• Nenhum resultado encontrado

PRODUÇÃO ARTÍSTICA Têxteis FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO 12º F

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PRODUÇÃO ARTÍSTICA Têxteis FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO 12º F"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PRODUÇÃO ARTÍSTICA | Têxteis

2015 | 2016 FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO 12º F

Plano de Formação

CARATERIZAÇÃO

Simulação de um conjunto de atividades profissionais similares às do contexto real de trabalho, integradas nas unidades de trabalho da disciplina de Projeto e Tecnologias, que visam a aquisição e desenvolvimento de competências técnico-artísticas, relacionais e organizacionais adequadas a diferentes contextos e relevantes para o perfil de desempenho à saída do curso.

Cada aluno/formando desenvolve, individualmente e em equipa, um conjunto de atividades integradas em metodologias do projeto artístico definidas em termos de concetualização, representação e execução técnica e enquadradas em contextos laborais de conceção, produção e exposição de objetos/têxteis.

O presente plano de Formação em Contexto de Trabalho apresenta-se por iniciativa das equipas de professores da disciplina de Projeto e Tecnologias da especialização em Têxteis.

Realiza-se entre o 1º e 2º período com o tema “Jardim têxtil”, tendo como referência a obra da artista Lourdes Castro, com o objectivo de conceber e produzir um objeto bi ou tridimensional têxtil, nas técnicas de Estamparia/Tinturaria e/ou Tecelagem/Tapeçaria e acabamentos.

Os objetos produzidos culminam numa exposição numa ação interdisciplinar com Gestão das Artes.

OBJETIVO

OBJETIVOS GERAIS

Conhecer contextos produtivos no âmbito da simulação de atividades profissionais.

Selecionar metodologias projetuais e tecnológicas adequadas à produção artística de objetos têxteis e orientadas em função das práticas oficinais do contexto real de trabalho.

Responder com criatividade e autonomia às atividades propostas.

Desenvolver processos e propostas adequadas a condicionantes concetuais e técnicas.

Saber gerir, individualmente e em equipa, os horários e prazos estabelecidos em função do desenvolvimento do projeto e dos materiais e equipamentos disponíveis no ambiente de trabalho. Consolidar conhecimentos através do contacto e observação de processos de produção artística em contexto real de trabalho – ateliê/oficina/galeria.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Organizar um plano de todas as etapas do processo laboral para uma melhor gestão do tempo correspondente à realização da encomenda proposta.

Dar resposta criativa a um tema/conceito de ligação à encomenda/proposta, utilizando meios de representação bi e tri dimensional.

Executar a produção técnica do trabalho, em ambiente de ateliê/oficina.

Adequar materiais e processos técnicos necessários à construção e execução do projeto/objeto têxtil. Revelar criatividade organizacional e autonomia no ambiente de trabalho em equipa e no cumprimento de tarefas, horários e prazos.

Realizar e apresentar o portefólio e relatório crítico de fundamentação do processo, projeto e produção desenvolvidos.

(2)

CONTEÚDOS

Projeto: processos metodológicos de conceção e representação de objetos têxteis: desenvolvimento da ideia/conceito através de estudos de pesquisa formal, material e técnica; representação bi e tri dimensional de uma solução/objeto; apresentação/exposição do projeto.

Tecnologias: metodologias de execução técnica do projeto/objeto; seleção e preparação dos materiais e equipamentos necessários; desenvolvimento construtivo/execução técnica do projeto/objeto. Relatório: descrição e fundamentação das opções concetuais, formais e técnicas do projeto, bem como do processo construtivo e de execução técnica.

