• Nenhum resultado encontrado

Renova Energia Otimiza Gestão de Conhecimento e Projetos com CA Project & Portfolio Management SaaS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Renova Energia Otimiza Gestão de Conhecimento e Projetos com CA Project & Portfolio Management SaaS"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

de Conhecimento e Projetos

com CA Project & Portfolio

Management SaaS

PERFIL DO CLIENTE Empresa: Renova Energia Indústria: Energia Funcionários: 182 (2012)

Faturamento: R$ 120 milhões (2012)

EMPRESA

Com ações negociadas na BM&FBOVESPA, a Renova Energia é líder na geração de energia renováveis no Brasil e possui o maior empreendimento do gênero da América Latina, o Complexo Eólico Alto Sertão I.

DESAFIO

Com o crescimento, a Renova criou uma área de Planejamento Estratégico. A estruturação do setor trouxe o desafi o de gerir todo o conhecimento e inteligência criados ali para garantir valor aos stakeholders.

SOLUÇÃO

Com o CA Project & Portfolio Management SaaS a Renova integra diferentes metodologias e métodos de gestão de projetos e portfólio aos dados do ERP da companhia para obter uma visão integrada de resultados.

BENEFÍCIOS

Ao adotar o CA Project & Portfolio Management SaaS, a Renova conseguiu eliminar a distância física entre profi ssionais de campo, acelerando a atualização de informações e assegurando tomadas de decisões mais rápidas e acertadas.

(2)

ca.com 2 | Customer Success Story: Renova Energia | Junho 2014

Empresa

Maior companhia de energia renovável no Brasil

Fundada em 2001, a Renova Energia é hoje a maior companhia de energia renovável contratada no Brasil e possui o maior parque de energia eólica da América Latina. Reconhecida e respeitada como empresa de geração de energia por fontes renováveis, além do foco em parques eólicos, a Renova também busca seu crescimento em outras fontes de energia renovável – trabalha com energia solar e hídrica, por meio de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs).

A companhia vem crescendo a passos largos desde a sua criação. Em 2009, venceu um leilão público para a entrega de 294 megawatts de energia e, desde então, tem crescido vinculada a leilões de energias renováveis. Atualmente, já são mais de 700 megawatts contratados em leilões.

Em junho de 2010 a companhia fez sua oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) e ingressou no nível II de governança corporativa diferenciada da BM&FBOVESPA. Com investimentos próprios e a entrada de grandes sócios, a empresa inaugurou em julho de 2012 o Complexo Eólico Alto Sertão I, na Bahia, considerado o maior do gênero da América Latina.

Desafi o

Gerir conhecimento e inteligência em prol dos negócios

Ao longo de seu processo de crescimento, a Renova Energia teve entrada de capital em diferentes frentes. Além da abertura de capital em 2010, em meados de 2011 a companhia recebeu investimentos expressivos de grandes grupos do setor de energia, incluindo o Grupo Light/Cemig e a BNDESPAR. Esses aportes de capital, somados ao crescimento da empresa em si, exigiram uma estruturação ainda maior em termos de governança e processos que garantissem mais transparência ao seu negócio.

Esta demanda por mudanças estruturais culminou na criação de uma área de Planejamento Estratégico dentro da Renova Energia. “A área tem o desafi o de desenhar o plano estratégico e estruturá-lo em termos não apenas estratégicos, mas também táticos e operacionais”, explica Taric Santos de Andrade, Superintendente de Planejamento Estratégico da Renova. São planos de cinco anos, que são

acompanhados e revisados anualmente.

Com características de PMO a área tem entre suas missões analisar as variantes de mercado. No caso da Renova, essas variantes incluem todas as fontes de energia, comportamentos e tendências – tecnológicas e macroeconômicas. “Desenvolvemos conhecimento e gestão dentro de casa e avaliamos todo o ciclo de vida de construção do próprio negócio”, afi rma Andrade, acrescentando que dentro do planejamento estratégico existe um portfólio de iniciativas que se desdobram em projetos e programas que precisam ser acompanhados de perto e em detalhes pela área.

Hoje a empresa tem três ciclos de vida de projetos distintos estabelecidos, sendo um para cada uma das fontes de energia que ela desenvolve – hídrica, eólica e solar. São projetos com características semelhantes, mas com particularidades que demandam gerenciamentos e critérios diferentes. Além

(3)

disso, a empresa costuma trabalhar com contratos de longo prazo, especialmente no caso dos leilões com o governo, que implicam acordos de pelo menos 20 anos. É essencial para a empresa contar com um planejamento muito detalhado e cuidadoso de longo prazo, que envolva desde a identifi cação dos melhores locais para a geração da energia até o relacionamento com as pessoas da região onde as terras serão arrendadas. “O sucesso do negócio da Renova depende – e muito – do planejamento e da boa gestão de conhecimento e inteligência”, assegura Andrade.

E aqui residia um dos grandes desafi os para a nova área criada pela Renova: analisar e gerir toda a inteligência de mercado desenvolvida para levar o máximo valor a todos os stakeholders.

A empresa então saiu em busca de uma solução que lhe ajudasse a fazer todo esse gerenciamento. “Entendemos que a ferramenta que nos auxiliaria deveria ter como princípio básico a capacidade de gestão do conhecimento – e não apenas a gestão de projetos”, destaca Andrade. Ele explica que o gerenciamento de projetos pode ser feito com qualquer ferramenta, ao contrário da gestão do conhecimento. “Quando falamos de gestão de conhecimento, são poucas as soluções no mercado que podem nos auxiliar nesse crescimento.”

Para Andrade, gestão do conhecimento vai além de projetos em si. Implica no tratamento de resultados, no acompanhamento dos projetos, programas, portfólio e em como isso conversa com o plano estratégico da companhia, além da gestão de risco. “Tudo isso junto é gestão de conhecimento, onde temos as informações necessárias para a tomada de decisões – não apenas mais rápidas, mas as mais acertadas possíveis”, diz o executivo. E era uma solução para gerenciar isso tudo que a Renova buscava.

Outra peculiaridade do negócio da Renova é que toda a complexidade de seus projetos exige uma visão de ponta a ponta, com diferentes metodologias. A empresa tem hoje três metodologias estabelecidas: a primeira delas específi ca para o desenvolvimento dos projetos, outra para a implementação desses projetos e uma terceira, para processos pós-operacionais. “Diante disso, a empresa buscou no mercado a solução com melhor capacidade para absorver e adaptar-se as metodologias distintas”, diz Andrade.

“ O negócio da Renova depende do

planejamento e da boa gestão

do conhecimento e inteligência.”

Taric Santos de Andrade

(4)

ca.com 4 | Customer Success Story: Renova Energia | Junho 2014

Solução

Gestão integrada de informações sobre projetos

Após analisar algumas opções, a Renova entendeu que o CA Project & Portfolio Management SaaS era a solução que melhor atendia às demandas da companhia, especialmente no que diz respeito à capacidade de gerir metodologias diversas.

“O CA Project & Portfolio Management SaaS permite à Renova integrar metodologias e métodos de gestão de projetos e portfólio distintos, com uma visão integrada de resultados”, avalia Andrade. O projeto de implementação do CA Project & Portfolio Management SaaS contou com o suporte da CA Services e essa foi outra escolha acertada, segundo o executivo. Andrade afi rma que não há comparação entre discutir uma solução com o seu próprio desenvolvedor ou fazê-lo com um terceiro. “Indiscutivelmente o conhecimento da CA Technologies sobre a própria ferramenta é ímpar. Não pode ser comparado ao de um parceiro, por mais preparado que ele seja”, diz o executivo. O desenvolvimento de soluções específi cas de portlet para exibição de relatórios para os acionistas é um exemplo claro disso. “O domínio da CA Technologies sobre a arquitetura da sua solução, somado ao nosso conhecimento sobre os resultados que precisavam ser apresentados aos stakeholders, permitiu que criássemos um dos principais portlets de relatórios utilizados pela Renova junto aos acionistas hoje.”

A implementação do CA Project & Portfolio Management SaaS foi dividida em ondas. A primeira delas, realizada em 2012, foi focada na gestão propriamente dita dos projetos, do ponto de vista de

engenharia de implantação de projetos eólicos. Hoje, as equipes de Meio Ambiente e Engenharia de Implantação são os principais usuários da solução. São cerca de 50 usuários – número que deve crescer ao longo dos próximos anos.

Nesta primeira onda, o CA Project & Portfolio Management SaaS foi integrado ao sistema de gestão corporativa (ERP) da companhia. “A CA Services teve papel importantíssimo na integração do CA Project & Portfolio Management SaaS ao nosso ERP”, afi rma Andrade. Ele explica que as

“ A CA Services teve papel

importantíssimo na integração do

CA Project & Portfolio Management

SaaS ao nosso ERP.”

Taric Santos de Andrade

(5)

companhias tinham ideias distintas de como fazer essa integração, mas, em conjunto, encontraram a solução mais factível, segura e ágil para o negócio da Renova. Hoje, os números gerados e lançados no ERP são essenciais para o acompanhamento de custos de cada projeto. Pela integração, tudo pode ser acompanhado pelo CA Project & Portfolio Management SaaS, facilitando a tomada de decisões relacionadas aos projetos.

A segunda onda, iniciada no primeiro semestre de 2013 – e ainda em andamento –, deu início ao Project Finance no CA Project & Portfolio Management SaaS. Por intermédio dela, a empresa passará a ter uma visão mais completa não só de custos, mas das fi nanças de cada projeto como um todo, incluindo o acompanhamento de fi nanciamento, desembolsos e taxas de retorno dos projetos para os acionistas.

Planos futuros

A Renova tem outros dois projetos desenhados para 2013. Esses projetos envolvem a implementação das funcionalidades do CA Project & Portfolio Management SaaS para a gestão do portfólio técnico e eólico da companhia. Através dele, a empresa conseguirá analisar e identifi car os melhores parques para comercialização e estabelecimento de instalações. E o segundo será o projeto de planejamento estratégico, pelo qual a empresa buscará uma visão integrada de todos os passos anteriores. Junto com a CA Technologies, a Renova desenvolverá uma solução em que terá não apenas o resultado dos projetos, mas, com base em uma série de indicadores (KPIs), poderá também acompanhar os resultados do negócio como um todo.

Benefícios

Informações em tempo real, em qualquer lugar

Com o CA Project & Portfolio Management SaaS foi possível à Renova encurtar a distância entre os profi ssionais envolvidos com os projetos. Fisicamente, eles estão alocados em cidades no interior da Bahia, em Salvador e em São Paulo, mas o CA Project & Portfolio Management SaaS elimina a distância

“ Os gestores não precisam mais

aguardar relatórios semanais para

acompanhar cada projeto.”

Taric Santos de Andrade

(6)

6 | Customer Success Story: Renova Energia | Junho 2014

física existente entre eles ao permitir que façam seus apontamentos em campo. Com base nessas anotações, a solução automaticamente mostra os resultados diários dos negócios em tempo real para os tomadores de decisões na empresa. “Os gestores não precisam mais aguardar relatórios semanais ou mensais para acompanhar o andamento físico e de custo de cada projeto”, diz Andrade.

Além disso, a Renova também conseguiu: • Mais velocidade para a tomada de decisões

• Resultados atualizados em todos os escritórios da empresa • Redução de custos.

Ter a informação a qualquer hora e saber exatamente o que está acontecendo em cada um dos projetos é extremamente importante. A Renova é uma empresa de capital aberto e isso é importante também para a comunicação e transparência com os stakeholders. “Ter as informações online confere mais credibilidade em relação ao poder de gestão sobre os nossos projetos”, afi rma Andrade.

*Por favor, note que, em setembro de 2014, o nome do produto na versão original do caso de sucesso do cliente foi alterado de “CA Clarity PPM On-Demand” para “CA Project & Portfolio Management SaaS”.

© CA 2014. Todos os direitos reservados. Todas as marcas comerciais, nomes de marcas, marcas de serviço e logotipos aqui mencionados pertencem às suas respectivas empresas. Este documento é apenas para fi ns informativos e não representa nenhum tipo de garantia. O Caso de sucesso de clientes tem como base experiências reais dos usuários, mas as descrições de produtos podem não refl etir o uso em todos os ambientes. Por isso, os resultados reais poderão variar.

A CA Technologies ajuda os clientes a garantirem o sucesso em um futuro em que todas as empresas – do setor de vestuário até o de energia – serão redefinidas pelo uso de software. Com o software da CA no centro de suas estratégias de TI, as organizações podem tirar proveito da tecnologia capaz de mudar a maneira como vivemos – do datacenter até o dispositivo móvel. Nossos softwares e nossas soluções ajudam nossos clientes a prosperar na nova economia de aplicativos, oferecendo os meios para implantar, monitorar e proteger os aplicativos e a infraestrutura. Para saber mais sobre os programas de sucesso de nossos clientes, visite ca.com/ br/customer-success. Para obter mais informações sobre a CA Technologies, visite ca.com/br.

Referências

Documentos relacionados

B Tampo individual Individual tabletops Tablero individual Plateaux de table individuel Tampo duplo Double tabletops Tablero doble Plateaux de table double Tampo hexagonal

Coordenadoria de Cadastros da Subsecretaria de Recursos Logísticos da SEPLAG o extrato de publicação no Diário Oficial do Estado do ato de aplicação das penalidades

[r]

Durante a formação, observou-se grande envolvimento por parte das professoras e professores com o tema das ciências naturais, entretanto, as ações não refletiam

Na sequência, Leda Verdiani Tfouni apresenta “Letramento – mosaico multifacetado”, no qual coloca em questão a separa- ção entre discursos orais e escritos que alguns autores

A Sirocco 55 Sirocco 80 Sirocco 110 1030 mm 1220 mm 1410 mm Número de grelhas 2 x 5 2 x 6 2 x 7 Dimensões (em mm) fonte de aquecimento (caldeira, bomba de calor,

estivesse acontecendo um diálogo hipotético no texto. O redator está falando de um estrangeiro, e a audiência pergunta ao orador sobre qual estrangeiro ele

Não tereis medo da face de um homem, porque o julgamento é para o próprio Deus...”, nota-se que a primeira ocorrência de mišPä † pode corretamente ser traduzi- da