• Nenhum resultado encontrado

História 10 Questões [Difícil]

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "História 10 Questões [Difícil]"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

História – 10 Questões [Difícil]

01 - (FGV)

A região de Kosovo tornou-se conhecida nos últimos anos pelos violentos conflitos envolvendo cristãos e muçulmanos. As raízes do conflito são bem antigas. Em 1389, na chamada Batalha de Kosovo, tropas cristãs, lideradas pelo Duque Lazar, foram derrotadas p elos muçulmanos comandados por Murad I.

A respeito desse conflito é correto afirmar:

a) Trata-se de mais uma das Cruzadas, ou seja, uma das muitas expedições cristãs em direção a Jerusalém, dominada a essa altura pelos muçulmanos.

b) Trata-se do marco inicial do Reino da Sérvia, quando os eslavos penetraram pela primeira vez a região dos Bálcãs.

c) Trata-se de um dos momentos da expansão otomana e da montagem do Império Turco na Ásia Menor e nos Bálcãs.

d) Trata-se do processo de expansão do Império Bizantino, que estabeleceu uma política de alianças com os muçulmanos para expulsar os invasores sérvios de seu território.

e) Trata-se de uma das muitas etapas da expansão islâmica levada adiante pela dinastia Omíada, época em que a sede do califado foi deslocada da Península Arábica para Damasco.

02 - (FGV)

“Asa Heshel lia o jornal; campos de concentração, câmaras de tortura, prisões, execuções. Diariamente chegavam da Alemanha levas de judeus expatriados. Na Espanha, continuavam a liquidar os legalistas. Na Etiópia, os fascistas assassinavam os nativos. Na Manchúria, os japoneses matavam os chineses. Na Rússia soviética, continuavam os expurgos. A Inglaterra tentava ainda chegar a um entendimento com Hitler. Entretanto emitia um Livro Branco sobre a Pales tina, proibindo a venda de terras aos judeus. Os poloneses começavam, finalmente, a perceber que Hitler era seu inimigo; a imprensa alemã fazia campanha de ódio declarado contra a Polônia. Mas no Sejm (parlamento) polonês os deputados ainda tinham tempo para discutir longamente as minúcias dos rituais judaicos para o abate do gado.”

SINGER, Isaac Bashevis, A família Moskat. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1982, p. 474-475. O trecho do romance de Bashevis Singer oferece um panorama sobre a situação do mundo às vésperas da Segunda Guerra Mundial. A esse respeito, é correto afirmar:

a) O regime nazista desencadeou uma ampla campanha de perseguição a grupos considerados inferiores e degenerados, como judeus, comunistas, homossexuais e ciganos, reunindo -os em campos de concentração onde eram submetidos a torturas, trabalhos forçados e experiências médico-científicas, culminando na chamada “Solução Final”, ou seja, no extermínio da população aprisionada.

(2)

b) A posição da Inglaterra em negociar com Hitler devia-se ao receio da expansão comunista na Europa, mas foi alterada com o crescente processo de militarização da Alemanha e com a anexação da Aústria, em 1938.

c) O temor com relação aos comunistas era comum a quase todos os governantes capitalistas da década de 1930, mas o preconceito contra os judeus era um traço específico da cultura alemã, habilmente explorado por Hitler.

d) Os expurgos que se processavam na União Soviética dirigiam-se sobretudo contra os bolcheviques nacionalistas, críticos do acordo Ribentrop-Molotov, que estabelecia um pacto de não-agressão entre a Alemanha e a URSS. Em nome da revolução permanente e de uma renovação contínua dos quadros dirigentes, o stalinismo promoveu uma furiosa perseguição a suspeitos e opositores, lançando mão de processos e julgamentos viciados, torturas e execuções sumárias.

e) O fortalecimento de ideologias nacionalistas, militaristas e autoritárias ocorreu como uma resposta à crise da democracia após a Primeira Guerra Mundial, num contexto de expansão econômica que garantia pleno emprego, estabilidade monetária e investimentos de capitais privados.

03 - (FATEC SP)

O Anschluss, ou seja, a anexação da Áustria aos domínios alemães em 1938, ocorreu por meio: a) de uma ofensiva militar denominada blitzkrieg, que arrasou as forças armadas austríacas. b) do pacto Ribentrop-Molotov, que dividiu a bacia do Danúbio entre a Alemanha e a União

Soviética.

c) da troca da região pelos Sudetos da Tchecoslováquia, numa negociação com a Itália de Mussolini.

d) de uma série de pressões diplomáticas, envio de tropas e de um plebiscito realizado entre a população austríaca mas controlado pelas autoridades nazistas.

e) da compra da região junto ao império austro-húngaro e do compromisso da incorporação do oficialato austríaco ao exército alemão.

