• Nenhum resultado encontrado

FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA

Relatório Final

Mestrado Integrado em Medicina

6º Ano

Estágio Profissionalizante

(2)

Ana Rita Nunes Neixa | 2008028 2

Índice

INTRODUÇÃO ... 3

CORPO DO RELATÓRIO ... 3

MEDICINA ... 4

CIRURGIA ... 5

MEDICINA GERAL E FAMILIAR ... 6

PEDIATRIA ... 6

OBSTETRÍCIA E GINECOLOGIA ... 7

SAÚDE MENTAL ... 8

OPCIONAL –OTORRINOLARINGOLOGIA ... 8

REFLEXÃO CRÍTICA FINAL ... 9

ANEXOS ... 11

CERTIFICADO DE PRESENÇA NAS «26ASJORNADAS DE CARDIOLOGIA DO HOSPITAL EGAS MONIZ» ... 12

DECLARAÇÃO DE PRESENÇA NO CURSO «ENDOSCOPIC SINUS AND SKULL BASE SURGERY COURSE 2013» ... 14

(3)

Ana Rita Nunes Neixa | 2008028 3

Introdução

No presente relatório proceder-se-á a uma breve descrição das actividades desenvolvidas no 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina e que constituiu o seu Estágio Profissionalizante. Assim, o relatório está estruturado em três partes principais: a Introdução, com os objectivos para este Estágio Profissionalizante; o Corpo, onde é feita a descrição individual e sintética das actividades e trabalhos desenvolvidos em cada estágio parcelar que constituiu o Estágio Profissionalizante; e a Reflexão Crítica, onde procederei a um balanço final tendo em conta os objectivos a que me propus, e uma análise crítica sobre o Estágio Profissionalizante. Por fim, em anexo, estão os certificados de algumas actividades extra-curriculares em que participei durante este ano lectivo.

Parti pois, para este ano, com alguns objectivos gerais, transversais a todos os estágios, e cujo cumprimento entendi fundamental:

o Consolidação dos conhecimentos adquiridos, tendo em conta a apresentação,

diagnóstico e tratamento das patologias mais frequentes;

o Aperfeiçoamento das técnicas de colheita de história clínica e exame objectivo;

o Aquisição de competências práticas, no que diz respeito à tomada de decisões

diagnósticas e terapêuticas, e na execução de procedimentos técnicos;

o Observação do funcionamento do Serviço de Urgência, e das patologias mais

frequentes nesse contexto;

o Compreensão do contexto social, económico e cultural das populações e a forma

como estes factores influenciam a sua saúde.

Corpo do relatório

(4)

Ana Rita Nunes Neixa | 2008028 4

opcional. Segue-se então uma descrição sucinta de cada um destes estágios, de forma cronologicamente ordenada.

Medicina

Este estágio, sob regência do Professor Doutor Fernando Nolasco, decorreu entre os dias 16 de Setembro e 8 de Novembro de 2013, e foi realizado noServiço de Medicina IA do Hospital Egas Moniz e no Serviço de Urgência do Hospital São Francisco Xavier, sob orientação do Doutor João Pereira.

O estágio teve uma componente teórica com várias sessões ministradas na Faculdade de Ciências Médicas sobre temas relacionados com esta área da Medicina, e uma componente prática composta fundamentalmente pelo trabalho diário em Enfermaria. Aqui, pude ter um papel muito activo, pois fui integrada na equipa do meu orientador e tinha diariamente um ou mais doentes a meu cargo. Ficava responsável pela sua observação, pelo pedido de meios complementares de diagnóstico (MCD) e ajuste da terapêutica, sendo estes dois últimos sempre feitos com a supervisão do Doutor João Pereira. Pude também redigir notas de entrada, notas de alta e pedidos de colaboração com outras especialidades. Esta experiência permitiu-me consolidar conhecimentos adquiridos, praticar elementos do exame objectivo, efectuar alguns procedimentos técnicos, como punções arteriais e venosas, mas sobretudo permitiu desenvolver a minha autonomia, a minha capacidade de tomada de decisão e integração numa equipa médica. Além da Enfermaria, pude ainda estar presente em alguns momentos na consulta externa, onde pude verificar como é feito o seguimento dos doentes após terem alta do internamento.

