• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904

TÍTULO: PSEUDOMICETOMA DERMATOFÍTICO EM FELINO DA RAÇA PERSA TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE ÁREA:

SUBÁREA: MEDICINA VETERINÁRIA SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): DANIELLE BORIN RODRIGUES DA CONCEIÇÃO AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): HEROS JOSÉ MÁXIMO, JOSÉ RICARDO MATTOS VARZONE ORIENTADOR(ES):

COLABORADOR(ES): ELTON CARLOS FRACALOSSI LAVEZZO, FERNANDA PINHEIRO PIZZELLI PINTO, JOÃO FERNANDO ARRAIS SERÓDIO, LEANDRO SOUZA NASCIMENTO, MARIA HELENA CARDOSO FARIAS, SERGIO ROBERTO DE SOUZA LEME

(2)

PSEUDOMICETOMA DERMATOFÍTICO EM FELINO DA RAÇA PERSA

Aluna: Danielle Borin Rodrigues da Conceição Professor Orientador: Msc. Heros José Máximo Co-Orientador: Msc. José Ricardo Mattos Varzone

1. Resumo

A infecção fúngica dermatofítica profunda conhecida como pseudomicetoma é uma rara infecção subcutânea na qual a reação granulamentosa envolve as hifas dermatofíticas. No entanto esta micose ainda não está bem esclarecida, o fato dos sintomas se confundirem com outras patologias dificulta o diagnóstico precoce, critério essencial que contribui de forma imperativa para uma resposta positiva no tratamento, e para evitar a disseminação da doença. É fato também que este tipo de doença de grande importância porque pode acometer diversas espécies de animais domésticos e o homem. Neste sentido esta pesquisa objetivou-se em apresentar e compreender os aspectos gerais da doença pseudomicetoma dermatofítico em felino da raça Persa. Para tal foi necessário a reunião e processamento de dados provenientes de análises clínicas, histopatológicas, microbiológicas e de uma análise criteriosa dos resultados de necropsia e do relato de caso do animal. Com aplicações de técnicas de microbiologia pode-se concluir que o fungo do gênero Tricophyton spp foi o causador da doença. A precisão do diagnóstico e a escolha correta do tratamento são fatores determinantes para a evolução da doença.

Palavra-chave: Microbiologia, Felino, Dermatofitose, Trichophyton spp,

(3)

2. Introdução

As dermatofitoses são a maior e mais prevalente causa de micose em animais e no homem (RINALDI et al., 1983).

As dermatofitoses ou dermatofitias são infecções fúngicas superficiais que acometem tecidos queratinizados dos animais como pele, pelos e unhas. É uma doença de grande importância porque além de acometer diversas espécies de animais domésticos trata-se de uma antropozoonose.

Esta micose tem como agentes etiológicos uma grande variedade de fungos sendo reunidos nos gêneros Microsporum, Trichophyton e Epidermophyton (LACAZ et al., 1998; MORAES et al., 2001).

A infecção fúngica dermatofítica profunda conhecida como pseudomicetoma é uma rara infecção subcutânea na qual a reação granulamentosa envolve as hifas dermatofíticas. No entanto a patogenia desta infecção micótica profunda ainda não está bem esclarecida. O fato dos sintomas se confundirem com outras patologias dificulta o diagnóstico precoce, critério essencial para se obter uma resposta positiva no tratamento e impedir a disseminação da doença, que ainda pode ser transmitida aos seres humanos pelos animais assintomáticos (ABRAMO et al., 2001; TIRADO et al., 2012).

Atualmente o entendimento desta infecção micótica profunda que acomete com maior frequência animais de pelame longo, sendo a raça persa relatada por diversos autores como a mais predisposta não está ainda bem esclarecida.

Estudos realizados por Ajello e colaboradores (1980), e Chen e colaboradores (1993) sustentam que a patogenia do pseudomicetoma é similar ao granuloma de Majocchi, condição na qual as hifas invadem um folículo piloso, penetram no tecido adjacente, agregam-se e induzem uma reação imunológica marcante.

3. Justificativa

Diante do exposto é de grande importância que achados científicos tais como a Psedomicetoma dermatofítico em felinos da raça Persa seja relatado, no sentido de contribuir para a formação de bancos de dados técnicos e científicos. A oportunidade de entender uma doença rara pouco difundida, onde suas causas e opções de tratamento ainda não estão bem esclarecidas é muito importante, além do pouco material disponível na literatura, alto nível de gravidade da doença

(4)

para os gatos e o fato de ser uma doença antropozoonótica faz com que este tipo de estudo seja imprescindível para agregar conteúdo ao tema que beneficia não somente aos animais mais toda a sociedade.

4. Objetivos

O presente trabalho tem como objetivo apresentar e compreender os aspectos gerais da doença pseudomicetoma dermatofítico em felino da raça Persa.

5. Desenvolvimento

Um animal da espécie felina, macho, com quatro anos de idade, da raça persa apresentou um edema na base da cauda que evoluiu para três pontos de abscesso, desta forma realizou-se o exame de citologia aspirativa das lesões que apresentaram uma alta celularidade, composta por neutrófilos íntegros e degenerados, raros macrófagos e fundo composto por debris celulares e células escamosas descamativas, e com diagnóstico negativo para neoplasia, mas com infiltrado inflamatório agudo. Diante dos resultados optou-se pelo exame histopatológico, já com as amostras pode-se observar na avaliação macroscópica cinco fragmentos branco-acastanhados medindo em conjunto 1,5x0,8x0,4cm. Desta forma pode analisar a superfície de todos os fragmentos, com característica macia e castanho-esbranquiçada. Na análise microscópica observou-se exuberante tecido de granulação, com numerosos fibroblastos imaturos, vasos neoformados, numerosos eosinófilos e macrófagos com citoplasma espumoso, alguns contento granulação acastanhada delimitando áreas necróticas, e presença de estruturas ovaladas, alongadas, refringentes morfologicamente sugestivas de estruturas fúngicas. Essas informações sugeriram um possível granuloma fúngico inconclusivo para o agente etiológico Tricophyton spp que foi em seguida identificado após utilização de técnicas seguras de microbiologia (diagnóstico conclusivo). Ao longo do curso da doença foram realizados exames como hemograma, análises bioquímicas sérica e ultrassonografia abdominal. Desta forma optou-se pela exérese dos nódulos ulcerado que devido ao tempo desprendido na tentativa de diagnóstico preciso evoluiu rapidamente. O material retirado da base da cauda do animal apresentando superfície ulcerada com característica superficial acastanhada medindo 7,0x6,0x3,0cm, enviado para exame histopatológico acusou fragmentos

(5)

apresentando agregados amorfos em derme de hifas pleomóficas em derme, de aspecto claro, bulboso, entremeados a material amorfo eosinofílico, macrófagos e células epitelióides. Os organismos eram fortemente positivos a coloração de P.A.S. com diagnóstico positivo para pseudomicetoma dermatofítico (dermatite fúngica granulamentosa). O tratamento tópico utilizado, pomada ricinus duas vezes ao dia até a completa cicatrização e tratamento via oral com itraconazol durante 80 dias subdividido em 17mg/kg/dia durante 20 dias, 17,5mg/kg/dia durante 30 dias e 18,5mg/kg/dia durante 30 dias. Após o completo desaparecimento das alterações macroscópicas do tecido o tratamento foi suspenso. Apenas seis meses após a suspenção do tratamento o felino apesentou lesões, porém pequenas e localizadas no dorso, novamente o animal foi submetido ao tratamento oral com itraconazol 20mg/kg/dia durante 90 dias, com suspensão do tratamento após o desaparecimento dos sinais clínicos. A terceira recidiva da doença ocorreu dois meses após o término do último tratamento, com evolução extremamente rápida e agressiva influenciada também pela dificuldade que o animal apresentou em retomar o tratamento sistêmico com itraconazol devido fortes náuseas, falta de apetite e dificuldade em defecar. Foram realizados novos exames laboratoriais como hemograma, análise bioquímica sérica, ultrassom, leucemia felina e imunodeficiência felina através do teste rápido imunoensaio cromatográfico para detecção simultânea de antígenos e anticorpos, ambos com resultados negativos.Treze dias após o reaparecimento da doença foi realizado exame radiográfico constatando o megacólon com retenção fecal no colón descendente e reto. Após não obter sucesso com a realização do enema o animal foi submetido a duas cirurgias para a retirada do megacólon em um prazo de 10 dias, permanecendo apático, falta de apetite com perda acentuada de peso incluindo perda do panículo adiposo e muscular, sendo a alimentação realizada através de seringa, sonda nasogástrica e hidratação através de fluído terapia. Ao ser puncionada uma veia para a realização de fluído terapia o animal sofreu uma parada cardiorrespiratória, sendo revertida através de ressuscitarão cardiorrespiratória, epinefrina via intracárdiaca e ventilação mecânica. O animal não apresentou sequela relacionada diretamente ao ocorrido. A impossibilidade de realizar o tratamento sistêmico devido ao seu péssimo estado geral fez com que os abscessos fossem se unindo formando uma grande lesão ulcerada na base da cauda, região perianal com projeção para

