• Nenhum resultado encontrado

Ano º Edição São Paulo, 20 de dezembro de 2012 Edição Especial ANO 2012 SÃO PAULO 20 DE DEZEMBRO 2012 EDIÇÃO ESPECIAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ano º Edição São Paulo, 20 de dezembro de 2012 Edição Especial ANO 2012 SÃO PAULO 20 DE DEZEMBRO 2012 EDIÇÃO ESPECIAL"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)
(4)

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS

O jogo em sala de aula é um valioso instrumento educacional e se bem direcionado contribui de maneira positiva, no processo de ensino aprendizagem. É importante ressaltar que faz parte desse processo a garantia da participação constante de todos os envolvidos. O jogo não deve ser visto apenas como passa tempo no “final da aula”, mas sim, como u-ma ferramenta para auxiliar a professora na sua tarefa de ensinar e aprender. Acreditando no beneficio que o jogo traz especificamente para os alunos, para que pudéssemos dar continuidade ao Projeto Verão desenvolvido no decorrer do ano, confeccionamos um que-bra-cabeça, onde fizemos a paisagem de uma praia com pintura, dobradura, desenho e muita criatividade. O objetivo de fazer com que as crianças criem seu próprio quebra-cabeça, desenvolve habilidades, memorizando as partes do quebra-cabeça para conseguir montá-lo com maior facilidade.

É um momento de muito entusiasmo que contribui no desenvolvimento físico, neuroló-gico, psicomotor, capacidade de concentração, noção espacial e percepção visual, tornan-do a aprendizagem lúdica e significativa, acompanhatornan-do de muita diversão.

Maternal II Professora Lidinha

(5)

JOGOS MATEMÁTICO

É peculiar a natureza infantil, o caráter exploratório e investigativo, manifestado nas relações lúdicas estabelecidas pelas crianças com o meio em que se encontram inseridas e também é essencial para o de-senvolvimento do raciocínio lógico matemático.

Partindo destes pressupostos oportunizei ao grupo a prazerosa aproximação com os conteúdos mate-máticos.

Tiveram contato com as cores, tamanhos e formas geométricas por meio de histórias como: “quatro

amigos em forma” e “um bebê em forma de gente”, na manipulação dos blocos lógicos, do saco surpresa

para adivinharem pelo tato, em percursos criados com formas recortadas de jornal ou com objetos repre-sentativos destas como bambolês, cadeiras, bancos. Por meio de uma simples brincadeira como “coelhinho sai da toca” puderam além do reconhecimento do círculo estabelecer importantes relações entre o próprio corpo e o espaço ora estando dentro e fora das tocas.

Já as propostas com numerais foram contextualizadas com portadores sociais como o calendário, ingre-dientes de receitas, no jogo do bingo, demonstrando que os números estão presentes no mundo de mo-do diversificamo-do e aleatório. Visualizaram também estes ao tomarem conhecimento mo-dos instrumentos de medição como a régua, a fita métrica, onde através das comparações os conceitos alto e baixo foram es-tabelecidos.

Não nos detivemos somente na visualização e discriminação da marca gráfica que simboliza o número, na contagem em sequência (dias, “jogo de amarelinha”), pois a descoberta de quantidades exige muito mais, a correspondência de um objeto a cada número recitado. Diante desta necessidade privilegiei signi-ficativas vivências como o contato com “jogo de dado”, onde a cada lançamento foi colocado em prática a leitura do resultado apresentado, a separação de palitos representativos deste e aí sim a procura do número. Basicamente com os mesmos propósitos, vivenciaram o “boliche”, além de aproveitarmos o di-vertido jogo “quebra gelo”, solicitando a cada um a descoberta de pinos e gelos derrubados. Salientando que após observarem, constatarem e posterior registro escrito feito por mim os convidei para a análise comparativa sobre mais ou menos quantidades.

Como todo enriquecimento é favorável para potencializar o interesse e as explorações incorporei no contexto numérico a literatura: “dedinhos ocupados”, “o mundo mágico dos números”, “livro de contar”,

“os números”... E parlendas “um, dois, feijão com arroz...”, “a galinha do vizinho bota ovo amarelinho...”.

E assim lançamos com muita diversão as sementes que nas infinitas explorações, observações, identifi-cações e comparações germinaram na compreensão e representação do mundo em que vivem!!!

Jardim I tarde Professora Milena

(6)

“QUATRO AMIGOS EM FORMA”

JOGO COM DADO

BOLICHE COELHINHO SAI DA TOCA

(7)

“AS QUATRO ESTAÇÕES DO ANO”

O tema do projeto pedagógico desse ano foi “As quatro estações ”. Ao longo desse período a turma do Jardim II realizou muitas descobertas relacionadas ao assunto. Descobrimos algumas das sensações que o período de cada estação nos traz, para isso vivenciamos muitas situações.

Colhemos folhas secas que caíram das árvores durante o outono e levamos para a sala para criar um ambiente de outono. As crianças puderam pisar, amassar e cheirar as folhas, e depois fizemos ativida-des de artes com esse material. Para vivenciar o inverno, fizemos uma deliciosa sopinha de letrinhas com carne e legumes. Além de incentivar o consumo de alimentos que geralmente são recusados pelos pequenos, também experimentamos a sensação de consumir um alimento quentinho que ajuda o nos-so corpo a se manter aquecido quando a temperatura está baixa.

Vivenciamos O Verão, com um banho de esguicho muito divertido. Além da culinária de geladinho, que também nos ajudou a descobrir como se faz gelo. E a primavera, que vem toda florida e colorida, sobre esta aprendemos que é a estação que as borboletas aparecem, e descobrimos como acontece sua transformação.

