• Nenhum resultado encontrado

e-book INSPIRE-SE PARA EXPANDIR SEUS NEGÓCIOS COM PROPÓSITO E ALEGRIA!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "e-book INSPIRE-SE PARA EXPANDIR SEUS NEGÓCIOS COM PROPÓSITO E ALEGRIA!"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

e-book

INSPIRE-SE PARA EXPANDIR SEUS NEGÓCIOS COM PROPÓSITO E ALEGRIA! www.clarissamedeiros.com.br

(2)

Copyright © Clarissa Medeiros, 2017 Conteúdo e edição: Clarissa Medeiros Edição e revisão: Simone Moreira

Capa e projeto gráfico: Silvia Oliveira, Carolina Agmont e Clarissa Medeiros

Medeiros, Clarissa.

E-book Três Chaves para Expandir seus Negócios / Clarissa Medeiros – São Paulo, 2017. 19 p.

Empreendedorismo. Liderança. Autoconhecimento.

2017

Clarissa Medeiros

www.clarissamedeiros.com.br clarissa@clarissamedeiros.com.br

Agradecimentos:

Agradeço a todos os professores, coaches, sábios, mestres, mentores, clientes e a família pelo suporte constante que tenho recebido e pelas oportunidades de aprendizado. Agradeço especialmente aos parceiros e professores pela

inspiração e contribuição com conteúdo presente neste e-book, seus nomes estão citados nas páginas específicas.

(3)

INTRODUÇÃO

As verdadeiras mudanças acontecem de dentro para fora!

Esteja você iniciando seu negócio ou querendo levá-lo para o próximo patamar, redescobrir seus talentos e clarear seu propósito poderá fortalecer seu poder de ação para chegar mais longe.

Elaboramos este e-book exclusivo com exercícios e leituras para ajudá-la a acessar suas forças e descobrir qual o próximo passo para crescer, servir mais clientes, alcançar mais sucesso e fazer a diferença.

Afinal, seus clientes ideais estão esperando por você!

Após um longo percurso de transições e dedicação ao autoconhecimento, encontrei meu lugar no mundo. Amo o que faço e faço o que amo. Empoderar empreendedoras para expandir seus negócios com propósito e alcançar mais abundância e alegria é o que me move.

Contribuir para que mais pessoas realizem seu potencial enquanto posso trabalhar com quem escolho, viajar o mundo e ter uma vida confortável, com constantes aprendizados, tem sido minha visão inspiradora.

E você? Qual a vida que você quer ter? Qual o legado que você quer deixar? Está preparada para colocar suas melhores qualidades em movimento a serviço de quem precisa do que você tem para oferecer?

Aprendi que aliar os talentos e propósito a um claro senso de direção traz mais significado e motivação para o crescimento da atividade empreendedora. Assim, conforme você se conhece e descobre aonde quer chegar, fica mais fácil conectar-se às pessoas que precisam de você.

(4)

Foi pensando nisso que elaboramos este e-book, repleto de conteúdo e atividades. Selecionei algumas práticas poderosas que ofereço nos programas que realizo para empreendedoras, para você começar a exercitar temas importantes para seu autodesenvolvimento e refletir sobre a direção de seu propósito de vida.

Os efeitos que estas práticas proporcionarão dependerá do quanto você está disposta a se dedicar de coração ao processo, mantendo uma postura aberta e isenta de julgamentos. Assim, encorajo a reservar um tempo “só seu” para dedicar-se a estas atividades com atenção, dedicar-sendo honesta consigo nas respostas.

Que tal fazer isto forma leve e divertida, por exemplo, usando canetinhas coloridas para decorar seu e-book? Assim, é possível que este caderno ajude-a alcançar mais clareza no próximo passo.

Vale lembrar que construir um negócio é um processo que leva tempo e requer constante persistência e disciplina. Resistências aparecem no caminho e é nosso dever buscar suporte de outras mulheres e de quem já “chegou lá” para superar obstáculos e iluminar o caminho, pois fazer transições e empreender sozinha é muito difícil. Lembre-se: juntas somos muito mais fortes!

Estou agradecida pela oportunidade de servi-la ao compartilhar um pouco deste trabalho e enviando as mais elevadas vibrações para que sua jornada empreendedora seja repleta de expansão, abundância e alegria!

Clarissa Medeiros

Fevereiro de 2017.

(5)

ÍNDICE

1.

REFLEXÃO SOBRE LEGADO SOCIAL...06

2.

PRÁTICA SOBRE LEGADO SOCIAl...10

3.

MUDE O SEU MUNDO...9

4.

REFLEXÃO SOBRE PROPÓSITO DE VIDA...12

5.

CASA DA MUDANÇA (“HOUSE OF CHANGE”)...Erro! Indicador não definido.4

6.

VAMOS EXPANDIR NOSSO PODER DE AÇÃO?...16

(6)

1. REFLEXÃO SOBRE LEGADO SOCIAL

“Posso te perguntar hoje qual herança você vai deixar para seus filhos ou para o mundo?

Rapidamente você pode me responder fazendo um levantamento simples dos bens que acumulou no decorrer da vida, casas, carros, pode também não conseguir fazer o levantamento de nada ou pode fazer um levantamento e perceber que não sabe para quem deixar.

Não importa, aliás, importa porque isso já pode lhe levar a muitas reflexões, mas o fato é que um bom cartório e advogado resolvem isso, é meio chato, cansativo e preocupante, mas, não há coisas práticas que não se resolvam. Fazem-se contas, somam-se números, contam-se pessoas, dividem os bens, escrevem em um documento com textos complexos, duas vias, carimbos, cartório e pronto, cada um com seu cada qual.

Agora quero te perguntar se você já se perguntou, qual o legado vai deixar para o mundo? Nesse mesmo mundo onde estão seus filhos, ou filhos de amigos, filhos de filhos, nesse mundo aqui que vivemos.

Herança é construída fazendo o milagre da transformação da “pedra em pão”, sua-se a camisa, trabalha-sua-se para caramba, do sol raiar a coruja cantar, trabalha-sua-se, acumula-se, transforma-se suor em bens materiais, é importante, muito importante, porque sem trabalho o mundo não se constrói.

Mas, legado, é construído nas entrelinhas do documento do cartório que citei acima, sua construção acontece 24 horas por dia, silenciosa, quieta, dia após dia. Acontece na nossa presença ou longe dela, depende de nós, mas vai muito além da nossa presença física.

(7)

Legado é a forma como os que deixamos aqui vão olhar o mundo, ou para o mundo. Legado não pode ser dividido, legado é pessoal e intransferível.

O nosso legado no mundo é construído na nossas ausências quando estamos transformando pedras em pão e nossos filhos estão olhando pela janela da sala esperando a gente voltar, nosso legado é construído nas nossas reclamações, nos nossos lamentos, na descrença que temos diante da vida e na falta de confiança no mundo, quando falta fé, quando nos desesperamos, quando temos medo de nos perder, nosso legado é criado, nas piadas preconceituosas nos encontros aos finais de semanas, quando tratamos o diferente com indiferença, surge quando ignorantemente falamos que somos todos macacos (não podia perder essa) sem nunca termos lido uma página sobre Darwin.

Legado meu amigo, surge do lugar que você se coloca no mundo, da maneira como acalenta seu filho nas horas de dor, no bom dia dado a todos que encontra pelo caminho, legado surge quando você mostra – e não ensina, ensinamento não tem valor no legado – com suas ações que somos todos iguais, legado surge e toma corpo quando você coloca a música para rolar na sua casa, quando você desconecta do seu iphone e conecta com seu filho.

Legado vai sendo construído tal qual um casa, quando você joga lixo na rua, paga mal seus funcionários, mente sobre suas crenças e vive totalmente contra aquilo que acredita, alicerça profundamente a maneira de viver a vida daqueles que estão a sua volta.

