• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS DEPARTAMENTO DE DESPORTOS PROGRAMA DE ENSINO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS DEPARTAMENTO DE DESPORTOS PROGRAMA DE ENSINO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PROGRAMA DE ENSINO – 2016.2 CAMPUS: Goiabeiras - CEFD

CURSO: Educação Física

HABILITAÇÃO: Licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior.

DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: DEPARTAMENTO DE DESPORTOS

IDENTIFICAÇÃO: TREINAMENTO ESPORTIVO E COMPETIÇÃO ESCOLAR – professor Anselmo José Perez

CÓDIGO DISCIPLINA PERIODIZAÇÃO IDEAL

DES12420 TREINAMENTO ESPORTIVO E

COMPETIÇÃO ESCOLAR 5º PERÍODO

OBRIG./OPT. PRÉ/CO/REQUISITOS ANUAL/SEM.

Obrigatória NÃO SEM

CRÉDITO

CARGA HORÁRIA

TOTAL

DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA

TEÓRICA EXERCÍCIO LABORATÓRIO OUTRA

60 30 30

NÚMERO MÁXIMO DE ALUNOS POR TURMA = 40

EMENTA (Tópicos que caracterizam as unidades dos programas de ensino)

Treinamento esportivo e sua relação com a educação formal para a cidadania por meio das aulas de educação física, enfocando a competição como tema pedagógico. Papel da escola e das aulas de educação física no processo de preparo para a competição e o esporte como prática sociocultural. Identificação da competição escolar como fato nas escolas públicas e particulares. Conteúdos do treinamento esportivo a serem ensinados na escola: 1) O ser humano e o movimento corporal; 2) Conceito de treinamento e de treinamento esportivo, e a possibilidade de ser um meio de educação; 3) Esporte e as atividades corporais como manifestação sociocultural, econômica e política; 4) Evolução histórica do treinamento esportivo; 5) Identificação do atleta e não atleta; 6) Princípios do treinamento; 7) Componentes do treinamento; 8) Métodos aplicados à preparação; 9) Formação de atletas. Propostas didáticas para aplicação dos conhecimentos do treinamento esportivo.

OBJETIVOS GERAIS: Ao término da disciplina o aluno deverá ser capaz de:

 Descrever sobre a competição, o esporte, e a educação esportiva no contexto sociocultural brasileiro, relacionando a função da escola ao processo de formação do cidadão esportivo.

 Descrever e analisar os conteúdos e as propostas de trato pedagógico – didático - de aplicação dos conteúdos do treinamento esportivo, incluindo a identificação de atleta e não atleta e a influência na formação dos alunos;

 Descrever e analisar sobre a aplicação dos conteúdos do treinamento esportivo nas aulas de educação física na escola;

 Identificar, comparar e analisar as propostas de competição escolar em direção ao melhor trato pedagógico para uma pedagogia crítica do treinamento;

 Descrever e analisar propostas didáticas de aplicação dos conteúdos do treinamento esportivo por meio das aulas de educação física.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (Título e descriminação das Unidades) Unidade I. O ser humano, a competição e o movimento corporal;

Unidade II. Conceitos e aplicações do treinamento esportivo como meio de educação: o conceito de treinamento e sua aplicação social; conceito de treinamento esportivo; necessidade de identificação e diferenciação do atleta e do não atleta; treinamento pelo esporte e outras práticas corporais;

Unidade III. Princípios, componentes e métodos de treinamento; Unidade IV. Formação do atleta e profissionalização;

(2)

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CONSELHOS ESCOLARES. Democratização da escola e construção da cidadania. Brasília: MEC, 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/ce_cad1.pdf no dia 19/11/2008 Acessado em: 17/11/2008

DARIDO, S.C.; RANGEL, I.C.A. Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

LIMA, T. Alta competição: desporto de dimensão humanas? Lisboa: Horizonte, 1981.

PEREZ, A.J. Quem são os atletas e os não-atletas no processo de treinamento? Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 21(2/3):129- 132, 2000.

PEREZ, A.J. Aplicação dos conteúdos do treinamento esportivo na escola. Apostila da disciplina. CEFD/UFES. 2013. TUBINO, M.J.G; MOREIRA, S.B. Metodologia científica do treinamento desportivo. Rio de Janeiro:Shape, 2003.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BOMPA, TO. A periodização no treinamento esportivo. São Paulo: Manole, 2001.

