• Nenhum resultado encontrado

ApostilaNegociação-Apoio

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ApostilaNegociação-Apoio"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

[

APOSTILA DE APOIO

-NEGOCIAÇÃO

]

Profº. Adm. João Moraes Sobrinho CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE - UNESC

(2)

1 PROCESSO DE DECISÃO...

2

2 PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO...

4

3 DESENVOLVIMENTO DE ALTERNATIVAS E SUPERAÇÃO DE IMPASSES...

6

4 CRIATIVIDADE NAS NEGOCIAÇÕES...

(3)

1 PROCESSO DECISÓRIO

Existem diversas maneiras pelas quais as pessoas tomam decisões:  Por intuição;

 Por impulso;  Por pressão;

 Através de um processo lógico e racional, após planejarem previamente suas conseqüências.

De que maneira, as decisões que você toma influenciam os resultados das negociações que você faz parte? Entender como funciona o processo de tomada de decisões, identificando o que o influencia, ajuda o executivo a evitar erros, através de um processo mais racional e sistemático.

Tipos de decisão

Basicamente, nos deparamos com 2 tipos básicos de decisão:

a) Decisões programadas – são aquelas decisões que tomamos de forma repetida e que já formam uma hábito. Trata-se de uma decisão que gera uma ação padrão quando um dado problema se apresente. Ex. quando o nível de estoque de sua empresa atinge o ponto de pedido. Qual o procedimento?

b) Decisões não programadas – quando problemas únicos e específicos se apresentam e requerem uma análise mais cuidadosa para serem solucionados. Ex. Onde investir os recursos da organização?

Etapas do processo de decisão

A Decisão é o processo de análise e escolha entre várias alternativas disponíveis do curso de ação que a pessoa deverá seguir. Mas para atingir a melhor alternativa, faz-se necessário conhecer as etapas do processo decisório.

De modo geral o processo de tomada de decisão apresenta as seguintes etapas:  Identificação do problema ou oportunidade;

 Diagnóstico;

 Geração de alternativas;  Escolha de uma alternativa;  Avaliação da decisão.

(4)

1 – Identificação do problema

O processo decisório se inicia quando surge uma situação que demanda uma decisão. Pode ser um problema ou uma oportunidade. Ex. A empresa percebe que está perdendo participação de mercado. Que decisão você tomaria se fosse o dirigente? 2 – Diagnóstico

Consiste em buscar entender um problema ou uma oportunidades identificando suas causas e consequências.

Ex. Qual a causa provável da perda de vendas? Veja algumas técnicas que podem ser usadas:

 Diagrama de Ishikawa;  Princípio de Pareto; 3 – Geração de alternativas

Depois de analisadas e conhecidas as causas de um problema, é hora de gerar idéias para solucioná-lo.

A Ciência Administrativa oferece inúmeras técnicas que auxiliam gestores e executivos nesse etapa do processo decisório:

1. Brainstorming; 2. Brainwrittig;

3. MPDO – Metodo de delineamento de problemas organizacionais; 4 – Escolha de uma alternativa

Chegou a hora de escolher uma das alternativas formuladas. Para isso faça um levantamento das principais vantagens e desvantagens de cada decisão.

 Se os oficiais do Titanic o tivessem feito, a história poderia ser outra. 5 – Avaliação da Decisão

O processo decisório termina quando a decisão é implementada e seus resultados são monitorados.

Os resultados ou efeitos das decisões que você toma são um importante feedback que o ajudará a se aprimorar cada vez mais em tomar decisões eficazes.

(5)

2 – ETAPAS DO PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO

O correto entendimento do processo de negociação passa pelo conhecimento de suas diversas etapas. Esse conhecimento é essencial para garantir maior eficiência e eficácia ao processo de negociação e a geração de melhores resultados para ambas as partes.

A negociação é uma técnica formada por algumas etapas, que devem ser seguidas para maximizar os resultados.

1 – Preparação;

2 – Defesa de sua posição; 3 – Proposta;

4 – Barganha;

5 – Fechamento do acordo.

A preparação é a fase inicial do processo de negociação, em que o negociador faz um planejamento que maximize suas chances de sucesso.

A primeira coisa a ser feita em uma negociação é definir seu mini-máx. Além disso, a etapa de preparação envolve:

 Por que o outro lado tem interesse nesse negócio?  Quais são seus objetivos?

 Qual é o ponto fraco do outro lado?  Quais as forças?

Pesquisas mostram que, quanto maior for o tempo gasto na preparação, melhores serão os resultados.

A segunda etapa consiste na defesa de sua posição. Nessa segunda fase do processo de negociação, você deverá falar um pouco sobre a sua oferta.

Se estiver vendendo fale sobre os benefícios e diferenciais que só o seu produto possui, como qualidade, entrega rápida, garantia estendida, credibilidade e desempenho superior. Se estiver comprando, antes da outra parte falar do preço, não demonstre entusiasmo ou muita emoção. Mantenha-se frio e fale que você encontrou soluções semelhantes no mercado.

