• Nenhum resultado encontrado

PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE AUTO-APRENDIZAGEM REGULAMENTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE AUTO-APRENDIZAGEM REGULAMENTO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE AUTO-APRENDIZAGEM

REGULAMENTO

CAPÍTULO I

CONCEITUAÇÃO

Art.1º As disposições contidas no presente Regulamento se baseiam na obrigatoriedade

do cumprimento da disciplina Projeto Multidisciplinar de Auto-Aprendizagem, também designado pela sigla PMA, quando for parte integrante do currículo pleno dos cursos de graduação da Instituição.

Art.2° O PMA se constitui em uma atividade acadêmica de síntese dos conhecimentos

adquiridos e é desenvolvido pelo discente mediante controle, orientação e avaliação docente. Permite ao aluno, entre outras aprendizagens, revelar sua capacidade de interpretação e crítica do objeto de estudo; discutir e usar conceitos pertinentes ao quadro teórico escolhido – que deve ser relativo à futura profissão - e aprofundar conhecimentos referentes a aspectos de âmbito profissional.

§1º Entendem-se por atividades acadêmicas aquelas que articulam e inter-relacionam os conteúdos das disciplinas do curso com as experiências cotidianas da área, contribuindo efetivamente para a formação do aluno.

§2º As áreas de conhecimento para elaboração do PMA são as previstas no Projeto Pedagógico do Curso e delimitadas pelo projeto.

§3º O PMA tem caráter prático, multidisciplinar e de promoção da auto-aprendizagem.

CAPÍTULO II

ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E DIDÁTICA

Art.3º A coordenação didático-pedagógica dos PMA se vincula, prioritariamente, às

coordenações dos correspondentes cursos.

(2)

Art.4° O PMA será desenvolvido em uma ou mais disciplinas, conforme matriz curricular

(PMA I, PMA II e PMA III).

§ 1º Os resultados do PMA devem ser apresentados em um Relatório Final.

§ 2º Quando a matriz curricular previr mais do que uma disciplina de PMA, há a exigência de relatório(s) parcial(is) ao final de cada uma, com os resultados correspondentes à respectiva etapa, e um relatório final na última oferta, no caso de haver continuidade no desenvolvimento de um único tema.

§ 3º Quando a matriz curricular previr mais do que uma disciplina de PMA, há a exigência de relatório(s) final(is) para cada uma, no caso de um tema específico para cada disciplina.

Art.5° São atribuições da Coordenação do Curso ou Órgão Competente – doravante

denominado por Coordenação:

I - Definir a(s) temática(s) do PMA.

II - Designar o corpo de professores orientadores.

III - Elaborar e informar, respeitando o calendário escolar, o cronograma referente à programação do desenvolvimento do PMA.

IV - Homologar a relação de estudantes por orientador, cuja distribuição deverá ser igualitária, e as eventuais substituições de orientadores.

V - Acompanhar o desenvolvimento das atividades e do(s) relatório(s) do PMA. VI - Fazer cumprir o cronograma do PMA, controlando a pontualidade na entrega

das atividades previstas.

VII - Divulgar e facilitar o acesso aos professores orientadores e estudantes a esse Regulamento e demais documentos que o acompanham.

VIII - Acompanhar a avaliação final do PMA.

IX - Encaminhar a documentação de Aproveitamento Final à Secretaria, para fim de inserção no Histórico Escolar do discente, no prazo definido no Calendário Escolar.

X - Encaminhar os melhores relatórios finais aprovados à Biblioteca.

XI - Realizar o arquivamento eletrônico da versão final dos PMA desenvolvidos. XII - Organizar e divulgar dados estatísticos sobre os PMA.

(3)

Art.6° São atribuições do professor orientador:

I - Acompanhar os alunos em todas as fases de desenvolvimento do PMA. II - Elaborar a agenda de orientações periódicas.

III - Ler e corrigir os textos produzidos em todas as fases do PMA.

IV - Cumprir os prazos previstos no cronograma divulgado pela Coordenação.

V - Registrar, em formulário próprio, as informações pertinentes ao desempenho e presença do estudante, assim como o desenvolvimento do trabalho.

VI - Entregar à Coordenação os registros de freqüência e avaliação devidamente preenchidos e assinados.

VII - Comunicar imediatamente à Coordenação qualquer acontecimento que dificulte ou impeça o desenvolvimento das atividades.

VIII - Avaliar os PMA sob sua orientação e participar, quando solicitado, de avaliações de outros PMA que não estejam sob sua orientação.

Art.7° São atribuições do estudante.

I - Delimitar e contextualizar o tema do PMA em conjunto com o professor orientador.

II - Obter a autorização do local para a realização de pesquisa de campo, quando for o caso.

III - Elaborar e cumprir o cronograma de atividades, definido para o desenvolvimento do PMA, compatível com o cronograma designado pela coordenação.

