• Nenhum resultado encontrado

FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Ana Filipa Coroado da Silva Ferreira | MIM 2013/2014 |

N.º 2008013

Relatório Final do Mestrado

Integrado em Medicina

FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS

(2)

Índice

A) Introdução ... 1

B) Atividades Desenvolvidas ... 1

Obstetrícia e Ginecologia ... 1

Saúde Mental ... 2

Medicina Geral e Familiar ... 2

Pediatria ... 3

Cirurgia ... 4

Medicina Interna ... 4

Estágio Opcional ... 5

Preparação para a Prática Clínica (PPC) ... 6

Congressos ... 6

C) Posicionamento Crítico ... 6

(3)

A) Introdução

O presente relatório tem por objetivo sumarizar o trabalho desenvolvido ao longo do 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM), do ano letivo 2013/2014, e encontra-se dividido em 4 partes: A) Introdução, B) Atividades desenvolvidas, C) Posicionamento Crítico e D) Anexos, onde se podem encontrar os certificados de atividades extracurriculares desenvolvidas ao longo do ano.

Este ano profissionalizante foi constituído por 6 estágios independentes acrescido de um opcional, cujo objetivo comum era a prática tutelada mas autónoma nas diferentes áreas médicas e cirúrgicas, com vista a adquirir competências na colheita de histórias clínicas completas, nomeadamente anamnese, exame objetivo, diagnóstico diferencial, exames complementares e tratamento, além de capacitar no que à dimensão humana diz respeito, aptidão essencial ao exercício da medicina.

O objetivo final é o fornecimento de competências para a prática médica, com autonomia e dotar da capacidade de auto-aprendizagem, essencial para a nossa carreira médica futura.

B) Atividades Desenvolvidas

Obstetrícia e Ginecologia

(4)

às de ginecologia geral, onde pude ver a colocação do DIU com posterior controlo ecográfico; assisti a histeroscopias e fui ao bloco operatório onde pude desinfetar-me nas laqueações tubárias. Completei 12 horas semanais de Serviço de Urgência (S.U.), ao longo das quais passei pelo bloco de partos, onde observei partos; pelo bloco de cesarianas, numa das quais me pude desinfetar e nas admissões onde pude fazer exames ginecológicos e observar ecografias ginecológicas.

Fiz ainda uma revisão teórica intitulada ‘Hemoglobinopatias na gravidez’ que foi apresentada

na última semana de estágio e assisti à apresentação dos meus colegas sobre ‘Lesões intr

-epiteliais do colo, da vulva e da vagina’. Assisti também a uma sessão sobre aleitamento

materno, apresentada pela equipa de enfermagem do serviço.

Saúde Mental

Decorreu entre os dias 14/10/2013 e 8/11/2012, sob a regência do Professor Doutor Miguel Xavier. Nos primeiros 2 dias tivemos aulas teórico-práticas ministradas pelo regente. Sob tutelagem da Dr.ª Paula Duarte, fiz o meu estágio no Hospital de dia (HD) do Hospital Egas Moniz (HEM). O estágio consistiu em 2 semanas de HD, onde pude interagir com os doentes e participar nas sessões, atividades de grupo e discussões diagnósticas da equipa clinica. As outras 2 semanas foram na Psiquiatria de Ligação com o Dr. António Neves, onde pude assistir às consultas de Psiquiatria e passar pelas enfermarias, perante os pedidos de colaboração. Fiz uma urgência metropolitana no Hospital de Santa Maria e 2 urgências no Hospital de São Francisco Xavier. Elaborei uma vinheta clínica baseada na entrevista a um dos doentes do HD.

Medicina Geral e Familiar

(5)

sob tutelagem do Dr. Guilherme Ferreira na USF Monte Pedral, em Lisboa. Tive a oportunidade de observar os meus tutores no seu trabalho diário, que consistia em consultas de Saúde Infantil, Saúde Materna, Saúde da Mulher e principalmente Saúde de Adulto, entre as quais existiam umas específicas de Hipertensão arterial, Diabetes e Rastreio oncológico. Assisti ainda às consultas do dia, que eram de carácter mais agudo. Pude fazer a anamnese dos doentes e utentes, adultos e em idade pediátrica, assim como exame ginecológico. Realizei uma história clínica completa, que se focou não só na doença mas também no plano biopsicossocial e familiar da pessoa, incluindo uma lista dos problemas e um genograma. Tive a oportunidade de acompanhar a Dr.ª Clara, interna do Dr. Guilherme, nos domicílios com a equipa de enfermagem, por duas vezes, o que foi bastante instrutivo no que toca à abordagem biopsicossocial e familiar do utente.

Pediatria

(6)

a várias sessões hospitalares, sobre diversos temas, incluídas nas atividades de formação de internos e de divulgação de novos conhecimentos médicos.

Cirurgia

Decorreu entre os dias 27/1/2014 e 21/3/2014, sob a regência do Professor Doutor Rui Maio. O meu estágio realizou-se no Hospital Beatriz Ângelo (HBA) sob a tutelagem do Dr. Gonçalo Luz e esteve dividido em 6 semanas de cirurgia + 2 semanas de estágio opcional, que no meu caso, foi na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI). Durante as 6 semanas de cirurgia assisti às visitas na enfermaria, frequentei a enfermaria onde pude ver os doentes e escrever diários clínicos, retirar agrafes e observar a realização de pensos cirúrgicos tal como nas consultas; também frequentei o bloco onde assisti a cirurgias abdominais e pequenas cirurgias, tive a oportunidade de me desinfetar inúmeras vezes e pude ser instrumentista numa delas. Frequentei o S.U. uma vez por semana e pude desinfetar-me em algumas cirurgias de urgência e suturar no balcão dos verdes com a Dr.ª Ana Rodrigues.

Durante as 2 semanas na UCI e Intermédios, acompanhei vários médicos e pude fazer anamnese dos doentes menos críticos, observar patologia muito variada, exames complementares de diagnóstico, técnicas invasivas e discutir terapêuticas, modalidades de ventilação e monitorização cardiovascular. Assisti também a uma sessão sobre hipotermia. Ao longo do estágio houve um total de 16 aulas teóricas e 10 aulas teórico-práticas dirigidas a temas transversais à cirurgia embora de domínio técnico dos especialistas preletores. No último dia de estágio realizou-se um congresso, no qual os alunos apresentaram um trabalho sobre uma patologia com a qual tiveram contacto ao longo do estágio, no meu caso: Síndrome de Mirizzi.

Medicina Interna

(7)

Curry Cabral (HCC) sob tutelagem da Dr.ª Helena Damásio. A maior parte do estágio foi passado na enfermaria do Serviço 1B. Pude fazer o exame objetivo, gasimetrias ou outros procedimentos necessários, escrever diários clínicos, ver exames complementares, discutir a terapêutica com a minha tutora e, consoante a evolução, planeávamos a marcha diagnóstica ou a alta hospitalar. Por vezes, eu própria pedia os exames, acompanhava o doente à radiologia e assistia aos exames complementares, enquanto discutia com o médico radiologista os resultados. Frequentei o S.U. do Hospital de São José com a Dr.ª Adriana, interna da minha tutora, onde pude observar as patologias mais frequentes e ajudar na observação dos doentes e discutir a abordagem clínica, imagiológica e terapêutica. Foram ministradas 6 aulas teóricas na faculdade e 6 teorico-práticas no HCC sobre temas relevantes para a prática clínica. Colhi várias histórias clínicas. Redigi uma história clínica completa de uma doente internada, que foi discutida com o Professor Doutor José Malhado. Apresentei um trabalho sobre insuficiência cardíaca congestiva, tema sobre o qual o meu grupo realizou um artigo de revisão homónimo.

Estágio Opcional

(8)

esfregaço de sangue periférico e biópsias de medula óssea ao microscópio, citometrias de fluxo, cariótipos, técnicas de FISH e RT-PCR.

Preparação para a Prática Clínica (PPC)

Ao longo do 2º semestre, tive PPC sob regência do Professor Doutor Palma dos Reis. Consistiu em 7 aulas teóricas sobre temas gerais mas importantes para a vida clínica, abordados sob o ponto de vista de diversas especialidades médicas e cirúrgicas.

Congressos

Tive a oportunidade de assistir a exposições de âmbito médico e cirúrgico e de fazer um curso de Suporte Básico de Vida + Desfibrilhador Automático Externo (SBV+DAE), cujos certificados de participação se encontram nos anexos.

C) Posicionamento Crítico

Como aluna do 6º ano e no contexto profissionalizante do mesmo, penso que os conhecimentos e gestos aprendidos este ano foram muito enriquecedores e um bom substrato para a minha aprendizagem contínua ao longo da minha vida clínica futura.

Os estágios foram uma grande oportunidade para sedimentar o conhecimento adquirido e para o pôr em prática num contexto controlado e tutelado. Devo referir que me senti sempre apoiada pelos meus tutores e que tive a oportunidade de contactar com as diversas vertentes da prestação de cuidados, desde o bloco operatório, enfermarias, consultas ou S.U., o que constituiu uma boa fonte de variedade de casos clínicos observados.

(9)

nomeadamente a técnica de sutura e realização de pensos, punções arteriais e venosas, exame ginecológico, exame objetivo pediátrico adequado a cada faixa etária.

Devo notar que a minha postura sempre passou por demonstrar a importância da minha presença e observação próxima dos diversos gestos e procedimentos realizados, sempre com a sensibilidade e flexibilidade de respeitar a privacidade e intimidade do doente. Em diversos momentos, tive a preocupação de comunicar cuidadosamente a informação médica aos doentes e familiares, o que tornou essencial a abordagem biopsicossocial e um discurso com objetivo preventivo da saúde, que me foi transmitido particularmente no estágio de Medicina Geral e Familiar. O facto de alguns estágios terem uma população alvo restrita, como foi o caso da Pediatria e de Obstetrícia e ginecologia, permitiu-me ter uma maior preparação e uma atitude mais dirigida, para a qual também contribuiu a frequência do S.U. nos respetivos estágios, embora seja essencial em qualquer um deles, pois é uma parte muito particular das responsabilidades do médico, que tem de saber atuar com rapidez e objetividade para resolver uma situação aguda. Assim, toda a experiência adquirida nesse sentido foi útil para o meu crescimento como futura médica. Quanto ao estágio opcional, escolhi o estágio médico em hematologia, porque no 4º ano não tive a oportunidade de fazer esse estágio em detrimento do estágio de Medicina Física e de Reabilitação, dado ser uma de 4 opções de especialidades médicas, com número máximo de alunos e distribuição obrigatória por todas as especialidades.

(10)

Em praticamente todos os estágios tive a oportunidade de praticar a apresentação oral e a comunicação médica, sendo de referir o incentivo à pesquisa de fontes bibliográficas fidedignas e atualizadas.

Devo destacar pela positiva o facto de na maioria dos estágios o rácio aluno:tutor ser em média 2:1, excepto no estágio de medicina que apesar de ser a única aluna do 6º ano na equipa, haviam mais alunos (3) de outros anos. Destaco também a autonomia que nos foi concedida em determinados estágios, o que permitiu o desenvolvimento e prática de gestos e técnicas clínicas essenciais. Devo destacar pela negativa a distância de alguns locais de estágio, o que torna as deslocações muito dispendiosas e morosas, embora entendo que seja um mal necessário para manter o rácio aluno:tutor diminuído e manter as oportunidades de aprendizagem e principalmente de prática clínica.

Em conclusão, considero que atingi os objetivos a que me tinha proposto, não apenas no conhecimento teórico e prático mas também no que diz respeito à dimensão humana e ética, inerentes à responsabilidade médica. Levo daqui um conjunto de ferramentas que conto virem a ser indispensáveis à minha prática clínica, tendo ainda muito para progredir no conhecimento da arte médica e de acordo com a leges artis. Apercebi-me das minhas

limitações e ajudou-me a contorná-las, adquirindo assim ferramentas para a minha aprendizagem contínua ao longo da minha carreira, para o qual também contribuiu a passagem pelas diferentes instituições de ensino médico.

(11)

D) Anexos

(12)
(13)
(14)
(15)

Referências

Documentos relacionados

Nesse trabalho, utilizando um modelo matemático baseado nas relações de Cambford e desenvolvido por Massad (1992,1993) – Método das Duas Rectas Modificado (MDRM) - chegou-se a

Face ao exposto, para que os nossos alunos atinjam os desempenhos descritos no PPEB, nomeadamente na competência de CEL, torna-se necessário que o professor crie ambientes

The second cognitivist proposal to deal with the problem of in- continence I will examine is Alfred Mele’s (Mele 1987). He tries to account for the possibility of incontinent

Figura 24 - Resistência térmica do substrato B tratado por raclagem, spraying e foulardagem .... Figura 25 - Resistência térmica das estruturas laminadas: 3 camadas de substrato

Relativamente ao estágio de Cirurgia Geral propriamente dito, pude acompanhar a actividade diária do meu tutor, nomeadamente, na Enfermaria (observando os doentes autonomamente na

A maior parte do estágio decorreu na enfermaria do serviço, onde pude assistir a visitas clínicas. bem como a todas as consultas diárias dos doentes internados e conduzir

Tive ainda a possibilidade de passar pela enfermaria, onde pude observar doentes no.

No estágio de Cirurgia Geral, frequentei: o Bloco Operatório, onde observei diversas cirurgias; a Enfermaria, onde acompanhei a evolução pós-operatória destes