• Nenhum resultado encontrado

EDUCAÇÃO FÍSICA. e/saude.htm. PROFESSOR: Antonio Carlos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDUCAÇÃO FÍSICA. e/saude.htm. PROFESSOR: Antonio Carlos"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

EDUCAÇÃO FÍSICA

PROFESSOR: Antonio Carlos

5 – A saúde e sua relação com o modo de viver1 A saúde depende muito pouco da genética. Evidências mostram que ela está muito mais relacionada ao modo de viver das pessoas. O sedentarismo e a alimentação não saudável, o consumo de álcool, tabaco e outras drogas, a correria da vida cotidiana, a competitividade, o isolamento do homem nas cidades são condicionantes diretamente relacionados à produção das doenças modernas, as condições sociais, históricas, econômicas e ambientais em que vivemos, e de escolhas que fazemos no nosso dia-a-dia.

A Organização Mundial de Saúde (OMS)

define saúde “não apenas como a ausência de

doença, mas como a situação de perfeito bem-estar físico, mental e social”. Ou seja, ela pode ser definida como qualidade de vida. Essa definição era avançada para a época em que foi realizada, mas analisando melhor agora podemos perceber que é irreal e subjetiva.

Irreal por que a perfeição é utópica – quem será capaz de alcançá-la? E subjetiva porque bem-estar é uma avaliação indefinível.

Como vida é movimento o único equilíbrio possível é dinâmico. Ou seja, alterado a cada instante. Vivemos e somos seres multidimensionais que agem e reagem em vários níveis. Não somos apenas o nosso corpo físico, estudado nas escolas médicas, por isso devemos atuar também em nossos corpos emocionais, mentais e energéticos.

Assim como nosso corpo físico é complexo e para entendê-lo precisamos conhecer os sistemas que o compõe e suas interações elétricas e químicas, conhecer os mais diversos mecanismos de suas diferentes células e interações; Pesquisar do macro ao microcosmo, passando pelas ações e reações de cada componente molecular! Nossos corpos emocional, mental e de energia também possuem uma complexa anatomia e métodos de pesquisa próprios. Vários universos interligados.

Imagine uma pessoa. Ela tem pais que lhe conferem uma genética especial através de um código genético – será que só a cor de olhos, cabelos e tendências físicas são passadas ou emocionais e mentais também?

1

Texto da Dra. Sandra Regina, extraído do site:

http://www.sandraregina.med.br/medicinaintegrativa/saud e/saude.htm

Continuemos a imaginar essa pessoa: a forma como é criada em sua casa, a maneira como é recebida na escola, sua interação com os colegas e adultos fora da família, suas relações sociais além da escola e família, o mundo (clima, animais, fungos, poeira, poluição)... Ela está sujeita a múltiplos fatores que alteram seu “bem-estar” todo o tempo. Sendo assim, voltamos a pensar em saúde como um equilíbrio dinâmico.

Aprender a administrar todas essas variáveis nos mantém saudáveis. Evidentemente a genética conta. Mas, muitas vezes ela apenas aponta tendências e precisamos aprender a lidar com ela. Se tiver uma predisposição genética para alergias respiratórias melhor encapar os travesseiros e colchão e reduzir o contato com agentes alérgicos! Se tiver sensibilidade a determinado alimento, melhor evitar ou comer com moderação. Se tiver um temperamento agressivo, melhor aprender técnicas para lidar com ele. Enfim, uma tendência não determina minha vida, vou eu quem vou determiná-la a partir das escolhas que fizer.

Alguns instrumentos são básicos para uma boa saúde. Podemos começar com as medidas higiênicas e não apenas com nosso corpo físico, mas também mental, emocional e de energia. Existem vários exercícios e instrumentos para limpar esses corpos quando nos desequilibramos, da mesma forma que limpamos as mãos quando as sujamos.

Cuidar da alimentação, atividade física e descanso são fundamentais.

E se tudo isso for insuficiente, então, é hora de buscar ajuda profissional. Infelizmente não aprendemos na escola como lidar com a frustração, a raiva, não sabemos dar limite e dizer não, nos sentimos culpados com muita frequência e tudo isso gera um estresse negativo – uma das maiores causas de todas as nossas doenças, já que nos tira do nosso equilíbrio! Um profissional que vai nos ajudar a voltar ao equilíbrio dinâmico outra vez.

5.1 - Significado de Saudável

adj. Que é bom para a saúde; salutar.

Para a construção de uma vida mais saudável, é interessante adotar algumas medidas que tornam a vida mais regulada e equilibrada.

Como posso construir uma vida mais saudável? Eu comigo mesmo

(2)

EDUCAÇÃO FÍSICA

PROFESSOR: Antonio Carlos • Atividade Física • Lazer • Higiene • Se Gostar • Fé

Eu com minha família

• Família compartilhando momentos/ Diálogo/Cooperação/ Integração

• Sexo/Amorozidade/ Zelo/ Atenção e Dedicação • Lazer

Eu com minha comunidade

• Jogar lixo no Lixo/ Varrer rua/ Plantar uma árvore/ Participação/ Preservação dos espaços públicos

Então, saudável está mais relacionado com a adoção de estilo de vida que proporcione uma melhor qualidade de vida e que consiga diminuir as possíveis venerabilidades que podem afetar nosso corpo e fazer nossa saúde ser afetada por doenças e outros males.

5.2 - Benefícios da Prática de Exercícios Físicos

Aumento do volume do Coração.

O que permite que o coração consiga bombear mais sangue para o corpo à cada batida.

Diminui a frequência cardíaca de repouso.

O coração passa a bater menos por minuto quando não se está fazendo exercício físico, diminuindo o esforço.

Diminuição da pressão arterial.

Provoca uma dilatação dos vasos sanguíneos, diminuindo a pressão interna dos vasos.

Diminui os riscos de varises.

Proporciona o fortalecimento das veias, evitando as varises.

Proporciona o aumento da massa óssea.

Estimula a absorção de cálcio pelo organismo, fortalecendo os ossos.

Combate a osteoporose e outras doenças nos ossos.

Combate a perda de cálcio pelo organismo, causada pela osteoporose.

Melhora a estabilidade das articulações,

diminuindo a incidência de lesões.

O exercício físico fortalece os ossos, ligamentos e tendões dos músculos dando mais “firmeza” nas articulações do corpo.

Aumento da taxa do hormônio de crescimento.

- A prática de exercícios físicos estimula o crescimento na infância e adolescência, porque estimula a hipófise que produz o hormônio do crescimento.

- As mulheres crescem até dois anos após a menarca (1ª menstruação). Os homens começam a crescer depois, mas crescem por mais tempo.

Colabora no controle da obesidade.

A prática de atividades físicas aumenta os nossos gastos de energia, consumindo parte do que ingerimos através da alimentação. É preciso controlar a quantidade de calorias que ingerimos e a quantidade que gastamos.

Diminuição da frequência de dores na costa.

Fortalece os músculos da costa.

Combate os problemas de vícios posturais.

Fortalece os músculos que acompanham a coluna vertebral, evitando desvios da coluna. Facilita e melhora a capacidade respiratória.

A prática de atividades físicas melhora a utilização do pulmão no exercício e nas atividades do dia-a-dia. Fortalece os músculos da respiração, especialmente o diafragma.

Diminuição do stress psicológico. O stress

desgasta o organismo porque ao nos vermos em situações difíceis o nosso organismo libera uma série de substâncias químicas para nos ajudar a suportar essas situações. O acúmulo dessas substâncias químicas acaba por agredir o nosso organismo gerando problemas como dores de cabeça, insônia, disfunções intestinais, depressão, etc.

(3)

EDUCAÇÃO FÍSICA

PROFESSOR: Antonio Carlos

Apresentam-se como práticas para o lazer.

As diversas atividades físicas podem ser feitas pelo simples prazer, para ocupar nossos horários livres das obrigações diárias. Devem ser momentos prazerosos que nos ajudam a manter o bom o humor e o usufruir do prazer de viver.

Aumento da força.

Fortalece mais os músculos e aumenta a capacidade de executar movimentos de força.

Melhora o tônus muscular.

Combatendo a flacidez muscular, deixando os músculos mais rígidos.

Alguns cuidados, além das atividades físicas:

 Tenha hábitos de saúde, como só beber

água filtrada, tomar banho e cuidar da higiene pessoal;

 Busque, na medida do possível, manter

uma boa alimentação, com saladas, legumes, peixes, carne, etc.;

 Evite o consumo de cigarros, drogas,

álcool e outras substâncias que podem te deixar dependente;

Cultive as amizades, o bom relacionamento familiar e interpessoal;

6 - DANÇA

A dança é caracterizada pelo uso do corpo seguindo

movimentos previamente estabelecidos

(coreografia) ou improvisados (dança livre), é uma das três principais artes cênicas da antiguidade, ao lado do teatro e da música. Geralmente, a dança, com passos cadenciados é acompanhada ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela, mas, não é somente através do som de uma música que se pode dançar, pois os movimentos podem acontecer independentes do som que se ouve, e até mesmo sem ele. Dessa maneira, pode-se dizer então que a dança é a arte de mexer o corpo, através de uma cadência de movimentos e ritmos, criando uma harmonia própria.

6.1 - HISTÓRIA DA DANÇA

Segundo Jussara Barros, a história da dança retrata que seu surgimento se deu ainda na pré-história, quando os homens batiam os pés no chão. Aos poucos, foram dando mais intensidade aos sons, descobrindo que podiam fazer outros ritmos, conjugando os passos com as mãos, através das palmas.

O surgimento das danças em grupo aconteceu através dos rituais religiosos, onde as pessoas faziam agradecimentos ou pediam aos deuses o sol e a chuva. Os primeiros registros dessas danças mostram que as mesmas surgiram no Egito, há dois mil anos antes de Cristo.

Mais tarde, já perdendo o costume religioso, as danças apareceram na Grécia, em virtude das comemorações aos jogos olímpicos. O Japão preservou o caráter religioso das danças, onde as mesmas são feitas até hoje, nas cerimônias dos tempos primitivos. Em Roma, as danças se voltaram para as formas sensuais, em homenagem ao deus Baco (deus do vinho), onde se dançava em festas para esse deus.

No período do renascimento, as danças voltaram a ter caráter teatral, que estava se perdendo no tempo, pois ninguém a praticava com esse propósito. Praticamente daí foi que surgiram o sapateado e o balé, apresentados como espetáculos teatrais, onde passos, música, vestuário, iluminação e cenário compõem sua estrutura. No século XVI surgiram os primeiros registros das danças, onde cada localidade apresentava características próprias. No século XIX surgiram as danças feitas em pares, como a valsa, a polca, o tango, dentre outras. Estas, a princípio, não foram aceitas pelos mais conservadores, até que no século XX surgiu o rock’n roll, que revolucionou o estilo musical e, consequentemente, os ritmos das danças.

Assim como a mistura dos povos foram acontecendo, os aspectos culturais foram se difundindo. O maracatu, o samba e a rumba são prova disso, pois através das danças vindas dos negros, dos índios e dos europeus esses ritmos se originaram. Hoje em dia as danças voltaram-se muito para o lado da sensualidade, sendo mais divulgadas e aceitas por todo o mundo. Nos países do oriente médio a dança do ventre é muito difundida e no Brasil, o funk e o samba. Além desses, o Strip-tease tem tido grande repercussão, principalmente se unido à dança

(4)

EDUCAÇÃO FÍSICA

PROFESSOR: Antonio Carlos

inglesa, pole dance, mais conhecida como a dança do cano.

- CLASSIFICAÇÕES DA DANÇA

Várias classificações das danças podem ser feitas, levando-se em conta diferentes critérios.

QUANTO AO MODO DE DANÇAR:

Dança solo, em dupla e em grupo;

QUANTO À ORIGEM:

Dança folclórica, histórica, cerimonial e étnica;

QUANTO À FINALIDADE:

Dança erótica, cênica ou performática, social, religiosa ou profética.

6.2 - DANÇAS DO MARANHÃO

As danças maranhenses, em sua maioria, estão ligadas as festividades folclóricas do mês de junho – as festas juninas, em homenagem a São João que acontecem em todo o Nordeste brasileiro e em algumas outras cidades do país onde há a grande presença de nordestinos. Mas a ligação com esse período do ano não impede sua realização durante todo o ano, uma vez que essas danças também têm

características próprias e entre essas

características servem como pagamento de promessas. A seguir veremos algumas das varias danças folclóricas presentes no Maranhão e suas características que mostram a variedade de influencias culturais presentes em nosso estado.

6.3 - BENEFICIOS DA DANÇA

A Dança na escola, associada à Educação Física, deverá ter um papel fundamental enquanto atividade pedagógica e despertar no alunado uma relação concreta sujeito-mundo. Deverá propiciar atividades geradoras de ação e compreensão, favorecendo a estimulação para ação e decisão no desenrolar das mesmas, e também reflexão sobre os resultados de suas ações, para assim, poder modificá-las defronte a algumas dificuldades que possam aparecer e através dessas mesmas atividades, reforçar a autoestima, a autoimagem, a autoconfiança e o autoconhecimento.

Não devemos nos preocupar com a quantidade de atividades que iremos oferecer, mas sim, qualidade, adequação e principalmente uma participação

espontânea, que acima de tudo proporcione prazer, para não cairmos num processo instrucional mecanicista.

Através das atividades de Dança, pretendemos que o aluno evolua quanto ao domínio de seu corpo, desenvolvendo e aprimorando suas possibilidades de movimentação, descobrindo novos espaços, novas formas, superação de suas limitações e condições para enfrentar novos desafios quanto aos aspectos motores, sociais, afetivos e cognitivos.

Abaixo seguem alguns benefícios que adquirimos com a dança:

a) Domínios do Comportamento Humano. Desenvolvimento Cognitivo: Desenvolvimento das

capacidades Perceptivas Motoras e Conceitos Acadêmicos.

Desenvolvimento Motor: Desenvolvimento das

capacidades Perceptivas Motoras e Conceitos Acadêmicos.

Desenvolvimento sócio-afetivo: Formação de um

auto-conceito e sociabilização.

b) Variação no tempo-espaço, objeto e eixos do movimento.

Tempo: lento, moderado, acelerado, acelerando,

desacelerando;

Espaço: Direção - frente, atrás, lado, subindo e

descendo. Níveis - alto, médio e baixo. Planos - sagital, frontal e horizontal. Extensões - pequena e grande.

Objeto: corda, jornal, bola, arco, lençol,

instrumentos musicais, sucatas, e outros.

Noções de Movimento: Vivenciar movimentos das

articulações da cabeça, cintura escapular, cintura pélvica, cotovelo e outras.

c) Habilidades e Capacidades físico-motoras. Velocidade: Promover atividade que permita uma

sucessão rápida de gestos.

Força: Atividades que possibilite o músculo vencer

uma resistência ou produzir uma tensão.

Equilíbrio: Atividades que promovam equilíbrio

dinâmico, estático e recuperado.

Agilidade: Atividades que exijam num menor tempo

possível, o aluno conseguir mudar o corpo de posição.

Resistência: Atividades aeróbicas, que promovam

melhoras da capacidade cardio-vascular,

respiratória e aumento da capacidade das fibras musculares.

Coordenação: Promover movimentos com várias

(5)

EDUCAÇÃO FÍSICA

PROFESSOR: Antonio Carlos

Ritmo: Atividades com variação de ritmo (do lento

ao rápido).

Flexibilidade: Atividades que evidencie amplitude

dos movimentos das diferentes partes do corpo.

Referências:

Barros, Jussara. Dança. Jussara Barros / Brasil

Escola. 2008. Disponível em:

http://www.brasilescola.com/artes/danca.htm Kesikowski, Vania. O corpo na videodança. Vania

Kesikowski, s.l, 2011. Disponível em:

http://tcconline.utp.br/wp- content/uploads//2011/10/O-CORPO-NA-VIDEODANCA2.pdf.

UFMA. Danças populares do Maranhão. Disponível em: http://www.ufma.br/arquivos/1073.pdf

Referências

Documentos relacionados

Um clima ameno e perfeito para degustar um cardápio bem elaborado da cozinha matuta com bode guisado, passando pelo requinte de alguns pratos que fazem parte do

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

a) Glacial. Também é conhecida como gravura ou pintura rupestre. Esse tipo de arte teve início no período Paleolítico Superior e é encontrada em todos os continentes. O estudo

Dentro deste contexto, o objetivo do presente trabalho foi quantificar o potencial de geração de metano a partir da degradação dos resíduos sólidos orgânicos

Documento comprobatório de Tempo de Serviço, podendo ser Certidão de Tempo de Serviço, registro de contrato de trabalho na Carteira de Trabalho e Previdência Social – CPS, Contrato

4.1 O processo seletivo simplificado será realizado em etapa única, que consistirá em Prova de Títulos de caráter classificatório no qual serão atribuídos

O Guia Brasileiros em Torres del Paine traz tudo que o leitor necessita para conhecer o Parque Nacional Torres del Paine e organizar sua viagem a este parque votado a. Guia de