• Nenhum resultado encontrado

EDITAL 021 /2015 FINANCIAMENTO DE PROGRAMAS/PROJETOS ESCOLARES PARA EXECUÇÃO NO ANO DE 2015 COM A PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES DE NÍVEL TÉCNICO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL 021 /2015 FINANCIAMENTO DE PROGRAMAS/PROJETOS ESCOLARES PARA EXECUÇÃO NO ANO DE 2015 COM A PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES DE NÍVEL TÉCNICO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Ministério da Educação

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

Câmpus Barbacena

DIRETORIA DE EXTENSÃO

EDITAL 021 /2015

FINANCIAMENTO DE PROGRAMAS/PROJETOS ESCOLARES PARA EXECUÇÃO NO ANO DE 2015 COM A PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES DE NÍVEL TÉCNICO

O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Câmpus Barbacena, no uso de suas atribuições legais, amparado pelo que dispõe o Art. 70, inciso VI da lei 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e no Regimento Geral do Instituto, em seu artigo 47, inciso VI e VIII, torna público o presente Edital, para seleção de programas/projetos escolares para execução no período letivo de 2015/2016.

1 DO OBJETIVO

1.1 Financiar programas/projetos de atividades escolares a serem executados no Câmpus Barbacena do IF Sudeste MG, no período de 01/06/2015 a 31/05/2016, para apoio com recursos de custeio e concessão de bolsas de estudos aos discentes dos cursos técnicos de nível médio do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, a título de apoio à participação nas atividades escolares extracurriculares.

2 DAS NORMAS GERAIS

2.1 Os programas/projetos escolares propostos devem ser voltados para as ações de cunho educacional com objetivos de complementar a formação dos estudantes de nível técnico com o incentivo ao envolvimento desses em atividades extracurriculares que contribuam para o desenvolvimento pleno do educando.

2.2 As atividades extracurriculares previstas no item 2.1 devem ser nos campos científico, técnico, profissionalizante, bem como de arte, cultura e esporte e nas ações da Instituição nos projetos e programas de interferência social, econômica e cultural da região.

2.3 Os programas/projetos devem ser apresentados em formulário próprio (F1), fornecido pela Diretoria de Extensão do Câmpus de origem do coordenador do programa/projeto e contemplar ações voltadas para a comunidade interna e/ou externa ao Câmpus e, necessariamente, contar com a participação de estudantes do ensino técnico.

2.4 O(s) bolsista(s) selecionado(s) para o programa/projeto estará sujeito ao cumprimento das atividades previstas no(s) plano(s) de trabalho proposto pelo orientador do programa/projeto no ato da inscrição, em jornada de 12 (doze) horas semanais.

2.5 É vedada a divisão do valor mensal de uma bolsa entre dois ou mais estudantes.

2.6 Os programas/projetos que tiverem suas propostas aprovadas e recomendadas, mas não classificadas por insuficiência de recursos, estarão aptos a, na forma da lei nº 9680 de 18 de fevereiro de 1998, contar com a participação voluntária dos discentes dos cursos técnicos, desde que o orientador manifeste interesse mediante declaração escrita, seguido da assinatura, pelo voluntário, do Termo de Participação do Bolsista Voluntário.

2.7 O relatório final das atividades desenvolvidas pelo(s) proponente(s) e bolsista(s) deve ser encaminhado à Pró-Reitoria de Extensão, por intermédio da Diretoria de Extensão do Câmpus Barbacena, até o dia 01 de julho de 2016.

(2)

3 DO NÚMERO DE PROPOSTAS E DOS PRAZOS DE EXECUÇÃO

3.1 O número de propostas a ser financiado está condicionado ao limite dos recursos disponíveis definidos nesse Edital.

3.2 O prazo de execução de cada proposta será de um ano, apurado a partir da data de 1° de junho de 2015.

4 DOS RECURSOS FINANCEIROS

4.1 Os recursos alocados para financiamento do presente Edital estão definidos no valor de R$ 45.000,00 (quarenta e cinco mil reais) para o Câmpus Barbacena, da fonte 33901800 da Reitoria destinados às atividades coordenadas pela Pró-Reitoria de Extensão.

