• Nenhum resultado encontrado

Talvez você já tenha dito ou ouvido a seguinte frase: Como o tempo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Talvez você já tenha dito ou ouvido a seguinte frase: Como o tempo"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

Pastoral

O tempo voa

“Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos e alegremo-nos nele” (Sl 118.24).

T

alvez você já tenha dito ou ouvido a seguinte frase: “Como o tem-po está passando rápido!”. A sensação que temos é essa mesmo. Afi-nal, faltam apenas 70 dias para o fim do ano: “2012 voou!”. É claro que um minuto continua tendo a mesma duração que sempre teve, mas temos a impressão de que o tempo está passando mais rápido, porque as coisas que nos cercam estão acontecendo mais depressa. Vivemos num mundo marcado pelo imediatismo. Se o computador demora alguns milé-simos de segundo a mais para aceitar um comando, já ficamos impacien-tes; se o lanche no drive-thru demora alguns minutos a mais, já nos cansa-mos; se alguém não nos atende ao celular no exato momento em que liga-mos, logo perguntamos: “Para que ter celular?”. Queremos tudo na hora, queremos tudo rápido e a sensação é de que o tempo está correndo e não conseguimos dar conta de tudo na mesma velocidade de antes. E ninguém quer perder tempo.

Diante desse cenário, a pergunta que precisamos fazer é a seguinte: temos feito bom uso do nosso tempo? Não podemos nos esquecer de que o tempo é algo muito precioso, não porque os céticos e materialistas dizem que tem-po é dinheiro, mas tem-porque não temos controle sobre ele. O temtem-po passa, não volta atrás e, quando falamos do nosso período de vida, somos reme-tidos à realidade de que um dia ele

vai acabar, pois a vida tem um iní-cio e um fim. O que estamos fazen-do com cada segunfazen-do de vida que o Senhor nos tem concedido? É preciso lembrar que a vida que temos, o tempo que temos é con-cedido por Deus e aproveitar cada dia de vida para nos aproximarmos mais de d’Ele, para O conhecermos melhor e consagramos mais nossa vida a Ele. Quando passamos a vi-ver o tempo a partir da perspectiva de Deus e de Sua vontade, apren-demos a dar valor e a gastar tem-po com aquilo que realmente vale a pena. A partir da ótica do Senhor,

(2)

percebemos o quanto é bom e importante usar nosso tempo para fazer o bem, para pregar e viver o amor e para estar com quem amamos.

Não é fácil organizarmos nossa agenda e estabelecermos prioridades neste mundo tão conturbado e deturpado em que vivemos. A maioria das pes-soas não sabe usar seu tempo com qualidade e muitas se tornam escravas, por exemplo, do dinheiro e do poder, que consomem o tempo com velo-cidade e voravelo-cidade incríveis. Não há nada mais triste do que ver pessoas com idade avançada dizerem, ao olhar para a trajetória de suas vidas, que não souberam fazer bom uso do seu tempo.

Só temos uma chance, só temos uma vida e precisamos fazer valer a pe-na. Cada dia que Deus nos concede deve ser vivido com intensidade, sa-bedoria e propósito. “Deixa a vida me levar, vida leva eu”, diz o sambista. Não podemos, de modo algum, deixar que esse verso seja verdadeiro em nossas vidas.

Com carinho e estima pastoral, Rev. Tiago Valentin

Não faças da tua vida um rascunho. Poderás não ter tempo de passá-la a limpo.

Mário Quintana, poeta e jornalista gaúcho (1906-1994)

Vida a Dois

O abecedário do casamento cristão

Depois de 28 anos de casamento, o Pr. David Merkh e sua esposa, Carol Sue, da Primeira Igreja Batista de Atibaia (SP), prepararam esta lista de “A” a “Z” com conselhos práticos para um casa-mento que honre a Deus, reconhecendo que, sem Ele, nada podemos fazer (Jo 15:5; Sl 127:1-2). Que este trabalho possa servir como orientação aos ca-sais de nossa igreja.

Abracem seus respectivos papéis de lide-rança amorosa e submissão respeitosa. “As mulheres sejam submissas a seus próprios mari-dos, como ao Senhor” (Ef 5:22). “Marimari-dos, amai

vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja” (Ef 5:25). “Cada um de per si, também ame a sua própria esposa como a si mesmo, e a esposa respeite a seu marido” (Ef 5:33).

Brinquem e passeiem juntos como melhores amigos, sempre que puderem. “Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão”. (Pv 17:17). “Como o ferro com o ferro se afia, assim o homem ao seu ami-go” (Pv 27:17).

Cumpram as promessas e comemorem datas especiais. “A esperan-ça que se adia faz adoecer o coração, mas o desejo cumprido é árvore de vida” (Pv 13:12).

(3)

Desliguem a televisão! “Não porei coisa injusta diante dos meus olhos; aborreço o proceder dos que se desviam; nada disto se me pegará. Longe de mim o coração perverso; não quero conhecer o mal” (Sl 101:3-4).

Escutem antes de falar. “O insensato não tem prazer no entendimento, senão em externar o seu interior” (Pv 18:2).

Falem “Eu te amo”, tanto em palavras como em ação. “O seu estan-darte sobre mim é o amor” (Ct 2.4).

Gastem tempo juntos nas refeições (sem distrações). “Estas palavras (…) tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa” (Dt 6:6-7).

Honrem publicamente um ao outro. “A esposa respeite a seu marido” (Ef 5:32). “Maridos (…), vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher, como parte mais frágil, tra-tai-a com dignidade”. (1 Pe 3:7).

Isolem-se de muitos compromissos externos no primeiro ano de casamento. “Homem recém-casado não sairá à guerra, nem se lhe impo-rá qualquer encargo; por um ano ficaimpo-rá livre em casa e promoveimpo-rá felicida-de à mulher que tomou” (Dt 24:5).

Jamais durmam bravos (com ira). Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo (Ef 4:26-27).

Kiss!.“Beija-me com os beijos de tua boca; porque melhor é o teu amor do que o vinho” (Ct 1:2).

Louvem a Deus juntos, na igreja. “Consideremo-nos também uns aos outros para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima” (Hb 10:24-25).

Ministrem juntos. “Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédu-los; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? Que harmonia, entre Cristo e o Ma-ligno? Ou que união, do crente com o incrédulo?” (2 Co 6:14-15). “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor!” (Js 24:15).

Nunca permitam que os filhos, pais ou outros terceiros sejam o centro de suas vidas. “Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne” (Gn 2.24).

Orem juntos com frequência. “Orai sem cessar” (1 Ts 5:17). “Orai uns pe-los outros” (Tg 5:16) “Sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações” (1 Pe 3:7).

Peçam (e concedam) perdão (não desculpas) sempre que alguém erre. “Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai pri-meiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta” (Mt 5:23-24).

Quando não conseguem resolver um problema, procurem ajuda! “Como águas profundas são os propósitos do coração do homem,

(4)

mas o homem de inteligência sabe descobri-los” (Pv 20:5). “Na mul-tidão de conselheiros há segurança” (Pv 11.14). “Instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria” (Cl 3:16).

Respeitem as opiniões contrárias um do outro; se os dois sempre concordarem, um é desnecessário!.“Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea” (Gn 2:18).

Separem os primeiros momentos depois de chegarem em casa pa-ra o “tempo de sofá”. “Vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tra-tai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida” (1 Pe 3:7).

Tirem a palavra “divórcio” do seu vocabulário. “O Senhor Deus de Is-rael diz que odeia o repúdio” (Ml 2.16).

Unam-se diante dos filhos. “Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne” (Gn 2:24).

Vão para cama juntos (no mesmo horário). “Não vos priveis um ao ou-tro, salvo talvez por mútuo consentimento, por algum tempo, para vos de-dicardes à oração e, novamente, vos ajuntardes, para que Satanás não vos tente por causa da incontinência” (1 Co 7:5).

Xingar, nunca!. “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, as-sim, transmita graça aos que ouvem” (Ef 4:29).

Zelem pelo prazer sexual um do outro, e não de si mesmos. “O meu amado é meu, e eu sou dele (Ct 2:16). A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim o marido; e também, semelhantemente, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim a mulher” (1 Co 7:4).

Por David e Carol Sue Merkh

O casamento é como uma longa viagem num pequeno barco a remo: se um passageiro começar a balançar o barco, o outro terá de estabilizá-lo; caso contrário, os dois afundarão juntos.

David Reuben, médico e sexólogo norte-americano

Cotidiano

Prática religiosa gera vida longa

Em entrevista à revista Veja de 10 de outubro, o psi-quiatra Harold Koenig, professor da Universidade Duke, nos EUA, afirmou que a fé religiosa ajuda as pes-soas em diversos aspectos da vida, como na redução do stress, no incentivo a práticas saudáveis e no confor-to em momenconfor-tos difíceis, entre outros benefícios. Professor da Universidade Duke, nos EUA, Koenig se de-dica há quase três décadas a estudos que relacionam reli-gião com saúde e, segundo apurou, a frequência da

(5)

prá-tica religiosa aumenta a sobrevida das pessoas em torno de 35%. Seus estudos apontam três fatores que influenciam a saúde de quem pratica uma religião: as crenças e o significado atribuído à vida; apoio social; e hábitos saudáveis. Quem se torna religioso na vida adulta é beneficiado especialmente no quesito psicológico e social. “A vida passa a ter mais sentido”, afirmou, “pois viver em comunidade traz esperança e o relacionamento com indivíduos que têm a mesma visão de mundo”.

Para Koenig, as enfermidades que melhor respondem à prática religiosa são as relacionadas ao stress, como as disfunções cardiovasculares e a hi-pertensão, pois tendem a ser mais reativas à disposição mental de cunho religioso. Nos casos em que a religião se torna uma fonte de stress (pelo sen-timento de culpa ou mal-estar por não conseguir cumprir as obrigações re-ligiosas), a forma como Deus é visto pelo indivíduo fará diferença em sua saúde. “Por isso, acho que faz bastante diferença acreditar num Deus amo-roso e misericordioso”, declarou.

Fonte: Verdade Gospel.com

Avisos

Assinatura do No Cenáculo

Quem tiver interesse em fazer a assinatura do devocional diário No Cená-culo deve procurar a irmã Delta, até o próximo domingo (28/10). O valor da assinatura anual é de R$ 22,00.

Encontro de casais

Em 24 de novembro de 2012, será realizado o encontro de casais de nos-sa igreja. Reservem esnos-sa data. Haverá uma palestra e, na sequência, um jantar romântico, com buffet de crepe. O valor por casal é de R$ 60,00. Até a data do evento serão divulgadas mais informações. Deus tem um propó-sito para cada um de nós e, com certeza, falará muito aos nossos corações nesse dia. Inscrições com Fernanda e Emerson.

Orai sem cessar!

Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que pas-sam por enfermidades e problemas diversos. Oremos: • Pela saúde da Adriana Feitosa, do Antônio (irmão da

Ro-sa), do Sr. Davi, da D. Iberci (mãe da Silvana Sanguin), da D. Judith, de Maria José Cassu (de Santana de Parnaíba), da Sílvia, do Sr. Vicente (pai do Fabinho) e da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito);

• Pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba; • Pelos seminaristas Edmilson e Michelly Silva; • Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja; • Pelos pastores da nossa igreja;

• Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja; • Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região.

(6)

NOSSA MISSÃO

Esforçarmo-nos para espalhar a Santidade bíblica sobre a Terra. NOSSA VISÃO

Somos uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, tem amor à Palavra, acolhe aos que se achegam e busca a cura e restauração do corpo, da alma e do espírito.

R. Mestras Pias Fillipini, 161 São Paulo - SP - 02736-010

Tel: 3977-0571

Pastor: Tiago Valentin Pastora: Laura Valentin

Tel. Res: 2339-5057 VISITE NOSSO SITE:

metodistaitaberaba.com.br I g r e j a M e t o d i s t a e m

I G R E J A M E T O D I S TA E M I TA B E R A B A pROGRAMAçãO SEMAnAl

3ª FEIRA 4ª FEIRA 6ª FEIRA DOMINGO

Tarde de Oração

16h30 Mentoria Espiritual20h Culto de Libertação20h Esc. Dominical - 9hCulto Solene - 19h

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.

Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site www. metodistaitaberaba. com. br ou

http://pt-br. justin. tv/metodistaitaberaba/videos

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo Manhã - 8h30 – 11hTiago

Dia Folga Pr. Tiago

8h30 – 11h

Tiago - - Laura e Tiago9h Tarde 14h – 18hTiago 14h – 18hTiago 14h – 18hTiago 14h – 18hTiago 14h (visitas)Laura e Tiago -Noite Tiago20h 20h (visitas)Laura e Tiago Laura20h 20h (visitas)Laura e Tiago Laura e Tiago20h Tiago20h Laura e Tiago19h

Aniversariantes

21/10 Erick Novaes Gomes;

23/10 Silvana Cristina Zotto Sanguin;

24/10 Érica Kelly Amaral Pereira, Eula Laura Ladeia Gomes e José Cleuton Feitosa;

27/10 João Felipe do Prado Barbosa.

Escala de serviço

SERVIÇO HOJE (21/10) PRÓX. DOMINGO (28/10) FECHAMENTO DA IGREJA Silas Beth

INTERCESSÃO Roberto/Manoel Marco/Maria José GUARDADOR DOS CARROS Emerson Tiago

MINISTÉRIO INFANTIL Não haverá atividade Silvana/Carolina

LOUVOR Crianças Nova Aliança

OPERADOR DE SOM Marco Marco

OPERADORA DO DATASHOW Bel Bel

DIREÇÃO DO CULTO Pra. Laura/Beth Pr. Tiago/Manoel PREGADOR(A) Pr. Tiago Seminarista Michelly

Referências

Documentos relacionados

Avenida Victorio Spinucci, nº 604, Jardim Promeca, cidade de Várzea Paulista, José Claudio Alves da Silva, na condição de pastor e representante da igreja,

DAS CONTRAVENÇÕES REFERENTES À INCOLUMIDADE PÚBLICA Art. Disparar arma de fogo em lugar habitado ou em suas adjacências, em via pública ou em direção a ela: Pena –

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

Não existe nenhuma “Realidade Quântica” concreta, os objetos e suas propriedades não têm valores definidos (não existem!) antes de serem medidos. • O ato de medir cria

Se os fornecedores de ITCM usam versões dos codecs de G.711 ou de G.729 que são diferentes daqueles usados nesse exemplo, você deve estaticamente configurar moldes de perfil de QoS

Após a receção das propostas apresentadas pelos concorrentes acima indicados, o Júri decidiu não admitir a concurso as Propostas do concorrente “Oficina da Inovação, S.A” por

responsabilizam por todo e qualquer dano ou conseqüência causada pelo uso ou manuseio do produto que não esteja de acordo com as informações desta ficha e as instruções de

[r]