• Nenhum resultado encontrado

Universidade do CEUMA - UNICEUMA REITORIA Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Universidade do CEUMA - UNICEUMA REITORIA Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA

NÍVEL: MESTRADO ACADÊMICO

EDITAL No 08/2012

A PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO torna público ao interessados que estarão abertas, no período de 15 de outubro de 2012 a 28 de março de 2013, as inscrições para ao processo de seleção para ingresso no PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ODONTOLOGIA, NA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM ORTODONTIA

E ODONTOLOGIA INTEGRADA

, EM NÍVEL DE MESTRADO , no horário das 8:00 às 12:00 horas e das 14:00 às 18:00 horas, na Secretaria Geral da Pró-Reitoria, localizada no bloco CEUMA I, na Rua Josué Montello, nº 01, bairro Renascença II, em São Luís-MA. Tel.(98) 3214-4189 / 4124

1 - OBJETIVOS:

Promover a formação continuada e o aprimoramento de profissionais da área da Odontologia, capacitando-os para a docência e pesquisa; desta forma buscando-se a melhoria da qualidade de ensino e a evolução do conhecimento, assim como a promoção direta ou indireta do desenvolvimento da Saúde na sociedade, através de uma formação abrangente no estudo da Ortodontia e Odontologia Integrada.

2 - LINHAS DE PESQUISA: 2.1 Ortodontia

Linha de Pesquisa 1 – Terapêutica e Técnica de Tratamento Ortodôntico. Linha de Pesquisa 2 – Diagnóstico e Prevenção em Ortodontia.

2.2 Odontologia Integrada

Linha de Pesquisa 1 – Diagnóstico, terapêutica e materiais aplicados em Odontologia

Linha de Pesquisa 2 – Epidemiologia, prevenção e políticas de saúde bucal 3 - DURAÇÃO DO CURSO:

24 meses.

4 - NÚMERO DE VAGAS: 15 (quinze vagas);

Estabelece Normas e Procedimentos de

Seleção para o Programa de Pós-Graduação

Stricto Sensu em Odontologia, em nível de

mestrado, nas áreas de concentração de

Ortodontia e Odontologia Integrada, para

ingresso no 1º semestre de 2013

(2)

5 - SITUAÇÃO INSTITUCIONAL:

Curso recomendado pela CAPES/MEC após reunião do Conselho Técnico Científico, nos dias 21 e 22 de novembro de 2006, sendo atribuída a nota 3.

Homologado pelo CNE ( Portaria MEC 1.140 DOU 10/09/2008-Parecer CES/CNE 138/2008 )

6 - CORPO DOCENTE

6.1 - Corpo Docente Permanente:

a) MATHEUS COELHO BANDECA - Coordenador do Programa Doutor em Dentística Restauradora

b) MARCOS ANDRÉ DOS SANTOS DA SILVA - Coordenador Adjunto do Programa Doutor em Radiologia Odontológica

c) CÉLIA R. M. PINZAN VERCELINO Doutora em Ortodontia

d) ETEVALDO MATOS MAIA FILHO Doutor em Endodontia

e) FAUSTO SILVA BRAMANTE Doutor em Ortodontia

f) JULIO DE ARAUJO GURGEL Doutor em Ortodontia

g) LEILY MACEDO FIROOZMAND Doutora em Odontologia Restauradora

h) LUCIANA SALLES BRANCO DE ALMEIDA

Doutora em Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica i) REJANE CHRISTINE DE SOUSA QUEIROZ

Doutora em Saúde Pública

j)

RUDYS RODOLFO DE JESUS TAVAREZ Doutor em Reabilitação Oral

6.2 - Corpo Docente Colaborador:

a) SANDRA REGINA RODRIGUES DOS SANTOS Doutora em Políticas Públicas e Educação

b) SÍLVIO GOMES MONTEIRO Doutor em Genética

c) VALÉRIO MONTEIRO NETO

Doutor em Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro 7 - REQUISITOS E DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO: a) Formulário de inscrição;

b) Fotocópia da carteira de identidade e do CPF;

c) Duas cópias impressas do curriculo detalhado e comprovado, conforme plataforma Lattes (CNPq);

d) Cópia autenticada do Histórico escolar de graduação;

e) Cópia autenticada do Diploma de graduação de curso universitário obtido em Instituição reconhecida pelo MEC;

(3)

f) Efetuar o pagamento do valor da inscrição correspondente a R$ 100,00 (cem reais) e anexar cópia do comprovante de quitação;

g) Apresentar carta de recomendação (mínimo duas) proferida por professores universitários ou de pesquisadores de instituição oficial de pesquisa.

Obs. O formulário de inscrição e o boleto de pagamento para a taxa de pré-inscrição poderão ser obtidas no site do UNICEUMA (www.ceuma.br).

8 - PROCESSO DE SELEÇÃO:

Previamente à prova de Seleção, a Comissão Examinadora procederá à análise dos documentos solicitados no item anterior. Deferido o pedido de inscrição, o candidato participará do processo de seleção que constará de três etapas:

8.1. Primeira etapa: Análise do currículo Lattes (classificatória). 8.2. Segunda etapa

a) prova teórica (eliminatória e classificatória);

b) prova de inglês na qual o candidato deve demonstrar proficiência na interpretação de textos da área (eliminatória e classificatória). 8.3. Terceira etapa

a) entrevista (eliminatória e classificatória).

PRIMEIRA ETAPA:

a) Análise e avaliação do CURRICULO LATTES:

A análise e avaliação do Curriculo Lattes serão realizadas em conformidade com a pontuação disposta no Anexo III que integra o presente Edital. A análise e avaliação serão promovidas pela Comissão Examinadora, em sessão reservada. Os candidatos poderão ser convocados para prestar eventuais esclarecimentos sobre os documentos anexados. Após o encerramento das inscrições não poderá ser anexado nenhum documento ao Curriculo Lattes.

Do conjunto de candidatos inscritos, o Currículo com maior pontuação receberá nota máxima (10,0) e os demais receberão notas proporcionais aos pontos adquiridos. O resultado será publicado no Edital do Resultado Final do processo de seleção.

SEGUNDA ETAPA: a) Da prova teórica:

O candidato realizará a prova teórica de conhecimentos específicos em Ortodontia e Odontologia Integrada, respectivamente conforme a área de inscrição, no dia 01 de abril de 2013, com início às 15:00h (quinze horas), no prazo de 02 horas, com término às 17:00h (dezessete horas).

b) Da prova de Inglês:

A prova de Inglês constará da tradução de um texto na área de Ortodontia e Odontologia Integrada, respectivamente conforme a área de inscrição, visando-se avaliar a capacidade do candidato em compreender corretamente artigos científicos publicados em língua inglesa. O candidato poderá utilizar um dicionário convencional durante a prova. Apesar da prova de Inglês ser apenas classificatória, o candidato que

(4)

não alcançar a nota mínima 7,0 (sete) terá de repeti-la após 6 meses. Este exame será realizado no dia 02 de abril de 2013, no horário matutino, das 9:00h (nove horas) às 11:00h (onze horas), no prazo de 02 horas.

TERCEIRA ETAPA: a) Da entrevista:

O candidato aprovado na avaliação de conhecimentos específicos em Ortodontia ou Odontologia Integrada (prova teórica) estará apto a participar da ENTREVISTA. A Comissão Examinadora expedirá o resultado da Prova Escrita e convocará os candidatos selecionados na PRIMEIRA ETAPA para realização da ENTREVISTA no dia 02 de abril de 2013, no horário vespertino, das 14:00h (quatorze horas) às 18:00h (dezoito horas), no prazo de 04 horas.

A ENTREVISTA será realizada pela Comissão Examinadora designada. Os candidatos que não comparecerem ou chegarem atrasados à ENTREVISTA serão considerados desistentes, sendo os mesmos eliminados do processo de seleção.

Não haverá segunda chamada bem como não serão aceitos pedidos de revisão. A ENTREVISTA constará de questionamentos sobre os interesses do candidato para o Programa de Pós-graduação em Odontologia e as linhas de pesquisa, disponibilidade de horários para freqüentar aulas, dedicação aos estudos, atividades extraclasses, eventuais esclarecimentos relativos ao Programa, assim como propostas do Projeto de Dissertação.

A Comissão Examinadora avaliará também o seguinte: as razões que motivaram a candidatura; esclarecimentos sobre o conteúdo curricular; a capacidade do candidato para as atividades de pesquisa e suas condições de disponibilidade para o trabalho acadêmico. Outros esclarecimentos poderão ser solicitados.

Para a ENTREVISTA será atribuída avaliação de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) pontos, admitindo-se fração de meio ponto. O resultado da avaliação da ENTREVISTA e PROVAS DE SELEÇÃO será publicado no EDITAL com o RESULTADO FINAL do processo de seleção.

9 - RESULTADO FINAL:

A classificação dos candidatos será procedida conforme a pontuação obtida na ANÁLISE E AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO LATTES, PROVAS DE SELEÇÃO e na ENTREVISTA. A nota final será obtida através de média ponderada das notas obtidas em cada etapa, conforme os pesos no Anexo IV. O Resultado Final do Processo de Seleção será publicado em Edital na Secretaria Geral da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e na internet a partir do dia 08 de abril de 2013.

Do referido Edital constarão (por ordem de classificação) os candidatos habilitados conforme o número de vagas disponibilizadas. Serão considerados habilitados, para ingressar no PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA no 1º Semestre do ano 2013, os candidatos que obtiverem a maior pontuação na média ponderada das avaliações (ANÁLISE E AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO LATTES, PROVAS e ENTREVISTA).

Da mesma forma constará do Edital a relação dos candidatos suplentes (por ordem de classificação de pontuação), correspondentes ao número de vagas.

(5)

10 - COMISSÃO EXAMINADORA:

A Comissão Examinadora será integrada pelos professores: Prof. Dra. Célia R. M. Pinzan Vercelino

Prof. Dr. Fausto Silva Bramante Prof. Dr. Etevaldo Matos Maia Filho Prof. Dr. Júlio de Araújo Gurgel Prof. Dra. Leily Macedo Firoozmand

Prof. Dra. Luciana Salles Branco de Almeida Prof. Dr. Marcos André dos Santos da Silva Prof. Dr. Matheus Coelho Bandeca

Prof. Dra. Rejane Christine de Sousa Queiroz Prof. Dr. Rudys Rodolfo de Jesus Tavarez 11 - DISPOSIÇÕES GERAIS:

11.1. Somente poderão participar do Processo de Seleção os candidatos devidamente inscritos e que atendam às normas regimentais bem como aos requisitos para inscrição. Os processos de inscrição serão analisados pela Comissão Examinadora, para conferência dos documentos solicitados no ato da inscrição. O candidato, que teve sua inscrição indeferida, por não terem sido atendidos os requisitos para inscrição, estará impedido de participar das etapas da seleção, não havendo ressarcimento da taxa de inscrição.

11.2. A convocação e matrícula dos candidatos habilitados, somente serão processadas observando-se, rigorosamente, a ordem de classificação (maior pontuação), observadas as demais exigências regimentais e deste Edital.

11.3. Os candidatos habilitados, constantes do Edital de publicação do Resultado Final do Processo de Seleção, deverão comparecer à Secretaria Geral da Pró-Retioria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão para efetuar a matrícula no Programa de Pós-graduação em Odontologia, no período de 08 a 12 de abril de 2013. O não comparecimento no respectivo prazo implicará na convocação do suplente conforme indicação do Edital.

11.4. Em caso de empate para apuração do Resultado Final, far-se-á a classificação, dando-se preferência ao candidato que obtiver maior pontuação na analise de Currículo. Permanecendo o empate, far-se-á o desempate, sucessivamente, pela maior pontuação na ENTREVISTA e, em seguida, o candidato que tiver maior tempo de exercício no magistério superior, comprovado em documentos.

11.5. Não serão aceitos, para a inscrição, documentos emitidos por fac simile bem como inscrições condicionais.

11.6. Não sendo possível a realização de todas as etapas previstas no presente Edital até o dia 02 de abril de 2013, o prazo poderá ser prorrogado a critério da Comissão Examinadora.

11.7. As aulas terão início no mês de maio de 2013 e serão ministradas de acordo com o cronograma a ser fornecido após a matrícula.

As inscrições serão realizadas na Secretaria Geral de Pós-Graduação no horário das 8:00h às 12:00h e das 14:00h às 21:30h de segunda a sexta-feira, aos sábados no horário de 8:00h às 12:00h. Alternativamente, os candidatos residentes em outras

(6)

cidades poderão enviar toda documentação pelo correio (somente através de carta registrada ou sedex) para o endereço abaixo.

Universidade do CEUMA - UNICEUMA

Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Endereço: Rua Josué Montello No. 1, Bairro Renascença II CEP: 65075-120 São Luís - MA

Fone: (98) 3214 4124 Fax: (98) 3235 8600

e-mail: valerio.monteiro@ceuma.br Home Page: http://www.ceuma.br

São Luís, 15 de fevereiro de 2013

Prof. Dr. Valério Monteiro Neto

(7)

ANEXO I

PROCESSO DE SELEÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (ÁREA DE CONCENTRAÇÃO ORTODONTIA)

PARA INGRESSO NO 1º SEMESTRE DE 2013

REFERÊNCIAS BÁSICAS

ENLOW, D.H. Crescimento facial. 3. ed. Artes Médicas. 1993, 553p. GRABER, T.M., VANARSDALL, R.L. Ortodontia - Princípios e Técnicas Atuais, 3a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan , 2002, 936.

LINDEN, F.P.G. M. Van der. Desenvolvimento da Dentição. Quintessence Editora Ltda. 1986, 206p. MOYERS, R.E. Ortodontia. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1991, 483p.

PROFFIT, W.R.; FIELDS,H. Ortodontia Contemporânea. 4. ed. Rio de Janeiro:Guanabara Koogan, 2010, 726p.

PROFFIT, W.R.; RAYMOND, P.W; SARVER, D.M. Tratamento Contemporâneo de Deformidades Dentofaciais. 1. ed. São Paulo:ARTMED, 2005, 784p.

(8)

ANEXO II

PROCESSO DE SELEÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (ÁREA DE CONCENTRAÇÃO ODONTOLOGIA INTEGRADA) PARA INGRESSO NO 1º SEMESTRE DE 2013

TÓPICOS PARA ESTUDO

1- Etiologia e patogênese das doenças periodontais 2- Diagnóstico em Endodontia

3- Fundamentos e técnicas para restaurações diretas 4- Prevenção das doenças bucais

5- Diagnóstico e plano de tratamento em prótese dentária REFERÊNCIAS BÁSICAS

1- LINDHE, J. Tratado de periodontia clínica e implantologia oral. 5ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010;

2- LOPES & SIGUEIRA JR. Endodontia: Biologia e técnica. 3 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010;

CRAIG, R G. et al. Materiais Dentários Restauradores 1ª. ed. São Paulo: Santos, 704p., 2004;

3- CONCEIÇÃO et. al. Dentística: Saúde e Estética - ARTMED, 2a ed. 2007 ; 4- MEZZOMO, E et al. Reabilitação Oral Contemporânea. Editora Santos 2006; 5- PEREIRA A. Tratado de Saúde Coletiva em Odontologia. Editora Napoleao, 703p, 2009.

(9)

ANEXO III

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA

GABARITO PARA ANÁLISE E AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO LATTES CANDIDATO(A):__________________________________________________ GABARITO PARA ANÁLISE E AVALIAÇÃO DO CURRICULO LATTES

FORMAÇÃO Pontuação Máxima Pontuação do candidato 1 –Cursos de Extensão: (mínimo 30

horas) – 0,5 ponto/curso 2,0 2 – Cursos de Aperfeiçoamento: (Mínimo de 180 horas)- 1,0 pontos/unidade. 3,0

3. Cursos de Especialização (máx. de 2 cursos): 3.1 – Em áreas da Odontologia (10,0

pontos) 20,0

3.2 – Em outras áreas não correlatas (5,0 pontos)

5,0 PONTOS TOTAL

4. Disciplinas

4.1 – Disciplinas cursadas em nível de pós-graduação, com aproveitamento (mestrado e doutorado) 0,5 ponto por disciplina.

3,0

PONTOS TOTAL 5. Mestrado

5.1 – Concluído na área com defesa de

dissertação 15,0

PONTOS TOTAL

6. Estágios extracurriculares

6.1 – Estágios extracurriculares (até 1,0 ponto para cada 100h comprovadas) PONTOS TOTAL

7. Outros

7.1 – Outros não previstos, a critério da Comissão

2,0 PONTOS TOTAL

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL 8. Atividades de magistério

8.1 – Ensino superior: 1,0 ponto por ano de exercício

8.2 – Ensino de segundo grau – 0,5 ponto por ano de exercício PONTOS TOTAL

(10)

9. Exercício profissional: (Odontologia) 9.1 – Até 02 anos: 1,0 ponto

9.2 – De 02 a 05 anos: 2,0 pontos 9.3 – De 05 a 07 anos: 3,0 pontos 9.4 – De 07 anos em diante: 5,0 pontos PONTOS TOTAL

10. Aprovação em Concurso Público e/ou Teste Seletivo 10.1 – Concurso Publico: 1,0 ponto por

comprovação

3,0 10.2 – Teste Seletivo: 0,5 ponto por

comprovação

2,0 PONTOS TOTAL

11. Trabalhos publicados (últimos 3 anos)

Artigos publicados em revistas (pontos por artigo) Classificação (Qualis): A1: 10,0 pontos A2: 7,0 pontos B1: 5,0 pontos B2: 4,0 pontos B3: 3,0 pontos B4: 2,0 pontos B5: 1,0 pontos PONTOS TOTAL

12. Atividades de Pesquisa, Ensino e Extensão Institucional (últimos 3 anos):

12.1 – Atividades de Pesquisa Institucional (0,5 ponto por unidade relacionada na área)

2,0

12.2 – Atividades em Projeto de Ensino Institucional (0,5 ponto por unidade relacionada na área)

PONTOS TOTAL 13. Outras atividades

13.1 – A critério da Comissão 5,0 PONTOS TOTAL

14. OUTRAS ATIVIDADES (últimos 3 anos): 14.1 – Participação em eventos

científicos nacionais como ouvinte (0,2 ponto/unidade)

2,0

14.2 – Participação em eventos científicos internacionais como ouvinte (0,5 ponto/unidade)

14.3 – Participação em eventos científicos como Coordenador (2,0 pontos) 14.4 – Palestras ministradas (1,0

ponto/unidade)

2,0

(11)

ponto/unidade)

14.5 – Apresentação de trabalhos em eventos científico nacionais como co-autor (0,2 ponto/unidade)

14.6 – Apresentação de trabalhos em eventos científico internacionais como autor (2,0 ponto/unidade)

14.7 – Apresentação de trabalhos em eventos científico internacionais como co-autor (1,0 ponto/unidade)

14.8 – Cursos ministradas (1,0 ponto/unidade) 14.9 – Curso completo de Idiomas

(Inglês, Italiano, Espanhol)

1,0 14.10 – Outras atividades a critério da

Comissão 1,5

(12)

ANEXO IV

PONTUAÇÃO NOTA

a) Entrevista (peso 2) b) Currículo Lattes (peso 3) c) Prova Teórica (peso 3) d) Inglês (peso 2)

NOTAL FINAL

Referências

Documentos relacionados

ASP ≥20 mg ácido domóico/kg PSP ≥800 ug de saxitoxina eq/kg NR=Não Realizada. Determinações

Já no extremo sul do país, quase ao mesmo tempo em que ocorria a Cabanagem, deu-se um movimento de características bem diferentes daquele ocorrido na Amazônia. Agora, eram

Uma das aplicações mais notáveis dessas radiações reside na possibilidade de construir câmeras para visualizar de forma direta o mundo em comprimentos de onda fora da faixa

A escassez de relatos sobre ruptura de traqueia em pequenos animais e as limitadas opções de técnicas cirúrgicas para a sua resolução, justificaram a descrição do

Em um recipiente de esmalte, derreter a base de glicerina transparente ou branca em banho Maria juntamente com o corante. Não há a necessidade de mexer a base enquanto

Foram feitas as seguintes análises qualitativas e quantitativas, utilizando-se metodologias adotadas oficialmente: umidade, Lund, Lugol e índice de diastase qualitativo [6]; índice

As tabelas 3 a 5 mostram os resultados dos ensaios de qualificação de procedimentos de soldagem, onde se verifica que, considerando apenas o aspecto das propriedades

Fundos de Investimento não contam com garantia do administrador do fundo, do gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do Fundo Garantidor de Crédito – FGC..