(5)

Ana Rita Nunes Neixa | 2008028 5

todos os médicos do mesmo. Assisti ainda a apresentações de trabalhos de revisão teórica realizadas por colegas do 6º ano de Medicina e, juntamente com outra colega, apresentei também um trabalho de revisão teórica intitulado “Litíase Renal”.

No Serviço de Urgência pude observar as patologias mais frequentes neste contexto e tive oportunidade, mais uma vez, de ter um papel activo na observação dos doentes, na tomada de decisões terapêuticas e realização de alguns procedimentos técnicos.

Cirurgia

Este estágio, sob regência do Professor Doutor Rui Maio, decorreu de 11 de Novembro de 2013 a 17 de Janeiro de 2014, e foi realizado no Hospital de Vila Franca de Xira, sob a tutoria da Doutora Clara Fonseca. O estágio foi composto por 6 semanas de contacto com a Cirurgia Geral, 1 semana com a Ortopedia e 1 semana com a Urologia.

Durante a minha permanência na Cirurgia Geral, assisti a consultas externas; tive um papel activo no trabalho na Enfermaria, com observação de doentes, treino das técnicas de exame objectivo, e redacção de diários clínicos e notas de alta; frequentei o Serviço de Urgência, onde tive também oportunidade de praticar alguns procedimentos da pequena cirurgia, como a desinfecção e sutura de feridas em várias localizações ou a drenagem de abcessos; e pude assistir a várias cirurgias no bloco operatório, sendo que em algumas participei como 1ª e 2ª ajudante.

Na rotação pelas restantes especialidades, apesar de ter tido um papel sobretudo observacional, assisti a algumas intervenções cirúrgicas, a variadas consultas externas, à realização de MCD em Urologia e frequentei ainda o Serviço de Urgência em Ortopedia.

Tive ainda oportunidade de assistir a várias sessões teóricas e teórico-práticas subordinadas a temas de várias áreas cirúrgicas. No último dia de estágio, apresentei um caso clínico no Mini-Congresso de Cirurgia, cujo tema foi «Grangrena de Fournier», a

(6)

Ana Rita Nunes Neixa | 2008028 6

Medicina Geral e Familiar

Este estágio, sob a regência da Professora Doutora Isabel Santos, decorreu entre os dias 27 de Janeiro e 21 de Fevereiro de 2014, tendo sido realizado na Unidade de Saúde SALUS de Évora, sob a tutoria da Doutora Teresa Neto.

Neste estágio, pude observar diferentes tipos de consulta, como as consultas específicas de Hipertensão Arterial, de Diabetes, consultas de Saúde Infantil, de Saúde Materna, de Planeamento Familiar e a Consulta Aberta a que se dirigiam sobretudo doentes com patologias agudas. Nestas consultas, além de consolidar os conhecimentos adquiridos nos anos anteriores, pude observar a importância da relação médico-doente na prestação dos melhores cuidados e na adesão à terapêutica, bem como pude realizar várias vezes o exame objectivo dirigido às queixas dos doentes, e alguns procedimentos técnicos como a injecção intramuscular ou a colocação de acessos venosos periféricos. De salientar ainda a visita, com Enfermeiros da Unidade de Saúde, ao domicílio de alguns doentes, onde ajudei em alguns procedimentos técnicos como a realização de pensos de escaras ou a medição da Tensão Arterial ou da Glicémia.

Pediatria

Este estágio, sob regência do Professor Doutor Luís Varandas, decorreu entre os dias 24 de Fevereiro e 21 de Março de 2014, e foi realizado no Hospital Dona Estefânia, sob a orientação da Doutora Marta Conde.

(7)

Ana Rita Nunes Neixa | 2008028 7

pediátricos, elaborei diários clínicos, uma história clínica de Abcesso Retro-faríngeo e notas de alta. Diariamente assistia ainda às reuniões do departamento de Pediatria Médica. Frequentei também o Serviço de Urgência Pediátrico, o que me deu oportunidade de observar as patologias agudas mais frequentes deste grupo etário, e onde pude realizar algumas notas de entrada e treinar o exame objectivo em doentes pediátricos agudos.