(6)

região ilíaca/perianal com grande quantidade de grânulos amarelos, exsudação purulenta e durante alguns dias exsudação sanguinolenta, até que 79 dias após a terceira recidiva da doença o animal foi submetido à eutanásia.

Para tal pesquisa foram utilizadas técnicas convencionais de histologia e coloração específicas para o diagnóstico da doença, e análises microscópicas para a verificação de possíveis alterações em nível histológico. Para a verificação macroscópica de alterações anatômicas e fisiológicas realizou-se a necropsia do animal após a inevitável eutanásia. As análises microbiológicas para classificação em gêneros dos fungos causadores de dermatofitoses: Microsporum, Epidermophyton e Trichophyton, foram realizadas com a utilização do sistema de laminocultivo DERMATOBAC® da BROBAC DO BRASIL e análises morfológicas do macroconídio a partir da técnica de microcultivo segundo BENEKE. As análises bioquímicas foram relizadas por meio de utilização de kits comerciais de reações colorimétricas enzimáticas. As análises hematológicas foram realizadas a partir da utilização de câmaras hematimétricas e contador de células automático. As análises ultra-sonográficas foram realizadas a partir da utilização de aparelhos específicos. O animal foi submetido às técnicas de avaliações clínicas convencionais, e diagnóstico clínico de doenças considerado respostas á estímulos e anamnese. Na pesquisa de ectoparasitas a partir de uma amostra de raspado de pele pode se observar que a amostra apresentava alta celularidade, composta por numerosos macrófagos e células gigantes com citoplasma amplo e espumoso, com fundo composto por neutrófilos e debris celulares. Revelando características morfológicas compatíveis com infiltrado inflamatório. Nas análise de citologia aspirativa foram montadas 02 (duas) lâminas a partir de um imprint de lesão da região caudal, corados em Panótipo. Onde foi revelada uma alta quantidade de células compostas por neutrófilos íntegros e degenerados, raros macrófagos, com fundo composto por debris celulares e células escamosas descamativas. O que revelou um resultado negativo para neoplasia para a amostra analisada, indicando um infiltrado inflamatório agudo. Conforme citado anteriormente para as análises histopatológicas, anatômicas e fisiológicas, um fragmento da massa da lesão da doença foi retirado e analisado macroscopicamente e microscopicamente com auxílio de um estereoscópio, em seguida o fragmento foi preparado quimicamente e incluído em parafina para realização de cortes histológicos corados em: Hematoxilina-Eosina (HE), Ácido

(7)

Periódico de Schiff (PAS) e Grocotti (solução de metenamina-prata). Também foram adotados os mesmos procedimentos descritos acima para o estudo alguns órgãos específicos. Com o óbito do animal foi possível a realização da necropsia no sentido se analisar em nível anatômico e fisiológico de forma macroscópica e microscópica os órgãos e sistemas fisiológicos. Um fragmento da massa da lesão da doença pseudomicetoma foi retirado e preparado conforme orientações do fabricante do sistema de laminocultivo DERMATOBAC® da BROBAC DO BRASIL, outra porção da mesma amostra foi inoculada em meio de cultura Sabouraud, em seguidas cultivada em um microcultivo, corado em azul de algodão e submetido às análises. Amostras de sangue foram coletadas e em seguida processadas no sentido de obtenção de soro e plasma para a realização das análises bioquímicas colorimétrico enzimático a partir dessas amostras. Amostras de sangue foram coletadas e submetidas à análise hematológicas: eritrograma e leucograma, para reconhecimento dos parâmetros celulares do animal. As análises ultra-sonográficas foram realizadas a partir da utilização de aparelho de ultrasom-fixo color Doppler.

6. Resultados

Na avaliação microscópica pode-se notar alterações em diversos órgãos, congestão severa no parênquima pulmonar, congestão intensa do parênquima hepático com dilatação e ectasia vascular em região portal e presença discreta degeneração vacuolar. Formação de folículos linfóides em submucosa estomacal, discreta hipoplasia do baço e presença de macrófagos com granulações acastanhadas em seu citoplasma, intestino com moderada autólise assim como mucosa e submucosa da vesícula urinária. A avaliação microscópica do fragmento coletado nos rins revelou congestão vascular intensa em vasos glomerulares e intersticiais, além de moderado infiltrado inflamatório mononuclear. Na necropsia foi observado que na região do dorso, perianal e base da cauda principalmente em torno do reto, extensas áreas ulceradas com grande quantidade de tecido de granulação exuberante friável, com coloração acastanhada, necrose envolvendo pele, tecido subcutâneo e muscular. Alterações macroscópicas significativas foram observadas na laringe devido à presença de massas de coloração esbranquiçada de característica arredondada

(8)

bem aderida em região próxima à entrada da laringe, no coração apresentou presença de discreto espessamento e opacidade de válvulas atrioventriculares. Espessamento e rigidez de artéria aorta que mediante análise constatou a calcificação do tecido. Na análise microbiológica o método utilizado laminocultivo DERMATOBAC revelou a partir de uma reação colorimétrica onde observou-se a mudança rápida da cor do meio D.T.M preparado segundo a fórmula sugerida por TAPLIN, e aparecimento de colônias tanto no D.T.M. como no Sabouraud seletivo que o agente causador da doença realmente é um dermatófito. A análise morfológica do macroconídio do fungo pelo método de microcultivo segundo BENEKE revelou que o fungo pertence ao gênero Trichophyton spp. As análises bioquímicas realizadas revelaram um aumento considerável da Creatinina 8,85 mg/dL, e Alanino Aminotransferase (ALT/TGP) 43,0 UI/L. O que sugere alterações em nível renal e hepático. Neste caso as condições fisiológicas apontadas pelas análises bioquímicas contribuíram na escolha e modulação do tratamento químico com fungicida do animal. As alterações macroscópicas e microscópicas sugerem um quadro de degeneração sistêmica devido à presença do agente biológico, esgotando assim o mecanismo de defesa e as reservas energéticas. Foi observado também um tecido de granulação subcutânea e alteração de diversos órgãos inclusive da aorta, laringe e rins que se caso houvesse resolução do processo biológico haveria significativas seqüelas que poderiam levar o animal a morte.

7. Considerações Finais

O diagnóstico microbiológico é a melhor de todas as ferramentas utilizadas na tentativa do diagnóstico preciso da doença pseudomicetoma dermatofítico. Com aplicações de técnicas de microbiologia pode-se concluir que o fungo do gênero Tricophyton spp foi o causador da doença. A precisão do diagnóstico e a escolha correta do tratamento são fatores determinantes para a evolução da doença. Outras análises como: hispatológico, hemograma, bioquímica sérica, citológico e clínico foram imprescindíveis no entendimento da doença. Análises de Imunohistoquímica e biologia molecular ainda serão realizadas na tentativa de classificar o fungo em espécie.

(9)

8. Fontes Consultadas

ABRAMO, F.; VERCELLI, A.; MACIANTI, F. Two cases of dermatophytic pseudomycetoma in the dog: an immunohistochemical study. Veterinary

Dermatology, v.12, n.4, p.203-207, 2001.

AJELLO, A.; KAPLAN, W.; CHANDLER, F.W. Dermatophyte mycetoma: fact or fiction? Proceedings of 5th International Conference on Mycoses. Pan Am Health

Org Sci Pub, v.396, p.135-140, 1980

BLACK, S. S.; ABERNATHY, T. E.; TYLER, J. W.; GARMA-AVIÑA, A.; JENSEN, H. E.; Intra-abdominal dermatophytic pseudomycetoma in a Persian cat. J Vet

intern Med, 15:245-248, 2001.

CHANG, S.C.; LIAO, J.W.; SHYU, L.; HSU, W.l.; WONG, M.l. Dermathophytic pseudomycetomas in four cats. Veterinary dermatology v. 22 pp 181-187, 2010. CHEN, A. W. J. et al. Dermatophyte pseudomycetoma: a case report. Br J

Dermatol, v.129, n.6, p.729-732, 1993.

LACAZ, C. S. et al. Identificação dos fungos. In : ________________. Guia para

identificação: fungos, actinomicetos, algas de interesse médico. São Paulo:

Sarvier-FAPESP, p.65-66, 1998.

MILLER, R. L; Nodular granulomatous fungal skin diseases of cats in the United kingdom: a retrospective review. Veterinary dermatology v. 21 pp 130-135. 2010.

MORAES, A. P.; MACHADO, A. A. L.; MEDEIROS Filho P. & Reis C. M. S. Pseudomicetoma dermatofítico: relato de caso devido a Trichophyton tonsurans.

Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v.34, n.3, p. 291-294,

2001.

RINALDI, M. G. et al. Mycetoma or pseudomycetoma. A distinctive mycosis caused by dermatophytes. Mycopathol, v.81, n.1, p.41-48, 1983.

TOSTES, R. A; GIUFFRIDA, R. Pseudomicetoma dermatofítico em felinos.

Ciência Rural, Santa Maria, v.33, n.2 p.363-365, 2003.

THIAN, A.; WOODGYER, A. J.; HOLLOWAY S. A.; Dysgonic strain os Microsporum canis pseudomycetoma in a domestic long-hair cat. Australian

Veterinary Journal, v. 86, n.8, august 2008.

TIRADO, González M., BALL, E.; RUIZ, A.; RODRIGUES, Y.; GOUDET CE.; FINKEL, O.; GOLAN, H. de Morentin HM.; SPRECHER, E.; GAT, A. Disseminated dermatophytic pseudomycetoma caused by Microsporum species.

(10)

LENNETTE, E. H.; BALOWS,A.; HAUSLER, W. J.; SHADOMY, H. J. - Manual of Clinical Microbiology. American Society for Microbiology, Washington, D.C., 1985.

MURRAY, P.R. et al. – Manual of Clinical Microbiology, 9 ed.,ASM Press, Washington, DC, 2007.

KONEMAN, E. W.;ALLEN, S. D. et al : ColorAtlas and Textbook of Diagnostic

Microbiology, 6th Edition. J. B. Linpcott Company, Philadelphia, 2006. 9. Agradecimentos

Agradeçemos as indispensáveis colaborações dos Laboratórios de Ciencias da Saúde e Agrárias do Centro Universitário Anhanguera Educacional Ltda campus Leme-SP (FAL) e em especial aos seus funcionários, ao Instituto de Pesquisas Aplicadas e Desenvolvimento Educacional (IPADE) – Anhanguera Educacional, e ao Programa de Iniciação Científica da Anhanguera Educacional Ltda.

10. Agência Financiadora

Anhanguera Educacional Ltda. http://www.anhanguera.com/home/

Referências

Documentos relacionados

O caráter singular do município, através sua cultura e características geográficas se manifesta em seu mercado de trabalho, haja vista que se identifica a

ULISBOA | COLÉGIO F3 (e-mail marketing - 800 x 400 pixeis) ORGANIZAÇÃO APOIO CICLO DE CONFERÊNCIAS PROVAS E CONVERSAS COM LEGUMINOSAS LEGUMINOSAS FERMENTADAS: INOVAÇÃO NA

No entanto, não podemos deixar de comentar, como foi anteriormente abor- dado, que em relação aos Festivais de Viña del Mar e Mérida dos anos 1960, os Encontros ocorridos na

Os candidatos reclassificados deverão cumprir os mesmos procedimentos estabelecidos nos subitens 5.1.1, 5.1.1.1, e 5.1.2 deste Edital, no período de 15 e 16 de junho de 2021,

Grande parte das professoras revela que apenas vê o PPP da unidade como um instrumento burocrático a ser entregue para a Secretaria de Educação no início do ano e não o utiliza

Além disso, o óxido nítrico está envolvido com a formação da placa aterosclerótica e desenvolvimento de doenças cardiovasculares, e seus níveis circulantes estão relacionados

A pesquisa pode ser caracterizada como exploratória e experimental em uma primeira etapa (estudo piloto), na qual foram geradas hipóteses e um conjunto de observáveis, variáveis

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos