Top PDF TRÊS OCNERODRILIDAE (OLIGOCHAETA) DA AMAZÔNIA BRASILEIRA.

Respostas do cacaueiro à aplicação de N, P e K em dois solos da Amazônia Brasileira.

Respostas do cacaueiro à aplicação de N, P e K em dois solos da Amazônia Brasileira.

NPK em três aplicações anuais, com três repetições, de 20 cacaueiros úteis por parcela, em cada local de pesquisa, e bordaduras simples entre parcelas e blocos (Morais, 1988). Fontes dos nutrientes N, P, K foram a uréia, o superfosfato triplo e o cloreto de potássio, respectivamente. A dosagem por planta do fertilizante foi aplicada a lanço, no espaço compreendido entre quatro cacaueiros. As doses de N, P 2 O 5 e K 2 O foram 0

7 Ler mais

MAPEAMENTO DO DESMATAMENTO EM SÃO FÉLIX DO XINGÚ UTILIZANDO COMPOSIÇÃO COLORIDA MULTITEMPORAL DE IMAGENS FRAÇÕES SOMBRA

MAPEAMENTO DO DESMATAMENTO EM SÃO FÉLIX DO XINGÚ UTILIZANDO COMPOSIÇÃO COLORIDA MULTITEMPORAL DE IMAGENS FRAÇÕES SOMBRA

O objetivo deste trabalho consiste em mapear o avanço do desmatamento no município de São Félix do Xingu, Sul do Pará (Amazônia Brasileira) usando imagens Landsat TM. A técnica do modelo linear de mistura espectral (MLME) foi empregada para realçar as áreas desmatadas. Três imagens frações repre- sentando as proporções de solo exposto, vegetação e sombra foram derivadas do MLME. O mapeamento do desmatamento foi feito utilizando os atributos da imagem-fração sombra que é bem correlacionada com a estrutura do dossel florestal. Após a segmentação, as regiões foram agrupadas por um classificador não- -supervisionado por regiões ISOSEG.
Mostrar mais

15 Ler mais

Estudo da associação entre o sistema histo-sangüíneo ABO e a malária por Plasmodium falciparum na Amazônia brasileira

Estudo da associação entre o sistema histo-sangüíneo ABO e a malária por Plasmodium falciparum na Amazônia brasileira

malária da Região Amazônica (Sherman, 1998; Secretria De Vigilância Em Saúde, 2006; Cserti & Dzik, 2007). Este parasito induz, durante seu desenvolvimento esquizogônico sangüíneo, modificações na superfície da hemácia parasitada, denominada de Knobs. Essas deformações provocam uma citoaderência endotelial, bem como um fenômeno chamado de “rosetas”, ou seja, aderência entre eritrócitos parasitados e não parasitados. Esses fenômenos podem ocorrer nos capilares profundos de diversos órgãos, tais como coração, pulmão, rins, fígado entre outros, e é conhecido como malária grave. Quando ocorre no novelo capilar do cérebro, tem-se a forma mais grave da doença, a malária cerebral (Neves, 2002; Cserti & Dzik, 2007). Por outro lado, as outras três espécies de Plasmodium provocam formas mais brandas da doença: o P. vivax está presente tanto em zonas tropicais quanto em zonas temperadas; o P. malariae é encontrado em algumas áreas da África, pouco observado na América do Sul e na Ásia e o P. falciparum enquanto o P. ovale é o menos freqüente dos plasmódios e situa-se apenas na África e 0,2% na Ásia (Henry, 1999).
Mostrar mais

104 Ler mais

Ingestão e hábitos alimentares de pré-escolares de três capitais da Amazônia Ocidental Brasileira: um enfoque especial à ingestão de Vitamina A.

Ingestão e hábitos alimentares de pré-escolares de três capitais da Amazônia Ocidental Brasileira: um enfoque especial à ingestão de Vitamina A.

A escassez de profissionais da área de nutrição nas três cidades estudadas provavelmente contribui, em parte, para a falta de orientação às instituições de educação infantil, no sentido de delinearem propostas em relação à formação de bons e prazerosos hábitos alimentares, assim como dietas para crianças em termos de quantidade, qualidade, equilíbrio e adequação às necessidades orgânicas. Sabe-se, que “os hábitos alimentares fazem parte da cultura de um povo e, portanto, é fruto de determinantes culturais e por essa razão, observa-se uma certa resistência das crianças em aceitar alguns alimentos” (Filgueiras, 1995 ). A educação nutricional é, alongo prazo, a melhor estratégia na prevenção das carências nutricionais, combatendo as duas principais causas: a ignorância da população sobre o assunto e a monotonia da dieta. Dada a importância da deficiência de vitamina A no agravo à saúde, sugere-se a promoção ao estimulo do consumo de alimentos de origem vegetal ricos em pró-vitamina A, tão comuns em nosso meio.
Mostrar mais

12 Ler mais

Os reassentamentos involuntários em programas de urbanização e de saneamento: os casos Promaben, Prosamim e Probacanga.

