• Nenhum resultado encontrado

Relatório de Actividades

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório de Actividades"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Relatório de Actividades

Outubro de 2005 – Setembro de 2006

O ano que passou

Ficou marcado pelo desenvolvimento de alguns projectos e também por um acontecimento que marcou profundamente o grupo: a morte do Frederico a 30 de Janeiro, companheiro e amigo insubstituível. Acompanhámos todos com perplexidade, dor e impotência os passos de uma caminhada sem retorno. Continuarmos com entusiasmo o trabalho do Anima Mea e alimentarmos a alegria de estarmos juntos será certamente a memória mais sentida que dele possamos fazer.

Os projectos

1. Projecto Magnificat anima mea – música centrada na figura de Maria.

Este concerto tem por base um tema central que percorre toda a história da Igreja e das artes que a acompanharam ao longo de dois milénios, em particular a pintura, a escultura e a música: Maria, Mãe do Salvador.

O programa do concerto apresenta três partes que se complementam e que constituem uma viagem musical através do património da música sacra dedicada à Virgem:

1ª Parte - Uma visão diacrónica de variadas versões musicais do Magnificat, exemplificada com o excerto inicial de cada um deles, que compreende o primeiro versículo do texto: Magnificat Anima Mea Dominum.

2ª Parte - Uma apresentação de diferentes visões musicais de outros textos referenciados à figura de Maria: O Magnum Mysterium, Ave Maria e Salve Regina Foram escolhidos estes textos pela sua relação directa com momentos essenciais do ano litúrgico cristão, nomeadamente o Natal (O Magnum Mysterium) e a Páscoa (Salve Regina).

3ª Parte - A interpretação integral do Magnificat, em três versões que abrangem um período de cerca de mil anos: a visão medieval do canto gregoriano (século X), a

(2)

visão barroca de J. Rodrigues Esteves (compositor português do século XVIII), e a visão contemporânea de Arvo Pärt (compositor estónio nascido no século XX). Esta última peça é interpretada a meio desta trilogia porque, paradoxalmente (ou não), está muito mais próxima da sensibilidade medieval, nomeadamente com o seu hieratismo, o seu recolhimento e a sua referência permanente ao cantochão.

Este programa foi apresentado em três concertos:

v 3 de Dezembro – Igreja Matriz de Meinedo, Lousada v 7 de Dezembro – Igreja do Mosteiro de Grijó, Gaia v 10 de Dezembro – Igreja de Santa Clara, Porto

2. Música de Natal no Metro

Mais uma série de concertos nas estações do Metro do Porto “para quem passa e vai apanhar o seu transporte e ainda tem uns breves instantes para parar e ouvir

cantar o Natal.”

v 20 de Dezembro – estação da Trindade v 22 de Dezembro – estação do Bolhão

Na sequência destes concertos o Metro do Porto decidiu atribuir um subsídio ao Anima Mea para aquisição de um órgão, o que se veio a concretizar em Fevereiro.

3. Projecto de gravação de um CD com músicas do Programa Magnificat

No dia 25 de Abril, na igreja de N. Sª de Fátima (padres jesuítas), com a direcção artística de Francisco Melo e direcção técnica de Frederico Monteiro, responsável pela gravação, mistura, processamento e edição. Uma experiência interessante de rigor do trabalho do grupo e do desempenho individual, de audição e crítica das interpretações.

4. Projecto A Música na Evangelização – intercâmbio musical entre Europa, África e América

Cada projecto do Coro Anima Mea tem sido pensado em torno de uma ideia comum, unificadora, que dá coerência a um conjunto de peças musicais e textos não cantados.

(3)

A ideia inicial para este concerto era reunir um conjunto de peças relacionado com a

presença portuguesa na América do Sul, nos séculos XVI e XVII. Esse reportório, criado no contexto da evangelização, reflecte influências das tradições musicais locais. O vilancico religioso é o género musical que melhor ilustra essas influências e, ao usar textos em língua vulgar, demonstra também uma clara preocupação em chegar a camadas da sociedade claramente populares.

Logo surgiram várias questões: (1) a presença escassa, no Brasil, de reportório musical seiscentista; (2) a existência de muitas peças de autores portugueses, escritas em castelhano.

Por isso, a ideia inicial foi-se alargando: (1) por um lado, abriu-se a um espaço geográfico maior, desde Portugal e Espanha até à África e América, na época quinhentista e seiscentista; (2) por outro lado, abriu-se aos dias de hoje: procurou-se algum reportório do tempo actual que evidencie o modo como a herança europeia, no diálogo com outras culturas, se incorpora numa nova realidade musical – viva, autónoma e independente.

Chegamos assim ao título do programa que agora se concretiza: A Música na Evangelização – Intercâmbio musical entre Europa, África e América.

A primeira parte do concerto reúne um conjunto de peças que mostra a riqueza e

variedade dos locais – de “partida” e de “chegada” – onde a evangelização teve lugar. Os locais de “partida” incluem Portugal e Espanha, já que os dois países apresentam intensas afinidades e intercâmbios musicais e culturais ao longo dos séculos XVI e XVII, particularmente durante a sua união, sob a mesma coroa, entre 1580 e 1640. Os locais de “chegada” incluem a África, a América Central e a América do Sul, em territórios diversos como o México, Peru ou Argentina.

O vilancico religioso é o único género da música sacra com texto em língua vulgar, o que favorece de forma decisiva a comunicação da mensagem evangélica. Como alternativa ou como complemento ao omnipresente latim, surgem assim imensos textos nas línguas do povo: português, galego, castelhano, catalão, guinéu (crioulo africano), quechua (língua original dos Incas) ou nahuatl (dialecto dos Astecas). Por outro lado, a ambiência popular manifesta-se nesse género através do Ritmo,

(4)

directamente ligado à vivacidade da dança e à multiplicidade de instrumentos de percussão que acompanham a música tradicional.

Não devemos esquecer que também na Península Ibérica o Vilancico religioso reflecte o modelo de evangelização pós-reforma, com a admissão de textos em vernáculo no espaço musical sagrado. Por outro lado, a vinda para a península de pessoas oriundas da África ou América influencia os textos e as personagens dos vilancicos.

A segunda parte do concerto é preenchida com a Missa Crioula, do compositor

argentino Ariel Ramirez, inspirada na ambiência e no ritmo da música tradicional sul-americana, em particular da Argentina e Bolívia.

5. Concertos de Verão

O projecto Evangelização – Intercâmbio Musical continua a ser trabalhado para ser apresentado no último trimestre do ano mas, já com base nele, realizaram-se três concertos no Verão. A 1ª parte do programa foi preenchida com peças musicais que integram esse projecto; na 2ª parte do programa, estruturada em torno do tema “Natureza” designada cena campestre, foram recuperadas algumas peças musicais apresentadas no Verão de 2005.

As apresentações deste programa foram as seguintes: v 8 de Julho - Música numa noite de Verão, Samão* v 11 de Julho - Música no Metro – Estação do Bolhão v 13 de Julho – Música no Metro – Estação da Trindade

*A convite do Grupo Associativo de Samão (GAS), aí realizámos um concerto em 8 de Julho. Samão é uma aldeia nos contrafortes das serras da Cabreira e do Alvão, na freguesia de Gondiães, concelho de Cabeceiras de Basto. O Anima Mea contou com uma recepção muito hospitaleira. O ambiente do concerto, antes e depois, foi muito interactivo com as pessoas da aldeia, com a participação de um coro local e de um grupo de bombos de Samão. É imperioso referir o entusiasmo do organizador Eng. Barroso, presidente do GAS, que nos alojou em casas de familiares e no dia seguinte nos guiou num percurso pedestre de visita ao fojo do lobo e a um conjunto muito

(5)

interessante de moinhos movidos pela água de um ribeiro de montanha, alguns já recuperados pela associação.

As actividades extra-curriculares

19 de Novembro – Visita à igreja de Santa Maria do Marco (com projecto de

arquitectura de Álvaro Siza Vieira) e à Área Arqueológica do Freixo (cidade romana de Tongóbriga), Marco de Canavezes e magusto em casa da Lininha, associada do Anima Mea, em Amarelhe, Baião.

3/4 de Junho – visita ao Parque Arqueológico do Vale do Côa.

O Vale do Côa é considerado um dos mais importantes sítios de arte rupestre do mundo e por isso foi classificada como Património da Humanidade. Visitámos os núcleos de gravuras da Penascosa e da Ribeira de Piscos. Éramos 45 expedicionários e assentámos quartel-general das operações na Pousada da Juventude de Foz-Côa. À noite ainda fizemos uma serenata à porta da matriz de Foz- Côa e ficámos com vontade de voltar.

Referências

Documentos relacionados

que esbanjou os teus bens com as prostitutas”, ele pretende mostrar que o filho mais novo, gastou o dinheiro do pai, que deveria ter guardado para cuidar do pai na velhice, e o

Produtos fabrico de moldes de borracha TrueCast são por vezes usados para caso de peças de borracha sólida, além de ser usado para moldes. A tabela abaixo mostra que os

A mutilação fere de intensa forma o a dignidade humana, sua prática viola o respeito a esses direitos, uma vez que a tradição de mutilar os órgãos genitais das mulheres e

Os parâmetros avaliados incluíram: dados demográficos/ clínicos: idade, história familiar de doença renal, hipoacusia, otoscopia e antecedentes otológicos; função renal:

Rocky Point: Uma seleção de três propriedades de frente para a praia com três quartos com banheiro, sala de estar e sala de jantar amplas, deck solar espaçoso com piscina privativa

Este relatório da actividade do Provedor do Cliente incide sobre o período de Junho a Dezembro de 2009, com início a 2 de Junho, data do lançamento oficial do site do

Analisando a nova estrutura do Planejamento e Controle de Produção na Empresa Fantasia Ltda., observamos que a proposta de um Sistema Híbrido promoveu uma redução significativa

A maioria dos casos de doença está associada a ambientes sujeitos a intervenção humana onde temperatura da água é superior, alterando a concentração quer das bactérias quer dos