• Nenhum resultado encontrado

Ponto Manual. Procedimentos para emissão do espelho de ponto e lançamentos de horas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ponto Manual. Procedimentos para emissão do espelho de ponto e lançamentos de horas"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Ponto Manual

Procedimentos para emissão do espelho de ponto e lançamentos de

horas

1. Abra o internet explorer e digite o endereço sandiego.dasa.com.br. Abrirá uma página na qual deverá ser digitado o usuário e senha (mesmo da rede).

2. Na página que se se abre, clique em Menu e escolha a opção Gente e Gestão e em seguida Minha equipe.

O itens do Menu APROVAÇÃO RH e CONFIRMA RECEBIMENTO CARTÃO PONTO estará disponível somente para as equipes de RH.

(2)

O que significa cada item do menu:

Minha Equipe: lista todos os colaboradores subordinados de acordo com a hierarquia.

Portal de Ponto – Ponto eletrônico: lista todos os colaboradores com marcação de ponto eletrônico, inclusive mostra a marcação individual realizada durante o período do ponto. Portal de Ponto – Apontamento Manual: lista todos os colaboradores com marcação de ponto manual, na qual deverá ser apontado as horas extras, faltas, adicional noturno, etc, durante o período do ponto.

Portal de Ponto – Upload Cartão Ponto: lista todos os colaboradores subordinados de acordo com a hierarquia, na qual deverá fazer o upload do cartão de ponto.

Obs: Upload é a transferência de dados de um computador local para um servidor.

Relatório – Cartão Ponto Eletrônico: lista, através de relatório, o espelho de ponto dos colaboradores que utilizam o ponto eletrônico.

Relatório – Cartão Ponto Manual: lista, através de relatório, o espelho de ponto dos colaboradores que utilizam o ponto manual.

Relatório – Apontamento Manual: lista, através de relatório, os dados informados para os colaboradores que utilizam o ponto manual como, por exemplo, horas extras, adicional noturno, faltas, etc.

Relatório – Horas Extras: lista, através de relatório, o movimento calculado de horas extras, inclusive aqueles que foram calculador pelo ponto eletrônico.

Manuais – Ponto Eletrônico: demonstra o passo a passo de como utilizar o ponto eletrônico.

(3)

4. Para a impressão do espelho de ponto manual, o líder deverá clicar no menu Relatórios > Cartão Ponto Manual. Abrirá a seguinte tela:

No item EMPRESA digite os seguintes números para cada empresa do grupo: Código Empresa 001 DASA 016 CIENTIFICALAB 400 CERPE 500 PREVILAB 600 STAT 801 SERGIO FRANCO 802 PROECHO 803 CDPI 804 MULTI IMAGEM

805 MULTI IMAGEM PETROPOLIS 806 MULTI IMAGEM CAXIAS 807 IMAGEM E DIAGNOSTICA 808 CHECK UP

810 MULTI IMAGEM PET

Caso não seja preenchido, o programa emitirá todos os espelhos de ponto, obedecendo a hierarquia do líder.

No item ESTABELECIMENTO, digite os estabelecimentos na qual o líder deseja emitir os espelhos de ponto.

Caso não seja preenchido, o programa emitirá todos os espelhos de ponto, obedecendo a hierarquia do líder.

(4)

Para o período 11/05 a 10/06, digite MÊS 05 e ANO 2013; Para o período 11/06 a 10/07, digite MÊS 06 e ANO 2013; Para o período 11/07 a 10/08, digite MÊS 07 e ANO 2013.

Após preencher todos os campos clique em .

(5)

6. Abaixo, modelo do espelho de ponto.

Na terceira coluna (Normal – entrada e saída), deverá constar o horário de entrada e saída do colaborador.

Não tem crédito na Justiça do Trabalho as anotações de ponto onde os horários de entrada e saída todos os dias obedece a horários fixos de forma que seria impossível alguém ter realizado com aquela regularidade. Este tipo marcação é conhecido como “horário britânico”. Por exemplo, o trabalhador que tem horário das 06h às 14h, não consegue marcar o ponto todos os dias às 06h e às 14h. A variação de alguns minutos é o normal. Portanto, evitar este tipo de marcação britânica.

