• Nenhum resultado encontrado

EMENTÁRIO DISCIPLINAS OBRIGATÒRIAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EMENTÁRIO DISCIPLINAS OBRIGATÒRIAS"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

EMENTÁRIO

DISCIPLINAS OBRIGATÒRIAS

1º Período

Biologia Celular

Carga Horária: AT (51) AP (09) APCC (08) APS (04) TA (72) Pré-requisito: sem pré-requisito

Noções de microscopia e técnicas em biologia celular. Origem da vida e evolução da célula. Células procarióticas e eucarióticas. Aspectos morfológicos, bioquímicos e funcionais da célula. Membrana plasmática e suas especializações. Transporte através da membrana. Citoesqueleto. Estrutura e função das organelas e suas interações. Núcleo, carioteca e cromatina. Ribossomos e síntese de proteínas. Ciclo celular: mitose e meiose.

Biologia de Micro-organismos

Carga Horária: AT (68) AP (22) APCC (12) APS (06) TA (108) Pré-requisito: sem pré-requisito

Conceitos básicos em Microbiologia. Morfologia e ultra-estrutura de Micro-organismos. Metabolismo: processos de produção e consumo de energia. Reprodução e crescimento de Micro-organismos. Controle do crescimento microbiano. Genética de Micro-Micro-organismos. Classificação de Micro-organismos. Fundamentos de Virologia. Drogas anti-microbianas.

Comunicação Oral e Escrita

Carga Horária: AT (30) AP (00) APCC (04) APS (02) TA (36) Pré-requisito: sem pré-requisito

Fundamentos da comunicação para conversação e apresentação em público. Técnicas e estratégias de comunicação oral. Planejamento e elaboração de reuniões e seminários. A comunicação nos trabalhos de grupo. Soluções e problemas de comunicação empresarial/institucional. Redação empresarial/institucional: memorando, Curriculum vitae, memento, relatório. Emprego da norma culta em trabalhos técnicos.

Física Aplicada às Ciências Biológicas

Carga Horária: AT (34) AP (11) APCC (06) APS (03) TA (54) Ministério da Educação

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Dois Vizinhos

Diretoria de Graduação e Educação Profissional

(2)

Pré-requisito: sem pré-requisito

Mecânica: Cinemática, Dinâmica e Energia. Fluídos: Hidrostática e Hidrodinâmica.

Termodinâmica: Temperatura, Calor, Gases ideais e Leis Termodinâmica. Eletricidade e

Magnetismo: Carga elétrica, Campo Elétrico e Magnético, Corrente Elétrica e Capacitores. Astronomia: História, Importância, As primeiras descobertas, Constelações e a influência na vida moderna. Mecânica Celeste: O modelo Geocêntrico, Movimento aparente das estrelas e planetas, Laço retrógrado, Fases da Lua e Eclipses. Gravitação: Lei da Atração Gravitacional Newtoniana e sua aplicação na Astronomia. O Sistema Solar: Medidas e Escalas Astronômicas, Características dos Planetas. Sistema Extra Solar: Estrelas e sua composição, Galáxias e Cosmologia.

História da Educação

Carga Horária: AT (34) AP (00) APCC (00) APS (02) TA (36) Pré-requisito: sem pré-requisito

Grandes tendências do pensamento filosófico e suas implicações na Educação. Principais correntes do pensamento pedagógico a partir da modernidade. História da Educação no Brasil a partir do século XX.

Introdução à Matemática

Carga Horária: AT (32) AP (00) APCC (02) APS (02) TA (36) Pré-requisito: sem pré-requisito

Funções de uma variável. Construção e interpretação de gráficos. Limites. Derivadas.

Metodologia da Pesquisa em Educação

Carga Horária: AT (30) AP (00) APCC (04) APS (02) TA (36) Pré-requisito: sem pré-requisito

A ciência e a produção do conhecimento científico. A pesquisa científica em educação: abordagens, tipos e orientações metodológicas. O projeto e o relatório de pesquisa. A comunicação científica; avaliação de projetos. CEP (Comitê de Ética em Pesquisa). Normas e organização do texto científico (normas da ABNT/UTFPR).

Química Geral e Orgânica

Carga Horária: AT (51) AP (09) APCC (08) APS (04) TA (72) Pré-requisito: sem pré-requisito

Matéria: seus estados, propriedades e composição. Estrutura atômica. Classificação dos elementos e tabela periódica. Compostos moleculares e iônicos. Ligações químicas. Reações químicas: equações químicas, interpretação dos coeficientes estequiométricos e balanceamento de equações químicas. Termoquímica e sua aplicação em processos biológicos. A natureza, a constituição, configuração, nomenclatura e propriedades físicas e químicas de compostos

(3)

orgânicos. Classificação de cadeias carbônicas (alifáticas, aromáticas e outras). Identificação das funções orgânicas e suas nomenclaturas. Teoria ácido-base de Lewis. Isomeria e reações orgânicas de interesse biológico.

