• Nenhum resultado encontrado

Palavras-chave: Saberes Elementares. Matemática. Trabalho de Conclusão de Curso.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Palavras-chave: Saberes Elementares. Matemática. Trabalho de Conclusão de Curso."

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

1

UMA INVESTIGAÇÃO A PARTIR DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE

CURSO DOS ALUNOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE SOBRE SABERES ELEMENTARES NA ESCOLA PRIMÁRIA

Jéssica Socorro Bispo Ramos1 Núria Maria Plácida Cardoso2

GT 10 – Práticas Investigativas na Educação Superior

RESUMO

Neste trabalho é apresentado o resultado de uma pesquisa bibliográfica, que vê como objetivo identificar como os alunos do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Sergipe (UFS) investigaram as temáticas sobre os saberes elementares matemáticos no ensino primário em Sergipe, do âmbito da história da educação matemática. Na tentativa de caracterizar possíveis padrões de ensino para a época (1900-1933). Para isso foram utilizados como fonte de pesquisa, os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) do Departamento de Matemática da UFS de 2014 a 2016. Além de consultar como suporte teórico Valente (2015-2016), Fiorentinni e Lorenzato (2006), para melhor entendimento sobre a história da educação matemática, saberes elementares e Educação Matemática.

Palavras-chave: Saberes Elementares. Matemática. Trabalho de Conclusão de Curso.

RESUMEN

En este trabajo es presentado el resultado de una pesquisa bibliográfica, que ve como objetivo identificar como los alumnos del Deparatamento de Matemática de la Universidade Federal de Sergipe (UFS) investigar las temáticas sobre los saberes elementares matemáticos en el enseño primario em Sergipe, del ambito de la historia de la educación matemática. En La tentativa de caracterizar posibles padrones de enseño para la época (1900-1993). Para eso fueron utilizados como fuentes de pesquisa, los Trabajos de Conclusión de Curso (TCC) del Departamento de Matemática de UFS de 2014 a 2016. Además de consultar como suporte teórico Valente (2015-2016), Fiorentinni e Lorenzato (2006), para mejor entendimiento sobre la historia de la educación matemática, saberes elementares y Educación Matemática.

Palavras clave: Saberes Elementares. Matemáticas. Trabajo de Conclusión de Curso.

INTRODUÇÃO

Neste artigo é apresentado o resultado de uma pesquisa bibliográfica que utiliza como fontes os Trabalhos de Conclusão de Curso dos alunos3 de Licenciatura em Matemática,

1 Graduanda em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe, bolsista do Programa

Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da CAPES. E-mail: <jessy_14567@hotmail.com>.

2 Graduanda em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe, bolsista do Programa

Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da CAPES. E-mail: <nuria-mpc@hotmail.com>.

3Laurinda Graciele Alves Feitosa; Janayna Bispo dos Santos; Josefa Lourença Souza do Nascimento; Joana

(2)

2 da Universidade Federal de Sergipe (UFS) de 2014 a 2016, sobre saberes elementares matemáticos. Esses trabalhos foram examinados com o objetivo em identificar como os saberes elementares nos anos iniciais no estado de Sergipe foram investigados pelos concludentes do Departamento de Matemática, na UFS.

Segundo Valente (2015), o termo “saber elementar matemático é utilizado em pesquisas de História em Educação Matemática4, quando se tratar do estudo relacionado ao primeiro nível escolar, o mais elementar”. Para Feitosa (2016, p. 14) “[...] saberes elementares matemáticos são conteúdos da aritmética, geometria, do desenho e dos trabalhos manuais. E eles são tomados para caracterizar como os problemas são tratados nos periódicos examinados”.

Seguindo essa mesma ideia (Valente, 2016) nos apresenta que:

[...] os saberes elementares matemáticos seguiram um movimento de alternância entre duas concepções: ora eles foram pensados na forma de elementos, ora como rudimentos. E, ainda, o que nos parece relevante: esses dois modos de pensar a matemática para os primeiros anos escolares convivem na atualidade. (VALENTE, 2016, p. 35).

Para justificar a área de pesquisa será descrito um pouco da nossa trajetória quanto alunas de Matemática- Licenciatura. Nosso curso é composto por várias disciplinas relacionadas a cálculos avançados e algumas da área de educação. Porém na nossa grade de oferta referente a cada período, só temos acesso às disciplinas de ensino/ educação do 3º período em diante. Com Metodologia de Ensino da Matemática5, seguindo com Laboratório de Ensino da Matemática6, e nessas disciplinas podemos aprender um pouco mais aprofundado sobre as tendências metodológicas e suas utilizações em sala de aula. E assim, passamos a adquirir curiosidade cada vez maior quanto à área da Educação Matemática. Que para Fiorentinni e Lorenzato (2006, p. 5):

Educação matemática é uma área de estudo referente ao ensino e aprendizagem da matemática e algumas tendências metodológicas de ensino são: resolução de problemas, jogos, materiais manipuláveis, história da matemática, etnomatemática, modelagem e tic7.

4 Valente (2013), é uma “produção de uma representação sobre o passado da educação matemática. Não

qualquer representação, mas aquela construída pelo ofício do historiador.” (VALENTE, 2013, p. 25).

5 Ministrada pela Profª Drª Ivanete Batista dos Santos. 6 Ministrado pelo Profº Drº João Paulo Attiê.

(3)

3 Em momentos diferentes, tivemos chances de participar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid)8, que é uma oportunidade dos alunos da graduação (nesse caso, em Matemática-Licenciatura) ter o primeiro contato com o ambiente escolar. O programa consiste em aplicar atividades com recursos manipuláveis e/ou jogos, que são relacionados com os conteúdos ministrados pelo docente em sala de aula. Tem como objetivo de introduzir ou fixar cada conteúdo, seguindo o norte dado por nossa orientadora e sendo sempre acompanhados pelo docente da turma. E com essa nova experiência do PIBID, intensificou a opção por estudar melhor os conceitos ligados à Educação Matemática.

Diante dos conhecimentos adquiridos e com anseio de mais informação, hoje prontas para cursar Prática de Pesquisa II, elaboramos este projeto coligado à disciplina Prática de Pesquisa I. Orientado pela Profª. Drª. Ivanete Batista dos Santos, com a proposta da pesquisa ser no seu campo de formação que é história da educação matemática, dentro de um projeto intitulado A Construção dos Saberes Elementares Matemáticos: A Aritmética, a Geometria e o Desenho no curso primário em perspectiva histórico-comparativa, 1890-1970, que é desenvolvido por pesquisadores vinculados ao GHEMAT9, seu objetivo é analisar a

trajetória de constituição dos ensinos de Aritmética, Desenho e Geometria em diferentes estados brasileiros em perspectiva histórico-comparativa.

Já com orientadora e tema proposto, seguimos a procura do significado do que seria saberes elementares, e foi através de leituras relacionadas a saberes elementares, disponível em Repositório Institucional da UFSC10 (história da educação matemática), de eventos e periódicos, que ocorreu a familiarização com a temática que viemos a trabalhar. APROXIMAÇÃO COM OS TCC PRODUZIDOS

Com base na leitura e análise dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos alunos do Departamento de Matemática da UFS, pode-se constatar que, os seis trabalhos são pesquisas no âmbito da História da Educação Matemática analisados sobre saberes

8 O PIBID do Departamento de Matemática (UFS- São Cristóvão) é dividido em quatro grupos, e nós temos como coordenadora a prof.ª Dr.ª Georgiane Amorim Silva.

9 Participação de diversos pesquisadores no Brasil, como: Aparecida Rodrigues Duarte (UNIBAN-SP); Cláudia

Regina Flores (UFSC); David Antônio da Costa (UFSC); Elisabete Zardo Búrigo (UFRGS); Gladys Denise Wielewski (UFMT); Iran Abreu Mendes (UFRGN – RN); Ivanete Batista dos Santos (UFS – SE); Josiane Pinto de Arruda (UFSC); Lucia Maria Aversa Villela (USS – RJ); Maria Cecília Bueno Fischer (UNIFESP – SP); Mercedes B. Q. Pereira dos Santos (UFAL – AL); Neuza Bertoni Pinto (PUC – PR); Rosimeire Aparecida Soares Borges (UNIVÁS – MG).

10O Repositório Institucional (RI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tem como missão

(4)

4 elementares, têm aproximações em relação às fontes, à referência teórico-metodológica e às abordagens. Em seus trabalhos buscam responder os questionamentos acerca das suas temáticas. São eles:

 Feitosa (2016): Uma caracterização dos problemas relacionados a saberes elementares matemáticos abordados por meio do periódico A Escola (1925-1926).

 Santana (2016): Uma investigação sobre o saber elementar medida para o ensino primário em revistas periódicas que circularam em Sergipe (1900-1933).

 Nascimento (2016): Um exame sobre e se como o saber elementar aritmético operação foi tratado em periódicos que circularam em Sergipe (1900-1931).

 Santos (2016): Saberes elementares geométricos para ensino primário: um exame de periódico que circularam em Sergipe (1900-1931).

 Santos (2014): Uma investigação sobre o ensino de geometria e desenho nos grupos escolares (Sergipe, 1911 – 1931).

 Ferreira (2014): A Aritmética da escola primária em Sergipe: uma investigação sobre conteúdos, métodos e recursos (1901-1931).

O exame dos trabalhos serviu para que, posteriormente utilizassem informações que servissem para compreender as investigações sobre saberes elementares matemáticos nos anos iniciais no estado de Sergipe. Tais investigações foram realizadas pelos alunos do Departamento de Matemática da UFS, no período de 2014 a 2016, sendo assim, foi efetuado um levantamento sobre títulos, autores, anos, objetivos, fontes e considerações.

Assim, no tópico seguinte, explanaremos melhor esses saberes elementares matemáticos que envolvem tanto problemas, medidas, operações, aritmética, geometria para o ensino primário, quanto, geometria e desenho nos grupos escolares. Além de explicar como foi feita a análise desses Trabalhos de Conclusão de Curso elaborados pelos alunos.

ACERCA DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO ANALISADOS

O primeiro Trabalho de Conclusão de Curso analisado foi o de Feitosa (2016), que teve como objetivo caracterizar os problemas relacionados aos saberes elementares matemáticos abordados por meio do periódico A Escola nos anos 1925 e 1926, localizado no estado de Sergipe. A revista A Escola utilizada como fonte para este trabalho, foram

(5)

5 localizadas na Biblioteca Pública Epifânio Dória, em Aracaju- Se. E, vem abordando como suportes teóricos Santos (2014), Ferreira (2014), Valente (2015) e Fonseca (2015) para um entendimento dos saberes elementares matemáticos; Fernandes (1967), Virgens (2014), Carvalho et al (2016) e Rocha (2015) para problemas e Maciel (2015), Virgens e Leme da Silva (2014) para um entendimento sobre periódicos. Sendo ressaltado por Feitosa (2016) que:

É possível identificar que o autor por meio das perguntas as fontes, constatou que a Aritmética estava inserida no plano das disciplinas obrigatórias para o ensino primário, e mostra as semelhanças e divergências entre os Programas. Dentre as identificações, em relação aos conteúdos o Programa de 1911 não detalha quais eram esses conteúdos aritméticos, só que deveria ser até a regra de três, já no Programa do ano seguinte é posto também até a regra de três, mas traz um detalhamento dos conteúdos. (FEITOSA, 20016, p. 11).