Os reassentamentos involuntários em programas de urbanização e de saneamento: os casos Promaben, Prosamim e Probacanga.

Apresenta-se uma análise sobre os processos de reassentamentos involuntários (RI) implantados em projetos de intervenção urbana. Foram selecionados os programas em implantação nas áreas da Amazônia brasileira: o PROBACANGA, de São Luís, no Maranhão, que recebe financiamento do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD); o PROMABEN, de Belém, no Pará, e o PROSAMIM, de Manaus, no Amazonas, dois programas apoiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental, com a utilização de relatórios dos bancos, das prefeituras e dos governos estaduais executores dos programas, complementando-se com textos acadêmicos e com uma base teórica do urbanismo neoliberal. Primeiramente, fez-se uma análise sobre os financiamentos do BIRD e do BID, para, em seguida, mostrar a relação desses dois bancos com o urbanismo neoliberal. Depois, buscou-se uma apresentação da visão de grandes teóricos sobre os processos de RI e de como os bancos citados os operacionalizavam em seus financiamentos. Apresentaram-se as principais características dos três programas, com destaque aos dados e às avaliações sobre os RI. A análise indica que são muitos os indícios de que os reassentamentos utilizados estão relacionados com os preceitos do urbanismo neoliberal. Percebe-se que há uma concorrência entre as cidades e que se prioriza um embelezamento urbano nesses programas. Os RI têm gerado incertezas nas comunidades, além de dificultar o acesso aos serviços públicos básicos.
Mostrar mais

13 Ler mais

CARTOGRAFIA DAS HIDROESTRATÉGIAS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA

CARTOGRAFIA DAS HIDROESTRATÉGIAS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA

Observa-se que neste recorte as propriedades dos rios amazônicos para a geração de energia elétrica seguem uma ordem cronológica e territorial das bacias hidrográficas. Desde as construções de Balbina (AM) e Tucuruí (PA), como indica Fritzen (2016), há nessa última década expansão do macrossistema elétrico para aproveitamento hidroelétrico em vários rios da bacia amazônica, o que incluem o rio Tapajós, o rio Madeira, com as hidroelétricas de Jirau e Santo Antônio, o rio Xingu, com a hidroelétrica de Belo Monte. Pontualmente, as três referências assinaladas por Fritzen se encontram em três grandes rios, Tapajós (Itaituba-PA), Madeira (Porto Velho-RO) e Xingu (Altamira-PA). Entretanto, ainda há outras bacias, como a do rio Aripuanã que agrega o rio Roosevelt, entre Apuí (AM) e Colniza (MT), com a previsão de sete (07) hidroelétricas. Esta concentração e expansão das hidroelétricas compõe o cenário amazônico em longo prazo, haja vista que o “Plano 2010” já listava incluindo essas em 1987, prevendo até então, 79 UHEs na Amazônia independente das datas projetadas para a construção das usinas (FEARNSIDE, 2015).
Mostrar mais

14 Ler mais

Determinantes do desmatamento na Amazônia brasileira

Determinantes do desmatamento na Amazônia brasileira

A partir do golpe militar de 1964, a Amazônia conquistou lugar definitivo nas estratégias de desenvolvimento nacional, um novo ciclo de crescimento, organizado sob um projeto geopolítico estatal para todo o território nacional. A priorização da Amazônia como fronteira a ser definitivamente apossada foi promovida devido a três aspectos: primeiro, como forma de solução para os conflitos sociais internos decorrentes da expulsão de pequenos agricultores do Nordeste e do Sudeste pela agricultura de larga escala; segundo, na possibilidade de desenvolver ali núcleos revolucionários; terceiro, para garantir a posse da Amazônia. Para este fim, o governo adotou a estratégia de implantação de grandes projetos amparados por investimentos em infraestrutura (GAZONI, 2011).
Mostrar mais

61 Ler mais

Leptophlebiidae (Ephemeroptera) da Amazônia brasileira.

Leptophlebiidae (Ephemeroptera) da Amazônia brasileira.

