• Nenhum resultado encontrado

Estudo Dirigido Recuperação Final

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Estudo Dirigido Recuperação Final"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Estudante: 6° Ano/Turma: Data: / /2016 Educador: Maretusa Lopes C. Curricular: História

Estudo Dirigido

Recuperação Final

Conteúdos Significativos

Unidade 3: Cap. 6 – Mesopotâmia, Cap. 7 – Egito Antigo, Cap. 8 – Hebreus, Fenicios e Persas.

Unidade 4 : Cap. 10 – O mundo Grego e a Democracia, Cap. 12 - Roma Antiga, Cap. 13 – Império Romano, Cap. 14 A crise de Roma e o Império Bizantino.

1. Quais os principais povos da Antiguidade habitaram a região da Mesopotâmia? A - Egípcios, gregos, romanos e hunos.

B - Babilônicos, assírios, sumérios, caldeus, amoritas e acádios. C - Visigodos, burgúndios, ostrogodos e vândalos.

D - Hebreus, hititas e egípcios.

2. Qual a característica geográfica positiva que a região apresentava aos povos que ali viveram? A - Presença de um vasto deserto com milhares de oásis.

B - Presença de florestas com grande quantidade de animais e árvores frutíferas. C - Muitas montanhas com presença de vales férteis.

D - Presença de dois rios (Tigre e Eufrates) que garantia margens férteis (na época das cheias) para a agricultura, água para beber e peixes.

3. Os sumérios, povo antigo que habitou a Mesopotâmia, destacou-se na construção de zigurates. O que eram estes zigurates?

A - Palácios onde viviam os reis e toda nobreza do povo sumério.

B - Canais de irrigação construídos nas margens dos rios Tigre e Eufrates.

C - Construções em formato de pirâmides, que eram usadas como locais de armazenagem de gêneros agrícolas e também como templos religiosos.

D - Torres de pedra construídas para proteger as cidades sumérias.

4. O que era o Código de Hamurabi, criado na Babilônia?

(2)

B - Conjunto de leis e regras sociais criadas pelos assírios, cujo objetivo era educar a população mesopotâmica.

C - Conjunto de leis criado pelo rei Hamurabi que definia punições severas a quem cometesse crimes. Tinha como base a lei de talião: “olho por olho, dente por dente”.

D - Conjunto de leis criado por Nabucodonosor II, que tinha como objetivo principal cobrar impostos da população e punir os sonegadores.

5. Um dos povos que habitaram a Mesopotâmia na Antiguidade foram os assírios. Qual das alternativas abaixo aponta características deste povo?

A - Tinham na guerra sua principal atividade. Agiam de forma extremamente cruel nas guerras e impunham castigos severos aos derrotados.

B - Gostavam muito de arte e, portanto, destacaram-se pela construção de escolas de arte por toda Mesopotâmia.

C - Eram excelentes comerciantes, mantendo relações mercantis com gregos, egípcios e hebreus.

D - Buscavam de forma pacífica unir todos os povos da Mesopotâmia em prol de melhores condições de vida para todos.

6. A escrita cuneiforme dos mesopotâmicos, utilizada principalmente em seus documentos religiosos e civis, era:

A - semelhante em seu desenho à escrita dos egípcios.

B - composta exclusivamente de sinais lineares e traços verticais. C - uma representação figurada evocando a coisa ou o ser. D - uma tentativa de representar os fonemas por meio de sinais.

7. Quem são os escribas e quais funções desempenham?

A - São funcionários do Estado com diferentes graus de prestígio e poder. Dominam a prática jurídica e religiosa.

B - São funcionários do Estado com diferentes graus de prestígio e poder. Dominam a escrita egípcia, o que os torna aptos a cobrar impostos e a fiscalizar a construção de obras públicas.

C - São funcionários do Estado com o poder de aplicar a justiça.

D - São funcionários do Estado com poderes de cobrar impostos e organiza

8. Qual é o papel exercido pelo faraó?

A - É um soberano considerado o deus dos mortos. Deve garantir a proteção e a prosperidade dos egípcios. Possui autoridade administrativa, judicial e militar. Controla as atividades econômicas. É dono da maioria das terras e governa com o auxílio de funcionários do Estado e sacerdotes.

(3)

B - É um soberano considerado o deus dos mortos. Deve garantir a proteção e a prosperidade dos egípcios. Possui autoridade administrativa, judicial e militar. Cobra os impostos e celebra os cultos religiosos.