PROGRAMAÇÃO | PLANIFICAÇÃO

O plano desta formação desenvolve-se durante o 1º período compreendido entre os dias 20.11.2015 a 11.12.2015, e no 2º período de 04.01.2016 a 23.02.2016 inclusive, correspondendo a 80 unidades letivas equivalentes a uma formação de 120 horas (10 semanas). Está estruturado em função do seguinte contexto de trabalho: realização de visitas de estudo a ateliês e museus; conceção, representação projetual de objetos têxteis; concretização/execução técnica do projeto/objeto; elaboração de memória descritiva e relatório de atividades desenvolvidas de acordo com o plano de trabalho previamente estabelecido pela formação.

HORÁRIO

O horário semanal da formação é o estabelecido para a disciplina de Projeto e Tecnologias da especialização em Têxteis.

LOCAL

As atividades desenvolvem-se nas instalações do curso de Produção Artística - Têxteis (sala de Projeto e oficinas de Têxteis) da Escola Artística António Arroio.

ACOMPANHAMENTO E MONITORIZAÇÃO

O plano de desenvolvimento do projeto é apresentado aos alunos num enunciado onde consta a definição do problema, os objetivos, as fases programáticas e os critérios de avaliação.

Os professores orientadores, equipa pedagógica da disciplina de Projeto e Tecnologias de Têxteis, planeiam, acompanham e avaliam todo o processo de conceção e desenvolvimento do projeto e asseguram a gestão e concretização das atividades constantes no plano de formação em articulação com a entidade externa envolvida que contextualiza e acompanha pontualmente a atividade de formação/produção a desenvolver e também promove a sua divulgação/exposição.

A assiduidade do aluno/formando a esta formação é controlada através de impresso próprio, correspondente ao período abrangido por esta formação, que será assinado pelo aluno e pelos professores orientadores.

A avaliação no processo de trabalho será contínua, sistemática e com caráter sumativo, conducente a uma avaliação/classificação final da FCT. São fatores de ponderação global os critérios gerais e específicos de avaliação adotados pela escola para a disciplina de Projeto e Tecnologias nos domínios das competências transversais, competências pessoais e sociais e competências específicas no âmbito da resolução e realização das tarefas propostas em contexto laboral.

ENQUADRAMENTO

O presente plano de formação consagra o regime de funcionamento da FCT por acordo e participação das partes envolvidas e respetivos intervenientes no processo:

- a escola através do representante no conselho pedagógico, a diretora de curso (Ana N. Gonçalves) que, em estreita colaboração com os professores orientadores (Helena Estanqueiro, Orenzio Santi e Andreia Sá), promove e assegura o processo de realização da FCT;

- os professores orientadores que, em estreita relação de equipa, planificam, acompanham, controlam a assiduidade e avaliam o desempenho do aluno/formando na execução do plano da FCT;

- o aluno/formando que, no que lhe compete, colabora, participa e cumpre integralmente o plano da FCT.O aluno tem ainda de cumprir uma assiduidade de 95% do tempo de formação em FCT. PARECER

A formação consubstancia-se num percurso demonstrativo de saberes, atitudes e competências técnico-artísticas adequado e apresenta-se de acordo com a área da especialização de Têxteis do curso de Produção Artística.

A diretora da Produção Artística, em 11 de Novembro de 2015, emite parecer favorável ao plano.

(3)

PRODUÇÃO ARTÍSTICA | Têxteis

2015 | 2016

FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO 12º H

Plano de Formação

CARATERIZAÇÃO

Desenvolvimento de um conjunto de atividades profissionais, integradas nas unidades de trabalho da disciplina de Projeto e Tecnologias, que visam a aquisição e desenvolvimento de competências técnico-artísticas, relacionais e organizacionais adequadas a diferentes contextos e relevantes para o perfil de desempenho à saída do curso.

Cada aluno / formando desenvolve, individualmente ou em equipa, um conjunto de atividades integradas em metodologias do projeto artístico definidas em termos de concetualização, representação e execução técnica e enquadradas em contextos laborais de conceção, produção e exposição de objetos têxteis.

O presente plano de Formação em Contexto de Trabalho apresenta-se através de uma iniciativa interdisciplinar entre Gestão das Artes e Projeto e Tecnologias da especialização em Têxteis e a entidade externa, Alkantara Festival.

Realiza-se entre o 1º e 2º períodos,sendo proposto a criação de uma bandeira para Lourdes Castro. Pretende-se a conceção e produção de um objecto têxtil bi ou tridimensional em técnicas mistas, em que de alguma forma seja identificável o universo e a obra da artista de referência.

OBJETIVOS OBJETIVOS GERAIS

Conhecer contextos produtivos no âmbito das atividades profissionais.

Selecionar metodologias projetuais e tecnológicas adequadas à produção artística de objetos têxteis e orientadas em função das práticas oficinais do contexto real de trabalho.

Responder com criatividade e autonomia às atividades propostas.

Desenvolver processos e propostas adequadas a condicionantes concetuais e técnicos.

Saber gerir, individualmente e em equipa, os horários e prazos estabelecidos em função do desenvolvimento do projeto e dos materiais e equipamentos disponíveis no ambiente de trabalho. Consolidar conhecimentos através do contato e observação de processos de produção artística em contexto real de trabalho – atelier / oficina / espaço expositivo no contexto do Alkantara Festival. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Organizar um plano de todas as etapas do processo laboral para uma melhor gestão do tempo correspondente à realização da proposta.

Dar resposta criativa ao tema/conceito contido na proposta, utilizando meios de representação bi e tridimensional.

Executar tecnicamente o trabalho no contexto do atelier/oficina.

Adequar materiais e processos técnicos necessários à construção e execução do projeto/objecto. Revelar criatividade e autonomia no ambiente de trabalho em equipa e no cumprimento de tarefas, horários, prazos e compromissos com a entidade externa.

Realizar e apresentar o portefólio e relatório crítico de fundamentação do processo, projeto e objeto desenvolvidos.

CONTEÚDOS PROGRAMAÇÃO

Projeto

Processos metodológicos de conceção e representação de objetos têxteis: desenvolvimento da ideia/conceito através de estudos de pesquisa formal, material e técnica; representação bi e tridimensional de uma solução/objeto; apresentação/exposição do projeto.

Tecnologias

Metodologias de execução técnica do projeto/objeto: seleção e preparação dos materiais e equipamentos necessários; desenvolvimento construtivo/execução técnica do projeto/objeto.

(4)

Relatório: Descrição e fundamentação das opções concetuais, formais e técnicas do projeto e do processo construtivo e de execução técnica.

| PLANIFICAÇÃO

O plano desta formação desenvolve-se durante o 1º período compreendido entre os dias 19 de novembro e 10 de dezembro de 2015 e no 2º período entre 4 de janeiro e 18 de fevereiro de 2016, correspondendo a 80 unidades letivas equivalentes a uma formação de 120 horas (10 semanas) e estrutura-se em função do seguinte contexto de trabalho:

Conceção, representação projetual de objetos têxteis; Concretização/execução técnica do projeto/objeto;

Elaboração de memória descritiva e relatório de atividades desenvolvidas de acordo com o plano de trabalho previamente estabelecido pela formação;

Exposição nos espaços propostos pelo Alkantara Festival HORÁRIO

O horário semanal da formação é o estabelecido para a disciplina de Projeto e Tecnologias da especialização em Têxteis.

LOCAL

As atividades desenvolvem-se nas instalações do curso de Produção Artística - Têxteis (sala de Projeto e oficinas de Têxteis) da Escola Artística António Arroio, e nas instalações e espaços expositivos propostos pelo Alkantara Festival.

ACOMPANHAMENTO E MONITORIZAÇÃO

O plano de desenvolvimento do projeto é apresentado aos alunos num enunciado onde consta a definição do problema, os objetivos, as fases programáticas e os critérios de avaliação.