A autora continua o desfecho afirmando que:

[...] para o caso de Sergipe, Fonseca (2015) por meio de informações obtidas de Santos (2014), identifica que no período de 1911- 1935 não há prescrições sobre a disciplina Geometria nos estados e sim, saberes geométricos na disciplina Desenho. Apesar de ter feito a leitura para poder verificar a existência de problemas, como identificados nos saberes elementares aritméticos, não obtive êxito. Nas identificações, seja sobre recurso, método e conteúdo, não foi possível constatar nada que fale a respeito de problemas. (FEITOSA, 20016, p. 14).

Feitosa (2016) constatou que a revistas analisada era destinada aos professores do ensino primário e foram artigos escritos por uma professora, Mathilde Cirne Bruno. Essa revista abordava problemas a respeito dos saberes elementares matemáticos através de aspectos da vida prática do aluno e presença de saberes elementares geométricos e aritméticos que algumas vezes foram abordados a partir de um mesmo enunciado. Feitosa (2016) continua dizendo que:

[...] é importante destacar que a presente narrativa é provisória, pois as fontes utilizadas nesta pesquisa só foram de um mesmo periódico e autora, que essas considerações poderão ser alteradas se comparada em relação a outros periódicos. (FEITOSA, 2016, p. 45).

Sendo assim, a autora Feitosa (2016), fez indagações a cerca do exame feito na revista como: “que indicações existiam a respeito dos problemas no periódico A Escola? De forma geral, como os problemas relacionados aos saberes elementares matemáticos eram postos nesse periódico - A Escola, que circulou em Sergipe?”. Diante disso, a autora decidiu separar a apresentações das respostas a essas indagações em três momentos, para a

(6)

6 caracterização que foi a partir do enunciado, dos saberes e das orientações para resolução. A autora buscava justificar a caracterização por meio de exame em relação aos enunciados, saberes e orientação para resolução.

Já Santana (2016) teve como seu objetivo investigar se e como o saber elementar medida estava proposto para o ensino primário nas revistas pedagógicas que circularam em Sergipe nas primeiras décadas do século XX (1900-1933). A autora relata que suas fontes utilizadas foram alguns periódicos A Escola, Revista Pedagógica, Revista de Ensino, Revista da Educação e Revista do Ensino localizados em Sergipe na Biblioteca Pública Epifânio Dória e que para consultas como suporte teórico selecionou Zuin (2015) e Trindade (2015) para entender sobre o saber elementar medida. Em palavras a autora diz que:

Para uma melhor compreensão do saber elementar medida, foi feito um mapeamento de trabalhos que versassem de alguma forma sobre como este saber era proposto para o ensino primário nas primeiras décadas do século XX. Assim, fiz um levantamento dos trabalhos publicados nos eventos: XI Seminário Temático: A Constituição dos Saberes Elementares Matemáticos e XII Seminário Temático: Saberes elementares matemáticos do ensino primário (1890 - 1970): o que dizem as Revistas Pedagógicas? Realizados em 2014 e 2015 respectivamente. (SANTANA, 2016, p. 9).

A autora fala que a partir do exame das fontes teve a conclusão que nas duas primeiras décadas o saber elementar medida foi identificado em lições através das noções sobre: tamanho, medida de ângulos, capacidade e peso, isso para os saberes geométricos. Já para o saberes aritméticos, foi através das prescrições de medidas de comprimento, área, capacidade e peso.

Em seu trabalho, Nascimento (2016, p. 4) tem como temática, “compreender se e como o saber elementar operação foi tratado em periódicos que circularam em Sergipe no período de 1900 a 1931 na tentativa de caracterizar possíveis padrões de ensino para a época”. E que a partir do objetivo traçado, a autora levantou uma série de indagações, sendo que para respondê-las, ela utilizou os periódicos que circularam em Sergipe no período de 1900 a 1931, que são: A Escola Revista de Ensino, A Escola Normal Revista do Ensino e Revista Educação. Tendo como marco essa época devido às fontes que foram localizadas em Sergipe serem desse período. Em uma passagem Nascimento (2016) diz que:

[...] optei por identificar e examinar também artigos que envolvesse os saberes elementares aritméticos e que estivesse disponível no repositório, o qual é sediado na Universidade Federal de Santa Catarina, contendo além de

(7)

7 artigos acadêmicos, fontes tais como: legislação escolar, livros didáticos, revistas pedagógicas, como também teses e dissertações dos diferentes estados que integram o projeto. Então, identifiquei alguns artigos relacionados com o meu tema e procurei verificar como os saberes elementares aritméticos foram tratados, tendo como enfoque o saber operação. (NASCIMENTO, 2016, p. 14).

Nascimento (2016) retrata também que, “como referenciais bibliográficos foram adotados autores como: Santos (2013), Ferreira (2013), Santos e Fonseca (2014) para o entendimento sobre a História da Educação em Sergipe e Valente (2013) em relação à história em âmbito nacional”. E que para o entendimento sobre saberes elementares aritméticos foi tomado Ferreira (2014) como suporte teórico. A autora relata que através das análises das fontes foi possível perceber as variações perante sua temática como saberes elementares na aritmética (operações), em que é denominado como um processo de somar, subtrair, multiplicar e dividir.

Na pesquisa de Santos (2016), a autora relata que para entendimento da sua temática que é investigar se e como os saberes elementares geométricos foram propostos para o ensino primário em periódicos que circularam em Sergipe no período de 1900 a 1931, baseou-se em suportes teóricos como: Costa e Arruda (2012), Santos (2014), Fonseca (2015), Leme da Silva (2014), Leme da Silva (2014), Frizzarini e Leme da Silva (2014), Frizzarini (2014), Santos (2014), Camara (2015) e Fonseca e Cravo (2015), para assim obter sua primeira aproximação com o tema.

E para conhecimento sobre saberes elementares geométricos, depois de se familiarizar com o tema a autora optou por fazer dois movimentos, sendo um, examinar programas de ensino de Sergipe que já foram utilizados como fontes e o outro movimento foi analisar examinar periódicos como: Escola Nova, Revista de Ensino, Revista Pedagógica e A Escola. Em uns dos exames que foram analisados segundo Santos (2016) diz:

Esse trabalho contribuiu para o entendimento de que, assim como em Sergipe, em outras regiões geográficas os saberes geométricos podem apresentar-se em outras matérias além das propostas na Geometria especificamente. Por trabalhar com periódicos, sua análise possibilita perceber, também, como melhor explorar as revistas a fim de extrair o máximo de informações delas, versando os saberes em diferentes matérias. (SANTOS, 2016, p. 14).

Santos (2016) relata que foi possível notar que os períodos posteriores, tratando de mudança nos saberes elementares geométricos, pareciam mostrar continuidade sem

(8)

8 alterações significantes. Em que se foi constatado tópico como ângulos, curvas e circunferência, o ponto, a linha, posições da linha e figuras geométricas como triângulo, cone e pirâmide.

Já a pesquisa de Santos (2014) foi desenvolvida no ensino de geometria e desenho na escola primária dos grupos escolares no Estado de Sergipe no período de 1911 a 1931, tendo como fontes: Decretos, Regulamento e principalmente, Programas para o Ensino, assim como Ferreira (2014) que também, utilizou as mesmas fontes, para compreender como os saberes elementares aritméticos, foram propostos em documentos legais, de forma a identificar elementos de mudança e continuidade no que diz respeito aos conteúdos, métodos e recursos no período de 1901 a 1931. As referências adotadas em ambas as pesquisas foram: Valente (2013); Costa (2010) e Alves (2004). Tendo também Santos (2013) selecionado pelo autor Santos (2014); e, Silva e Valente (2012, 2013) pelo autor Ferreira (2014).

No trabalho de Ferreira (2014), o autor descreve sobre os conteúdos e métodos, ao contrário de Santos (2014) que procura justificar como o ensino dos conteúdos e métodos deveriam ocorrer com base nas fontes.

Em sua pesquisa, Santos (2014) afirma que, em relação ao desenho e a geometria não existe separações nítidas, sobre o que seja no desenho e o que deseja na geometria, mas que em diversos programas dentro do marco cronológico seria possível identificar que para o segundo e terceiro ano existe conteúdos no que pode ser denominado com geometria plana e espacial. O autor procura explicar por meio das fontes obtidas como o conteúdo e os métodos deveriam ocorrer.

Já Ferreira (2014), faz um mapeamento das fontes para destacar sobre os conteúdos e métodos abordados. O autor comenta que através das fontes nota-se que aritmética quanto ao conteúdo existiam algumas divergências, sendo que era uma disciplina que computavam o curso primário, visto através das fontes como o Decreto nº 563 de 12 de Agosto de 1911 e do Decreto nº 587de 09 de Janeiro de 1915. Em seu artigo Ferreira (2014), afirma que:

Dessa forma, é possível afirmar que o ensino primário em Sergipe tinha um caráter prático, e no que diz respeito aos saberes elementares aritméticos havia uma variação entre os conteúdos que seriam abordados e que pode ser percebida na comparação entre documentos de diferentes anos, já em relação aos recursos, nota-se nas diferentes fontes a presença de alguns recursos e recomendações de uso, visando um melhor entendimento por parte dos alunos. (FERREIRA, 2014, p. 42).

(9)

9 O autor Ferreira (2014), continua a relatar que:

Em relação ao método para o ensino de Aritmética, o método recomendado era o intuitivo, buscando sempre a forma mais prática possível. Para tanto, o professor deveria fazer uso dos mais variados recursos, sendo que os principais eram as cartas de Parker, contadores mecânicos e os cadernos de Roca. (FERREIRA, 2014, P. 4)

Nesse trecho o autor relata o fato dos alunos utilizarem o processo intuitivo, sendo uma alternativa que potencializa as habilidades e a construção de conhecimento deles, já que é uma noção adquirida por experiências que afloram os processos mentais. Assim, os alunos não têm contato com conteúdos mais difíceis sem antes ter uma base dos conceitos fundamentais. Quanto à utilização de recursos (e a recomendação do uso) era visado por um melhor entendimento por parte dos alunos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

No intuito de identificar como os saberes elementares nos anos iniciais no estado de Sergipe foram propostos, foi preciso fazer um levantamento acerca dos Trabalhos de Conclusão de Curso, produzido pelos alunos do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Sergipe, traçando cada detalhe acerca do objetivo produzido por cada autor, ou seja, sobre das suas temáticas.

Para uma melhor identificação a respeito da pesquisa, foi preciso entender um pouco o significado de história da educação matemática, educação matemática e saberes elementares. E, por meio da pesquisa sobre os referidos trabalhos, foi possível investigar os saberes elementares, quanto aos problemas, às medidas, as operações, a geometria e o desenho, onde tratou as abordagens e mudanças ocorridas a respeito dos conteúdos no período estudado, métodos, recursos e materiais de ensino através das fontes como: Decretos, Regulamento da Instrução Primária, programas do ensino primário em Sergipe e revistas.

Podendo então generalizar, que todos os trabalhos examinados focam no aspecto que “[...] o professor tomava objetos do cotidiano do aluno como ponto de partida para o ensino dos saberes elementares [...]” (Santos, 2016, p. 37). Ou seja, utilizavam o método intuitivo e prático, mesmo tratando de diversos conteúdos matemáticos. E diferenciavam-se em alguns tópicos, como por exemplo: Feitosa (2016) menciona o caso de exercício x problema, em que o primeiro tem somente questões a serem solucionadas e o outro apresenta enunciado envolvendo questões cotidianas quanto à aritmética e geometria. Já Ferreira (2014) focaliza o uso de recursos para entendimento dos alunos.

(10)

10 Santana (2016) destaca a mudança do papel do aluno passando a ser ativo, e Nascimento (2016) evidencia uma sequência de ensino que segue: adição, subtração, multiplicação e divisão, respectivamente. E em sua pesquisa, Santos (2014) cita o uso dos cadernos da coleção Olavo Freire para os alunos e de um guia para o professor, O Desenho linear de Abílio Cezar Borges.

Por fim, queremos destacar que esta é uma pesquisa bibliográfica que versa de um exame possível como citado anteriormente, em relação aos saberes elementares matemáticos, como foi tratado pelos TCC alunos do departamento de matemática da UFS. Dessa forma, esta narrativa pode ter continuidade para um aprofundamento ou ampliada em relação ao marco cronológico, já que frisamos o intervalo de 1900-1933.

REFERÊNCIAS

FEITOSA, L. G. A. Uma caracterização dos problemas relacionados a saberes elementares matemáticos abordados por meio do periódico A Escola (1924-1926). Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Matemática Licenciatura), Universidade Federal de Sergipe. - São Cristóvão, 2016.

FERREIRA, J. S. A aritmética da escola primária em Sergipe: uma investigação sobre conteúdos, métodos e recursos (1901-1931). Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Matemática Licenciatura), Universidade Federal de Sergipe. - São Cristóvão, 2014.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados.

FONSECA, S. S. Aproximações e distanciamentos sobre os saberes elementares geométricos no ensino primário entre Sergipe e São Paulo (1911 – 1930). 2015. 114f. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão – SE, 2015. NASCIMENTO J. L. S. Um exame sobre e se como o saber elementar aritmético

operação foi tratada em periódicos que circularam em Sergipe (1900-1931). Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Matemática Licenciatura), Universidade Federal de Sergipe. - São Cristóvão, 2016.

SANTANA, J. B. Uma investigação sobre o saber elementar medida para o ensino primário em revistas periódicas que circularam em Sergipe (1900-1933). Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Matemática Licenciatura), Universidade Federal de Sergipe. - São Cristóvão, 2016.

SANTOS, R. O. S. Uma investigação sobre o ensino de geometria e desenho nos grupos escolares (Sergipe, 1911 – 1931). Trabalho de conclusão de curso (Graduação em

Matemática Licenciatura), Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, 2014.

SANTOS, J. K. S. Saberes elementares geométricos para o ensino primário: Um exame de periódicos que circularam em Sergipe (1900-1931). Trabalho de conclusão de curso

(11)

11 (Graduação em Matemática Licenciatura), Universidade Federal de Sergipe. - São Cristóvão, 2016.

VALENTE, W. R. A matemática nos primeiros anos escolares: elementos ou rudimentos?. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.20, n.49, pp.33-47

VALENTE, W. R. Oito temas sobre história da educação matemática. Revista de Matemática, Ensino e Cultura. Natal, RN, ano 8, n.12, p. 22-50, Jan.-Jun. 2013.

Referências

Documentos relacionados

- Para resolver o problema apresentado, é necessário obter o MDC de 12,8 e 20. Para isso, vamos determinar os divisores desses números.. Vimos também que os números compostos

Obrigatório para cursos a distância e presenciais, reconhecidos, que ofertam até 20% da carga horária total do curso na m odalidade a distância, conform e Portaria 4.059 de 10 de

O candidato com deficiência que necessitar de tempo adicional para a realização da prova didática, deverá indicar sua necessidade no ato da inscrição, preencher formulário

Pode utilizar mecanismos tensores tipo Tractel: os equipamentos tensores estão presos a uma tubagem já instalada (vários tubos juntos) e ligam, através de uma viga de aço (que

Cada candidato terá no máximo 20 (vinte) minutos para desenvolver o tema proposto em nível de graduação, o que se constituirá na prova didática e, terminada

Ciência &amp; Saúde Coletiva SCOPUS Revisão Sistemática Nível de evidência: 5 Identificar instrumentos de medida construídos especificamente para o gerenciamento e

[r]

Conclusão: As lesões dentais não cariosas apresentam elevada prevalência entre os pacientes com refluxo gastroesofágico, ocorrendo baixa freqüência de