IV - Conhecer e cumprir o horário de orientação.

V - Rubricar o Formulário de Controle de Orientação por ocasião das reuniões de

orientação.

VI - Ter ciência que atos de falsidade ideológica, plágio, apropriação de idéias ou textos de outrem, desde que comprovados, implicarão na anulação do trabalho e consequente reprovação na disciplina.

VII - Redigir e apresentar o PMA seguindo os critérios estabelecidos no Modelo

Padrão da Instituição que apresenta a estrutura formal, as normas da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT) e as orientações complementares de redação a serem seguidas.

(4)

CAPÍTULO III

DESENVOLVIMENTO DO PMA

Art.8° Alterações no PMA em andamento só poderão ocorrer com a expressa

concordância da Coordenação e do professor orientador.

Art.9° A mudança de professor orientador só ocorrerá quando outro docente assumir

formalmente a orientação e após a anuência do professor orientador inicial e da Coordenação.

Art.10 A colaboração de profissional externo ao quadro de professores do curso ou da

Instituição é condicionada à aprovação da Coordenação.

Art.11 O PMA será desenvolvido, preferencialmente, por mais de um aluno, conforme

instrução da Coordenação.

Art.12 O aluno deverá ter frequência mínima de 75% nos encontros estabelecidos pelo

professor orientador.

Art.13 A avaliação do PMA será realizada de forma processual e cumulativa pelo

professor orientador, durante o desenvolvimento do trabalho.

§1º O aproveitamento final será a avaliação do respectivo relatório e do Fator de Participação do aluno nas orientações, constituindo conceito Suficiente (aprovado) ou Insuficiente (reprovado) que será registrado no histórico escolar do estudante. §2º O professor orientador poderá atribuir valores numéricos às atividades desenvolvidas pelo aluno, convertendo a nota final, maior ou igual a cinco (5,0), em conceito Suficiente e, e quando menor do que cinco em conceito Insuficiente. §3º O(s) Relatório(s) será(ão) avaliado(s) pelo professor orientador que também atribuirá o Fator de Participação ao aluno por sua assiduidade, interesse e envolvimento durante o desenvolvimento do PMA.

§4º O aluno que cumprir integralmente a carga horária, as atividades previstas, obtiver freqüência mínima de 75% e conceito Suficiente será considerado aprovado na disciplina.

(5)

5

§5º O aluno que não atingir conceito Suficiente, poderá ter um prazo de até 30 (trinta) dias para a reapresentação do trabalho.

§6º Após a avaliação, permanecendo o conceito Insuficiente, o aluno será considerado reprovado.

§7º O aluno que cometer atos irregulares na produção do PMA será reprovado e sujeito às penalidades previstas no Regimento da Instituição de Ensino Superior. §8º O aluno reprovado deverá cumprir novamente a disciplina.

§9º O aluno reprovado fará seu PMA em período a ser definido pela Coordenação, e deverá arcar com os ônus dos custos decorrentes da nova orientação.

Parágrafo Único. O sistema de avaliação tratado no Artigo 13º é válido para todas as

disciplinas de PMA que constarem da matriz curricular do curso.

CAPÍTULO IV

DISPOSIÇÕES GERAIS

Art.14 Quando o PMA estiver vinculado ao Programa de Iniciação Científica (PIC), o

aluno deverá atender às determinações definidas para o PMA, assim como para o PIC.

Art.15 Os casos omissos serão resolvidos pela Diretoria competente da Instituição. Art.16 Este Regulamento entra em vigor nesta data.

DÊ-SE CIÊNCIA E PUBLIQUE-SE.

Valinhos, 30 de abril de 2010.

Profa. Ana Maria Costa de Sousa Diretora Acadêmica de Graduação

Referências

Documentos relacionados

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Tendo em consideração que a área total de construção é de 60 000 m2 e a área de cedência concreta é de 132 888m2 (parcela de cedência já integrada no Parque), relativamente

- Experiência na área social e/ou trabalho voluntário comprovado (preferencial) - Experiência no trabalho com

Embora seja diretamente aplicável ao caso em tela, a clareza legislativa não se refere apenas à competência concorrente. Em caso de dúvida sobre o título a que se dá o exercício

eletrônica. 2) O interessado em participar do leilão via internet deverá cadastrar-se previamente no site www.lancese.com.br, com antecedência mínima de 24 horas da data

Programa Municipal de Saúde no Trabalho, como instrumento de apoio às Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e microempreendedores Individuais - MEI, para acesso a

§ 2.º - O Poder Público Municipal criará, por si ou em conjunto com entidade designada pelo Poder Público Municipal, serviço de esclarecimento e orientação sobre

37 A Administração Municipal poderá apoiar a instalação e a manutenção, no Município, de cooperativas de crédito e outras instituições financeiras, público e privadas,