• Nenhum resultado encontrado

1- Objetivos de comunicação/adaptabilidade aos vários dispositivos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1- Objetivos de comunicação/adaptabilidade aos vários dispositivos"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Instituto Politécnico de Leiria

Escola Superior de Educação e Ciências Sociais

UC: Tecnologia Multimédia

Discente Brany Cunha Lisboa-1130499

Docente: Bruno Rego

Proposta de melhoria de uma solução interativa

Site: www.reporterstp.info

1-

Objetivos de comunicação/Adaptabilidade aos vários dispositivos O principal objetivo do site é divulgação de conteúdos noticiosos. Sendo um site de notícias, a tónica seria promover o site através dos seus conteúdos, no sentido de ganhar maior notoriedade no mercado jornalístico.

O seu interface corrobora essa intenção. Os contrastes de cores do layout, o enquadramento responsive que permite através da linguagem HTML5 e PHP integrar os diferentes sistemas de acesso à internet, sobretudo os mobile Android e Apple fazem parte dos objetivos de uma comunicação clara, virada para o público-alvo, ao mesmo tempo que o próprio interface passa despercebido o que faz com que o utilizador se concentre apenas na sua tarefa.

Justifica-se: considerando o mercado de publicidade e marketing e notícias no qual se integra, o RepórterSTP fará sentido que, quer a estrutura da interface, quer do seu conteúdo estejam atualizados, enfatizando desta forma a personalidade da marca.

2-

Objetivos da solução digital enquanto parte do projeto/objetivos de Comunicação

Assim considera-se os seguintes pontos a atingir: -Promoção do site junto do/os públicos-alvo

-Angariar notoriedade no mercado, mas também junto dos utilizadores das redes sociais. -Angariar seguidores e likes e publicidade para o site

3-

Conceito comunicação

(2)

Instituto Politécnico de Leiria

Escola Superior de Educação e Ciências Sociais

Esta fórmula pretende mostrar que a comunicação deve ser muito mais que captar apenas a atenção das pessoas. De facto, conseguir atenção por parte do outro é relativamente fácil, sendo que o mais complicado mesmo é persuadir, levando à acção. (Marques Mariana, marketing e comunicação,”consultado em

http://www.bocc.ubi.pt/pag/marques-mariana-marketing-e-comunicacao-a-web.pdf em 06-12-2015”)

4-

- Estrutura da solução / sistema de navegação (estudar como se

organiza a solução em causa)

Destaco uma vez mais a utilização da linguagem HTML5 e PHP. Justifica-se:

Dá uma qualidade resposive ao site, mas também a sua interligação garante extrema flexibilidade na personalização de ambientes e gestão de conteúdos, o que permite por exemplo, que vários administradores o possam fazer através “backoffice” online.

A organização da informação será distribuída segundo a árvore:

Homepage: É uma área de destaques, onde logo ao cimo destaca-se o logótipo do site e a sua designação.

Nesta página de abertura também estão as mais diversas categorias do site, bem como os botões mais importantes como os dos contactos, pesquisas e os que fazem hiperligações para as redes sociais como o Facebool, Youtube e o Twiter. Justifica-se: Por ser um site de notícias a navegabilidade tem de ser fácil. Assim sendo, a Homepage está hierarquizada e dividida em tópicos que facilitam ao público-alvo essa navegabilidade.

Há ainda um bom destaque as imagens e aos vídeos. Justifica-se:

As imagens e os vídeos carregam consigo emoções e outras linguagens, que emprestam dinâmicas a página inicial, com o objetivo de prender a atenção do público-alvo.

Nas categorias como: (STP) podemos encontrar apenas conteúdos relacionados com São Tomé e Príncipe.

Mundo-conteúdos internacionais

Vídeos-como o nome diz apenas vídeos e por ai fora.

Justifica-se: estruturalmente, o site apoia-se noutras interfaces para simular realidades (por exemplo, no Youtube para o utilizador ser capaz de ver vídeos), de uma forma indireta. Em termos de conteúdo, a representação estética de uma identidade encontra-se

(3)

Instituto Politécnico de Leiria

Escola Superior de Educação e Ciências Sociais

presente através de vários elementos que aproximam o potencial cliente de uma realidade.

5-

- Hierarquia de informação

Em termos de hierarquia de informação, o site está bem organizado. Os destaques de imagens, fazem chamadas aos textos o que prende logo de início a atenção do utilizador. A conjugação da imagem, vídeo e texto está bem conseguida. O leitor não fica confundido, nem perdido nos conteúdos.

Justifica-se: a disposição da informação dentro de uma página na Web é baseada em sua importância relativa a outros elementos visuais. O resultado dessa disposição afeta todos os outros princípios de organização e composição de um layout e determina que informação o utilizador vê e o que é encorajado a fazer.

6-

Tom da mensagem e respetiva redefinição dos conteúdos (deve produzir ou ajustar os conteúdos que preencherão a solução, sejam eles texto ou imagem)

O tom da mensagem no site é formal e coerente. Isto se reflete na escolha do vocabulário e na construção das frases e parágrafos.

Justifica-se: por ser um site de notícias, o tom formal comunica credibilidade, mantém uma certa distância do leitor. São usadas geralmente vocabulários na terceira pessoa e gramática e ortografia cultas.

7-

Funcionalidades da solução (estudar que funcionalidades deve a solução conter, considerando as necessidades e conforto dos utilizadores e a relação com outras soluções de comunicação – redes sociais, etc.)

Interação: O utilizador consegue continuar a sua comunicação com a marca/site e

navegação através de diversas formas de reencaminhamento (inclusão de vídeos, canal do Youtube e Facebook, abertura automática de nova mensagem de email…). As setas existentes no canto inferior direito da página possibilitam uma deslocação vertical sem uso direto do scroll; os conteúdos divididos por textos, imagens estão categorizado e organizados ao longo do site.

Persuasão: A marca cria uma identidade forte através da interligação das imagens,

vídeos e componente textual. O layout é criativo, apelativo e dinâmico. Assim, as linguagens utilizadas e a sua coesão global desperta automaticamente o interesse e sentido dos leitores.

(4)

Instituto Politécnico de Leiria

Escola Superior de Educação e Ciências Sociais

Satisfação: A lógica vertical do site com menu orientador e categorias muito

específicas, permite ao utilizador uma movimentação descomplexada ao longo do site. Contempla um motor de busca integrado que pode facilitar a busca de informação.

Transparência: Embora a interface seja composta por elementos que espelham a

essência da marca e a sua ideologia, a sua presença é quase que esquecida pelo leitor/utilizador.

Dependência: Para obter mais informação acerca do site/marca, dos trabalhos

realizados ou outras questões, o utilizador é sempre redirecionado para vídeos do Youtube, canais do site (Youtube e Facebook) ou email. Deste modo, a procura de mais informação pode depender em grande medida de outras interfaces secundárias.

Justifica-se: com a necessidade que todos os projetos Web têm hoje em dia de estarem presentes nas diversas plataformas online, no sentido de chegar com maior rapidez e de forma mais abrangente o seu/seus públicos-alvo.

Relação: À semelhança do que sucede para o critério da dependência, a totalidade do

site e, portanto, da mensagem só é entendida à custa da interligação a outras interfaces (Youtube, Facebook). Assim, existe uma relação implícita do site com uma estrutura maior de interfaces que, no caso, lhe servem de apoio. Contudo, é possível entender a mensagem essencial do site sem recorrer a qualquer hiperligação.

Eficiência: A eficiência exigida para que o utilizador atinja com maior rapidez

necessária é sentida no site, já que após ter compreendido o disign é extremamente fácil a navegabilidade.

8-

Quadro 1 (Pontos fortes e fracos)

Pontos Fortes Pontos Fracos

Identidade forte espelhada no site Dependência de outras plataformas para maior divulgação

Botões de busca, Facebook, youtube, twiter, newsletter e partilha

Números de visualizações dos posts Informação de hora/meteorologia STP Conteúdos mais visualizados (pode

influenciar negativamente o leitor imediatamente a seguir)

Interação através da possibilidade de comentários

Impossibilidade de controlar os comentários, embora os possa apagar, mas apenas depois de serem postados.

Botão para voltar imediatamente ao topo

(5)

Instituto Politécnico de Leiria

Escola Superior de Educação e Ciências Sociais

Justifica-se: Alguns pontos fortes são simultaneamente pontos fracos, como são os casos da “dependência de outras plataformas para maior divulgação”, ou “conteúdos mais visualizados (pode influenciar negativamente o leitor imediatamente a seguir), mas também pode influenciar positivamente, no sentido de destacar essa categoria de conteúdos mais vizualizados. Desta forma assumo que o site é bastante completo, embora não haja solução que não possa ser melhorada.

9-

Quadro 2 (Ações de melhoria a implementar) Melhorias

1-Retirar numeração as visualizações 2-Usar mais imagens

3-Criar uma caixa de sondagens sobre assuntos relevantes

4-Mudar o sitema do site para a linguagem parallax e retirar a atual janela de 5 destaques

5-Introduzir o sistema de pesquisa por voz ao lado da barra de buscas

Justifica-se: Essas melhorias veriam ao encontro de um maior conforto do utilizador, que assim não seria induzido no erro de nem sequer ler um posts porque este está assinalado como pouco visualizado, por um lado, e por outro, a linguagem parallax trás ao de cimo toda a informação mais recente fazendo parecer que o site está sempre atualizado, bastando para isso que se ponha um ou dois conteúdos diários.

A criação de caixas de sondagens, veria criar ainda mais uma maior interação com o público e o uso de imagens reforçaria a identidade do site, no sentido de mostrar os factos, lugares e coisas ao seu público.

10-

Storyboard/Solução final

R

epórter STP Microfone Barra de pesquisa Corpo do texto Contactos Telefone Email Imagem Botões de ligação as redes sociais F T Y L Caixa de Sondagens Imagem Solução Final Categorias Saúde Categorias Política Categorias Sociedade Banner MENU H S M D Imagem de topo da noticia Publicite dfghjkn nnnnnn nbjbjkb bbbbbb bbbbbb bbbbbb jbkk

(6)

Instituto Politécnico de Leiria

Escola Superior de Educação e Ciências Sociais

Referências

Documentos relacionados

O volume total de todos os líquidos de petróleo, excluindo sedimentos e água e água livre, corrigido para uma temperatura padrão pelo fator de correção adequado de volume para

Conclui-se que o teor de prolina varia entre as cultivares de mandioca, sendo maior nas cultivares Platina’ e ‘Caravela’, seguidas por ‘BRS Kiriris’, ‘BRS Verdinha’,

visão estereotipada dos europeus em relação às populações latino- americanas – e também pela aceitação destes “estigmas” por parte da intelectualidade brasileira e

Com relação ao resultado do IAC para o período proposto de 1959 a 2016 (Imagem 3), para os anos de anomalias negativas, houve uma predominância de anos classificados como secos

Esse conhecimento superior, da consciência, é sabedoria pura e não pode ser patrimônio de nenhuma civilização ou doutrina específica, é de todos e de ninguém

Miquéias explicou que Deus valorizava e procurava como características do seu povo a justiça, a misericórdia e um andar humilde diante dEle (conf.. Ao mesmo tempo, Deus

Pensar a educação a partir desses preceitos implica em considerar a escola como uma instituição em que os indivíduos se reconheçam não nos moldes tradicionais como cidadãos que

--- A Câmara deliberou, por unanimidade, certificar de acordo com as minutas propostas que se anexam ao presente termo de aprovação de minuta. --- --- A presente deliberação