• Nenhum resultado encontrado

MANIFESTO DO PSD AO POVO DE SÃO VICENTE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANIFESTO DO PSD AO POVO DE SÃO VICENTE"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)
(2)

MANIFESTO DO PSD AO POVO DE SÃO VICENTE

AOS MADEIRENSES E PORTOSSANTENSES:

O Povo Madeirense vai eleger o Governo que terá de aguentar o período mais duro desde que a Democracia e a Autonomia Política nasceram com a Constituição de 1976.

Os Madeirenses e os Portossantenses vão eleger o Governo Regional que terá de Os conduzir e defender o melhor possível, face à situação gravíssima que os socialistas criaram, que provocou Portugal ficar sob mando estrangeiro e, se quiser comer, ter de aplicar a política que nos foi imposta pela vergonhosa tutela internacional a que chegámos. Um Governo Regional que terá de demonstrar capacidade para conduzir o arquipélago nas dificílimas situações que, por caírem sobre Portugal, infelizmente caiem também sobre os Madeirenses e os Portossantenses, embora tal não seja justo em relação a um Povo que sempre discordou do que se passava, que foi sempre oposição ao próprio sistema político, que sempre alertou Lisboa para os erros desta.

Portanto, o que agora está em jogo para os Madeirenses e os Portossantenses, é escolher um Presidente de Governo Regional que, com o novo Executivo que formar, dê garantias de hábil e inteligentemente enfrentar a situação complicadíssima em que os socialistas nos mergulharam.

E logo uma questão salta. É na “esquerda”, culpada de tudo isto, que pode ser encontrada uma “solução”?... São os socialistas, autores de todo este desastre, afinal os mais indicados para enfrentar as dificuldades, depois de virmos pagar, todos, as suas incapacidades e irresponsabilidades?...

São os socialistas locais que incitaram e cumpliciaram as garotices que o Governo socialista fez ao Povo Madeirense, agora os mais indicados para nos conduzir nas dificuldades que eles são causadores, desde os roubos financeiros até à tentativa de destruição da Zona Franca?...

(3)

Na Madeira, foi o PSD que travou a Direita e a extrema-direita, e nunca a Esquerda oficial, pois esta, com os seus mitos e disparates, só gerou sustos e incompetência, facilitando assim o instinto de as pessoas aderirem a uma Direita ou extrema-direita, protegendo-se sob o que contrário.

Não foi a “esquerda”, mas sim o Partido Social Democrata que, na Madeira, deu a terra a quem trabalhava, expropriou os mais ricos e possidentes para objectivos de utilidade pública, manteve o imposto progressivo, generalizou um forte sector de habitação social, abriu as acessibilidades internas e exteriores, reordenando o território, estabeleceu áreas protegidas e uma efectiva defesa não demagógica do Ambiente, susteve a emigração, criou mais e novos empresários, bem como mais empregos através de mais investimento, generalizou a Educação, a Cultura e o Desporto e criou uma Universidade no arquipélago, estendeu a todos os cuidados de Saúde, aumentou a classe média sobretudo no mundo rural, estabeleceu um verdadeiro Estado Social, etc. Mas, para fazer isto, os autonomistas sociais-democratas nunca precisaram de se dizer de “esquerda”. Consideram-se Consideram-sempre o Centro do espectro político madeirenConsideram-se.

Porém, ao fazer isto e ao fazê-lo melhor do que a comprovada incompetência desastrosa da “esquerda”, o PSD/ Madeira retirou conteúdo aos partidos esquerdistas, ocupou-lhes o lugar e, desta forma, anulou-lhes qualquer margem de manobra relevante.

Garantiu a paz social, a estabilidade política e uma dinâmica de desenvolvimento.

A Direita e a extrema-direita da Região Autónoma viram- -se assim defendidas dos excessos e da incompetência que marcam os conhecidos radicalismos da Esquerda.

Mas não gostaram.

Não gostaram, porque a política do Partido Social Democrata, embora travando a Esquerda, não era a da Direita e da extrema-direita, na medida em que lhes tocava nos privilégios, na medida em que lhes destruía o seu conceito de sociedade hierarquizada, na medida em que lhes destruía costumes e formas de estar, substituindo-os por outros mais livres, mais igualitários e de menor rigor convencional.

(4)

Se nos primeiros anos, post-revolução de 1974, a Direita e a extrema-direita, caladinhas, na Madeira deixaram o terreno livre para o Partido Social Democrata suster as ameaças socialistas e comunistas, contornando-as e dominando-as com a política do PSD, já quando perceberam que o Centro social-democrata também não hesitava em pôr em causa os Valores e domínios da Direita, até para derrotar a Esquerda com eficácia, então esbracejou e passou a atacar, não a Esquerda, mas o PSD.

Só que, uma vez mais, o Partido Social Democrata, tal como tinha travado a Esquerda, por coerência travou a Direita e a extrema-direita.

Aliás, é só esta política de equilíbrios calculados ao Centro, contra a Direita e contra a Esquerda, que justifica, nas características equilibradas e moderadas do Povo Madeirense, um amplo leque popular de apoio ao PSD, entre aquelas Direita e Esquerda.

Razão para que, conhecendo-se a Direita e a extrema-direita, não se estranhe o radicalismo e a boçalidade destas, contra o PSD. Queriam se servir de nós, para depois nos despachar quando estivesse feito o “trabalhinho” de conter e derrotar a Esquerda.

Enganaram-se.

Apelamos ao eleitorado de “esquerda”.

Estão perante um comprovado falhanço calamitoso dos partidos socialistas e comunistas.

Um falhanço calamitoso que piorou substancialmente as condições de vida também aos simpatizantes da Esquerda.

Pelo contrário, o Partido Social Democrata, na Madeira, aplicou com sucesso e moderação as políticas que a Esquerda gostaria de ter feito, mas se revelou incapaz e incompetente.

Quando a arrogância da Direita e da extrema-direita passou a atacar o PSD, o fito era destruir, contra o interesse dos próprios eleitores de Esquerda, as conquistas sociais e civilizacionais conseguidas na nossa terra.

(5)

Sempre incompetentes, foram os Partidos de esquerda que, contra os seus próprios Militantes e Simpatizantes, acharam piada e deram força à Direita e à extrema-direita!

Que tipo de preconceito, sem sentido, impede os Eleitores de Esquerda de nos dar a sua confiança?

Seria uma covardia, Alberto João Jardim recuar ou desistir no presente quadro. Sabe ao que se arrisca, dadas as dificuldades que vamos ter pela frente, risco de saúde inclusive, quando era mais fácil abandonar ante o que aí vem, levando consigo os sucessos e transformações que conseguiu.

Mas resolveu tornar a lutar.

Para, primeiro, recuperar as finanças da Região Autónoma, depois de aquilo a que, perante os roubos do Governo socialista, tivemos de nos sujeitar para impedir o que eles pretendiam: parar a Economia e destruir o Estado Social, ou seja as acções desenvolvidas no campo da solidariedade social.

Depois do agravamento da despesa por causa das catástrofes naturais. Temos de rapidamente recuperar a Zona Franca da Madeira.

Segundo, a par da recuperação financeira, necessária porque, para não pararmos, aumentou imprescindivelmente a dívida pública regional, concluir toda a infra-estruturação do arquipélago, programada ou eventualmente interrompida, sem entrar por investimentos dispensáveis na presente situação.

Como, terceiro, temos de defender a população, nomeadamente a mais necessitada, mantendo o Estado Social. Defender o Estado Social, afinal é procurar manter e aperfeiçoar, tanto quanto possível, o Sistema Regional de Saúde, quer ao âmbito hospitalar, quer dos Centros de Saúde, quer no quadro da medicina convencionada, quer na complementaridade da medicina e cuidados de saúde privados, quer ainda na estratégia do médico de família. E tudo isto sem submeter o Bem Comum a interesses particulares, nem pressões corporativas, nem chantagens do tipo capitalismo selvagem.

(6)

Defender o Estado Social, significa manter e aperfeiçoar, tanto quanto possível, os apoios sociais e de solidariedade que a Região Autónoma presta, mas não pactuando com as fraudes daqueles que de facto não necessitam de apoios, nem com ameaças e pressões de certas entidades que julgam “ter a faca e o queijo na mão”, esquecendo que a lei prevê remédios duros para solucionar tais atentados contra o Bem Comum.

Defender o Estado Social, implica manter e aperfeiçoar todos os cuidados que são prestados à Terceira Idade. Aliás, nos domínios da Saúde, da Solidariedade Social e da política de Terceira Idade, os Governos sociais-democratas da Madeira orgulham-se de ter sido os pioneiros de muitas medidas que hoje são adoptadas na generalidade do território nacional, adoptadas no todo ou em parte.

Porém, defender o Estado Social, implica também um enorme esforço de remar contra as tendências crescentes de desemprego, fenómeno não apenas localizado na Madeira, mas espalhado, ainda com maior gravidade, no restante espaço nacional e em toda a Europa.

Mas, também, não pactuar com quem não quiser trabalhar.

Defender o Estado Social significa prosseguir nas políticas de generalização da Educação, da Cultura e do Desporto, a toda a população.

E, quarto, através de uma revisão constitucional, apesar dos integracionistas cá colaboracionistas com Lisboa, conquistar para a Madeira os poderes legislativos sem os quais é uma miragem se falar de Desenvolvimento Integral.

Como até temos de assumir a coragem para pensar em caminhos futuros diferentes, se a República nos negar Direitos que são indiscutíveis.

São as horas mais difíceis que acabam por propiciar as decisões e as atitudes mais corajosas.

(7)

Transformar uma Madeira de economia ruralizada, dominada pelos capitalistas ingleses cá residentes, numa Madeira de economia europeizada, liderada por Empresários madeirenses, e moderna sob o ponto de vista cultural e civilizacional.

E apesar da oposição quotidiana mentirosa do “diário de notícias” do Blandy, da RTP/RDP socialistas e da comunicação social do Continente, todos pelas razões conhecidas.

É sob o signo da coragem ante a complexidade das circunstâncias actuais, que o Partido Social Democrata avança para as eleições regionais.

As alternativas para governar a Região Autónoma – E SOBRETUDO AQUELES QUE SÃO OS SEUS ROSTOS – são conhecidas. Depois de tudo, os socialistas? Os fascistas do comunismo ou da extrema-direita? Esta “Madeira Velha” sob os hábitos conservadores do CDS? Ou nós, com as provas diferentes daqueles, que demos?

Depois de trinta e três anos, a Oposição está desesperada. Não captou pessoas com um mínimo de qualidade, alinhou contra o próprio Povo Madeirense, opôs-se sempre a tudo quanto era progresso, praticou um permanente bota-abaixo, não tem alternativas, só fascina os desordeiros, bêbados, drogados e vadios que infelizmente existem em diversas localidades.

Nós fizemos as coisas enquanto era tempo.

Se o sector empresarial privado for abaixo, o Estado Social é impossível. Todos os Empresários que façam crescer a Madeira e descer o desemprego, estamos de braços abertos para eles.

É tempo de acabar com esse ridículo bilhardeiro, feito de invejas, de que todos os Empresários que, trabalhando com a Autonomia desenvolvimentista, fizeram crescer a Madeira, são os “maus”, os “ladrões”, os “corruptos”. Esse ridículo e maldade vergonhosa que é a covardia de acusar, sem provas, os Empresários madeirenses que cresceram, criaram Empregos e desenvolveram a Madeira, destina-se a cobrir os Empresários socialistas, os quais seriam os únicos “bonzinhos”. E, sobretudo, para fazer crer que os antigos dominadores ingleses, no meio da miséria da Madeira de então, é que seriam os com “virtude”!

(8)

A Oposição, desesperada, vai descer o nível a uma baixeza sem precedentes.

A Oposição vai explorar o que a coligação PSD-CDS não fizer imediatamente – porque não é logo viável – ou as decisões que começar a tomar por causa do imperativo controlo internacional, e que não podem ser adiadas. Preparem-se para este tipo de jogo!....

Mas, vamos em frente, com confiança na inteligência do Povo Madeirense!

É preciso combater a abstenção, porque são precisamente estes que podem comprometer os resultados das próximas eleições, em termos de a não existência de uma maioria, impedir o Governo eficaz de que a Madeira carece nestes tempos gravíssimos.

Ajudem!

Apesar de todas as dificuldades vividas nos últimos seis anos, o Governo Regional foi realizando o seu programa para o Concelho de S. Vicente.

Este Verão foram abertos concursos para a melhoria no litoral do Clube Naval de S. Vicente, para o ramal da via-expresso ao Parque Empresarial de S. Vicente, para o pequeno cais de Ponta Delgada, para a remodelação do Centro Cívico de Boaventura, onde ficará também a Junta de Freguesia, e para o Jardim de Boaventura.

Sem estar a obra interrompida, mas a um ritmo muito mais lento por razões de financiamento, vamos executar o que falta para concluir a via-expresso Santana-S.Vicente.

Uma recusa de “visto” pelo Tribunal de Contas, por causa de alteração da legislação pela anterior Assembleia da República, obrigou à reabertura de concurso, durante este Verão, para a recuperação e requalificação da Escola da Vila de S. Vicente.

A nova ETAR de Ponta Delgada fica a cargo da Empresa “Águas e Resíduos da Madeira”, constituída pela Região Autónoma e Municípios.

(9)

A Segurança Social nacional, no anterior Governo socialista, cortou todas as verbas destinadas a investimentos na Madeira, pelo que não foi possível lançar a obra do Lar da Terceira Idade com jardins públicos na Ponta Delgada (Solar D. Hilária). Transita para o próximo mandato.

O Governo Regional assumiu este Verão a responsabilidade pela cobertura do polidesportivo de Ponta Delgada, para actividades de inverno, e abriu concurso, porque a Associação Desportiva local não quis responsabilidades financeiras, apesar de estas se encontrarem garantidas por aval do Governo.

Para o próximo mandato transitam as pequenas obras da frente mar, em S. Vicente, e a estrada Cardo-São Cristóvão, na Boaventura.

O Governo Regional procederá à consolidação da orla marítima da Ponta Delgada, a fim de proteger a população e suas residências.

(10)

Agência da Caixa Geral de Depósitos Posto da PSP

Energia eléctrica - Primeira Lombada Ramal de estradas das Lombadas

Estrada de ligação da Primeira à Segunda Lombada - Ponta Delgada

Energia eléctrica - Sítio da Achada do Castanheiro Energia eléctrica - Sítio da Travessa na Boaventura

Energia eléctrica - Sítios da Achada do Til e Ribeira Grande Energia eléctrica - Sítios da Segunda e Terceira Lombadas e Lombinho na Ponta Delgada

Energia eléctrica - Sítio da Silveira na Boaventura Empresa Águas de São Vicente - Linha de enchimento Posto retransmissor da RTP/Madeira - Encumeada Escola do Pomar - Boaventura

Agência do Banco Totta & Açores

Energia eléctrica - Sítio da Lombadinha em Ponta Delgada Energia eléctrica - Sítio da Levada na Boaventura

Adega do Norte, 23/07/1982

Pavimentação e correcção da Estrada Regional entre o Rosário e a Vila de São Vicente

