• Nenhum resultado encontrado

PLANO DE ENSINO-APRENDIZAGEM (PEA)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANO DE ENSINO-APRENDIZAGEM (PEA)"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO GERAL E APLICADA COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

PLANO DE ENSINO-APRENDIZAGEM (PEA)

I. IDENTIFICAÇÃO

CURSOS Administração de Empresas PERÍODO SEMESTRE 1 Sem 2012

DISCIPLINA Sistemas de Produção Código: SA063 TURMAS CARGA HORÁRIA 60 horas

PROFESSOR(A) José Eduardo Pécora Junior TÍTULO Ph.D.

II. APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA

EMENTA Planejamento e controle da produção; operação Just in time; Kanban; sistemas integrados de gestão; hierarquia dos sistemas que compõem o planejamento, programação e controle da produção: previsão de demanda, planejamento agregado, planejamento mestre da produção, planejamento das necessidades de materiais e programação (planejamento fino e sequenciamento) da produção.

OBJETIVO

GERAL A Administração da Produção tem importância fundamental na formação do profissional de Administração, por ser capaz de oferecer subsídios às tomadas de decisões em todas as fases das negociações Empresariais. Todos os elos das cadeias produtivas apresentam atividades complexas, com objetivos de curto, médio e longo prazo que se inter-relacionam. Com os conteúdos contemplados na disciplina, os alunos terão as ferramentas para enfrentar os desafios apresentados pela produção de bens, serviços e informações. Os alunos deverão aprender os conceitos da Administração da Produção para utilizá-los no desenvolvimento de projetos complexos que envolvem as atividades de negócios. Desenvolver a habilidade necessária para implantar sistemas de controle de qualidade, identificando as melhores alternativas para cada caso. Desenvolver nos alunos as habilidades necessárias para saber decodificar os textos apresentados e reescrevê-los de forma clara para um bom entendimento por seus futuros interlocutores (clientes, patrões, empregados).

Estudo de conceitos, teorias, metodologias e técnicas pertinentes aos Sistemas de Produção. Aplicação em casos de manufatura, operações, logística e serviços. Discussão das evoluções recentes e tendências da Administração da Produção. Análise e otimização de fluxos em sistemas de produção. Aplicação dos fundamentos de sistemas de informação em projeto de sistemas de produção. Ênfase em estudos de casos e exercícios (prática de planejamento e programação da produção).

(2)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO GERAL E APLICADA COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

III. PROCEDIMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS METODOLOGIAS E RECURSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM

A disciplina será conduzida de forma dinâmica, participativa e com ampla interação dos alunos. A integração entre a teoria e a prática será realizada através de atividades nas quais os alunos possam verificar a aplicabilidade dos conceitos apresentados.

Recursos didáticos: - Aulas teórico-expositivas.

- Leituras e análise de textos e documentos.

- Produção de textos adequados às técnicas de redação e às diferentes estruturas textuais. - Atividades de aplicação conceituais em sala e extra-sala.

- Jogos e dinâmicas. - Filmes e debates.

- Utilização de recursos multimídia e Internet.

CONCEPÇÃO, INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Os critérios de avaliação serão estabelecidos das seguintes formas:

- Diagnóstica: para identificar o perfil inicial da turma e o nível de conhecimento sobre os conteúdos será proposta uma atividade de apresentação individual dos alunos. O objetivo é fazer com que compartilhem suas expectativas sobre a disciplina, além de mencionarem as atividades que exercem atualmente e suas projeções profissionais e pessoais para o futuro.

- Processual: avaliação continuada, incorporada ao processo formativo. - Somativa: verificar e avaliar resultados, evoluções e conhecimentos.

Sejam:

P1 – Nota da primeira PROVA P2 – Nota da Segunda PROVA TF – Trabalho Final

(3)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO GERAL E APLICADA COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

COMPROMISSOS

Horário de aulas é das 19:00h as 22:00h, o aluno deve estar dentro da sala de aula antes das 19:00h Quanto às PRESENÇAS:

A primeira chamada será feitas as 19:10h o aluno que chegar depois da chamada ficará com 2 faltas

Fica a critério do professor decidir se haverá um intervalo, neste caso o intervalo será de 20 minutos sendo feita uma chamada logo após o seu intervalo. O aluno que chegar após o horário estipulado pelo professor ficará com 2 faltas.

Caso não haja intervalo será feita uma única chamada.

O aluno que tiver mais de 15 (quinze faltas) será reprovado por faltas independente da média final. Quanto às NOTAS E MÉDIAS:

O aluno que atingir média final acima de 70 (setenta pontos) será considerado aprovado, se a média do aluno ficar entre 40 (quarenta) e 69 (sessenta e nove) pontos ficará de exame e finalmente o aluno que ficar com a média abaixo de 40 (quarenta pontos) será considerado reprovado.

Arredondamento: Arredondamento de até 3 pontos (escala de 0 100) poderão ser concedidos pelo professor como forma de bônus. Esta concessão é uma avaliação qualitativa sobre o comportamento e participação do aluno em sala de aula. Exemplo: pontualidade, postura ativa, entregar em dia as atividades de sala de aula, ler os capítulos recomendados antes da aula, etc.

O Aluno ao se matricular na disciplina se compromete a aceitar este plano de aula sem ressalvas.

(4)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO GERAL E APLICADA COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

IV. INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS BIBLIOGRAFIA BÁSICA DE REFERÊNCIA

[1] CORRÊA H.L. e CORRÊA C.A.: Administração da Produção e Operações. Manufatura e Serviços. Uma abordagem Estratégica, Ed. Atlas, SP, 2ª Edição, 2009

BIBLIOGRAFIA AUXLIAR

[2] MOREIRA, D. A. Introdução à administração da produção e operações. São Paulo: Cengage Learning, 2008. [3] TUBINO D.F.: Planejamento e Controle da Produção.Teoria e prática, Ed. Atlas, São Paulo, 2007

[4] VOLLMANN T.E. et al: Sistemas de Planejamento & Controle da Produção, Ed. Bookman, Porto Alegre, 2006. [5] CHOPRA, S.; Meildl, P∴ Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, Ed. Pearson Prentice Hall, 2003.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

SLACK, Nigel.(et al.); Administração da Produção– São Paulo : Atlas, 2008.

ANTUNES J. et al: Sistemas de Produção. Conceitos e Práticas para Projeto e Gestão da Produção Enxuta, Ed. Bookman, Porto Alegre, 2008. CORRÊA, H.L.; GIANESI, I.G.N. Planejamento, programação e controle da produção. São Paulo: Atlas, 4ª edição, 2001.

CORRÊA H. e CAON: Gestão de Serviços, Ed. Atlas, São Paulo, 2002;

LUSTOSA L. et al: Planejamento e Controle da Produção, Ed. Elsevier, São Paulo, 2008. MARTEL A. e VIEIRA D.R., Análise e Projeto de Redes Logísticas, Ed. Saraiva, São Paulo, 2008. MONKS, J. G. Administração da produção.São Paulo: McGraw-Hill, 1987.

(5)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO GERAL E APLICADA COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

V. OBSERVAÇÕES

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS ESPERADAS DO DISCENTE

Habilidades: Identificar problemas e propor soluções na área de Produção. Tomar decisões a partir de análises dos sistemas de produção. Definir, subsidiado por ferramentas computacionais e modelos matemáticos, a otimização dos recursos da produção e a eficácia do sistema produtivo, e de instalações. Maximizar a utilização dos recursos disponíveis, minimizando custos operacionais. Definir, estrategicamente, as melhores formas de produção e do sistema de abastecimento, desenvolver conhecimentos para desenvolver planos de movimentação interna, assim como levantamento de custos, buscando a satisfação dos clientes. Desenvolver parcerias junto ao mercado fornecedor.

Competências: Ser capaz de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais.

Raciocinar logicamente, criticamente e analiticamente para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais.

Ter iniciativa, criatividade, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional. Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão.

Ser capaz de realizar consultoria em gestão e administração, emitir pareceres e executar perícias administrativas, na área de Produção.

Referências

Documentos relacionados

A presente pesquisa tem potencial para ampliar os estudos sobre Literatura Brasileira na região Sul da Bahia, além de inovar o ensino da Literatura na Educação Básica, ao

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

Os sistemas convencionais de criopreservação de sêmen suíno preveem curvas lentas de resfriamento (em torno de 4 a 30°C/min) o que implica em uma queda significativa da

A TC e RMN CE e orbitária revelaram defeito de captação de con- traste do seio cavernoso direito e ectasia da veia oftálmica superior, a nível orbitário observou-se estiramento

8.9.1 Se a licitante classificada em 1º lugar for inabilitada, após julgados eventuais recursos interpostos, proceder-se-á a abertura dos envelopes de habilitação dos

Técnicas de Esboço, Modelação 2D e 3D foram fundamentais na realização do estágio assim como noções de Ergonomia, noções de Projeto de Ambientes e

§4º - Caso o aluno tenha como único requisito faltante para conclusão do curso as Atividades Complementares e não complete o número mínimo de pontos exigido para aprovação, a

A não apresentação do diploma de graduação no prazo de 12 (doze) meses, a contar da data da matrícula, implicará desligamento do aluno do Programa. d) A matrícula