• Nenhum resultado encontrado

13. Dentre os caracteres considerados como curinga, em nome de arquivos, utiliza-se (A) = (B) + (C)? (E) ^

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "13. Dentre os caracteres considerados como curinga, em nome de arquivos, utiliza-se (A) = (B) + (C)? (E) ^"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

PRIMEIRA PARTE:

Conceitos de organização de arquivos (pastas/diretórios),

utilização do Windows Explorer: copiar, mover arquivos, criar

diretórios. Tipos de arquivos.

01. Aplicações de multimídia em ambiente Windows utilizam arquivos de sons e imagens interpostos no formato padrão (A) VoIP (B) MP3 (C) AVI (D) MIDI (E) WAVE

02. A opção de um menu Windows, contendo reticências à sua direita indica que, se selecionada, apresentará uma

(A) caixa de diálogo. (B) caixa de controle. (C) janela do aplicativo. (D) lista de tarefas. (E) outra lista de opções.

03. Para alternar de um programa em execução para outro, no Windows 98, pode-se selecionar o programa desejado clicando-se

(A) as teclas Alt + Tab ou o botão na barra de tarefas. (B) as teclas Crtl + Tab ou o botão na barra de tarefas. (C) as teclas Alt + Tab, somente.

(D) as teclas Crtl + Tab, somente. (E) o botão na barra de tarefas, somente.

04. Para acessar mais rapidamente arquivos ou pastas pode-se utilizar, na área de trabalho do Windows, ícones de atalho identificados

(A) com o formato de uma pasta aberta.

(B) com o desenho de uma lupa sobre os ícones. (C) com uma seta no canto inferior esquerdo. (D) por uma figura única que representa atalho. (E) necessariamente com a palavra atalho.

05. No Windows, as teclas CTRL, ALT ou SHIFT podem ser mantidas ativadas (até que se pressione outra tecla) por meio das teclas de

(A) filtragem. (B) alternância. (C) aderência. (D) atalho. (E) travamento.

06. Um clique com o botão direito na barra de tarefas do Windows 98 exibirá um menu com opções, dentre as quais pode-se encontrar:

(A) Salvar

(B) Pano de Fundo (C) Proteção de Tela (D) Exibir

(E) Barra de Título

07. Uma regra de definição, para nomear arquivos, define que

(A) apenas letras são permitidas no nome.

(B) tanto letras como números são permitidos na extensão. (C) o nome inteiro do arquivo é constituído de quatro partes. (D) o ponto divisor define o tipo de arquivo.

(2)

08. Caracteres que são usados para ajudar na localização mais rápida de múltiplos arquivos, numa operação de busca, são chamados de

(A) Curinga. (B) Alfanuméricos. (C) Teclas função.

(D) Deslocamento na tela. (E) Caracteres de comentário.

09. Um atalho de arquivo quando excluído da área de trabalho do Windows

(A) elimina a cópia da pasta em que o atalho foi gravado. (B) elimina o ponteiro para abrir o arquivo associado. (C) altera a pasta em que o arquivo associado foi gravado. (D) altera o conteúdo do arquivo associado.

(E) exclui a cópia do arquivo associado .

10. O ícone Meu Computador do Windows é usado, entre outras funções, para exibir

(A) a área de trabalho do Windows.

(B) a barra de tarefas abertas no Windows.

(C) uma lista de pasta no painel esquerdo da janela e o conteúdo da pasta selecionada no painel direito. (D) o conteúdo de um disco em uma única janela separada.

(E) as pastas e as respectivas subpastas em uma estrutura hierárquica.

11. No Windows Explorer para criar uma pasta e realizar uma cópia de um Arquivo para esta pasta devemos:

(A) Clicar em Arquivo − Novo − Pasta − colocar o nome da pasta. Em seguida selecionar o arquivo a ser copiado e clicar em Editar – Recortar e posicionar na pasta desejada e clicar Editar – Colar.

(B) Clicar em Arquivo − Novo − Atalho − colocar o nome da pasta. Em seguida selecionar o arquivo a ser copiado e clicar em Editar – Colar e posicionar na pasta desejada e clicar Editar – Copiar.

(C) Clicar em Arquivo − Novo − Atalho − colocar o nome da pasta. Em seguida selecionar o arquivo a ser copiado e clicar em Editar – Copiar e posicionar na pasta desejada e clicar Editar – Colar.

(D) Clicar em Arquivo − Novo − Pasta − colocar o nome da pasta. Em seguida selecionar o arquivo a ser copiado e clicar em Editar – Copiar e posicionar na pasta desejada e clicar Editar – Colar.

(E) Clicar em Arquivo − Novo − Pasta − colocar o nome da pasta. Em seguida selecionar o arquivo a ser copiado e clicar em Editar – Copiar e posicionar na pasta desejada e clicar Editar – Pesquisar.

12. Os comandos comuns que podem ser usados em qualquer item do Windows 95, clicando-se o botão direito do mouse sobre o item desejado, estão contidos

a) na barra de tarefas. b) na barra de propriedades. c) no menu Iniciar.

d) no menu de atalho. e) no Windows Explorer.

13. Dentre os caracteres considerados como curinga, em nome de arquivos, utiliza-se

(A) = (B) + (C) ? (D) @ (E) ^

14. No sistema operacional Windows, o conceito de arquivo NÃO é representado por

(A) um programa adicionado na pasta de programas. (B) um documento de trabalho gravado na forma de texto. (C) um banco de dados no disco rígido.

(D) uma planilha eletrônica contendo fórmulas de cálculo. (E) um atalho exibido na área de trabalho.

15. Ao colocar o ponteiro do mouse no menu Iniciar, sobre um item que contém uma seta para a direita, o Windows exibe

(A) os itens de um menu secundário.

(B) uma caixa de texto para digitar comandos. (C) o nome completo do item.

(3)

(E) o nome do autor e a data de criação do item.

16. A maneira mais indicada de eliminar um programa instalado no computador, utilizando o Windows, é

(A) mover o ícone do programa para a lixeira. (B) deletar o ícone do programa da área de trabalho. (C) deletar a pasta que contém o programa instalado. (D) remover o programa por meio do painel de controle.

(E) mover a pasta que contém o programa instalado para a lixeira.

17. Para obter rapidamente informações sobre um item selecionado, no lado esquerdo da janela do Meu computador ou do Windows Explorer, deve-se clicar, na tela padrão do Windows 98, a opção

(A) Detalhes, no menu Exibir. (B) Propriedades, no menu Arquivo. (C) como página da Web, no menu Exibir. (D) Visualização rápida, no menu Arquivo. (E) Opções de pasta, no menu Ferramentas.

18. Para copiar um Arquivo no Windows Explorer, clique no arquivo que deseja copiar e clique em:

(A) Editar − Recortar. Em seguida clique em Editar – Copiar, estando na pasta ou disco para onde se deseja copiar o arquivo.

(B) Editar − Copiar. Em seguida clique em Editar – Recortar, estando na pasta ou disco para onde se deseja copiar o arquivo.

(C) Editar − Recortar. Em seguida clique em Editar – Recortar, estando na pasta ou disco para onde se deseja copiar o arquivo.

(D) Editar − Copiar. Em seguida clique em Editar – Colar, estando na pasta ou disco para onde se deseja copiar o arquivo.

(E) Editar − Recortar. Em seguida clique em Editar – Colar, estando na pasta ou disco para onde se deseja copiar o arquivo.

19. No MS-Windows 98, a barra de tarefas NÃO contém

(A) o botão Iniciar. (B) a barra de menus.

(C) botões dos aplicativos abertos. (D) barras de ferramentas.

(E) um relógio.

20. Uma biblioteca de vínculo dinâmico (DLL) constitui-se de um

(A) conjunto de comandos do sistema operacional que serão processados seqüencialmente.

(B) conjunto de comandos associados aos objetos criados para serem utilizados como recursos pré-definidos. (C) recurso do sistema operacional para possibilitar que uma rotina seja carregada somente quando necessária ao programa que a chamar.

(D) conjunto de informações compartilhadas entre aplicativos. (E) recurso para acessar diferentes bancos de dados.

21. Num monitor de microcomputador sob controle do MS Windows, a resolução de tela mais alta

(A) reduz o tamanho dos itens e aumenta o tamanho da área de trabalho. (B) aumenta o tamanho dos itens e reduz o tamanho da área de trabalho. (C) aumenta os tamanhos dos itens e da área de trabalho.

(D) reduz os tamanhos dos itens e da área de trabalho. (E) não afeta os tamanhos, somente a qualidade da imagem.

22. Para visualizar a parte final de uma figura que não cabe inteira na janela do Windows, movimenta-se a barra de rolagem

(A) horizontal para baixo. (B) horizontal para a esquerda. (C) vertical para a direita. (D) vertical para baixo. (E) vertical para cima.

23. Atuando-se na área de notificação do XP, que é a área da barra de tarefas que contém o relógio, é possível

(4)

(B) alterar o código fonte do Internet Explorer e das dll´s de clock inativas. (C) fazer desaparecer o relógio e ocultar ícones inativos.

(D) alterar o código de máquina do Windows Explorer e das dll’s de clock ativas. (E) alterar as configurações de hardware.

24. Uma pequena imagem exibida na tela do Windows, que representa um objeto que pode ser manipulado para controlar certas ações do computador, denomina-se

(A) arquivo. (B) programa. (C) comando. (D) pasta. (E) ícone.

25. Com relação aos sistemas operacionais Windows 98 e 2000, considere:

I. quando uma pasta compartilhada apresenta a figura de uma mão abaixo do seu ícone padrão, significa que aquela pasta está travada para uso somente pelo seu proprietário;

II. ao utilizarmos o mouse para arrastar um arquivo de uma pasta para outra, dentro do mesmo drive de disco, executamos as funções copiar e colar, sucessivamente;

III. para apagar um arquivo, sem que ele seja encaminhado para a lixeira do Windows, deve-se selecioná-lo e, em seguida, pressionar as teclas “SHIFT” + “DEL”.

IV. O mouse e o teclado têm funções distintas no sistema, ou seja, as operações efetuadas via mouse não podem ser feitas através do teclado e vice-versa.

É correto o que consta APENAS em (A) I.

(B) II e IV. (C) III. (D) I e IV. (E) II e III.

26. No que se refere ao sistema operacional Windows 98 e 2000, considere:

I. O Windows Explorer é uma ferramenta de sistema que permite a visualização da árvore de diretórios (pastas) e respectivos arquivos existentes no ambiente operacional.

II. Grande parte das operações efetuadas pelo mouse também podem ser feitas através de teclas de atalho com o auxílio, principalmente, das teclas Ctrl, Alt e Shift.

III. Com a ferramenta Propriedades de vídeo é possível configurar as cores da janela, o papel de parede e o protetor de telas.

É correto o que consta em (A) I, II e III.

(B) I e II, apenas. (C) I, apenas. (D) II e III, apenas. (E) III, apenas.

27. No Windows 2000, a janela Meus documentos foi aberta e exibiu, entre outros objetos, duas pastas de arquivos nomeadas Documentos Originais e Cópias de Documentos. Ao se pretender copiar o arquivo Documento1, existente na pasta Documentos Originais, para a pasta Cópias de Documentos, optou-se por fazê-lo utilizando a barra de menus, localizada no topo da janela. A seqüência correta de ações, para que a cópia mencionada seja bem sucedida, é: Selecionar o arquivo Documento1, clicar no menu

(A) Arquivo e em seguida no item Copiar; abrir a pasta Cópias de Documentos, clicar no menu Arquivo e em seguida no item Colar.

(B) Editar e em seguida no item Recortar; abrir a pasta Cópias de Documentos, clicar no menu Editar e em seguida no item Copiar.

(C) Editar e em seguida no item Copiar; abrir a pasta Cópias de Documentos, clicar no menu Editar e em seguida no item Colar.

(D) Arquivo e em seguida no item Recortar; abrir a pasta Cópias de Documentos, clicar no menu Arquivo e em seguida no item Copiar.

(E) Editar e em seguida no item Recortar; abrir a pasta Cópias de Documentos, clicar no menu Arquivo e em seguida no item Copiar.

28. No Windows Explorer do Windows 98, para selecionar um conjunto de arquivos intercalados deve-se clicar nos arquivos com

(5)

(B) as teclas Alt Ctrl pressionadas. (C) as teclas Shift Alt pressionadas. (D) as teclas Shift Ctrl pressionadas. (E) a tecla Ctrl pressionada.

29. No Windows 98 e 2000 pode-se, alternativamente, acessar o menu _______I e escolher o item ______ II para alterar as opções de exibição de pastas e arquivos. Preenchem correta e respectivamente as lacunas I e II acima:

(A) Ferramentas; Opções de Pasta. (B) Pastas; Opções de Pasta. (C) Arquivo; Opções de Pasta. (D) Opções; Pastas de sistema. (E) Exibir; Opções de Pasta.

30. Considerando que o sistema operacional Windows apresenta configurações padrão de arquivos, temos que a extensão

(A) “.xls” refere-se a um arquivo do Microsoft Excel. (B) “.doc” refere-se a um arquivo do Microsoft Access. (C) “.zip” refere-se a um arquivo padrão texto.

(D) “.bmp” refere-se a um arquivo de música. (E) “.exe” refere-se a um arquivo de imagem.

31. Utilizando “Meu computador” ou “Meus documentos”, no Windows XP, uma das formas de habilitar a exibição do caminho completo de arquivos e pastas na barra de títulos, é por intermédio da seção “Modo de exibição”, disponível em

(A) Configuração de arquivo, do menu Exibir. (B) Opções de pasta, do menu Ferramentas. (C) Exibir, do menu Configurar pasta. (D) Opções de pasta, do menu Exibir.

(E) Configurar página, do menu Ferramentas.

32. A tecla Windows acionada em conjunto com a tecla D executa, no Windows XP, o comando de

(A) Executar. (B) Pesquisar.

(C) Minimizar ou Maximizar todas as janelas. (D) Ativar o Windows Explorer.

(E) Exibir Ajuda e Suporte.

33. A hora do sistema Windows XP, atalhos de acesso rápido a programas e atalhos de status de atividades são exibidos à direita dos botões da barra de tarefas na

(A) barra de títulos. (B) área de trabalho. (C) barra de status. (D) barra de ferramentas. (E) área de notificação.

34. No sistema operacional Windows,

(A) Editar-Copiar e Editar-Recortar tem a mesma função de copiar o texto de um local para o outro.

(B) através da ferramenta Windows Explorer, o modo de exibição do tipo Lista, mostra o nome, o tamanho e a data de criação de cada arquivo.

(C) para excluir um arquivo definitivamente (sem que ele seja enviado para a lixeira), basta clicar sobre o mesmo, com o botão direito do mouse, manter pressionada a tecla SHIFT (caixa alta) e clicar em Excluir. (D) Editar-Copiar e Editar-Recortar tem a mesma função de mover o texto de um local para o outro.

(E) é impossível salvar um arquivo com 1 MB em um disquete de 3 ½”, pois a capacidade dessa mídia é inferior a 700 KB.

35. No sistema operacional Windows,

(A) o ScanDisk pode ser utilizado para procurar arquivos com vírus e reparar as áreas danificadas.

(B) o desfragmentador de disco pode ser utilizado para reorganizar arquivos e espaço no disco rígido, a fim de que os programas sejam executados com maior rapidez.

(C) a janela “Painel de Controle” permite indicar ao Windows que diferentes usuários podem personalizar suas configurações na área de trabalho.

(6)

(D) pode-se colocar um atalho para qualquer programa, documento ou impressora, desde que restrita aos limites da área de trabalho do Windows.

(E) o comando “Documentos” permite criar backup de arquivos, automaticamente.

36. Para mover um arquivo de uma pasta para outra (recortar e colar), usando teclas de atalho padrão do Microsoft Windows, usa-se as seguintes combinações, respectivamente:

(A) CTRL+V e CTRL+C (B) CTRL+C e CTRL+V (C) CTRL+X e CTRL+V (D) CTRL+V e CTRL+X (E) CTRL+C e CTRL+X

37. No sistema operacional MS-Windows 2000, as configurações, tais como unidade monetária e aparência dos números, utilizadas como padrão pelos diversos aplicativos, são possibilitadas, no Painel de controle, diretamente por meio da escolha de

(A) Opções de pasta.

(B) Ferramentas administrativas. (C) Opções regionais.

(D) Opções de acessibilidade. (E) Tarefas agendadas.

38. No Windows Explorer do Windows 2000, por meio do menu Ferramentas ou em opções e sub-opções a este subordinadas, é possível

(A) agendar tarefas, mapear unidade de rede, reparar drivers de dispositivos instalados e ativar conteúdo da Web na área de trabalho.

(B) desconectar unidade de rede, restaurar um arquivo excluído definitivamente, modificar data e hora padrão do sistema, reparar drivers de dispositivos instalados.

(C) copiar e excluir pastas e arquivos, reparar drivers de dispositivos instalados, modificar o esquema de energia do computador e desconectar unidade de rede.

(D) mostrar pastas e arquivos ocultos, mapear unidade de rede, criar e registrar uma nova extensão de arquivo e ativar conteúdo da Web na área de trabalho.

(E) criar nova conexão de rede, copiar e excluir pastas e arquivos, restaurar um arquivo excluído definitivamente e modificar data e hora padrão do sistema.

39. No Windows Explorer do Windows 2000, a criação de uma nova pasta ou atalho é feita pelo acionamento do menu (A) Favoritos. (B) Exibir. (C) Ferramentas. (D) Editar. (E) Arquivo. 40. Um texto gravado em HD, em arquivo de 2,0 MB, para ser copiado em um único disquete, com capacidade nominal de 1.474 KB, exigirá que o

(A) disquete seja compactado, antes da cópia.

(B) disquete seja desfragmentado, antes da cópia.

(C) arquivo seja primeiramente compactado no HD.

(D) arquivo seja primeiramente desfragmentado no HD.

(E) arquivo seja simplesmente arrastado do HD para o disquete.

41. Utilizando-se do sistema operacional Windows 2000, versão em português, um analista abre, no Windows Explorer, a janela ao lado de “Opções de pasta”:

(7)

Essa ação pode ser feita mediante a escolha do menu (A) Exibir. (B) Ferramentas. (C) Favoritos. (D) Inserir. (E) Editar.

42. Observe a janela ao lado de opções:

No Windows Explorer do Windows 2000, esta janela é exibida quando do acionamento do menu

(A) Favoritos. (B) Ferramentas. (C) Arquivo. (D) Editar. (E) Exibir.

43. Utilizando-se do sistema operacional Windows 2000, um analista necessita criar uma nova pasta que contenha arquivos. Isto pode ser feito através do Windows Explorer mediante a escolha do menu:

(A) “Exibir”, opção “Adicionar”, item “Nova Pasta”. (B))“Arquivo”, opção “Novo”, item “Pasta”.

(C) “Favoritos”, opção “Nova”, item “Pasta”.

(D) “Editar”, opção “Opções de Pasta”, item “Nova Pasta”. (E) “Ferramentas”, opção “Novo”, item “Pasta”.

44. No Windows Explorer (do Windows 2000), uma forma alternativa de copiar um arquivo de uma pasta e colá-lo em outra, após selecioná-lo, é utilizar as seguintes teclas combinadas:

(A) alt+x para copiá-lo e ctrl+y para colá-lo. (B) ctrl+x para copiá-lo e alt+v para colá-lo. (C) shift+v para copiá-lo e alt+c para colá-lo. (D) ctrl+c para copiá-lo e ctrl+v para colá-lo. (E) esc+x para copiá-lo e alt+v para colá-lo.

45. A barra de menus das aplicações Windows normalmente é localizada

(A) imediatamente acima da barra de tarefas. (B) no menu exibir.

(C) ao lado da barra de título. (D) ao lado da barra de tarefas.

(E) imediatamente abaixo da barra de título.

GABARITO PRIMEIRA PARTE

01 – C; 02 – A; 03 – A; 04 – C; 05 – C; 06 – D; 07 – B; 08 – A; 09 – B; 10 – D; 11 – D; 12 – D; 13 – C; 14 – E; 15 – A; 16 – D; 17 – C; 18 – D; 19 – B; 20 – C; 21 – A; 22 – D; 23 – C; 24 – E; 25 – C; 26 – A; 27 – C; 28 – E; 29 – A; 30 – A; 31 – B; 32 – C; 33 – E; 34 – C; 35 – B; 36 – C; 37 – C; 38 – D; 39 – E; 40 – C; 41 – B; 42 – D; 43 – B; 44 – D; 45 – E;

Referências

Documentos relacionados

tes são afetados de diferentes maneiras por um só e mesmo corpo”. Mais adiante, em eii, p17, ao tratar a respeito da maneira como um corpo – e nesse momento a referência já é

7.3.7        A  lista  dos  candidatos  inscritos  e/ou  Edital  de  Convocação  para  as  Provas  com  dia  e  local  da  prova  de  múltipla  escolha 

Caso seja detectado algum problema na inscrição via internet, o candidato terá o prazo de 2 (dois) dias úteis contados a partir do dia útil seguinte ao

Eric Sabourin formula o princípio explicativo da reprodução camponesa no Brasil em termos de uma interface, uma articulação dialética entre as implicações da troca mercantil e

Nesse senso, se consolida uma melhoria no aspecto do ambiente, como também facilita a atuação e o trabalho das pessoas que neles estão inseridos (ANDRADE, 2002).Enquanto que

Como esperado, quando questionadas sobre qual especialidade médica é a mais importante para saúde da mulher, cerca de oito a cada dez citam ginecologia, principalmente por mulheres

Em atendimento as exigências do IAS 36/CPC 01 R1 - Redução do Valor Recuperável de Ativos, a Companhia e sua controlada efetuaram o teste anual de recuperação de seus ativos

Projetos produtivos devem mostrar viabilidade especialmente se recebeu apoio(s) anterior(es). Há normas específicas de ordem sanitária, ambiental, fiscal, indigenista