• Nenhum resultado encontrado

Metodologia para a Elaboração do POA Web 2011

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Metodologia para a Elaboração do POA Web 2011"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

U UnniivveerrssiiddaaddeeddooEEssttaaddooddaaBBaahhiiaaUUNNEEBB P PrróóRReeiittoorriiaaddeePPllaanneejjaammeennttoo PPRROOPPLLAANN PLANEJAMENTO 2011 Em 24/05/2010

Metodologia para a Elaboração do POA Web 2011

I – Antecedentes

Implantado em 2006, o POA – Web faz parte do Sistema Integrado de Planejamento – SIP, pensado, concebido e desenvolvido pela PROPLAN e pela Gerência de Informática da UDO se constitui em um instrumento de planejamento e gerência.

Desde a primeira versão o POA – Web vem sendo atualizado e adequado à nova realidade da instituição, permitindo agregar, novas funcionalidades de forma a ampliar a qualidade, fidedignidade e os níveis de informações.

Na versão para 2011 implanta-se efetivamente o Sistema Integrado de Planejamento - SIP, estruturado em dois módulos: PLANEJAMENTO e ACOMPANHAMENTO. O módulo de Planejamento vem com diversas inovações mantendo todavia, a lógica e essência do POA.

O Módulo Acompanhamento está em fase final de consolidação para disponibilização.

A meta é Planejar 2011 e iniciar o Acompanhamento e Avaliação das Ações, Projetos e Atividades lançados em 2009 e em execução em 2010.

O Sistema Integrado de Planejamento - SIP, módulo PLANEJAMENTO, encontrar-se-á aberto e disponível a todas as Unidades Organizacionais da UNEB, a partir do dia 31 de maio de 2010, em endereço a ser informado previamente.

2. O Sistema Integrado de Planejamento - SIP

O sistema corporifica o previsto no Plano Estratégico, no contexto da gestão institucional eficiente, um dos grandes desafios do modelo multicampi, no que tange as premissas da linha estratégica que visa reforçar as funções de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação, revendo o modelo de gestão centralizada, de maneira a tornar a administração capaz de relacionar as funções de planejamento, acompanhamento e avaliação das ações estratégicas com vistas a alcançar as metas desejadas, num formato que responda às demandas da representatividade setorial interna, do controle sobre a execução e dos métodos de avaliação a serem utilizados.

Na mesma lógica é reiterado no Plano de Metas 2010/2013, mais especificamente no contexto do Eixo Modernização da Gestão e Infraestrutura. (Diagrama I).

(2)

U UnniivveerrssiiddaaddeeddooEEssttaaddooddaaBBaahhiiaaUUNNEEBB P PrróóRReeiittoorriiaaddeePPllaanneejjaammeennttoo PPRROOPPLLAANN PLANEJAMENTO 2011

Enfatize-se que, entre outras funcionalidades, o Sistema Integrado de Planejamento - SIP é um Banco de Dados da UNEB, com interface com outros sistemas e ferramentas já utilizados pela Instituição.

O Sistema Integrado de Planejado será oficialmente lançado pelo Magnífico Reitor, em videoconferência a ser realizada no dia 07 de junho de 2010.

Recomenda-se que as Unidades Organizacionais adotem estratégias e metodologias necessariamente participativas para a elaboração do Planejamento 2011, consolidando a marca dialógica, democrática e transparente da gestão de cada Unidade e da Uneb como um todo.

Neste processo, cada unidade é autônoma para escolher o método de discussão que considerar melhor e mais adequado em termos de participação da sua comunidade.

Vale salientar que a adoção de procedimentos participativos enfatiza e possibilita entre outros importantes aspectos:

9 implementar modelos referenciais buscando a convergência de projetos, ações e atividades em toda a estrutura universitária, valorizando potencialidades individuais e coletivas e reforçando identidades regionais.

9 reforçar o modelo de Redes de Gestão Departamental (RGDs) que ora vem sendo

sugerido como instrumento inovador de gestão que permitirá a Instituição potencializar os programas e projetos, com base na aglutinação e congruência de interesses e demandas mútuas; qualificar a produtividade e o gasto público; promover o intercâmbio de experiências e competências fundadoras de uma rede virtuosa para o desenvolvimento institucional e seu rebatimento no desenvolvimento do estado.

9 compatibilizar as ações dos diversos órgãos, setores, campi, necessariamente articuladas e integradas, na busca de uma Unidade Institucional.

9 identificar e priorizar projetos com visões territoriais como fórum de discussões para a montagem de estratégias de desenvolvimento local, territorial e regional.

9 definir critérios e diretrizes de programação e coordenar a elaboração de programas, planos e projetos.

(3)

U UnniivveerrssiiddaaddeeddooEEssttaaddooddaaBBaahhiiaaUUNNEEBB P PrróóRReeiittoorriiaaddeePPllaanneejjaammeennttoo PPRROOPPLLAANN PLANEJAMENTO 2011

9 adotar estratégias de captação de recursos financeiros, identificando fontes nacionais e internacionais, que possam atender à demanda.

9 promover e estimular o adensamento de visões sistêmicas para ações planejadas regionalmente, que a partir dos campi retratem identidades não apenas de ordem geográfica, mas um quadro referencial que valorize as diversas dimensões do desenvolvimento (econômica, ambiental, político-institucional, eqüidade social). 9 ampliar o intercâmbio com outras Universidades e Centros de Pesquisa, com ênfase

nas práticas que possibilitem avanços na gestão regional, fortalecendo o ensino, a pesquisa e a extensão em todas as regiões do Estado.

Neste contexto, reitera-se a título de sugestão de que as Unidades Organizacionais deverão desenvolver estratégias que propiciem ampla participação da comunidade acadêmica, optando pelo método de discussão que considerar melhor e mais adequado a exemplo de:

1. Reuniões Locais: que podem realizadas no período de 18 de junho a 30 de junho de 2010.

2. Articulação das RGDs com os Coordenadores de Programas.

3. Reuniões das Redes de Gestão Departamental (RGD), na perspectiva de identificar e potencializar os programas e projetos, com base na aglutinação e congruência de interesses e demandas mútuas; qualificar a produtividade e o gasto público; promover o intercâmbio de experiências e competências fundadoras de uma rede virtuosa para o desenvolvimento institucional e seu rebatimento no desenvolvimento do estado.

QUADRO I

1

Entre as ações mais específicas à cargo da PROPLAN, ter-se-á:

a) em parceria com a UDO e a PGDP realizar-se-á no dia 30 de junho de 2010, em Salvador, reunião para capacitação dos Coordenadores Administrativo-financeiros das

1

(4)

U UnniivveerrssiiddaaddeeddooEEssttaaddooddaaBBaahhiiaaUUNNEEBB P PrróóRReeiittoorriiaaddeePPllaanneejjaammeennttoo PPRROOPPLLAANN PLANEJAMENTO 2011

Unidades Gestoras e representantes das demais instâncias que não são gestoras, todavia também vão utilizar o sistema. A programação, o local, demais informações e detalhes sobre a capacitação serão informados as todas as Unidades, no máximo até o dia 26 de junho.

b) realização de videoconferências por Redes de Gestão Departamental (RGD), (Quadro II), com a participação de integrantes da Administração Central, diretores dos departamentos, MCT, CEPED, Editora e seus coordenadores administrativo-financeiros, visando, entre outros aspectos:

a. Priorização de Projetos e Ações adequando-os aos limites orçamentários;

b. Identificar, se for o caso, possibilidades de implementação de Projetos/Ações convergentes entre Departamentos, objetivando minimizar os efeitos das limitações e escassez de recursos orçamentários, de forma a estimular o compartilhamento de potencialidades locais e regionais, fomentando uma rede de competências de integração interdepartamental;

c. Estabelecimento de conexões de definições de prioridades no âmbito dos Programas aprovados no PPA, (Quadro III) coordenados pelos Pró Reitores, UDO e Prefeitura.

Quadro II – Cronograma videoconferências por Redes de Gestão Departamental (RGD)

REDES DE GESTÃO

DEPARTAMENTAL – RGDs DEPARTAMENTOS/MUNICÍPIOS

VIDEOCONFERÊNCIA DATA/TURNO

A Médio São Francisco Bom Jesus da Lapa, Barreiras 05 de julho/2010 (Manhã)

B Anísio Teixeira Brumado, Caetité e Guanambi 05 de julho/2010 (Tarde)

C Metropolitana Alagoinhas, Salvador, Camaçari. 06 de julho/ 2010 (Manhã)

D Recôncavo Baiano /

Costa do Dendê Valença, Santo Antonio de Jesus, Ipiaú 06 de julho/2010 (Tarde)

E Semiárido Norte Juazeiro, Jacobina e Senhor do Bonfim 07 de julho/2010 (Manhã)

F Antonio Conselheiro Paulo Afonso, Serrinha, Conceição do

Coité e Euclides da Cunha. 07 de julho/2010 (Tarde)

G Chapada Diamantina Irecê, Xique Xique, Seabra e Itaberaba. 08 de julho/2010 (Manhã)

H Costa do

Descobrimento Eunápolis, Teixeira de Freitas 08 de julho/ 2010 (Tarde)

Quadro III – PROGRAMAS PPA

O PPA DA UNEB 2008/2011 - PROGRAMAS DE GOVERNO

Diretriz Estratégica 1 – Garantir educação pública de qualidade, comprometida com as demandas de aprendizagem do cidadão.