Legado perpetua, dessa para mais mil gerações. E legado pode ainda vir requintado com conquistas, mostrando que amar significa dar, que ter significa ser, que medo se trata com remédio, legado comprado.

Diferente da herança que só tem uma forma de ser construída, o legado não, porque para nossa felicidade ele também é construído, nas cantigas de ninar, na

(8)

praia aos finais de semana, na guerra de travesseiros no final de tarde, pode ser construído, dando para se receber, fazendo o que se ama, crendo que o mundo é um lugar maravilhoso para se estar, legado pode ser construído com desculpas, muito grata, você é linda, eu amo você.

Legado pode ser construído cozinhando a comida predileta, dando um beijo na testa antes de dormir, dando risada da piada do outro, jogando para brincar e não para ganhar, jogando lixo no lixo, amando o próximo, tendo compaixão da dor alheia, na divisão diária de tarefas em casa.

Legado diferente da herança pode ser pouco preocupante e muito divertido de ser construído, porque depende de uma atitude somente sua em relação a sua vida, e essa atitude pode ser mudada a qualquer momento, aliás, deve ser mudada, porque não tem legado mais massacrante que o de ser igual uma vida inteira.

Enquanto você se preocupa em construir sua herança, seus filhos e pessoas ao seu lado silenciosamente podem estar construindo o seu legado e você sem saber não está compartilhando isso, porque como eu disse legado não pode ser dividido, mas pode ser compartilhado, aliás, é compartilhado, prova disso são os inesquecíveis almoços de domingo na casa dos avós.

Outro dia pensei no legado que minha mãe que se foi deixou para mim, e para você ter uma ideia do poder disso, te conto: minha mãe deixou para mim uma cadeira de balanço onde eu amamentei meu primeiro filho com toda tranquilidade logo que ele nasceu, disso eu fiz um parto domiciliar e meu segundo filho nasceu no aconchego do nosso lar de forma respeitosa.

Minha mãe deixou para mim a compaixão por todos sem nunca, em toda sua vida ter feito um julgamento a qualquer tipo de mulher, nunca ouvi minha mãe tratar

(9)

nenhuma mulher com termos chulos, e disso eu fiz o respeito a individualidade feminina e minha liberdade em ser o que sou.

Minha mãe deixou para mim uma singeleza em lidar com a vida, uma alegria leve e pueril e disso eu fiz a crença inabalável de que esse mundo é um lugar maravilhoso para se viver e consigo me divertir com pouco e achar beleza na florzinha do quintal.

Minha mãe deixou para mim o amor pelos meus filhos, a alegria em ser avó, e disso eu vou fazer bolos, brigadeiros e passeios intermináveis com meus netos.

Minha mãe deixou para mim uma crença de que todo ser humano muda e pode ser melhor, e com isso eu fiz o meu caminho de desenvolvimento, mudei a mim mesma, estudei e tento de alguma forma retribuir isso para o mundo com minha profissão. Minha mãe e minha avó me deixaram uma canção de ninar em japonês, que canto sempre aos meus filhos e chego a sentir o perfume de cada uma delas enchendo meu coração de alegria.

Tenho uma lista interminável de legados que recebi dela, poderia falar sobre isso mais dez páginas, mas não quero, porque o legado que quero deixar para o mundo não está nessas páginas, está na forma como vivo a vida e acredito sim que dia após dia o mundo vai ser um lugar melhor e lindo de se viver.”

E você? Qual é o seu legado?

(10)

2. PRÁTICA SOBRE LEGADO SOCIAL:

Agora, vamos percorrer algumas questões que possam conectá-la na realidade que você quer criar! Reflita sobre e responda as perguntas abaixo:

• Que futuro você quer criar?

• Que futuro você está criando?

• Que forças precisam ser dominadas para que você caminhe daqui para lá?

• O que você quer conservar?

• O que você quer aprender?

• Você quer ficar famosa, ser conhecida ou reconhecido pelo quê?

• Pelo que você quer ser lembrada?

(11)

3. MUDE O SEU MUNDO

Como ser feliz ao acordar e estender esta alegria para o resto do dia? Viver nas grandes cidades pode ser uma experiência incrível. Mas, também pode tornar-se uma experiência infernal. O tornar-seu estado de espírito dá o tom, e nenhum lugar será bom o suficiente enquanto houver guerra dentro de você.

Se você já se sentiu profundamente triste ou ansiosa à beira do mar, sabe exatamente do que estou falando. Quando você está alegre, espalha alegria! O que você oferece ao mundo diariamente, o melhor ou o pior de si? As pessoas de seu convívio e da cidade vão responder como um espelho. A cidade em que vive e o mundo são verdadeiros espelhos de nosso mundo interior. Somos criadores de realidades e podemos transformar nossas experiências. Toda ação gera uma reação, esta é a lei da Causa e Efeito, tão líquida e certa como a Lei da Gravidade.

Hoje sinto-me empoderada para falar sobre isso e ajudar outras pessoas a fazerem a sua transição para uma vida com mais significado. Mas, não foi sempre assim. Todos nós temos dias cinzentos.

Quando finalmente conquistei clareza sobre o propósito de minha vida, ou seja, quando compreendi quem sou e para que existo, tudo ficou mais fácil e coerente. Passei a ter um forte senso de direção e, ao colocar meus talentos em ação, veio a prosperidade e a alegria.

Com isso, consegui assumir total responsabilidade pelo que acontece em minha vida. Quando você acessa a sua alegria verdadeira, sente vontade de viver para valer, e de compartilhar. Despertar a alegria muda tudo. Transforma sua realidade por completo e melhora a vida de quem está perto de você.

Todos nós temos dons e talentos, que trouxemos ao mundo para poder realizar a nossa missão de vida.

Este não é um mundo aleatório. Não somos máquinas, tampouco animais inteligentes. Somos seres humanos, criativos por natureza. Somos quânticos. Por isso, nunca acredite que não é capaz, boa ou forte o bastante para mudar. Você pode fazer a diferença e ajudar a formar a massa crítica de pessoas mais conscientes. Esta nova visão abrirá caminho para um sistema de trabalho que permite o bem-estar físico, emocional, mental, espiritual e social. Já imaginou? Sempre sonhei, desde pequena, a mudar o mundo. Por isso, concluo com um pedido: por favor, ajude-me a transformar o mundo. Mude o seu mundo!

(12)

4. REFLEXÃO SOBRE PROPÓSITO DE VIDA:

“Todas as pessoas foram feitas para algum trabalho particular e o desejo de encontrar aquele trabalho foi colocado em seu coração”. Rumi

Nossa mente tende a subestimar ou ignorar nossos progressos. Por favor, responda a este questionário dizendo a verdade sobre “aonde” você está em sua vida agora. Encorajo você a repetir este exercício dentro de um ano, ou após algum processo mais intenso de autoconhecimento, para que você possa reconhecer o quanto cresceu e se precisa de mais suporte. Atribua para cada afirmação abaixo uma nota de 1 a 10, sendo: 1 = “não concordo” e 10 = “concordo plenamente”:

1. Tenho absoluta clareza sobre o que significa “viver com propósito”. _______ 2. Não acredito nas coisas negativas que meus pensamentos “me contam”. _______ 3. Conto com suporte para fazer o que gosto a cada semana. _______

4. Aceito plena responsabilidade por criar a vida que quero ter. _______ 5. Acredito que mereço ganhar dinheiro. _______

6. Tenho clara visão sobre a direção ideal para minha carreira/negócios. _______

7. Cuido de meu corpo com exercícios, alimentação saudável e relaxamento/respiração consciente. _______

8. Sinto-me amparada por saber que sou guiada por “algo maior”. _______ 9. Costumo tratar a mim mesma com amor e gentileza diariamente. _______ 10. Acredito que eu posso tornar-me próspera fazendo algo que eu amo. _______ 11. Quero mover-me adiante na vida, mesmo quando sinto medo. _______

12. Confio em minhas decisões e faço escolhas rapidamente. _______

(13)

Obrigada por sua dedicação e transparência em responder a este questionário de auto avaliação. A fim de trazer mais clareza a este processo, proponho que você relacione abaixo:

Qual principal aprendizado que você obteve ao responder este teste?