A etapa de defesa é fundamental pois serve para respaldar e melhor embasar a sua proposta, que veremos a seguir.

(6)

pensar: “Por que esse cara tá me explicando tanto esse número?

A quarta fase do processo de negociação é a chamada barganha. Nesta fase é hora de usar toda a sua capacidade de argumentação e de ouvir também. Um bom negociador não se contenta ou não aceita a primeira.

Peça para o outro lado justificar o valor que está sendo cobrado ou oferecido. Se estiver vendendo, justifique, dê explicações que convença o outro lado.

Pechinche e mostre que você tem outras opções. Isso reduz o poder do seu oponente e o fará oferecer mais concessões. Uma boa barganha garante uma maior gordura!

A última fase do processo de negociação é o fechamento. Chegou a hora de se colocar no papel tudo o que ficou acordado na mesa de negociações. Isto irá dar respaldo legal a você.

Sempre reflita sobre cada negociação que você faz. Analise os resultados e compare com as metas que você propôs a si mesmo. Busque extrair melhores resultados e aprendizado a cada negociação que fizer.

(7)

3 – DESENVOLVIMENTO DE ALTERNATIVAS E SUPERAÇÃO DE IMPASSES

Impasse é tudo aquilo que pode atrasar, atrapalhar ou mesmo travar uma negociação. Inúmeros negociadores lançam ou criam impasses propositalmente para ganhar tempo. É preciso conhecer os principais tipos de impasses, bem como as alternativas para contorná-los e focar no alcance de seus resultados na negociação. Os principais focos de impasses são:

 As condições do contrato;  Os prazos;

 Desejos e motivações ocultos;

 Falta de entendimento das necessidades da outra parte;  Uso de uma linguagem inadequada;

 Informações parciais.

É preciso estar atento a cada um desses focos para evitar surpresas. É necessário desenvolver alternativas que possam superar os impasses e levar a negociação ao fim desejado.

As melhores negociações são aquelas em que um maior número de opções foi levantado. A habilidade de desenvolver opções é um dos recursos mais úteis que um negociador pode desenvolver.

Uma opção é um recurso do qual você poderá usar caso surjam impasses durante o processo de negociação.

As opções funcionam para tentar encontrar uma alternativa que satisfação a outra parte ou para o seu lado, quando você percebe que os rumos da negociação não irão ao seu favor.

 É importante lembrar que nem todas as negociações chegam a um acordo. E se um provável acordo for ruim para o seu lado não hesite: Levante-se e vá embora.

 Desenvolver alternativas confere poder ao negociador.  Decida o que é aceitável e o que é inegociável antes;

 Não esqueça de estabelecer seu piso mínimo. Ele o ajudará a se proteger e evitar fazer um mau negócio;

(8)

4 CRIATIVIDADE NAS NEGOCIAÇÕES

A criatividade é um aspecto que muitos negociadores ignoram. Muitas pessoas acham que o processo de criação e geração de novas idéias só se aplica a profissionais de marketing, artistas e afins.

Na verdade a criatividade serve para impulsionar as negociações. Dentre as implicações práticas do uso da criatividade nas negociações temos:  Superação de impasses;

 Desenvolvimento de alternativas que não haviam sido cogitadas até então;  Redução ou eliminação dos conflitos;

 Melhores resultados a curto, médio e longo prazos. 4.1 SUPERANDO IMPASSES COM CRIATIVIDADE

Muitas situações podem surgir e colocar em xeque o fechamento da negociação. É preciso criatividade para superar eventuais impasses nas negociações.

Dentre as implicações práticas do uso da criatividade nas negociações temos:  Muitas situações podem surgir e colocar em xeque o fechamento da

negociação.

Referências

Documentos relacionados

Já um tanque com a torneira meio aberta por 15 minutos pode chegar a gastar 279 litros de água.. Por isso, o melhor é deixar acumular roupa, colocar a água no tanque

Para a questão 3, entretanto, os alunos deverão ser capazes de fazer uma análise mais profunda, estabelecendo relações entre o texto de Mário de Andrade e o conteúdo principal a

Quando alguém entra em contato com as revelações da Verdade Absoluta, sejam trazidas por Krishna, Buda, Jesus, Paulo, ou por quaisquer outros profetas ou mensageiros,

Você pode se encontrar perdida em meio à essas dúvidas, sem saber qual é o melhor para o seu tipo de pele, que irá garantir a proteção tanto nos dias em que estiver fora de

O Piso Triplo geralmente aparece no final de uma tendência baixa e, quando       confirmada, indica uma mudança de tendência de uma projeção alta... um piso triplo na Telecom

Nossos sistemas de câmeras corporais são distribuídos e integrados por meio de uma ampla rede de parceiros Axis, o que significa que o suporte necessário para construir um

Nós queremos alertar sobre a importância de cuidar da sua mente e passar algumas dicas e informações sobre o assunto para que você possa viver melhor e também ajudar quem mais

Tendo como proposta interligar a memória com aspectos da vida cotidiana e valo- rizar a consciência sobre construção de identidades culturais nos visitantes, acredi- tamos que