C - É um soberano considerado o deus do Céu. Deve garantir a proteção e a prosperidade dos egípcios. Possui autoridade militar. Controla os períodos de colheita. É dono da maioria das terras e governa o Estado sozinho. D - É um soberano considerado divino (Deus vivo). Deve garantir a proteção e a prosperidade dos egípcios. Possui autoridade administrativa, judicial e militar. Controla as atividades econômicas. É dono da maioria das terras e governa com o auxílio de funcionários do Es

9. Sobre o papel do rio Nilo na estruturação da sociedade no Egito Antigo, é correto afirmar que:

A - permitia a atividade econômica e, com suas cheias regulares, garantia a estabilidade político e o domínio simbólico dos faraós.

B - sua maior importância era servir de meio de transporte para as tropas que garantiam a supremacia militar dos egípcios em toda a África.

C - suas cheias significavam um momento de instabilidade política e econômica, uma vez que destruíam as colheitas e provocavam fome generalizada.

D - a capacidade e o volume de água não eram aproveitados pelos egípcios, que se limitavam nas vazantes a esperar a próxima cheia.

10. A observação do texto nos permite afirmar que:

A - A agricultura, o artesanato e o comércio eram atividades praticadas pelos egípcios. B - O animal era usado apenas como fonte direta de alimento.

C - A agricultura era praticada por trabalhadores livres assalariados. D - O comércio era todo realizado por terra.

11. Em relação aos povos da Antigüidade, é correto afirmar que:

A - os assírios foram submetidos por Nabucodonosor, originando o episódio conhecido como o Cativeiro da Babilônia.

(4)

C - os hebreus criaram um quadro religioso caracterizado pelo politeísmo e a mumificação.

D - os egípcios estabeleceram, em 300 a.C., o importante Código de Hamurabi, um dos primeiros códigos jurídicos escritos.

12. Relacione a coluna II, que apresenta afirmações relativas a povos da Antigüidade, com a coluna I, que identifica os mesmos. COLUNA I ( 1 ) Fenícios ( 2 ) Hebreus ( 3 ) Babilônios ( 4 ) Egípcios ( 5 ) Persas COLUNA II

(__) Os sinais de sua escrita sagrada são conhecidas como hieróglifos. (__) Buscavam e levavam mercadorias por toda a bacia do Mediterrâneo. (__) Seu império era controlado pelo sistema de satrapias.

(__) Os invasores de seu território provocaram a diáspora. (__) Hamurábi unificou o império, desde a Assíria até a Caldéia.

A sequência numérica correta, de cima para baixo, na coluna II, é: A - 1 - 2 - 5 - 4 - 3

B - 1 - 4 - 3 - 2 - 5 C - 4 - 1 - 5 - 2 - 3 D - 4 - 2 - 5 - 1 - 3

13. A respeito da sociedade fenícia podemos afirmar corretamente que:

A - a Fenícia desconhecia centralização do poder, pois era formada por cidades-estados que tinham ampla autonomia política, econômica, religiosa e administrativa.

B - a independência política das cidades-estados fenícias foi possível, durante séculos, pelas alianças estabelecidas com os romanos que, por sua vez, faziam frente à expansão persa.

C - os extensos vales situados entre as montanhas e o mediterrâneo possibilitaram o grande desenvolvimento da agricultura e do pastoreio e, conseqüentemente, do comércio.

D - a grande e original contribuição dos fenícios para a história da civilização foi a introdução das vogais no alfabeto criado pelos gregos e romanos, o que veio tornar a comunicação mais fácil e rápida.

(5)

14. Os hebreus desenvolveram sua civilização no primeiro milênio antes de Cristo. A respeito dela podemos afirmar, corretamente que:

A - a importância da história da civilização hebraica se expressa, através da formação de um Estado centralizado.

B - a civilização hebraica apresenta traços específicos que decorrem do seu distanciamento das demais culturas.

C - a importância do estudo dos hebreus se justifica pelo monoteísmo. D - os antigos hebreus têm como livro sagrado o Novo Testamento.

15. Na região onde atualmente se encontra o Líbano, instalou-se, no III milênio a.C., um povo semita, que passou a ocupar a estreita faixa de terra, com cerca de 200 quilômetros de comprimento, apertada entre o mar e as montanhas. Várias razões os levaram ao comércio marítimo, merecendo destaque sua proximidade geográfica com o Egito; a costa, que oferecia lugares para bons portos; e os cedros, principal riqueza, usados na construção de navios.

O contido nesse parágrafo refere-se ao povo: A - fenício.

B - hebreu. C- sumério. D- assírio.

16. Na Antigüidade, durante o reinado de Ciro I (559-529 a. C.), os persas construíram um vasto império e governaram diferentes povos, adotando uma política que respeitava as diferenças culturais e religiosas. Esse modo de proceder está exemplificado no fato de:

A - incorporarem a cultura sumeriana, em caracteres cuneiformes. B - conquistarem a Babilônia, tornando-as províncias imperiais.

C - libertarem os judeus cativos na Babilônia, que retornaram à Palestina.

D - difundirem no Egito o culto de Ahura-Mazda, que, integrando-se às idéias religiosas egípcias.

17. Entre as principais características da Civilização Hebraica, merecem destaque especial:

A - A religião politeísta em que as figuras mitológicas de Abraão, Isaac e Jacó formavam uma tríade divina. B - A criação de uma federação de cidades autônomas e independentes (cidades-estado) controladas por uma elite mercantil.

C - A criação de um alfabeto (aramaico) que seria incorporado e aperfeiçoado pelos egípcios, tornando-se conhecido como escrita hieroglífica.

D - As práticas religiosas caracterizadas pela crença na existência de um único Deus (monoteísmo) e na crença da vinda de um messias libertador do povo hebreu.

(6)

18. O soberano dividiu o seu império em províncias, chamadas satrapias, sendo a terra considerada como propriedade real e trabalhada pelas comunidades. Estas características identificam o:

A - império dos persas durante o reinado de Dario. B - império babilônico durante o governo de Hamurabi. C - antigo império egípcio durante a dinastia de Quéops. D - reino de Israel sob o comando de Davi.

19. Pode-se dizer que um dos elementos fundamentais da religião persa na antiguidade, foi:

A - O politeísmo caracterizado pela pratica da adoração de ídolos zoomórficos nos tempos religiosos B - O caráter local do culto, já que cada região possuía suas próprias divindades supremas

C - O dualismo representado pela oposição entre o principio do bem e o do mal.

D - A estrita obediência por parte de toda a população dos preceitos religiosos contidos nos Vedas

20. Os Persas ocupavam uma área que hoje corresponde ao: A - Irã

B- Líbano C- Egito D- Israel

21. Qual foi a contribuição da civilização fenícia para a cultura e a tecnologia das civilizações orientais? A - Do ponto de vista cultural, foi a expansão da literatura; do ponto de vista tecnológico, foi o desenvolvimento da construção civil.

B - Do ponto de vista cultural, foi a invenção do alfabeto (escrita fonética); do ponto de vista tecnológico, foi o desenvolvimento de armas de guerra.

C - Do ponto de vista cultural, foi a invenção do alfabeto (escrita fonética); do ponto de vista tecnológico, foi o desenvolvimento da construção naval.

D - Do ponto de vista cultural, foi o desenvolvimento da escultura; do ponto de vista tecnológico, foi o desenvolvimento da construção naval.

22. Sobre os hebreus é correto afirmar:

I) Os hebreus chegaram à Palestina guiados pelos patriarcas.

II) Atingiram o maior desenvolvimento quando instalaram a monarquia, que como reino unido teve apenas três reis: Saul, Davi e Salomão.

III) Dividiram-se em dois reinos, acabaram enfraquecendo e foram conquistados pelos Assírios que habitavam a Mesopotâmia, sendo feitos escravos novamente.

(7)

A- I, II e III estão corretas B- I e II estão corretas C- II e III estão incorretas D - II e III forem corretas

23. Sobre os Fenícios é correto afirmar:

I) Os fenícios nunca fundaram um império unido, estando sempre divididos em cidades independentes. II) Foram grandes navegadores e fundaram diversas colônias ao redor do Mar Mediterrâneo, sendo a mais importante delas a colônia de Cartago.

III) Eramo monoteistas.

A - I e III estão corretas B - I, II e III estão corretas C - II e III estão corretas D - I e II estão corretas

24. Sobre as civilizações da Antiguidade Oriental, é correto afirmar:

(01) Entre os egípcios, ocorreu a prática de mumificar cadáveres devido a crença que essa civilização tinha de vida após a morte.

(02) Entre os hebreus, os escribas constituíam-se num grupo social que, aprendendo a ler e a escrever, desempenhou importantes funções religiosas.

(04) Os persas acreditavam que o bem e o mal viviam em incessante luta até o dia do juízo final, quando todos os homens seriam julgados por suas ações.

(08) A invenção do alfabeto pela civilização fenícia esteve ligada à necessidade comerciais.

(16) Hamurabi foi um rei babilônico que se tornou famoso por mandar elaborar o primeiro código jurídico com leis escritas.

Soma (__________________)

25. A Grécia Antiga não conheceu um Estado centralizado. Organizou-se por meio de cidades-estados, denominadas de pólis. A esse respeito, assinale a alternativa correta:

A - A pólis era uma construção social e política altamente dependente. B- Na pólis, não havia espaço para atividades comerciais.

D - As pólis eram independentes entre si.

(8)

26. Esparta apresentou um desenvolvimento histórico distinto da maioria das cidades-gregas, pois: A. Formou-se a partir de um sistema político democrático, com a participação de todos os cidadãos. B. Organizou-se na forma de governo oligárquico, ou seja, governo de poucos.

C. Transitou de um governo monárquico para o regime de tirania.

D. Assumiu a forma republicana de governo, sem possibilidade de ascensão dos grupos sociais.

27. Comparando-se a educação ateniense com a espartana, conclui-se que:

A. Os atenienses valorizavam a democracia, enquanto os espartanos, o militarismo.

B. Em Atenas muitas mulheres se destacassem na sociedade, em Esparta a somente os eupátridas. C. Os espartanos valorizavam o militarismo os atenienses a monarquia.

D. Os atenienses instituíram a democracia e os espartanos deram fim a escravidão.

28. Em relação à sociedade ateniense, marque a alternativa verdadeira:

A. Era formada pelos cidadãos, que possuíam privilégios políticos e econômicos na cidade, pelos metecos, homens livres que pagavam impostos e que se dedicavam ao comércio e ao artesanato; e pelos escravos que não possuíam direitos políticos.

B. Era formada pelos metecos, que possuíam privilégios políticos e econômicos na cidade, pelos cidadãos, homens livres que pagavam impostos; e pelos escravos que possuíam direitos políticos. C. Era formada pelos cidadãos, que não possuíam privilégios políticos e econômicos na cidade, pelos metecos, homens livres que pagavam impostos e que se dedicavam ao comércio e ao artesanato; e pelos escravos que não possuíam direitos políticos.

D. Era formada pelos metecos, que tinham acesso às terras e possuíam um grande prestigio social; peloos cidadãos que eram considerados ricos, e participavam do governo da cidade.

29. Sobre a Guerra do Peloponeso é correto dizer que:

A. Foi um confronto militar que uniu Esparta e Atenas para enfrentar o exército persa que invadiu o território grego.

B. A Guerra do Peloponeso foi um confronto que uniu as cidades de Esparta, Corinto, Mégara e Tebas contra o domínio ateniense na região.

C. Confronto entre os exércitos espartanos e atenienses com o objetivo de conquistar o império persa e o império babilônico.

D. Confronto militar em que Atenas saiu vitoriosa depois de um longo conflito contra os Espartanos pela disputa do mar mediterrâneo.

30. Na cidade grega antiga, ser cidadão não significava apenas fazer parte de uma entidade ‘nacional’, mas também participar numa vida comum. ”

(9)

31. Tomando por base a afirmativa acima, pode-se compreender corretamente que a vida na pólis de Atenas, ser cidadão, significava:

A. Romper com a religião e os mitos e adotar o modo de vida proposto pelos filósofos. B. Realizar o ideal grego de unificação política, militar, de todas as cidades-estados.

C. Eexercer obrigatoriamente uma magistratura ao longo da vida, pois o aprendizado político por todos representava a garantia de bem-estar social e da manutenção da democracia.

D. Itegrar a comunidade e participar das decisões políticas.

32. A partir do século V a.C., na Grécia Antiga, ocorreu um grande desenvolvimento nos campos da arte, da filosofia e da democracia ateniense. Sobre a democracia de Atenas, é CORRETO afirmar que:

A. a palavra "demos", que significa genericamente "povo", se referia a todos os habitantes de Atenas. B. somente era considerado cidadão os homens livres e filhos de pai e mãe atenienses.

C. participavam do espaço público grego os escravos, os estrangeiros e as mulheres casadas com cidadãos gregos.

D. a sociedade grega estava fundada no ideal de democracia, sem diferenças de classes, e todos votavam livremente nas assembléias.

33. Assinale a alternativa correta. Em relação as fases da História política de Roma podemos afirmar que divide-se em:

A. Monarquia e Republica.

B. Monarquia, República e Império. C.Tirania, República e Império.

D. Monarquia, República, Império e Democracia.

34. Foi junto com Crasso e Pompeu um dos triúnviros do governo em Roma. Promoveu várias reformas, construção de estradas e a reformulação do calendário. Empreendeu várias e venceu várias guerra. Tentou reduzir o poder do Senado, mas isto lhe custou a vida. Nas escadarias do senado foi assassinado em 44 a.C. e entre seus algozes estava seu filho adotivo. Estamos nos referindo a qual personagem da história política de Roma?

A. Júlio César. B. Diocleciano. C. Teodósio. D. Constantino. .

(10)

35. O império romano agonizava, ainda no século IV, os romanos assistiram às primeiras levas de bárbaros cruzarem as fronteiras do império à procura de terras para o cultivo e o pastoreio. Teodósio, em seu governo, preocupado em melhorar a administração e salvar o império, em 395 adota a seguinte medida: A. Divide o império romano em: do Ocidente, com capital em Roma e do Oriente, com capital Constantinopla.

B. Adota o cristianismo como religião oficial a fim conseguir maior quantidade de adeptos para o seu governo.

C. Institui a Paz Romana, uma trégua com objetivo de diminuir a tensão nas fronteiras e evitar as invasões. D. Empreende uma das maiores campanhas militares da história romana para reprimir as invasões bárbaras.

36. Na história de Roma existiram dois triunviratos. O primeiro Triunvirato se formou quando o senado não conseguia impor sua autoridade, três escolhidos foram:

A- Pompeu, Crasso e Júlio César B- Júlio Carlos e Pompeu e Crasso. C- Marco Licínio, Júlio César e Crasso, D-Júlio César, João Otávio e Pompeu.

37. As Guerras Púnicas, conflitos entre Roma e Cartago, no século II a.C., foram motivadas: A. pela disputa pelo controle do comércio no Mar Negro.

B. pelo controle do comércio no Mediterrâneo. C. pelo domínio do comércio no Rio Tibre.

D. pela divisão do Império Romano entre os generais romanos.

38. Os irmãos Graco:

A. defenderam a proposta de reforma agrária. B. foram os conquistadores de Cartago

C. eram os principais líderes do partido aristocrático D. elaboraram a primeira lei escrita de Roma

39. As lutas que envolveram patrícios e plebeus na Roma antiga foram motivadas principalmente: A. pela exclusividade de participação política dos plebeus no Senado Romano;

B. pela incapacidade dos plebeus em realizar uma boa administração pública; C. pela insistência dos patrícios em promover a paz nas fronteiras do Império;

(11)

40. Sobre a crise da República e o surgimento do Império Romano, é correto afirmar que:

A. foi ocasionada pelo êxodo rural e pelas crises de abastecimento, que geraram conflitos civis e constantes convocações de ditadores, generais e triunviratos.

B. foi ocasionada por causa do descontentamento dos plebeus frente ao monopólio da política nas mãos das elites patrícias, e, frente a isso, os plebeus passaram a reivindicar seus direitos, recusando-se a fazer parte do exército.

C. foi ocasionada por causa da expansão territorial romana para fora da península Itálica. A conquista da supremacia no mar Mediterrâneo despertou a hostilidade dos cartagineses, que acabaram contribuindo para a instabilidade da República.

D. foi ocasionada em função da revolta liderada pelo gladiador Espártaco, que organizou uma rebelião escrava com a finalidade de tornar-se imperador.

41. Sobre a ruralização da economia ocorrida durante a crise do Império Romano, podemos afirmar que: A. foi consequência da crise econômica e da insegurança provocada pelas invasões dos bárbaros;

B. foi a causa principal da falta de escravos;

C. proporcionou ao Estado a oportunidade de cobrar mais eficientemente os impostos; D. incentivou o crescimento do comércio;

42. Império Bizantino, ao longo de sua história, apresentou um governo que se caracterizou por:

A. proporcionar condições sociais que possibilitaram eliminar, desde suas origens, o problema da escravidão. B. procurar eliminar suas origens romanas e restringir o poder dos soberanos, que era ilimitado.

C. apresentar um caráter associado à grande influência religiosa, por isso, teocrático. D. controlador, chegando a eliminar completamente, o poder da burocracia no Estado.

43. À medida que Roma cresceu, aumentaram as diferenças entre patrícios e plebeus. Qual era o objetivo das lutas internas dos plebeus versus patrícios?

A. Ter o direito de lutar na Guerra Púnica

B. Conquistar direitos políticos e poder interferir na política romana C. Tomar as terras dos patrícios

D. Ter dinheiro suficiente para fazer viagens ao exterior

44. Como eram conhecidos os representantes dos plebeus, que tinham o poder de vetar as decisões do Senado?

A. Imperador B. Cavaleiros C. Cônsul

(12)

45. Em 27 a.C., o Senado atribuiu a Otávio um título, que significava divino, majestoso, consagrado. Que título fora esse?

A. Cônsul B. Tribuno C. Embaixador D. Augusto

46. Embora as invasões de povos inimigos tenham papel decisivo no fim do Império Romano do Ocidente, outras circunstâncias também foram determinantes. Marque abaixo algumas das causas da queda do Império. A. Elevados gastos com a estrutura administrativa e militar

B. A guerra com Cartago

C. Perda do controle sobre diversas regiões D. Aumento dos impostos cobrados aos cidadãos E. A construção de uma extensa rede de estradas F. Corrupção política

47. Qual é o significado do termo "pax romana"? A. Periodo de estabilidade e de grande prosperidade.

B. Periodo onde houve o processo de concentração da terra nas mãos dos plebeus.

C. Quando os plebeus passaram a participar das decisões políticas, em virtude do acordo celebrado com os patrícios.

D. Momento em que as populações das cidades dependiam da agricultura para a acumulação de riqueza.

48. Considere o texto.

Durante muitos séculos, os antigos romanos divertiram-se com a atuação dos gladiadores nos chamados espetáculos públicos, que utilizavam diferentes tipos de armas, permitidas pelas autoridades de Roma, como as que podem ser observadas na ilustração. Esses gladiadores eram recrutados, principalmente, entre:

(13)

A. homens poderosos da plebe. B. cidadãos da nobreza romana. C. servos dos latifúndios estatais. D. escravos.

49. O Império Romano ampliou seus domínios em torno do Mediterrâneo. Esse fato tornou possível, entre outros aspectos, a comunicação, as transações comerciais e o deslocamento de tropas para as diversas regiões romanas. Sobre a expansão em questão, é correto afirmar que:

A. as conquistas propiciaram, pela primeira vez na Antiguidade, a combinação entre o trabalho escravo e o trabalho dos militares romanos.

B. a conquista de novos territórios proporcionou o processo de concentração de terras nas mãos de poucos. C. apesar da conquista do Mediterrâneo, os romanos não conseguiram estabelecer as relações comerciais com outros povos.

D. as conquistas militares acabaram por solucionar o problema de falta de terra entre as camadas sociais empobrecidas.

Referências

Documentos relacionados

O Museu Digital dos Ex-votos, projeto acadêmico que objetiva apresentar os ex- votos do Brasil, não terá, evidentemente, a mesma dinâmica da sala de milagres, mas em

nhece a pretensão de Aristóteles de que haja uma ligação direta entre o dictum de omni et nullo e a validade dos silogismos perfeitos, mas a julga improcedente. Um dos

Tratando-se de uma revisão de literatura, o presente trabalho utilizou-se das principais publicações sobre as modificações de parâmetros técnicos observados em corredores,

Completado este horário (09h do dia 24 de fevereiro), a organização encerra os revezamentos e fecha a área de troca, não sendo mais permitida a entrada de nenhum atleta

No caso de falta de limpeza e higiene podem formar-se bactérias, algas e fungos na água... Em todo o caso, recomendamos que os seguintes intervalos de limpeza sejam respeitados. •

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Fizeram-se outros modelos agrupando os espectros das misturas binárias e ternárias em uma única matriz com 216 amostras distintas e construiu 12 modelos (6 regressões PLS e

*-XXXX-(sobrenome) *-XXXX-MARTINEZ Sobrenome feito por qualquer sucursal a que se tenha acesso.. Uma reserva cancelada ainda possuirá os dados do cliente, porém, não terá