• Programa 114 - Formação Inicial e Continuada do Profissional da Educação • Programa 115 - Inclusão pela Educação

• Programa 117 - Todos pela Alfabetização – TOPA • Programa 118 - Educação Superior no Século XXI

(5)

U UnniivveerrssiiddaaddeeddooEEssttaaddooddaaBBaahhiiaaUUNNEEBB P PrróóRReeiittoorriiaaddeePPllaanneejjaammeennttoo PPRROOPPLLAANN PLANEJAMENTO 2011

• Programa 119 - Melhoria da Infra-estrutura Estadual da Educação Superior

Diretriz Estratégica 2 – Fortalecer as identidades culturais nos territórios, acolhendo as diversidades e assegurando o acesso à produção e ao consumo de bens culturais. • Programa 157 - Procultura: Promoção da Cultura

Diretriz Estratégica 3 – Promover a gestão pública com democracia, participação e transparência

• Programa 213 – Gestão da Política de Comunicação do Governo

Diretriz Estratégica 4 – Articular a base científica com tecnologia aplicada ao desenvolvimento

• Programa 293 - Inova Bahia: Desenvolvimento da Base Científica, Tecnológica e de Inovação.

Apoio Administrativo

• Programa 502 - Ações de Apoio Administrativo do Poder Executivo • Programa 900 - Operação Especial

A exemplo do ocorrido em 2009, encontrar-se-á disponibilizado e-mail destinado exclusivamente ao atendimento às demandas inerentes ao processo de elaboração do POA - Web 2011.

O endereço além de dinamizar a participação de toda a comunidade, possibilitará comunicação rápida, integração através de orientações e esclarecimentos entre a PROPLAN e as demais estruturas, setores e segmentos da Universidade.

Para as Unidades e instâncias organizacionais da UNEB que lançaram o POA 2010, todos os dados estarão disponibilizados no SIP com acesso a cada uma das respectivas Unidades.

A elaboração do POA – Web 2011 deverá tomar como base, entre outras referências, os projetos e ações das respectivas Unidades Organizacionais e áreas, incluídos no Plano Estratégico, no PPA 2008/2011, no POA e Orçamento 2010 e mais enfaticamente no Plano de Metas 2010/2013.

Tendo em vista que a PROPLAN ainda não dispõem dos dados inerentes as cotas orçamentárias, recomenda-se que cada Departamento, neste primeiro momento, considere o volume de recursos correspondente ao Orçamento 2010, notadamente da fonte do Tesouro, com vistas a estabelecer as prioridades de suas ações, atividades e projetos, até que a Secretaria da Educação informe a UNEB a cota para o exercício de 2011 bem como tenhamos os resultados dos estudos que estão sendo realizados pelo Grupo de Trabalho, instituído pela Portaria 0846/2010.

Tão logo tenhamos as informações acima far-se-á a redistribuição de possíveis incrementos que venham a ser consignados ao orçamento da UNEB.

Cabe ainda registrar que os Manuais do Sistema trazem todos os detalhes para utilização e navegação do SIP.

Para viabilizar a operacionalização e registros decorrentes dos resultados da metodologia adotada, o sistema permite correlacionar as Unidades Organizacionais, Programas Aprovados no PPA, observado o objetivo, ação, produto e respectiva meta, Municípios e Territórios de Identidade, considerando o Plano Territorial de Desenvolvimento, construído com base no recorte territorial, com vistas à maior eficiência

(6)

U UnniivveerrssiiddaaddeeddooEEssttaaddooddaaBBaahhiiaaUUNNEEBB P PrróóRReeiittoorriiaaddeePPllaanneejjaammeennttoo PPRROOPPLLAANN PLANEJAMENTO 2011

e eficácia das políticas públicas, o que permite uma visão ampliada da atuação da UNEB nas regiões em que se insere.

Enfatize-se que será disponibilizado no endereço do Sistema Integrado de Planejamento – SIP documentos institucionais, referências e parâmetros, a exemplo de: Plano Estratégico, Plano Plurianual 2008/2011, Plano de Metas 2010/2013, Territórios de Identidade do Estado, Áreas de Conhecimento Cnpq, assim como a série histórica dos orçamentos dos Departamentos – 2004 a 2010. Vale ainda ressaltar que a metodologia, estratégia e orientações gerais se constituem em um processo crítico e de aperfeiçoamento ao instrumento, sistema e métodos de planejamento adotados até o momento.

Dúvidas, sugestões, maiores esclarecimentos podem ser obtidos através da equipe técnica da PROPLAN pelos telefones (071) 3117-2385, ou pelo e-mail planejamento@listas.uneb.br.

Atenciosamente,

LUIZ PAULO ALMEIDA NEIVA Pró-Reitor de Planejamento

CRONOGRAMA GERAL

DATA ATIVIDADES LOCAL HORÁRIO OBSERVAÇÕES

31/maio/2010 O endereço do SIP será

informado e disponibilizado.

- -

A PROPLAN informará através e-mail a todas as Unidades Organizacionais o endereço de acesso ao SIP.

07/junho/2010 Lançamento oficial do

SIP pelo Magnífico Reitor

10:00h Videoconferência.

18 a 30/junho/2010 Reuniões Locais Definido por

cada Unidade Organizacional Definido por cada Unidade Organizacional As Unidades Organizacionais deverão desenvolver estratégias que propiciem ampla participação da comunidade acadêmica, optando pelo método de discussão que considerar melhor e mais adequado.

30/junho/2010 Capacitação dos

Coordenadores Administrativo-financeiros. Salvador 08:00 as 12:00 14:00 as 18:00 PROPLAN, UDO e PGDP.

(7)

U UnniivveerrssiiddaaddeeddooEEssttaaddooddaaBBaahhiiaaUUNNEEBB P PrróóRReeiittoorriiaaddeePPllaanneejjaammeennttoo PPRROOPPLLAANN PLANEJAMENTO 2011

VIDEOCONFERÊNCIAS POR REDES DE GESTÃO DEPARTAMENTAL REDES DE GESTÃO

DEPARTAMENTAL – RGDs DEPARTAMENTOS/MUNICÍPIOS

VIDEOCONFERÊNCIA DATA/TURNO

A Médio São Francisco Bom Jesus da Lapa, Barreiras 05 de julho/2010 (Manhã)

B Anísio Teixeira Brumado, Caetité e Guanambi 05 de julho/2010 (Tarde)

C Metropolitana Alagoinhas, Salvador, Camaçari. 06 de julho/ 2010 (Manhã)

D Recôncavo Baiano /

Costa do Dendê Valença, Santo Antonio de Jesus, Ipiaú 06 de julho/2010 (Tarde)

E Semiárido Norte Juazeiro, Jacobina e Senhor do Bonfim 07 de julho/2010 (Manhã)

F Antonio Conselheiro Paulo Afonso, Serrinha, Conceição do

Coité e Euclides da Cunha. 07 de julho/2010 (Tarde)

G Chapada Diamantina Irecê, Xique Xique, Seabra e Itaberaba. 08 de julho/2010 (Manhã)

H Costa do

Descobrimento Eunápolis, Teixeira de Freitas 08 de julho/ 2010 (Tarde)

Atenciosamente,

LUIZ PAULO ALMEIDA NEIVA Pró-Reitor de Planejamento

Referências

Documentos relacionados

O objetivo deste relatório é descrever a análise crítica, realizada pelo Instituto Nacional de Cardiologia (INC/MS), em colaboração ao Departamento de Gestão e Incorporação

Orientador (A) Álvaro Bufarah Junior Orientador (A) Perrotti Pietrangelo Pasquale Orientador (A) Álvaro Bufarah Junior Orientador (A) Mirtes de Moraes Orientador (A) Roberto

Encaminhar ao Diretor Técnico solicitações do Corpo Clínico necessárias para o cumprimento de suas competências, fundamentadas nas regulamentações deste regimento e

In: ABREU, Martha e SOIHET, Rachel (orgs.) Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. b) a ruptura completa com as práticas representativas da política imperial,

Sobre a importância da coleta seletiva dos resíduos sólidos, 93,18% (41 alunos) dos alunos entrevistados considera de grande importância a separação dos resíduos através da

IDEAL PARA Copo Brigadeiro 50mL Linha Prática Linha Gold CÓD.. OPORTUNIDADE DE VENDA Espumantes

Assim que for observada água fluindo pela camisa do filtro de partículas ou carbon block, acoplar totalmente a camisa no

chilensis devido a atividade gastroprotetora já confirmada para o extrato metanólico da planta (BUCCIARELLI et al., 2007; BUCCIARELLI et al., 2010) porém com ausência