Posto de transformação - Sítio do Passo Pavilhão Gimnodesportivo de São Vicente

Escola Primária da Terceira Lombada - Ponta Delgada Energia eléctrica - Sítio do Urzal na Boaventura Estação de feixes hertzianos - Terra Chã Tanque de rega - Ginjas

1ª fase da Estrada Florestal entre os Estanquinhos e o sítio das Ginjas

Postos de venda de peixe e carne - Sítios das Feiteiras e Rosário

Estrada do Loural

(11)

1ª fase da Estrada Municipal que liga o Laranjal aos Cardais de Cima e Pico da Cova

Posto de venda de carne e peixe - Boaventura Posto de venda de carne e peixe - Fajã do Penedo Posto de venda de carne e peixe - Sítio dos Enxurros Parque infantil

1ª fase da Estrada Municipal entre a Boaventura e o sítio do Tanque em Ponta Delgada

Caixa Económica do Funchal - São Vicente Estação telefónica automática - Ponta Delgada Posto retransmissor da RTP/Madeira - Ponta Delgada Captação de água - Ponta Delgada

Pavimentação da Estrada Municipal das Lombadas entre o sítio do Lanço e a 1ª Lombada

Talho e peixaria

Parque infantil do Rosário Casa do Povo

Paços do Concelho Escola dos Lameiros

2ª fase da Estrada Regional entre o sítio do Tanque em Ponta Delgada e a Igreja da Boaventura

Centro de Actividades de Tempos Livres - Boaventura Rua Dr. Horácio Bento de Gouveia - Ponta Delgada Campo de Futebol da Boaventura

Biblioteca Municipal Calouste Gulbenkian

Estrada Municipal entre as Feiteiras de Cima e o sítio do Passo Pavimentação e correcção da Estrada Municipal entre o sítio da Igreja e a Terceira Lombada

Embarcação de pesca Baía dos Juncos

Subestação da Empresa de Electricidade da Madeira Estação automática de telecomunicações dos CTT

57 caixas de correio - Sítios das Feiteiras de Cima, Fajã das Cinzas, Fontes, Venda Nova, Baía, Achada do Pereiro e Canto da Fajã

Melhoramentos na Fajã do Penedo e ligação ao sítio da Serra d’Água - Boaventura

Centro de Saúde de São Vicente

(12)

Farmácia São Vicente

Ramal rodoviário entre a Estrada Regional e o Caminho Municipal - Sítio da Primeira Lombada

Serviço de Segurança Social

Estrada Municipal entre a Fajã do Amo, Lombo, Ribeira do Passo e Foro

Prolongamento da Estrada Regional entre as Ginjas e o Miradouro

Estação automática de telecomunicações dos CTT - Ponta Delgada

Estrada Municipal entre o sítio do Poiso e a Fajã do Amo Estrada Municipal entre o sítio do Serrão e o sítio de São Cristóvão - Boaventura

Estalagem do Mar

Caminho rural entre o sítio da Vargem de Cima e o Estreito da Vargem

Centro Social e Paroquial de São Vicente

Sistema de transmissão telefónica por feixe hertziano entre Santana e Ponta Delgada

Estrada Municipal entre o sítio da Igreja e o sítio do Tanque - Ponta Delgada

Pavimentação da Estrada Regional 101 entre São Vicente e Ponta Delgada

Baixo relevo de São Vicente

Sede da Associação Cultural e Desportiva de São Vicente Restaurante Galeão

Linha aérea de energia eléctrica entre o Seixal e São Vicente Estrada Municipal entre os sítios da Ribeira do Passo e Ginjas Variante da Estrada Regional 104

Estrada Municipal entre os sítios do Lanço e Ginjas Escola Primária da Falca - Boaventura

Estrada Regional 107 entre a Estrada Regional 101 e a Falca de Baixo - Boaventura

Estrada Municipal Eng. Perry Vidal São Vicente Rent-a-Car

Estalagem Praia Mar

Estradas de acesso ao Canal de Rega - Sítios dos Vinháticos e dos Lameiros

(13)