Observe as questões que você atribuiu uma nota menor que 7. Em relação a cada uma delas reflita: o que você precisa fortalecer em si mesma para que num breve futuro a nota possa ser 10?

“Seja qual for seu sentimento interno de chamado, não importa o que faça você se sentir viva...saiba em seu coração que esta motivação é toda a evidência que você precisa para tornar sua paixão realidade...é precisamente assim que a criação opera”. – Wayne Dyer

(14)

CASA DA MUDANÇA (“HOUSE OF CHANGE”)*

Faça uma reflexão sobre as questões abaixo, considerando sua realidade atual. Após, registre suas respostas de forma sintética no quadro “Casa da Mudança”.

• Qual é meu principal objetivo? O que quero alcançar?

• Que tipo de situações quero vivenciar?

• Quais novos pensamentos quero ter?

• Quais novos comportamentos quero ter?

• Que sentimentos quero dar espaço? Como quero me sentir neste ano?

(15)

Casa da Mudança

Coloque aqui seu principal objetivo para o ano:

SITUAÇÕES COMPORTAMENTOS

PENSAMENTOS SENTIMENTOS

PROPÓSITO

(16)

5. VAMOS EXPANDIR NOSSO PODER DE AÇÃO?

Estamos chegando ao final deste percurso.

Antes de concluir, vamos trazer mais clareza sobre o momento que estamos vivemos coletivamente e refletir sobre como podemos ter uma vida melhor, mais próspera e alegre. Em seguida, vamos fazer uma última prática.

Do ponto de vista externo, estamos imersas em uma transição das relações de trabalho. Ao longo da História, as relações de trabalho têm evoluído, e hoje temos um duplo desafio, pois precisamos dar um salto como indivíduos e como nação.

Esse é um momento único, pois estamos participando do início da segunda revolução tecnológica: tudo inserido no universo digital, os hologramas, as novas aplicações do lazer, a medicina quântica e molecular, a nanotecnologia e a engenharia genética são apenas algumas das inovações que nos levarão a vivenciar mais mudanças nos próximos 5 anos do que tivemos nos últimos 20 anos. Por isso, precisamos nos reinventar frequentemente. Isso pede superação, coragem.

Além disso, temos o agravamento das questões ambientais e sociais. Teremos que “dar conta desde recado” no percurso de nossas vidas, não dá para delegar esta responsbilidade. Você está preparada?

Sabemos que hoje os maiores valores vêm das ideias. Tudo é muito volátil. Em meio a tanta instabilidade e velocidade, precisamos ter um eixo, um centro. Por isso, quando o assunto é ter capacidade de ação, já não se fala mais em QI (quoefiencite de inteligencia), nem em inteligencia emocional apenas, mas em inteligência espiritual. Você precisa estar firme no seu lugar e saber para onde está indo para conseguir trafegar neste fluxo de mudanças e conexões múltiplas.

(17)

Confiar em você virou primeira necessidade, pois você será cada vez mais convidada a se posicionar. Internamente, vivemos um processo de expansão da consciência individual e coletiva.

Precisamos resgatar a nossa intuição agir com o coração, ele sempre sabe melhor. Agir com um senso de direção, seguindo nossa orientação interna. Sabe aquela voz interior que te diz “vai por alí...”? Que tal prestar mais atenção nela? Anos atrás, quando minha intuição começou a aflorar, eu insistia em desconsiderar a minha orientação interna e a decidir as coisas racionalmente, só pesando prós e contras. E acabava enfrentando muitos desafios. Então, lembrava: ahhhh...intui isso antes.

Assim, aprendi a observar minhas sensações e tomar decisões alinhadas com meus sentimentos, escolher aquilo que traz uma boa sensação interna. Hoje considero meu “faro” para a maior parte das decisões e por isso faço escolhas muito melhores, mais acertadas e que visam ao bem comum, ao ganha-ganha.

Do ponto de vista da atitude, são três os elementos essenciais: ousadia, coragem e determinação. Para mim, ousar é sair da zona conhecida, da zona de conforto. Procure fazer algo diferente, ousar ser você mesma! Fazendo as mesmas coisas você fica no mesmo lugar....

Coragem, aprendi que é “agir com o coração”, é seguir adiante apesar do medo. E que determinação é colocar energia na direção certa, com constância e persistência. É se comprometer internamente. Sei que é desafiador, que alguns obstáculos internos às vezes nos bloqueiam. Por isso, precisamos de suporte para

(18)

empreender, ter alguém que segure a sua mão, que te dê respaldo, precisamos de uma comunidade.

Pratico autoconhecimento há mais de vinte anos. Sabe qual a coisa mais valiosa que aprendi? Aprendi que os limites são ilusões, são apenas ideias em sua cabeça. Limites não existem concretamente. Você pode ser o que quiser. Pode fazer o que escolher. O que vc está escolhendo? O que você vai escolher em seguida?

Para mim, sucesso é alcançar objetivos, ter uma vida que faz sentido. Creio que sucesso é ter uma vida de êxito, uma vida em que as coisas dão certo, e aprendermos quando as coisas não acontecem como esperamos. E para você?

Agora vamos fazer uma reflexão final:

• Quais são suas principais necessidades para expandir nos negócios (ou na carreira) a partir de agora?

• Que oportunidades você tem diante de si agora mesmo?

• O que você percebeu ao fazer este exercício?

(19)

6. DESPEDIDA...OU ATÉ BREVE?

Que maravilha! Você completou o percurso, parabéns!

Sei que é um desafio passar por esta intensidade de reflexão. Você fez o seu melhor e, possivelmente, está pensando e sentindo de uma maneira diferente agora.

Caso sinta necessidade de receber mais suporte, ou vontade de chegar mais perto, seja bem-vinda!

Além disso, ficaremos alegres em saber como foi sua experiência.

Desejamos que você tenha um ano próspero pela frente e que possa seguir expandindo seu poder de ação.

A vida que você quer viver está esperando por você!

Agradecemos sua confiança e dedicação. Até a próxima oportunidade.

Com alegria,

Clarissa Medeiros

contato@clarissamedeiros.com.br www.clarissamedeiros.com.br

Referências

Documentos relacionados

Esse posicionamento estético-político é um caminho de análise nesse livro, por exemplo, nos ensaios, nas declarações de amor que o autor faz a Ralph Ellison, destacando sua

O aluno que faltar a alguma prova intermediária ou desejar melhorar a nota poderá fazer a prova substitutiva no final do semestre, que não poderá reduzir a nota da AI.

 Para os agentes físicos: ruído, calor, radiações ionizantes, condições hiperbáricas, não ionizantes, vibração, frio, e umidade, sendo os mesmos avaliados

A pergunta é: como igreja (clubes), o que estamos fazendo ou como estamos fazendo para que as pessoas sintam-se membros da Igreja, do corpo de Cristo. Como Igreja

TI RI RI CADÊ O SAPOTI TI RI RI CADÊ O SAPOTI TI TI TI SAPOTI DO MATO TI TI TI EU QUERO LEVAR TI TI TI ELE É TÃO DOCE TI TI TI DOCE É TE AMAR.. TI RI RI CADÊ O SAPOTI TI RI RI CADÊ

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política