• Nenhum resultado encontrado

e-gov 24 / 08 / 2004 ÍNDICE ANALÍTICO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "e-gov 24 / 08 / 2004 ÍNDICE ANALÍTICO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

http://www.brasil.gov.br/

e-gov

http://www.transportes.gov.br/index1.asp

Clipping

DNIT

– Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes

Diretoria de Infra-Estrutura Aquaviária

CAP discute problemas e soluções ao sistema viário 2 Maior porto brasileiro continua batendo recordes 2 Agência de Cooperação Internacional do Japão firma acordo com o Governo

do Ceará 4

CVRD anuncia nova escala no serviço de navegação costeira 5 TRT encerra greve dos estivadores de Santos 6 Terminais de Santos poderão escalar estivadores 6

Suspensa taxa de cobrança do Tecon 7

Codesp participa de seminário antiterrorismo 7

24 / 08 / 2004

ÍNDICE ANALÍTICO

POSICIONE O CURSOR NO NÚMERO DA MANCHETE, CLIQUE E TENHA ACESSO À NOTÍCIA

(2)

CAP discute problemas e soluções ao sistema viário

Terça-Feira, 24 de Agosto de 2004, 06:33

Da Reportagem

Os membros do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) se reúnem hoje, às 9h30, em caráter extraordinário para discutir o sistema viário do Porto de Santos. Foram convidados representantes da Secretaria de Transportes do Estado, da Ecovias, Codesp, CET, Dimutran-Guarujá, Sindicato das Empresas de Transporte Comercial de Cargas do Litoral Paulista (Sindisan) e do Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos (Sindicam).

O encontro acontecerá na sede do CAP, à Rua Augusto Severo 7, 13º andar, no Centro. A intenção na reunião de hoje é verificar as providências que estão sendo tomadas para tentar resolver os frequentes congestionamentos de carretas, além das prometidas áreas de estacionamento para este tipo de veículo.

Em algumas oportunidades o congestionamento de caminhões no cais do Saboó chega a causar reflexos no trânsito da Alemoa.

Tarifa

À tarde, a partir das 14 horas, o CAP realiza a reunião ordinária no mesmo local. Um dos temas importantes é a proposta da Codesp de reajuste tarifário. A estatal solicitou um aumento de 38,1%, além de propor uma reestruturação tarifária, incluindo a eliminação da cobrança sobre armazenagem e aluguel de equipamentos. Com a privatização e a saída da Codesp da operação da carga, na prática essas duas tabelas já não vinham sendo utilizadas porque o serviço não costumava ser requisitado.

O CAP também pedirá informações à Codesp sobre o Termo de Permissão de Uso do Terminal de Contêineres (Tecon-2) que será usado para o embarque de veículos, e a posição da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) a este respeito.

Outro ponto da pauta da reunião é a situação atual do ISPS Code.

Maior porto brasileiro continua batendo recordes

24/8/2004

Em entrevista ao NetMarinha, Fabrízio Piedormênico, diretor comercial e de desenvolvimento da Codesp, falou sobre os recordes registrados no primeiro semestre, os novos projetos para o Porto de Santos e aprovou posicionamento da Feira Transnacional 2004.

(3)

Líder na movimentação de cargas do País, o Porto de Santos espera atingir o recorde de 68 milhões de toneladas movimentadas até o final do ano, crescendo pelo quinto ano consecutivo na casa de dois dígitos. Para Fabrízio Piedormênico, diretor comercial e de desenvolvimento da Codesp, os produtos em destaque no primeiro semestre de 2004 foram o açúcar, a soja e os contêineres que tiveram considerável aumento em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo o diretor, a movimentação de contêineres cresceu 25% nos primeiros seis meses do ano, fato que chama a atenção de Piedormênico, já que o primeiro semestre ainda não é um período forte para o setor. "No segundo período do ano, a movimentação de contêineres no cais é bem maior por conta de diversos fatores, entre eles, as festas de final de ano", disse.

No açúcar, foi registrado um significativo aumento de 51% em relação ao mesmo período do ano passado, número que demonstra a importância do produto para o Porto. A soja também se destacou, já que foram escoadas pelo complexo portuário santista 6,72% a mais do que em 2003.

Outro produto de destaque salientado por Piedomênico foi o álcool. Houve um crescimento de 300% nas exportações do produto no período de janeiro a julho deste ano. Em um ano, alguns apostam que devem ser escoadas por Santos mais de 1 milhão de toneladas do produto. "Quem sabe seja mais uma commoditie que entra com força no Porto", afirmou.

Projetos - Durante entrevista ao NetMarinha, o executivo da Codesp informou sobre alguns investimentos em andamento no Porto de Santos. Entre eles, está a retomada da dragagem do porto. Segundo Piedormêmico, os trabalhos deverão estar prontos até o final do ano. "A dragagem é importantíssima porque aumenta a produtividade do Porto já que poderemos receber navios de maior calado", salientou.

Existem outras obras também em processo de amadurecimento como a da Avenida Perimetral. De acordo com o executivo, a obra está em fase de licenciamento ambiental. "Acredito que no primeiro semestre de 2005 nós já estaremos capacitados para iniciar a licitação do projeto executivo da perimetral", disse.

A Codesp também aguarda uma licença ambiental para a conclusão das obras do terminal de veículos no Tecon 2, que irá atender exportadores do setor como a Volkswagen que pretende dar início às exportações do novo Fox para a Europa no começo do ano que vem.

(4)

Associação Comercial de São Paulo sobre o incentivo à cabotagem no Porto de Santos. No mês passado, foi enviada ao Conselho de Autoridade Portuária (CAP) proposta para redução de redução em 50% nas tarifas de Acesso Aquaviário para carga geral, solta ou conteinerizada, fato que pretende impulsionar a cabotagem no cais santista. "É uma grande aposta que nós estamos fazendo. Estamos bastante otimistas para crescer neste segmento", informou.

Transnacional - O Porto de Santos foi um dos expositores da Feira Transnacional 2004. Segundo Piedormênico, a feira tem se tornado um marco nas relações empresariais, evidenciando a importância da participação do maior porto do Brasil no evento.

"É um ambiente de negócios onde vários setores do comércio exterior estão presentes e para nós, é uma forma muito rápida e eficiente de divulgar o potencial do porto santista. A palavra hoje é network, é olho no olho, e essa proximidade está sendo bastante interessante", concluiu o diretor satisfeito com os resultados apresentados durante a feira.

Foto por Gladstone Campos

Por Maria Carolina Gonçalves – Santos

Agência de Cooperação Internacional do Japão firma acordo com o Governo do Ceará

24/8/2004

O objetivo da parceria permitirá que a entidade elabore o Estudo do Plano de Desenvolvimento do Complexo Industrial Portuário do Pecém, que terá início em janeiro de 2005.

Na última semana, representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), durante missão ao Ceará, assinaram um acordo com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) com o objetivo de elaborar, em parceria, o Estudo do Plano de Desenvolvimento do Complexo Industrial Portuário do Pecém.

Segundo informações divulgadas pela Companhia Docas do Ceará (CDC), o estudo, que terá início em janeiro de 2005, "objetiva examinar a estratégia do desenvolvimento industrial da região, formular um plano de desenvolvimento em longo prazo (Plano Master) e um levantamento de possibilidades em curto prazo para o Terminal do Pecém, além de sugerir a implementação de novas tecnologias".

(5)

sócio-econômicas e revistos os planos e as políticas de desenvolvimento regional, de transporte, das atividades portuárias, das atividades industriais e as leis e regulamentos relacionados à proteção ambiental.

Planos - Para a elaboração do Plano Master, que tem o ano de 2022 como meta, será necessário avaliar o sistema de operação de cargas, de transporte; projetar o volume e os tipos de carga no futuro; identificar o número necessário e o tamanho dos estabelecimentos portuários para atender às futuras demandas; apresentar um plano com layout básico das instalações portuárias; preparar o plano do período da implementação; estimar o custo do projeto; e avaliar a sua viabilidade econômica.

Já o Plano de Desenvolvimento a Curto Prazo e o Estudo de Possibilidades, cuja meta é 2012, identificarão as prioridades do Plano Master a serem implementadas, acrescentarão uma pesquisa sobre as condições naturais, proporão um sistema de informação para a administração e operação do terminal portuário e um programa de construções, prevendo custos e análises econômicas e financeiras. "Esse acordo entre Ceará e Japão é de fundamental importância para o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, já que o Japão tem muito a acrescentar ao nosso contexto, no que diz respeito a tecnologia e conhecimento nessas áreas", comentou José Roberto Correia Serra, diretor-presidente da Cearáportos.

CVRD anuncia nova escala no serviço de navegação costeira

24/8/2004

Com isso, Minas Gerais contará com um acesso regular ao Mercosul e utilizará a multimodalidade em parceria com a logística da empresa.

A Companhia Vale do Rio Doce, uma das maiores operadoras logística do Brasil, anunciou o serviço de cabotagem oferecido pelo departamento de logística já realiza escalas no Terminal de Vila Velha (TVV), localizado em Vitória. Por meio de uma integração deste serviço em parceria com o Trem Expresso, a região de Minas Gerais.

Segundo informações divulgadas, Minas Gerais contará agora com um acesso regular ao Mercosul e utilizará a multimodalidade com um único ponto de contato, ou seja, a Logística da Companhia Vale do Rio Doce.

Dados - Com opções diferenciadas de serviços multimodais, a Companhia Vale do Rio Doce é uma das principais provedoras de soluções logísticas para o mercado nacional. Em 2004, a Vale do Rio Doce investirá US$ 182 milhões na compra de locomotivas e vagões para a Estrada de Ferro Carajás (EFC) e para a Estrada de Ferro Vitória a Minas Gerais (EFVM). Serão compradas seis locomotivas e 1.257 vagões para o transporte de minério de ferro, e 12 locomotivas e 754 vagões para o transporte de carga de clientes da Logística da Vale. Também serão investidos

(6)

US$ 130,6 milhões na compra de locomotivas (70) e vagões (1.167) para a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), somente para o transporte de carga de clientes.

A logística da Companhia Vale do Rio Doce é responsável por 16% da movimentação de cargas no Brasil, 65% da movimentação portuária de granéis sólidos e 39% da movimentação do comércio exterior nacional.

Novo contrato - A empresa, também uma das maiores produtoras mundiais de ferro liga, informou ainda que assinou contrato de venda do produto para a Corus, companhia siderúrgica européia e uma das principais clientes da CVRD. A parceria de fornecimento durará três anos e compreenderá o fornecimento anual de 30 mil toneladas do material.

Conforme a CVRD, "o contrato marca a mudança de paradigma no relacionamento comercial entre os produtores de ferro ligas e os de aço, na medida em que o suprimento dessa matéria-prima era realizado anteriormente mediante transações no mercado spot. Tal modificação é bastante positiva para ambas as partes, permitindo a otimização do planejamento da produção".

TRT encerra greve dos estivadores de Santos

23/08/2004

A “operação padrão” realizada pelos estivadores de Santos (SP) terminou na última quinta-feira (19), conforme noticiou o jornal Gazeta Mercantil de sexta-feira (20). O movimento foi iniciado na segunda-feira passada (16) e retardou os trabalhos de carga e descarga de 30 navios na quarta-feira (18). Os estivadores reivindicavam reajuste na diária há sete anos e meio congelada.

De acordo com informações do jornal, na última quinta-feira (19), o Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo, concedeu aos trabalhadores o dissídio referente ao ano de 2003 - um reajuste de 17,66% na diária de trabalho, vale-refeição de R$ 8,00 e vale-transporte. A diária atual é de R$ 17,00 por seis horas de trabalho.

Terminais de Santos poderão escalar estivadores

23/08/2004

Os terminais de contêineres do porto de Santos poderão utilizar empregados próprios ou a tripulação dos navios no lugar dos estivadores em casos excepcionais ou emergenciais, como nas ocasiões de greve. A medida, que

(7)

beneficia Santos Brasil, Libra, Tecondi e Rodrimar, foi determinada através de liminar da 4ª Vara Federal de Santos (SP).

As empresas poderão lançar mão de tal ação, principalmente, em momentos de greve, como ocorreu na semana passada, quando os estivadores determinaram operação-padrão de segunda até quinta-feira.

Segundo o jornal santista A Tribuna, a juíza que concedeu a liminar considerou a decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SP) no julgamento do dissídio coletivo de 2002 no mês passado que acaba com a obrigatoriedade de se manter uma quantidade mínima de trabalhadores por terno de trabalho. No julgamento do dissídio de 2003, realizado na tarde de quinta (19), o tribunal manteve o mesmo posicionamento. O Sindicato dos Estivadores deve recorrer da decisão.

Suspensa taxa de cobrança do Tecon

23/08/2004

O Terminal de Contêineres (Tecon) da Santos Brasil suspendeu, na última quarta-feira, a cobrança de um valor sobre os contêineres de exportação. A informação foi divulgada pelo jornal A Tribuna da última sexta-feira (20). A cobrança de da taxa foi a medida adotada por alguns terminais do setor como forma de compensar custos com os investimentos na implantação do ISPS Code — conjunto de normas de segurança preventivas contra ataques terroristas.

Porém, de acordo com o veículo, a suspensão da cobrança é temporária e valerá até que a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) analise a questão, a pedido de empresários que recorreram ao órgão.

A cobrança de uma das principais operadoras de contêineres do Porto de Santos abrangia somente as unidades para exportação e valia desde o dia 1 º de julho, quando o ISPS Code entrou em vigor.

A suspensão é o primeiro resultado vitorioso dos exportadores contra o estabelecimento de um valor sobre a operação dos contêineres sem uma discussão prévia.

Codesp participa de seminário antiterrorismo

23/08/2004

A Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP) participa, representada pelos técnicos Mariliza Fontes Pereira e João Fernando Cavalcanti Gomes da Silva, do Seminário Como exportar paras os EUA – Aspectos Práticos das Medidas Antiterrorismo. O evento acontece nesta terça-feira (24) e pretende analisar e discutir o comércio de cargas com aquele país, a partir dos códigos internacionais de segurança adotados pelas vias de transporte para combater o terrorismo.

Os representantes da Autoridade Portuária, responsáveis pela coordenação e implantação dos planos de segurança do Porto de Santos, estarão apresentando

(8)

no evento as medidas adotadas para o funcionamento do cais santista, sem riscos para a sua segurança.

As medidas antiterroristas são os planos ISPS-Code (International Ship and Port Facilities Security Code) – Plano Internacional de segurança em instalações portuárias, e o CSI (Container Security Initiative) – Plano de segurança para contêineres.

Além disso, o encontro, organizado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), visa também orientar empresas com relações comerciais com os Estados Unidos para os procedimentos adequados às normas de segurança para a movimentação por contêineres.

Para se inscrever é necessário entrar em contato com a ACSP, pelo grupo São Paulo Chamber of Commerce, pelo telefone (11) 3244-3454 ou pelo e-mail tneuma@acsp.com.br. O órgão fica na Rua Boa Vista, 51, 11º andar.

Referências

Documentos relacionados

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa