• Nenhum resultado encontrado

ROTARY INTERNATIONAL DISTRITO Júlio Ernesto Hecker Kappel Governador 2010/2011. Carta Mensal Maio / 2011

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ROTARY INTERNATIONAL DISTRITO Júlio Ernesto Hecker Kappel Governador 2010/2011. Carta Mensal Maio / 2011"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

do Governador

do Distrito 4780

ROTARY INTERNATIONAL

DISTRITO 4780

Júlio Ernesto Hecker Kappel

Governador 2010/2011

Carta Mensal Maio / 2011

do presidente

de Rotary International

Judie, minha esposa, foi professora do jardim da infância por muitos anos e sempre contava histórias sobre atividades do tipo “mostre e conte”, em que cada um dos alunos levava um de seus itens favoritos à escola, como um animal de estimação ou um brinquedo, e o apresentava durante a aula. Havia sempre um senso de encantamento no momento em que as outras crianças descobriam qual era o tão estimado tesouro de seus colegas.

Os rotarianos também compartilham esse mesmo sentimento ao ficarem sabendo dos excelentes projetos conduzidos por outros Rotary Clubs. Mas devido ao grande número de projetos implementados pelos cerca de 33.000 clubes, fica difícil manter um registro de cada um deles. Muitos acabam passando despercebidos e são reconhecidos apenas pelos clubes patrocinadores; no entanto, todos os projetos vêm contribuindo para tornar o mundo um lugar melhor.

É uma pena não podermos organizar uma enorme atividade “mostre e conte” para que cada clube divulgue suas realizações ao mundo. Devido ao tamanho da nossa organização, fica difícil compartilhar as notícias de nossos projetos até mesmo com os outros clubes. No entanto, as convenções anuais representam uma ótima

Ainda soam em nossos ouvidos a alegria e a festa que foi a XXI Conferência ”Educação - Conexão Entre as Pessoas e o Mundo”.

É assim que imaginamos o mundo repleto de pessoas e a conexão de umas com as outras, espalhando com alegria o ideal de servir.

Obrigado companheiros e família rotaria! Levaremos nos nossos olhos e em nossos corações, o sorriso de cada um de vocês, o carinho, o afeto e a atenção que sempre nos dispensaram e neste ano podemos, de perto, senti-lo bem. Não vamos lastimar quem não veio, quem não se juntou a nós para aprender. Eles fizeram falta sim, pois seríamos mais a nos capacitar para atuarmos como rotarianos, orgulhosos de nosso Distrito, sabendo da importância indispensável do trabalho de cada um. Sabemos que se não conseguimos entender ainda os pontos essenciais do rotarismo que são: Juntos somos mais; juntos multiplicamos os esforços; juntos dividimos as preocupações; juntos temos menos probabilidade de errar; juntos somos companheiros. Juntos somos Rotary International onde quer que estejamos.

Se imaginamos que estamos ao redor de 1200 companheiros no Distrito, seremos 1200 luzes

Mostre e Conte

Companheiros e família rotária!

FORTALECER COMUNIDADES

UNIR CONTINENTES

Saudações rotarianas.

Ray Klinginsmith,

Presidente do RI

oportunidade para diversos clubes, distritos e organizações multidistritais promoverem seus projetos de maneira eficaz; neste mês, a Casa da Amizade na Convenção do RI em Nova Orleans mostrará diversos projetos de destaque.

A C o n v e n ç ã o s e r á u m e v e n t o maravilhoso, e incentivo todos os inscritos a passarem o máximo de tempo possível na Casa da Amizade. Lá eles poderão conhecer pessoas de todo o mundo, ver mostras de projetos rotários e desfrutar das apresentações que acontecerão nos dois palcos. A Casa da Amizade será aberta no sábado pela manhã e funcionará por mais tempo do que nos anos anteriores. E para aqueles que só puderem comparecer ao evento por um dia, há um passe especialmente para o sábado, que custa apenas US$40 por pessoa.

Durante a Convenção, também terei a oportunidade de utilizar o conceito “mostre e conte”. Poderei mostrar a base de um pilar, no centro de convenções, que dá suporte a uma ponte do Rio Mississippi. É a mesma ponte sob a qual passei quando me encontrava no navio a caminho da Univesity of Cape Town, onde estudei como bolsista do Rotary 50 anos atrás. E posso dizer, com muita satisfação, que aquela foi uma viagem rotária que está durando por toda minha vida.

“Acesas” espalhadas nas 23 cidades do Distrito por onde estão situados nossos Rotary Clubs.

Que luz eu sou?