Este estágio integrou ainda uma componente teórico-prática, com sessões de Imunoalergologia com os temas “Terapêutica Inalada na Asma”, “Anafilaxia na Criança” e “Rinite na Criança”. No final do estágio, apresentei, juntamente com outras colegas, um

trabalho de revisão teórica intitulado “Crise Celíaca a propósito de um caso clínico”. Obstetrícia e Ginecologia

Este estágio, sob regência da Professora Doutora Fátima Serrano, decorreu entre os dias 24 de Março e 24 de Abril de 2014, e foi realizado no Serviço de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital de São Francisco Xavier.

Na Ginecologia, estive presente nas consultas externas, no bloco operatório e ainda nas consultas de Ecografia Ginecológica. Sobretudo nas consultas externas, pude ter um papel activo na execução do exame objectivo, mais concretamente do exame com espéculo, palpação bimanual, e realização de colpocitologias. Na Obstetrícia, tive oportunidade de permanecer nas consultas de Medicina Materno-fetal, nas consultas de Ecografia Obstétrica, na enfermaria de Obstetrícia, no Puerpério e no bloco operatório. Pude assim entender melhor o seguimento médico de uma grávida nas suas várias fases de gestação e tive hipótese de ter um papel activo e treinar técnicas do exame objectivo na grávida, como a medição de altura uterina ou a auscultação cardíaca fetal.

(8)

Ana Rita Nunes Neixa | 2008028 8

terapêutica. Neste estágio fiz também um trabalho de revisão teórica intitulado “Síndrome HELLP”, a propósito de uma doente com esta patologia, observada no Puerpério.

Saúde Mental

Este estágio, sob a regência do Professor Doutor Miguel Xavier, decorreu entre os dias 28 de Abril e 23 de Maio de 2014, e foi realizado no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL), sob a coordenação do Doutor José Salgado.

Após o início com sessões teóricas ministradas pelo regente desta Unidade Curricular, as actividades práticas iniciaram-se rotativamente em várias valências do CHPL, como o internamento de doentes agudos, a reabilitação e terapia ocupacional, a psiquiatria forense, o Hospital de Dia e o Serviço Comunitário. Sobretudo o acompanhamento no internamento de diversas entrevistas clínicas conduzidas aos doentes ou aos seus familiares, com a Doutora Rita Mateiro, e a sua posterior discussão, foram fundamentais para o reconhecimento das diferentes patologias psiquiátricas e ainda para a consolidação dos conhecimentos adquiridos no 5º ano. Além disto, pude ainda estar presente no Serviço de Urgência, onde tive sobretudo a oportunidade de observar doentes com patologia psiquiátrica em fase de descompensação.

Neste estágio, assisti ainda a algumas sessões teóricas sobre temas da área da Saúde Mental, ministrados por médicos psiquiatras desta Instituição, além de ter assistido ao Colóquio «50 anos de Revistas de Psiquiatria do Hospital Júlio de Matos e CHPL».

Opcional – Otorrinolaringologia

(9)

Ana Rita Nunes Neixa | 2008028 9

complementares de diagnóstico, tendo podido assim expandir o meu conhecimento sobre esta área médica.

Reflexão Crítica Final

No contexto profissionalizante deste 6º ano, de uma forma geral, os estágios apresentaram-se como uma oportunidade de cimentar o conhecimento teórico previamente adquirido e de o colocar em prática num ambiente controlado e apoiado. De realçar que o excelente apoio que tive sempre dos meus tutores, e ter podido frequentar enfermaria, consulta, bloco operatório e serviço de urgência, enriqueceu a variedade de situações que observei, e contribuiu para alcançar este objectivo.

Penso que consegui atingir os objectivos a nível de aprendizagem de gestos e atitudes necessárias, nomeadamente na realização de histórias clínicas, com obtenção de anamnese e exame objectivo, posterior formulação de hipóteses diagnósticas, planeamento de MCD e terapêutica necessária. Aqui, devo realçar o incentivo à abordagem biopsicossocial e da prevenção da saúde que me foi transmitido ao longo do ano nos diversos estágios, mas sobretudo em Saúde Mental e Medicina Geral e Familiar.

Tive também em vários estágios a oportunidade de praticar técnicas diagnósticas e terapêuticas que é necessário dominar, das quais destaco a realização de suturas em Cirurgia e de punções arteriais e venosas em Medicina.

A frequência do S.U., que ocorreu na maioria dos estágios, permitiu-me perceber quais as situações agudas com maior gravidade e como devo actuar perante elas, experiência que considero fulcral para um futuro bom desempenho das minhas competências profissionais.

(10)

Ana Rita Nunes Neixa | 2008028 10

permitido a experiência de trabalho fora de Hospitais Centrais, como em Hospital Regional (Hospital de Vila Franca de Xira) e Centro de Saúde fora da área da Grande Lisboa (USF Salus de Évora), o que me deixa mais preparada para compreender e enfrentar essas diferentes realidades futuramente na minha carreira profissional.

Além disto, tive em diversos momentos oportunidade de comunicar, tanto com doentes, como com a família destes e outros profissionais de saúde, o que contribuiu para o desenvolvimento de capacidades de comunicação, fundamentais ao exercício da Medicina. Para tal, também contribuiu o estímulo em todos os estágios para a pesquisa bibliográfica, tendo tido na maioria possibilidade de praticar a apresentação oral e a comunicação médica.

Devo destacar ainda como factor positivo, ao contrário de anos anteriores, ter sentido que não existia um excesso de alunos a estagiar no mesmo serviço ou a acompanhar o mesmo tutor. Pela negativa, devo referir a diferença na formação que existia entre os diferentes locais do mesmo estágio. Essa situação foi particularmente evidente no estágio de Cirurgia, com uma formação muito diferente entre os hospitais.

Em conclusão, considero que atingi de forma satisfatória todos os objectivos a que me propus, essenciais para a aquisição de uma futura autonomia profissional, além de ter desenvolvido as capacidades éticas e humanas indispensáveis para iniciar a carreira médica e que me permitem reconhecer o papel abrangente e a responsabilidade que tem um médico. Além de que penso ter adquirido uma compreensão das minhas limitações e da necessidade contínua de aprendizagem, tanto através da consulta bibliográfica como da comunicação com outros profissionais de saúde, através da troca de experiência.

(11)

Ana Rita Nunes Neixa | 2008028 11

(12)

Ana Rita Nunes Neixa | 2008028 12

Anexo I

Certificado de presença nas «26

as

Jornadas de Cardiologia

(13)
(14)

Ana Rita Nunes Neixa | 2008028 14

Anexo II

Declaração de presença no Curso «

Endoscopic Sinus and

(15)
(16)

Ana Rita Nunes Neixa | 2008028 16

Anexo III

Certificado de presença no Colóquio «50 anos de Revistas

(17)

Referências

Documentos relacionados

The matter of genetic classification is particularly complex when dealing with high- contact varieties, as their typological traits are likely to unveil the influ- ence of a number

Caracteriza-se pela ocorrência de um fragmento de litosfera oceânica formado por litótipos ultrabásicos (peridotitos) associados a níveis crustais de natureza metabasáltica, que

To begin with the empirical research, a questionnaire was designed to tap certain consumer responses to aspects such as online travel behavior, brand affiliation, lodging needs,

Além disso, a avaliação de empresas com resultados negativos, problemáticas para múltiplos P/E, assim como para fluxos de caixa, não são um obstáculo para P/BV.. Mas

Neste presente estudo foi aplicado um questionário sobre a aceitação de um dos seus detergentes comparado a dois concorrentes utilizando a escala ideal , além

Resposta: Impugnação acatada.    Sequencial: 77  Edital impugnado: Edital nº 1 ‐ Abertura 

Associados de qualquer idade que desejem constituir uma poupança, pelo prazo de 5 anos e 1 dia, com capital entregue e remuneração mínima garantidos, pelo Ativo do Montepio Geral -

good-will and benefits drawn from the Portuguese administration, Pissurlencar remained a nationalist Hindu at heart, and is known to have cooperated with the Indian authorities and