04 - (UCPEL RS)

Em 1989, os regimes socialistas do leste europeu que integravam o bloco soviético desmoronaram, fato que levou Francis Fukuyama a afirmar em um artigo jornalístico que era o "fim da história". De acordo com Fukuyama, esta expressão significa:

a) uma interpretação dissimulada e equivocada do pensamento filosófico de Hegel.

b) o fim do enfrentamento entre as ideologias capitalistas e socialistas e o triunfo final do capitalismo.

c) o fracasso do golpe de Boris Ieltsin e o término do socialismo estadista em decorrência do desmembramento da URSS.

d) o fim de grandes acontecimentos, como guerras, que viessem a abalar a manutenção da paz mundial.

(3)

e) a vitória da democracia liberal do oriente após o término do episódio denomi nado guerra fria.

05 - (UECE)

Observe a seguinte notícia a respeito da atualidade:

“O Papa João Paulo II denunciou ontem as conseqüências ‘negativas’ da ‘globalização econômica mundial’ em detrimento dos mais pobres”.

Fonte: Jornal O POVO, 12 set. 1999, p. 2-A. Conseqüentemente, é correto afirmar que:

a) a crítica apresentada confirma a retomada, pela Igreja Católica, das diretrizes da Teologia da Libertação, como tentativa de ampliar o seu espaço.

b) a posição papal resulta de sua nacionalidade, que o faz simpatizar com a idéia de solidariedade social, presente no antigo regime comunista da Polônia

c) o juízo crítico do Papa, apesar da repercussão que lhe é conferida, pelos meios de comunicação, representa uma simples advertência

d) a neutralidade do Papa em relação aos regime políticos, existentes na atualidade, lhe garante uma função conciliadora superior à usufruída pela O.N.U.

06 - (UEL PR)

“Quatro palestinos foram mortos e 200 ficaram feridos ontem em ações israelenses durant e protestos do Dia da Naqba (catástrofe) – data que lembra o êxodo de mais de 750 mil palestinos e a destruição de 417 vilarejos árabes na criação do Estado de Israel, em 1948. Uma israelense foi morta por disparos palestinos contra seu carro.

(…) Ao menos 424 palestino, 13 árabes israelenses e 80 judeus foram mortos na atual onda de violência na região, iniciada em 28 de setembro [de 2000].

(…) Desde 1948, o número de refugiados [árabes] saltou para cerca de 4 milhões de pessoas em campos na Cisjordânia, na faixa da Gaza e nos países vizinhos.”

(Dia de protesto palestino deixa 5 mortos. Jornal Folha de São Paulo, 16/05/2001. p. A 10.) A reportagem acima, publicada em maio de 2001, refere-se ao conflito entre árabes e judeus no Oriente Médio. Sobre o tema, é correto afirmar:

a) A autonomia dos países do Oriente Médio, em relação aos interesses das nações integrantes da Organização das Nações Unidas (ONU), constitui a origem dos conflitos existentes naquela região.

b) Os números da violência recente na região revelam o equilíbrio político-militar das forças em litígio.

c) A chamada Questão Palestina refere-se atualmente à situação dos cerca de quatro milhões de refugiados em áreas vizinhas ao Estado de Israel.

(4)

d) A resistência palestina denominada Intifada, também conhecida como “Revolta das Pedras”, tem início com a criação da Organização para Libertação da Palestina (OLP), no momento da proclamação do Estado de Israel.

e) O assassinato, em 1995, do líder israelense Yitzhak Rabin, por um palestino, obrigou Israel a rever a sua política agressiva contra os refugiados palestinos e iniciou uma época propícia ao diálogo diplomático.

07 - (UEL PR)

“É difícil reconhecer as inovações da cultura do rádio, pois muito daquilo que ele iniciou tornou -se parte da vida diária (...). A mais profunda mudança que ele trouxe foi simultaneamente privatizar e estruturar a vida de acordo com um horário rigoroso, que daí em diante governou não apenas a esfera do trabalho, mas a do lazer.”

(HOBSBAWM, E. Era dos extremos. São Paulo : Companhia das Letras, 1995. p. 195.) Sobre o papel do rádio e dos meios de comunicação de massa nos países ocidentais, é correto afirmar:

a) O rádio trouxe o mundo à sala e transformou a vida dos pobres, sobretudo das mulheres pobres presas ao lar.

b) Na Segunda Guerra Mundial, o rádio foi substituído pela imprensa escrita, que atuou como instrumento político e meio de informação mais poderoso.

c) Ao contrário do rádio, o cinema e a televisão pouco contribuíram para transformar a percepção humana da realidade social.

d) O impacto do rádio como meio de comunicação de massa restringiu-se a alguns países do continente europeu.

e) O jazz e o rock dominaram o circuito cultural das elites no pós-guerra, privando os setores populares do consumo de determinados bens culturais difundidos pelos meios de comunicação. 08 - (FURG RS)

A implantação do Estado de Israel, em 1948, está na origem do problema palestino. Trata-se de um conflito nacional que opõe uma nação (povo palestino) dispersa por vários país es (Israel, Líbano e Jordânia) a um Estado (Israel).

Qual das afirmativas caracteriza MELHOR a questão palestina?

a) Em 1959 surgia a primeira organização militar palestina, a Al Fatah, liderada por Yasser Arafat, voltada para a criação de um Estado palestino.

b) No início do século XIX, cerca de dois milhões de árabes habitavam a região da Palestina, colocada sob mandato francês ao fim da Guerra do Yon Kippur.

c) A OLP definiu-se, na sua carta de fundação, contrária à existência do Líbano, um entrave árabe entre os palestinos.

(5)

d) Após a Guerra de Independência de Israel (1948-49), os palestinos que por lá viviam integraram-se normalmente como cidadãos, com amplos direitos civis, tranqüilizando os dirigentes israelenses.

e) Com a interferência da ONU, palestinos e israelenses reconheceram os Estados de Israel e Gaza como independentes, soberanos e autônomos.

09 - (PUC/Beteim MG)

A União Européia deu um grande passo na direção do processo de integração regional com a implantação do “euro” como moeda comum. Todavia, atualmente, esse poderoso bloco encontra-se diante do seguinte dilema:

a) reformular e consolidar as instituições já existentes ou ampliar suas fronteiras incorporando novos membros.

b) superar as profundas desigualdades sociais e econômicas existentes entre os diferentes países membros da UE.

c) romper com a tutela norte-americana e reafirmar sua condição hegemônica internacional, recuperando suas antigas colônias.

d) instituir uma língua única e promover uma homogeneização de costumes e valores, suprimindo as identidades nacionais.

10 - (PUC MG)

A Política da Boa Vizinhança do Presidente Franklin D. Roosevelt, relativamente à América Latina, de 1933 até fins da Segunda Guerra Mundial, tem relação com, EXCETO:

a) a possibilidade de eclodirem rebeliões nacionalistas nos países latinoamericanos assolados pela crise econômica, ameaçando os investimentos dos EUA.

b) os efeitos da crise de 1929 na economia norte-americana e, em conseqüência, na dos países latino-americanos, tornando-se impraticável a política de “dólares e tiros”.

c) a ascensão da Alemanha hitlerista no cenário internacional e sua aproximação com os países latino-americanos, principalmente Argentina e Brasil.

d) a necessidade de legitimar a política intervencionista dos EUA com o apoio das lideranças latino-americanas interessadas na privatização de empresas estatais.

(6)

GABARITO: 1) Gab: C 2) Gab: A 3) Gab: D 4) Gab: B 5) Gab:C 6) Gab: C 7) Gab: A 8) Gab: A 9) Gab: A 10) Gab: D

Referências

Documentos relacionados

De um modo geral, a Organização das Nações Unidas (ONU), ou simplesmente Nações Unidas (NU), é uma organização internacional cujo objetivo é facilitar a

Mas o que se depreende da análise de Adam Smith é o processo em redes que são estruturados e administrados pelo empresário; ou seja, a habilidade do empresário está

PROFESSOR(A): SARMENTO CASTRO - @notaveltrabalhista PROFESSORA: ENEDINA ALBANO @enedinaalbano3. ✓ Foi elaborada por representantes de cerca de 50 países, presentes à Conferência

Na área de Processos químicos, montagem e desenvolvimento de Projeto Pedagógico aprovado pela Resolução COSUEN n.º 047, de 01 de Dezembro de 2014 e alterado.

1 — Os membros do Conselho de Escola a que se refere a alínea a) do n.º 1 do artigo 21.º do Estatutos são eleitos pelo conjunto dos docentes e investigadores.. 2 — Os membros a

A Assembleia Gera l poderá discutir quaisquer questões rela tivas à manutenção da paz e da segurança interna cionais, que a ela forem submetidas por qualquer membro da s

Gestão Pública: monitoramento de todas as operações que envolvem recursos públicos em prefeituras e câmaras municipais, especialmente os processos licitatórios

Outra área em que não se esperam alterações será na do direito a veto, dentro do CSNU; Kofi Annan, por mais de uma vez, reconheceu que não será realista esperar que os cinco