• Nenhum resultado encontrado

Recuperação 2ª etapa Exercícios gramaticais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Recuperação 2ª etapa Exercícios gramaticais"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Recuperação 2ª etapa Exercícios gramaticais 1) Indique o que se pede em:

a) Acordava ainda no escuro. Sujeito: ___________________ Núcleo do sujeito: ____________ Predicado: ________________________ VERBO: ______________

b) Durante o dia, o vento e o frio brigavam com as folhas. Sujeito: ______________________________ Núcleo do sujeito: ______________________ Predicado: __________________________ Núcleo do predicado: ___________________ VERBO: _______________

c) E eis que o peixe estava na mesa. Sujeito: ____________________________ Núcleo do sujeito: ____________________ Predicado: ___________________________ Núcleo do predicado: ___________________ VERBO: _______________

d) O moço meteu a mão na maçaneta. Sujeito: _______________________________ Núcleo do sujeito: _________________

Predicado: _________________

Núcleo do predicado: ____________________ VERBO: _____________

e) Uma casa melhor é necessária. sujeito: ___________________

núcleo do sujeito: ______________________ predicado: _______________________________ núcleo do predicado: _______________________ VERBO: _______________

(2)

2) Classifique os sujeitos das orações abaixo:

(a) sujeito indeterminado ( ) Houve manifestações de rebeldes contra ao líder Kadafi. (b) sujeito oculto (desinencial) ( ) Alguém abriu a porta dos fundos.

(c) Sujeito simples ( ) Os USA e o Japão ganharam muitas medalhas. (d) Sujeito composto ( ) Rebeldes comemoram vitória em cidade do Leste. (e) Oração sem sujeito ( ) Encontraram muitos mortos na enchente em Petrópolis.

( ) Ventava muito naquela região.

3) Complete as frases abaixo, fazendo a concordância da palavras indicadas entre parênteses.

1. Soldados e governo __________________ ações bélicas contra inimigos. (praticar) 2. _________ em busca de paz: o presidente, o papa e a rainha da Inglaterra. ( ir )

3. O presidente, o governador e o prefeito _____________________ um grupo a favor da paz mundial. (formar)

4. Ontem, em virtude da violência urbana, o povo brasileiro ______________ às ruas e ____________. (sair / protestar )

5. Foi ele quem ______________________ a guerra. (provocar)

6. O povo ____________________ de pé o acordo de paz entre as nações. (aplaudir) 7. ____ pessoas presas neste local. (haver)

8. _________ cinco dias que não atacam mais nosso país. (fazer)

9. As pessoas _____________ campanhas pela paz em todo o país. (fazer)

10. ______ cinco horas de viagem até a capital do país. (ser).

4) Complete as orações usando adequadamente um dos seguintes verbos de ligação, use o presente do indicativo: ser, estar, permanecer, ficar, parecer, continuar, tornar-se, virar.

a) Ela ___________________ triste, pois seu pai _________________ doente. b) Aquela mulher ainda ___________________uma cantora de sucesso. c) Suas palavras ____________________ música aos meus ouvidos. d) Apesar do calor, ele __________________ agasalhado.

e) _______________ todos candidatos à eleição.

5) Defina predicativo do sujeito e dê exemplo numa oração:

___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ 6) Observe as orações: “A vovó ficou louca?”

Isso é um cachecol! a) Identifique o sujeito e o predicado de cada uma.

___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ b) Identifique o verbo de ligação de cada uma.

___________________________________________________________________________________ c) Qual é a função sintática dos termos louca e um cachecol?

(3)

a) A girafa é um animal herbívoro.

VL _____________________________ Predicativo do sujeito ____________________________ b) Nesta temperatura, a água vira gelo.

VL ______________________________ Predicativo do sujeito _____________________________ c) Pela manhã, os animais parecem mais preguiçosos.

VL _____________________________ predicativo do sujeito _______________________________ d) Muitas espécies de ave continuam ameaçadas.

VL ____________________________ Predicativo do sujeito ________________________________

Preposições - Exercicios

1. Complete as orações com as preposições (puras ou não) mais adequadas. a) Entregue estas flores _______ morador.

b) Gosto _______ sorvete ________ baunilha _______ calda ______ caramelo.

c) __________ casa _________ meus avós, sempre comemos sobremesa __________ o almoço. d) _________ voltar, trarei presentes _____________ todos.

e) Os trabalhos feitos ___________ alunos foram entregues ________ o funcionário.

2. Você sabe que uma preposição pode apresentar diferentes sentidos: material de que algo é feito, conteúdo, lugar, tempo, finalidade, meio, companhia etc. Identifique o valor semântico das preposições em:

a) Naquela casa morava uma família sem condições financeiras. _________________________ b) Estou usando óculos para ver melhor. ____________________________________________ c) Fomos à escola de ônibus. _____________________________________________________ d) Após o sinal, vou recolher as provas dos alunos. ____________________________________ e) Trabalho com seu irmão. ______________________________________________________ f) Perdi meu giz de cera. ________________________________________________________ 3. Identifique as palavras que se uniram para formar as preposições (combinações e contrações abaixo):

a) Obrigada pela atenção! _______________________________________________________ b) Estudei nesta escola. _________________________________________________________ c) Entregue o trabalho àquela funcionária. ___________________________________________ d) Preciso daquele livro agora. _____________________________________________________ e) Fui à escola mais cedo hoje. _____________________________________________________

(4)

4. Observe a tirinha.

a) Copie as preposições puras que aparecem na tirinha.

_____________________________________________________________________________ b) Copie as contrações que aparecem na tirinha.

______________________________________________________________________________

Interpretação de texto

OS GNOMOS E O SAPATEIRO

Era uma vez um sapateiro tão pobre, tão pobre, que só lhe restava couro para um único par de sapatos. Certa noite, quando ia começar a fazê-lo, sentiu-se cansado. Apenas recortou uma tira de couro e deixou para terminar o serviço no dia seguinte.

De manhã, quando voltou para a mesa de sua oficina, encontrou o par de sapatos prontinho. Apanhou cada um dos sapatos e examinou-os, tentando descobrir quem os havia confeccionado, mas não conseguiu: era um verdadeiro mistério. Intrigava-o ainda mais o fato de que aquele par de sapatos era o mais perfeito que ele já tinha visto.

O sapateiro ainda estava parado, pensando, com o par de sapatos na mão, quando um freguês entrou em sua oficina. O homem apaixonou-se pelos sapatos e fez questão de comprá-los imediatamente. Peter, o sapateiro, não desejava vende-los; queria primeiro descobrir como haviam aparecido em sua mesa. Mas o freguês lhe ofereceu tanto dinheiro pelos sapatos que ele terminou concordando em vendê-los.

Peter usou o dinheiro para comprar mais couro. À noite, cortou o material e foi se deitar.

No dia seguinte, aconteceu a mesma coisa: os sapatos apareceram prontos e em seguida veio um freguês que os comprou por um preço altíssimo.

E, assim, os dias se passavam e o sapateiro se tornava cada vez mais rico. Até que Heidi, sua mulher, sugeriu:

─ Precisamos descobrir o que está acontecendo! Em vez de ir dormir, vamos nos esconder atrás da porta e espiar.

À meia-noite em ponto surgiram dois graciosos gnomos, completamente nus. Sentaram-se na mesa de Peter com tanta rapidez que ele e sua mulher não conseguiam enxergar os movimentos de suas mãos.

Heidi ficou encantada com os gnomos:

─ Eles nos ajudaram, agora estamos ricos! ─ disse. ─ Mas os dois homenzinhos estão com frio! Isso não é justo! Vou costurar roupinhas lindas para eles.

(5)

E assim o fizeram. Naquela noite colocaram as roupinhas ao lado do couro, e se esconderam. Os homenzinhos adoraram o presente.

Desse dia em diante, os dois gnomos nunca mais voltaram, mas mesmo assim Peter, Heidi e os filhos viveram felizes para sempre.

contos de Grimm: Jacob e Wilhelm Grimm.

1) Indique qual é o assunto do texto.

2) No texto em estudo aparecem fatos que fogem à realidade e nos levam ao mundo do fantástico. Comprove a afirmativa.

3) Explicite o fato que acontece no conto que é responsável por modificar o rumo da história. 4) Liste os elementos da narrativa aparecem no texto?

Estudo de texto

Leia o poema a seguir: Lagoa

Eu não vi o mar.

Não sei se o mar é bonito, não sei se o mar é bravo. O mar não me importa. Eu vi a lagoa.

A lagoa, sim. A lagoa é grande e calma também. Na chuva de cores da tarde que explode a lagoa se pinta de todas as cores. Eu não vi o mar. Eu vi a lagoa...

ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2002.p.14 1) Explique por que a visão da lagoa é mais importante para o eu lírico do que a do mar.

___________________________________________________________________________________ __

___________________________________________________________________________________ __

2) Escreva os adjetivos presentes no poema e explique a função sintática que exercem.

___________________________________________________________________________________ __

3) Observe os verbos que ligam os sujeitos aos predicativos nos versos. O que se pode concluir quanto à função sintática desse verbo?

(6)

__

Complete adequadamente com a ou há.

a) Meu irmão e eu fomos ________ muito tempo ________ São Paulo. b) Cheguei ________ poucos minutos.

c) Não como chocolate ________ dois meses.

d) Daqui ________ pouco saberemos quem vai chegar.

Leia a tirinha:

1) Explicite a estratégia de humor do texto. 2) Narre o fato expresso na tira.

Leia o texto:

Definição de saudade

Dr. Rogério Brandão, médico oncologista. Como médico cancerologista, já calejado com longos 29 anos de atuação profissional (…) posso afirmar que cresci e modifiquei-me com os dramas vivenciados pelos meus pacientes.

Não conhecemos nossa verdadeira dimensão até que, pegos pela adversidade, descobrimos que somos capazes de ir muito mais além.

Recordo-me com emoção do Hospital do Câncer de Pernambuco, onde dei meus primeiros passos como profissional…

Comecei a frequentar a enfermaria infantil e apaixonei-me pela oncopediatria.

Vivenciei os dramas dos meus pacientes, crianças vítimas inocentes do câncer. Com o nascimento da minha primeira filha, comecei a me acovardar ao ver o sofrimento das crianças.

Até o dia em que um anjo passou por mim! Meu anjo veio na forma de uma criança já com 11 anos, calejada por dois longos anos de tratamentos diversos, manipulações, injeções e todos os desconfortos trazidos pelos programas de químicos e radioterapias. Mas nunca vi o pequeno anjo fraquejar. Vi-a chorar muitas vezes; também vi medo em seus olhinhos; porém, isso é humano! Um dia, cheguei ao hospital cedinho e encontrei meu anjo sozinho no quarto. Perguntei pela mãe.

A resposta que recebi, ainda hoje, não consigo contar sem vivenciar profunda emoção:

– Tio, – disse-me ela – às vezes minha mãe sai do quarto para chorar escondido nos corredores… Quando eu morrer, acho que ela vai ficar com muita saudade. Mas, eu não tenho medo de morrer, tio. Eu não nasci para esta vida!

Indaguei:

(7)

– Olha tio, quando a gente é pequena, às vezes, vamos dormir na cama do nosso pai e, no outro dia, acordamos em nossa própria cama, não é? (Lembrei das minhas filhas, na época, crianças de 6 e 2 anos, com elas, eu procedia exatamente assim.)

– É isso mesmo.

– Um dia eu vou dormir e o meu Pai vem me buscar. – Vou acordar na casa Dele, na minha vida verdadeira!

Fiquei “entupigaitado”, não sabia o que dizer. Chocado com a maturidade com que o sofrimento acelerou a visão e a espiritualidade daquela criança.

– E minha mãe vai ficar com saudades – emendou ela.

Emocionado, contendo uma lágrima e um soluço, perguntei: – E o que saudade significa para você, minha querida?

– Saudade é o amor que fica!

Hoje, aos 53 anos de idade, desafio qualquer um a dar uma definição melhor, mais direta e simples para a palavra saudade:” é o amor que fica! “.

Meu anjinho já se foi, há longos anos.

Mas, deixou-me uma grande lição que ajudou a melhorar a minha vida, a tentar ser mais humano e carinhoso com meus doentes, a repensar meus valores.

Quando a noite chega, se o céu está limpo e vejo uma estrela, chamo pelo “meu anjo”, que brilha e resplandece no céu. Imagino ser ela uma fulgurante estrela em sua nova e eterna casa.

Obrigado anjinho, pela vida bonita que teve, pelas lições que me ensinaste, pela ajuda que me deste.

Que bom que existe saudade! O amor que ficou é eterno.

Questões:

1. O autor narra um acontecimento que marcou a sua vida, de maneira profunda. Que acontecimento é esse? Por que foi marcante para ele?

2. Explique a seguinte passagem do texto: “Não conhecemos nossa verdadeira dimensão até que, pegos pela adversidade, descobrimos que somos capazes de ir muito mais além.”.

3. Com qual objetivo o autor escreveu esse texto, tendo em vista o público ao qual ele quer atingir? 4. Leia o seguinte trecho retirado do texto:

“Vi-a chorar muitas vezes; também vi medo em seus olhinhos; porém, isso é humano!”. As palavras sublinhadas referem-se a quem?

5. Em “Fiquei “entupigaitado”, não sabia o que dizer.”, a palavra destacada não poderia ser substituída por:

a) chocado b) preocupado c) embaraçado

Referências

Documentos relacionados

As empresas aderidas ao PSQ-BC totalizaram 44 empresas, atestando a evolução do programa e sua aceitação pelo setor cerâmico como uma forma de acompanhar e comprovar a

O candidato e seu responsável legalmente investido (no caso de candidato menor de 18 (dezoito) anos não emancipado), são os ÚNICOS responsáveis pelo correto

Tabela de Preços Supremo | São Paulo - Capital Data das tabelas: Setembro/2020 até Agosto/2021 Atualização do material: Setembro/2020.. 515 F

Exemplos: “Como você vai fazer para superar o problema?” construindo um processo “Como é que você faz para ajudar tantas pessoas?” desconstruindo/aprendendo o processo

Túnel tipo IQF (Congelamento rápido individual) – Esta técnica é utilizada quando se pretendem obter morangos inteiros congelados com a textura pouco

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

iv. Desenvolvimento de soluções de big data aplicadas à gestão preditiva dos fluxos de movimentação portuária de mercadorias e passageiros. d) Robótica oceânica: criação

( 5. 1) Fornecer alimentação AC ou DC (tensão e corrente) adequada nos bornes do gabinete de controle, em níveis compatíveis (Vn+_10%) ao bom funcionamento de seus