• Nenhum resultado encontrado

I N O V A D O R E S P O R P A I X Ã O I N O V A D O R E S P O R P A I X Ã O

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "I N O V A D O R E S P O R P A I X Ã O I N O V A D O R E S P O R P A I X Ã O"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

OLIVO_NEL_CUORE_GB_2016 NO TEXT:Layout 1 4-05-2016 15:53 Pagina 1

Processamento

de lote

Processamento

industrial

O mundo Pieralisi

O azeite extraído de cada lote deve ser mantido identificado com o nome da sua procedência, motivo pelo qual é neces-sário que as azeitonas estejam separadas durante todo o ciclo de processamento. Dessa forma, cada lote será registrado com seu rendimento e o custo da moa-gem será a cargo do cliente.

O objetivo do lagar de azeite é atender as expectativas dos clientes e garantir-lhes o recebimento do seu próprio azeite.

Isso é possível graças à característica específica do sistema de processamento das azeitonas, que é apropriado para uma fácil separação dos lotes.

A fim de garantir a qualidade do azeite obtido, o lagar de azeite tem de ser capaz de controlar todo o processo por meio de sistemas de ajuste e monitoramento de parâmetros do processo, tais como temperatura, tempo, fluxo, lavagem etc.

Esses parâmetros devem ser ajustados às características dos diferentes lotes.

Olivo

nel

cuore

Olivo

nel

cuore

No processamento industrial, as azeitonas são selecionadas de acordo com sua variedade, e, em muitos casos, de acordo com sua origem: azeitonas colhidas na árvore e azeitonas colhidas no terreno.

Para cada lote de azeitonas, são recolhidos os dados de identificação do cliente. Determinam-se a quantidade e a qualidade do lote a partir de uma amostra, em seguida o produto é armazenado à espera do processamento. O processo de extração ocorre,

portanto, sem interrupção, e as máquinas são paradas somente para os processos de limpeza e manutenção.

É evidente que um sistema desse tipo permite otimizar ao máximo o volume de processamento para minimizar o tempo ocioso das máquinas ao alimentar continuamente o decanter e consequentemente melhorar o rendimento da planta.

Com esse sistema, o ajuste do tempo e temperatura de processamento é uma operação muito simples, graças à homogeneidade do produto e à

continuidade do processo. Os tempos de batimento são definidos na fase de concepção e dimensionamento da batedeira e da capacidade horária do decanter, enquanto as temperaturas são definidas de uma forma padrão de modo a se ter durante o processo de extração um batimento na temperatura correta.

O objetivo do lagar

de azeite é atender

as expectativas dos

clientes e

garantir-lhes o recebimento

do seu próprio

azeite.

MOLINOVA Série OURO: a solução perfeita para processamento de lote

Sistema contínuo SPI para processamento industrial

O Grupo Pieralisi é a única empresa do setor que pode fornecer a todos os seus clientes uma planta “turnkey”.

Projetamos e realizamos nossas plantas, produzimos as máquinas para todas as fases do processamento de azeitonas: desfolhamento, lavagem, moagem, batimento, extração e separação.

Nossa empresa é certificada UNI EN ISO 9001 e todas as máquinas são projetadas e fabricadas segundo rígidos padrões de qualidade e de segurança das diretivas primárias, tais como a Direttiva Macchine 2006/42/CE (Diretiva Máquinas), a Direttiva Bassa Tensione 2006/95/CE (Diretiva Baixa Tensão), Direttiva Compatibilità Elettromag-netica 2004/108/CE (Diretiva

Compatibi-lidade Eletromagnética), a Direttiva ATEX 94/9/CE (Diretiva ATEX) e a regulamen-tação UL.

Comprar uma planta Pieralisi não

signi-fica apenas adquirir um excelente produto, mas tornar-se parte de um mundo onde o cliente é assessorado e acompanhado em todas

as fases, desde o projeto ao trabalho finalizado, sem jamais ser abandonado mesmo depois do start-up.

Oferecemos aos clientes a assessoria técnica e comercial com a escolha do sistema de maquinário mais adequado para as suas necessidades, para, em seguida, cuidar da realização de layout perso-nalizado, da instalação e de testes do sistema realizados por técnicos especializados que também garantem um serviço pós-venda pon-tual e eficaz que continua ao longo do tempo com atividades de manutenção programada e assistência técnica.

O mesmo cuidado que o Grupo Pieralisi dedica à concepção e a cons-trução de máquinas é atribuído à produção de peças de reposição original, de modo que cada máquina possa garantir no tempo máximo a confiabilidade e o desempenho ideal, sem alterar as propriedades de produtos manufaturados. Todas as peças de reposição originais são construídas de acordo com os mais altos padrões de qualidade e são cobertas pela garantia.

Este é o mundo Pieralisi: um mundo onde o cliente se torna nosso parceiro. A Pieralisi organiza workshops regulares para infor-mações técnicas, regulatórias, de gestão e de marketing e reuniões in-house focadas nas inovações de produto e de processo.

Fo to s e c ar ac te rí st ic as t éc ni ca s n ão s ão v in cu la tiv as . A e m pr es a s e r es er va o d ire ito d e m od ifi ca r a s c ar ac te rí st ic as d e s eu s p ro du to s s em av iso p ré vi o. M ar ca s r eg is tr ad as . M at er ia l p ub lic itá ri o © c op yr ig ht . T od os o s d ire ito s r es er va do s. www.pieralisi.com I N O V A D O R E S P O R P A I X Ã O I N O V A D O R E S P O R P A I X Ã O

(2)

Olivo

nel

cuore

Método tradicional

Método continuo

Extração Trifásica

Extração Bifásica

(sem adição de água)

Extração Multifásica

(sem adição de água)

Separação Polpa Caroço

Segunda Centrifugação

SISTEMA DE EXTRAÇÃO

TRÊS E DUAS FASES

SISTEMA DE EXTRAÇÃO

É o mesmo que foi usado na antiguidade. O ciclo de processamento começa com a remoção das folhas e a lavagem das azeitonas para eliminar todas as impurezas eventualmente presentes que possam causar no azeite sabores e odores desagradáveis.

As azeitonas são processadas por meio de duas ou mais rodas de granito chamadas moendas que moem a polpa e o caroço; as moendas não se apoiam diretamente sobre o fundo do tanque, mas estão espaçadas em alguns milí-metros para evitar o amassamento excessivo dos caroços, importante para drenagem na próxima fase de prensagem. A pasta resultante é continuamente

agitada pelas lâminas graças a esse efeito de amassamento, que facilita a separa-ção de óleo.

A pasta de azeitona, assim obtida é espa-lhada sobre vários discos de filtração que são empilhados em uma torre e em seguida pressionados mecanicamente onde o óleo é separado da pasta. O processo de pressão dura cerca de 60 minutos. As fibras resultantes do esforço bem como os fragmentos dos caroços, servem como um filtro e permitem a passagem apenas dos líquidos

Desta forma, obtemos a separação do bagaço (parte sólida) e a pasta de óleo e água que se acumulam em bacias de sedimentação.

A separação final do óleo da água acontece em um separador centrifugo de pratos, que separa o óleo pronto para consumo da água vegetal e outras impurezas.

O sistema tradicional é simples na sua operação, não requer água de processo (necessita apenas um mínimo para à lava-gem do sistema), produz um bagaço bem desidratado com baixo consumo de energia.

A qualidade do óleo produzido depende essencialmente do uso correto da moagem e dos discos que são difíceis de limpar e podem transmitir sabores e odores dos últimos processamentos.

Das prensas de

implantação ao

ciclo contínuo

graças a inovação

tecnológica

Por volta da década de 1950, a prensa hi-dropneumática foi substituída pelo sistema de extração por centrifugação, por meio de uma centrifuga horizontal conhecida como decanter.

A empresa VERACI, localizada em Floren-ça, introduziu a “PRIMOLIA®” no mer-cado, uma centrifuga de cesto cilíndrico descontínuo, com descarga automática intermitente com a capacidade de separar óleo, água e sólidos.

No final dos anos 1960, a Pieralisi trans-formou o método “PRIMOLIA®” no primeiro sistema moderno de extração centrífuga contínua.

Essa realização foi o resultado de anos de pesquisa e representou uma melhoria significativa sobre o sistema de pressão, com a redução de custos e de trabalho manual. O sistema contínuo Pieralisi, operando por quase meio século e com pleno êxito no mercado internacional, é um conjunto de máquinas coordenadas em uma linha homogênea, racional e tec-nologicamente avançada. Para a moagem das azeitonas, o sistema contínuo adota trituradores de metal que consistem em um conjunto rotativo de alta velocidade. Os trituradores têm uma alta capacidade de processamento e moagem de azeitonas de um modo diferente, causando uma profunda ruptura das células que contêm o óleo e assegurando uma boa separação centrífuga com excelente rendimento. Quanto mais violenta a operação da moagem das azeitonas, mais profunda é a quebra das paredes celulares e maior será o rendimento de óleo e o conteúdo de componentes menores (por ex. polife-nóis). O método de moagem que envolve o uso de trituradores de metal é o que garante a melhor massa de azeitona para o batimento e extração do azeite através do decanter com duas, três fases, ou com o sistema DMF (multifásico).

Sistema contínuo de alta capacidade e flexibilidade de produção

AZEITONAS SISTEMA3 FASES Utilização de dois separadores centrífugos ÓLEO DE RETORNO ÁGUA DE SAÍDA AZEITE EXTRA

VIRGEM ÁGUA DE RETORNO

(apenas 3 fases) ÁGUA DE SAÍDA (apenas 2 fases) BAGAÇO PASTA DE AZEITONAS adição de ÁGUA (apenas 3 fases) Apenas 3 fases SISTEMA 2 FASES

Apenas um separador centrífugo

ÁGUA

ÁGUA VEGETAL (apenas 3 fases)

AZEITONAS ÁGUA ÓLEO ÁGUA DE SAÍDA BAGAÇO PASTA DE AZEITONAS PATÊ AZEITE EXTRA VÍRGEM

Depois do batimento, a pasta de azeitona é transporta-da para o extrator centrífugo (decanter) por uma bom-ba de fluxo ajustável. Dentro do decanter, as duas fases líquidas, óleo e água vegetal, são descarregadas por meio de duas saídas diferentes posicionadas no mesmo lado, enquanto os sólidos são descarregados através de uma terceira saída posicionada no lado oposto. Essa separação é possível devido à adição de água na pasta quente que entra no decanter, obtendo-se assim uma quantidade grande de água vegetal para ser dispensada e bagaço com aproximadamente 50% de umidade.

Óleo

Óleo Óleo Patê

Água Bagaço Bagaço Água

Bagaço

No processo bifásico, o decanter é pré-definido com somente duas saídas: uma para o azeite e outra para a água vegetal e bagaços juntos.

Com esse tipo de extração, é possível reduzir ou eliminar completamente a adição de água à pasta, com a dupla vantagem de economizar custos de eliminação e economia de recursos naturais.

O resíduo obtido pelo processamento em duas fases apresenta umidade de 60%.

Nesse processamento, o extrator centrífugo de múl-tiplas fases é disposto de modo a ter três saídas: uma para o óleo, uma para a bagaço e uma intermediária para o patê. Esse tipo de extração tem a vantagem de funcionar sem adição de água (duas fases) com a versatilidade de um extrator centrífugo que se encaixa tanto no processamento contínuo como no processa-mento de lote. A extração de múltiplas fases permite recuperar diretamente a partir do interior do tambor uma parte do chamado bagaço, “patê”, feito a partir da polpa e da umidade da azeitona sem vestígios de caroço. O processo multifásico produz um bagaço desidratado semelhante ao do processamento das três fases.

No ciclo de processamento da azeitona, é possível ter uma fase adicional para a extração do óleo restante nos bagaços. Esse processo prevê outro estágio de batimento, seguido por uma nova extração através da centrifugação de um segundo decanter, que pode ser bifásico ou trifásico. O produto final é chamado de “azeite de segunda extração”.

No caso do trifásico, os bagaços originalmente pro-cessados em um sistema bifásico podem ser secos, obtendo-se água vegetal para serem eliminados.

O bagaço obtido no processamento de duas, três fases e do sistema Pieralisi multifásico pode ser processado por um separador de polpa-caroço que permite recupe-rar a biomassa vegetal a ser destinada para a produção de energia térmica, resultando assim em uma melhor eficiência para todo

o ciclo de extração. O caroço tem um ótimo poder calorífico e é muito requerido para a alimentação de caldeiras de biocom-bustíveis, resultando na eliminação de custos para a dispo-sição desse produto.

Olivo

nel

cuore

(3)

Olivo

nel

cuore

OLIVO_NEL_CUORE_GB_2016 NO TEXT:Layout 1 4-05-2016 15:54 Pagina 4

Método tradicional

Método continuo

Extração Trifásica

Extração Bifásica

(sem adição de água)

Extração Multifásica

(sem adição de água)

Separação Polpa Caroço

Segunda Centrifugação

SISTEMA DE EXTRAÇÃO

TRÊS E DUAS FASES

SISTEMA DE EXTRAÇÃO

É o mesmo que foi usado na antiguidade. O ciclo de processamento começa com a remoção das folhas e a lavagem das azeitonas para eliminar todas as impurezas eventualmente presentes que possam causar no azeite sabores e odores desagradáveis.

As azeitonas são processadas por meio de duas ou mais rodas de granito chamadas moendas que moem a polpa e o caroço; as moendas não se apoiam diretamente sobre o fundo do tanque, mas estão espaçadas em alguns milí-metros para evitar o amassamento excessivo dos caroços, importante para drenagem na próxima fase de prensagem. A pasta resultante é continuamente

agitada pelas lâminas graças a esse efeito de amassamento, que facilita a separa-ção de óleo.

A pasta de azeitona, assim obtida é espa-lhada sobre vários discos de filtração que são empilhados em uma torre e em seguida pressionados mecanicamente onde o óleo é separado da pasta. O processo de pressão dura cerca de 60 minutos. As fibras resultantes do esforço bem como os fragmentos dos caroços, servem como um filtro e permitem a passagem apenas dos líquidos

Desta forma, obtemos a separação do bagaço (parte sólida) e a pasta de óleo e água que se acumulam em bacias de sedimentação.

A separação final do óleo da água acontece em um separador centrifugo de pratos, que separa o óleo pronto para consumo da água vegetal e outras impurezas.

O sistema tradicional é simples na sua operação, não requer água de processo (necessita apenas um mínimo para à lava-gem do sistema), produz um bagaço bem desidratado com baixo consumo de energia.

A qualidade do óleo produzido depende essencialmente do uso correto da moagem e dos discos que são difíceis de limpar e podem transmitir sabores e odores dos últimos processamentos.

Das prensas de

implantação ao

ciclo contínuo

graças a inovação

tecnológica

Por volta da década de 1950, a prensa hi-dropneumática foi substituída pelo sistema de extração por centrifugação, por meio de uma centrifuga horizontal conhecida como decanter.

A empresa VERACI, localizada em Floren-ça, introduziu a “PRIMOLIA®” no mer-cado, uma centrifuga de cesto cilíndrico descontínuo, com descarga automática intermitente com a capacidade de separar óleo, água e sólidos.

No final dos anos 1960, a Pieralisi trans-formou o método “PRIMOLIA®” no primeiro sistema moderno de extração centrífuga contínua.

Essa realização foi o resultado de anos de pesquisa e representou uma melhoria significativa sobre o sistema de pressão, com a redução de custos e de trabalho manual. O sistema contínuo Pieralisi, operando por quase meio século e com pleno êxito no mercado internacional, é um conjunto de máquinas coordenadas em uma linha homogênea, racional e tec-nologicamente avançada. Para a moagem das azeitonas, o sistema contínuo adota trituradores de metal que consistem em um conjunto rotativo de alta velocidade. Os trituradores têm uma alta capacidade de processamento e moagem de azeitonas de um modo diferente, causando uma profunda ruptura das células que contêm o óleo e assegurando uma boa separação centrífuga com excelente rendimento. Quanto mais violenta a operação da moagem das azeitonas, mais profunda é a quebra das paredes celulares e maior será o rendimento de óleo e o conteúdo de componentes menores (por ex. polife-nóis). O método de moagem que envolve o uso de trituradores de metal é o que garante a melhor massa de azeitona para o batimento e extração do azeite através do decanter com duas, três fases, ou com o sistema DMF (multifásico).

Sistema contínuo de alta capacidade e flexibilidade de produção

AZEITONAS SISTEMA3 FASES Utilização de dois separadores centrífugos ÓLEO DE RETORNO ÁGUA DE SAÍDA AZEITE EXTRA

VIRGEM ÁGUA DE RETORNO

(apenas 3 fases) ÁGUA DE SAÍDA (apenas 2 fases) BAGAÇO PASTA DE AZEITONAS adição de ÁGUA (apenas 3 fases) Apenas 3 fases SISTEMA 2 FASES

Apenas um separador centrífugo

ÁGUA

ÁGUA VEGETAL (apenas 3 fases)

AZEITONAS ÁGUA ÓLEO ÁGUA DE SAÍDA BAGAÇO PASTA DE AZEITONAS PATÊ AZEITE EXTRA VÍRGEM

Depois do batimento, a pasta de azeitona é transporta-da para o extrator centrífugo (decanter) por uma bom-ba de fluxo ajustável. Dentro do decanter, as duas fases líquidas, óleo e água vegetal, são descarregadas por meio de duas saídas diferentes posicionadas no mesmo lado, enquanto os sólidos são descarregados através de uma terceira saída posicionada no lado oposto. Essa separação é possível devido à adição de água na pasta quente que entra no decanter, obtendo-se assim uma quantidade grande de água vegetal para ser dispensada e bagaço com aproximadamente 50% de umidade.

Óleo

Óleo Óleo Patê

Água Bagaço Bagaço Água

Bagaço

No processo bifásico, o decanter é pré-definido com somente duas saídas: uma para o azeite e outra para a água vegetal e bagaços juntos.

Com esse tipo de extração, é possível reduzir ou eliminar completamente a adição de água à pasta, com a dupla vantagem de economizar custos de eliminação e economia de recursos naturais.

O resíduo obtido pelo processamento em duas fases apresenta umidade de 60%.

Nesse processamento, o extrator centrífugo de múl-tiplas fases é disposto de modo a ter três saídas: uma para o óleo, uma para a bagaço e uma intermediária para o patê. Esse tipo de extração tem a vantagem de funcionar sem adição de água (duas fases) com a versatilidade de um extrator centrífugo que se encaixa tanto no processamento contínuo como no processa-mento de lote. A extração de múltiplas fases permite recuperar diretamente a partir do interior do tambor uma parte do chamado bagaço, “patê”, feito a partir da polpa e da umidade da azeitona sem vestígios de caroço. O processo multifásico produz um bagaço desidratado semelhante ao do processamento das três fases.

No ciclo de processamento da azeitona, é possível ter uma fase adicional para a extração do óleo restante nos bagaços. Esse processo prevê outro estágio de batimento, seguido por uma nova extração através da centrifugação de um segundo decanter, que pode ser bifásico ou trifásico. O produto final é chamado de “azeite de segunda extração”.

No caso do trifásico, os bagaços originalmente pro-cessados em um sistema bifásico podem ser secos, obtendo-se água vegetal para serem eliminados.

O bagaço obtido no processamento de duas, três fases e do sistema Pieralisi multifásico pode ser processado por um separador de polpa-caroço que permite recupe-rar a biomassa vegetal a ser destinada para a produção de energia térmica, resultando assim em uma melhor eficiência para todo

o ciclo de extração. O caroço tem um ótimo poder calorífico e é muito requerido para a alimentação de caldeiras de biocom-bustíveis, resultando na eliminação de custos para a dispo-sição desse produto.

Olivo

nel

cuore

(4)

Olivo

nel

cuore

Método tradicional

Método continuo

Extração Trifásica

Extração Bifásica

(sem adição de água)

Extração Multifásica

(sem adição de água)

Separação Polpa Caroço

Segunda Centrifugação

SISTEMA DE EXTRAÇÃO

TRÊS E DUAS FASES

SISTEMA DE EXTRAÇÃO

É o mesmo que foi usado na antiguidade. O ciclo de processamento começa com a remoção das folhas e a lavagem das azeitonas para eliminar todas as impurezas eventualmente presentes que possam causar no azeite sabores e odores desagradáveis.

As azeitonas são processadas por meio de duas ou mais rodas de granito chamadas moendas que moem a polpa e o caroço; as moendas não se apoiam diretamente sobre o fundo do tanque, mas estão espaçadas em alguns milí-metros para evitar o amassamento excessivo dos caroços, importante para drenagem na próxima fase de prensagem. A pasta resultante é continuamente

agitada pelas lâminas graças a esse efeito de amassamento, que facilita a separa-ção de óleo.

A pasta de azeitona, assim obtida é espa-lhada sobre vários discos de filtração que são empilhados em uma torre e em seguida pressionados mecanicamente onde o óleo é separado da pasta. O processo de pressão dura cerca de 60 minutos. As fibras resultantes do esforço bem como os fragmentos dos caroços, servem como um filtro e permitem a passagem apenas dos líquidos

Desta forma, obtemos a separação do bagaço (parte sólida) e a pasta de óleo e água que se acumulam em bacias de sedimentação.

A separação final do óleo da água acontece em um separador centrifugo de pratos, que separa o óleo pronto para consumo da água vegetal e outras impurezas.

O sistema tradicional é simples na sua operação, não requer água de processo (necessita apenas um mínimo para à lava-gem do sistema), produz um bagaço bem desidratado com baixo consumo de energia.

A qualidade do óleo produzido depende essencialmente do uso correto da moagem e dos discos que são difíceis de limpar e podem transmitir sabores e odores dos últimos processamentos.

Das prensas de

implantação ao

ciclo contínuo

graças a inovação

tecnológica

Por volta da década de 1950, a prensa hi-dropneumática foi substituída pelo sistema de extração por centrifugação, por meio de uma centrifuga horizontal conhecida como decanter.

A empresa VERACI, localizada em Floren-ça, introduziu a “PRIMOLIA®” no mer-cado, uma centrifuga de cesto cilíndrico descontínuo, com descarga automática intermitente com a capacidade de separar óleo, água e sólidos.

No final dos anos 1960, a Pieralisi trans-formou o método “PRIMOLIA®” no primeiro sistema moderno de extração centrífuga contínua.

Essa realização foi o resultado de anos de pesquisa e representou uma melhoria significativa sobre o sistema de pressão, com a redução de custos e de trabalho manual. O sistema contínuo Pieralisi, operando por quase meio século e com pleno êxito no mercado internacional, é um conjunto de máquinas coordenadas em uma linha homogênea, racional e tec-nologicamente avançada. Para a moagem das azeitonas, o sistema contínuo adota trituradores de metal que consistem em um conjunto rotativo de alta velocidade. Os trituradores têm uma alta capacidade de processamento e moagem de azeitonas de um modo diferente, causando uma profunda ruptura das células que contêm o óleo e assegurando uma boa separação centrífuga com excelente rendimento. Quanto mais violenta a operação da moagem das azeitonas, mais profunda é a quebra das paredes celulares e maior será o rendimento de óleo e o conteúdo de componentes menores (por ex. polife-nóis). O método de moagem que envolve o uso de trituradores de metal é o que garante a melhor massa de azeitona para o batimento e extração do azeite através do decanter com duas, três fases, ou com o sistema DMF (multifásico).

Sistema contínuo de alta capacidade e flexibilidade de produção

AZEITONAS SISTEMA3 FASES Utilização de dois separadores centrífugos ÓLEO DE RETORNO ÁGUA DE SAÍDA AZEITE EXTRA

VIRGEM ÁGUA DE RETORNO

(apenas 3 fases) ÁGUA DE SAÍDA (apenas 2 fases) BAGAÇO PASTA DE AZEITONAS adição de ÁGUA (apenas 3 fases) Apenas 3 fases SISTEMA 2 FASES

Apenas um separador centrífugo

ÁGUA

ÁGUA VEGETAL (apenas 3 fases)

AZEITONAS ÁGUA ÓLEO ÁGUA DE SAÍDA BAGAÇO PASTA DE AZEITONAS PATÊ AZEITE EXTRA VÍRGEM

Depois do batimento, a pasta de azeitona é transporta-da para o extrator centrífugo (decanter) por uma bom-ba de fluxo ajustável. Dentro do decanter, as duas fases líquidas, óleo e água vegetal, são descarregadas por meio de duas saídas diferentes posicionadas no mesmo lado, enquanto os sólidos são descarregados através de uma terceira saída posicionada no lado oposto. Essa separação é possível devido à adição de água na pasta quente que entra no decanter, obtendo-se assim uma quantidade grande de água vegetal para ser dispensada e bagaço com aproximadamente 50% de umidade.

Óleo

Óleo Óleo Patê

Água Bagaço Bagaço Água

Bagaço

No processo bifásico, o decanter é pré-definido com somente duas saídas: uma para o azeite e outra para a água vegetal e bagaços juntos.

Com esse tipo de extração, é possível reduzir ou eliminar completamente a adição de água à pasta, com a dupla vantagem de economizar custos de eliminação e economia de recursos naturais.

O resíduo obtido pelo processamento em duas fases apresenta umidade de 60%.

Nesse processamento, o extrator centrífugo de múl-tiplas fases é disposto de modo a ter três saídas: uma para o óleo, uma para a bagaço e uma intermediária para o patê. Esse tipo de extração tem a vantagem de funcionar sem adição de água (duas fases) com a versatilidade de um extrator centrífugo que se encaixa tanto no processamento contínuo como no processa-mento de lote. A extração de múltiplas fases permite recuperar diretamente a partir do interior do tambor uma parte do chamado bagaço, “patê”, feito a partir da polpa e da umidade da azeitona sem vestígios de caroço. O processo multifásico produz um bagaço desidratado semelhante ao do processamento das três fases.

No ciclo de processamento da azeitona, é possível ter uma fase adicional para a extração do óleo restante nos bagaços. Esse processo prevê outro estágio de batimento, seguido por uma nova extração através da centrifugação de um segundo decanter, que pode ser bifásico ou trifásico. O produto final é chamado de “azeite de segunda extração”.

No caso do trifásico, os bagaços originalmente pro-cessados em um sistema bifásico podem ser secos, obtendo-se água vegetal para serem eliminados.

O bagaço obtido no processamento de duas, três fases e do sistema Pieralisi multifásico pode ser processado por um separador de polpa-caroço que permite recupe-rar a biomassa vegetal a ser destinada para a produção de energia térmica, resultando assim em uma melhor eficiência para todo

o ciclo de extração. O caroço tem um ótimo poder calorífico e é muito requerido para a alimentação de caldeiras de biocom-bustíveis, resultando na eliminação de custos para a dispo-sição desse produto.

Olivo

nel

cuore

(5)

OLIVO_NEL_CUORE_GB_2016 NO TEXT:Layout 1 4-05-2016 15:53 Pagina 1

Processamento

de lote

Processamento

industrial

O mundo Pieralisi

O azeite extraído de cada lote deve ser mantido identificado com o nome da sua procedência, motivo pelo qual é neces-sário que as azeitonas estejam separadas durante todo o ciclo de processamento. Dessa forma, cada lote será registrado com seu rendimento e o custo da moa-gem será a cargo do cliente.

O objetivo do lagar de azeite é atender as expectativas dos clientes e garantir-lhes o recebimento do seu próprio azeite.

Isso é possível graças à característica específica do sistema de processamento das azeitonas, que é apropriado para uma fácil separação dos lotes.

A fim de garantir a qualidade do azeite obtido, o lagar de azeite tem de ser capaz de controlar todo o processo por meio de sistemas de ajuste e monitoramento de parâmetros do processo, tais como temperatura, tempo, fluxo, lavagem etc.

Esses parâmetros devem ser ajustados às características dos diferentes lotes.

Olivo

nel

cuore

Olivo

nel

cuore

No processamento industrial, as azeitonas são selecionadas de acordo com sua variedade, e, em muitos casos, de acordo com sua origem: azeitonas colhidas na árvore e azeitonas colhidas no terreno.

Para cada lote de azeitonas, são recolhidos os dados de identificação do cliente. Determinam-se a quantidade e a qualidade do lote a partir de uma amostra, em seguida o produto é armazenado à espera do processamento. O processo de extração ocorre,

portanto, sem interrupção, e as máquinas são paradas somente para os processos de limpeza e manutenção.

É evidente que um sistema desse tipo permite otimizar ao máximo o volume de processamento para minimizar o tempo ocioso das máquinas ao alimentar continuamente o decanter e consequentemente melhorar o rendimento da planta.

Com esse sistema, o ajuste do tempo e temperatura de processamento é uma operação muito simples, graças à homogeneidade do produto e à

continuidade do processo. Os tempos de batimento são definidos na fase de concepção e dimensionamento da batedeira e da capacidade horária do decanter, enquanto as temperaturas são definidas de uma forma padrão de modo a se ter durante o processo de extração um batimento na temperatura correta.

O objetivo do lagar

de azeite é atender

as expectativas dos

clientes e

garantir-lhes o recebimento

do seu próprio

azeite.

MOLINOVA Série OURO: a solução perfeita para processamento de lote

Sistema contínuo SPI para processamento industrial

O Grupo Pieralisi é a única empresa do setor que pode fornecer a todos os seus clientes uma planta “turnkey”.

Projetamos e realizamos nossas plantas, produzimos as máquinas para todas as fases do processamento de azeitonas: desfolhamento, lavagem, moagem, batimento, extração e separação.

Nossa empresa é certificada UNI EN ISO 9001 e todas as máquinas são projetadas e fabricadas segundo rígidos padrões de qualidade e de segurança das diretivas primárias, tais como a Direttiva Macchine 2006/42/CE (Diretiva Máquinas), a Direttiva Bassa Tensione 2006/95/CE (Diretiva Baixa Tensão), Direttiva Compatibilità Elettromag-netica 2004/108/CE (Diretiva

Compatibi-lidade Eletromagnética), a Direttiva ATEX 94/9/CE (Diretiva ATEX) e a regulamen-tação UL.

Comprar uma planta Pieralisi não

signi-fica apenas adquirir um excelente produto, mas tornar-se parte de um mundo onde o cliente é assessorado e acompanhado em todas

as fases, desde o projeto ao trabalho finalizado, sem jamais ser abandonado mesmo depois do start-up.

Oferecemos aos clientes a assessoria técnica e comercial com a escolha do sistema de maquinário mais adequado para as suas necessidades, para, em seguida, cuidar da realização de layout perso-nalizado, da instalação e de testes do sistema realizados por técnicos especializados que também garantem um serviço pós-venda pon-tual e eficaz que continua ao longo do tempo com atividades de manutenção programada e assistência técnica.

O mesmo cuidado que o Grupo Pieralisi dedica à concepção e a cons-trução de máquinas é atribuído à produção de peças de reposição original, de modo que cada máquina possa garantir no tempo máximo a confiabilidade e o desempenho ideal, sem alterar as propriedades de produtos manufaturados. Todas as peças de reposição originais são construídas de acordo com os mais altos padrões de qualidade e são cobertas pela garantia.

Este é o mundo Pieralisi: um mundo onde o cliente se torna nosso parceiro. A Pieralisi organiza workshops regulares para infor-mações técnicas, regulatórias, de gestão e de marketing e reuniões in-house focadas nas inovações de produto e de processo.

Fo to s e c ar ac te rí st ic as t éc ni ca s n ão s ão v in cu la tiv as . A e m pr es a s e r es er va o d ire ito d e m od ifi ca r a s c ar ac te rí st ic as d e s eu s p ro du to s s em av iso p ré vi o. M ar ca s r eg is tr ad as . M at er ia l p ub lic itá ri o © c op yr ig ht . T od os o s d ire ito s r es er va do s. www.pieralisi.com I N O V A D O R E S P O R P A I X Ã O I N O V A D O R E S P O R P A I X Ã O

(6)

Processamento

de lote

Processamento

industrial

O mundo Pieralisi

O azeite extraído de cada lote deve ser mantido identificado com o nome da sua procedência, motivo pelo qual é neces-sário que as azeitonas estejam separadas durante todo o ciclo de processamento. Dessa forma, cada lote será registrado com seu rendimento e o custo da moa-gem será a cargo do cliente.

O objetivo do lagar de azeite é atender as expectativas dos clientes e garantir-lhes o recebimento do seu próprio azeite.

Isso é possível graças à característica específica do sistema de processamento das azeitonas, que é apropriado para uma fácil separação dos lotes.

A fim de garantir a qualidade do azeite obtido, o lagar de azeite tem de ser capaz de controlar todo o processo por meio de sistemas de ajuste e monitoramento de parâmetros do processo, tais como temperatura, tempo, fluxo, lavagem etc.

Esses parâmetros devem ser ajustados às características dos diferentes lotes.

Olivo

nel

cuore

Olivo

nel

cuore

No processamento industrial, as azeitonas são selecionadas de acordo com sua variedade, e, em muitos casos, de acordo com sua origem: azeitonas colhidas na árvore e azeitonas colhidas no terreno.

Para cada lote de azeitonas, são recolhidos os dados de identificação do cliente. Determinam-se a quantidade e a qualidade do lote a partir de uma amostra, em seguida o produto é armazenado à espera do processamento. O processo de extração ocorre,

portanto, sem interrupção, e as máquinas são paradas somente para os processos de limpeza e manutenção.

É evidente que um sistema desse tipo permite otimizar ao máximo o volume de processamento para minimizar o tempo ocioso das máquinas ao alimentar continuamente o decanter e consequentemente melhorar o rendimento da planta.

Com esse sistema, o ajuste do tempo e temperatura de processamento é uma operação muito simples, graças à homogeneidade do produto e à

continuidade do processo. Os tempos de batimento são definidos na fase de concepção e dimensionamento da batedeira e da capacidade horária do decanter, enquanto as temperaturas são definidas de uma forma padrão de modo a se ter durante o processo de extração um batimento na temperatura correta.

O objetivo do lagar

de azeite é atender

as expectativas dos

clientes e

garantir-lhes o recebimento

do seu próprio

azeite.

MOLINOVA Série OURO: a solução perfeita para processamento de lote

Sistema contínuo SPI para processamento industrial

O Grupo Pieralisi é a única empresa do setor que pode fornecer a todos os seus clientes uma planta “turnkey”.

Projetamos e realizamos nossas plantas, produzimos as máquinas para todas as fases do processamento de azeitonas: desfolhamento, lavagem, moagem, batimento, extração e separação.

Nossa empresa é certificada UNI EN ISO 9001 e todas as máquinas são projetadas e fabricadas segundo rígidos padrões de qualidade e de segurança das diretivas primárias, tais como a Direttiva Macchine 2006/42/CE (Diretiva Máquinas), a Direttiva Bassa Tensione 2006/95/CE (Diretiva Baixa Tensão), Direttiva Compatibilità Elettromag-netica 2004/108/CE (Diretiva

Compatibi-lidade Eletromagnética), a Direttiva ATEX 94/9/CE (Diretiva ATEX) e a regulamen-tação UL.

Comprar uma planta Pieralisi não

signi-fica apenas adquirir um excelente produto, mas tornar-se parte de um mundo onde o cliente é assessorado e acompanhado em todas

as fases, desde o projeto ao trabalho finalizado, sem jamais ser abandonado mesmo depois do start-up.

Oferecemos aos clientes a assessoria técnica e comercial com a escolha do sistema de maquinário mais adequado para as suas necessidades, para, em seguida, cuidar da realização de layout perso-nalizado, da instalação e de testes do sistema realizados por técnicos especializados que também garantem um serviço pós-venda pon-tual e eficaz que continua ao longo do tempo com atividades de manutenção programada e assistência técnica.

O mesmo cuidado que o Grupo Pieralisi dedica à concepção e a cons-trução de máquinas é atribuído à produção de peças de reposição original, de modo que cada máquina possa garantir no tempo máximo a confiabilidade e o desempenho ideal, sem alterar as propriedades de produtos manufaturados. Todas as peças de reposição originais são construídas de acordo com os mais altos padrões de qualidade e são cobertas pela garantia.

Este é o mundo Pieralisi: um mundo onde o cliente se torna nosso parceiro. A Pieralisi organiza workshops regulares para infor-mações técnicas, regulatórias, de gestão e de marketing e reuniões in-house focadas nas inovações de produto e de processo.

Fo to s e c ar ac te rí st ic as t éc ni ca s n ão s ão v in cu la tiv as . A e m pr es a s e r es er va o d ire ito d e m od ifi ca r a s c ar ac te rí st ic as d e s eu s p ro du to s s em av iso p ré vi o. M ar ca s r eg is tr ad as . M at er ia l p ub lic itá ri o © c op yr ig ht . T od os o s d ire ito s r es er va do s. www.pieralisi.com I N O V A D O R E S P O R P A I X Ã O I N O V A D O R E S P O R P A I X Ã O

Referências

Documentos relacionados

Marcos Justo Tramontini, em A organização social dos imigrantes: a colônia de São Leopoldo na fase pioneira (1824-1850), partiu da análise dos conflitos ocorridos

Catálogo “A2dois” / Centro de Novas Tendências Artísticas, Museu de Francisco Tavares Proença Júnior Catálogo Alquimias dos Pensamentos das Artes / Casa dos Melos, Faculdade

evapora-se a água presente em suas folhas e também a água presente abaixo do solo, que é captada pelas raízes. Vale destacar que uma maior umidade do ar contribui para evitar que em

C/COMP

2.585/17 – Paulo Henrique Maiolino: Manutenção na iluminação das Ruas 43 e 80 do Bairro Parque Rodrigo Barreto.

A partir dos resultados obtidos tornou-se possível confrontar as condições gerais encontradas nos dois tipos de instituições, que classificou pelo enfoque do avaliador as