• Nenhum resultado encontrado

HCFMRP-USP - GESTÃO HOSPITALAR

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E PLANO DE METAS INSTITUCIONAL

As estratégias da Instituição são definidas a partir do seu Planejamento Estratégico, que tem como objetivos otimizar os recursos para garantir a eficiência e eficácia dos serviços prestados, além de proporcionar melhorias nas atividades de Ensino, Pesquisa e Assistência integral e humanizada à população, garantir a qualidade dos serviços prestados e integrar as ações de forma participativa entre o HCFMRP-USP e a FMRP-USP, adequando a capacidade de atendimento à demanda

Na primeira versão do Planejamento Estratégico do HCFMRP-USP foram definidos os Valores, a Missão e a Visão do Hospital, na seguinte conformidade.

Missão

Desenvolver e praticar Assistência, Ensino e Pesquisa em Saúde, por meio da busca permanente da Excelência, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população.

Visão

Ser reconhecido nacional e internacionalmente como referência em atenção à saúde, geração de conhecimento, formação e capacitação profissional para a valorização da vida.

Valores Ética Humanismo

Responsabilidade Social Pioneirismo e Inovação Competência Pessoal

Comprometimento Institucional Compromisso com a Qualidade

A construção do Planejamento Estratégico do HCFMRP-USP versão 2011 – 2014, aconteceu de forma participativa, com representantes de todos os segmentos da Instituição. O portfólio final apresenta os Planos de Ação, com a definição das respectivas metas, indicadores de desempenho e cronograma. Cada Plano de Ação conta com uma equipe e um coordenador responsável.

O Planejamento Estratégico é divulgado na INTRANET e nas reuniões das diretorias dos diversos serviços.

Em 2013, o acompanhamento do Planejamento Estratégico foi realizado pela Assessoria Técnica, que através de reuniões periódicas, avaliou o desenvolvimento das ações junto aos seus responsáveis.

Ressalta-se que no contexto do Planejamento Estratégico está inserido o Plano Operativo-Plano de Metas Institucional, implantado em cumprimento ao Convênio estabelecido com o Sistema Único de Saúde, a partir do processo de Certificação de

Hospitais de Ensino ocorrido em 2005. Elaborado anualmente, informa, de forma sucinta, as atividades desenvolvidas e as metas institucionais a serem cumpridas.

As metas foram pactuadas com os gestores estaduais e municipais e definidas com base em série histórica, referenciais pertinentes, tendências e parcela de desafio necessária ao crescimento e melhoria contínua da Instituição. Para o adequado acompanhamento selecionou-se um conjunto de 26 Indicadores, agrupados em quatro pilares: I - Atenção à Saúde: II – Ensino e Pesquisa; III – Gestão Hospitalar e IV – Comunidade e Humanização.

A análise dos Indicadores é realizada por duas Comissões, uma interna e outra externa. A comissão interna “Equipe Técnica”, composta por funcionários de diversas áreas do Hospital que se reúnem mensalmente com a finalidade de apresentar, discutir, analisar e apontar soluções técnicas para os eventuais desvios. A comissão externa, “Comissão Permanente de Acompanhamento do Contrato HCFMRP-USP X SUS – CPAC”, reúne-se trimestralmente para análise do desempenho hospitalar e é constituída por dois representantes do HC, um representante do Gestor Estadual, um do Gestor Municipal, um aluno da FMRP-USP, um docente da FMRP-USP e um representante da instância de controle social.

A seguir, encontram-se os indicadores analisados no Plano de Metas Institucional em 2013.

I - ATENÇÃO À SAÚDE

Ambulatório

1 - Porcentagem de vagas disponibilizadas de 1ªs consultas da rede.

Meta: 12,5%

2A - Taxa de agendamento das vagas disponibilizadas para DRS.

Meta: 75,0%

2B - Tempo médio para agendamento de consultas Meta: Apresentar informação.

3 - Média de consultas médicas agendadas por consultório.

Meta: 242

4A - Elaboração dos protocolos de referência.

Meta: Disponibilizar na Internet

4B - Plano de elaboração dos protocolos de contrarreferência.

Meta: Apresentar 1 plano por semestre

5 - Taxa de alta do paciente em seguimento (somente Consulta Médica).

Meta: 1,8%

Meta: 17,4%

Internação

7 - Taxa de ocupação operacional – Campus e U.E.

Meta: 88,0%

8 - Média de permanência – Campus e U.E. (dias).

Meta: 6,6 dias Exames

9 - Percentual de exame SADT – realizados para a Rede-Paciente Externo.

Meta: Apresentar Informação.

