• Nenhum resultado encontrado

O Campus Iporá conta com uma ampla área para circulação (coberta e ao ar livre), onde os discentes podem desenvolver atividades interativas.

A área de lazer disponibilizada aos alunos do Campus Iporá compreende as seguintes estruturas:

Centro de Convivência: O Campus Iporá possui dois

centros de convivência, o primeiro localiza-se na sede administrativa, possui cantina, com área comum de lazer e circulação dos usuários, compreendendo o espaço destinado à cantina, que comercializa gêneros alimentícios variados e lícitos, de boa qualidade e preço justo. A área de circulação dos usuários é ampla e arborizada.

O segundo centro de convivência localiza-se na Fazenda Escola do Campus Iporá, possui 80 m² de área construída conta com cozinha, depósito, balcão e área para atendimento para servidores e alunos.

Ginásio Poliesportivo: Está previsto a construção de um ginásio poliesportivo na sede do Campus Iporá com área de 1.348,87 m² de construção, com quadra poliesportiva, arquibancada, palco, banheiros, vestiários, depósito e sala administrativa.

7.11 Assistência estudantil

O IF Goiano – Campus Iporá, orientado pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil disposto no decreto nº 7234 de 19 de julho de 2010 e pelas resoluções 27/2014 e 043/2016 do Conselho Superior do IF Goiano, estabelece alguns programas de Assistência Estudantil e Apoio ao Discente visando democratizar a permanência dos estudantes dentro da instituição, minimizar os efeitos de desigualdade social

e regional para conclusão dos cursos técnicos e superiores como também diminuir a taxa de abandono, evasão e retenção escolar, além de contribuir para a promoção da inclusão social. Sua execução no Campus Iporá se dá por meio de um conjunto de ações conduzidas pelo Setor de Assistência Estudantil.

Setor de assistência estudantil

A Coordenação do Setor de Assistência Estudantil é responsável por gerenciar todas as ações do setor, bem como aplicar as medidas disciplinares previstas no Manual de Assistência Estudantil em sua versão mais atualizada, o qual está disponível na página eletrônica do IF Goiano – Campus Iporá. Estão vinculados à Coordenação da Assistência Estudantil:

Assistente de alunos: cabe a este servidor assistir e

orientar os alunos no aspecto de disciplina, lazer, segurança, saúde, pontualidade e higiene, dentro das dependências escolares. Como também orientar os alunos nos aspectos comportamentais; assistir os alunos nos horários de lazer; zelar pela integridade física dos alunos; encaminhar os alunos à assistência médica e odontológica emergenciais, quando necessário; zelar pela manutenção, conservação e higiene das dependências da instituição; assistir o corpo docente nas unidades didático-pedagógicas com os materiais necessários e execução de suas atividades; executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

Núcleo de Assuntos Disciplinares Estudantis: visa

tratar os direitos e deveres previstos no Manual da Assistência Estudantil. O Manual aborda os direitos e deveres dos estudantes, além das normas disciplinares, especificando-as e classificando as transgressões disciplinares praticadas pelos estudantes, além de elencar as sanções disciplinares, estabelecendo os critérios para a aplicação. Dentre outras medidas, o coordenador do núcleo é responsável pelo registro de possíveis ocorrências na página individual do estudante no Q-Acadêmico e informa aos responsáveis e aos professores sobre as providências tomadas.

Centro Integrado de Saúde (CIS) oferece atendimento

ambulatorial nas áreas odontológica, psicológica, social e de enfermagem para os alunos por meio de uma equipe multiprofissional. As ações dos profissionais ligados a esse setor objetivam o cuidado integral através de ações de promoção de saúde, prevenção de agravos e tratamento de doenças físicas, psicológicas e sociais. O centro

Técnico em Desenvolvimento de Sistemas

Integrado ao Ensino Médio

oferece os primeiros socorros e referência quando necessário, além de encaminhamentos nos casos que necessitam de tratamentos não ofertados pela instituição. Ele é composto por:

Psicóloga escolar que é responsável por intervir nas

dificuldades relacionadas ao ambiente escolar (aluno – aluno; servidor – aluno) e também dificuldades individuais que interfiram na aprendizagem ou adaptação ao contexto escolar. A psicóloga avalia os alunos e atende aos que a procuram pelos mais diversos motivos, porém não faz terapia individual prolongada, ao invés disso, ela dá instruções gerais de conduta e encaminha para outros profissionais como psicólogos clínicos, médicos e educadores físicos, além de outros setores da escola.

Enfermeiro e técnica em enfermagem que dão

assistência de enfermagem nos agravos, fazendo monitoramento, triagem, encaminhamento ou acompanhamento.

Odontólogo que realiza assistência odontológica aos

discentes regularmente matriculados. O odontólogo oferece serviços como: consultas odontológicas para diagnóstico de alterações bucais; restaurações diretas, extração simples, raspagem supragengival, profilaxia e polimento dentário, orientação individual sobre saúde bucal. Não são realizados procedimentos estéticos, como clareamento ou manutenção de aparelhos, nem serviços especializados.

Assistente Social que é responsável por intervir nas

questões sociais (aluno – aluno; servidor – aluno; aluno – família; família – escola) e nas políticas de permanência que interfiram na aprendizagem ou adaptação ao contexto escolar.

Obs I: Todos os atendimentos do setor são planejados, priorizando as demandas programadas. Os alunos deverão procurar o CIS para agendamento de consulta, sendo que a mesma deverá ocorrer fora do horário de aulas. Os atendimentos da equipe de saúde respeitam o horário de aula e só acontecem durante a aula em situações emergenciais/excepcionais. Nenhum aluno está autorizado a, ele mesmo, pedir liberação da aula ou chegar atrasado, entre outras situações, porque será atendido no ambulatório, esse tipo de permissão será pedida pelo próprio profissional de saúde ao professor quando for o caso.

Obs. II: Por não contarmos com um profissional médico no CIS, nenhum aluno é medicado. Caso necessite de remédio, seus responsáveis são contatados e é solicitado que estes tragam a medicação que, como responsáveis, consideram

prudente. Caso faça uso diário de algum medicamento ou tenha algum problema de saúde que necessite do uso frequente/esporádico de algum medicamento, é orientado que o discente traga-o para a escola. Ainda, caso tenha alguma doença que possa interferir em seu aprendizado ou na rotina escolar, é orientado que se faça acompanhamento médico para evitar algum agravo à saúde. Caso o aluno possua alguma restrição por orientação médica e/ou outra informação relevante, este deve procurar o CIS para relatar, pois assim poderão pensar e implementar ações que garantam ou melhorem seu rendimento escolar.

7.11.2 Núcleo de Cultura, Esporte e Lazer

É destinado a fomentar a integração artística, esportiva e sociocultural dos discentes do Campus Iporá, articulando-os de forma indissociável ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão, atendendo ao disposto na Constituição Federal de 88 e o Regulamento das Ações de Extensão.

Treinamentos desportivos: atividades extracurriculares que visam a construção de práticas esportivas eficazes e comprometidas com o desenvolvimento integral dos estudantes. As modalidades de treinamento ofertadas dependerão dos profissionais de Educação Física lotados no campus.

7.11.3 Núcleo de Políticas de Permanência

Dentre as ações e programas desenvolvidos pelo Campus voltados para a assistência estudantil e apoio ao discente, destacam-se as seguintes:

Monitoria:

A monitoria é um instrumento para a melhoria do ensino. Para um aluno do curso técnico ou superior, se tornar monitor de determinada disciplina, ele participa de um processo de seleção e se aprovado, tornar-se monitor da mesma, para atender outros estudantes. Tal programa possibilita o compartilhamento de conhecimentos por meio da interação entre estudantes, contribuindo com novas metodologias de ensino, visando acompanhar e auxiliar na aprendizagem dos alunos que tenham dificuldades na disciplina, ou até mesmo oferecer atividades de reforço escolar ao aluno, com a

Técnico em Desenvolvimento de Sistemas

Integrado

51

finalidade de fixação de conteúdo e melhoria da aprendizagem.

As monitorias são oferecidas em diferentes horários, de acordo com a disponibilidade de cada monitor. Tais horários e locais são divulgados a todos os alunos do Campus pelo Q-Acadêmico e murais, após a conclusão do processo de seleção de monitores.

Bolsa de auxílio permanência

Anualmente é publicado o edital de Auxílio Permanência que visa selecionar alunos regularmente matriculados em curso de nível Superior ou da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na modalidade presencial do Campus Iporá, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, na perspectiva de contribuir para a promoção da inclusão social pela educação. O auxílio permanência visa garantir a permanência do discente na Instituição por meio de custeio de gastos, no valor e número de bolsas a serem divulgados anualmente e, mediante disponibilidade financeira e orçamentária, a quantidade de bolsas poderá ser ampliada, seguindo-se a ordem de classificação socioeconômica e parecer do assistente social. Durante o ano de vigência do edital, poderão ocorrer chamadas adicionais, conforme lista de espera, à medida que algum estudante contemplado eventualmente seja excluído ou desista do programa.

Atendimento individualizado/coletivo

Os professores envolvidos no curso deverão prestar atendimento individualizado aos estudantes com dificuldades de aprendizagem. O horário deste atendimento é extraclasse e está previsto no plano de ensino e fixado na sala de atendimento do professor. Podendo este marcar aulas de reforço ou atendimentos coletivos.

Merenda escolar

Pode ser oferecido em alguns dias da semana, a depender de orçamento específico proveniente dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), destinados à execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Boa parte dos alimentos fornecidos é oriunda da agricultura familiar local. No campus, tal ação se pauta em noções de alimentação saudável,

adequada e no uso de alimentos variados, seguros e que respeitem a cultura e as tradições. Essa visa contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem e o rendimento escolar, bem como para a formação de práticas alimentares saudáveis.

Lanche escolar - de acordo com o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), todo ser humano tem o direito básico a ter uma alimentação adequada e saudável. Partindo da premissa da alimentação como direito, a legislação vai regulamentar tal direito e prever a obrigatoriedade do Estado no incentivo e promoção da ação no âmbito escolar. O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) – Campus Iporá oferece essa alimentação com os recursos provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), destinados à execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Tal ação na escola se pauta em noções de alimentação saudável, adequada e no uso de alimentos variados, seguros e que respeitem a cultura e as tradições, por essa razão, boa parte dos alimentos fornecidos é oriunda da agricultura familiar local. O projeto visa contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem e o rendimento escolar, bem como para a formação de práticas alimentares saudáveis

7.12 Fazenda Escola

A fazenda Escola apresenta uma área total de 747.645 m2 (74,76 hectares) dividida em diferentes setores de produção animal, produção vegetal e mecanização agrícola.

7.12.1 Setor de bovinocultura

Localizado na Fazenda Escola o Setor de Bovinocultura possui curral de manejo (com quatro repartições, tronco de contenção individual e balança para pesagem de animais), baias individuais e coletivas de confinamento (capacidade total para 52 animais), sala de ordenha, sala de leite com resfriador de leite com capacidade de 1000L, depósito de ração, sala de equipamentos, farmácia, sala de aula, banheiros, bebedouro e outros. O setor conta ainda com alguns hectares de pastagem e produção de grãos e forragem para alimentação animal.

Técnico em Desenvolvimento de Sistemas

Integrado ao Ensino Médio

Localizado na Fazenda Escola, conta com galpão de aves de corte (capacidade de 5000 frangos de corte por ciclo de produção) com depósito de ração e equipamentos. Tem ainda galpão de aves de postura (capacidade de 1200 aves de postura) com depósito de ração e sala de ovos.

7.12.3 Setor de suinocultura

Localizado na Fazenda Escola, conta com galpão de maternidade, baias de creche, crescimento e terminação, gestação e de reprodutores, depósito de ração, embarcadouro de suínos, farmácia, sala de ferramentas, banheiros, bebedouros e outros.

7.12.4 Setor de grandes culturas

Localizado na Fazenda Escola, este setor possui área alguns hectares disponíveis para realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão envolvendo grandes culturas, como arroz, soja, feijão, milho, sorgo, etc.

7.12.5 Setor de horticultura

Localizado na Fazenda Escola, conta com estufas tipo viveiro, sala de aula, banheiros, sala de ferramentas, depósito de insumos, depósito de defensivos agrícolas, bebedouro, entre outros.

7.12.6 Setor de mecanização

O Setor de Mecanização está localizado na Fazenda Escola, possui galpão de máquinas e equipamentos agrícolas, sala de ferramentas, oficina, sala de aula, gabinetes de professores e de técnicos administrativos, banheiros, copa, bebedouro, entre outros.

7.12.7 Setor de agroindústria

Localizado na Fazenda Escola, o Setor de Agroindústria conta com local de armazenagem e processamento de frutas e hortaliças, leite e derivados, e processamento de produtos cárneos. Este setor possui área construída total de aproximadamente 400 m².

7.12.8 Estação meteorológica automática

Localizada na Fazenda Escola, estação meteorológica automática, um convênio entre o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e IF Goiano – Campus Iporá, para coleta de parâmetros meteorológicos.

7.13 Auditórios

A sede administrativa do Campus Iporá conta com dois auditórios, o primeiro com capacidade para 192 pessoas, com sistema de climatização, palco, com mesa de som, microfones, caixas acústicas e púlpito. O segundo e mais recente auditório, possui uma área total de construção de 1.753 m2 e 775 poltronas, sistema de climatização e som além de camarins, púlpito, vestiários, banheiros masculinos e femininos, bilheteria, depósitos, sala de som e estúdio para gravação de aulas.

Documentos relacionados