• Nenhum resultado encontrado

Fisioterapia e Neuropatias Periféricas em Portadores de Diabete Melito II: Produção Bibliográfica entre 1966 e 2011.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Fisioterapia e Neuropatias Periféricas em Portadores de Diabete Melito II: Produção Bibliográfica entre 1966 e 2011."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Fisioterapia e Neuropatias Periféricas em

Portadores de Diabete Melito II: Produção

Bibliográfica entre 1966 e 2011.

Vicente Conrado da Silva1*, Cristian Douglas Dantas de Sousa¹, Renato

Evando Moreira Filho², Raimunda Hermelinda Maia Macena3

ARTIGOS DE REVISÃO

R

esumo

Introdução: O Diabetes Mellitus é uma doença crônica

caracterizada pela alteração da glicemia, acompanhada por complicações. O pé diabético é uma destas complicações oriundas da deficiência de inervação nos membros inferiores devido a neuropatias diabéticas. A atuação da Fisioterapia se faz através de ações para minimizar as sequelas oriundas do pé diabético. Objetivo: Relatar a produção científica acerca das neuropatias periféricas em portadores de Diabete Mellitus tipo II, enfatizando a participação da Fisioterapia. Metodologia: Estudo realizado através de revisão narrativa da literatura disponível em uma biblioteca virtual de saúde (BIREME). A coleta de dados deu-se em novembro de 2011. Para identificar as publicações, empregaram-se os descritores: “Neuropatias” e “Diabetes”, isolados e associados, assim como, “Neuropatias” e “Fisioterapia”, e, por último, apenas o descritor “Neuropatias”.

Resultados: A princípio, 2.228 publicações foram encontradas

restando ao final da triagem apenas dois arquivos que, após leitura, foi detectado tratar do mesmo artigo sendo, esse último, correlacionado à fisioterapia e as neuropatias diabéticas especificamente sobre pé diabético. O artigo aborda o impacto da intervenção fisioterapêutica na melhora da marcha e do equilíbrio de pacientes diabéticos por meio de um programa de treinamento específico. Achados evidenciam escassez de publicações que tratem de neuropatias diabéticas associado à fisioterapia. Considerações Finais: Deste modo, revela-se a necessidade de maior número de pesquisas relacionadas ao tema. É importante salientar a possível existência de publicações sobre a Fisioterapia e o Pé Diabético em bases não abrangidas pela BIREME, ou ainda a existência de artigos, dissertações e/ ou teses não registradas em bases virtuais.

Palavras-chave: Fisioterapia. Neuropatias. Diabetes. Pé

Diabético.

Introduction: Diabetes Mellitus is a chronic disease characterized

by alterations in blood glucose, accompanied by complications. The diabetic foot is one of the complications arising from the lack of innervation of the lower limbs due to diabetic neuropathy. The role of physical therapy is done through actions to minimize the consequences arising from the diabetic foot. Objective: To report on the scientific production peripheral neuropathies in patients with type 2 diabetes mellitus, emphasizing the participation of Physiotherapy. Methodology: A study conducted through a narrative review of available literature in a virtual library of health (BIREME), Data collection took place in November 2011. To identify the publications, they employed the descriptors: "Neuropathies" and "Diabetes", isolated and associates, as well as "Neuropathies" and "Physiotherapy", and, finally, only the descriptor "Neuropathies”. Results: Initially, 2228 publications were found remaining at the end of the screening only two files that, after reading, was detected be the same article, the latter correlated to physiotherapy and diabetic neuropathies specifically on the Diabetic Foot. The article discusses the impact of physical therapy intervention in improving gait and balance of diabetic patients through a specific training program. Findings showed scarcity of publications dealing with Diabetic Neuropathies associated with physiotherapy. Conclusion: Thus, it appears the need for more research related to the theme. It is important to point out the possible existence of publications on Physical Therapy and Diabetic Foot bases not covered by BIREME, or even the existence of articles, dissertations and / or theses not recorded in virtual bases.

Key-words: Physiotherapy. Neuropathies. Diabetes. Diabetic

Foot.

¹ Discentes do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará

2 Mestre em Microbiologia Médica pela Universidade Federal do Ceará. Docente do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará 3 Doutora em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Ceará. Docente do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará

* Autor correspondente: E-mail: v.conrado@alu.ufc.br

Recebido em: 12/03/2012 Aprovado em: 16/05/2012

(2)

I

ntRodução

m

etodologIA O Diabetes Mellitus (DM) é uma doença

crô-nica caracterizada pela alteração dos índices glicêmi-cos, acompanhada por uma série de complicações, principalmente quando o diagnóstico é tardio (1).