4.2 Está limitado a, no máximo, duas o número de bolsas por projeto/programa, sendo que para cada bolsa é necessário um plano de trabalho ou de atividade. O valor mensal da bolsa para o estudante será de R$ 250,00 ( duzentos e cinquenta reais), cujo benefício será pago mensalmente a partir da data de assinatura do Termo de Compromisso do Bolsista (F3 - anexo III) até 31/05/2016.

4.3. Os recursos para financiamento de custeio de cada proposta de atividades será exclusivamente para pagamento de bolsas aos estudantes e não cobrirão compras de materiais e equipamentos.

4.4 Os recursos disponibilizados no presente edital devem ser antecipadamente autorizados pelo gestor de despesa do Câmpus Barbacena ao qual é vinculado a Direção de Extensão.

5 DOS PROPONENTES

5.1 Poderão propor programas/projetos previstos no presente Edital os servidores (docentes e técnicos administrativos) integrantes do quadro de pessoal permanente do Câmpus Barbacena do IF Sudeste MG, em efetivo exercício.

5.2 O servidor proponente não poderá estar licenciado e/ou afastado da instituição, a qualquer título, durante o período de vigência do Termo de Compromisso referenciado no item 3.2.

5.3 Fica limitado a 2 (dois) o número de bolsistas a serem orientados ou coorientados por um mesmo servidor no âmbito desse edital.

6 DA INSCRIÇÃO

6.1 A inscrição deverá ser feita, pelo orientador, via internet, no sítio institucional do Câmpus Barbacena, preenchendo o formulário de inscrição online pelo link

https://docs.google.com/a/ifsudestemg.edu.br/forms/d/1EkkP6tpu-7IOMUK6RMO5zB3GLXWtyvVhbOTRVYi3a1s/viewform?usp=send_form e encaminhando o Projeto (F1), o(s) Plano(s) de Trabalho(s) do(s) Bolsista(s) (F2 – Anexo I) em formato PDF, com o título: inscrição projetos 2015 – cursos técnicos, para o e-mail extensao.barbacena@ifsudestemg.edu.br O recibo da inscrição será encaminhado para o e-mail do orientador.

II. Para concluir a inscrição, o orientador deverá entregar os seguintes documentos impressos à Direção de Extensão:

a) Programa/Projetos Escolares, seguindo o modelo (F1);

b) Plano Individual de Trabalho (F2 – anexo I) a ser desenvolvido pelo(s) aluno(s) no período de 1 ano; 6.2.1 Cada proponente poderá inscrever, no máximo, 02 (dois) programa/projeto no âmbito deste Edital. 6.3 O período de inscrição será de 31/03/2014 a 22/04/2014.

6.4 Não serão aceitas inscrições fora do prazo estabelecido neste Edital. A Diretoria de Extensão não se responsabiliza pelos processos encaminhados com documentação incompleta ou fora dos padrões estabelecidos.

6.5 A inobservância de qualquer procedimento de inscrição e registro ensejará a desclassificação do projeto, independentemente de avaliação de mérito.

(3)

7 DOS REQUISITOS E COMPROMISSOS PARA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA 7.1 Do Proponente/Orientador

7.1.1 Atender ao disposto no presente Edital e normativas/orientações do Câmpus Barbacena.

7.1.2 Mediante justificativa, o proponente/orientador poderá solicitar a exclusão do(a) bolsista, podendo, na forma do item 13.2, selecionar novo(a) bolsista para a vaga, desde que cumpridos os prazos operacionais adotados pelo Câmpus Barbacena e também que seja mantido o plano de trabalho proposto originalmente.

7.1.3 No caso de impossibilidade de continuar a orientar o estudante, o orientador deverá informar à Direção de Extensão para que a substituição deste seja providenciada.