Jardim II Professora Sheila

(8)

FEIRA CULTURAL - 2012

O projeto inverno da turma do jardim II atraiu a atenção e despertou a curiosidade das crianças, ficaram muito empolgados ao verem o resultado do trabalho desenvolvido no ano.

A grande atração foi o boneco de neve, todos tiraram foto no boneco que foi confeccionado com material reciclado e garrafas pets.

O objetivo deste boneco foi conscientizar os alunos em preservar a natureza e descobrir os lugares do brasil que neva, possibilitando a montagem real de um boneco de neve.

Jardim II Professora Simone

(9)

VIRTUDES

O Maternal I das professoras Silvana e Mara trabalhou neste semestre as virtudes do A-mor e da Amizade. As crianças vivenciaram histórias e situações em que aprenderam o quanto é importante cultivar essas virtudes em nossa vida. Para finalizar a proposta foi confeccionada uma

almofada com pedaços de tecidos pintados pelas crianças. Maternal I

(10)

DIA DOS AVÓS

Este foi um dia muito esperado pelas crianças e todas as atividades foram preparadas com todo amor e carinho que eles merecem. Durante toda semana ficaram na expectativa da chegada de seus queridos avós na escola. Confeccionaram desenhos para entregar de presente e fizemos uma culinária deliciosa do bolo de iogurte.

No dia marcado os avós foram recebidos com muito entusiasmo pelas crianças. Todos queriam apre-sentar seus avós a seus coleguinhas. Netos e avós realizaram uma atividade de alinhavo e finalizamos esta manhã com um delicioso e divertido lanche!

Jardim I Professora Priscila

(11)

O Halloween é uma data muito esperada por nossos alunos da Projeto Kids, onde o inglês é extremamente valorizado, por isso todos envolveram-se nas propostas com muito entusias-mo.

A turma do Jardim I que vinha se preparando para essa data, teve a oportunidade de par-ticipar das diversas atividades, incluindo histórias de bruxas e duendes, confecção de uma lin-da aranha, e um desfile lin-das fantasias para as outras turmas lin-da escola. Para finalizar um deli-cioso lanche regado a muitas gostosuras!

Jardim I Professora Michele

(12)

VAMOS CANTAR…VAMOS PULAR”

Iniciamos o segundo semestre com uma nova proposta para os baixinhos que foi o Projeto “Vamos cantar, Vamos pular”.

A música quando utilizada na educação infantil serve de ferramenta incentivadora da criativida-de nas crianças. Descriativida-de a gestação, as crianças antes criativida-de nascerem já possuem uma relação com os sons da voz materna, fase em que se forma a memória sonora nas crianças. Já no período pré-escolar, as can-ções ajudam a aproximar as crianças do educador. As brincadeiras com palmas, rodas e cirandas ajudam no desenvolvimento da percepção e atenção da criança desde cedo. Assim puderam se divertir e apren-deram muito a cada música que cantávamos juntos. Foram momentos muito bons que vivenciamos com a música.

Afinal…quem canta seus males espanta…

Mini—maternal Professora Luciana

(13)

PINTURA RITMADA

De maneira prazerosa e lúdica o maternal I tem desenvolvido suas atividades de pintura.

Com o projeto “Vamos cantar, Vamos pular” a música passou a ser parte integrante da maioria das atividades em especial das atividades de arte. A princípio as crianças faziam atividades que repre-sentavam suas músicas preferidas e no decorrer do projeto a música tornou-se cada vez mais cons-tante tendo em vista a satisfação e o aumento da interação das crianças nesses momentos.

Todo bem estar, aconchego e alegria da música propiciaram uma maior e mais rápida adapta-ção e interaadapta-ção desse grupinho que iniciou suas atividades escolares no segundo semestre de 2012. Além de conhecidas canções infantis, percebemos que os sons produzidos pelos materiais também despertavam o interesse das crianças em participarem das propostas (não só nessa turma como nas demais de faixa etária semelhante), então passamos a “reproduzir” os sons emitidos por alguns ma-teriais antes de algumas atividades e as crianças já associavam ao trabalho que seria realizado, e des-de então as atividades-des se tornaram uma grandes-de festa.

Maternal I Professora Dayane

Referências

Documentos relacionados

PARÁGRAFO SEGUNDO – Caso o recolhimento seja feito em desacordo com o previsto no caput da presente cláusula, será imputada à empresa uma multa de 2% (dois por cento) sobre o

Acontece que a Basílica da Penha abriga a vene- randa imagem da Padroeira da ci- dade de São Paulo, Nossa Senhora da Penha de França, celebrada, há séculos, no dia 8 de

Este artigo apresentou um estudo de caso com o objetivo de analisar as concepções dos discentes do Travessia – Programa de Aceleração de Estudos de Pernambuco, a respeito da

b) Expresión idiomática: hacer la vista gorda // Definición: fingir con disimulo que no se ha visto algo c) Expresión idiomática: defender a capa y espada // Expresión

Possui uma rotina como um lar, até, mas em vez de sair de manhã para o tra- balho e voltar para casa e ficar vendo televisão ou ouvindo música enquanto o jantar esquenta,

Assim também se deu en- tre nós, pois quem introduziu a Festa de Nossa Senhora do Rosário aqui no bairro da Penha foram os negros escravizados e alforriados que organizaram, com

Os gatos são animais especialmente sensí­ veis ao stress, que tem uma relevância clínica muito notória e pode conduzir a alterações problemáticas no seu comportamento, não

Colónia de Férias - Semana Desportiva Na semana desportiva terás oportunidade de experimentar diversos desportos de aventura, como a orientação, escalada, rappel, slide,