Uma luz de vela, trêmula e oscilante que mal ilumina caminho a seguir? Uma luz de lampião iluminando somente quem esta próximo, deixando nas sombras o que não nos rodeia? Uma luz neon, a piscar distante e fria, indicando que horas tem luz, horas não?

E assim poderíamos discorrer sobre cada tipo de luz que temos a nossa disposição e compará-las com o perfil dos rotarianos que encontramos.

Porém fica evidente que a luz que temos de ser é a luz de um farol, que ilumina sempre, não importando se de dia ou de noite, mas nas necessidades, não importando se quem vem é um barco ou um navio, não importando se a luz iluminará uma, duas ou milhares de pessoas. Ela lá estará firme e operante sem esquecer um dia se quer de sua missão. Portanto sejamos rotarianos como a luz de um farol para que todos ao nosso redor possam beneficiar-se de nós e assim cumprimos o nosso ideal de servir. Mais uma vez, a cada um que foi luz em nosso caminho nesta jornada, obrigado.

(2)

Abertura com hasteamento das bandeiras Brasil: EDRI Gerson Gonçalves; Rio Grande do Sul: Gov Julio Kappel; Uruguaiana: EGD Lia Silvia de Souza Pereira

RI : Neli Coradini Abascal

Comp Décio Detoni, presidente da Conferência EGD Lauri Kotz, instrutor distrital Gov Júlio Kappel, governador do distrito 2010-2011 EDRI Gerson Gonçalves, representante do presidente de RI

Descerramento da placa alusiva à XXI Conferência instalada no Marco Rotário localizado no Parque D.

Pedro II, Gov Julio Kappel e EDRI Gerson Gonçalves representante pessoal do presidente de RI

na XXI Conferência

Gov Júlio e EDRI Gerson na cerimônia de plantio de uma árvore, uma magnólia branca, junto ao marco rotário. Ao fundo companheiros presentes ao evento

Gov Júlio, EDRI Gerson e demais companheiros que estiveram no salão nobres da prefeitura em visita oficial ao Prof. Sr. José Francisco Sanchote Felice,

Exmo. Prefeito Municipal de Uruguaiana (4º da esquerda)

XXI CONFERÊNCIA DO DISTRITO 4780

Nos dias 12, 13 e 14 de maio, Uruguaiana foi palco da realização da XXI Conferência Distri-tal, versando sobre o tema: “Educação Conexão entre as Pessoas e o Mundo”.

A mobilização e união de grande parte dos companheiros e senhoras da Casa da Amizade no intuito de destacar a característica hospitaleira e amiga da nossa cidade, fez com que até peque-nos detalhes não passassem desapercebidos e não ficassem fora da organização do Evento.

Toda a festa programada, não teria sentido se os companheiros e família rotaria não tivessem nos dado a honra de suas presenças. E assim com um número expressivo de 575 inscritos, entre eles: rotarianos, interactianos, companheiras da casa da amizade, rotaractianos, participantes do grupo de intercâmbio, familiares e convidados, foi realizada nossa Conferência do Distrito 4780.

O dia 12 foi reservado para a recepção do representante de RI, EDRI Gerson Gonçalves e esposa Irani. A simpatia e simplicidade do casal fortaleceu ainda mais o elo de carinho que existe entre os mesmo e o nosso Distrito 4780.

“Educação - Conexão Entre as Pessoas e o Mundo”

A reunião do colégio de Governadores foi proveitosa e salientou a característica marcan-te do Distrito de usar sempre o bom senso na resolução de problemas.

Na manhã do dia 13 de maio foram realizadas as atividades que marcam na cidade a realização de uma conferência: Hasteamento de bandeiras: descerramento da placa: plantio de árvore: coletiva com a imprensa e visita ao Exmo Sr. Prefeito Municipal José Francisco Sanchotene Felice.

A tarde iniciaram-se as plenárias e a palestra ministrada pela professora Carmen Moreira de Castro Neves, mestre em Educação, que discorreu sobre o tema título da Conferência. Devido ao grande interesse despertado pelo assunto, contou-se com uma grande participação de educadores e áreas afins, pais, mães, além dos companheiros rotarianos e família rotária.

À noite após a abertura solene da Conferência, o Governador e Equipe recepciona-ram os convidados com um show eletrizante da adorável menina “Duda Furacão”, depois foi servido um coquetel de boas vindas.

No dia 14, dentro da programação

prevista, tivemos os depoimentos emocionantes de “nossos” 16 inbounds e a excelente palestra questionadora do Prof. Franklin Trein “Educação no Mundo Sem Frointeiras!?”. Conforme a pro-gramação seguiu-se a palestra do EGD José Luiz Toro da Silva que magnetizou a todos pelo seu dinamismo e forma entusiasta de exposição do tema “Capacitação – Educação em Rotary”.

Nas palestras da tarde ouvimos com atenção e motivação as palavras magníficas do EDRI Gerson Gonçalves sobre o tema: “Ética ou Estética” que nos deixou uma lição de vida ao mostrar que a Prova Quádrupla é o código para verificarmos se a ética está presente em nossa vida diária e o conselho: “se para vencer você tiver que perder sua ética, não vença .”

A confraternização, companheirismo e conhecimento desses dias ficarão em nossas lembranças a nos desafiar a trabalharmos com criatividade, dinamismo e conhecimento, em busca do sucesso em nossos clubes rotários.

Parabéns a todos que se fizeram pre-sentes: são pessoas como vocês que Fortalecerão Comunidades e Unirão Continentes fazendo a diferença ética no mundo.

Uruguaiana realiza a XXI Conferência do Distrito 4780

FORTALECER COMUNIDADES UNIR CONTINENTES

Governador Júlio Kappel e companheiros presentes ao evento.

(3)

EGD Lauri Kotz entrega o sino e o malhete ao Gov Julio no início da Sessão Solene de Abertura da

XXI Conferência do Distrito 4780 Companheiro Décio Detoni, do RC de Uruguaiana

Sudeste, na apresentação do Projeto Feliz Cidade, desenvolvido pelo seu clube desde 1983

Comp Ilson Dias Silveira, coordenador distrital do intercâmbio de jovens, na apresentação dos

intercambistas.

Gov Júlio junto com os intercambisdas que participaram da XXI Conferência

Prof Carmem Moreira de Castro Neves, ministrou a 1º Palestra com o título: “Educação Conexão entre as Pessoas e o Mundo”

Comp Alfeu Brites, do RC de Uruguaiana Leste, conduzindo o Pavilhão Nacional.

Intercambistas conduzindo as bandeiras de seus respectivos países na Sessão Solene de Abertura .

Comp Manuel Ramires, do RC de Uruguaiana Leste conduzindo a bandeira

da Argentina

Comp Mario César Braccini, presidente do RC de Uruguaiana

FORTALECER COMUNIDADES UNIR CONTINENTES

SESSÃO SOLENE DE ABERTURA DA XXI CONFERÊNCIA DISTRITAL

Governador Júlio no momento da abertura das plenárias da XXI Conferência do Distrito 4780, “EDUCAÇÃO – Conexão entre as Pessoas e o Mundo”, nas dependências

(4)

Comp Antonio Sergio Bittencourt, presidente do RC de Uruguaiana Sudeste, conduzindo a bandeira do Rio

Grande do Sul.

Comp Carlos Cezimbra, presidente do RC de Uruguaiana Santana Velha, conduzindo a bandeira

de Uruguaiana.

Jovens do Interact Fronteira Oeste conduziram a Bandeira do Distrito e de todos os Clubes do Distrito

4780.

Comp Paulo Inda do RC de Uruguaiana Sudeste,

realizando uma oração ecumênica. Uruguaiana Cruzeiro do Sul, dá boas vindas em Compª Rosângela Gil, presidente do RC de nome dos clubes anfitriões.

Comp Décio Detoni, do RC de Uruguaiana Sudeste, faz uso da palavra em nome da comissão organizadora da XXI Conferência.

Gov Júlio Kappel em seu pronunciamento na

Sessão Solene de Abertura da XXI Conferência EGD Lauri Kotz no isso da palavra para apresentar o EDRI Gerson Gonçalves

EDRI Gersom Gonçalves, representante pessoal do Presidente de Rotary International

FORTALECER COMUNIDADES UNIR CONTINENTES

Gov Júlio Kappel com Companheiros de Santigo

e Uruguaiana em confraternização. Gov Júlio Kappel com Companheiros Hugo MangoPresidente 2010/201, Walter Espíndola - Presidente 2011/2012 Tomaz Chalup - Governador Assistente 2011-2012 acompanhado das esposas. -

Rotary Club Paso de los Libres. Gov Júlio Kappel com

Companheiros do RC de Arroio Grande.

(5)

Gov Julio Kappel e o professor Franklin Trein que proferiu palestra “Educação no Mundo sem

Fronteiras”

EGD Lia Silvia Pereira apresenta a prestação de contas de sua governadoria 2009-2010 Gov Julio e o EGD José Luiz Toro da Silva que

palestrou “Capacitação – Educação em Rotary”

Comp Jorge Gladimir Silveira Fleck, do RC de Santiago, governador do D4780 2011-2012

Companheiros Luciane Gonçalves do RC de Uruguaiana Cruzeiro do Sul e Everton Paes do RC de Uruguaiana Sudeste, protocolos da Conferência

EDRI Gerson Gonçalves, representante do Presidente de RI, apresenta a sua palestra “Ética ou

Estética?!” e após faz a avaliação da XXI Conferência D 4780

EGD Lia Silvi Pereira Comp Asclepiades do RC de Uruguaiana Leste Comp Eleno do RC de Uruguaiana Leste

Comp Thiago Madruga do RC de Uruguaiana Leste Comp Jorge Kappel do RC de Uruguaiana Leste Guilherme Kappel, recebe o título em nome do Bernardo Kappel

SESSÃO PLENÁRIA DIA 14/06/2011

FORTALECER COMUNIDADES UNIR CONTINENTES

(6)

Gov Julio entrega pin com safira para a companheira Cecília Kappel do RC de Uruguaiana

Cruzeiro do Sul

Comp Antonio Augusto Petry, do RC de Uruguaiana Cruazeiro do Sul, tesoureiro distrital recebeu pin

com uma safira

Comp Luis Manoel A. da Trindade, do RC de Uruguaiana Sudeste recebe o pin de uma safira do

comp Bittencourt presidente do RC Sudeste

Comp Alfeu Freitas, do RC de Uruguaiana Leste, governador assistente, recebe pin com

uma safira

Comp Everton Paes, do RC de Uruguaiana Sudeste, RP e Protocolo do Distrito, recebeu pin com duas

safiras

Comp Décio Detoni, do RC de uruguaiana Sudeste, Presidente da XXI Conferência, recebeu pin com

duas safiras

EDRI Gerson Gonçalves entrega pin com 3 rubis ao governador Julio Kappel

Comp Rosangela Gil, presidente do RC de Uruguaiana Cruzeiro do Sul recebeu o Certificado

Menção Presidencial.

“Ao completar uma doação de US$10.000 a Fundação Rotária, o EGD Lauri Kotz passou a ser Major Donnors. Recebeu um distintivo e o cristal, contendo a

pomba com ramos de oliveira, simbolizando a paz."

FORTALECER COMUNIDADES UNIR CONTINENTES

O show da Sessão Solene de encerramento ficou a cargo da Duda Furacão, artista revelada na Califórnia Petiça, festival de música realizado pelo RC de Uruguaiana Leste que elém de revelar novos talentos arrecada fundos para os trabalhos sociais do clube

(7)

FORTALECER COMUNIDADES UNIR CONTINENTES

(8)

FORTALECER COMUNIDADES UNIR CONTINENTES

Comp Ítalo Umberto Giorgi, do RC de Uruguaiana Sudeste, feliz

contemplado com o “netbook” sorteado entre os companheiros

que fizeram a inscrição antecipado para a XXI

Conferência

Governador Julio Kappel e seus familiares presentes na XXI Conferência do Distrito 4780

Momentos de Companheirismo.

FORTALECER COMUNIDADES

UNIR CONTINENTES

Gov Julio Kappel foi agraciado com o diploma “Amigo Especial da Associação Amor para Down”

Carlos Frederico, Governador indicado 2012/2013 e esposa Virgínia Presidente do RC de Jaguarão na entrega de uma quadro, lembrança de Jaguarão ao Gov. Júlio e

Referências

Documentos relacionados

MILITARES DE PARACATU, pessoa jurídica de direito privado, CNPJ 14.459.503/0001-34, situada na Rua Jacarandá 100, Primavera, Paracatu, MO, Brasil, neste ato representada por

Alimentação e sinal através de multicabo ou conector de 12 ou 19 pinos.. Modelos com multicabos para 2m, 6m, 10m ou

c) em caso de empate entre as microempresas ou empresas de pequeno porte, será realizado sorteio entre elas para que se identifique aquela que primeiro poderá

Agora que você já pode gerar mana, pode começar a usá-lo para conjurar mágicas. Todos os tipos de cards, exceto os terrenos, são conjurados como mágicas. Você só pode

- Não sendo depositado o sinal pelo detentor da melhor proposta, está sendo descartada e serão convocados os proponentes representantes da segunda e,

A CONTRATADA se responsabilizará pela entrega, incluindo o transporte dos materiais, a qual deverá ser efetivada em até 03 (três) dias úteis após o recebimento do pedido,

Com o objetivo de estabelecer uma comparação do descarte medicamentoso entre os anos de 2013 e 2014 o presente artigo está embasado no projeto: “Lixo Farmacêutico:

A carga horária de orientação acadêmica referente ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), de Estágio Curricular Supervisionado, de Estágio Curricular