Filtro ativo paralelo

Top PDF Filtro ativo paralelo:

Conversor CC-CC para aplicação em filtro ativo paralelo do tipo fonte de corrente

Conversor CC-CC para aplicação em filtro ativo paralelo do tipo fonte de corrente

Um filtro ativo de potência tem como objetivo compensar sistemas elétricos, quer a nível de tensões quer a nível de correntes, dependendo do tipo de filtro ativo utilizado. Estes podem ser classificados segundo o tipo de inversor utilizado, a topologia e o número de fases. Quanto ao número de fases, um Filtro Ativo do Tipo Fonte de Corrente pode ser: (i) Monofásico; (ii) Trifásico sem neutro; (iii) Trifásico com neutro [12]. Quanto à classificação da sua topologia existem duas topologias principais: o Filtro Ativo Paralelo (FAP) e o Filtro Ativo Série (FAS) [10][4]. Existem ainda algumas topologias adicionais, como o Filtro Híbrido de Potência e o Condicionador Unificado de Qualidade de Energia (Unified Power Quality Conditioner - UPQC).
Mostrar mais

118 Ler mais

INTEGRAÇÃO DE UM FILTRO ATIVO PARALELO E ARMAZENAMENTO DE ENERGIA PARA MELHORIA DA QUALIDADE DE ENERGIA EM SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO

INTEGRAÇÃO DE UM FILTRO ATIVO PARALELO E ARMAZENAMENTO DE ENERGIA PARA MELHORIA DA QUALIDADE DE ENERGIA EM SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO

O aumento da geração a partir de fontes renováveis tende a causar um aumento significativo nas magnitudes das correntes harmônicas e na degradação da qualidade de energia nos sistemas de distribuição. Este trabalho apresenta o estudo e modelagem de um Filtro Ativo Paralelo de Potência (FAPP) integrado a um Sistema de Armazenamento de Energia (SAE) visando a melhoria da qualidade de energia em um típico sistema de distribuição de energia elétrica. O sistema de distribuição é composto por cargas não lineares, geração distribuida (com caráter intermitente) e um FAPP integrado a um SAE (banco de baterias) através de um conversor CC/CC conectado ao link CC comum. O objetivo é realizar, ao mesmo tempo, a filtragem de correntes harmônicas de alta frequência (5º e 7º harmônicos são as componentes mais significativas) inseridas pelas cargas não lineares e a suavização da demanda de potência ativa da rede, eliminando a componente oscilante em baixa frequência inserida pela geração distribuida intermitente. O circuito de potência do FAPP consiste de um Conversor de Fonte de Tensão (Voltage Source Converter - VSC) de seis pulsos, cujo controle é implementado a partir da medição de potências instantâneas do conjunto cargas-geração. O banco de baterias é conectado ao link CC do FAPP através de um conversor CC/CC bidirecional em corrente e com controle baseado na medição de potência ativa da rede. Desta forma, o SAE tem o objetivo de controlar o balanço de energia gerada e consumida, fazendo com que a demanda na rede seja aproximadamente constante, ou seja, aplicando-se o nivelamento de carga.
Mostrar mais

65 Ler mais

Estratégia de controle robusto para filtro ativo paralelo sem detecção de harmônicos de correntes

Estratégia de controle robusto para filtro ativo paralelo sem detecção de harmônicos de correntes

Este trabalho é organizado através dos seguintes capítulos: o capítulo 1 trata de uma introdução sobre os conceitos de qualidade de energia, além de uma revisão bibliográ- fica sobre a compensação ativa de problemas causados por componentes harmônicos de corrente e/ou tensão. Também é apresentado um resumo das contribuições deste trabalho. No capítulo 2 será definido um modelo matemático que represente o comportamento dinâmico do filtro ativo paralelo conectado a um PAC onde a interação entre as impedân- cias da fonte e da carga influenciam o seu modelo dinâmico. Estudos teóricos e baseados em ensaios por simulação digital são desenvolvidos para demonstrar que o modelo dinâ- mico do FAPP pode variar em função do comportamento da carga. Além disso, também é mostrado que existem distúrbios não modelados com dinâmicas que são impostas pelo carga não-linear e/ou pelo barramento CA e que, para a obtenção da efetiva compensação do filtro, devem ser compensadas pelas estratégias de controle propostas.
Mostrar mais

81 Ler mais

Desenvolvimento de um filtro ativo paralelo com CSI e controlo de corrente no barramento CC

Desenvolvimento de um filtro ativo paralelo com CSI e controlo de corrente no barramento CC

Um UPQC é capaz de compensar problemas de Qualidade de Energia Elétrica que ambos os filtros compensam [11, 17, 29]. Esta configuração, em que o Filtro Ativo Série e o Filtro Ativo Paralelo estão ligados ao mesmo elemento armazenador de energia, ou seja, ligados back-to-back, foi designada por Fujita e Akagi como “Unified Power Quality Conditioner – UPQC”, após terem comprovado as suas aplicações práticas num modelo de 20 kVA [29]. Contudo, existem outras designações para esta topologia, tais como “Series-Parallel Converter”, “Universal Active Power Line Conditioner”’, entre outros [29]. É considerado um filtro ativo de potência ideal devido ao facto de conseguir compensar problemas de Qualidade de Energia Elétrica presentes quer na tensão quer na corrente da instalação elétrica em que está incluído, garantindo o fornecimento de energia elétrica com elevados padrões de qualidade [11, 17]. Assim, são indicados para sistemas elétricos com cargas não-lineares ou equipamento crítico, tal como equipamento médico. Contudo, apresentam algumas desvantagens, como custo elevado e complexidade de controlo, devido à elevada quantidade de semicondutores [11].
Mostrar mais

161 Ler mais

Desenvolvimento de um filtro ativo paralelo monofásico compacto e didático utilizando MOSFETs

Desenvolvimento de um filtro ativo paralelo monofásico compacto e didático utilizando MOSFETs

No seguimento dos trabalhos de investigação na área da Qualidade de Energia Elétrica desenvolvidos pelo Grupo de Eletrónica de Potência e Energia (GEPE) da Universidade do Minho, esta dissertação descreve o desenvolvimento de um Filtro Ativo Paralelo monofásico, utilizado para mitigar harmónicas na corrente e o baixo fator de potência. Pretende-se que o equipamento desenvolvido seja o mais eficiente e compacto possível, sendo a utilização de MOSFETs no inversor de potência um dos pontos fulcrais para conquistar esse objetivo. Através da utilização de frequências de comutação elevadas é conseguida a diminuição dos componentes constituintes do mesmo, tornando-o mais compacto e leve. Um dos desígnios deste equipamento é a sua utilização em demostrações públicas da tecnologia, para tal foi desenvolvida uma interface gráfica com o utilizador, onde é possível visualizar formas de onda do sistema, bem como outras variáveis importantes para o entendimento do funcionamento do equipamento e da tecnologia envolvida.
Mostrar mais

150 Ler mais

Implementação experimental de filtro ativo paralelo de potência com aplicação a gerador de indução trifásico

Implementação experimental de filtro ativo paralelo de potência com aplicação a gerador de indução trifásico

O filtro ativo em série, apresentado na Figura 1.5 tem como principais finalidades eliminar os harmônicos de tensão, além de balancear e regular a tensão no ponto terminal da linha ou da fonte. Esse modelo de filtro consiste na injeção de uma tensão em série com a tensão da fonte através do uso de um transformador de acoplamento. Essa ten- são injetada terá um valor tal que, somado com o da fonte, resulte numa forma de onda senoidal livre de harmônicos.

74 Ler mais

Contribuições à estratégia de controle sem detecção de harmônicos aplicada a um filtro ativo de potência paralelo

Contribuições à estratégia de controle sem detecção de harmônicos aplicada a um filtro ativo de potência paralelo

As estratégias de flexibilização dos objetivos de compensação identificadas na litera- tura são baseadas nos métodos tradicionais de regulação de filtros ativos com extração de harmônicos. No caso do controle indireto proposto por Ribeiro, Azevedo e Sousa (2012), as correntes de referência são geradas a partir de um PLL, de modo que sejam senoidais e em fase com as tensões no ponto de acoplamento. Desta forma, o filtro ativo paralelo realiza a compensação de harmônicos, do fator de potência e de desbalanceamento de correntes sem a necessidade da medição das correntes na carga. Devido ao método como as correntes de referência são geradas, a regulação do fator de potência é inerente à estra- tégia, ou seja, naturalmente o esquema de compensação impõe fator de potência próximo da unidade. Dependendo da aplicação, pode ser requerido que o FAPP compense apenas parte da potência reativa, ou que a potência remanescente seja utilizada para outros objeti- vos. Além disso, devido à limitações da potência disponível no inversor de tensão do filtro ativo, pode não ser possível atender completamente todos os objetivos de compensação, de modo a garantir que o FAPP trabalhe dentro dos seus limites de operação.
Mostrar mais

155 Ler mais

Desenvolvimento de um inversor multinível monofásico para aplicações de qualidade de energia elétrica

Desenvolvimento de um inversor multinível monofásico para aplicações de qualidade de energia elétrica

Nesta secção são apresentados os resultados do filtro ativo paralelo a operar em regime permanente com diferentes tipos de cargas, num sistema monofásico com uma tensão eficaz de 50 V. O sistema elétrico de 50 V foi conseguido inicialmente através de um autotransformador variável. Por motivos de segurança, na fase de validação do FAPP com cargas foi utilizado um transformador para reduzir a tensão da rede elétrica e ao mesmo tempo assegurar isolamento galvânico. Em primeiro lugar são apresentados os resultados do balanceamento da tensão nos condensadores do barramento CC incluindo a pré-carga. Posteriormente é apresentada a compensação do filtro ativo paralelo a compensar uma carga RL. Por último acrescentou-se um retificador com carga RC o sistema monofásico. Para todas estas cargas é apresentado o espectro harmónico e os valores do THD da corrente da rede antes e depois da compensação.
Mostrar mais

136 Ler mais

Estudo, modelagem e simulação de um inversor de comutação suave para aplicação em...

Estudo, modelagem e simulação de um inversor de comutação suave para aplicação em...

Este trabalho tem como principal objetivo apresentar um estudo, uma modelagem e uma simulação de um inversor de comutação suave para aplicação em um filtro ativo para instalações de baixa e média potência. Inicialmente apresenta uma revisão bibliográfica sobre inversores de comutação suave, onde os mesmos são classificados em função do local onde o circuito auxiliar de comutação suave está inserido, gerando três classificações básicas: comutação de linha, comutação de carga e comutação de chave. Três processos de comutação suave são apresentados: comutação em zero de tensão, comutação em zero de corrente e comutação em zero de corrente e zero de tensão. Dentro deste contexto apresentam-se as diversas topologias de inversores de comutação suave. Uma análise de comutação de um inversor em um filtro ativo monofásico é apresentada e o inversor ZCT com duas chaves auxiliares é selecionado para ser aplicado no referido filtro. Uma modelagem completa do inversor ZCT com duas chaves auxiliares é apresentada e corroborada pela comparação dos resultados de simulação obtidos a partir do modelo teórico com os resultados obtidos por meio de simulações realizadas no SPICE. A modelagem do inversor ZCT com duas chaves auxiliares culmina em uma nova metodologia de projeto, onde é possível determinar com grande exatidão a máxima corrente de carga para a qual o inversor ainda opera no modo ZCT. Diversas simulações realizadas no Simulink/Matlab e no SPICE comprovam as comutações suaves em zero de corrente nas chaves do inversor e também o desempenho dinâmico do mesmo quando operando em um filtro ativo paralelo.
Mostrar mais

240 Ler mais

FILTRO ATIVO DE POTÊNCIA TRIFÁSICO PARALELO COMANDADO PARA VÁRIAS FUNÇÕES – ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS E REATOR ELETRÔNICO ALTO FP: CONTRIBUIÇÕES A OTIMIZAÇÃO DA QUALIDADE DE ENERGIA

FILTRO ATIVO DE POTÊNCIA TRIFÁSICO PARALELO COMANDADO PARA VÁRIAS FUNÇÕES – ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS E REATOR ELETRÔNICO ALTO FP: CONTRIBUIÇÕES A OTIMIZAÇÃO DA QUALIDADE DE ENERGIA

Este trabalho constitui uma importante contribuição ao estudo (análise, projeto e implementação prática) de um dos tipos de condicionadores ativos de energia reportados na literatura técnica como, filtro ativo de potência trifásico paralelo. Além dos vários aspectos teóricos e práticos, deste sistema funcionando como filtro ativo, é enfatizado que o sistema de controle utilizado possibilita comandar esta estrutura para desempenhar diferentes funções, tais como Pré-Regulador Boost Trifásico e interface entre uma fonte alternativa de energia CC e o sistema de potência. Estas duas funções podem ser obtidas separadamente ou em conjunto, mesmo junto com a operação como filtro ativo paralelo. Durante o desenvolvimento dos trabalhos houve também uma participação direta em outro trabalho, resultando na apresentação de uma proposta de um reator eletrônico com alto fator de potência e baixo estresse de tensão. Além disso, contribuiu-se para a apresentação de uma proposta de um sistema rastreador do ponto de potência máxima de um conjunto fotovoltaico. Uma breve descrição deste trabalho é apresentada em apêndice.
Mostrar mais

226 Ler mais

Estudos teóricos e experimentais da operação conjunta de um supressor eletromagnético e de um filtro ativo de potência

Estudos teóricos e experimentais da operação conjunta de um supressor eletromagnético e de um filtro ativo de potência

Como desfecho, o capítulo 7 apresentou ensaios experimentais a partir de cenários comparativos, contemplando diferentes arranjos para o sistema de filtragem. Além disso, foram realizadas análises experimentais que ocorreram na forma de alterações no conjunto de cargas não lineares e desequilíbrios nas tensões de alimentação. Entre os casos analisados foram expostos apenas os mais esclarecedores no que diz respeito à compreensão dos principais fenômenos envolvidos no processo de filtragem e ao objetivo central desta tese. No que tange ao desempenho do filtro ativo paralelo de três braços operando de forma combinada com o supressor eletromagnético, os resultados indicaram a atuação almejada, uma vez que o arranjo híbrido de filtros apresentou as mesmas funcionalidades de um filtro ativo paralelo de quatro braços, reduzindo de forma eficaz as distorções harmônicas de correntes e tensões, e melhorando claramente o fator de potência do sistema. O desempenho dos modelos pode ser, portanto, considerado eficaz tendo em vista a confiabilidade dos resultados tangíveis dentro da classe de precisão dos equipamentos de medição, aquisição de dados e processamento de sinais. Com vistas à validação dos modelos do arranjo híbrido de filtros, alguns resultados experimentais e simulados no PSIM ® foram também avaliados sob uma ótica comparativa,
Mostrar mais

197 Ler mais

Filtro de mínimos quadrados e filtro robusto para sistemas lineares com saltos Markovianos...

Filtro de mínimos quadrados e filtro robusto para sistemas lineares com saltos Markovianos...

Cabe notar que a otimalidade, aqui, ocorre somente com respeito aos filtros line- ares da forma (7.2), mesmo para ru´ıdos brancos do tipo Gaussiano. A abordagem adotada nos artigos citados consistia em derivar equa¸c˜oes alg´ebricas e de diferen¸cas de Riccati que levariam a uma solu¸c˜ao fechada expl´ıcita para a constru¸c˜ao do filtro. O caso que considera somente saltos Markovianos e incertezas na forma de politopos convexos foi considerado em [14], para o caso a tempo discreto, e em [19] para o caso a tempo cont´ınuo sob uma abordagem do tipo LMI baseada em m´etodos de estabilidade quadr´atica.
Mostrar mais

117 Ler mais

+ ATIVO/APRENDER +

+ ATIVO/APRENDER +

Através da atividade física a aprendizagem de conceitos fulcrais como os hábito alimentares, educação para a cidadania, torna-se mais facilitada, pois os alunos estão envolvidos na aprendizagem, são sujeito ativo da mesma o que conduz a um contexto mais motivador para atingir os objetivos (Hanna, David & Francisco, 2010). Desta forma, este tipo de prática pode tornar-se um meio facilitador na educação da população para a saúde, sendo necessário gerar estímulos novos para que estes compreendam corretamente a informação em ambientes de aprendizagem diferentes (Hanna, et al., 2010), onde as situações criadas têm que possuir certos princípios para funcionarem de forma adequada, como por exemplo, terem de estimular a curiosidade nos exercícios propostos; estes têm de ser relevantes numa perspetiva pessoal; têm de ser motivadores; e ainda dar a entender que muitos conceitos teóricos que se podem adquirir com a prática de atividade física podem melhorar por vezes as atividades do dia-a-dia (O´Hara, Reis, Esteves, Brás & Branco, 2011).
Mostrar mais

228 Ler mais

Imagens de crianças: travessias do universo infantil

Imagens de crianças: travessias do universo infantil

Falar de paralelo, lugar paralelo, universo paralelo, não é falar somente de lugares e universos distintos, diferentes. Implica dizer que o sujeito que habita este lugar, este universo[r]

8 Ler mais

Indutores em Série e Paralelo

Indutores em Série e Paralelo

Quando submetemos uma bobina a uma tensão CA senoidal, formando um circuito, surgirá uma corrente senoidal CA que circula no condutor da bobina e consequentemente gera um campo magnét[r]

6 Ler mais

Remoção de atrazina e metabólitos pela filtração lenta com leito de areia e carvão ativado granular.

Remoção de atrazina e metabólitos pela filtração lenta com leito de areia e carvão ativado granular.

apresentada somente a eficiência dos filtros lentos, sendo considerada como vazão afluente a esses filtros o efluente do pré-filtro vertical as- cendente. Uma unidade de filtração lenta era constituída de leito fil- trante único de areia (FLA), e outra,de leito de areia associado à cama- da intermediária de carvão ativado granular (FLACAG). A instalação foi alimentada com água bruta do Córrego Feijão (SP). O esquema das unidades de filtração lenta pode ser visualizado na Figura 1.

8 Ler mais

Uma nova configuração de sistemas de acionamento: conexão retificador-inversor através de cabos longos - análise da economia de cobre e da proteção do sistema contra faltas

Uma nova configuração de sistemas de acionamento: conexão retificador-inversor através de cabos longos - análise da economia de cobre e da proteção do sistema contra faltas

As análises apresentadas neste capítulo evidenciaram a influência da THD de corrente nas perdas nos cabos CC. Entretanto, ao se considerar apenas o critério térmico para a especificação dos condutores, verificou-se que, mesmo quando submetido a um conteúdo harmônico substancial (THD de cerca de 35%), obtém-se uma economia de cobre nos cabos de potência superior a 24% em favor do sistema de acionamento alternativo. Este fato indica que não há necessidade de se sobredimensionar o circuito de filtro CC para que a economia de cobre associada ao sistema alternativo possa ocorrer. Neste ponto é interessante destacar que é esperada uma economia de cobre ainda maior para o caso de uma menor THD de corrente nos cabos CC. A título de ilustração tem-se que, para o acionamento de um sistema de 5 cv através de 350 metros de cabos, no qual a indutância associada aos cabos garante uma THD de corrente de 33% no barramento CC, foi observada uma economia de cobre de quase 40% ao se optar pelo sistema de acionamento alternativo.
Mostrar mais

181 Ler mais

Filtragem de Rejeitos de Minério de Ferro Visando a sua Disposição em Pilhas

Filtragem de Rejeitos de Minério de Ferro Visando a sua Disposição em Pilhas

Nos filtros de discos que utilizam como meio filtrante placas cerâmicas (Figura 3.33) o mecanismo de capilaridade atua facilitando o desaguamento, o que permite a utilização de bomba de vácuo menor comparando-se com os filtros de discos convencionais. O fabricante Larox apresenta o filtro de disco cerâmico da Ceramec com a vantagem operacional de maior economia de energia, estimada em 15% do consumo de um filtro a vácuo convencional na mesma aplicação. Os elementos cerâmicos necessitam ser lavados periodicamente com ácido fraco em contracorrente e são dotados de sistema de limpeza por ultrassom (37,38) .
Mostrar mais

129 Ler mais

Efeito do filtro de ultravioleta em lentes de contato hidrofílicas de alta hidratação.

Efeito do filtro de ultravioleta em lentes de contato hidrofílicas de alta hidratação.

Rabello et al. estudou a transmissão da radia- ção ultravioleta em lentes de óculos solares com filtro e sem filtro UV e observou que as lentes de óculos que possuíam filtro ultravioleta eram capazes de blo- quear a transmissão da incidência frontal da radiação, porém não impediam a passagem da incidência oblí- qua e periférica da radiação entre a lente e a haste da armação 12)

5 Ler mais

Market timing e avaliação de desempenho dos fundos brasileiros.

Market timing e avaliação de desempenho dos fundos brasileiros.

O objetivo deste trabalho é avaliar o desempenho dos fundos de investimento do mercado brasileiro pelo seu market timing, ou seja, pela capacidade de antecipar mo- vimentos no preço das ações em relação ao ativo de renda fi xa. Essa análise é de interesse tanto prático como teó- rico. Para os investidores, permite inferir se o esforço de alocação ativa pelos gestores contribui para os retornos obtidos além da simples alocação passiva. Para os gestores, mensura a efetividade de suas estratégias ativas, podendo embasar regras de remuneração. Para os pesquisadores, trata-se de um teste de efi ciência dos mercados fi nancei- ros na medida em que os grandes movimentos da taxa de juros brasileira podem facilitar a obtenção de retornos sistematicamente anormais.
Mostrar mais

15 Ler mais

Show all 2060 documents...