• Nenhum resultado encontrado

8. Plano De Integração: Pesquisa, Ensino E

8.3 Gerência de extensão

A Gerência de Extensão é formada pela seguinte estrutura: Secretaria da Gerência de Extensão, Núcleo de Projetos e Cursos de Extensão, Núcleo de Estágios, Núcleo de Acompanhamento de Egressos e Emprego e Núcleo de Apoio a Eventos da Extensão. Esse departamento é responsável por: planejar, orientar, supervisionar e administrar metas pertinentes às atividades de extensão; planejar ações voltadas para o desenvolvimento de programas de visitas às empresas e instituições em geral, ampliando processos de divulgação dos cursos e análises de demandas de mercado e no desenvolvimento de melhorias na relação de estágios com as competências profissionais dos cursos ofertados; coordenar, por meio de ações gerenciais, junto às Diretorias do campus e demais órgãos competentes institucionais, mecanismos para produção de banco de dados dos egressos; coordenar, em conjunto com as Coordenações de Cursos, palestras,

Técnico em Desenvolvimento de Sistemas

Integrado ao Ensino Médio

seminários, workshops e encontros para alunos e egressos; avaliar e auxiliar as Coordenações de Cursos na produção de subsídios e sugestões voltadas ao estudo permanente de diagnósticos de demanda de mercado e de estágios propondo sugestões ao desenvolvimento de competências técnicas profissionais vinculadas ao mundo do trabalho; desenvolver avaliações e relatórios das atividades pertinentes às atribuições da Gerência de Extensão.

O Núcleo de Estágios faz parte da gerência de extensão e tem as seguintes funções: executar e operacionalizar as atividades inerentes ao estágio curricular e produzir contatos com empresas e instituições para concretização das ações pertinentes aos estágios curriculares; auxiliar a Gerência de Extensão nas ações voltadas para o desenvolvimento de programas de visitas às empresas e instituições em geral, sejam elas conveniadas ou não conveniadas, por meio do desenvolvimento de melhorias na relação de estágios com as competências profissionais dos cursos ofertados e análises de demandas de mercado; avaliar e auxiliar o Núcleo de Projetos e Cursos de Extensão na produção de subsídios e sugestões, voltadas ao estudo permanente de diagnósticos de demanda de mercado e de estágios, propondo sugestões ao desenvolvimento de competências técnicas profissionais vinculadas ao mundo do trabalho; desenvolver ações para melhoria de atendimento ao aluno nas atividades inerentes ao processo de inscrição, execução, desenvolvimento e avaliação de estágios curriculares; auxiliar a Gerência de Extensão, desenvolvendo ações voltadas para a análise legal das minutas de convênios de estágios, subsidiando a Gerência na dinâmica jurídica das atividades inerentes aos estágios curriculares; divulgar, junto à comunidade acadêmica discente, as orientações pertinentes ao estágio curricular supervisionado; participar do processo de seleção de estagiários, realizados pela Instituição ou por parceiros; produzir fichamentos e arquivos documentais, executando atividades de apoio administrativo para produção de convênios com empresas e instituições em geral, para concessão de estágios curriculares; desenvolver avaliações e relatórios das atividades pertinentes às atribuições do Núcleo de Estágio, sugerindo e propondo ações para melhoria das atividades inerentes ao estágio curricular; emitir documentos e produzir análises documentais para avaliar o cumprimento das normativas estabelecidas na Lei nº. 11.788, de 25 de setembro de 2008 e outras pertinentes às atividades fins; auxiliar a Gerência de Ensino e seus eixos temáticos de Cursos ofertados, oferecendo informações sobre as empresas conveniadas para auxiliar nos contatos, voltadas às

visitas técnicas e estágios para atendimento de competências técnicas de formação profissional. Dentre as ações promovidas pela Gerência de Extensão no campus as quais envolvem o ensino médio, pode-se citar:

 Festa Junina – tradicional festividade do campus, que remonta a manifestações culturais brasileiras. Dentre as atrações do evento, lista-se: a quadrilha tradicional, quadrilha coreografada e comidas típicas;

 Jogos dos Instituto Federais (JIF) – etapa institucional são uma competição esportiva tradicional da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que propõe a integração dos alunos dos diversos campi do IF Goiano. Além disso, favorece a prática de atividades físicas e também oportuniza a troca de experiências como estratégia educativa e emancipadora a partir da disputa de diversas modalidades esportivas.

 Festival de Arte e Cultura do IF Goiano (Festarci) é um realizado com o objetivo de promover a descoberta de talentos no âmbito escolar e municipal, valorizar as tradições e resgatar as raízes culturais do município e do estado. É também uma oportunidade oferecida aos alunos para que possam expressar seus conhecimentos nas diversas áreas do conhecimento por meio de outras linguagens.

 Agrotecnoeste – Feira de Potencialidades do Oeste Goiano é um evento promovido pelo Instituto Federal Goiano – Campus Iporá que busca promover a integração e o compartilhamento de informações e experiências entre instituições e os diversos setores produtivos da região. Durante o evento, acontecem exposições e comercialização de produtos e serviços; a Agrotecnoeste conta com palestras, oficinas, minicursos, apresentação de resultados de pesquisas, apresentações artísticas, entre outras atividades.

 Semana Ciência e Tecnologia (SCT) é realizada com objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o país. A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema.

 Feira de Ciências evento que visa promover a popularização da ciência e tecnologia através da

Técnico em Desenvolvimento de Sistemas

Integrado

57

promoção do acesso ao conhecimento científico aos estudantes da região. O evento consiste na exposição de trabalhos desenvolvidos por estudantes matriculados na educação básica (Ensino Fundamental e Médio) inscritos e orientados por profissional da educação da rede estadual, federal, municipal ou particular de Ensino.

 Semana de Química tem como objetivo principal incentivar os estudos na área de Química e áreas afins, através da produção e difusão de conhecimentos, divulgação de novas tecnologias e tendências, além de promover a interação com profissionais da área.

 Seminário do Estágio em Licenciatura em Química (Seliquim) em como foco principal divulgar e socializar os resultados de projetos de ensino e pesquisa ligados ao estágio supervisionado em Química, além de levantar as fragilidades, êxitos e discutir novas ideias para melhorar a qualidade da formação teórico-prática dos estudantes.

 Encontro Anual de Tecnologia da Informação do Oeste Goiano (ENATI), evento cujo objetivo é proporcionar aos seus participantes o contato com as mais modernas técnicas, ferramentas e metodologias da área de Tecnologia da Informação, além do intercâmbio inter, intra e extra-institucional através de palestras e minicursos ministrados por professores, técnicos, profissionais e empresas.

 Visitas técnicas são visitas realizadas em empresas e outras instituições, com o acompanhamento de um ou mais professores, com o objetivo de proporcionar aos estudantes uma visão técnica da futura profissão e/ou aprofundar os seus conhecimentos técnicos e científicos em uma determinada área, como também ampliar a sua formação cultural.

 Simpósio de Extensão (SIMPEX) é um evento que visa apresentar os projetos de extensão desenvolvidos pelos campi do IF Goiano espalhadas por várias regiões goianas.

 Olimpíada de Matemática de Iporá (OMI) é um projeto de extensão do Instituto Federal Goiano – Campus Iporá, direcionado a estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio das escolas públicas e particulares de Iporá e região, em que os mesmos participam de oficinas de resolução de problemas de matemática promovidas pelos professores do IF Goiano - Campus Iporá nas escolas solicitantes, e participam de uma competição através de uma prova

subjetiva. A competição tem como objetivo encontrar talentos na Matemática e motivá-los para a participação em outras olimpíadas de matemática que acontecem em âmbito estadual, nacional e internacional.

 Corujão é um evento composto por diversas aulas de revisão as quais são voltadas para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Ocorrem nos intervalos entre as aulas apresentações artísticas para os alunos.

 Centro de Línguas é um projeto de extensão do IF Goiano – campus Iporá que tem como objetivo principal instituir um espaço de ensino de línguas para alunos, professores, funcionários técnico- administrativos, e da comunidade em geral, no intuito de ensinar uma língua estrangeira, prepará- los para pleitear bolsas para o exterior, como também colaborar mais com sua formação humana, uma vez que o ensino acurado de uma língua permite uma melhor formação do sujeito.

 Editais de Extensão de fluxo contínuo têm o objetivo de fomentar as atividades de extensão do IF Goiano, articuladas com o ensino e pesquisa, oportunizando a participação da comunidade acadêmica no desenvolvimento de projetos de extensão sem aporte de recursos institucionais. O edital destina-se a selecionar Projetos de Extensão com participação voluntária.

 Bolsas de extensão: a Pró-reitoria de Extensão divulga editais cujo objetivo é conceder bolsas de apoio a Projetos de Extensão para discentes do IF Goiano, regularmente matriculados em cursos técnicos, de graduação e pós-graduação.

 Projeto Farol é um concurso cultural realizado com o objetivo de estimular o prazer de ler e escrever, por meio da valorização da produção literária. Ele visa também, fomentar a produção literária dos discentes do IF Goiano, oportunizando a participação da comunidade acadêmica no desenvolvimento de ações de Ciência, Arte e Cultura.

Documentos relacionados