Estalagem Calamar

Residencial Solar da Boaventura,

Centro de Informações da Comunidade Europeia Estação de correios e telecomunicações dos CTT Complexo Balnear da Estalagem Calamar

Escola Básica e Técnico-Profissional de São Vicente Abastecimento de água à freguesia de Ponta Delgada 2ª fase da ampliação da Estalagem do Mar

Caminho agrícola do Loural

Joalharia, fábrica e restaurante da Empresa Andrade e Reis Casa da Piedade - Turismo de Habitação

Casa do Lanço - Turismo de Habitação

Pavimentação da Estrada Municipal da Achada do Castanheiro Estrada Municipal entre as Falcas e o sítio da Achada Grande - Boaventura

Centro de Formação Agrária

Centro Psicopedagógico de São Vicente

Viatura de combate a incêndios para os Bombeiros Voluntários de São Vicente e Porto Moniz

Casa da Cultura

Estrada Municipal entre Feiteiras e Oliveira - Ponta Delgada Biblioteca Municipal Calouste Gulbenkian - Boaventura Grutas de São Vicente

Estalagem Corte do Norte

Estrada Municipal das Ginjas entre as Feiteiras e Miradouro Caminho Rural do Passo e Lombinho

Ponte da Falca sobre a Ribeira do Porco - Ponta Delgada Caminho Municipal entre a Fajã do Penedo e Serra de Água Centro de Saúde da Fajã do Penedo

Restaurante Many

Estrada Municipal entre o Laranjal e o Pico da Cova Complexo Industrial Polivalente - Sítio das Ginjas Caminho Municipal da Terceira Lombada até à Escola Caminho Rural dos Lamaceiros - Fajã do Penedo

(14)

Caminho dos Lameiros Estádio dos Juncos

Centro de Dia da Ponta Delgada

Ligação da Levada da Fajã do Rodrigues ao túnel da Encumeada

Túnel hidráulico da Empresa de Electricidade da Madeira - Encumeada

Caminho Municipal do Cardo - Boaventura Escola Básica do 1º Ciclo da Ponta Delgada Ampliação do Solar da Boaventura

A Casa da Camélia - Turismo de Habitação

Viatura pronto-socorro pesado para os Bombeiros Voluntários de São Vicente e Porto Moniz

Caminho Rural na Segunda Lombada - Ponta Delgada Tanque de rega - Sítio da Primeira Lombada

Tanque de rega - Sítio das Fontes

Subestação da Empresa de Electricidade da Madeira Caminho Rural entre a Achada do Til e o Chão do Vale Tanque de rega - Sítio do Pomar na Boaventura

3 tanques de rega - Sítio das Ginjas Igreja dos Lamaceiros

Caminho Rural da Achada

Abastecimento de água à Fajã Grande, Silveira e Achadinha - Boaventura

Tanque de rega da Achada Grande - Boaventura

Tanque de rega da Levada - Sítio das Falcas na Boaventura Empreendimento Turístico - O Solar da Bica

Polidesportivo do Rosário

Caminho Municipal do Cabo da Ribeira - Boaventura

Centro de Saúde, Serviço de Segurança Social e Junta de Freguesia de Ponta Delgada

Lar e Centro de Dia da Ponta Delgada

Tanque de rega do sítio do Rosto Branco - Rosário 2 tanques de rega no sítio do Sabougueiro - Boaventura 1ª fase da Via Expresso entre São Vicente e Porto Moniz Caminho Municipal entre a Terra Chã e a Vigia

Adega de São Vicente

(15)

Escola Básica do sítio da Fajã do Penedo - Boaventura Peça escultórica de homenagem ao Professor

Caminho Municipal entre os sítios do Lombo do Urzal e Achada da Madeira

Quartel dos Bombeiros Voluntários de São Vicente e Porto Moniz

Via Expresso entre a Serra d’Água e o Rosário Caminho Rural da Barreira - Boaventura Melhoramentos no Restaurante Quebra Mar

Caminho Agrícola entre o Caminho Velho das Ginjas e o sítio do Poio - Feiteiras

Rádio São Vicente

Caminho Agrícola da Lombadinha - Boaventura Caminho Municipal no sítio do Serrão - Boaventura Centro de Controlo e Segurança do Túnel da Encumeada Caminho Municipal entre a Estrada Regional e a Fajã da Cinza

Caminho Municipal entre as Feiteiras e o Calhau do Mar Caminho Municipal de ligação ao Ribeirinho - Boaventura

Galeria da Fajã da Ama

Ampliação da Levada da Fajã do Rodrigues até à Ribeira do Inferno

Caminho Municipal do sítio da Ribeira Grande Polidesportivo da Primeira Lombada - Ponta Delgada Centro de Convívio dos Lameiros

Centro de Convívio da Vila

Sede da Associação de Tiro e Caça Miradouro do Passo

Abastecimento de água ao sector oriental da freguesia de São Vicente

Monte Mar Palace Hotel - Ponta Delgada

Estação de Tratamento de Águas Residuais da Boaventura Estrada Municipal de acesso ao sítio do Cabeço - Boaventura Centro de Actividades Ocupacionais - Ponta Delgada Arrelvamento sintético do Campo de Futebol da Boaventura Caminho Agrícola da Fajã do Amo

Ponte de São Vicente

(16)

Caminho Municipal entre as Feiteiras e as Furnas Central de Reservas para o Turismo - Madeira Rural Training Golf - Hotel Monte Mar Palace

Captação de água - Ligação da Ribeira Grande ao Túnel da Encumeada

Estrada Municipal Manuel Afonso de Sanha

Melhoramentos na Estrada Municipal no sítio do Terreiro 3ª fase do Caminho Municipal do Cardo entre a Fajã Grande e a foz da Ribeira do Porco

Recuperação do Caminho da Madeira entre o Caminho Velho das Ginjas e a Estrada Regional

1ª fase da Via Expresso Rosário - São Vicente Caminho Municipal das Fontes - Rosário

Caminho Municipal da Madeira entre o Miradouro e a Estrada Regional

Piscina da Escola Secundária de São Vicente Parque Empresarial de São Vicente

Loja da Juventude

Caminho Rural do Limoeiro

Caminho Municipal entre o Cascalho e Barros Estrada Municipal entre a Vargem e o Calhauzinho

Conservatória do Registo Civil, Predial e Comercial de São Vicente

Recuperação da Capela de Nossa Senhora de Fátima Caminho Municipal do Poço do Ulheiro - Ponta Delgada Jardim Municipal e Parque Infantil

Complexo Balnear e muralha de protecção marítima da Ponta Delgada

Caminho Agrícola entre a Capela de Nossa Senhora e o Canal de Rega dos Lameiros

Tanque de rega no sítio do Meio - Ponta Delgada Tanque de rega no Folhadal

2ª fase da Via Expresso Rosário - São Vicente Parque Urbano e Auto Silo de São Vicente

Recuperação do adro da Igreja do Bom Jesus - Ponta Delgada

(17)

Casa da Capelinha - Turismo Rural Pavilhão do Vulcanismo e Jardins de Água

Remodelação do sistema de abastecimento e tratamento de água ao concelho

Reservatório de água na Boaventura Zona balnear e protecção marítima

Caminho Municipal entre o Lombo do Urzal e o Urzal Estalagem do Vale

Estrada Municipal entre a Escola e o Córrego da Abelheira Caminho Municipal da Fajã da Areia

Sistema elevatório de água da Encumeada

Estrada Municipal entre a Achada do Castanheiro e Laranjeiras - Boaventura

Melhoramentos na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar do Pomar - Boaventura

Estação elevatória de águas residuais Remodelação da Adega de São Vicente Conjunto Habitacional do Pomar - Boaventura

Estrada Municipal entre os sítios da Levada e a Levada de Cima - Boaventura

Rede de abastecimento público, saneamento básico e de águas pluviais da vila de São Vicente

Estação de tratamento de águas residuais 2ª fase da Estrada Municipal dos Cardais de Cim Melhoramentos no Serviço de Finanças de São Vicente Viatura auto-maca de socorro para os Bombeiros Voluntários de São Vicente e Porto Moniz

Caminho Agrícola entre os sítios da Ponte da Ribeira Grande, Foro e Terra do Galo

Creche de São Vicente Farmácia da Boaventura

Caminho Municipal entre os sítios do Cabo da Ribeira, Pastel e Serrão - Boaventura

Centro de Saúde e Segurança Social de São Vicente Estrada Municipal da Travessa - Boaventura

(18)

Caminho Municipal da Segunda Lombada - Ponta Delgada Prolongamento do Caminho Municipal da Cova do Bardo Posto da GNR

Auto-Tanque Pesado para os Bombeiros Voluntários de São Vicente / Porto Moniz Caminho Rural de São Nicolau - Ponta Delgada Estrada Municipal José Martinho de Freitas Miradouro do Loural

Homenagem ao Escritor Horácio Bento de Gouveia Caminho Municipal do Ribeiro da Fajã do Amo

Polidesportivo da Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Fajã do Penedo

Sistema de distribuição de água para regadio do sítio da Terceira Lombada - Ponta Delgada

Caminho Agrícola da Achada do Til

Beneficiação do Caminho Municipal entre o Pomar e Eirinha Ligação à Rua da Carne Azeda - Sítio do Passo

Ampliação do Lanço Norte da Levada dos Tornos

Casa do Povo de Ponta Delgada Caminho Municipal do Cabo da Vargem

Centro de Apoio Psicopedagógico e de Actividades Ocupacionais do Rosário

Ambulância para o Centro de Saúde de São Vicente Estrada de acesso ao Cabeço de Baixo - Boaventura Estrada entre a Fajã do Penedo e os Lamaceiros Caminho Rural entre a Achada e a Terceira Lombada Caminho Agrícola de acesso à Achada dos Judeus

Caminho Municipal entre os Sítios da Achada e a Escola da Terceira Lombada

Caminho Municipal entre a Fajã de Cima e a Fajã dos Vinháticos

Beneficiação do Parque Florestal do Chão dos Louros Caminho Municipal da Silveira - Boaventura

Sede da Polícia de Segurança Pública

Parque Eólico da ENEREEM - Energias Renováveis, Lda. - Paul da Serra

(19)

Caminho Municipal entre o Cascalho e a Fajã das Corvas Zona Pública de Lazer - Ponta Delgada

Igreja das Feiteiras

Remodelação da Escola Básica do Lombo do Urzal - Boaventura

Pronto Socorro Pesado Florestal para os Bombeiros de São Vicente / Porto Moniz

Conservatória do Registo Civil de São Vicente Centro Comunitário da Primeira Lombada

Obras de Reconstrução - Temporal de 20 Fevereiro de 2010 Novo serviço de Tele-Assistência a Idosos.

Caminho agrícola entre o Lombo da Achada e Covas - Ginjas Arranjo urbanístico em Ponta Delgada

(20)

Referências

Documentos relacionados

Energia eléctrica - Sítio do Lombo do Xeque na Ribeira Seca Estrada Municipal entre a Estrada Regional 101 e o sítio do Serrado Escola Primária da Cruz da Guarda - Porto da

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

Os instrutores tiveram oportunidade de interagir com os vídeos, e a apreciação que recolhemos foi sobretudo sobre a percepção da utilidade que estes atribuem aos vídeos, bem como

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

II - os docentes efetivos, com regime de trabalho de 20 (vinte) horas semanais, terão sua carga horária alocada, preferencialmente, para ministrar aulas, sendo o mínimo de 8 (oito)