• Nenhum resultado encontrado

PESQUISA DO GÊNERO Mycobacterium EM AMOSTRAS DE SECREÇÕES DE VIAS AÉREAS DE ORIGEM HOSPITALAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PESQUISA DO GÊNERO Mycobacterium EM AMOSTRAS DE SECREÇÕES DE VIAS AÉREAS DE ORIGEM HOSPITALAR"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

“PESQUISA DO GÊNERO

Mycobacterium EM AMOSTRAS DE SECREÇÕES DE VIAS

AÉREAS DE ORIGEM HOSPITALAR”

Santo, H. M. S.; Basagni, N. S.; Canettieri, A.C.V.; Khouri, S.

Faculdade de Ciências da Saúde, Curso de Biomedicina, NUFABI (Núcleo de Estudos Farmacêuticos e Biomédicos),

Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), Brasil, Fone: +55 12 3947 1000 Ramal: 2056

1bertosouza@gmail.com, nathyy@gmail.com, acanettieri@gmail.com, soniak@univap.br

Resumo - A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa, provocada por espécies diferentes de bacilos do gênero Mycobacterium. O Brasil situa-se entre os países com maiores taxas de mortalidade, ocupando o 15º lugar no ranking de 22 países com mais de 80% dos casos. A Organização Mundial da Saúde declarou a TB como uma doença de emergência mundial. Um terço da população está infectada pelo M. tuberculosis e grande parte poderá desenvolver e transmitir a doença para a comunidade. A baciloscopia é o exame básico para o diagnóstico, especialmente na forma pulmonar, sendo uma técnica rápida, fácil e de baixo custo. A cultura foi realizada em meio Löwenstein-Jensen, pelo método de Ogawa. Amostras de pacientes com suspeita clínica provenientes de um hospital público, foram cedidas pelo Laboratório Central de São José dos Campos - SP; onde verificou-se o índice de positividade das amostras para baciloscopia e cultura de Mycobacterium sp. Foram analisadas 562 amostras do período de março a julho de 2009, sendo 525 (93,4%) negativas e 37 (6,6%) positivas para o gênero Mycobacterium. Observou-se que a maioria dos casos de TB concentra-se na faixa etária de 20 a 60 anos sendo prevalente no sexo masculino.

Palavras-chave: tuberculose, epidemiologia, diagnóstico. Área do Conhecimento: Biomedicina – Microbiologia Introdução

A tuberculose é (TB) uma doença infecciosa que atinge o homem e animais, sendo provocada por espécies diferentes de bacilos álcool – ácido resistentes do gênero Mycobacterium. O Brasil situa-se entre os países com maiores taxas de mortalidade por tuberculose tendo registrado anualmente cerca de 85.000 casos novos e 6.000 óbitos ocupando assim, o 15º lugar no ranking dos 22 países que concentram mais de 80% da mortalidade mundial por tuberculose (LINDOSO et al., 2008). Sabe-se que cerca de 95% dos casos de tuberculose ocorrem no terceiro mundo, e, aí ocorrem 98% dos óbitos (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 1998).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a tuberculose uma emergência mundial em 1993. Desde então, tem havido mobilização para combate dessa antiga doença que incide e mata milhões de pessoas, principalmente de países e regiões com condições sócio econômicas precárias. A interação com a AIDS e a emergência de bacilos multirresistentes, aliados à desorganização dos serviços de saúde, são os desafios atuais para o seu controle (HIJJAR, 2005). Um terço da população mundial está infectada por Mycobacterium tuberculosis e grande proporção dela poderá desenvolver e transmitir a doença para a comunidade. Ainda

não existe uma vacina 100% eficaz contra a TB e o diagnóstico ainda depende da baciloscopia, que tem apenas 60% a 70% de sensibilidade. O longo tempo necessário de incubação da cultura para micobactéria e os esquemas atuais de tratamento, tanto da doença quanto da infecção latente, são insatisfatórios por serem prolongados e apresentarem efeitos adversos em diferentes populações (KRITSKI et al.,2007).

As micobactérias, pertencentes ao gênero Mycobacterium, apresentam - se como bacilos em forma de bastão, com aproximadamente 1,0 mm a 10,0 mm de comprimento. Possui a propriedade de álcool – ácido resistência, a qual é fundamental para seu diagnóstico.

A partir das amostras cedidas pelo Laboratório Central, do município de São José dos Campos, serão verificadas as proporções de positividade das mesmas para baciloscopia e cultura de Mycobacterium sp., tendo como objetivo a avaliação do perfil da incidência dos casos de tuberculose pulmonar hospitalar registrados no período de março a julho de 2009, na cidade.

Metodologia

O presente trabalho foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da UNIVAP, com o número de protocolo H-115/CEP 2009.

Foram utilizadas 562 amostras de pacientes com suspeita clínica (sintomáticos

(2)

respiratórios), provenientes do Hospital Municipal de São José dos Campos.

Neste trabalho utilizou-se a técnica de Ziehl-Neelsen a qual evidencia a propriedade de álcool – ácido resistência do bacilo. A fucsina fenicada, atuando a quente, cora todas as células bacterianas e outras estruturas presentes no esfregaço de vermelho. O calor utilizado no processo de coloração derrete os lípidos da parede da micobactéria, tornando-a permeável ao corante. O ácido diluído em álcool, aplicado posteriormente, descora todas as bactérias exceto as ácido-álcool resistentes, que permanecem coradas de vermelho pela fucsina. Assim, ao serem observadas após coloração e contraste, com azul de metileno, encontra- se:

- Bactérias ácido-álcool resistentes: coradas de vermelho.

- Bactérias não ácido-álcool resistentes: coradas de azul. Também se coram em azul os demais elementos presentes no escarro como leucócitos, muco, células do trato respiratório.

Após a secagem do esfregaço, é realizada a baciloscopia. O bacilo de Koch é um pequeno bacilo curvo ou reto que se cora de vermelho. Os resultados serão interpretados da seguinte maneira (SILVA, 1999):

(-) Negativo não foram encontrados BAAR em 100 campos microscópicos observados.

(+) Positivo: menos de 1 BAAR por campo, em 100 campos microscópicos observados.

(++) Positivo: de 1 a 10 BAAR por campo, em 50 campos microscópicos observados .

(+++) Positivo: mais de 10 BAAR por campo, em 20 campos microscópicos observados.

O método utilizado para a descontaminação das amostras foi o de Ogawa (CASTILHO et al., 2007). Os espécimes que provém de cavidade aberta podem estar contaminados, ou seja, aqueles que apresentam microbiota associada, como escarro, lavados e aspirados. Tais espécimes devem ser tratados com a finalidade de eliminar microrganismos contaminantes, que por se desenvolverem mais rapidamente que as micobactérias, impedem a multiplicação dessas. Para os espécimes provinientes de cavidade fechada, como os líquidos orgânicos, e outros materiais, não é necessária a descontaminação.

Nesse método, swab estéril impregnado com o material clínico foi introduzido em um tubo contendo Hidróxido de Sódio a 4% (NaOH), em quantidade suficiente para cobrir toda parte de algodão dos swab. Aguardou - se à temperatura ambiente por 2 minutos e, em seguida, retirou-se o swab sem esgotar o material nas paredes do tubo, e semeou o material no meio de Löwenstein-Jensen, através de movimentos rotatórios realizando pressão sobre o meio. O meio de

Löwenstein-Jensen é um meio sólido a base de ovo, que contém glicerol e asparagina como fontes de carbono e nitrogênio, respectivamente, facilitando o crescimento.

Após a semeadura, as placas foram incubadas à 35 - 37°C. Nas primeiras 48 horas observou-se se havia contaminação e, em seguida, foram realizadas leituras semanais até a 8° semana de incubação.

Na análise estatística foi utilizada a incidência para avaliar o número de novos casos surgidos em um determinado intervalo de tempo e os dados foram apresentados em tabelas comparando a faixa etária e sexo com os índices encontrados.

Resultados

Foram analisadas 562 amostras, sendo 357 homens (63,5%) e 205 mulheres (36,5%) e através da baciloscopia diagnosticados 93,4% dos casos negativos e 6,6% positivos, ou seja, das 562 amostras investigadas, 37 amostras foram positivas para o gênero Mycobacterium.

As amostras positivas de baciloscopia para o gênero Mycobacterium apresentaram em sua maioria duas cruzes (++) o que significa que foram encontradas cerca de 1 a 10 bacilos por campo, em 50 campos microscópicos observados.

TABELA 01 – Resultados da baciloscopia conforme a

faixa etária no período de março a julho de 2009. NÚMEROS DE CASOS OBTIDOS ATRAVÉS DA

BACILOSCOPIA

Faixa Etária Negativo Positiva

0-20 anos 40 4 21-40 anos 198 20 41-60 anos 181 11 61-80 anos 91 1 > 80 anos 15 1 Total de Casos 525 (93,4%) 37 (6,6%) TABELA 02 – Distribuição da freqüência de casos registrados por mês.

Março Abril Maio Junho Julho

N° casos 99 95 142 77 149 Negativos % 92 (93%) 86 (90%) 135 (95%) 75 (97%) 136 (91%) Positivos % 7 (7%) 9 (10%) 7 (5%) 2 (3%) 13 (9%) Todas as 37 amostras positivas para baciloscopia foram semeadas em meio de cultura específico, e em todas elas houve crescimento de colônias características do gênero, ou seja, as 37

(3)

amostras tiveram sua positividade confirmada pela cultura, havendo uma correlação de 100% entre as técnicas empregadas.

Das 37 amostras positivas para baciloscopia 28 correspondem ao sexo masculino sendo a freqüência percentual de 75,7% e 9 correspondem à pacientes do sexo feminino com uma freqüência percentual de 24, 3%.

TABELA 03 – Distribuição de acordo com a faixa

etária e o sexo.

Distribuição dos pacientes com baciloscopia positiva segundo sexo e idade

Sexo dos Pacientes

Idade Masculino Feminino Total

0-20 2 2 4 21-40 16 4 20 41-60 9 2 11 61-80 0 1 1 > 80 anos 1 0 1 Total 28 9 37 Discussão

A tuberculose pulmonar ainda hoje é um grave problema de saúde pública (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 1996). Tal patologia afeta quase todos os órgãos do corpo, mas a forma pulmonar é predominante e tem importância epidemiológica preponderante por sua transmissibilidade. Por este motivo, o principal material biológico investigado é o escarro de sintomáticos respiratórios (pessoas com tosse e expectoração por três semanas ou mais), grupo de grande interesse, pois oferece maior rendimento na descoberta de casos (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2002).

A baciloscopia é um dos métodos de diagnóstico utilizados em saúde pública (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2002) que se mostra eficaz tanto pela rapidez quanto pelo custo. No entanto, apresenta limitações, pois a positividade do exame só é alcançada com uma contagem significante de BAAR (5.000 cm³), o que acarreta uma grande probabilidade da ocorrência de falso-negativo (FERREIRA et al., 2005). A negatividade desse método diagnóstico pode apresentar-se tanto em função do estágio inicial da doença, tendo em vista que o bacilo apresenta um crescimento lento, quanto devido à imunidade do indivíduo, que pode manter os níveis de infecção sob controle.

Apesar de ser menos utilizado, o método de diagnóstico considerado padrão para confirmação da tuberculose é a cultura. No entanto, o diagnóstico tardio pode favorecer a transmissão, propagação e severidade da doença (ROSSETI et al., 2002). O isolamento de

micobactérias em meio de cultura é o método bacteriológico mais sensível e específico para o diagnóstico da tuberculose pulmonar. O diagnóstico através da cultura pode ser realizado a partir de 10 bacilos por mililitro de escarro. O cultivo também possibilita a identificação da micobactéria isolada, assim como a realização do teste de sensibilidade.

A tuberculose não é uma doença sazonal, porém no inverno o número de casos suspeitos aumenta. Foi verificado que o número de suspeita clínica aumentou em julho, mas no número de casos positivos não houve um aumento tão significativo, sendo 13 positivos, contra 7 e 9 de março e abril, respectivamente.

Segundo dados do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, 60% dos casos de tuberculose são diagnosticados em hospitais gerais. No presente trabalho utilizamos amostras com suspeita clínica proveniente do hospital municipal da cidade.

Com relação ao gênero dos casos positivos, a razão masculino:feminino apresentou distribuição próxima à do Estado de São Paulo com relação de 3:1 (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 1998). Em um estudo semelhante realizado na cidade de Ribeirão Preto- SP, os casos de tuberculose hospitalar encontraram - se na mesma proporção de positividade bem como a faixa etária onde foram diagnosticados o maior número de casos, que foi dos 20 - 49 anos (WATANABE et al., 2001). O mesmo ocorreu também no município de Umirim - Ceará, no ano de 2001, onde um estudo verificou que a faixa etária mais acometida pela doença foi de 30 – 40 anos e a média de idade 35,5 anos (MENEZES et al., 2006) Em ambos estudos houve prevalência de positividade no sexo masculino.

Neste estudo, observou - se dados muito semelhantes, onde a maioria dos casos de TB ocorreu na faixa etária de 20 - 40 anos, seguida de 41- 60 anos. A média de idade foi de 37,6 anos (moda de 34 anos), sendo prevalente no sexo masculino.

Menezes et al. (2006), obteve uma freqüência de positividade de 6,3% em seu estudo, muito próximo de nosso índice encontrado que foi de 6,6%. No estado de São Paulo a incidência de tuberculose é da ordem de 57,6 casos por 100.000 habitantes.

Em uma análise feita por Costa (2002), em amostras de escarro de pacientes de um hospital psiquiátrico, foi possível identificar o bacilo com facilidade através da coloração de Ziehl- Neelsen, sendo o gênero e espécie confirmados por PCR.

Souza et al. (2002) afirma que a baciloscopia, por ser rápida, fácil e de baixo custo, é o exame básico para se estabelecer o

(4)

diagnóstico da tuberculose, além de identificar as principais fontes de infecção: os bacilíferos. Durante a realização deste trabalho pode-se constatar a qualidade da técnica empregada pois em todos os casos positivos a baciloscopia foi confirmada pela cultura, ou seja além de concordar que a baciloscopia é uma técnica rápida e de baixo custo, foi possível verificar que é uma boa e confiável forma de diagnóstico rápido, o que é muito importante quando se trata de TB.

Conclusão

O diagnóstico precoce é fundamental na identificação do quadro de TB, a fim de amenizar o número de internações. Observa-se que a duração da internação por TB é alta e seus custos para o SUS são significativamente consideráveis, por isso uma atenção básica, que consiga sanar os problemas da população no seu início, pode ser considerada um requisito fundamental e somente assim se obterá êxito no controle de uma doença que há séculos debilita e mata uma grande parte da população brasileira.

Se a própria população não abandonasse o tratamento ou buscasse os Serviços de Saúde Pública para prevenção, o número de casos seria menor, pois a prevenção e a conscientização da população ainda são as maiores armas para uma saúde pública de qualidade.

Nos meses em que a temperatura foi mais baixa o número de casos suspeitos aumentou. O mês de julho teve o maior índice de casos positivos; isso talvez porque no inverno, as pessoas se aglomeram em ambientes fechados, fazendo com que a incidência de tuberculose aumente.

Verificou - se a qualidade da técnica empregada atualmente para pesquisa do bacilo, bem como o perfil do índice de positividade para os casos suspeitos de tuberculose de origem hospitalar.

Agradecimentos

À farmacêutica Vera Lúcia Kater, responsável pelo setor de Micobactérias do Laboratório Central de São José dos Campos e ao Núcleo de Estudos Farmacêuticos e Biomédicos (NUFABI) da Faculdade de Ciências da Saúde- UNIVAP pelo apoio.

Referências

- CASTILHO, A. L. et al. Avaliação preliminar do diagnóstico laboratorial da tuberculose pulmonar pelo método Ogawa-Kudoh em laboratório de referência para a tuberculose na 15ª Regional de

Saúde de Maringá, Paraná. Arquivos do Mudi. 2007; 11(Supl 1): 110.

- COSTA, H. C. G. Isolamento do Mycobacterium

tuberculosis entre os pacientes internados no Sanatório Psiquiátrico de Rio Verde- GO, preconizando a técnica de Kudoh & Kudoh. Resumos do XXIX Congresso Brasileiro de Análises Clínicas. Fortaleza. Revista Brasileira

de Análises Clínicas p.48B, 2002.

- FERREIRA, A. A. A. et al. Os fatores associados à tuberculose pulmonar e a baciloscopia: uma contribuição ao diagnóstico nos serviços de saúde pública. Revista Brasileira de Epidemiologia. São Paulo, v. 8, n. 2, jun. 2005 .

- HIJJAR, M. A. Tuberculose: desafio permanente.

Cad. Saúde Pública. Rio de Janeiro, 21(2):

348-349 mar-abr, 2005.

- KRITSKI, A. L et al. Duas décadas de pesquisa em tuberculose no Brasil: estado da arte das publicações científicas. Rev. Saúde Pública. 2007; 41(Supl. 1): 9-14

- LINDOSO, A. A. B. P. et al. Perfil de pacientes que evoluem para óbito por tuberculose no município de São Paulo, 2002. Rev. Saúde

Pública. Out. 2008, vol.42, no. 5, p.805-812.

- MENEZES et al. Incidência de tuberculose Pulmonar Bacilífera no Município de Umirim- Ceará, no ano de 2001. Newslab, edição 74 p. 82- 90, 2006

- MINISTÉRIO DA SAÚDE - COORDENAÇÃO

NACIONAL DE DST/AIDS. Boletim

Epidemiológico AIDS, n. 02, março a maio, 1998.

- MINISTÉRIO DA SAÚDE. Manual de Administração/ Programa Nacional de Controle da Tuberculose. Boletim de Pneumologia Sanitária 4:7-56, 1996.

- MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria Nacional de Programas Especiais de Saúde. Divisão de Pneumologia Sanitária. Campanha Nacional contra a Tuberculose. Controle da tuberculose:

uma proposta de integração ensino-serviço. 5ª

ed. Brasília (DF); 2002

- MINISTÉRIO DA SAÚDE. Vigilância Epidemiológica. Tuberculose Guia de vigilância

epidemiológica. 2002; Brasília, 12-13

- ROSSETI, M. L. R. et al. Tuberculose resistente: revisão molecular. Rev. Saúde Pública. 2002; 36: 525-32.

(5)

- SILVA, C. H. P. M. Bacteriologia: um texto

ilustrado. Teresópolis: Eventos, 1999. 531 p.

- SOUZA S. C. et al. Perfil da tuberculose resistente a drogas no Estado de Goiás. Resumos do XXIX Congresso Brasileiro de Análises Clínicas. Fortaleza. Revista Brasileira de Análises Clínicas 34(2), p. 51 B, 2002.

- WATANABE, Arthur; RUFFINO- NETTO, Antonio O perfil epidemiológico dos casos de tuberculose notificados em hospital terciário. Ribeirão Preto - São Paulo. Boletim de Pneumologia Sanitária, Jun 2001, vol.9, no.1, p.19-34.

- WORLD HEALTH ORGANIZATION. Global Tuberculosis Control. The Ministerial Conference on Tuberculosis & Sustainable. Whoreport, WHO/TB/98.237, 1998.

Referências

Documentos relacionados

Para o efeito, numa aula sobre a CL, interrogam-se os estudantes, através de duas questões escritas, sobre a altura e a circunstância em que cada um teve consciência da sua

De forma a sustentar esta ideia, recorro a Costa et.al (1996, p.9) quando afirmam que “A aprendizagem da profissão docente não principia com a frequência de um

No exercício das suas funções diárias, o farmacêutico no HMB é responsável pela validação diária da prescrição médica dos pacientes internados no hospital, pela

Assim, em Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica (MNSRM) o farmacêutico deveria ter o cuidado de assegurar a dispensa de quantidades corretas de medicação (de acordo

Na Farmácia São Gonçalo estes produtos são muitas vezes solicitados, sendo que existe uma grande variedade dos mesmos, como material de penso, produtos para controlo da

To quantify temporal variance in population growth, we used stochastic demographic models based on at least 5-year study periods (four annual transition matrices) for marine

Médias seguidas da mesma letra minúscula, em cada agrupamento de colunas, não diferem entre si pelo teste de Tukey 5% de probabilidade.. Médias mm do teste de comprimento das

excessive precipitation over the Ama-.. zon would be expected during March and April. As not all Amazonian states show negative pre­ cipitation anomalies under the simul­