Os professores orientadores, equipa pedagógica da disciplina de Projeto e Tecnologias de Têxteis, planeiam, acompanham e avaliam todo o processo de conceção e desenvolvimento do projecto e asseguram a gestão e concretização das atividades constantes no plano de formação em articulação com a entidade externa envolvida, que contextualiza e acompanha pontualmente a atividade de formação / produção a desenvolver e também promove a sua divulgação / exposição.

A assiduidade do aluno/formando que é controlada através de impresso próprio, correspondente ao período abrangido por esta formação não podendo ser inferior a 95%. Este impresso será assinado pelo aluno.

A avaliação no processo de trabalho será contínua, sistemática e com caráter sumativo, conducente a uma avaliação/classificação final da FCT. São fatores de ponderação global os critérios gerais e específicos de avaliação adotados pela Escola para a disciplina de Projeto e Tecnologias, nos domínios das competências pessoais e sociais, transversais e específicas, no âmbito da resolução e realização das tarefas propostas.

ENQUADRAMENTO

O presente plano de formação consagra o regime de funcionamento da FCT por acordo e participação das partes envolvidas e respetivos intervenientes no processo:

A Escola através do representante no conselho pedagógico, a diretora de curso (Ana N. Gonçalves) que, em estreita colaboração com os professores orientadores (Ana P. Gonçalves, Jaime Lebre e Nuno do Carmo), promove a assegura o processo de realização da FCT.

Os professores orientadores que, planificam, acompanham, controlam a assiduidade e avaliam o desempenho do aluno/formando na execução do plano da FCT em relação interdisciplinar com a entidade externa e o professor de Gestão das Artes, que coordenará o projeto expositivo.

O aluno/formando que, no que lhe compete, colabora, participa e cumpre integralmente o plano da FCT, com a assiduidade estabelecida por lei para efeitos de conclusão da FCT, pelo que será o aluno obrigado a comparecer a 95% do tempo de formação.

PARECER

A formação consubstancia-se num percurso demonstrativo de saberes, atitudes e competências técnico-artísticas adequado e apresenta-se de acordo com a área da especialização em Têxteis do Curso de Produção Artística.

(5)

A diretora de curso, em 11 de Novembro de 2015, emite parecer favorável ao plano.

(6)

PRODUÇÃO ARTÍSTICA | Têxteis FCT | 12ºH | 2015 | 2016

Tomei conhecimento do Plano de Formação

Nº ALUNO Data ENCARREGADO DE EDUCAÇÃO Data

1 Ana Margarida Abreu 3 Catarina Freire Monteiro

4 Cristiana Isabel Sequeira Galveias 6 Inês Cotafo Chaves

12 Li Qun

15 Maria Grade Ribeiro Dias Martins 17 Maryna Melkina

19 Nicole Filipa Bernardo Pereira 20 Patrícia Moura Rúbio

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho reflete o estudo de dez currículos de especialização em Gestão de Serviços de TI, sendo cinco de outros países e cinco nacionais, partindo da hipótese

Destaca-se, também, a intensa utilização desse sistema de ensino pelas empresas, o que caracteriza o que se chama de Educação a Distância Corporativa. É visível o

Considerando que a criminalização do aborto voluntário no primeiro trimestre da gravidez é uma grave intervenção em diversos direitos fundamentais da mulher e que essa

Ingressa-se, então, no tema sobre a litigância climática, a qual consiste em um elemento essencial para dinâmica funcional do constitucionalismo climático global, na

Ao iniciarmos mais um ano de serviço na expansão do Reino de Deus servindo aos nossos Missionários que estão no Campo devemos ter em nós grande expectativa do quê Ele realizará em

Este cuidado contínuo com a qualidade de cada processo inerente à acção de formação é ainda reforçado com a garantia de repetição de qualquer acção de

Here, we aim to understand how expression of RA degradation enzymes (Cyp26) can be correlated with RA distribution and functions during amphioxus (B. lanceolatum)

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é