COSTA, Jonatas Maia da. Olimpíadas escolares: por onde caminha o esporte escolar brasileiro. III Congresso Centro-Oeste de Ciências do Esporte 2008. Disponível em < http://www.imve.org.br/concoce/trabalhos/comunicacoes/olimpiadas escolares por onde caminha o esporte escolar.pdf > acessado em 27/05/2008.

DANTAS, E.H. A prática da preparação física. Rio de Janeiro: Sprint, 1986.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. GOMES, AC. Treinamento Desportivo: estruturação e periodização. Porto Alegre: Artmed, 2002.

MATVÉIEV, Lev P. Periodizacion del entrenamiento deportivo. Madrid: Reunidas, 1977. ________________. O processo de treino desportivo. Lisboa: Horizonte, 1981.

________________. Fundamentos do treino desportivo. Lisboa: Horizonte, 1986.

McARDLE, William D.; Katch, Frank I. e Katch, Victor L. Fisiologia do exercício: energia, nutrição e desempenho humano. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003. pp.369-433.

MEDINA, João Paulo Subirá. A educação física cuida do corpo...e "mente": bases para a renovação e transformação da educação física. Campinas: Papirus, 1986.

PALAFOX G et al. A competição esportiva da escola como campo de vivência do exercício da cidadania participativa: Projeto político-pedagógico em construção. Rev. Brasileira de Ciências do Esporte, V. 17, n.3, p. 279-286, maio1996.

QUEIROZ, Carlos Sanches de. A problemática da educação física: subsídios para uma abordagem científica. Rio de Janeiro: FENAME - SEED, 1983.

REZENDE, L; KOZAN, L.D.; ANDRADE, E.V.; FARIA, E.R de; PALAFOX, G.H.M. Competição na escola. In: Planejamento coletivo do trabalho pedagógico – PCTP: a experiência de Uberlândia. Palafox, G.H.M. Org. Uberlândia: Casa do livro. 2002.

TUBINO, Manoel José Gomes, Fernando Antônio Cardoso Garrido, e Fábio Mazeron Tubino. Dicionário enciclopédico Tubino do esporte. Rio de Janeiro: Senac Rio, 2007.

VAZ, Alexandre Fernandez. “Técnica, Esporte, Rendimento.” Revista Movimento 7, n. 14 (2001): 87-99. WEINECH, Jurgen. Manual de treinamento esportivo. 2° ed. São Paulo: Manole, 1986.

______. Biologia do esporte. São Paulo: Manole, 1991.

ZAKAROV, Andrei. Ciência do treinamento desportivo. Rio de Janeiro: Grupo Palestra Sport, 1992. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Procedimentos de ensino: Leituras, debates, seminários, aulas expositivas dialogadas. Avaliação:

a) Prova escrita: unidades I e II (valor 2,0 pontos); b) Prova escrita: unidade III (valor 2,0 pontos); c) Seminário: unidade IV (valor 3,0 pontos);

d) Trabalho escrito e oral: unidade V (valor 3,0 pontos). ASSINATURA (S) DO(S) RESPONSÁVEL(EIS)

(3)

PLANO DE ENSINO 2016/2

DES12420 Treinamento Esportivo e Competição Escolar

Prof. Dr. Anselmo José Perez OBJETIVO GERAL

Identificar o treinamento esportivo e a competição escolar como componente curricular em sua formação, compreendendo e aplicando conceitos, objetivos e as metodologias utilizadas para o ensino da educação física. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Descrever sobre o treinamento de esporte e educação esportiva no contexto sociocultural brasileiro, relacionando a função da escola ao processo de formação do cidadão esportivo;

 Descrever e analisar os conteúdos do treinamento esportivo e suas aplicações na escola;

 Identificar as competições escolares descrevendo sobre as suas organizações e desenvolvimentos tanto a nível regional, estadual e nacional;

 Descrever e analisar propostas de trato pedagógico – didático - de aplicação dos conteúdos do treinamento esportivo.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Unidade 1 O ser humano e o movimento corporal

Unidade 2 Conceito de treinamento, treinamento esportivo e sua composição 2.1 O conceito de treinamento e sua aplicação social

2.2 Conceito de treinamento esportivo

Unidade 3 A construção do conhecimento sobre o treinamento esportivo e o princípio do treinamento corporal humano

Unidade 4 Identificação do atleta e não atleta

4.1 Necessidade de identificação e diferenciação do atleta e do não atleta; treinamento pelo esporte e outras práticas corporais

Unidade 5 Princípios do treinamento

5.1 Princípios científicos do processo de treinamento: biológicos (adaptação, individualidade biológica) e organizacionais (sobrecarga, especialidade, continuidade).

