• Nenhum resultado encontrado

O podcast como ferramenta educativa nas aulas de Literatura

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O podcast como ferramenta educativa nas aulas de Literatura"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Araranguá, SC, Brasil – 11 a 13 de abril de 2018

O podcast como ferramenta educativa nas aulas de Literatura

Karina Woehl de Farias

1

, Marli Paulina Vitali

1

Universidade Federal de Santa Catarina 1

E-mail: fariaskaki@gmail.com, marli.vitali@gmail.com

Resumo. Este trabalho divulga a experiência que vem sendo realizada em uma atividade interdisciplinar entre alunos do Ensino Médio e o curso de Jornalismo da Faculdade Satc, em tal cidade, em Santa Catarina. O trabalho apresenta o projeto Livrofonia, que utiliza o podcast como uma ferramenta educativa de forma a melhorar o processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Literatura. Por meio da iniciativa, aplicada no segundo semestre de 2017, foram criadas radionovelas baseadas em obras literárias trabalhadas em sala de aula com os primeiros anos do Ensino Médio. A

Moreninha, de Joaquim Manoel de Macedo, O Guarani, de José de Alencar, e O Auto da Compadecida, de Ariano

Suassuna, foram alguns dos títulos trabalhados. O trabalho problematiza o uso de meios de comunicação na educação e na construção de conhecimento. Com os resultados, descobriu-se que a peça radiofônica auxilia os estudantes a desenvolverem habilidades de organização, trabalho em equipe, autonomia, despertando assim o senso crítico sobre a literatura brasileira.

Palavras Chave: Podcast; ferramenta educativa; comunicação.

Introdução

Em tempos de tecnologias digitais, os meios de comunicação devem ser vistos como ferramentas que compõem o repertório de recursos à construção e difusão do conhecimento nas mais variadas áreas, entre elas, na educação. Este novo cenário em constante transformação requer práticas docentes criativas e ativas visando sempre a aprendizagem e a formação de cidadãos críticos numa sociedade cada vez mais conectada em redes.

Nesta perspectiva, este artigo tem a finalidade de divulgar a experiência que vem sendo realizada por meio de oficinas de rádio no Colégio Satc, em tal cidade, Santa Catarina. A iniciativa intitulada de

Livrofonia é uma parceria com o curso de Jornalismo da Satc instituição e tem o objetivo de explorar o podcast e a webrádio da instituição como ferramentas educativas na construção de conhecimento.

O nome podcast surge da junção da palavra Ipod (MP3 player da Apple) e broadcasting (transmissão em rede) e denomina um arquivo sonoro que foi disponibilizado em um espaço online, ou seja, um produto (arquivo sonoro) publicado e disponível para download ou uma transferência automatizada de arquivos (VANASSI, 2007). O fato é que os podcasts têm sido uma ferramenta potencial de ensino e aprendizagem, criando uma cultura midiática. O recurso permite que o aluno conheça um novo modo de recepção da informação facilitando o compartilhamento do áudio.

“[...]Alunos estão acostumados a aprender através de sons, das cores; através das imagens fixas das fotografias, ou em movimentos, nos filmes e programas televisivos” (KENSKI, 2001, apud CHAGAS, et al 2008, p. 26). Ou seja, as novas gerações se relacionam e se adaptam bem às novas formas de comunicação e tecnologia da informação, o que acaba colocando em “xeque” os métodos tradicionais de educação

Por meio do projeto, executado no segundo semestre de 2017, foram criadas peças radiofônicas baseadas em obras literárias trabalhadas em sala de aula nas turmas do primeiro ano do Ensino Médio durante a disciplina de Literatura. Livros como A Moreninha, de Joaquim Manoel de Macedo, O Guarani, de José de Alencar, e O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, foram alguns dos títulos trabalhados em aulas e no laboratório de radiojornalismo da Faculdade Satc. São publicações de autores brasileiros que foram escolhidos para discutir a cultura nacional.

(2)

consiga unir as teorias pedagógicas com os avanços atuais. Sua utilização permite adotar recursos como som, imagens e vídeos, integrados à internet, “[...] são mediadoras no processo pedagógico e podem incorporar novos modos de ensinar e aprender, baseados na cooperação e colaboração” (CARNEIRO; BALDESSAR, 2016, p. 274).