Na quinta coluna (Extra – entrada e saída), assinará o horário de entrada e saída cujo horário foi realizado após a jornada normal de trabalho.

(6)

Na sétima coluna (Resumo diário), indicar a quantidade de horas extras realizadas para cada um dos percentuais.

Em observação, indicar, resumidamente, o motivo da hora extra ou atraso.

No final do espelho de ponto, resumir em número de horas o que aconteceu durante o período do ponto, indicando adicional noturno, horas extras (há três linhas, pois poderá haver horas extras a 50%, 80% ou 100%). Indicar para cada linha este percentual. Por fim, indicar o número de horas em faltas e atrasos.

O colaborador deverá assinar este espelho de ponto, juntamente com a assinatura do líder. Todos os espelhos de ponto deverão ser encaminhados para o RH até o dia 15 de cada mês.

(7)

Lançamentos no portal sandiego (substituição da planilha).

Após o encerramento do período do ponto, o líder irá consolidar as informações do cartão de ponto, transcrevendo o resumo de cada colaborador para o portal sandiego da seguinte forma: > Clicar no menu Gente e Gestão seguido de Minha equipe

> Clicar no menu Portal de Ponto seguido de apontamento Manual. Abrirá uma tela com a relação de colaboradores que tem o controle através do ponto manual na qual deverá ser realizado o apontamento de horas extras, adicional noturno, faltas entre outros.

Obs: os eventos estarão disponíveis de acordo com cada sindicato e a realidade da marca. O que significa as letras no menu.

H = se marcado, indica que a informação foi lançada na folha de pagamento. L = se marcado, indica que foi liberado para a aprovação.

S = status da aprovação (A-Aprovado / R-Reprovado) A = Grid de aprovadores

(8)

M = Motivo do lançamento

Para visualizar o grid de aprovadores, clique na letra . Aparecerá a seguinte tela:

Para fazer os lançamentos horas extras o líder deve:

 Clicar no quadro onde conste a coluna correspondente as horas extras (90%, 80%, 50% ou 100%, conforme o caso) na linha de cada colaborador e digitar a quantidade de horas realizadas e em seguida clicar em salvar. Exemplo:

(9)

Obs: quando a soma de horas extras exceder a 60 horas, a linha do colaborador ficará marcada e uma informação abaixo aparecerá: Linhas em destaque excederam 60 HE´s. .

Não será possível digitar um número de horas extras superior a 60% em uma mesma coluna. O botão salvar ficará desabilitado para este tipo de situação.

Após digitar as horas a serem pagas, faz-se necessário indicar um motivo pelo pagamento do evento e para isto, clique em . A tela abaixo aparecerá:

Clique em adicionar. Em seguida escolha um dos motivos. Por fim, clique no botão confirmar, conforme figura abaixo.

Repita este processo para os demais colaboradores.

 Para digitar o evento de adicional noturno, faltas, descontos de DSR, prêmio, sobre aviso e plantão canal do médico, você deve digitar no nome do colaborador e fazer os apontamentos. Ao clicar no nome colaborador, aparecerá a seguinte caixa de mensagem:

(10)

Clique no item adicionar e escolha o que deseja lança.

Supondo que seja adicional noturno, clique em adicional noturno e em seguida digite a quantidade de horas que colaborador realizou durante o período, conforme figura abaixo:

(11)

Em seguida clique em confirmar. O lançamento será demonstrado conforme figura abaixo:

Caso deseje alterar ou excluir o lançamento, clique no quadrinho e em seguida remover. Supondo que um determinado colaborador realizou 60 horas noturnas, teve 12 horas de faltas seguidas de 12 horas de DSR e um pagamento de R$ 200,00 de prêmio, o lançamento ficará desta forma:

Repita este processo para os demais colaboradores.

Quando tiver certeza que fez os lançamentos correto para cada colaborador, não esquecendo nenhum deles, você deve clicar no quarto quadrinho ( ), seguido do botão liberar. Ao fazer isto, os dados ficarão inabilitados para alteração e estará disponível para que as pessoas listas no grid de aprovação faça a devida análise para aprovação ou não.

(12)

Obs: antes que ocorra a aprovação, o líder poderá retornar o colaborador para que seja realizada qualquer alteração e para isto, o líder deve clicar na quarta coluna da linha do colaborador que será realizado a alteração, seguido do botão retornar. Após fazer a alteração, deve-se seguir o passo anterior, ou seja, marcar e liberar para aprovação.

(13)

Relatório de lançamentos realizados

Para que o líder tenha um relatório de tudo que foi solicitado, ele deve clicar no menu Minha Equipe, seguido do sub menu apontamento manual no menu relatórios e preencher os dados que serão solicitados, conforme figura abaixo:

Após a digitação das informações, clique botão Gerar. Salve o arquivo. O arquivo salvo trará as seguintes informações:

Por este relatório é possível acompanhar os lançamentos solicitados para pagamento ou desconto.

(14)

Para fazer o Upload do Cartão do ponto

Clique em upload do cartão do ponto e em seguida em escolher arquivo, conforme figura abaixo:

Ao clicar em escolher arquivo, procure o arquivo onde o líder salvou a folha de ponto do colaborador.

A folha de ponto deverá ser salva com o seguinte nome: 092013_1166_LUIS RIBEIRO PARENTE, onde:

092013 é o mês da competência da folha de ponto, seguido do número de matrícula e por último o nome do colaborador, com letras maiúsculas e sem abreviações.

Note que a coluna UP muda de cor ao fazer o upload do ponto.

(15)

Ao fazer isto, a coluna UP mudará de cor. Ainda é possível visualizar o espelho de ponto, clicando no nome do colaborador. Esta informação estará disponível para no RH.

Obs: encaminhe as folhas originais para o RH da sua Regional. Após análise do RH, retornará com a seguinte informação:

Note que na figura abaixo, na coluna RH para Camila Passarinho e Carlos Eduardo, está com o botão vermelho. Isto indica que o RH recusou o cartão de ponto do colaborador. Para saber o motivo, coloque o cursor em cima da bolinha.

No caso abaixo, o RH aceitou o espelho de ponto da Gabriela (bolinha verde) e ainda não analisou o espelho de ponto do João Paulo (bolinha marrom).

Referências

Documentos relacionados

qualidade dos instrumentos da área da saúde”, congresso brasileiro de metrologia para a Vida Sociedade Brasileira de metrologia (SBM), Recife, Pernambuco, 2003.. • Conselho

Diante do exposto, este estudo propõe identificar a efetividade da fisioterapia respiratória para reduzir a fadiga muscular durante o trabalho de parto, a partir de

Desta forma, a qualidade higiênico-sanitária das tábuas de manipulação dos Laboratórios de Técnica Dietética, Tecnologia de Alimentos e Gastronomia e das

As Despesas Gerais e Administrativas (G&A) foram reduzidas em 50 bps como percentual da receita líquida no 3T12, na comparação com o 3T11, em virtude de alavancagem

Conclui-se que a densidade da polpa de cajá aumenta em função da redução da temperatura e do aumento do teor de sólidos solúveis totais de 9 para 60 °Brix e que o

É preciso analisar como as relações de poder, as relações sociais, a moral e a moral sexual podem ter papel na construção da conduta e comportamento social, político

Nesse contexto, o presente estudo foi realizado com o intuito de avaliar o crescimento e o desempenho econômico de plantios de Eucalyptus dunnii em diferentes sítios no

Os processos e políticas para o gerenciamento do risco de liquidez são estabelecidos seguindo os critérios mínimos estabelecidos pela regulamentação em vigor, alinhados às