Cirurgias

10 A - Média mensal de cirurgia por sala – Campus + U.E.

Meta: 60 cirurgias

10 B - Taxa de ocupação Operacional das salas cirúrgicas – Campus Meta: 84,7%

11 - Taxa de Parto Vaginal após cesárea anterior Meta: 40,0%

Urgência

12 - Porcentagem de paciente regulado para U.E.

Meta: 73,0%

13 - Taxa de internação da U.E.

Meta: 66,0%

II - Ensino e Pesquisa

14ª - Registro de horas/homem/treinamento.

Meta: 3h/homem/treinamento

14 B - Percentual de funcionários treinados.

Meta: 14,0%

15 - Nº. de projetos apresentados ao Comitê de Ética em Pesquisa.

Meta: Apresentar informação

16 Nº. de auxílios FAEPA para projetos de pesquisa.

Meta: Apresentar informação

III - Gestão Hospitalar

17ª - Índice de Faturamento Hospitalar Meta: 90,0%

17 B - Índice de Faturamento Ambulatorial

18 - Valor médio (por especialidade) das AIH’s apresentadas.

Meta: 80,0%

19 - Relatório de Movimentação Financeira dos Bens de Consumo (Tesouro Estado SP).

Meta: Apresentar informação 20 - Pesquisa de Clima Organizacional.

Meta: Apresentar informação

21 - Índice de Absenteísmo de Servidores.

Meta: 3,6%

22 - Reuniões realizadas – evidenciadas com atas. Para cada comissão que teve reunião são computados 5 pontos no mês, totalizando 50 pontos.

Meta: Apresentar informação

23ª - Pesquisa de Satisfação do Ambulatório.

Meta: Apresentar resultado e relatório de acompanhamento das ações 23 B Índice de retorno da Pesquisa de Satisfação da Enfermaria Campus + U.E.).

Meta: 25%

IV - Comunidade e Humanização

24 Relatório de Ações Sócio Ambientais Meta: Apresentar informação

25 Relatório de Humanização e Público Meta: Apresentar informação 26 Taxa de Resposta da Ouvidoria

Meta: 95,0%

INTERAÇÃO COM A SOCIEDADE E RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL

O HCFMRP-USP interage com a comunidade por meio de projetos de extensão, campanhas educativas e preventivas, além de parcerias com organizações não governamentais pertinentes ao seu ramo de atuação. Interage, também, com agências de fomento às pesquisas científicas, tais como a FAPESP, CNPQ, FINEP e etc.

Além disso, mantém parceria com diversas instituições de ensino, objetivando o aprimoramento profissional dos médicos residentes, aprimorandos, funcionários e alunos.

Para minimizar os impactos causados pela geração de resíduos hospitalares, considerados perigosos à saúde e ao meio ambiente, o HCFMRP-USP criou o Serviço de Gerenciamento Ambiental. Este Serviço é responsável pela elaboração, atualização anual e cumprimento do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde, primando pelo correto atendimento ao preconizado nas legislações vigentes referentes a resíduos e ao cuidado com o meio ambiente. Assim, desenvolve projetos que visam minimizar o impacto no meio em que está inserido, através de ações diferenciadas de cuidado ambiental, agindo de forma responsável na sociedade.

Nesse contexto, inovou instalando internamente uma central de triagem de resíduos recicláveis, a qual foi ampliada em 2013, com a construção de quase 600m² de área física. Ressalta-se que a receita da venda de resíduos tem sido investida em outras ações destinadas a minimizar impactos ambientais, dentre elas destacam-se: o reprocessamento do xilol usado nos laboratórios com posterior reutilização nos próprios laboratórios; o tratamento de todo o formol também utilizados nos laboratórios, de forma a ser lançado na rede coletora de esgotos de acordo com o previsto em legislação, sem causar danos ao meio ambiente.

As Unidades que compõem o Complexo HC também estão utilizando a Central de Triagem de Resíduos Recicláveis do HC Campus, garantindo, assim, a correta destinação de seus resíduos.

A conquista do prêmio “Hospital Amigo do Meio Ambiente” nos anos de 2008, 2009, 2011 e 2013 valida a atuação do HCFMRP-USP na atenção com o meio ambiente.

O HCFMRP-USP participa também da Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis. Trata-se de uma iniciativa do Projeto Hospitais Saudáveis para troca de informações entre as Unidades de Saúde, com o objetivo de melhorar e aprimorar os serviços, garantido um meio ambiente mais saudável a todos.

Tabela 14 – Quantidade de resíduos gerados no HCFMRP-USP

* dados de resíduos químicos incluem resíduos perigosos de medicamentos e reagentes.

** dados de resíduos recicláveis incluem: papel, papelão, plástico e sucata metálica.