Serviços de manutenção preventiva

Top PDF Serviços de manutenção preventiva:

Aplicação da metaheurística tabu search na otimização de rotas de manutenção preventiva em campo

Aplicação da metaheurística tabu search na otimização de rotas de manutenção preventiva em campo

O objetivo deste trabalho foi propor uma aplicação baseada na metaheurística Busca Tabu (TS) para ser utilizada em serviços de manutenção preventiva em campo (FPMS) a fim de obter maior eficiência logística, através do roteamento de setores de manutenção. Ao contrário dos serviços realizados na indústria, onde todos os sistemas, máquinas e equipamentos estão localizados praticamente no mesmo local, serviços de manutenção em campo requerem um componente adicional diretamente relacionado ao custo, que se refere exatamente a diferença entre a unidade de base e local de trabalho. Serviços em campo podem ser considerados uma variação do Problema do Caixeiro Viajante (PCV) e suas diferentes abordagens, como o Problema Dinâmico do Reparador Viajante (DTRP - Dynamic Travelling Repairman Problem) proposto por Bertsimas e Van Ryzin. Em situações práticas do dia-a-dia existe uma enorme demanda por serviços de manutenção a serem realizados em campo, demonstrando sua relevância: elevadores, escadas rolantes, aparelhos segurança eletrônica residencial, suporte de TI à hardwares, entre outros. O método foi implementado e testado em problemas da biblioteca TSP- LIBRARY variando de 17 a 280 pontos. Boas soluções foram encontradas em um tempo de processamento aceitável. O input do problema leva em consideração duas formas: coordenadas geográficas ou coordenadas cartesianas. Para uma aplicação prática do mundo real, foi considerada uma empresa de manutenção em elevadores e os resultados também foram eficientes, reduzindo bastante os custos de transporte e a logística empregada na operação.
Mostrar mais

108 Ler mais

RAYNNE SOUSA SANTOS MANUTENÇÃO PREVENTIVA E CORRETIVA ESTUDO DE CASO: MÁQUINAS DE ENVASE DE MANTEIGA EM POTE EM UMA FÁBRICA DE LATICÍNIO

RAYNNE SOUSA SANTOS MANUTENÇÃO PREVENTIVA E CORRETIVA ESTUDO DE CASO: MÁQUINAS DE ENVASE DE MANTEIGA EM POTE EM UMA FÁBRICA DE LATICÍNIO

Com a economia globalizada e altamente competitiva, as mudanças vêm ocorrendo muito rapidamente, e a manutenção, como uma das atividades essenciais para o processo produtivo, não poderia ficar isenta de mudanças. Com tais mudanças, as organizações procuram de forma incansável novas ferramentas que auxiliam no gerenciamento, que as tornem mais competitivas através da qualidade e produtividade de seus produtos, processos e serviços. No decorrer do tempo o setor de manutenção tem mudado de forma significativa, e essas mudanças podem ser observadas em números e variedade das instalações produtivas, com projetos cada vez mais complicados, nível de conhecimento cada vez mais elevado, tendo assim que ter uma atualização contínua dos profissionais de manutenção (MONCHY, 1989).
Mostrar mais

56 Ler mais

Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia e Gestão Industrial Orientador: Professora Doutora Helena Víctorovna Guitiss Navas, Professora Auxiliar, FCT-UNL

Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia e Gestão Industrial Orientador: Professora Doutora Helena Víctorovna Guitiss Navas, Professora Auxiliar, FCT-UNL

Segundo (Moubray, 1997), desde a década de 1930, que a manutenção pode ser dividida em três gerações. A primeira geração prolonga-se até à segunda guerra mundial. Nesses dias, as indústrias eram pouco mecanizadas, e desse modo o tempo de improdutividade ainda não era muito relevante, o que levou os responsáveis a negligenciarem a manutenção preventiva dos seus equipamentos. Por outro lado, a maioria dos equipamentos eram simples e fáceis de reparar e como resultado não havia uma necessidade para uma manutenção sistemática, serviços de limpeza ou rotinas de lubrificação. As capacidades técnicas também eram inferiores às dos dias atuais. Assim, até à década de 1940, o custo de manutenção era considerado como inevitável e apenas se atuava após a avaria (Wärja, 2005).
Mostrar mais

167 Ler mais

IMPLEMENTAÇÃO DE UMA ROTINA DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA EM ROLAMENTOS DE MOTORES ELÉTRICOS UTILIZANDO A TERMOGRAFIA

IMPLEMENTAÇÃO DE UMA ROTINA DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA EM ROLAMENTOS DE MOTORES ELÉTRICOS UTILIZANDO A TERMOGRAFIA

A gestão dos ativos da usina hidrelétrica é realizada através software SAP. A manutenção é gerenciada com a utilização do módulo de manutenção da planta (PM). Com este modulo é possível planejar, executar e controlar todos os serviços efetuados durante uma intervenção de manutenção. Nele é configurado um plano de manutenção que emite, em periodicidade definida, ordens de manutenção que serão programadas e executadas em determinados equipamentos.

7 Ler mais

Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade numa empresa de manutenção preventiva

Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade numa empresa de manutenção preventiva

• Pensamento baseado no risco: O foco no “pensamento baseado em risco” está integrado em toda a nova norma, segundo o qual uma Organização precisa de identificar os riscos (e oportunidades) associados às suas atividades, e tomar medidas para reduzir os riscos de produzir produtos e serviços não-conformes. Todos os processos necessários para o SGQ têm de ser geridos utilizando o ciclo PDCA, mas alguns necessitam de um maior grau de controlo que outros. Não é intenção da ISO 9001:2015 exigir que todas as Organizações adotem metodologias formais de gestão de risco, mas sim provocar uma mentalidade de “pensamento baseado em risco” (APCER, 2015).
Mostrar mais

91 Ler mais

Tecnologias aplicadas à manutenção preventiva

Tecnologias aplicadas à manutenção preventiva

Com a evolução da tecnologia e com o passar dos anos, todos os mercados estão a ficar cada vez mais agressivos sendo que em praticamente todos os setores existe uma crescente preocupação no controlo de custos. Podemos verificar esta tendência desde a indústria de produção, ao terciário, prestação de serviços e até mesmo, e principalmente nas habitações de cada um. É aqui mesmo que começa essa corrente que desencadeia um processo natural de escolha pelo melhor e mais barato possível. O consumidor final está cada vez mais preocupado com a qualidade dos produtos que pretende mas tendo sempre como foco principal o que os produtos e serviços lhe vão custar. Isto provoca, como já foi referido, o desencadear de uma luta por parte da indústria e prestadores de serviços, um esforço constante em produzir e servir com a maior e melhor qualidade no mercado em que se inserem mas com um custo cada vez mais inferior tornando o produto final mais competitivo e apelativo.
Mostrar mais

111 Ler mais

PROGRAMA COMPUTACIONAL PARA DETERMINAR A MANUTENÇÃO PREVENTIVA DE TRATORES AGRÍCOLAS

PROGRAMA COMPUTACIONAL PARA DETERMINAR A MANUTENÇÃO PREVENTIVA DE TRATORES AGRÍCOLAS

O programa computacional foi desenvolvido para ser executado via internet, bastando o usuário ter acesso à rede para entrar no endereço que disponibiliza o programa, sendo hospedado em um servidor que se encontra em um provedor de serviços de internet nos EUA, que conta com capacidade de 300 MB.

11 Ler mais

Desenvolvimento de um plano de manutenção preventiva numa empresa de mobiliário

Desenvolvimento de um plano de manutenção preventiva numa empresa de mobiliário

manutenção. Distribuir os trabalhos da manutenção preventiva para cada membro durante uma semana. Controlar todo trabalho da manutenção de carácter corretivo, preventivo e manutenção de primeiro nível. Fazer um distribuíção adequada dos oito técnicos da manutenção para as suas devidas áreas de intervenção. De forma a conseguir a dar resposta aos pedidos de intervenção solicitados. A distribuição mais comum entre os supervisores é um técnico manutenção para área do Cutting, Frames e Cold press. Três técnicos para área EB&D. Um técnco para Lacquering e um também para Packing. Um técnico para Linha PBP, Complete line e BOS. E o oitavo técnico dependendo da sua equipa, ele tem diferentes funções. Na equipa A, o oitavo técnico dá apoio a oficina da área do BOS. Na equipa B, ele opoia os técnicos da área EB&D da fábrica Lacquering&print. Na equipa C, o oitavo técnico presta os serviços de apoio a oficina do complete line da fábrica Foil. Mas a principal função do supervisor é garantir a conservação de todos os equipamentos, através de uma inspeção permanente dos equipamentos para garantir estejam disponíveis para a produção.
Mostrar mais

194 Ler mais

LEGISLAÇÃO AERONÁUTICA  "Voar é mais fácil que fazer voar"  Hangar do Heinz rbha043

LEGISLAÇÃO AERONÁUTICA "Voar é mais fácil que fazer voar" Hangar do Heinz rbha043

(d) Uma pessoa trabalhando sob a supervisão de um mecânico de manutenção aeronáutica pode executar os serviços de manutenção, manutenção preventiva e modificações e reparo para os quais seu supervisor está habilitado pela autoridade aeronáutica competente, desde que o supervisor observe pessoalmente a execução do trabalho, na extensão requerida para assegurar-se que está sendo feito apropriadamente, e permaneça prontamente disponível, em pessoa, para responder consultas do executante. Entretanto, este parágrafo não autoriza a execução de qualquer inspeção requerida pelo RBHA 91 ou qualquer inspeção executada após um grande reparo ou grande modificação.
Mostrar mais

24 Ler mais

O EXTRATO Extratos de Contratos  Prefeitura Municipal de Cachoeira da Prata

O EXTRATO Extratos de Contratos Prefeitura Municipal de Cachoeira da Prata

OBJETO: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA MANUTENÇÃO PREVENTIVA E CORRETIVA DE VEÍCULOS LEVES E PESADOS, SENDO BALANCEAMENTO DE RODAS, ALINHAMENTO DE DIREÇÃO SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO TIPO MÃO-DE-OBRA, CONSERTO COM REPOSIÇÃO, PORÉM SEM O FORNECIMENTO DE PEÇAS DA FROTA DE VEÍCULO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CACHOEIRA DA PRATA/MG.

1 Ler mais

DIAGNSTICO DE PATOLOGIAS 
            ENCONTRADAS EM PAVIMENTOS RODOVIRIOS FLEXVEIS E SEMIRRGIDOS

DIAGNSTICO DE PATOLOGIAS ENCONTRADAS EM PAVIMENTOS RODOVIRIOS FLEXVEIS E SEMIRRGIDOS

Concomitantemente, DYNATEST (2017) cita que a durabilidade de uma rodovia está relacionada a três elementos: preparação de um bom projeto, que mencione as camadas do pavimento segundo a realidade do local e volume de tráfego; desempenho satisfatório das obras, com fiscalização da qualidade dos serviços e materiais empregados e, ainda, manutenção preventiva e corretiva do pavimento. Dificuldades na aplicação desses passos ocasionarão em patologias antecipados nas vias. Assim, os principais tipos de defeitos no pavimento são classificados, em geral, em trincamentos, fissuras, exsudação, desagregação, deformações, panelas e remendos (CNT, 2017).
Mostrar mais

20 Ler mais

A importância do engenheiro clinico no ambiente hospitalar / The importance of clinical engineer in the hospital environment

A importância do engenheiro clinico no ambiente hospitalar / The importance of clinical engineer in the hospital environment

O engenheiro clinico é quem faz a aquisição, manutenção, calibração, descarte e garante o perfeito funcionamento de equipamentos, ou seja, tudo relacionado a instrumentação médico-hospitalar (cmqv). Segundo a American College of Clinical Engineering (ACCE), “o engenheiro clínico é aquele profissional que aplica e desenvolve os conhecimentos de engenharia e práticas gerenciais às tecnologias de saúde, para proporcionar uma melhoria nos cuidados dispensados ao paciente.”

7 Ler mais

Aplicação da troca rápida de ferramentas (TRF) em intervenções de manutenção preventiva

Aplicação da troca rápida de ferramentas (TRF) em intervenções de manutenção preventiva

A listagem das atividades foi feita pela identificação, através da filmagem, das atividades que cada participante da manutenção realizou na intervenção, que foram anotadas numa planilha com as seguintes colunas: atividade, relação de pré-requisito das atividades, tipo da atividade (interna ou externa), início, término, duração, observações, recursos, executante, responsável e melhorias. Foi acertado que o grau de detalhamento das atividades seria entre um e dez minutos: atividades com duração menor que um minuto deveriam ser unidas a outras, formando um grupo com no mínimo um minuto, assim como, uma atividade que durasse mais de dez minutos, deveria ser desmembrada em “sub-atividades”.
Mostrar mais

26 Ler mais

Aula 9 Raciocínio dedutivo (regras de inferência).

Aula 9 Raciocínio dedutivo (regras de inferência).

Na linha de produção da empresa em que Regina trabalha existe um programa de manutenção preventiva nos equipamentos e máquinas e ela é responsável pela autorização de troca e compra de máquinas. Foi apresentada uma situação que demandava uma decisão importante. As informações que Regina possui são:

32 Ler mais

Monitorização e melhoria da produtividade de microscópios eletrónicos de transmissão numa empresa de análises laboratoriais

Monitorização e melhoria da produtividade de microscópios eletrónicos de transmissão numa empresa de análises laboratoriais

Além do possível impacto na produção, muitas anomalias dos MET podem também representar elevados custos para a empresa. Por exemplo, por cada patilha substituída por uma nova por parte da equipa de manutenção especializada a empresa incorre num custo de cerca de 500€ (preço de cada patilha). Já os custos com muitas das anomalias reparadas pela Izasa Scientific, estão incluídos num valor fixo pago mensalmente pela empresa a esta entidade acordado a cada ano e que consta no contrato de manutenção estabelecido entre ambas. Este valor inclui todos os custos, desde deslocação, mão-de-obra e peças de substituição que as reparações das anomalias dos MET possam englobar, à exceção de: anomalias relacionadas com o goniómetro, anomalias dos materiais do porta-amostras, e de algumas anomalias do EDAX e da binocular. As anomalias dos equipamentos associados ao MET, como o chiller e o compressor, assim como de componentes do MET, como a tecla low mag 4 , também podem representar custos que não estão incluídos no contrato de manutenção quando estes equipamentos ou componentes estão fora da garantia. Segundo o que consta nos relatórios enviados pela Izasa Scientific, as reparações efetuadas pelo seu serviço técnico têm garantia de 90 dias, a partir da data da sua finalização, cobrindo tanto materiais substituídos como mão-de-obra e deslocações. No entanto, a garantia não cobre a reparação de quaisquer outras anomalias que possam apresentar sintomas iguais ou parecidos.
Mostrar mais

160 Ler mais

A eliminação do mosquito do dengue em ambientes residenciais: uma questão de cuidado ambiental?

A eliminação do mosquito do dengue em ambientes residenciais: uma questão de cuidado ambiental?

contemplando as dimensões econômica, política, cultural e ambiental (Paim, 2003). As tradicionais práticas preventivistas não somente foram questionadas no Brasil, nesse período, mas na quase totalidade dos países do primeiro mundo por estarem se contrapondo a uma nova concepção de saúde, que contempla e procura articular quatro dimensões: biologia humana, estilos de vida, ambiente e serviços de saúde (Buss, 2003). No século V a.C, Hipócrates, em seu livro Ares, Águas e Lugares, já evidenciava a existência de relações causais entre fatores do ambiente e as doenças. Seu livro foi considerado, por mais de dois mil anos, um texto essencial em saúde pública, tendo esse autor cunhado o termo endêmico ao reconhecer uma doença persistente na população e o termo epidêmico, quando a frequência de certas doenças aumentava em demasia (Rosen, 1994). Nesse livro, Hipócrates buscava explicações para as doenças, considerando fatores como o solo, o clima, os estilos de vida e a nutrição.
Mostrar mais

135 Ler mais

Sistema de Informação para gestão da produção e manutenção de ferramentas

Sistema de Informação para gestão da produção e manutenção de ferramentas

O tecido empresarial português é constituído maioritariamente por pequenas e médias empresas (PMEs). Em 2013 99,9% das empresas não financeiras em Portugal eram PMEs, sendo estas responsáveis por 80,5% dos postos de trabalho totais do setor não financeiro (INE, 2015). As PMEs, devido à sua posição no fim da cadeia de abastecimento, operam muitas vezes em condições voláteis. Este tipo de empresas é muitas vezes obrigada a alterar o seu plano de produção tornando difícil o cumprimento de prazos de entrega. Os Sistemas de Informação permitem efetuar alterações de última hora ao planeamento quer da manutenção quer da produção evitando um aumento dos custos e atrasos nas entregas sendo assim uma ajuda de valor incalculável para as pequenas e médias empresas (Halsall & Price, 1999).
Mostrar mais

51 Ler mais

Gestão Sustentável da água: um estudo da conscientização ambiental em atividades residenciais urbanas

Gestão Sustentável da água: um estudo da conscientização ambiental em atividades residenciais urbanas

Também apresenta como componentes principais significativos, as questões que abordam as atitudes de compreensão de causas de impactos devido à manutenção preventiva,[r]

254 Ler mais

UMA ANÁLISE CRÍTICA ACERCA DA CONSTITUCIONALIDADE DA DELAÇÃO PREMIADA APLICADA NOS CASOS DA OPERAÇÃO LAVA-JATO

UMA ANÁLISE CRÍTICA ACERCA DA CONSTITUCIONALIDADE DA DELAÇÃO PREMIADA APLICADA NOS CASOS DA OPERAÇÃO LAVA-JATO

A favor dessas prisões está o Juiz Auxiliar no STF Marcelo Costenaro Cavali, que em seu artigo sobre as delações, afirma serem legítimas, fundamentais e ratificadas pelos Tribunais: [...] A colaboração premiada somente possui efeito concreto se o potencial colaborador tiver receio de ser efetivamente punido. É inegável que dois fatores fundamentais para a eficácia da “Operação Lava Jato” foram a manutenção de prisões preventivas pelas instâncias judiciais superiores e a alteração de entendimento do STF, que passou a admitir a execução da pena após a condenação em segunda instancia. ( HC 126292 e ADCs 43 e44)”. (CAVALI, 2017, p. 256)
Mostrar mais

19 Ler mais

Gestão da Manutenção Aplicada a Linhas Especializadas em Corte de Aço

Gestão da Manutenção Aplicada a Linhas Especializadas em Corte de Aço

- Gestão da Manutenção Aplicada a Linhas Especializadas em Corte de Aço - 84 Na primeira fase do estudo desta dissertação foi realizada uma análise de eficácia à linha de produção CL03. Esta mostrou que as velocidades médias de corte efectivas eram sempre abaixo das velocidades médias definidas. Revelou também ser a linha que mais horas desperdiçou em paragens de produção no ano de 2010. Verificou-se que de todas as horas de paragens, as mais evidentes foram as paragens ocorridas por intervenção da Qualidade e da Manutenção. Observou-se também que se as paragens pela manutenção fossem eliminadas na totalidade, a eficiência da linha teria um aumento global de 6%, passando a ter uma eficácia de 87%.
Mostrar mais

123 Ler mais

Show all 10000 documents...