• Nenhum resultado encontrado

CORPO DOCENTE DO CURSO ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO ANO André Luis Sfair da Costa Sarmento (Doutor) Regime de Trabalho: Horista

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CORPO DOCENTE DO CURSO ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO ANO André Luis Sfair da Costa Sarmento (Doutor) Regime de Trabalho: Horista"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

CORPO DOCENTE DO CURSO ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO ANO 2015

Alex Ferreira dos Santos (Mestre) Regime de Trabalho: Horista Área de conhecimento: Engenharias

Qualificação profissional: Engenharia Elétrica

Possui mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (1998). Atualmente é professor do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia.

E-mail: santos.alex@estacio.br

Anderson José Costa Sena (Mestre) Regime de Trabalho: Horista Área de Conhecimento: Engenharias

Qualificação Profissional: Engenharia Elétrica

Doutorando em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará. Possui graduação (2000) e mestrado (2008) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: Monitoração de Equipamentos, Automação Industrial, Inteligência Artificial e Instrumentação Virtual.

E-mail: anderson.sena@estacio.br

André Luis Sfair da Costa Sarmento (Doutor) Regime de Trabalho: Horista Área de Conhecimento: Engenharias

Qualificação Profissional: Engenharia Química

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Pará (1997), mestrado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em Energétique, Transferts et Systèmes Dispersés - UNIVERSITÉ DE PAU ET DES PAYS DE L ADOUR (2004).

E-mail: andre@prof.eisam-pa.edu.br

Antônio Marcos Lima de Araújo (Doutor) Regime de Trabalho: Horista Área de conhecimento: Engenharias

(2)

Possui graduação em Engenharia Elétrica opção Eletrônica pela Universidade Federal do Pará (1979), especialização em Eng. de Segurança do Trabalho pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (1982), mestrado em Ciências da Eng. Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986) e doutorado em Telecomunicações e Telemática pela Faculdade de Eng. Elétrica e da Computação da Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente é professor do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia. Tem experiência na área de Eng. Elétrica, com ênfase em Sistemas de Telecomunicações.

E-mail: antonio.araujo@estacio.br

Cleyton Nogueira de Oliveira (Mestre) Regime de Trabalho: Horista Área de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra

Qualificação profissional: Licenciatura em Matemática

Possui graduação em Bacharelado Em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1967), graduação em Licenciatura Em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1970) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978). Atualmente é Professor do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Análise. Atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria das Perturbações.

E-mail: cleyton.oliveira@estacio.br

Denis Lima do Rosário (Doutor) Regime de Trabalho: Horista Área de conhecimento: Engenharias

Qualificação profissional: Engenharia de Computação

Possui graduação em Engenheiro de Computação pelo Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (2007). Em 2010 obteve o título de mestre em Engenharia de Automação e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com sanduíche na Unidade de Investigação CISTER do Instituto Superior de Engenharia do Porto em Portugal (2009). Em 2014 obteve o título de doutor no regime de Co-Tutela em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e em Ciências da Computação pela Universidade de Berna. Seus interesses de pesquisa são: redes de sensores sem fio, Rede de Sensores Sem Fio multimídia, Qualidade de Serviço, Qualidade de Experiência, mobilidade e multimídia.

E-mail:denis.rosario@estacio.br

Elionai Gomes de Almeida Sobrinho (Mestre) Regime de trabalho: Tempo Integral Área de conhecimento: Engenharias

Qualificação profissional: Engenharia Elétrica

É Engenheiro Eletricista pela UFPa (1994). Especialista em Redes de Computadores pela UNAMA (2000). Mestre em Telecomunicações pela UFPa (2002) e Atualmente é doutorando em Computação Aplicada pela UFPa. Atualmente é professor titular do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com

(3)

ênfase em Sistemas de Telecomunicações, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas de Controle, Sistemas Inteligentes, Automação, Simulação e Data Mining.

E-mail: elionai.sobrinho@estacio.br

Francisco Martins de Oliveira Junior (Mestre) Regime de Trabalho: Horista Área de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra

Qualificação profissional: Ciências

Possui Graduação em Licenciatura em Ciências com Habilitação em Matemática pela União de Ensino Superior do Pará-UNESPA (1992), Mestrado em Matemática e Estatística pela Universidade Federal do Pará (2002). Atualmente é Professor Assistente da Universidade do Estado do Pará- UEPA e do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia-IESAM.

E-mail: martins.junior@estacio.br

Izabela Araújo de Oliveira (Especialista) Regime de Trabalho: Horista Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Qualificação profissional: Direito

Possui graduação pela Universidade da Amazônia (2007). Atualmente é professora do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia. Tem experiência na área de Direito.

E-mail: zabela.oliveira@estacio.br

Ivete Teixeira da Silva (Mestre) Regime de Trabalho: Tempo Integral Área de Conhecimento: Engenharias

Qualificação Profissional: Engenharia Agronômica

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural da Amazônia e mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é professora titular da graduação e pós-graduação do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia - IESAM. Tem experiência na área de Planejamento Regional, com ênfase em Negócios Rurais, atuando principalmente nos seguintes temas: biomassa, empreendedorismo, energia de biomassa, energia alternativa, técnicas de pesquisa, comunidades isoladas, administração rural e desenvolvimento sustentável, agricultura familiar. É EMPRETECA pelo SEBRAE.

(4)

Jerry Williamis Lima Alves (Mestre) Regime de Trabalho: Horista Área de Conhecimento: Ciências Exatas e da Terra

Qualificação Profissional: Física Licenciatura

Mestre em Métodos Elétricos e Eletromagnéticos em Geofísica, Licenciado Pleno em Física e com experiências ligadas ao Ensino de Física, Radiologia médica e industrial, Geofísica de Campo e Programação Computacional.

E-mail:jerry.alves@estacio.br

José Clarício Souza (Especialista) Regime de Trabalho: Horista Área de conhecimento: Engenharias

Qualificação profissional: Engenharia Elétrica

Possui graduação em Engenharia Elétrica - Opção Eletrônica pela Universidade Federal do Pará (1979), graduação em Licenciatura Plena pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1989) e especialização em Telecomunicações pela Universidade de Brasília (1996). Atualmente é Professor de Ensino Superior do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia, Orientador de Projeto do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia, Orientador de Estágio do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia, Coordenador da Área de Telecomunicações do Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará e Engenheiro da Empresa de Engenharia de Telecomunicações LTDA.

E-mail:jose.claricio@estacio.br

José Jailton Henrique Ferreira Junior (Mestre) Regime de Trabalho: Horista Área de Conhecimento: Ciências Exatas e da Terra

Qualificação Profissional: Engenharia da Computação

Possui graduação em Engenharia da Computação pelo Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (2006). Possui Mestrado em Ciência da Computação na Universidade Federal do Pará (2009). Atualmente aluno de Doutorado em Engenharia Elétrica com ênfase em Computação Aplicada na Universidade Federal do Pará.

E-mail: jose.jailton@estacio.br

Josiane do Couto Rodrigues (Doutora) Regime de Trabalho: Horista Área de conhecimento: Engenharias

Qualificação profissional: Engenharia Elétrica

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (2000), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (2002) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (2011). Atualmente é professora horista do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas de Telecomunicações, atuando principalmente nos seguintes temas: propagação, ambiente indoor, wlan, campanha de medição e modelos de perda de propagação.

(5)

Larissa Luz Gomes (Mestre) Regime de Trabalho: Tempo Parcial Área de Conhecimento: Engenharias

Qualificação Profissional: Ciência da Computação

Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pelo Centro Universitário do Pará - CESUPA (2004) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (2007). Atualmente é aluna do Doutorado da Pós-graduação de Genética e Biologia Molecular com ênfase em Bioinformática da Universidade Federal do Pará (UFPA), com término previsto para dezembro de 2011. Tem experiência nas áreas de Análise e Modelagem de Sistemas e Inteligência Computacional - Redes Neurais Artificiais, com ênfase em Bioinformática.

E-mail: larissa.gomes@estacio.br

Leonardo Araújo Neves (Mestre) Regime de Trabalho: Tempo Parcial Área de conhecimento: Engenharias

Qualificação profissional: Engenharia Sanitária

Possui graduação em Engenharia Sanitária pela Universidade Federal do Pará (2000) e mestrado em Recursos Hídricos pela Universidade Federal da Paraíba (2002). Atualmente é Professor Horista do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Planejamento Integrado dos Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: controle da poluição, avaliação ambiental, saneamento básico, saneamento ambiental e educação ambiental.

E-mail: leonardo.araujo@estacio.br

Luciana de Azevedo Vieira (Mestre) Regime de Trabalho: Tempo Integral Área de conhecimento: Engenharias

Qualificação profissional: Engenharia Elétrica

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (1994) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (1996). Atualmente é professora mestre e coordenadora do curso de Engenharia de Controle e Automação do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia. Tem experiência na área de Engenharia da Eletrônica, de Controle e Automação e da Computação, com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Computação, Instrumentação Virtual, Sistemas Inteligentes e Banco de Dados.

(6)

Márcio Nazareno de Araújo Moscoso (Mestre) Regime de Trabalho: Horista Área de conhecimento: Engenharias

Qualificação profissional: Engenharia Elétrica

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (1998) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (2000). Atualmente é professor titular do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Medidas Elétricas, Magnéticas e Eletrônicas; Instrumentação. Atuando Principalmente nos seguintes temas: Tensão.

E-mail: marcio.moscoso@estacio.br

Marcos Antônio Brandão da Costa (Mestre) Regime de Trabalho: Horista Área de conhecimento: Engenharias

Qualificação profissional: Engenharia Elétrica

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (1979), mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1982) e aperfeiçoamento em MBA EXECUTIVO INTERNACIONAL pela AMANA KEY (1997).

E-mail:marcos.costa@estacio.br

Michel Pinheiro Montenegro (Especialista) Regime de Trabalho: Horista Área Profissional: Ciências Exatas e da Terra

Qualificação Profissional: Sistemas de Informação

Mais de 16 anos de experiência profissional na área da Tecnologia da Informação. Bacharel em Sistemas de Informação pelo Instituto de Estudos Superiores da Amazônia IESAM. Pós-graduação - Latu Sensu em Engenharia de Sistemas pela Escola Superior Aberta do Brasil ESAB (Termino: 2012). Atualmente é Mestrando na Universidade Federal do Pará - UFPA. Trabalhou para 18 Empresas no ano de 1999 - 2002 por contrato (Em sistemas, equipamentos e consultoria em relação ao ambiente fiscal e tecnológicos destas empresas), antes de entrar para o estado. Participação em grandes projetos para o Estado (2003 - 2009) como Transparência-Pará (Sistema Web desenvolvido com o objetivo de manter expostas as informações relacionadas aos gastos públicos de todo o estado do Pará) e o Siscon (Sistema de Controle de Auditorias, um dos sistemas pioneiros no que se refere a Órgãos de Controle Interno no País (Auditorias e Controladorias). Possui 16 cursos extracurriculares na área de TI.

E-mail:michel.montenegro@estacio.br

Renato Hidaka Torres (Mestre) Regime de Trabalho: Horista Área de conhecimento: Informática

(7)

Bacharel em Ciência da Computação pelo Centro Universitário do Pará. Mestre em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia. Atualmente é pesquisador do Laboratório Virtual de Técnicas Criptográficas Assimétricas (ASTECA), que compõe a Rede Nacional de Segurança da Informação e Criptografia (RENASIC), instituída pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR).

E-mail: renato.torres@estacio.br

Ricardo Rodrigues Damasceno (Mestre) Regime de Trabalho: Horista Área de conhecimento: Engenharias

Qualificação profissional: Engenharia da Computação

Possui graduação em Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Pará (2007) e mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (2009). Atuante na área de realidade virtual, computação gráfica e como desenvolvedor de games digitais.

E-mail: ricardo.damasceno@estacio.br

Roger Ribeiro da Silva (Mestre) Regime de Trabalho: Tempo Parcial Área de conhecimento: Informática

Qualificação profissional: Engenharia Elétrica e Proc. de Dados

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (2000), graduação em Processamento de Dados pela Universidade da Amazônia (1997) e mestrado em Computação Aplicada pela Universidade Federal do Pará (2004). Atualmente é bolsista da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Circuitos Eletrônicos.

E-mail: roger.silva@estacio.br

Ronaldo Oliveira dos Santos (Doutor) Regime de Trabalho: Tempo Integral Área de conhecimento: Engenharias

Qualificação profissional: Engenharia Elétrica

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (1998), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (2000) e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (2004). Atualmente é Coordenador e professor titular do Curso de Eng. de Telecomunicações do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia. Tem Experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em: Antenas e propagação; Projetos de Rádio Enlace; Métodos Numéricos; Projetos de Sistemas em Telecomunicações; Aterramento Elétrico.

E-mail: ronaldo.santos@estacio.br

(8)

Área de conhecimento: Economia

Qualificação profissional: Ciências Econômicas

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Pará (1991) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). É professora da Universidade Federal do Pará, desde 1991, do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia-IESAM e do Centro Universitário do Pará-CESUPA. Tem experiência na área de Elaboração e Análise de Projetos, Teoria Monetária e Financeira e Desenvolvimento Sustentável. E-mail: sheila.souza@estacio.br

Vladimir de Aquino Oliveira (Mestre) Regina Trabalho: Horista Área de Conhecimento: Engenharias

Qualificação Profissional: Engenharia de Produção

Bacharel em Física pela Universidade Federal do Pará (UFPA) (2009). Realizou estágio de iniciação científica e trabalho de conclusão de curso em biofísica do sistema visual no Laboratório de Neurologia Tropical, Núcleo de Medicina Tropical, UFPA. Bolsista de Iniciação Científica do CNPq (2007-2009). Realizou mestrado no Programa de Pós-graduação em Neurociências e Biologia Celular, Instituto de Ciências Biológicas, UFPA, com bolsa do CNPq (2011-2013). Sua dissertação em "Entropia Conjunta de Espaço e Frequência Espacial Estimada Através da Discriminação de Estímulos Espaciais com Luminância e Cromaticidade Moduladas por Funções de Gábor - Implicações para o Processamento Paralelo de Informação no Sistema Visual Humano" foi realizada no Laboratório de Neurologia Tropical, Núcleo de Medicina Tropical, UFPA. Temas de atuação: processamento paralelo de informação visual, estimulação visual, psicofísico visual, bioestatística, física matemática

E-mail:vladimir.silveira@estacio.br

COORDENAÇÃO

Johelden Campos Bezerra (Doutor) Regime de Trabalho: Tempo Integral Área de conhecimento: Engenharias

Qualificação profissional: Engenharia Elétrica

Doutor em Engenharia Elétrica com ênfase em Telecomunicações pela Universidade Federal do Pará - UFPA (Fev/2011), Mestre em Engenharia Elétrica com ênfase em Telecomunicações pela UFPA (Fev/2002) e graduado em Engenharia Elétrica pela UFPA (Fev/2000). Exerce a função de professor no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia - IESAM. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Processamento de Sinais e imagem, sistemas de comunicação, em linhas digitais do assinante (DSL), na realização de projetos nas áreas de cabeamento estruturado, infraestrutura para instalação de sistema celular, aterramento e instalação elétrica.

(9)

Referências

Documentos relacionados

Em sendo o empregador o sujeito ativo do assédio sexual, obviamente sobre ele recairá a responsabilidade civil pelas indenizações a serem pagas ao assediado. Mas, de igual forma,

1) Os dons de poder não devem ser supervalorizados em detrimento de todos os demais dons. Embora os dons de poder manifestem de forma direta e extraordinária operações prodigiosas

inox de uma lavadora de roupa Marcelo Costa Almeida Estudo do Ciclo de Vida do pneu automotivo e oportunidades para a disposição final de pneus Universidade

Docente Estruturante do Curso de Graduação em ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO, modalidade Bacharelado, vinculado ao Departamento de Engenharia e Computação, conforme

ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO 4 Fundamentos de Engenharia de Computação Obrigatória ENGENHARIA ELÉTRICA 3 Computação e Matemática Aplicada Optativa ENGENHARIA MECÂNICA 3

Nesse contexto, ao oferecer o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) em Saúde Estética, a UFPE afirma sua vocação para a formação de recursos humanos de qualidade

(A) a lei estadual não poderá ser objeto de ação direta de inconstitucionalidade perante o Tribunal de Justiça, caso impugnada em face de norma da Constituição

O candidato que deixar de efetuar a matrícula no curso para o qual foi convocado em 1ª opção, em qualquer das con- vocações previstas até 14/2/2011, e desejar voltar a concorrer,