7.1.4 Orientar o(a) bolsista nas distintas fases do trabalho, incluindo a elaboração do relatório final (F5) e material para apresentação dos resultados em eventos de extensão (F6 - resumo expandido), bem como acompanhar o orientando em sua apresentação em eventos (obrigatório a apresentação em, pelo menos, um evento de extensão interno ou externo);

7.1.5 Atestar mensalmente a frequência do bolsista na Diretoria de Extensão, para que ocorra o pagamento da bolsa (F4 – Acompanhamento Mensal).

7.2 Do Estudante/Bolsista

7.2.1 Ter sido aprovado no processo de seleção coordenado pelo orientador do programa/projeto, em processo definido em chamada pública, ampla e previamente divulgada na forma prevista no item 13.2. 7.2.2 Atender ao disposto no presente Edital e normativas/orientações do Câmpus Barbacena.

7.2.3 Ser estudante regularmente matriculado em curso técnico do Câmpus Barbacena durante todo o período de vigência da bolsa.

7.2.4 É vedado o recebimento da bolsa de estudos, objeto do presente Edital, acumulada com bolsas de outros programas oficiais da própria instituição ou coordenados por ela, salvo a de assistência estudantil que, conforme art. 4º e seu parágrafo, do decreto 7234 de 19 de julho de 2010, uma vez queesta bolsa tem como objetivo apoiar estudantes em situação de vulnerabilidade social e viabilizar a igualdade de oportunidades.

7.2.5 O não cumprimento, por parte do bolsista, dos requisitos e compromissos apontados no item 14.1 do presente edital, acarretará na suspensão, pelo Diretor de Extensão do Câmpus Barbacena, do pagamento da bolsa de estudos.

8. DO PROGRAMA/PROJETO ESCOLAR

8.1 Projetos com valores superiores ao disposto no presente Edital devem ter o excedente custeado por outras fontes de fomento devidamente comprovadas.

8.2 O projeto escolar apresentado deverá atender aos seguintes parâmetros: 8.2.1 Ser de autoria do servidor (o estudante poderá apenas auxiliá-lo);

8.2.2 Ser exequível com o período e a carga horária proposta;

8.2.3 Ter mérito extensionista análogo as diretrizes de extensão universitária 8.2.4 Apresentar viabilidade técnica e financeira.

9 DA ANÁLISE E JULGAMENTO

9.1 O processo seletivo será realizado pelo Comitê de Avaliação de Projetos de Extensão do Câmpus Barbacena.

9.2 Caberá ao Comitê analisar, avaliar e, quando julgar pertinente, homologar as propostas de programas/projetos escolares, considerando a clareza e a coerência descritas na planilha abaixo.

(4)

Critérios

Pontuação

1. Justificativa/caracterização do problema 8

2. Objetivos 8

3. Metodologia 8

4. Resultados esperados 8

5. Cronograma compatível com a execução 8

6. Referências bibliográficas (nível de atualização) 8

7. Viabilidade de execução com os recursos disponíveis 16

8. Plano de trabalho do(s) bolsista(s) 16

9. Mérito extensionista de acordo com as diretrizes de extensão 20

Nota total 100

9.3 O Projeto Escolar será considerado aprovado caso obtenha pelo menos 60% da pontuação máxima e não obtenha nota zero em nenhum ítem dos critérios acima. Nesse caso, o projeto será “RECOMENDADO” para a distribuição das bolsas.

9.4 Em caso de empate, terá prioridade a proposta que obtiver, pela ordem, respectivamente, a maior pontuação nos itens 9, 7 e 8 dos Critérios para Avaliação.

9.5 O Comitê de Extensão fará a classificação dos projetos avaliados baseada na ordem decrescente da pontuação.

10 DO ACOMPANHAMENTO E DA AVALIAÇÃO DA ORIENTAÇÃO

10.1 O acompanhamento e avaliação das atividades desenvolvidas pelo estudante serão realizados pela Direção de Extensão do Câmpus Barbacena por meio de:

10.1.1 Atestado mensal de frequência dos bolsistas em atividade no projeto, assinado pelo discente e respectivo orientador, a ser apresentado até o dia 5 do mês subsequente (F4).

10.1.2 Avaliação final das atividades desenvolvidas e dos resultados finais, acompanhado do Relatório Final – F5 e Resumo Expandido - F6 após o término da bolsa, incluindo assinatura do orientador aprovando o seu conteúdo.

11 DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

11.1 O resultado (classificação) dos projetos escolares dispostos no presente Edital será divulgado no site do Câmpus Barbacena até dia 04 de maio de 2015 pela Diretoria de Extensão.

12 DOS RECURSOS

12.1 Após a divulgação do resultado (classificação) dos projetos escolares, o orientador terá o prazo de 03 (três) dias úteis para impetrar recurso administrativo sobre o mesmo junto à Direção de Extensão do Câmpus Barbacena, respeitado o horário de funcionamento do setor.

12.2 O julgamento do recurso será feito e divulgado no prazo de 03 dias úteis.

12.3 Será indeferido, preliminarmente, recurso extemporâneo, inconsistente, que não atender as exigências e especificações estabelecidas neste edital.

12.4 Em hipótese alguma, será aceito pedido de revisão de recurso e/ou recurso de recurso. 13. DO RESULTADO E SELEÇÃO DO BOLSISTA

13 .1 O resultado da avaliação dos recursos será divulgado no dia 12 de maio de 2015, no sítio do Câmpus Barbacena.

13.2 Após aprovação do projeto escolar, o orientador deverá selecionar um bolsista por meio de chamada pública até o dia 22 de maio de 2015, amplamente divulgada no ambiente do Câmpus, com antecedência mínima de 72 horas, estabelecendo um ou mais dos seguintes critérios objetivos: frequência às aulas; desempenho nas avaliações das disciplinas curriculares; prova escrita de conhecimento específico

(5)

que satisfaçam o perfil necessário, para o exercício das atividades previstas no programa/projeto.

13.3 Selecionado o bolsista, o mesmo deverá apresentar a documentação necessária para cadastramento junto à Direção de Extensão:

a) Formulário de indicação/cadastro do(a) bolsista(s) F3;

b) Cópia do CPF, RG do estudante e conta corrente, preferencialmente, no Banco do Brasil; d) Termo de compromisso do orientador – F3a

e) Termo de compromisso do bolsista – F3b

f) Termo de autorização e uso de imagem – F3c (todos os participantes)

13.4 Caso o bolsista seja menor de 18 anos, o responsável legal deverá assisti-lo ou representá-lo, conforme o caso.

14. DATAS IMPORTANTES:

14.1 De 31/03/2015 a 22/04/2015 – Período de inscrição/submissão de projetos (incluindo toda a documentação pertinente) conforme especificado no item Da Inscrição.

14.2 Até 04/05/2015 – Divulgação da relação dos projetos aprovados. 14.3 07/05/2015 – Data limite para interposição de recursos.

14.4 12/05/2015 – Homologação dos resultados. 14.5 Até 22/05/2015 – Cadastramento dos bolsistas. 14.6 01/06/2015 – Início dos Projetos.

14.7 31/05/2016 – Término dos projetos.

14.8 Limite máximo permitido até 10/06/2016 – Entrega de Relatório Final e Resumo Expandido

O presente Edital entrará em vigor na data de sua publicação no site do IF Sudeste MG – Câmpus Barbacena.

15. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

15.1 A suspensão da bolsa poderá ser realizada pela Direção de Extensão, especialmente, em caso de infrequência às aulas, de trancamento de matrícula, de inadimplência de relatórios ou do não cumprimento de compromissos previstos neste edital e no projeto aprovado.

15.2 Em nenhum momento do processo seletivo poderão ser anexados documentos adicionais comprobatórios à solicitação.

15.3 A documentação e as informações prestadas serão de inteira responsabilidade dos proponentes, sendo passível de exclusão do processo seletivo aquele que não fornecer documentação de forma completa, correta e legível e/ou fornecer dados comprovadamente inverídicos.

15.4 Ao final do período do projeto, o estudante bolsista terá que apresentar um relatório, devidamente, assinado e com o ciente do orientador, bem como o resumo expandido, conforme anexo IV – F5 e F6. 15.5 O orientador, ao submeter o projeto a esse edital, declara estar ciente de que é responsável por todas as obrigações nele contidas, inclusive de seu(s) orientando(s), e que o não cumprimento implica no impedimento de participar dos próximos editais de extensão do Câmpus Barbacena, até que o problema seja sanado.

15.6 Os programas/projetos recomendados/aprovados deverão ser cadastrados na Pró-Reitoria de Extensão.

15.7 Os casos omissos serão analisados pelo Comitê de Avaliação de Projetos de Extensão do Câmpus Barbacena, dando conhecimento da decisão à Pró-Reitoria de Extensão.

(6)

15.8 Esclarecimentos e informações adicionais poderão ser obtidas na Secretaria da Diretoria de Extensão, pelo telefone (32) 36938346.

Barbacena, 27 de março de 2015.

José Alexandrino Filho

Diretor Geral do IF Sudeste MG – Câmpus Barbacena

ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO

O Processo de inscrição e divulgação dos resultados compreenderá as etapas a serem seguidas:

1ª Etapa – Ler o Edital e certificar-se de todas as questões que envolvem o processo seletivo de Projetos Extensão.

2ª Etapa – Efetuar a inscrição no site institucional do Câmpus Barbacena e entregar documentação na Direção de Extensão no período de 31/03/2015 a 22/04/2015.

3ª Etapa – Divulgação parcial dos resultados dos programas/projetos de extensão contemplados no dia 04 de maio de 2015.

4ª Etapa – Interposição de Recursos até 3 dias úteis da divulgação do resultado final, no período de 05 a 07/05/2015.

5ª Etapa – Julgamento e resultado dos Recursos divulgados até o dia 12/05/2015.

6ª Etapa – Divulgação da lista dos estudantes beneficiados com bolsa e homologação dos resultados dos /projetos aprovados no dia28/05/2015, no sítio do Câmpus Barbacena.

7ª Etapa – Apresentação de Relatório Final (Relato de Experiência ou Artigo) do Projeto de Extensão à Direção de Extensão do Câmpus Barbacena até o dia10/06/2016.

ORIENTAÇÕES GERAIS O edital foi organizado obedecendo a seguinte estrutura:

Anexo I – Inscrição F1 – Projeto

F2 – Plano de Trabalho do(s) Bolsista(s)

Anexo II – Orientações para elaboração do projeto 8 Diretrizes de Extensão

9 Áreas Temáticas e Linhas de Extensão

Anexo III – Cadastro de(s) bolsista(s) e/ou voluntários (após a aprovação do projeto) F3 – Formulário de cadastro de bolsista

F3a – Termo de compromisso do orientador F3b – Termo de compromisso do bolsista

F3c – Termo de autorização de imagem (todos os participantes)

Anexo IV – Relatórios (durante a realização e ao final da realização dos trabalhos) F4 – Acompanhamento mensal

(7)

Referências

Documentos relacionados

 O  Plano  de  Atividades  e  Orçamento  está  de  acordo  com  o  estabelecido 

Agora a OMS teria de enfrentar o mundo, e, embora a medida para conter a população mundial não tenha sido de todo inválida, posto que o planeta estivesse prestes a

O presente trabalho tem como objetivo demonstrar alguns aspectos relevantes sobre o arquivamento do inquérito policial, onde primeiramente é preciso conceituar o

Vale frisar, apesar de não ser o foco de tal artigo, que se passaram 30 anos do advento da Lei n.7.210/84 não havendo regulamentação legal sobre o tema, visto que não poderá ser

Não encontrada a solução no sistema global, a vitima em causa pode buscar a solução no sistema regional em que a violação ocorreu, peticionando á Corte Interamericana

Quando Vicente Greco menciona quanto a existência de um sistema global, traz a ideia que a ilicitude da prova vai de encontro não só ao ordenamento jurídico constitucional

Com a modificação na sua estrutura organizacional, a entidade familiar passou por grandes mudanças no que diz respeito ao relacionamento de seus membros. Ficando

A legalidade, como princípio da administração (CF, art. 37, caput), significa que o administrador público está, em toda a sua atividade funcional, sujeito aos mandamentos da lei