Metodologia

O projeto Livrofonia foi dividido e executado em cinco etapas que foram desde reuniões com coordenadores e professores até o processo de edição das peças radiofônicas. Num primeiro momento houve a apresentação da iniciativa para engajamento dos professores do ensino médio. Além disso, foi divulgado o cronograma de trabalho, colaboradores envolvidos, bem como as turmas que participaram da iniciativa.

Em seguida, ao professor de Literatura coube a definição dos livros trabalhados em sala de aula e divisão de trabalho. Para um primeiro contato com os alunos, foi feita uma apresentação de exemplos de radionovela baseada em livros e definição de critérios cobrados na atividade com os educandos.

No terceiro momento, os alunos conheceram o livro e como a atividade seria desenvolvida em sala. Dado um prazo para leitura para na sequência ocorrer a quarta etapa, com a elaboração do roteiro, criado pelos estudantes com auxílio dos professores de Literatura e de Radiojornalismo da instituição. Aqui, é feita uma aula com dicas sobre escrita e e técnicas de sonoplastia para incrementar a peça radiofônica.

A parte final é do trabalho em laboratório com gravação e edição dos programas. A edição, com inclusão de músicas e efeitos sonoros, ficou por conta do técnico de som da webrádio.

Figura 1. Turma no Laboratório de Rádio para gravação. Fonte: Autoras (2018).

(3)

reconstruir para estimular o conhecimento entre seus alunos.

Os métodos tradicionais, que privilegiam a transmissão de informações pelos professores, faziam sentido quando o acesso à informação era difícil. Com a Internet e a divulgação aberta de muitos cursos e materiais, podemos aprender em qualquer lugar, a qualquer hora e com muitas pessoas diferentes. [...] O que a tecnologia traz hoje é integração de todos os espaços e tempos. O ensinar e aprender acontece numa interligação simbiótica, profunda, constante entre o que chamamos mundo físico e mundo digital. (MORAN, 2015, p. 16)

Para auxiliar nesse processo de novos métodos, o rádio surge como uma ferramenta importante. Ou, como definem Carneiro; Baldessar (2016, p. 276), “um instrumento para democratizar a comunicação, disseminar o conhecimento e contribuir para a educação”.

O projeto Livrofonia foi realizado no segundo semestre de 2017. A ideia foi apresentada para a coordenação do ensino médio e para os professores específicos da área. Após definição das turmas – as seis do 1º ano do ensino médio da escola -, os alunos tiveram a oportunidade de conversar também com a professora de Radiojornalismo para entender mais sobre a produção radiofônica, aspectos de uma radionovela e montagem do roteiro, além de conhecer a estrutura do laboratório de rádio e os equipamentos. Exemplos de radionovelas que já haviam sido produzidos com acadêmicos de Jornalismo em semestres anteriores foram apresentados às turmas.

Obras clássicas como A Moreninha, de Joaquim Manoel de Macedo, O Guarani, de José de Alencar, e O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, ou mais recentes, como Ciumento de Carteirinha, de Moacyr Scliar, integram a lista de títulos definidos nas aulas de Literatura. São livros de autores brasileiros que foram escolhidos para serem radiofonizados pelas turmas.

Os estudantes chegavam com os roteiros e realizavam um breve ensaio. Em alguns casos, roteiros longos foram refeitos para que o trabalho tivesse uma dinâmica melhor.

(4)

Figura 3. Turma do 1º ano faz gravação. Fonte: as autoras

No total, foram 11 trabalhos radiofonizados numa média de dez minutos cada um. As narrativas, em forma de radionovelas, como no caso de O Auto da Compadecida, ou na leitura de poemas, como o do

Navio Negreiro, foram disponibilizadas online no site da instituição, na parte de Notícias. Reportagem

conta como se deu a produção e traz o podcast dos trabalhos1.

(5)

Conclusão

Ao se propor a realização do projeto, um dos objetivos era estabelecer um canal de comunicação com fins pedagógicos entre o Colégio Satc e o curso de Jornalismo o que foi alcançado analisando-se os podcasts elaborados pelos estudantes. Aproveitar o que o rádio oferece para estimular a criatividade e a leitura são fatores que se sobressaíram durante a produção dos roteiros e gravações das radionovelas.

As transformações nas formas de comunicação e de intercâmbio de conhecimentos, desencadeadas pelo uso generalizado das tecnologias digitais nos distintos âmbitos da sociedade contemporânea, demandam uma reformulação das relações de ensino e aprendizagem, tanto no que diz respeito ao que é feito nas escolas, quanto a como é feito. Precisamos então começar a pensar no que realmente pode ser feito a partir da utilização dessas novas tecnologias, particularmente da Internet, no processo educativo. Para isso, é necessário compreender quais são suas especificidades técnicas e seu potencial pedagógico (OLIVEIRA, 2015, p. 79).

Para o curso de Jornalismo, área em que atuam as autoras deste trabalho, foi uma importante parceria. Além de divulgar o curso para os alunos, perceber as ferramentas de comunicação como potenciais instrumentos de aprendizagem foi bastante gratificante. A experiência no rádio com certeza irá faze-los lembrar com mais frequência dos autores brasileiros trabalhados em sala, bem como das técnicas apreendidas no laboratório.

O projeto Livrofonia se configurou uma iniciativa interdisciplinar que além de despertar a imaginação dos alunos garantiu o desenvolvimento de competências que extrapolam a sala de aula. O trabalho apontou a necessidade de ampliação do uso de ferramentas de comunicação no processo de ensino e aprendizagem, um campo a ser explorado bastante vasto, com uma trajetória longa a percorrer e com um potencial libertador.

Na reportagem divulgada no espaço de Notícias do site da Satc, o aluno Werner Zabot, da turma 1001, trouxe sua avaliação sobre o projeto. “Foi muito legal ver como funciona a técnica numa rádio e ver que é possível criar muitas coisas pelo rádio”. Ele participou com sua turma da gravação da radionovela do livro “A Moreninha”, de Joaquim Manoel de Macedo. Essa proposta vem ao encontro do que defende Moran (2015, p. 17) “[...] se queremos que sejam criativos (os alunos), eles precisam experimentar inúmeras novas possibilidades para mostrar sua iniciativa”.

Outro fator positivo foi a divulgação do projeto além muros do colégio. A proposta foi apresentada na Rádio Eldorado, durante programa jornalístico Eldorado Comportamento.

(6)

Figura 4. Divulgação do projeto na Rádio Eldorado. Fonte: Rádio Eldorado

O projeto Livrofonia se mostrou uma ferramenta útil de aprendizado e interação entre os alunos. Permitiu que estudassem um conteúdo que é fundamental durante o percurso do ensino médio, mas também o fizessem de uma maneira diferenciada. A ideia é ampliar para novas turmas, novas escolas e até fora do município. Ao se apresentar o projeto, está se propondo também uma nova forma de estudo entre os estudantes.

Referências

BRITO, G. S. et al. O conceito de tecnologia: pressupostos de valores culturais refletidos nas práticas educacionais. Curitiba: Educere, 2008.

CARNEIRO, Neusa de Oliveira; BALDESSAR, Maria José. O podcast como ferramenta para a educação a distância: uma revisão sistemática. In: NAGAMINI, Eliana. Práticas educativas e interatividade em

Comunicação e Educação. Série Comunicação e Educação; v. 3. Ilhéus, BA: Editus, 2016.

MORAN, José. Mudando a Educação com Metodologias Ativas. 2015. Disponível em: http://www.youblisher.com/p/1121724-Colecao-Midias-Contemporaneas-ConvergenciasMidiaticas-Educacao-e-Cidadania-aproximacoes-jovens-Volume-II/. Acesso em: 02 mar. 2018.

Referências

Documentos relacionados

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

No entanto, após 30 dias de armazenagem, o teor de fármaco nas suspensões decaiu para valores próximos a 50 % nas formulações que continham 3 mg/mL de diclofenaco e núcleo

Estaca de concreto moldada in loco, executada mediante a introdução no terreno, por rotação, de um trado helicoidal contínuo. A injeção de concreto é feita pela haste

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

Como irá trabalhar com JavaServer Faces voltado para um container compatível com a tecnologia Java EE 5, você deverá baixar a versão JSF 1.2, a utilizada nesse tutorial.. Ao baixar

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos