• Nenhum resultado encontrado

HCFMRP-USP - GESTÃO HOSPITALAR

AÇÕES DE ENSINO E PESQUISA

Mestrado em Gestão de Organizações de Saúde

O HCFMRP-USP e a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP instituíram o curso de mestrado profissional em Gestão de Organizações de Saúde da USP ministrado nas dependências do Hospital. O curso tem como objetivos específicos: formar e

e transformadora de procedimentos, visando atender demandas sociais, organizacionais ou profissionais e do mercado de trabalho; formar e capacitar profissionais qualificados para transferir conhecimento para a sociedade, atendendo demandas específicas e de arranjos produtivos com vistas ao desenvolvimento nacional, regional ou local; formar e capacitar profissionais qualificados para promover a articulação integrada da formação profissional com entidades demandantes de naturezas diversas, visando melhorar a eficácia e a eficiência das organizações públicas e privadas, por meio da solução de problemas e geração e aplicação de processos de inovação apropriados, e formar e capacitar profissionais qualificados para contribuir no agregamento de competitividade e aumentar a produtividade em empresas públicas ou organizações públicas e privadas.

Curso de Saúde da Pele

Foi realizado em maio, na Unidade de Emergência, o Curso de Saúde da Pele, que teve como público alvo enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem. O curso abordou vários temas como feridas e úlcera por pressão, contou com aulas práticas, estudos de casos e prática de preenchimento de instrumento de lesão de pele.

Curso de CCIH

Foi realizado em maio, o Curso de Atualização em Controle de Infecção Hospitalar na Unidade de Emergência, que teve como público alvo enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Abordou temas como: Noções Básicas de Controle de Infecção Hospitalar; Higienização das Mãos; Isolamento e Precauções; Prevenção de Infecção do Trato Urinário Associado à Sondagem Vesical; Prevenção de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica; Prevenção de Infecção da Corrente Sanguínea Associada à Cateter Venoso e Prevenção de Infecção no Sítio Cirúrgico.

III Simpósio de Medicina Intensiva

Realizado em junho, o III Simpósio de Medicina Intensiva foi direcionado para os profissionais da saúde que atuam na área de terapia intensiva, e estudantes de graduação dos cursos de Medicina, Enfermagem e Fisioterapia. Foram abordados temas relacionados à sedação e analgesia em UTI, ventilação mecânica, infecções e antibioticoterapia, nutrição e metabolismo, segurança do paciente e insuficiência renal em UTI.

Controle da Tuberculose por Tecnologia móvel

Para o controle da tuberculose foi elaborado um Projeto por pesquisadores da FMRP-USP que utilizam aplicativo em smartphone para integrar informações de pacientes portadores desta doença. A Secretaria Estadual e Ministério da Saúde disponibilizaram recursos para expandir essa ferramenta de controle da doença, que consiste de um

sistema integrado e padronizado de registro para o acompanhamento do tratamento dos pacientes. Ribeirão Preto foi escolhido para o teste piloto, devido o alto número de casos da doença no município.

Jornada de Fibrose Cística

A Equipe do Ambulatório Multidisciplinar da Fibrose Cística do HCFMRP-USP realizou em setembro, a V Jornada de Fibrose Cística destinada aos pacientes, familiares e profissionais. Realizada anualmente, a ação visa conscientizar e possibilitar o conhecimento da doença para uma melhor adesão ao tratamento proposto. O tema abordado foi: “Aspectos Genéticos da Fibrose Cística”.

SEAVIDAS realiza capacitação em Violência

O Serviço de Atenção à Violência Doméstica e Agressão Sexual - SEAVIDAS do HCFMRP-USP realizou o curso de capacitação em violência para profissionais afins e gestores da rede de violência da área da saúde, educação, assistência social, judiciário, defensoria pública, promotoria, conselho tutelar, polícia civil e estagiário de psicologia, com o objetivo de sensibilizar e capacitar os profissionais para uma compreensão geral da violência contra as mulheres, crianças e adolescentes implementando ações de práticas humanizadas.

Simpósio sobre câncer no paciente idoso

Em agosto, as Divisões de Oncologia Clínica e Geriatria do HCFMRP-USP promoveram o Simpósio de Oncologia Clínica: Particularidades do Câncer no Paciente Idoso.

Foram discutidos vários temas sobre o tratamento do câncer no cólon-retal no paciente idoso, particularidades no manejo clínico-terapêutico, como conduzir o câncer de pulmão e como se deve tratar o paciente idoso com câncer de próstata.

Nova técnica com massagem reduz enxaqueca

Pesquisa realizada no Centro de Reabilitação, com mulheres grávidas com restrições a medicamentos, constatou que a fisioterapia na região do pescoço ajuda a amenizar sintomas de enxaqueca. Trabalhos de respiração e de circulação sanguínea na região do pescoço já se mostram eficientes na redução de sintomas como náuseas e rigidez muscular. A fisioterapia não cura a enxaqueca, mas diminui as sensações dolorosas que podem aumentar a dor de cabeça. Foram observados resultados positivos a partir da segunda semana de tratamento.

Tratamento mais eficaz para a esquizofrenia

Pesquisa realizada pela FMRP-USP e a Unidade de Pesquisa em Neuroquímica do Canadá obtiveram novo tratamento para a esquizofrenia. Foi testada uma substância já conhecida, o nitroprussiato de sódio, que é utilizado na hipertensão arterial sistêmica grave. Os pacientes em estudo foram internados no HCFMRP-USP para a

administração do medicamento. Os resultados mostraram maior eficácia no controle de todos os seus sintomas, além de ação mais rápida e sem efeitos colaterais.

Fones de ouvido causam perda da audição

Especialistas do Programa de Saúde Auditiva do HCFMRP-USP alertam que o uso excessivo de fone de ouvido pode causar perda da audição. O som alto dos fones pode causar sérias lesões nos ouvidos, sendo que a exposição por horas ao ruído pode levar a problemas irreversíveis. O uso do fone de ouvido não causa perda total da audição, mas a lesão adquirida dificilmente será recuperada.

Unidade de Pesquisa Clínica - Unidade de Emergência

Foi criado o Núcleo da Unidade de Pesquisa Clínica na Unidade de Emergência com o objetivo de melhorar a estrutura e o gerenciamento de projetos de pesquisa realizados na Unidade.