Unidade 6 Competição esportiva, competição escolar e formação do atleta

Unidade 7 Propostas pedagógicas de aplicação do conteúdo do treinamento esportivo na escola

METODOLOGIA

Aulas expositivas teóricas e práticas, desenvolvidas por professor e alunos, a partir de identificação coletiva dos conteúdos a serem abordados e baseando-se nos conteúdos cientificamente elaborados e descritos na literatura específica. As apresentações dos conteúdos das unidades poderão ser individuais ou em grupos.

AVALIAÇÃO

a) Prova escrita: unidades 1, 2, e 3 (valor 2 pontos); b) Prova escrita: unidades 4 e 5 (valor 2 pontos); c) Seminário: unidade 6 (valor 3 pontos);

d) Trabalho escrito e oral: unidade 7 (valor 3 pontos). RECURSOS

(4)

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CONSELHOS ESCOLARES. Democratização da escola e construção da cidadania. Brasília: MEC, 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/ce_cad1.pdf no dia 19/11/2008. Acesso em: 17/11/2008.

COSTA, J. M.. Olimpíadas escolares: por onde caminha o esporte escolar brasileiro. III Congresso

Centro-Oeste de Ciências do Esporte 2008. Disponível em

<http://www.imve.org.br/concoce/trabalhos/comunicacoes/olimpiadas_escolares_por_onde_caminha_o_esporte _escolar.pdf>. Acesso em: 17/11/2008.

DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

LIMA, T. Alta competição: desporto de dimensão humanas? Lisboa: Horizonte, 1981.

PALAFOX, G.; PRADO, P.; ASSUNÇÃO, I. A.; CASAGRANDE, C. G. A competição esportiva da escola como campo de vivência do exercício da cidadania participativa: Projeto político-pedagógico em construção. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 17, n. 3, p. 279-286, 1996.

PEREZ, A. J. Quem são os atletas e os não atletas no processo de treinamento? Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 21, n 2/3, p. 129-132, 2000.

PEREZ, A. J. Treinamento corporal humano. Apostila da disciplina. CEFD/UFES. 2015.

REZENDE, L; KOZAN, L. D.; ANDRADE, E. V.; FARIA, E. R.; PALAFOX, G. H. M. Competição na escola. In: PALAFOX, G. H. M. (Org.). Planejamento coletivo do trabalho pedagógico – PCTP: a experiência de Uberlândia. Uberlândia: Casa do livro. 2002.

TUBINO, M. J. G.; MOREIRA, S. B. Metodologia científica do treinamento desportivo. Rio de Janeiro: Shape, 2003.

(5)

CRONOGRAMA DAS AULAS – 2016/2 Segundas-feiras 7h as 9h e Quartas-feiras 9h as 11h

Feriados em dias de aula: 7 de setembro; 12 outubro; 2 novembro; 14 novembro.

Aula Data CONTEÚDO Estratégia

1 1 agosto Segunda-feira

Apresentação da proposta; vivências dos alunos em relação ao treinamento esportivo na escola; visão do treinamento

esportivo como processo educativo.

Expositiva dialogada; resposta questionário; leitura da introdução. 2 3 agosto

Quarta-feira Unidade 1 - O ser humano e o movimento corporal Leitura e debate. 3 8 agosto

Segunda-feira Unidade 1 - O ser humano e o movimento corporal Leitura e debate. 4 10 agosto

Quarta-feira

Unidade 2 - Conceito de treinamento, treinamento esportivo e

sua composição. Leitura e debate

5 15 agosto

Segunda-feira Cont. Leitura e debate

5 17 agosto

Quarta-feira Cont. Leitura e debate

6 Segunda-feira 22 agosto Cont. Leitura e debate

7 24 agosto

Quarta-feira Prova individual - Unidades 1 e 2 Avaliação

8 29 agosto Segunda-feira

Unidade 3 - Princípios, componentes e métodos de treinamento; Princípios científicos.

Aplicação dos princípios do treinamento na realidade escolar

Expositiva dialogada.

9 31 agosto

Quarta-feira Cont. Leitura e debate

10 5 setembro

Segunda-feira Cont. Leitura e debate

11 12 setembro

Segunda-feira Cont. Leitura e debate

12 14 setembro Quarta-feira

Componentes do treinamento esportivo: preparações técnico-tática, física e psicológica; variáveis influenciadoras e condicionantes; controle.

Expositiva dialogada

13 19 setembro Segunda-feira

Componentes do treinamento esportivo: preparações técnico-tática, física e psicológica; variáveis influenciadoras e condicionantes; controle.

Expositiva dialogada

14 21 setembro Quarta-feira

Componentes do treinamento esportivo: preparações técnico-tática, física e psicológica; variáveis influenciadoras e condicionantes; controle.

Expositiva dialogada

15 26 setembro

(6)

16 28 setembro

Quarta-feira Principais métodos aplicados a preparação física. Expositiva dialogada 17 3 outubro

Segunda-feira Principais métodos aplicados a preparação física. Expositiva dialogada 18 5 outubro

Quarta-feira Aplicação dos componetes do treinamento na realidade escolar. Trabalho em grupo 19 10 outubro

Segunda-feira Cont. Trabalho em grupo

20 17outubro

Segunda-feira Prova individual – Unidade 3 Avaliação

21 19 outubro Quarta-feira

Unidade 4 - Competição esportiva, competição escolar e

formação do atleta. Grupos - seminário

22 24 outubro Segunda-feira

Unidade 4 - Competição esportiva, competição escolar e

formação do atleta. Grupos - seminário

23 26 outubro Quarta-feira

Unidade 4 - Competição esportiva, competição escolar e

formação do atleta. Grupos - seminário

24 31 outubro Segunda-feira

Unidade 4 - Competição esportiva, competição escolar e

formação do atleta. Grupos - seminário

25 7 novembro Segunda-feira

Unidade 5 - Propostas pedagógicas de aplicação do conteúdo

do treinamento esportivo na escola. Grupos

26 9 novembro Quarta-feira Unidade 5 - Propostas pedagógicas de aplicação do conteúdo do treinamento esportivo na escola. Apresentação Grupo

27 16 novembro Quarta-feira Unidade 5 - Propostas pedagógicas de aplicação do conteúdo do treinamento esportivo na escola. Apresentação Grupo 28 21 novembro

Segunda-feira

Unidade 5 - Propostas pedagógicas de aplicação do conteúdo

do treinamento esportivo na escola. Apresentação Grupo 29 23 novembro Quarta-feira Unidade 5 - Propostas pedagógicas de aplicação do conteúdo do treinamento esportivo na escola. Apresentação Grupo

30 Segunda-feira 28 novembro Retorno do processo avaliativo e avaliação da disciplina, com sugestões de estudos/pesquisas sobre o tema Expositiva e grupos

31 30 novembro

Referências

Documentos relacionados

A tese de doutorado de Eduardo de Aguiar Sodré (2006) apresenta os resultados da avaliação de segurança dos sistemas de potência reais (Sul-Sudeste de 77 barras; e o sistema

• Páginas de perfis em redes sociais contribuem para criar presença digital nessas redes.... Marketing Digital

Os participantes do estudo indicaram que o uso de estratégias de gamificação no ciclo de desenvolvimento pode aumentar a motivação e produtividade dos desenvolvedores, indicaram

Foram encontrados poros múltiplos radiais e tangenciais, associados às faixas de parênquima , formando festões entre os raios ; raios homogêneos a fracamente heterogêneos, uni

O mapa demonstrando as regiões favoráveis e desfavoráveis para o desenvolvimento da aquicultura no reservatório em estudo levando em consideração os valores de Nitrato na

Amantes da pesca esportiva ou outras pessoas interessa- das podem entrar em contato com a Liga Norte Paranaense de Pesca Esportiva (LNPPE) pela internet, onde também há como

El animal siente hambre, pero como no tiene otra cosa que hacer sino sentir hambre y tratar de comer, no puede sentir todo esto como una necesidad, como algo con que hay que

With regard to family presence in emergen- cy and resuscitation situations, it would be important to conduct one or more cross-sec- tional studies including nurses, physicians,