Atu-almente, o DM configura-se como um importante e crescente problema de saúde para todos os países. Se-gundo Lira (2006) (2), até 1995 ocorreu um aumento

de mais de 100 milhões de pessoas com diabetes, che-gando a 173 milhões em 2002 e com projeção de 366 milhões de indivíduos diabéticos até o ano de 2030, dos quais dois terços vivendo em países em desen-volvimento. O Brasil é considerado o primeiro país das Américas do Sul e Central em número de pessoas com diabetes, sendo diagnosticado cerca de 10 mi-lhões de diabéticos no ano 2011 (3).

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 50% dos indivíduos que têm diabe-tes não foram diagnosticados precocemente, devido aos sintomas discretos. O diagnóstico de diabetes é feito com um atraso médio de quatro a sete anos

(4). Esse atraso no diagnostico corrobora com o

es-tabelecimento de doenças micro e macrovasculares, tais como retinopatias, nefropatias, neuropatias, que podem causar alterações de sensibilidade, entre ou-tras complicações, podendo levar a ulcerações e, por consequência, até mesmo à amputação de membros, complicações cardiovasculares, tais como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (5-6).

Diante disso, o pé diabético é uma das mais temidas complicações cutâneas, vasculares, muscula-res e ósseas oriundas da deficiência de inervação nos membros inferiores (MMII) dos indivíduos

acometi-dos pelas neuropatias diabéticas (7). A evolução clinica

do pé diabético dificulta a realização das Atividades de Vida Diária (AVD), fator que justifica a necessidade de intervenção fisioterapêutica. Entretanto o diabético poderá ter uma vida normal se seguir um tratamento adequado e mantiver hábitos saudáveis, como dieta

es-pecífica, atividade física e cuidado com os pés (1).

A atuação da Fisioterapia se faz através de ações promotoras para impedir o estabelecimento de ulcerações, bem como, de exercícios de fortalecimen-to, alongamenfortalecimen-to, treino de marcha e equilíbrio e pela prescrição e adaptação de próteses e órteses para a diminuição das sequelas oriundas do pé diabético (8).

Entendendo que a internet vem sendo um im-portante meio de disseminação de informações cientí-ficas, o presente estudo tem como objetivo descrever a produção científica disponível acerca das ações da fisioterapia nas neuropatias periféricas em portadores de Diabetes Mellitus tipo II na biblioteca virtual BI-REME.

Estudo bibliográfico realizado através de revi-são narrativa da literatura disponível em uma biblio-teca virtual de saúde (BIREME) datadas de 1966 a 2011.

A BIREME, Biblioteca Regional de Medicina, tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento do conhecimento científico em Saúde nos países da América Latina e Caribe, promovendo a cooperação entre países, a democratização do acesso à informa-ção científica e técnica, legislainforma-ção e o intercâmbio de conhecimento e evidências em prol da contínua me-lhoria dos sistemas de saúde, educação e de pesquisa

(9).

A escolha pela BIREME deveu-se ao fato da referida biblioteca hospedar 17 bases virtuais, dentre estas, 5 de Saúde em Geral (LILACS, IBECS, ME-DLINE, Biblioteca Cochrane, SciELO); 10 em áreas especializadas (ADOLEC, BBO, BDENF, CidSaú-de, DESASTRES, HISA, HOMEOINDEX, LEYES, MEDCARIB, REPIDISCA) e 2 Organismos Interna-cionais (WHOLIS e PAHO), possuindo assim, consi-derável acervo para coleta de dados. Para a realiza-ção deste estudo foram utilizadas as bases LILACS, MEDLINE e a Biblioteca Cochrane descritas no gru-po de Saúde em Geral.

A coleta de dados ocorreu no mês de novem-bro de 2011. A pesquisa foi realizada por dois pes-quisadores independentes e “cegos” com a finalidade de obter iguais resultados. Para a realização da busca foram usados três fluxos de descritores, expostos a se-guir:

Fluxo 01 – Foram utilizados dois descritores:

“Neuropatias” e “Diabetes” isolados e associados, sendo incluso na pesquisa os artigos, teses e disser-tações que apresentassem em seus resumos os quali-ficadores “Diabetes Mellitus Tipo 2”; “Nervos Peri-féricos”; “Complicações do Diabetes”; “Neuropatias Diabéticas”; “Condução Nervosa”; “Doenças do Pé”; “Pé Diabético”; “Neuropatias Periféricas” e “Neuro-patias Diabéticas”.

Fluxo 02 – O descritor utilizado neste fluxo

foi “Neuropatias”, e os estudos que possuíssem os qualificadores “Neuropatias Diabéticas”; “Diabetes Mellitus Tipo 2”; “Doenças do Pé”; “Pé Diabético” e “Úlcera Cutânea” foram adicionados à pesquisa.

Fluxo 03 – Utilizaram-se os descritores

“Neu-ropatias” e “Fisioterapia”, isolados e associados. O critério para a inclusão das teses, dissertações e arti-gos foi que apresentassem em seus resumos os quali-ficadores “Neuropatias Diabéticas”; “Pé Diabético”; “Diabetes Mellitus Tipo 2” e “Doenças do Pé”.

(3)

Foram utilizados como critério de inclusão os descritores, os qualificadores, o tipo de estudo, o perí-odo, a língua, o título e os trabalhos que tivessem em seus resumos os termos “Pé Diabético” e “Fisiotera-pia”. O numero inicial de estudos foi 253 e finalizou com apenas um trabalho relacionado ao tema em es-tudo.

R

esultAdos

Diante da apuração na BIREME, considerada a principal plataforma virtual em saúde, verificou-se que das 17 bases albergadas pela referida biblioteca, apenas 3 apresentavam artigos que abordavam os te-mas propostos. Verificou-se ainda que após a etapa final do fluxo que buscava publicações correlacionan-do Fisioterapia e Pé Diabético, chega-se a apenas um artigo, o que evidencia uma carência de estudos co-muns às áreas em questão.

Neste estudo, ao se utilizar o descritor “Neu-ropatias e Diabetes” encontrou-se, no total, 2.228 pu-blicações. Quando se utiliza o qualificador “Diabetes Mellitus Tipo II” esse número passa a ser de 342, de-crescendo para 234 quando utilizamos o qualificador “Neuropatias Diabéticas” e para 21 quando usamos “Pé Diabético” (fig. 1).

Ainda com o descritor “Neuropatias e Diabe-tes”, foi possível traçar outro caminho utilizando o qualificador “Nervos Periféricos”, com 52 publicações, “Condução Nervosa”, com 11 publicações e “Neuro-patias Periféricas”, com apenas 8. Por último, partindo novamente do descritor “Neuropatias e Diabetes” en-contramos o qualificador “Complicações do Diabetes”, com 100 publicações, “Doenças do Pé”, com 7 e “Neu-ropatias Diabéticas”, com apenas 1 (fig. 1).

Deve-se ressaltar que neste primeiro fluxo não foi utilizado nenhum descritor referente à Fisiotera-pia, podendo assim, obter resultados sem relação al-guma com a área (Fig. 1).

No fluxo 2, quando o descritor “Neuropatias” é utilizado, encontra-se um total de 44.379 trabalhos, que cai para 8.389 com o qualificador “Neuropatias Diabéticas”. A partir desse qualificador foram traça-dos dois caminhos. O primeiro, com o qualificador “Diabetes Mellitus Tipo II”, com 959 arquivos e pos-teriormente, “Pé Diabético”, com 52. O segundo, 201 estudos com o qualificador “Doenças do Pé”, refi-nando a pesquisa para 66 com o qualificador “Úlcera Cutânea” (fig. 2).

Na primeira extração do fluxo 03 (fig. 3) fo-ram obtidas 253 publicações. Quando usado o qualifi-cador “Neuropatias Diabéticas” foi encontrado um to-tal de 19 e, daí então, foram traçados dois caminhos.

Figura 1. Descrição dos estudos sobre Neuropatias e Diabetes encontrados na BIREME no período de 1966 a 2011. Fortaleza, Ce, 2011.

Com o qualificador “Pé Diabético”, foram encontra-das 3 publicações e, usando o qualificador “Diabe-tes Mellitus Tipo 2”, esse número decresceu para 2. Quando cruzados, “Pé Diabético” e “Doenças do Pé”, encontram-se 2 publicações, que tratam-se, na verda-de, do mesmo artigo, posteriormente encontrado em “Diabetes Mellitus Tipo 2” .

Ao final, foram identificados 2 arquivos que após leitura foi detectado tratar do mesmo artigo. Este artigo trata da Fisioterapia e as neuropatias periféricas em portadores de Diabetes Mellitus tipo II é um en-saio clínico controlado em língua inglesa publicado na revista Diabetologia no ano de 2010 (fig. 3). Figura 2. Descrição dos estudos sobre Neuropatias encontrados na BIREME no período de 1966 a 2011.

(4)

Figura 3. Descrição dos estudos sobre Neuropatias e Fisioterapia encontrados na BIREME no período de 1966 a 2011. Fortaleza, Ce, 2011.

Os resultados evidenciam uma escassez de publicações que tratem de neuropatias diabéticas as-sociado à fisioterapia.

O único estudo encontrado na BIREME que correlacionava fisioterapia e neuropatias diabéticas e, mais precisamente, o Pé Diabético relata o impacto da intervenção fisioterapêutica na melhora da marcha e do equilíbrio de pacientes diabéticos por meio de um programa de treinamento específico.

O referido estudo relata uma melhora signifi-cativa na marcha e no equilíbrio de pacientes diagnos-ticados com DM II, evidenciando um grau de melhoria de 0,54 km/h ou 11,6% na velocidade da marcha dos pacientes do grupo intervenção e no equilíbrio dinâ-mico (tempo para caminhar sobre uma viga) apontam para uma melhora de 3,39s ou 34% o que, segundo os autores, é clinicamente relevante já que uma diminui-ção de 0,1m/s na velocidade de marcha em idosos tem sido associada a uma redução de 10% na capacidade

de realizar atividades de vida diária (10).

A neuropatia periférica pode comprometer a amplitude do passo, velocidade e cadencia da mar-cha em condições normais (terreno plano, linha reta e velocidade constante), além da coordenação e do equilíbrio em condições especiais (aclives, declives e terrenos irregulares). Relacionam-se também difi-culdades na fase de apoio terminal e pré-balanço de-vido à alteração de ativação do tríceps sural e conta-to inicial adequado com o antepé, sem absorção de choques. Pode ser observado ainda aumento nos ín-dices de pressão plantar devido à própria patogenia da neuropatia diabética periférica associada aos me-canismos intrínsecos do descontrole glicêmico, como

d

Iscussão

comprometimento ósseo e tecidual (11).

Achados também apontam para a necessidade de que os pesquisadores fisioterapeutas aumentem o número de pesquisas nas mais diversas áreas de sua atuação para o estabelecimento pleno da profissão e a partir daí, um maior reconhecimento social desta (3).

Durante a execução da pesquisa, foram en-frentadas algumas dificuldades, tais como o fato de a participação da fisioterapia acerca do tema proposto ser escassa, além disso, mesmo nos temas correlatos, a baixa incidência de artigos, dissertações de mestra-do e teses de mestra-doutoramestra-do em língua portuguesa repre-sentou uma limitação adicional ao estudo.

c

onsIdeRAções

F

InAIs

A produção nacional de Fisioterapia sobre o assunto e a sua disponibilização na BIREME é ex-pressivamente escassa. Entendendo que a fisioterapia é um componente importante da equipe multidisci-plinar no atendimento ao indivíduo portador de pé diabético, constitui-se grande desafio uma expressiva ampliação do conhecimento científico a ser aplicado.

R

eFeRêncIAs

1. American Diabetes Association. Position statement: Standards of medical care in diabetes. American Diabetes Association, 2005. Disponivel em: <http://www.diabetes. org/living-withdiabetes/recentlydiagnosed/?loc=DropDow nLWD-recentdx>. Acesso em: 12 Maio 2011.

2. Lira R, Cavalcanti N. Diabetes mellitus. Rio de Janeiro: Diagraphic Editora; 2006.

3. International Diabetes Federation. South and Central América. International Diabetes Federation, 2011. Disponivel em: <http://www.idf.org/diabetesatlas/5e/south-and-central-america>. Acesso em: 29 Novembro 2011. 4. Lopes CF. Pé Diabético In: Pitta GBB, Castro AA, Burihan

E. Angiologia e Cirurgia Vascular: guia ilustrado. Maceió: UNCISAL/ECMAL & LAVA, 2003.

5. Browlee M, Cerami A, Vlassara H. Advanced Glycosylation end products in Tissue and Biochemical Basics of Diabetic Complications. N Engl J Med 1988 May. 318: 1315-21. 6. Sacco ICN, Sartor CD, Gomes AA, João SMA, Cronfli R.

Avaliação das Perdas Sensório-Motoras do Pé e Tornozelo Decorrentes da Neuropatia Diabética. Rev Bras Fisioter 2007 Jan/Fev. 11(1): 27-33.

7. Oliveira JEP, Milech A. Diabetes Mellitus – clínica, diagnóstico, tratamento multidisciplinar. São Paulo: Atheneu; 2004.

8. BIREME. Objetivos. Biblioteca Virtual em Saúde, 2011. Disponivel em: <http://new.paho.org/bireme/index. php?option=com_content&view=article&id=32&Itemid=4 1&lang=pt>. Acesso em: 12 Novembro 2011.

9. Allet L, Armand S, de Bie RA, Golay A, Monnin D, Aminian K. et al. The gait and balance of patients with diabetes can be improved: a randomised controlled trial. Diabetol 2010 Mar. 53(3): 458-66.

(5)

10. Fregonesi CEPT, Camargo MR. Parâmetros da marcha em portadores de Diabetes Mellitus. Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum 2010. 12(2): 155-63.

11. Coury HJCG, V. I. Perfil do Pesquisador Fisioterapeuta Brasileiro. Revi Bras Fisioter 2009 Jul/Ago. 13(4): 356-63.

Referências

Documentos relacionados

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator

O gráfico nº11 relativo às agências e à escola representa qual a percentagem que as agências tiveram no envio de alunos para a escola Camino Barcelona e ainda, qual a percentagem de

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem