• Nenhum resultado encontrado

Vídeo IT-EX Tecnologia para o desenvolvimento de equipes no canteiro de obras

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Vídeo IT-EX Tecnologia para o desenvolvimento de equipes no canteiro de obras"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

SINDUSCON PREMIUM 2016/2017

CATEGORIA DESTAqUE TECNOlóGICO

Vídeo IT-EX

Tecnologia para o desenvolvimento

de equipes no canteiro de obras

(2)

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

Extraordinário. É assim que pode se definir o ano de 2016 para a Melnick Even. Como o ano de 2015, a em-presa não apenas registrou resulta-dos expressivos em vendas e lança-mentos, como também conquistou relevantes reconhecimentos em di-versas áreas e que ultrapassaram as fronteiras gaúchas e brasileiras. Em termos de resultados, a empresa re-alizou 12 lançamentos imobiliários – algo excepcional no segmento da construção civil, ainda mais conside-rando o contexto atual. Desse total de lançamentos, a empresa regis-trou um total de R$ 735 milhões em VGV bruto lançado, muito superior à média do mercado.

Já as premiações só serviram para respaldar o seu compromisso com a excelência. Em 2016, a empresa re-cebeu pela segunda vez em sua tra-jetória o título de Empresa do Ano, conferido pelo Sinduscon/RS, através do Sinduscon Premium, tendo todos os seus 11 cases inscritos premiados. No decorrer do ano, a Melnick Even também se tornou uma das Campeãs da Inovação, tornando-se uma das 50 companhias do Sul do País que mais conceberam práticas criativas e

inovadoras. Suas iniciativas voltadas ao desenvolvimento de equipes e à sustentabilidade também foram re-conhecidas. Conferida pela Associa-ção Brasileira de Recursos Humanos, Seccional Rio Grande do Sul (ABRH -RS), a premiação Top Ser Humano foi para o case Programa de Desen-volvimento da Engenharia (PDE). Em outro prêmio entregue pela ABRH -RS, o Top Cidadania, foi a vez do Projeto Praças receber a distinção. O empreendimento Maxplaza rece-beu o Top de Marketing 2016 nas categorias Temática (no segmento Construindo Marcas de Sucesso) e Setorial (na Construção Civil). Além disso, a empresa foi agraciada com o Grand Prix, principal distinção do Top de Marketing. O Maxplaza ainda foi eleito o melhor Empreendimento Multiuso do XIII Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa, promovi-do pela Flex Eventos.

Já no exterior, o empreendimento ID Residences foi reconhecido em im-portantes prêmios de arquitetura: o complexo foi finalista na categoria Re-sidencial do Cityscape Awards 2016, em Dubai; e foi o vencedor do The International Property Awards 2016

da região das Américas, ocorrido em Londres. E dando sequência a todos esses reconhecimentos, no começo de 2017, a construtora e incorpora-dora foi apontada pela primeira vez, como mais lembrada e preferida pe-los gaúchos pela pesquisa Marcas de Quem Decide, promovida pelo Jornal do Comércio, assumindo a li-derança da categoria.

Nessa nova edição do Sinduscon Premium 2016/2017, a Melnick Even inscreve 10 cases que sintetizam o seu foco em empreendimentos de alta performance e que traduzem sua maneira de projetar, de gerir e de, sobretudo, se relacionar com seus públicos. Em mais um ano difícil para o mercado da construção civil, a Melnick Even vislumbrou oportuni-dades de crescimento e consolidou-se como líder do mercado portoale-grense, tornando-se merecedora da distinção “Empresa do Ano” do Sin-duscon Premium 2016/2017.

(3)

DESCRIçãO DO CENáRIO EM quE SuRGIu O PROJETO E JuSTIFICATIvA PARA IMPLANTAçãO

Ser uma empresa de alta performance exige padrões e processos de qualidade no mesmo patamar. Neste contexto, o desenvol-vimento de equipes torna-se um ponto nevrálgico fundamental, que deve receber atenção continuamente. Imagina esse cenário então quando se considera a alta rotatividade de pessoal, somada à baixa qualificação técnica? Pois esta é a realidade encontrada em muitos canteiros de obras: profissionais com baixo nível de alfabetização e com pouco tempo de empresa – o que dificulta sobre-maneira o aprendizado das técnicas construtivas. Já há algum tempo, a Melnick Even promove uma série de iniciativas voltadas para a capacitação de seus colaboradores, seja via o fornecimento de treinamentos ou a criação de programas específicos, como é o caso do Jovens Talentos e do Programa de Desenvolvimento de Engenharias. A partir de uma revisão criteriosa de um desses treina-mentos, percebeu-se a necessidade de atualizá-lo em uma linguagem mais amigável e aderente aos seus públicos de interesse. Assim, surgiu o Vídeo IT-EX, que transforma instruções de trabalho dadas em treinamentos a partir de apostilas e conteúdos em PowerPoint em vídeos didáticos, acessados tanto em sala de aula, como no próprio canteiro via tablets e smartphones.

As lacunas do desenvolvimento profissional

(4)

IT-EX ElEvAçãO DE AlvENARIA

Juntas preenchidas corretamente

Pavimento limpo antes da

elevação da alvenaria Pavimento sujo antes da elevação da alvenaria Juntas mal preenchidas

Como fazer x como não fazer

Elaborar um recurso que transmita de forma didática e atrativa os ensinamentos sobre itens construtivos.

Qualificar a mão-de-obra responsável diretamente pela obra, diminuindo o retrabalho e, por consequência, custo. Criar uma ferramenta que possibilita um melhor controle quanto à execução de padrões de itens construtivos, melhorando a performance da Melnick Even.

Entre os objetivos do

Vídeo IT-EX, estão:

(5)

Produção dos vídeos. Por ser uma iniciativa inédito no Estado e sem benchmarketing de referência, os profissionais envolvidos no projeto de elaboração precisaram desenvolver conhecimentos acerca de

produção, roteiro e edição cinematográfica. Revisão dos conteúdos e estabelecimentos dos padrões construtivos a serem

demonstrados em vídeo. Para criação dos vídeos, foram realizadas diversas reuniões, tanto para a identificação dos conteúdos a serem transmitidos, como para aprovação dos mesmos, identificando possíveis lacunas e oportunidades de melhorias a serem

demonstradas.

Atualização dos recursos tecnológicos e de materiais disponíveis nos canteiros de obras. Por sua inovação, foi necessário qualificar as redes de wi-fi, instalar equipamentos de som e renovar o sistema de projeção para melhor qualidade de imagem.

Desafios no canteiro de obras

DESAFIOS

(6)

I N F O R M A R A R E L E v â N C I A D A S O P O R T u N I D A D E S O u D I F I C u L D A D E S P A R A A E M P R E S A , P A R A A M A R C A , P A R A O S S E u S R E S u LT A D O S E P A R A O S E T O R D E A T u A ç ã O

A partir da implantação do vídeo IT-EX, a Melnick Even conseguiu solucionar uma antiga deman-da: como desenvolver equipes de uma maneira didática, atrativa e que ao mesmo tempo trans-mitisse os conhecimentos necessários. Outra oportunidade que surgiu com a solução tecno-lógica diz respeito à identificação de melhorias e elaboração de novos padrões construtivos in-cluindo nesse processo também a etapa de fis-calização. Apesar das dificuldades iniciais para se produzir os conteúdos, os vídeos – incialmen-te produzidos em um número de 21 – se mos-traram em um recurso altamente relevante para o dia a dia da obra, uma vez que ele auxilia tan-to no processo de aprendizagem, padronização das obras, segurança no uso dos equipamentos e na checagem das conformidades, diminuindo o retrabalho e qualificando o produto para o cliente final.

Solução tecnológica

Processo de filmagem acontecia nos canteiros de obras e envolviam os próprios colaboradores para as demonstrações das instruções

(7)

E S T R A T é G I A S A D O T A D A S P A R A A T I N G I R O S O B J E T I v O S

Desenvolvimento de roteiros fílmicos produzidos pelos próprios engenheiros a partir de conhecimentos adquiridos em cinema nas áreas de produção, execução e edição pensados a partir das necessidades de itens construtivos.

Contratação de uma produtora de vídeo para executar o roteiro de forma didática. Realização de reuniões sistemáticas para identificação das lacunas e oportunidade de melhorias na produção dos vídeos.

Apresentações e treinamentos em canteiros de obras dos conteúdos dos vídeos, com o uso de telões, tablets e smartphones.

Para a realização do vídeo IT-EX,

foram promovidas as seguintes

estratégias:

Com o uso do smartphone o mestre-de-obras pode repassar o vídeo, orientando o profissional no local da execução do serviço, sem a necessidade de voltar para a sala de aula

(8)

A P R E S E N T A ç ã O E D E S C R I ç ã O D O P R O J E T O

Transmitir conhecimento técnico e ao mesmo tempo servir como ferramenta para conferência de confor-midades. Estes são alguns dos objetivos do vídeo IT -EX, recurso tecnológico elaborado de forma pionei-ra pela Melnick Even papionei-ra as equipes de fiscalização e para o desenvolvimento de profissionais alocados na execução da obra. No total, são 21 vídeos que tra-zem os principais temas presentes durante o proces-so construtivo. Criado por engenheiros, o roteiro dos vídeos sempre começa a partir da apresentação de uma orientação de segurança, como o uso adequado dos equipamentos, e posteriormente aborda um dos temas, filmados com os colaboradores e nos próprios empreendimentos.

O vídeo IT-EX substitui o treinamento até então for-necido, via apresentação de PowerPoint. Com o ví-deo, o processo de aprendizado, além de ficar mais didático e atrativo, pode ser acessado de qualquer ponto da obra, não ficando mais restrito ao ambiente de capacitação. Ao mesmo tempo, o recurso agregou à fiscalização, pois auxilia na checagem dos itens, di-minuindo as falhas e não conformidades. Há, então, menor retrabalho e custo.

Pioneirismo no

desenvolvimento profissional

Vídeos padronizam a forma de transmitir procedimentos e qualificam o processo de aprendizado

(9)

1. Assentamento cerâmico

2. Check list portas / colocação portas 3. Colocação esquadrias PvC 4. Colocação tampos 5. Contrapiso de concreto 6. Drywall – Fitamento 7. Drywall – Frames 8. Drywall – Plaqueamento 9. Elevação alvenaria 10. Entregas técnicas

11. Estrutura – vigas e lajes 12. Estrutura – Pilar

13. Execução de gabarito / locação de obra 14. Marcação alvenaria (PIlOTO)

15. Níveis

16. Padronização áreas condominiais 17. Pintura interna

18. Pré-reboco e sistema antifissura 19. Reboco externo

20. Reboco interno

21. Segurança do trabalho

Veja os vídeos produzidos:

Assentamento cerâmico

Check list portas / colocação portas

(10)

Colocação tampos Drywall – Frames Contrapiso de concreto Drywall – Plaqueamento Drywall – Fitamento Elevação alvenaria

(11)

Entregas técnicas

Execução de gabarito / locação de obra

Estrutura - vigas e lajes

Marcação alvenaria de blocos (PILOTO)

Estrutura – pilar

(12)

Padronização áreas condominiais

Reboco externo

Pintura interna

Reboco interno

Pré-reboco e sistema antifissura

(13)

Reuniões sistemáticas e processo junto à área de qualidade Técnica, para caso de identi-ficação de atualização dos conteúdos, se constituem nas principais formas de acompanha-mento do projeto.

O processo de planejamento e execução do projeto do vídeo IT-EX foi liderado pela Di-retoria Técnica e envolveu ainda as áreas de qualidade Técnica, Obras, além de GOs e GGOs, com um custo de R$ 100.000,00.

Para implantação do vídeo IT-EX, foi investido na atualização de infraestrutura nos cantei-ros de obras, como qualificação das redes wi-fi disponíveis, troca de telões e projetores para melhorar a qualidade de imagem, bem como na aquisição de sistema de som para os ambientes de sala de aula. Outros materiais adquiridos foram tablets e smartphones.

ETAPA DATA

Início de desenvolvimento do projeto 04/01/2016

Contratação do fornecedor 05/05/2016

Elaboração de roteiro 07/06/2016

Gravação e edição 14/06/2016

Implantação do vídeo piloto 15/08/2016

C R O N O L O G I A D O P R O J E T O

( N ú M E R O E D A T A D A O B T E N ç ã O D O S R E G I S T R O S N E C E S S á R I O S )

F O R M A S D E A C O M P A N H A M E N T O E R E C u R S O S N E C E S S á R I O S – H u M A N O S , F I N A N C E I R O S E M A T E R I A I S .

(14)

D E S C R E v E R O S R E S u LT A D O S q u A N T I T A T I v O S E q u A L I T A T I v O S

M A I S I M P O R T A N T E S A S S O C I A D O S A O C A S E E A P R E S E N T A R A S S u A S E v I D ê N C I A S

O principal ganho com o vídeo IT-EX foi a

padronização na transmissão das instru-ções de trabalho em todos os empreendi-mentos da Melnick Even. Ao mesmo tempo,

os conteúdos qualificaram enormemente o

processo de aprendizagem das equipes

alocadas na execução das obras, pois for-nece de uma maneira mais didática e atra-tiva os conhecimentos técnicos. Ao mesmo tempo, o recurso funciona para a conferên-cia dos itens, qualificando o processo de fiscalização, impactando na diminuição das não conformidades e, por consequência, em retrabalho e custo. Outro resultado impor-tante foi criar um maior alinhamento entre

obras, padronizando o serviço executado, resultando em um produto mais bem aca-bado. Na atualidade são 21 vídeos

produzi-dos que instruem os colaboradores, ajudam na inspeção e ainda reforçam os valores da Melnick Even.

“Os vídeos servem para passar uma

instrução padronizada para o colaborador, otimizando o tempo e dando qualidade para a informação”.

Eduardo Rocha Assistente técnico

“Os vídeos ajudam muito a executar corretamente os procedimentos”. Davi Pires

Encarregado

Os vídeos somam muito à engenharia, pois eles padronizam a forma de passar a informação para a equipe operacional do canteiro de obras. Todos possuem o mesmo alinhamento”.

Paulo Bassi Engenheiro

(15)

I N F O R M A R C O M O O S R E S u LT A D O S M A I S I M P O R T A N T E S

C O N T R I B u Í R A M P A R A O S R E S u LT A D O S G E R A I S D A O R G A N I Z A ç ã O

“A imagem é muito mais rica e mais fácil de ser absorvida pelos colaboradores”.

Adinson Pereira da Silva Mestre-de-obras

“Os vídeos ajudam a dar uma melhor noção da instrução”. Paulo Baywatch da Silva Pedreiro

A Melnick Even, a partir da implantação dos vídeos IT-EX, ganhou um importante reforço no desenvolvi-mento de equipes alocadas na execução das obras. Além disso, o vídeo também ajudou no processo de fiscalização ao poder ser acessado de forma online junto ao item avaliado, diminuindo as não-conformi-dades. No entanto, o maior benefício para a institui-ção é contar com um recurso que reforça seus valores e compromisso com a alta performance construtiva, uma vez que ele atua diretamente na transmissão de conhecimentos considerados essenciais pela empresa de uma maneira muito mais assertiva. Esses 21 conte-údos, portanto, não transmitem apenas instrução de trabalho, mas demonstram o comprometimento com a excelência na construção civil.

O projeto vídeo IT-EX auxiliou nos resultados bem-sucedidos alcançados no ano que passou. Com um total de 12 lançamentos realizados, a empresa regis-trou cerca de R$ 735 milhões de vGv bruto lançado – muito superior à média do mercado.

Referências

Documentos relacionados

Somente na classe Aberta Jr e Sr, nas modalidades de Apartação, Rédeas e Working Cow Horse, que será na mesma passada dessas categorias e os resultados serão separados. O

A assistência da equipe de enfermagem para a pessoa portadora de Diabetes Mellitus deve ser desenvolvida para um processo de educação em saúde que contribua para que a

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...

No Brasil e no mundo, é elevado o número de turistas interessados nesse tipo de atividade, em busca de conhecimentos e aventuras em cavernas e demais paisagens cársticas,

forficata recém-colhidas foram tratadas com escarificação mecânica, imersão em ácido sulfúrico concentrado durante 5 e 10 minutos, sementes armazenadas na geladeira (3 ± 1

1- Indica com P, se a frase estiver na voz passiva e com A se estiver na ativa. Depois, passa-as para a outra forma. a) Vimos um cisne moribundo.. Assinala com um X o

1- Indica com P, se a frase estiver na voz passiva e com A se estiver na ativa. Depois, passa-as para a outra forma.. Assinala com um X o retângulo correspondente.. Derivada

Para atingir este fim, foram adotados diversos métodos: busca bibliográfica sobre os conceitos envolvidos na relação do desenvolvimento de software com