A família Leptophlebiidae Banks, 1900 compreende três subfamílias: Leptophlebiinae Banks, 1900; Atalophlebiinae Peters 1980 e Habrophlebiinae Kluge, 1994. A subfamília Atalophlebiinae é de origem Gondwânica e alcança sua máxima diversidade e abundância em cursos d’água do Hemisfério Sul; as subfamílias Leptophlebiinae e Habrophlebiinae predominam em riachos do Hemisfério Norte (Savage, 1987; Savage et al., 2005). Nenhum membro da subfamília Leptophlebiinae dispersou da América do Norte para a América Central ou para a América do Sul. Os Atalophlebiinae na Região Neotropical estão representados por 49 gêneros sendo que para a maioria destes há poucas espécies descritas.
Mostrar mais

8 Ler mais

Os crustáceos parasitos de pe1xes da Amazônia Brasileira

Os crustáceos parasitos de pe1xes da Amazônia Brasileira

Poucos grânulos de pigmentação de uma cor purpúrea violeta espalhados dors :~ lmente na metade posterior da carapaça e nos primeiros três segmentos torácico3 livres[r]

5 Ler mais

Hist. cienc. saudeManguinhos  vol.10 número1

Hist. cienc. saudeManguinhos vol.10 número1

de pesquisa efetivamente realizada por brasileiros na Amazônia, tanto no MPEG e no Inpa quanto por cientistas de outras regiões do país. Os entrevistados qualificam a Amazônia como um “desafio”, uma região “extraordinária”, “riquíssima”, que detém “a maior biodiversidade do planeta”, e usam outros termos e expressões igualmente hiperbólicos. Fica evidente, no entanto, inclusive nas trajetórias cheias de altos e baixos dos dois institutos, que os cientistas brasileiros ainda não conseguiram enfrentar a enorme tarefa de pesquisar a região de maneira adequada. Na verdade, em seu conjunto, Conhecimento e fronteira talvez inadvertidamente mostre que a comunidade científica brasileira como um todo se interessou pela Amazônia muito menos do que seria de se esperar diante das grandiosas alegações sobre a sua importância
Mostrar mais

5 Ler mais

Causas do Desmatamento da Amazônia Brasileira

Causas do Desmatamento da Amazônia Brasileira

A proposta deste trabalho, de estudar “Causas do Desmatamento da Amazônia Brasileira”, surgiu neste contexto. E a questão central a que ele se propôs investigar foi o papel da pecuária, a dinâmica econômica e a rentabilidade a ela associadas, na expansão dos desmatamentos. Se não existem incentivos fiscais, outros fatores estariam tornando viável essa atividade, razão pela qual ela continua se expandindo sobre novas áreas de florestas. Para responder a esta e a outras questões, o estudo analisa o comportamento micro-econômico da pecuária inserindo esta atividade na dinâmica de expansão da fronteira agropecuária e madeireira, em uma das frentes mais importantes de ocupação econômica da região, a Amazônia Oriental. Além disso, procura comparar os ganhos econômicos com os custos sociais e ambientais associados e insere na análise a dinâmica sócio-econômica dos atores sociais envolvidos com a expansão dessa fronteira. Não se pode esquecer que, na Amazônia, a economia agropecuária se beneficia de ganhos indiretos advindos da precária regularização fundiária, da grilagem de terras públicas, da contratação irregular de mão-de-obra e do processo de permanente abertura de novas áreas de floresta realizado a baixos custos por posseiros e pequenos agricultores, que vão preparando o terreno para os investimentos mais rentáveis que os sucedem.
Mostrar mais

101 Ler mais

A Amazônia Brasileira

A Amazônia Brasileira

Por isso, o técnico florestal deve inter vir para assegurar nao só a correta utilização dessas árvo- res, corno ainda o replantio e o desenvolvimento natural de [r]

111 Ler mais

A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE NA SALVAGUARDA DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS  Juliana Soares Viga, Cristine Cavalcanti Gomes

A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE NA SALVAGUARDA DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS Juliana Soares Viga, Cristine Cavalcanti Gomes

O cotidiano das comunidades localizadas no interior da Amazônia, rotineiramente, é objeto de pesquisas científicas que buscam compreender os mecanismos de organização interna, em seus diversos aspectos e a relação destes com outros ambientes. A compreensão e preservação das comunidades, principalmente as amazônicas, se insere em um movimento nacional, historicamente denominado socioambientalismo. Nesse contexto, Charles Wagley realizou uma minuciosa investigação acerca de uma comunidade, que intitulou Itá, do que resultou a obra Uma Comunidade Amazônica. O objetivo do presente artigo é fazer uma comparação entre aquela comunidade estudada por Charles Wagley e o movimento do socioambientalismo.
Mostrar mais

22 Ler mais

TICAS PÚBLICAS PARA UMA INDÚSTRIA (MAIS) SUSTENTÁVEL NO ESTADO DO PARÁ

TICAS PÚBLICAS PARA UMA INDÚSTRIA (MAIS) SUSTENTÁVEL NO ESTADO DO PARÁ

Como se pode observar nos Quadros 9 e 10 tanto em âmbito federal quanto estadual várias normas legais foram editadas nas ultimas décadas, com objetivo de proteger e gerir os recursos florestais, a própria constituição Brasileira de 1988 dá ao meio ambiente e a as áreas verdes uma enorme importância, fazendo segundo Bononi (2008) referência direta e indireta sobre o assunto em três de seus capítulos: do meio ambiente, da organização política e da política social. No entanto estes diplomas legais embora tenham sido criados para disciplinar o uso e gestão dos recursos naturais (as florestas nativas dentre outros) muita das vezes tornam também difícil ou até mesmo impossível a utilização sustentável destes recursos, pois a disseminação destas normas aos que são diretamente interessados ainda é feita de forma incipiente, afora que as normas legais mudam ou são alteradas com muita frequência, como se pode observar através das informações dispostas nos Quadro 8 e 9.
Mostrar mais

213 Ler mais

Description of Amazonian Theobroma L. collections, species identification, and characterization of interspecific hybrids

Description of Amazonian Theobroma L. collections, species identification, and characterization of interspecific hybrids

There are two important collections of Theobroma species in the state of Pará. The “George O’Neill Addison” collection at “Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuária Amazônia Oriental/ EMBRAPA Amazônia Oriental” in Belém, and the “Basil George David Bartley “ collection, established at the “Estação de Recursos Genéticos do Cacau (ERJOH)”, at the “Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira” (CEPLAC), in Marituba, that contains natural and artificial interspecific hybrids between Brazilian Theobroma species. Nevertheless, most of the information about these collections have not been neither organized nor published. Unfortunately, some of the information has been completely lost, such as the original field map and the notebook of the “George O’Neill Addison” collection. Recently, this collection has been reinventoried by Silva & Venturieri (1998).
Mostrar mais

9 Ler mais

GEOPOLÍTICA E RODOVIAS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA

GEOPOLÍTICA E RODOVIAS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA

Um forte argumento de Vallaux consistia em que algumas das vias de penetração eram irrelevantes economicamente e afastadas das rotas comerciais. Neste aspecto, estas vias destinam-se unicamente a propiciar uma integração das regiões do país, estabelecendo formas de “coesão interna do Estado, a fim de contrabalançar as eventuais forças centrifugas”, destacando que as vias terrestres são, antes de tudo, uma obra política e militar (Costa, 2013, p. 52). Neste sentido, destaca-se que “a estrada é considerada obra principal do estado, criada para fins políticos e segurança” (Carvalho, Castro, 2009, p. 385). Isto não está distante quando se pensa na Amazônia brasileira quando alguns projetos viários possuíam o caráter extremamente geopolítico, em destaque aquelas rodovias que circundariam a totalidade da faixa de fronteira setentrional.
Mostrar mais

29 Ler mais

Mana  vol.17 número3

Mana vol.17 número3

Harris dá vida à Cabanagem e aos fatos que a circundam para o leitor por meio de sua escrita clara e sua análise cuidadosa da multiplicidade de contextos que moldam esse conjunto de eventos fundamentais. Este livro pretende ser “uma etnografia histórica escrita por um antropólogo” (:1). O conceito de “reenact- ment imaginativo” de R. G. Collingwood é utilizado por Harris ao referir-se ao seu objetivo declarado de descrever “as condições de vida na Amazônia no início do século XIX: uma forma moldada para inserir as motivações rebeldes” (:2). Este é um texto essencialmente etnográfico e não apenas histórico.
Mostrar mais

2 Ler mais

Análise das taxas anuais de desmatamento na Amazônia Legal a partir da relação entre autos de infração e área desmatada no período entre 2000 e 2014

Análise das taxas anuais de desmatamento na Amazônia Legal a partir da relação entre autos de infração e área desmatada no período entre 2000 e 2014

Ele tinha a finalidade de propor medidas e coordenar ações que tinham como objetivo reduzir os índices de desmatamento na Amazônia Legal, por meio dos seguintes instrumentos: i) ordenamento fundiário nos municípios que compõem o Arco do Desmatamento, ii) incentivos fiscais e creditícios com os objetivos de aumentar a eficiência econômica e a sustentabilidade de áreas já desmatadas, iii) procedimentos para a implantação de obras de infraestrutura ambientalmente sustentáveis, iv) geração de emprego e renda em atividades de recuperação de áreas degradadas, v) incorporação ao processo produtivo de áreas abertas e abandonadas e manejo de áreas florestais, vi) atuação integrada dos órgãos federais responsáveis pelo monitoramento e a fiscalização de atividades ilegais no Arco do Desmatamento e vii) outros que julgar pertinentes (PPCDAM, 2004, p.07).
Mostrar mais

90 Ler mais

Representations, imaginary and mythical archetypes in the Amazon speech of the Brazilian press :: Brapci ::

Representations, imaginary and mythical archetypes in the Amazon speech of the Brazilian press :: Brapci ::

Esta pesquisa tem como objetivos principais: identificar que modelos de representações do mundo estão operando na imprensa brasileira nos relatos sobre a Amazônia; analisar a mediação [r]

12 Ler mais

Show all 10000 documents...