros Total

Creche 19.000,00 € 3.500,00 € 22.500,00 € Pré Escolar 20.000,00 € 7.000,00 € 27.000,00 € Lar Idosos 148.000,00 € 0,00 € 148.000,00 € Lar Idosos Acamados 58.000,00 € 0,00 € 58.000,00 €

Total 245.000,00 € 10.500,00 € 255.500,00 €

4.2 – Subsídios, doações e legados à exploração

Resposta Social

Rubricas

ISS, IP Outros Total

Creche 74.000,00 € 2.000,00 € 76.000,00 €

Pré Escolar 70.000,00 € 3.000,00 € 73.000,00 €

Lar Idosos 140.000,00 € 6.000,00 € 146.000,00 €

Lar Idosos Acamados 92.000,00 € 4.000,00 € 96.000,00 €

Total

376.000,00 € 15.000,00 € 391.000,00 €

(13)

Pág. 13 Rubricas Outros Rendimentos e Ganhos Total Creche 1.760,00 € 1.760,00 € Pré Escolar 9.000,00 € 9.000,00 € Lar Idosos 36.000,00 € 36.000,00 €

Lar Idosos Acamados 19.000,00 € 19.000,00 € Rendas e Alugueres 227.400,00 € 227.400,00 €

Total 293.160,00 € 293.160,00 €

4.4 – Proveitos e Ganhos Financeiros

Rubricas

Proveitos e

Ganhos Financeiros Total

Creche 13.000,00 € 13.000,00 €

Pré Escolar 28.000,00 € 28.000,00 €

Lar Idosos 28.000,00 € 28.000,00 €

Lar Idosos Acamados 13.000,00 € 13.000,00 €

Rendas e Alugueres 0,00 € 0,00 €

Total 82.000,00 € 82.000,00 €

(14)

Pág. 14

4.5 – Custo das mercadorias vendidas e matérias consumidas

Matérias Primas

Respostas Sociais Inventários

Iniciais Compras Reclassificação e regularização de inventários Inventários Finais Total Creche 0,00 € 7.400,00 € 0,00 € 0,00 € 7.400,00 € Pré Escolar 0,00 € 15.000,00 € 0,00 € 0,00 € 15.000,00 € Lar Idosos 0,00 € 28.100,00 € 0,00 € 0,00 € 28.100,00 €

Lar Idosos Acamados 0,00 € 14.000,00 € 0,00 € 0,00 € 14.000,00 €

C.M.V.M.C. 0,00 € 64.500,00 € 0,00 € 0,00 € 64.500,00 €

4.6 – Fornecimentos e serviços externos

Rubricas

Subcontratos especializados Serviços Materiais Energia e fluídos

Deslocações, estadas e transportes Serviços diversos Total Creche 0,00 € 7.800,00 € 850,00 € 6.500,00 € 50,00 € 2.300,00 € 17.500,00 € Pré Escolar 0,00 € 16.000,00 € 1.800,00 € 11.000,00 € 200,00 € 3.600,00 € 32.600,00 € Lar Idosos 0,00 € 26.000,00 € 3.200,00 € 45.300,00 € 200,00 € 17.000,00 € 91.700,00 € Lar Idosos Acamados 0,00 € 13.200,00 € 4.000,00 € 21.000,00 € 50,00 € 9.000,00 € 47.250,00 € Rendas e Alugueres 0,00 € 150,00 € 0,00 € 120,00 € 0,00 € 3.000,00 € 3.270,00 €

Total 0,00 € 63.150,00 € 9.850,00 € 83.920,00 € 500,00 € 34.900,00 € 192.320,00 €

(15)

Pág. 15 Rubricas Remunerações certas Remunerações adicionais Formação profissional Encargos sobre remunerações Seguros Outros custos com o pessoal Total Creche 70.000,00 € 6.000,00 € 300,00 € 14.840,00 € 570,00 € 275,00 € 91.985,00 € Pré Escolar 84.000,00 € 7.200,00 € 600,00 € 17.808,00 € 1.100,00 € 555,00 € 111.263,00 € Lar Idosos 130.100,00 € 21.500,00 € 600,00 € 27.580,00 € 1.100,00 € 555,00 € 181.435,00 € Lar Idosos Acamados 116.000,00 € 15.000,00 € 300,00 € 24.600,00 € 570,00 € 275,00 € 156.745,00 €

Total 400.100,00 € 49.700,00 € 1.800,00 € 84.828,00 € 3.340,00 € 1.660,00 € 541.428,00 €

4.8 – Gastos/Reversões de depreciação e de amortização

Rubricas Depreciações Total Creche 8.000,00 € 8.000,00 € Pré Escolar 23.000,00 € 23.000,00 € Lar Idosos 46.500,00 € 46.500,00 €

Lar Idosos Acamados 23.000,00 € 23.000,00 €

Rendas e Alugueres 45.000,00 € 45.000,00 €

Total

145.500,00 € 145.500,00 €

(16)

Pág. 16

Rubricas

Impostos Outros gastos e perdas Total

Creche 70,00 € 350,00 € 420,00 €

Pré Escolar 140,00 € 630,00 € 770,00 € Lar Idosos 140,00 € 630,00 € 770,00 € Lar Idosos Acamados 100,00 € 350,00 € 450,00 € Rendas e Alugueres 1.800,00 € 500,00 € 2.300,00 €

Total 2.250,00 € 2.460,00 € 4.710,00 €

4.10 – Gastos e perdas de financiamento

Rubricas Gastos e Perdas de Financiamento Total Creche 0,00 € 0,00 € Pré Escolar 0,00 € 0,00 € Lar Idosos 33.500,00 € 33.500,00 €

Lar Idosos Acamados 16.500,00 € 16.500,00 €

Rendas e Alugueres 0,00 € 0,00 €

Total 50.000,00 € 50.000,00 €

(17)

Pág. 17

(euros)

Vendas e serviços prestados 255.500,00 €

Subsídios, doações e legados à exploração 391.000,00 €

Variação nos inventários da produção 0,00 €

Trabalhos para a própria entidade 0,00 €

Custo das mercadorias vendidas e das matérias consumidas -64.500,00 €

Fornecimentos e serviços externos -192.320,00 €

Gastos com o pessoal -541.428,00 €

Ajustamentos de inventários (perdas/reversões) 0,00 €

Imparidade de dívidas a receber (perdas/reversões) 0,00 €

Provisões (aumentos/reduções) 0,00 €

Provisões específicas (aumentos/reduções) 0,00 €

Outras imparidade (perdas/reversões) 0,00 €

Aumentos/reduções de justo valor 0,00 €

Outros rendimentos e ganhos 293.160,00 €

Outros gastos e perdas -4.710,00 €

Resultado antes de depreciações, gastos de financiamento e impostos 136.702,00 €

Gastos/reversões de depreciação e de amortização -145.500,00 €

Resultado operacional (antes de gastos de financiamento e impostos) -8.798,00 €

Juros e rendimentos similares obtidos 82.000,00 €

Juros e gastos similares suportados -50.000,00 €

Resultado antes de impostos 23.202,00 €

Imposto sobre o rendimento do período

(18)

Pág. 18

4.12 – Demonstração resultados por funções

Este Plano de Atividades e este Orçamento só será passível de aplicação e execução com o apoio de todos os utentes, funcionários e colaboradores da Fundação Gaspar e Manuel Cardoso.

Conselho de Administração Presidente: ______________________________________________________ Secretário: ______________________________________________________ Tesoureiro: ______________________________________________________ Primeiro Vogal: __________________________________________________ Segundo Vogal: __________________________________________________ (euros) Pré Lar RENDAS Escolar Idosos ALUGUERES

Vendas e serv iços prestados 22.500,00 € 27.000,00 € 148.000,00 € 58.000,00 € 0,00 € 255.500,00 € Custo das mercadorias v endidas e das matérias consumidas -7.400,00 € -15.000,00 € -28.100,00 € -14.000,00 € 0,00 € -64.500,00 €

Resultado bruto 15.100,00 € 12.000,00 € 119.900,00 € 44.000,00 € 0,00 € 191.000,00 € Outros rendimentos 90.760,00 € 110.000,00 € 210.000,00 € 128.000,00 € 227.400,00 € 766.160,00 €

Gastos de distribuição 0 0 0 0 0 0,00 €

Gastos com Pessoal -91.985,00 € -111.263,00 € -181.435,00 € -156.745,00 € 0 -541.428,00 €

Gastos de investigação e desenv olvimento 0 0 0 0 0 0,00 €

Outros gastos -25.920,00 € -56.370,00 € -138.970,00 € -70.700,00 € -50.570,00 € -342.530,00 €

Resultado operacional (antes de gastos de financiamento e impostos) -12.045,00 € -45.633,00 € 9.495,00 € -55.445,00 € 176.830,00 € 73.202,00 €

Gastos de financiamento 0,00 € 0,00 € -33.500,00 € -16.500,00 € 0,00 € -50.000,00 €

Resultado antes de impostos -12.045,00 € -45.633,00 € -24.005,00 € -71.945,00 € 176.830,00 € 23.202,00 €

Imposto sobre o rendimento do período 0,00 € 0,00 € 0,00 € 0,00 € 0,00 € 0,00 €

Resultado líquido do período -12.045,00 € -45.633,00 € -24.005,00 € -71.945,00 € 176.830,00 € 23.202,00 € Creche Lar Idosos TOTAL

Referências

Documentos relacionados

A PREFEITURA MUNICIPAL DE LUZILÂNDIA-PIAUÍ, no uso de suas atribuições legais, faz saber que realizar, através do INSTITUTO MACHADO DE ASSIS, o presente CONCURSO

Para aprofundar a compreensão de como as mulheres empreendedoras do município de Coxixola-PB adquirem sucesso em seus negócios, aplicou-se uma metodologia de

*No mesmo dia, saindo da sala do segundo ano, fomos a sala do primeiro ano, quando entramos os alunos já estavam em sala, depois de nos acomodarmos a professora pediu que

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

2.1. Disposições em matéria de acompanhamento e prestação de informações Especificar a periodicidade e as condições. A presente decisão será aplicada pela Comissão e

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

Com efeito, Portugal é o país europeu com a mais longa história de intercâmbio com o Japão e, na expectativa de reforçar e desenvolver para o futuro os laços de amizade destes 470

xii) número de alunos matriculados classificados de acordo com a renda per capita familiar. b) encaminhem à Setec/MEC, até o dia 31 de janeiro de cada exercício, para a alimentação de