• Nenhum resultado encontrado

ÍNDICE DE QUALIDADE DO AMBIENTE PARA OS

BAIRROS DE CURITIBA

1

Simone Wiens*

Christian Luiz da Silva**

RESUMO

Qualidade do ambiente significa expressar as condições de um ambiente que interage com a cultura da sociedade, sua situação social e econômica e o espaço em que convivem. Existe um razoável grau de consenso no que se refere à necessidade de desenvolvimento de mensurações que façam uma avaliação da sustentabilidade e da qualidade do ambiente. O objetivo geral deste artigo é desenvolver um índice de qualidade do ambiente para os bairros de Curitiba, a fim de facilitar a avaliação da qualidade deste ambiente com o uso de indicadores para análises periódicas, podendo servir, então, como uma base comparativa, em especial, para os bairros do município de Curitiba, e avaliar o seu desempenho. Foi feita uma abordagem quantitativa no desenvolvimento das pesquisas aplicadas, na qual se procura descobrir a inter-relação entre os indicadores. A construção de indicadores foi feita através do software SPSS, e a construção de um índice, pelo método Genebrino. Os principais resultados foram de uma qualidade ruim na dimensão social, porém de uma qualidade boa para as demais dimensões para os bairros de Curitiba.

Palavras-chave: Índice. Indicadores. Qualidade ambiental. Desenvolvimento sustentável. Bairros de Curitiba.

1 INTRODUÇÃO

A crescente e recente urbanização como fenômeno mundial é um fato. Em 1960, a população urbana no Brasil era de 31.303.034 habitantes e aumentou para 137.953.959 h no ano de 2000. De acordo com os resultados do Censo Demográfico 2000 (IBGE, 2006), a população urbana é 4,3 vezes maior que a população rural, confirmando, para o total

* Mestra em Organizações e Desenvolvimento pela Unifae – Centro Universitário Franciscano; especialista em Pedagogia Escolar pelo IBPEX e licenciada em Matemática pela PUC-PR. E-mail: swiens25@yahoo.com.br.

** Economista, Pós-Doutor em Administração pela USP, professor do mestrado de Gestão Urbana da PUCPR e da graduação da Unifae. E-mail: christian.silva@pucpr.br

1 Este projeto contou com apoio financeiro do CNPq.

Revista TEE 29.indd 149

150

Teoria e Evidência Econômica - ano 14, n. 29, p. 149-170 – jul./dez. 2007

do país, uma tendência iniciada na década de 1960, quando o efetivo urbano ultrapassou o rural.

Esse crescimento da urbanização trouxe consigo problemas. Para compreendê-los é necessário ter uma visão holística, que relacione o meio natural e o meio antrópico como conseqüência dos aspectos sociais e dos aspectos resultantes. Esta avaliação vem convergir na busca pela sustentabilidade ambiental urbana, embora a realidade brasileira dificulte esse processo em razão dos descasos e improvisações institucionais (GUERRA; CUNHA, 2001).

Conforme Nucci (2001), há ainda poucos trabalhos e escassas opções metodológicas, principalmente no Brasil, para se analisar a qualidade do ambiente nas cidades, onde ainda é procedimento comum o uso de pequenas escalas para trabalhar o urbano.

Com vistas à superação da referida insuficiência, este trabalho pretende apresentar um índice envolvendo diversas variáveis, com o propósito de estabelecer a inter-relação entre elas para a avaliação da qualidade do ambiente por bairros. Os indicadores selecionados para mensurar a qualidade do ambiente devem atender, na prática, à questão multidimensional. Além disso, trata da qualidade do ambiente como interligada com o desenvolvimento sustentável, o que significa que os indicadores precisam fazer parte de mais de uma das dimensões do desenvolvimento sustentável cultural, econômica, ambiental, social e espacial e precisam estar disponíveis por bairro.

A necessidade de desenvolver indicadores de desenvolvimento sustentável está expressa na Agenda 21 em seus capítulos 8 e 40. A Comissão de Desenvolvimento Sustentável (CSD), criada para colocar a sustentabilidade em prática e adotar os princípios da Agenda 21, adotou um programa de cinco anos para criar instrumentos apropriados para os tomadores de decisão em nível nacional no que se refere ao desenvolvimento sustentável. Um dos aspectos levantados pela CSD foi a necessidade de criar padrões que sirvam de referência para medir o progresso da sociedade em direção a um futuro sustentável. Para isso foram elaboradas estratégias para a consolidação das ações propostas.

Este estudo será aplicado em Curitiba, que é um município envolvido e preocupado com a qualidade do ambiente e com a prática do desenvolvimento sustentável, como sistema de coleta de lixo reciclável, envolvimento com projetos e discussões mundiais (HAWKEN et al., 1999). Considerando as especificidades de cada bairro, o índice de qualidade do ambiente pode avaliar a qualidade do ambiente por bairro e a interação com as diversas dimensões do desenvolvimento sustentável. O objetivo geral deste artigo é desenvolver um índice de qualidade do ambiente para os bairros de Curitiba.

O desenvolvimento de indicadores de qualidade do ambiente para os bairros do município de Curitiba permitirá o monitoramento desta, podendo servir como uma importante ferramenta para a tomada de decisões na condução dos serviços, sejam públicos, sejam privados, na definição de metas, na avaliação do desempenho das

Revista TEE 29.indd 150

151

Teoria e Evidência Econômica - ano 14, n. 29, p. 149-170 – jul./dez. 2007

políticas, na análise comparativa entre bairros, etc. O pressuposto é de que a inter- relação dos indicadores ambientais com outras dimensões aprimora as análises possíveis para tomada de decisão que envolva desenvolvimento sustentável.

Neste estudo, de caráter de pesquisa exploratória, o levantamento dos dados foi feito em pesquisa bibliográfica e documental sobre os temas desenvolvimento sustentável, indicadores, indicadores de desenvolvimento sustentável e qualidade ambiental. Levantados e identificados os temas, desenvolveu-se um conjunto de indicadores interdependentes que expressam a qualidade do ambiente. Com isso, pretende-se analisar a sistematização de acompanhamento desses indicadores.

Na segunda seção apresentam-se alguns conceitos de indicadores e, na seqüência, a qualidade ambiental. Também se relata como essa qualidade ambiental e os indicadores estão inseridos no desenvolvimento sustentável. A metodologia da pesquisa é apresentada na quarta seção; na quinta é tratada a construção do índice. A sexta seção traz a análise dos resultados obtidos por bairro de Curitiba e, na sétima, apresentam- se as considerações finais.