2º Período

Bioquímica Geral

Carga Horária: AT (51) AP (24) APCC (10) APS (05) TA (90) Pré-requisito: Química Geral e Orgânica

Estrutura química e importância biológica de água, sais minerais, carboidratos, lipídios, proteínas, ácidos nucléicos e membranas biológicas. Enzimas: cinética, inibição e regulação. Vitaminas e coenzimas. Vias metabólicas. Respiração celular. Fermentação Fotossíntese. Integração metabólica.

Botânica Morfológica

Carga Horária: AT (51) AP (22) APCC (12) APS (05) TA (90) Pré-requisito: sem pré-requisito

Citologia vegetal. Histologia vegetal. Embriogênese e organogênese. Morfologia e anatomia de estruturas vegetativas e reprodutivas. Noções de microtécnica vegetal. Fundamentos teórico-práticos para o ensino de Botânica.

Filosofia Geral

Carga Horária: AT (34) AP (00) APCC (00) APS (02) TA (36) Pré-requisito: sem pré-requisito

Mito, filosofia e ciência. Historia da filosofia: evolução do pensamento humano através dos tempos. Relevância da filosofia para a sociedade contemporânea e para o exercício da profissão.

Histologia e Embriologia

Carga Horária: AT (68) AP (22) APCC (12) APS (06) TA (108) Pré-requisito: Biologia Celular

Tecidos. Sistemas circulatório, respiratório, digestório, urinário, endócrino, nervoso, sensorial e genital. Gametogênese, fertilização e clivagem. Primeira, segunda e terceira semana do desenvolvimento embrionário humano. Anexos embrionários. 2º ao 6º mês de desenvolvimento embrionário humano e período fetal. Gêmeos. Embriologia comparada nos primeiros estágios do desenvolvimento e estudos dos tecidos animais. Teratologia. Métodos anticoncepcionais.

(4)

Química Analítica

Carga Horária: AT (17) AP (17) APCC (00) APS (02) TA (36)` Pré-requisito: Química Geral e Orgânica

Classificação de soluções. Unidades de concentração. Diluição de soluções. Equilíbrio químico. Teoria ácido base de Arrhenius e de Bronsted-Lowry. Equilíbrio ácido-base. Conceitos pH e pOH. Hidrólise. Solução Tampão. Equilíbrio de solubilidade. Equilíbrio de Complexação e Equilíbrio de Oxi-redução. Fundamentos e aplicações de titulometria.

Zoologia de Invertebrados Inferiores

Carga Horária: AT (51) AP (24) APCC (10) APS (05) TA (90) Pré-requisito: sem pré-requisito

Taxonomia e nomenclatura zoológica. Fundamentos de sistemática e filogenética. Abordagem sistemática, funcional evolutiva e morfofisiologia de Protozoa, Porifera, Placozoa, Cnidaria, Ctenophora, Platyhelminthes, Nemertea, Gnathosmulida, Rotifera, Gastrothicha, Kinorhyncha, Loricifera, Priapulida, Nematoda, Nematomorpha, Acanthocephala, Entoprocta e Mollusca. Fundamentos teórico-práticos para o ensino de zoologia.

3º Período

Anatomia Humana

Carga Horária: AT (34) AP (36) APCC (15) APS (05) TA (90) Pré-requisito: sem pré-requisito

Estudo sistêmico topográfico do corpo humano. Caracterização e análise morfo-funcional comparativa dos sistemas: ósseo, muscular, respiratório, circulatório, digestório, urinário, genital (masculino e feminino), nervoso e endócrino. Órgãos dos sentidos. Fundamentos teórico-práticos para o ensino de Anatomia.

Biofísica

Carga Horária: AT (34) AP (09) APCC (08) APS (03) TA (54) Pré-requisito: Física Aplicada às Ciências Biológicas

Estudos biofísicos dos fenômenos celulares: propriedades físico-químicas das soluções e bioeletricidade. Biofísica e fisiologia dos sistemas: circulatório, respiratório, excretor, auditivo e visual. Estudo das radiações e suas aplicações nos sistemas biológicos. Bioenergética. Osmose, pressão osmótica e equilíbrio de Gibbs-Donnan. Transporte através de membranas. Regulação ácido-base. Radiobiologia.

(5)

Botânica Econômica e Taxonômica 1

Carga Horária: AT (34) AP (24) APCC (10) APS (04) TA (72) Pré-requisito: Botânica Morfológica

Estudo dos caracteres morfo-taxonômicos e biológicos de algas, fungos, líquens, briófitas e pteridófitas. Aspectos ecológicos, econômicos, reprodutivos e evolutivos. Fundamentos teórico-práticos para o ensino de Botânica.

Optativa 1

Carga Horária: AT (34) AP (11) APCC (06) APS (03) TA (54)

Organização do Trabalho Pedagógico e Gestão Escolar Carga Horária: AT (30) AP (00) APCC (04) APS (02) TA (36) Pré-requisito: sem pré-requisito

O trabalho coletivo como princípio do processo educativo. Projeto Político Pedagógico. Compreender as concepções que fundamentam as Teorias das Organizações e de Administração Escolar. Compreensão das concepções que fundamentam a organização do trabalho administrativo-pedagógico. Relações de poder no cotidiano da escola e suas implicações para o trabalho pedagógico.

Psicologia da Educação

Carga Horária: AT (51) AP (00) APCC (00) APS (03) TA (54) Pré-requisito: sem pré-requisito

As principais teorias da psicologia aplicadas à educação escolar. Processos psicológicos da aprendizagem e abordagens cognitivas e sócio-interacionistas. Psicologia do desenvolvimento: do nascimento à morte. Reflexão sobre temas contemporâneos do campo da Educação.

Zoologia de Invertebrados Superiores

Carga Horária: AT (51) AP (24) APCC (10) APS (05) TA (90) Pré-requisito: Zoologia de Invertebrados Inferiores

Abordagem sistemática, funcional evolutiva e morfofisiológica dos filos Annelida, Bryozoa, Brachiopoda, Phoronida e Entoprocta, Arthropoda e Echinodermata. Fundamentos teórico-práticos para o ensino de Zoologia.

(6)

4º Período

Botânica Econômica e Taxonômica 2

Carga Horária: AT (34) AP (24) APCC (10) APS (04) TA (72) Pré-requisito: Botânica Econômica e Taxonômica 1

Princípios de sistemática vegetal. Histórico e nomenclatura botânica. Técnicas de coleta e herborização. Estudo dos caracteres morfológicos, sistemáticos, evolutivos, reprodutivos e importância econômica de gimnospermas e angiospermas. Fundamentos teórico-práticos para o ensino de Botânica.

Didática Geral

Carga Horária: AT (24) AP (00) APCC (10) APS (02) TA (36) Pré-requisito: sem pré-requisito

Pressupostos teóricos, históricos, filosóficos e sociais da Didática. Dimensões político-sociais, técnicas e humanas da Didática e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem. Planejamento e avaliação educacional; A relação professor/aluno no contexto da sala de aula.

Fisiologia Humana

Carga Horária: AT (68) AP (22) APCC (12) APS (06) TA (108) Pré-requisito: Bioquímica Geral

Fundamentos da fisiologia dos sistemas: nervoso, central e periféricos, circulatório, respiratório, digestório, genital, urinário e endócrino. Fisiologia dos órgãos dos sentidos. Fisiologia das trocas metabólicas. Fundamentos teórico-práticos para o ensino de Fisiologia Humana.

Genética Geral e Humana

Carga Horária: AT (51) AP (08) APCC (09) APS (04) TA (72) Pré-requisito: sem pré-requisito

Bases físicas e químicas da herança. Probabilidade em Genética. Genética mendeliana e pós-mendeliana. Determinação e herança ligada ao sexo. Ligação gênica. Herança poligênica. Mecanismos de herança extranuclear. Expressão gênica e sua regulação. Mutação gênica. Genética humana e do comportamento. Fundamentos teórico-práticos para o ensino de Genética Básica.

Teoria e Prática de Ensino de Ciências e Biologia 1 Carga Horária: AT (68) AP (0) APCC (17) APS (05) TA (90) Pré-requisito: sem pré-requisito

(7)

Aspectos históricos do ensino de Ciências. A situação do ensino de Ciências e Biologia na realidade educacional brasileira. Parâmetros Curriculares Nacionais. Diretrizes Curriculares Nacionais.

Zoologia de Vertebrados

Carga Horária: AT (34) AP (22) APCC (12) APS (04) TA (72) Pré-requisito: sem pré-requisito

Abordagem sistemática, funcional evolutiva, morfofisiológica, distribuição e ecologia dos filos Hemichordata e Chordata (Urochordata, Cephalocordata, Agnatha, Condrichthyes, Osteychtyes, Amphibia, Reptilia, Aves e Mammalia). Fundamentos teórico-práticos para o ensino de Zoologia.

5º Período

Ecologia Geral

Carga Horária: AT (51) AP (09) APCC (08) APS (04) TA (72) Pré-requisito: sem pré-requisito

Introdução a ecologia. Ecossistemas: conceitos, estrutura, classificação e dinâmica. Energia nos ecossistemas: cadeias, teias alimentares e níveis tróficos. Ciclos biogeoquímicos. Dinâmica de populações. Biocenoses. Desenvolvimento do ecossistema: sucessão, seres e clímax. Diversidade. Biomas. Métodos ecológicos e tratamentos estatísticos. Fundamentos teórico-práticos para o ensino de Ecologia.

Botânica Fisiológica

Carga Horária: AT (68) AP (24) APCC (10) APS (06) TA (108) Pré-requisito: Bioquímica Geral

Relações entre solo, planta, potenciais hídricos e atmosfera. Nutrição mineral. Assimilação e metabolismo do nitrogênio. Transporte de solutos. Fotossíntese. Respiração. Metabolismo secundário. Crescimento e desenvolvimento. Hormônios vegetais. Movimentos vegetais. Fotoperiodismo. Fisiologia do Florescimento. Fotomorfogênese. Fisiologia da semente.

Libras 1

Carga Horária: AT (34) AP (00) APCC (00) APS (02) TA (36) Pré-requisito: sem pré-requisito

Línguas de sinais e minoria lingüística. As diferentes línguas de sinais. Status da língua de sinais no Brasil. Cultura surda. Organização lingüística da Libras para usos informais e cotidianos: vocabulário, morfologia, sintaxe e semântica. A expressão corporal como elemento lingüístico.

(8)

Optativa 2

Carga Horária: AT (34) AP (11) APCC (06) APS (03) TA (54)

Optativa 3

Carga Horária: AT (34) AP (11) APCC (06) APS (03) TA (54)

Políticas Educacionais

Carga Horária: AT (34) AP (00) APCC (00) APS (02) TA (36) Pré-requisito: sem pré-requisito

As políticas educacionais, a legislação e suas implicações para a organização da atividade escolar. Análise das relações entre educação; estado e sociedade. Estudo da organização da educação brasileira: dimensões históricas, políticas, sociais, econômicas e educacionais. Análise da educação na Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96).

Teoria e Prática de Ensino de Ciências e Biologia 2 Carga Horária: AT (68) AP (00) APCC (17) APS (05) TA (90) Pré-requisito: Teoria e Prática de Ensino de Ciências e Biologia 1

Articulação entre conteúdo e metodologia do Ensino em Ciências e Biologia. Técnicas de ensino: aula dialogada, aula expositiva, discussão em grande grupo, discussão em pequeno grupo, trabalho escrito individual, pesquisa individual, pesquisa em grupo, aula de campo, aula teórico-prática, aula prática.

6º Período

Bioestatística

Carga Horária: AT (32) AP (00) APCC (02) APS (02) TA (36) Pré-requisito: sem pré-requisito

Estatística descritiva. Principais modelos discretos e contínuos. Tipos de amostragem e testes de hipóteses. Análise de variância. Correlação e regressão linear.

Ecologia de Águas Continentais

Carga Horária: AT (51) AP (09) APCC (08) APS (04) TA (72) Pré-requisito: sem pré-requisito

Estrutura e funcionamento dos ecossistemas aquáticos continentais. Ciclagem dos principais nutrientes (N, P, Fe, S). Dinâmica do oxigênio dissolvido e do carbono. Metabolismo dos ambientes aquáticos: produção e decomposição. Comunidades animais e vegetais de ambientes

(9)

aquáticos continentais e seus entornos. Manejo e monitoramento de ambientes aquáticos. Métodos de coleta e análise.

Ética, Profissão e Cidadania

Carga Horária: AT (32) AP (00) APCC (02) APS (02) TA (36) Pré-requisito: sem pré-requisito

Código de ética profissional. Conceito de ética: a deontologia. O que é um código de ética. A legislação profissional e suas implicações éticas. A Lei nº 6.684 de 03 de setembro de 1979. A Lei nº 7.017 de 30 de agosto de 1982. O Decreto Lei nº 88.438 de 28 de junho de 1983. O código de ética do biólogo. Aspectos doutrinários e fundamentais da ética. Normas de conduta ética da sociedade. A ética e a declaração universal dos direitos do homem. A ética e a biologia. Articulação ciência e ética. O biólogo hoje no Brasil: o que faz, onde trabalha e em que condições. Responsabilidade Técnica. Propriedade Intelectual.

Fisiologia Animal Comparada

Carga Horária: AT (51) AP (11) APCC (6) APS (04) TA (72)

Pré-requisito: Zoologia de Invertebrados Superiores e Zoologia de Vertebrados Análise funcional evolutiva dos sistemas vitais em invertebrados e vertebrados.

Biologia Molecular

Carga Horária: AT (51) AP (11) APCC (06) APS (04) TA (72) Pré-requisito: Bioquímica Geral

Características e propriedades dos ácidos nucléicos. Regulação da ação gênica. Base molecular da mutação e recombinação. Genética de microorganismos. Melhoramento genético. Noções básicas de bioinformática na análise de genes e genomas. Engenharia genética e biotecnologia.

Geologia e Pedologia

Carga Horária: AT (51) AP (09) APCC (08) APS (04) TA (72) Pré-requisito: sem pré-requisito

Introdução às geociências. Constituição da crosta terrestre. Minerais e tipos de rochas. Dinâmica externa. Geologia e meio ambiente. Recursos minerais e energéticos. Geologia da América do Sul, Brasil e Paraná. Pedologia: origem e classificação dos solos. Os solos nos diversos ecossistemas: propriedades químicas e físicas, composição.

Microbiologia Ambiental

Carga Horária: AT (51) AP (09) APCC (08) APS (04) TA (72) Pré-requisito: Biologia de Micro-organismos

(10)

Diversidade dos Micro-organismos nos diferentes ambientes solo, ar e água. Sistemas biológicos e tratamento de águas residuárias e de resíduos sólidos; reatores aeróbios e anaeróbios; biorremediação. Métodos de análise microbiológica do solo, água e ar. Microbiologia aplicada.

7º Período

Educação Ambiental

Carga Horária: AT (47) AP (00) APCC (21) APS (04) TA (72) Pré-requisito: sem pré-requisito

Histórico da Educação Ambiental. Políticas de Educação Ambiental. Sustentabilidade ambiental, consumo e cidadania. Vertentes contemporâneas em Educação Ambiental. Educação Ambiental no ambiente urbano, rural e em unidades de conservação. Projetos de Educação Ambiental: planejamento, execução e avaliação.

Genética de Populações e Evolução

Carga Horária: AT (64) AP (00) APCC (04) APS (04) TA (72) Pré-requisito: Genética Geral e Humana

Princípios de genética quantitativa. Introdução à genética de populações. Idiomorfismo. Mutação. Seleção. Fluxo gênico de populações migrantes. Deriva genética. Teorias evolucionistas. Fatores evolutivos. Especiação. Evolução molecular. Análise de cladogramas.

Imunologia

Carga Horária: AT (32) AP (00) APCC (02) APS (02) TA (36) Pré-requisito: Bioquímica Geral

Antígenos. Anticorpos. Tecido linfóide. Sistema complemento. Imunidade celular e humoral. Complexo de histocompatibilidade principal. Interação antígenos-anticorpos. Autoimunidade. Imunidade a tumores. Imunotransplantes. Imunodeficiências. Imunohematologia. Imunoprofilaxia. Imunoterapia.

Libras 2

Carga Horária: AT (10) AP (24) APCC (00) APS (02) TA (36) Pré-requisito: Libras 1

A educação de surdos no Brasil. Cultura surda e a produção literária. Emprego da Libras em situações discursivas formais: vocabulário, morfologia, sintaxe e semântica. Prática do uso da Libras em situações discursivas mais formais.

(11)

Optativa 4

Carga Horária: AT (34) AP (11) APCC (06) APS (03) TA (54)

Optativa 5

Carga Horária: AT (34) AP (00) APCC (00) APS (02) TA (36)

Paleontologia

Carga Horária: AT (32) AP (00) APCC (02) APS (02) TA (36) Pré-requisito: sem pré-requisito

Tempo Geológico e princípios de estratigrafia. Geologia histórica. Paleontologia básica. Fósseis e fossilização. Datação de fósseis. Micropaleontologia e bioestratigrafia. Elementos fundamentais de tafonomia. Extinções e evolução. Paleontologia do Brasil e do Paraná. Paleoecologia. Paleozoologia. Paleobotânica. Técnicas em paleontologia. Paleontologia e educação. Legislação relacionada à paleontologia.

Parasitologia Humana

Carga Horária: AT (17) AP (11) APCC (06) APS (02) TA (36) Pré-requisito: sem pré-requisito

Estudo das relações parasito-hospedeiro. Estudo da morfologia, patogenia, sintomatologia e epidemiologia dos parasitos e ectoparasitos comuns nas populações humanas, pertencentes a Protozoa, Platyhelminthes, Nemathelminthes, Arthropoda e Molusca, com ênfase em medidas preventivas. Aspectos gerais das principais parasitoses endêmicas no país.

Trabalho de Conclusão de Curso 1

Carga Horária: AT (51) AP (00) APCC (17) APS (04) TA (72) Pré-requisito: Estar matriculado, no mínimo, no 6º semestre

Elaboração de proposta de trabalho científico e/ou tecnológico envolvendo temas abrangidos pelo curso. Desenvolvimento do trabalho proposto.

8º Período

Cultura de Células e Tecidos Vegetais

Carga Horária: AT (32) AP (00) APCC (02) APS (02) TA (36) Pré-requisito: Botânica Fisiológica

Aspectos fisiológicos da propagação de plantas. Efeitos reguladores do crescimento em plantas. Micropropagação.

(12)

Optativa 6

Carga Horária: AT (34) AP (11) APCC (06) APS (03) TA (54)

Saúde e Higiene

Carga Horária: AT (68) AP (00) APCC (17) APS (05) TA (90) Pré-requisito: sem pré-requisito

Saúde: processo saúde-doença; conceitos em epidemiologia; políticas públicas de saúde. Educação em saúde. Saúde alimentar: importância dos alimentos na saúde; doenças veiculadas em alimentos; contaminação dos alimentos. Saúde ambiental: relação ao homem-natureza; relação saúde/ambiente; habitação; recursos hídricos e saúde; destino e tratamento de águas residuárias; resíduos sólidos urbanos. Educação sócio-ambiental.

Sistema de Gestão Ambiental

Carga Horária: AT (49) AP (00) APCC (02) APS (03) TA (54) Pré-requisito: sem pré-requisito

Conceitos de gestão ambiental. Evolução dos conceitos de proteção ambiental. As questões ambientais num mundo globalizado. Sistema de gestão ambiental. Normas ambientais. Interpretação e aplicação da norma ISO 14001. Implementação de um sistema de gestão ambiental.

Trabalho de Conclusão de Curso 2

Carga Horária: AT (51) AP (00) APCC (17) APS (04) TA (72) Pré-requisito: Trabalho de Conclusão de Curso 1

Desenvolvimento e finalização do trabalho científico e/ou tecnológico iniciado na disciplina de Trabalho de conclusão de curso I. Redação da monografia e apresentação/entrega do trabalho.

(13)

EMENTÁRIO

DISCIPLINAS OPTATIVAS

Área: Biotecnologia

Biotecnologia de Espécies Florestais

Carga Horária: AT (34) AP (11) APCC (06) APS (03) TA (54) Pré-requisito: Biologia Molecular

Clonagem: propagação vegetativa de plantas e cultura de tecidos. Tecnologia do DNA recombinante. Marcadores moleculares e genômica de espécies florestais. Transformação genética de plantas. A ética do DNA na engenharia florestal. Projeto aplicado à biotecnologia florestal.

Conservação e Uso de Recursos Genéticos Florestais Carga Horária: AT (34) AP (11) APCC (06) APS (03) TA (54) Pré-requisito: Biologia Molecular

Conservação da biodiversidade versus conservação genética. Acordos internacionais e legislação de recursos genéticos. Tecnologias de estudo da biodiversidade. Conservação ex situ e in situ. Conservação da paisagem. Conservação em terras privadas, Unidades de Conservação (SNUC e UNESCO) e bancos genéticos. Projeto: delineamento de um projeto de conservação.

Técnicas de Laboratório

Carga horária: AT (34) AP (11) APCC (06) APS (03) TA (54) Pré-requisito: sem pré-requisito

Segurança em Laboratório. Técnicas de Primeiros-Socorros. Noções básicas de manuseio de instrumentos laboratoriais utilizados em Ciências Biológicas. Preparo de material destinado a atividades laboratoriais. Manuseio, armazenagem e descarte de substâncias químicas. Biossegurança. Apresentação de dados e resultados experimentais.

Área: Meio Ambiente

Agroecologia

Carga Horária: AT (34) AP (11) APCC (06) APS (03) TA (54) Pré-requisito: sem pré-requisito

A base epistemológica da Agroecologia. Princípios e conceitos da Agroecologia. Agroecologia como disciplina científica multidisciplinar. Metodologias de estudo de agroecossistemas. A relação entre a agroecologia e as escolas alternativas de agricultura.

(14)

Biogeografia

Carga Horária: AT (34) AP (11) APCC (06) APS (03) TA (54) Pré-requisito: sem pré-requisito

Biogeografia: definições, conceitos básicos, história e desafios. Origem, evolução, meios de expansão e barreiras para a vida na terra. Padrões de distribuição geográfica das espécies: cosmopolitas, disjuntivas e endêmicas. O papel dos fatores abióticos na distribuição dos seres vivos. Teoria dos refúgios. Vicariância. Paleobiogeografia e Biogeografia de ilhas.

Biologia do Solo

Carga Horária: AT (34) AP (11) APCC (06) APS (03) TA (54) Pré-requisito: Biologia de Micro-organismos

Microbiologia do solo em perspectiva. O solo como habitat para organismos. A comunidade microbiana dos solos. Ecologia dos Micro-organismos do solo. Ecofisiologia da rizosfera. Metabolismo microbiano. Biodegradação. Transformação do carbono e a matéria orgânica do solo. Transformações do nitrogênio no solo. Fixação biológica do nitrogênio. Transformação do fósforo no solo. Micorrizas. Transformações do enxofre e outros elementos no solo. Fauna do solo.

Certificação Ambiental

Carga Horária: AT (34) AP (11) APCC (06) APS (03) TA (54) Pré-requisito: Sistema de Gestão Ambiental

A importância dos processos de certificação. Os procedimentos para o processo de certificação. Tipos de certificação: ISO, FSC e outros. Certificação e competitividade.

Controle Biológico de Vetores e Pragas

Carga Horária: AT (34) AP (11) APCC (06) APS (03) TA (54) Pré-requisito: Zoologia de Invertebrados Superiores

Noções sobre taxonomia, morfologia, biologia e fisiologia de insetos. Ecologia de insetos. Conceito de pragas. Insetos vetores. Sintomas, danos e métodos de controle de insetos-pragas. Manejo Integrado de Pragas. A posição do Controle Biológico no controle de pragas. Entomopatógenos no controle Biológico - Fungos, Vírus, Bactérias e nematóides. Predadores no controle Biológico - Ordens de insetos predadores, características, suas principais famílias. Parasitismo no Controle biológico - Ordens de insetos parasitóides, suas características e suas principais famílias. Programas de sucesso em Controle Biológico.

Ecologia Urbana

Carga Horária: AT (34) AP (11) APCC (06) APS (03) TA (54) Pré-requisito: sem pré-requisito

(15)

Ecossistema urbano: flora, fauna, clima, hidrologia e solo. Raízes no meio ambiente urbano. Dinâmica da vegetação em áreas urbanas. Áreas degradadas urbanas. Áreas industriais. Ferrovias e rodovias. Centro da cidade e parques urbanos. Jardins. Cemitérios. Bosques urbanos.

Ecoturismo e Turismo Rural

Carga Horária: AT (34) AP (11) APCC (06) APS (03) TA (54) Pré-requisito: sem pré-requisito

Introdução ao turismo, pensamento ecológico e ecoturismo. Atividades de ecoturismo no Brasil. Planejamento de áreas ecoturísticas e eco-oportunismo. Conceitos, origens e fundamentos do turismo rural. Planejamento, gestão e implantação de projetos de turismo ecológico e rural sustentável.

Estudo de Impactos Ambientais

Carga Horária: AT (34) AP (11) APCC (06) APS (03) TA (54) Pré-requisito: Sistema de Gestão Ambiental

Conceituação de impactos ambientais. Estrutura do EIA/RIMA. Caracterização dos impactos ambientais nos meios físico, biótico e sócio-econômico. Valoração e qualificação dos impactos. Medidas mitigadoras e compensatórias. Elaboração e análise de EIA/RIMA. Política e legislação de EIA/RIMA. Audiências Públicas. Estudos de casos de EIA/RIMA.

Propagação Vegetal

Carga Horária: AT (34) AP (11) APCC (06) APS (03) TA (54) Pré-requisito: Botânica Fisiológica

Aspectos fisiológicos da propagação de plantas. Efeitos dos reguladores do crescimento em plantas. Micropropagação e macropropagação. Métodos de propagação vegetativa.

Proteção Ambiental

Carga Horária: AT (34) AP (11) APCC (06) APS (03) TA (54) Pré-requisito:sem pré-requisito

Indicadores e monitoramento de qualidade da água. Resíduos e Efluentes urbanos, agroindustriais e rurais. Tratamento de efluentes e resíduos. Compostagem. Projeto de proteção ambiental para áreas urbanas e rurais.

Área: Saúde

Doenças Sexualmente Transmissíveis

Carga Horária: AT (34) AP (11) APCC (06) APS (03) TA (54) Pré-requisito: sem pré-requisito

(16)

Educação em saúde e doenças sexualmente transmissíveis (DST). Modelos de mudança comportamental e redução de risco. Estratégias de prevenção e controle. Métodos, técnicas e procedimentos laboratoriais avançados no diagnóstico das DST.

Entomologia Sanitária

Carga Horária: AT (34) AP (11) APCC (06) APS (03) TA (54) Pré-requisito: Zoologia de Invertebrados Superiores

Noções de morfologia, sistemática e bioecologia das ordens: Diptera, Hemíptera, Phtiraptera, Siphonaptera, Lepidoptera e Hymenoptera. Conhecimento sobre os mecanismos de transmissão e controle de populações dos grupos de insetos de interesse em transmissão de doenças no Brasil

Saúde Psicossocial e Trabalho

Carga Horária: AT (34) AP (11) APCC (06) APS (03) TA (54) Pré-requisito: sem pré-requisito

O campo teórico da saúde e trabalho. As abordagens: do desgaste; da psicodinâmica do trabalho; do estresse ocupacional; da ergonomia; do modo de vida. Investigações e intervenções sobre saúde e trabalho. Trabalho e saúde em categorias ocupacionais específicas. Metodologias no campo do trabalho e saúde; aplicações e limites. As repercussões das doenças ocupacionais - LER, DORT – na saúde psíquica. Programas de promoção à saúde psíquica.

Sexualidade

Carga Horária: AT (34) AP (11) APCC (06) APS (03) TA (54) Pré-requisito: sem pré-requisito

História da sexualidade. Transformação da sexualidade no decorrer da história. Sexualidade e desenvolvimento humano – definição de sexo e sexualidade, comportamento sexual. Sexualidade e as relações de gênero – papéis atribuídos ao homem e a mulher, relações de gênero e preconceito sexual, direitos sexuais. Sexualidade e educação – perspectivas contemporâneas para a educação sexual. Educação sexual na educação básica. Tópicos especiais em sexualidade.

Área: Educação

Desenvolvimento Humano e Aprendizagem

Carga Horária: AT (34) AP (00) APCC (00) APS (02) TT (36) Pré-requisito: sem pré-requisito

Educação e envelhecimento: processos individuais e sociais de envelhecimento; construção social da velhice. Especificidade dos processos de aprendizagem na educação de adultos e idosos.

(17)

Educação de Jovens e Adultos no Brasil

Carga Horária: AT (34) AP (00) APCC (00) APS (02) TT (36) Pré-requisito: sem pré-requisito

História e política da educação de jovens e adultos no Brasil. Concepções sobre educação de jovens e adultos e educação popular: práticas educativas e ideologias subjacentes. A apropriação do conhecimento como entendimento da realidade e de condição da cidadania

Educação, Trabalho e Sociedade

Carga Horária: AT (34) AP (00) APCC (00) APS (02) TT (36) Pré-requisito: sem pré-requisito

Natureza e especificidade da educação. As relações de trabalho na história da humanidade. O trabalho como princípio educativo. Mudanças no mundo do trabalho no modo de produção capitalista e os impactos na educação. Reestruturação capitalista, reformas do Estado e o mundo do trabalho. Mediações entre as relações de produção no capitalismo e a prática social educacional.

Ensino Médio: Organização Curricular, Planejamento e Avaliação Carga Horária: AT (34) AP (00) APCC (00) APS (02) TT (36)

Pré-requisito: sem pré-requisito

Princípios básicos de organização curricular em situação de ensino-aprendizagem; vivência de situações práticas de currículo, dentro da ótica de questões ligadas à participação, ao ensino de nível médio, e do trabalho educacional em suas possibilidades e compromisso social. A Educação Básica sob os princípios do trabalho, da ciência e da cultura; especificidade do ensino médio. Estudos sobre politecnia, educação tecnológica e educação profissional.

Estética e Política

Carga Horária: AT (34) AP (00) APCC (00) APS (02) TT (36) Pré-requisito: sem pré-requisito

Estudo da produção cultural (audiovisual, teatral, musical, artes plásticas, etc.) como um terreno efetivo dos embates sociopolíticos, tanto da perspectiva da sedimentação (como forma estética) da configuração contemporânea das forças sociais, quanto da perspectiva das principais transformações históricas dessa dinâmica. Padrões hegemônicos e contra-hegemônicos de representação da realidade.

Intervenção Pedagógica e Necessidades Educativas Especiais Carga Horária: AT (34) AP (00) APCC (00) APS (02) TT (36)

(18)

Reflexão crítica de questões ético-político-educacionais da ação docente na integração/inclusão escolar de pessoas com necessidades educativas especiais. Evolução conceitual na área da educação especial, mudanças paradigmáticas e propostas de intervenção. Atuais tendências na prática pedagógica e na pesquisa em âmbito educacional.

Organização da Escola Básica

Carga Horária: AT (34) AP (00) APCC (00) APS (02) TT (36) Pré-requisito: sem pré-requisito

A organização da escola enquanto mediação de políticas, de ideologias, de interesses e de finalidades da educação brasileira. Abordagens pedagógico-organizacionais da escola enquanto produtora de subjetividade e em termos de suas contradições e mediações. O espaço para a construção de uma escola pública, democrática e de qualidade.

Profissão Professor

Carga Horária: AT (34) AP (00) APCC (00) APS (02) TT (36) Pré-requisito: sem pré-requisito

Disciplina de caráter teórico-prático que visa criar condições para os alunos a analisarem/articularem os conhecimentos que influenciam na construção de um perfil de professor: dos saberes, do saber-fazer, das competências e das habilidades que servem de base para o trabalho docente no espaço escolar.

Teoria do Currículo

Carga Horária: AT (34) AP (00) APCC (00) APS (02) TT (36) Pré-requisito: sem pré-requisito

Conhecimentos cotidianos e escolares. Teorias da educação e currículo. Conhecimento escolar e competências: seleção e distribuição. Currículo e sociedade. Currículo e ideologia. Currículo e relações de poder.

Referências

Documentos relacionados

caraterizar os profissionais de duas instituições que trabalham com pessoas com deficiência intelectual em diferentes correlatos psicológicos: stress, personalidade,

Temos o campo senha, conforme dito acima, onde informara a senha para acesso e os botões para entrar e sair do programa... Mônaco Distribuidora de Peças

Reserva Biológica – UC de posse e domínio público que se destinam à preservação integral da biota e demais atributos naturais nelas existentes, sem

O módulo de conexão admite as redes DeviceNet ou Profibus DP, dependendo do Node Module utilizado, o conector de rede é do tipo duplo e plug-in e recebe o cabo principal da rede

GARANTIAS, OBRIGAÇÕES E RESPONSABILIDADES DE SYNOLOGY E OS RECURSOS DO CLIENTE ESPECIFICADOS NESTA GARANTIA SÃO EXCLUSIVOS E EM SUBSTITUIÇÃO DE, E O CLIENTE AQUI RENUNCIA, LIBERA

É obrigatório o uso do uniforme para todos os alunos, não somente para a frequência às aulas nos seus horários regulares, mas também para a participação em qualquer

O objetivo geral deste estudo foi analisar a diversidade e a estrutura da comunidade de anuros em área de Mata Atlântica no Parque Nacional da Serra da Bocaina. As questões

Fruto dos contactos com Técnicos da Alta Velocidade francesa e espanhola (2005-2006), cedo se chegou à conclusão de que, para Portugal, a prioridade teria de ser a introdução