• Nenhum resultado encontrado

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DA REDE IFES

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

Planejamento Anual de Atividades – 2010

(01 de janeiro de 2010 a 31 de dezembro de 2010)

1. IDENTIFICAÇÃO

1.1. Instituição de Ensino Superior: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba 1.2. Grupo: PET Engenharia Elétrica

1.3. Home Page do Grupo: http://www.ifpb.edu.br/petee/index.php

1.4. Data da Criação do Grupo: Início das atividades oficialmente em janeiro de 2009

1.5. Tema (somente para os grupos criados a partir dos lotes temáticos): ... 1.6. Curso de graduação ao qual o grupo está vinculado: Engenharia Elétrica

1.7. Habilitação oferecida pelo curso de graduação ao qual o grupo está vinculado: ( ) Licenciatura ( X ) Bacharelado ( ) Licenciatura e Bacharelado 1.8. Nome do Tutor..Alfrêdo Gomes Neto

1.9. E-Mail do Tutor:..alfredogomes@ieee.org

1.10. Titulação e área: Doutor em Engenharia Elétrica / Área: Telecomunicações / Sub-área: Teoria Eletromagnética

1.11. Data de ingresso do Tutor (mês/ano): Janeiro/2009 2. ATIVIDADES PROPOSTAS

No planejamento geral das atividades considere:

 O compromisso com a formação acadêmica de qualidade, ética e cidadã; com a indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão; com a preparação dos alunos para atuar no seu futuro campo profissional e com a melhoria do curso de graduação ao qual o grupo está vinculado.

 Participação dos integrantes do grupo em atividades que visem à interação entre bolsistas e não bolsistas e com o curso de graduação ao qual está vinculado, de modo a viabilizar o efeito multiplicador do PET sobre a comunidade acadêmica e a interação do grupo com o projeto pedagógico do curso.

 O desenvolvimento de competências básicas pelos integrantes do grupo no uso da linguagem escrita e oral, em idioma estrangeiro e na área de tecnologias de informação e comunicação.  Atividades inovadoras na graduação.

 Ações para diminuir a evasão e repetência no(s) curso(s) de graduação.  O caráter multi e interdisciplinar das atividades.

* Os grupos criados em 2009 deverão manter, no preenchimento do formulário, as atividades definidas na proposta que encaminharam a SESU/MEC por ocasião do referido Edital.

Com pouco mais de um ano de existência, o Programa de Educação Tutorial, PET, tem sido um diferencial de qualidade para o curso de Engenharia Elétrica do IFPB. A sala do PET Engenharia Elétrica é um ponto de referência, para onde convergem não apenas alunos do curso, mas todos aqueles que de uma maneira direta ou indireta têm afinidade com a área. Neste contexto, podem ser incluídos alunos do IFPB nas mais diversas modalidades e níveis: alunos do ensino médio, com seus projetos para Mostra de Ciências; alunos dos cursos sequenciais (técnico de nível médio); alunos dos cursos superiores de tecnologia; e alunos de todos os semestres do curso de Engenharia Elétrica. Os mini-cursos oferecidos e os eventos realizados são esperados em novas versões desde o seu encerramento.

Entretanto, o PET Engenharia Elétrica não tem uma vocação endogênica e sua atuação vai além do IFPB. Divulgar a Engenharia Elétrica através da participação em eventos (O PET de Engenharia

(2)

Elétrica esteve presente em 2009 no Fórum Mundial de Educação Tecnológica, em Mostras de Ciências em João Pessoa, Campina Grande e Cajazeiras, no Fórum Paraibano de Grupos PET, entre outras atividades) é uma de suas prioridades. Neste contexto tem sido fundamental a atuação articulada com o Ramo Estudantil do IEEE do IFPB e com os Programas de Iniciação Científica.

Assim sendo, um desafio se impõe: Como manter o Grupo motivado?

Ainda estamos em fase de consolidação, nos nossos primeiros anos, mas o caminho encontrado foi a construção coletiva do planejamento. Cabe ao Tutor identificar potencialidades, destacar necessidades e acompanhar a discussão das possibilidades. Neste sentido foi construído o planejamento do Grupo PET Engenharia Elétrica para o ano de 2010. Das reflexões sobre as realizações do ano de 2009, acertos e erros. Das expectativas para o ano de 2010, contextos e realidades. A cada planejamento, um ano PET por construir.

A seguir são apresentadas as expectativas do Grupo PET Engenharia Elétrica para o ano de 2010. 2.1. Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão

No planejamento de atividades de ensino considere:  Pertinência das atividades no contexto do PET.

 Contribuição para o desenvolvimento de novas práticas e experiências pedagógicas no curso de graduação ao qual o grupo está vinculado.

 Complementaridade entre ações de pesquisa e extensão e os temas/ações tratados no âmbito do PET.  Benefícios acadêmicos da atividade para o grupo e para a comunidade acadêmica do curso ao qual

está vinculado.

 A contribuição para a formação cidadã dos integrantes do grupo e o desenvolvimento social.  Resultados esperados (produção de material didático, apresentação e publicação de trabalhos). * Na descrição das atividades, destacar a forma como as ações de ensino, pesquisa e extensão serão desenvolvidas.

2.1.1-Ensino

2.1.1-1- Mini-curso de Eletrônica Básica

Realizado aos sábados, oferecido semestralmente, o mini-curso de Eletrônica Básica permite que alunos utilizem equipamentos (multímetros, osciloscópios e geradores de sinais) e realizem práticas que contribuem para a consolidação de conceitos teóricos. Além dos fundamentos, são discutidas questões como aquisição de componentes e ferramentas, programas computacionais para fins didáticos, etc. Embora a clientela seja prioritariamente constituída por alunos do curso de Engenharia Elétrica, o curso é aberto aos demais alunos do IFPB.

2.1.1-2- Mini-curso de Microcontroladores

No ano de 2009 este curso foi oferecido internamente, entre os integrantes do grupo PET. Para o ano de 2010 este mini-curso deverá ser oferecido a cada semestre para as comunidades interna e externa do IFPB, atendidos pré-requisitos, como conhecimentos de programação e eletrônica digital. Com aproximadamente 20 horas, trata-se de um mini-curso onde os alunos aprendem os princípios da programação de micro-controladores, em geral o PIC 16F877, implementando aplicações tais como um semáforo, sensores de temperatura, etc.

2.1.1-3- Mini-curso – O microcomputador e o mundo externo – Interfaces serial, paralela e USB Este é um curso onde o aluno aprende os princípios da comunicação do microcomputador com o mundo externo, através das interfaces específicas. A partir desses conhecimentos os alunos podem fazer leituras de sinais externos (um sinal de controle, uma tensão, etc.) ou atuarem no comando eletrônico de determinadas ações (ativar um relé, acender um LED, etc). Para o primeiro semestre de 2010 está programado um mini-curso sobre interfaces serial e paralela. Para o sendo semestre está programado um mini-curso de interface USB.

Os mini-cursos têm aproximadamente 20 horas-aula, sendo ministrados por alunos do grupo PET, o que favorece a consolidação dos seus próprios conhecimentos, desenvolve a sua capacidade didática e promove a integração com alunos de outros cursos e níveis. Para cada turma são oferecidas, em média, 15 vagas. Destaque-se ainda que a experiência acumulada nesses mini-cursos realimenta as práticas de disciplinas do curso de Engenharia Elétrica. Além disso, os alunos

(3)

passam a melhor entender as possibilidades e limitações de um professor em sala de aula, soluções e desafios.

2.1.1-4-PETtear* é um conjunto de atividades de apoio e suporte ao alunos do curso de Engenharia Elétrica e demais alunos do IFPB

PETtear-GTEMA

Um dos espaços que os alunos utilizam para pesquisa, montagem de circuitos, discussão de idéias, ou simplesmente conversar, é o laboratório do GTEMA (Grupo de Telecomunicações e Eletromagnetismo Aplicado). Diariamente, os alunos do PET, em esquema de escala, ficam de plantão no GTEMA. A presença dos alunos do PET, além de contribuir para a boa utilização dos recursos disponíveis, favorece a interação com alunos de outros cursos.

PETtear-Componentes

Um das dificuldades encontradas pelos alunos do Curso de Engenharia Elétrica é a aquisição de componentes eletrônicos. Procurando minimizar essa dificuldade, o PET Engenharia Elétrica possui um estoque dos componentes mais utilizados. Esses componentes podem ser emprestados aos alunos. Se o aluno quiser adquirir o componente é suficiente o reembolso a preço de custo. O estoque de componentes, assim como quais componentes adquirir, é administrado pelos alunos do Grupo PET, desenvolvendo-se assim o senso de organização e gerenciamento.

PETtear-Dúvidas

Aproveitando horários em que estão no PET, os alunos ficam à disposição para tirar dúvidas dos alunos do ensino médio do IFPB, principalmente de conteúdos que envolvam física, matemática e química. Esta é uma atividade realizada em parceria com a CAEST, Coordenação de Apoio ao Estudanate.

*PETtear - Contração de PET e tear, dando o sentido de atuar em consonância com a proposta do PET. PETtear é através da criação de um “tecido” fomentar redes de troca de experiências.

2.1.1-5-Desenvolvimento do Manual com experiências didáticas utilizando a FPGA

2.1.1-6-Desenvolvimento do Manual com experiências didáticas utilizando Microcontroladores Texas

2.1.1-7- Desenvolvimento do Manual com experiências didáticas Processadores de Sinais O PET de Engenharia Elétrica funciona como um pré-laboratório do curso. Algumas atividades que se pretende introduzir em disciplinas regulares do curso, principalmente práticas de laboratórios, são previamente propostas aos integrantes do PET. A partir da implementação dessas propostas, são elaboradas notas de aula com a orientação específica para aquela prática. Uma ideia bastante interessante é que a partir de 2010 essas notas de aula sejam disponibilizadas na página do grupo na internet. Este contexto se aplica aos itens 2.1.1-5, 2.1.1-6 e 2.1.1-7.

2.1.2-PESQUISA 2.1.2-1 –FSS 2.1.2-2 –PATCH 2.1.2-3 –Fractais

2.1.2-4–Comparação dos MoMO, WCIP e FDTD 2.1.2-5-FPGA

(4)

2.1.2-7-Processadores de Sinais

2.1.3-Extensão

2.1.3-1- Implantação do Ponto de Coleta de Equipamentos Eletrônicos Descartados 2.1.3-2- PET e o Ensino Médio

2.1.3-3- PET Divulgação 2.1.3-4- II Desafio PET 2.1.3-5- www-PET-tronics

2.2. Impacto no(s) Curso(s) de Graduação

No planejamento de atividades considere:  Atividades Inovadoras na Graduação.

 Benefícios acadêmicos da atividade para o grupo e para a comunidade acadêmica relacionada a ações de diminuição da evasão e repetência do curso ao qual está vinculado.

 Ações relacionadas com a inclusão de deficientes no curso (quando for o caso).

2.3. Atividades de Caráter Coletivo

 participação em eventos científicos, feiras, mostras, encontros locais, regionais e nacionais.  atividades integradas com bolsistas de monitoria, iniciação científica e extensão na IES. 2.3.1 Organização da Semana do Fera (Pré-Engenharia)

O Grupo PET de Engenharia Elétrica, em conjunto com o Ramo Estudantil do IEEE do IFPB, organizada desde 2º semestre de 2009, a recepção dos alunos novatos do curso. Nesta proposta são realizadas palestras, apresentação do curso, apresentação do PET, apresentação do Ramo Estudantil do IEEE do IFPB e mini-feira de projetos de alunos do curso. É uma atividade semestral e que tem um grande impacto na comunidade do IFPB, inclusive pela mudança de conceito em relação ao trote.

2.3.2 Organização do IX Encontro Nordestino de Grupos PET, IX ENEPET

Neste ano os grupos PET de João Pessoa são responsáveis pela organização do IX Encontro Nordestino de Grupos PET, a ser realizado nos dias 28, 29 e 30 de maio, em João Pessoa. Trata-se de uma oportunidade ímpar não só para interagir com os demais grupos PET do Nordeste, mas, sobretudo, de participar da organização de um evento acadêmico, entender os desafios inerentes e as soluções encontradas. Considerando a efetiva participação do PET Engenharia Elétrica do IFPB na organização do 7º Fórum Paraibano de Grupos PET, realizado em João Pessoa, em 2009, a participação no IX ENEPET é a continuidade de processo de crescimento.

(5)

2.3.3 Participação Encontro Nacional de Grupos PET 2010, ENAPET 2010

A participação no ENAPET representa um momento de intensa troca de experiências. A realização do ENAPET 2010 na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte vizinho ao estado da Paraíba, favorece uma participação massiva dos integrantes do PET Engenharia Elétrica.

2.3.4 Participação na VI Semana de Ciência e Tecnologia do IFPB

Realizada anualmente, a Semana de Ciência e Tecnologia do IFPB é uma oportunidade para que os integrantes do Grupo PET de Engenharia Elétrica possam não só apresentar os projetos desenvolvidos, como ainda conhecer as atividades desenvolvidas pelos demais alunos do IFPB.

2.3.5 Participação no MOMAG 2010

O curso de Engenharia Elétrica do IFPB possui duas ênfases: telecomunicações e eletrônica. Pelo envolvimento de diversos professores do curso com a área de microondas e eletromagnetismo, alunos integrantes do PET Engenharia Elétrica estão envolvidos com projetos de pesquisa nessa área. Assim sendo, propõe-se que pelo menos três artigos envolvendo integrantes e não integrantes do PTE, sejam apresentados no MOMAG 2010, evento que inclui o 14º SBMO - Simpósio Brasileiro de Microondas e Optoeletrônica e o 9º CBMag - Congresso Brasileiro, a ser realizado de 29 de agosto a 1º de setembro na cidade de Vitória, ES.

3. CRONOGRAMA PROPOSTO PARA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DO GRUPO

4. OUTRAS AÇÕES QUE O GRUPO ACHAR PERTINENTE

Local e Data:

_______________________________________________ Tutor

Referências

Documentos relacionados

Java vai se tornar uma linguagem universal Java é apenas outra linguagem de programação Java é interpretada, portanto lenta. As applets Java são um risco

O Programa de Educação Tutorial - PET é integrado por grupos tutoriais de aprendizagem e busca propiciar aos alunos de cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior -

Minicurso de Pesquisa – Trata-se de um minicurso de pesquisa interno (petianos SSO) que visa subsidiar o grupo na realização das pesquisas em curso e debater entre

Todo produto do trabalho que realizamos (textos, palestras, página eletrônica, ações de diversas naturezas, etc.) tem como objetivo final, a disseminação do

Todo produto do trabalho que realizamos (textos, palestras, página eletrônica, ações de diversas naturezas, etc.) tem como objetivo final, a disseminação do

Em 2012 o II Seminário de Extensão Rural do IFTM Câmpus Uberaba teve como tema a mulher nas ciências agrárias. Em 2013 o tema será discutido com a comunidade acadêmica e

Todas as atividades planejadas são percebidas como ações que podem beneficiar não apenas o grupo, mas também a comunidade acadêmica por contribuir para o aprimoramento da

Esta atividade ocorre desde a formação do grupo e é considerada por todos, especialmente pelos egressos, como uma das mais importantes para a formação pois