• Nenhum resultado encontrado

CENTRO DE REFERÊNCIA DA SAÚDE DA MULHER - RIBEIRÃO PRETO – MATER

DOS INDICADORES DA PARTE VARIÁVEL

Conforme já descrito anteriormente, para a avaliação dos serviços prestados mediante os Convênios de Gestão, além das metas quantitativas, são estabelecidos indicadores de qualidade que interferem no financiamento da parte variável dos ajustes, que, a exemplo dos indicadores assistenciais, são reavaliados trimestralmente.

Assim, adicionalmente ao Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), que integra a pesquisa de satisfação, são pactuados indicadores de acordo com o perfil da unidade de saúde. Destaca-se a seguir, os indicadores e as respectivas metas definidos para CRSMRP-Mater. Ressalta-se que, em 2013, as metas foram integralmente cumpridas.

1. Apresentação de AIH: Avalia a proporcionalidade de AIH em relação à

Meta: Apresentar a totalidade (100%) das AIH referentes às saídas em cada mês de competência.

Meta CUMPRIDA

2. Porcentagem de declaração do motivo das cesáreas:

Meta: Parâmetro de no mínimo de 80% dos CIDs corretos Meta CUMPRIDA

1 Qualidade de informação:

1.1 – Inserção de dados no Sistema Gestão em Saúde : A inserção de dados no sistema deverá cumprir as datas estabelecidas.

Informação Data limite

Dados de Produção Dia 11

Dados dos indicadores de qualidade

Dia 15

Dados econômico-financeiros Dia 20

Custos Último dia do mês

Meta CUMPRIDA

1.2 Solicitação de alteração de dados inseridos no Sistema Gestão em Saúde:

Meta: Será aceito no máximo 01(uma) solicitação de alteração dos dados inseridos no sistema de gestão por mês.

Meta CUMPRIDA

2 Programa de Humanização

2.1 Pesquisa de Satisfação: O Núcleo Técnico de Humanização da SES-SP desenvolveu, em 2013, um novo instrumento de pesquisa que iniciou em março deste mesmo ano. A pesquisa não apenas fornece dados sobre as atuais condições dos serviços de saúde, como também oferece informações relevantes para que o Centro Integrado de Humanização da unidade proponha e promova melhorias no atendimento. A amostra estimada por trimestre para aplicação dos questionários, por tipo de atendimento é a seguinte:

 Internações – 270 questionários por trimestre (90 por mês);

 Pronto Atendimento - 300 questionários por trimestre (100 por mês);

Meta: Envio das pesquisas mensalmente, até o dia 15 do mês subseqüente.

Meta CUMPRIDA

2.2 Resolução de queixas expressas pelos usuários: Entende-se por queixa o conjunto de reclamações recebidas por qualquer meio, necessariamente com identificação do autor, e que deve ser registrada adequadamente. Entende-se por resolução o conjunto de ações geradas por uma queixa no sentido de solucioná-la e encaminhá-solucioná-la a seu autor como resposta ou escsolucioná-larecimento ao problema apresentado.

Meta: Resolução de, no mínimo, 80% das queixas recebidas.

Meta CUMPRIDA - Em 2013, houve a resolução de 100% das queixas recebidas.

Evolução do Indicador:

Tabela 55 - CRSMRP-MATER – Evolução de Indicadores de Atenção ao Usuário

ATENÇÃO AO USUÁRIO Mês 2009 2010 2011 2012 2013 Total

Queixas Recebidas Total 4 10 15 15 23 67

Queixas Resolvidas Total 4 9 15 15 23 66

Meta 80% 80% 80% 80% 80% 80%

Índice Realizado 100% 90% 100% 100% 100% 99%

3 Melhoria contínua em Obstetrícia

3.1 Auditoria mensal sobre indicações de cesarianas em primíparas:

O CRSMRP-Mater tem que enviar relatório trimestral para o setor de Gestão de Contrato de Serviço de Saúde (GCSS) da SES-SP, com dados de identificação do prontuário, da paciente, indicação da cesariana e validação da indicação ou não por parte da equipe de auditoria, em 100% das primíparas.

Meta: Envio do relatório trimestral, até o dia 15 do mês subsequente ao trimestre.

Meta CUMPRIDA

3.2 Utilização do partograma em primíparas em trabalho de parto:

o GCSS, com dados de identificação dos prontuários, da paciente e validação do partograma por parte da equipe de auditoria.

Meta: Envio do relatório trimestral, até o dia 15 do mês subsequente ao trimestre.

Meta CUMPRIDA

3.3 Envio e aplicação de protocolo de indução do trabalho de parto: A existência de um protocolo para indução de parto é essencial para uma boa prática obstétrica e o seu seguimento deve ser sempre estimulado. Os médicos do CRSMRP-Mater têm que registrar em prontuário a aplicação do protocolo de indução do trabalho de parto validado pelo hospital; o CRSMRP-Mater tem que revisar 100%

dos prontuários e enviar relatório trimestral para o GCSS, contendo dados para identificação dos prontuários da paciente e indicação médica para indução do trabalho de parto.

Meta: Envio do relatório trimestral, até o dia 15 do mês subsequente ao trimestre.

Meta CUMPRIDA

3.4 Analgesia em primíparas que evoluem para parto normal, com indicação, segundo o protocolo. No CRSMRP-Mater a analgesia de parto é sempre estimulada e oferecida a todas as pacientes, sendo isso uma prática de humanização.

Os médicos têm que registrar em prontuário a aplicação de analgesia (peridural), e o CRSMRP-Mater tem que revisar 100% dos prontuários de primíparas em trabalho de parto com indicação de analsegia segundo protocolo validado pelo hospital e que evoluem para parto normal.

Meta: Envio do relatório trimestral, até o dia 15 do mês subsequente ao trimestre.

Meta CUMPRIDA

6 Programa de Controle de Infecção Hospitalar:. Considerando as características do CRSMRP-Mater, que não conta com UTI, foram selecionamos os seguintes dados para acompanhamento:

 Infecção Puerperal relacionada ao Parto Normal

 Infecção Puerperal relacionada ao Parto Cesárea

 Infecção Neonatal Precoce

 Infecção Neonatal Tardia

 Microbiota Isolada das Culturas Coletadas

 Percentual de Positividade das Hemoculturas

Meta: Envio de cópias das planilhas de notificação de infecções hospitalares do Sistema de Vigilância Epidemiológica (SVE) das Infecções Hospitalares do Estado de São Paulo, à Divisão de Infecção Hospitalar do Centro de Vigilancia Epidemiológica (CVE), para à Coordenadoria de Gestão de Contratos de Serviço de Saúde (CGCSS) e preenchimento dos dados na WEB site www.

gestao.saude.gov.br, até o dia 20 do mês subsequente.

Meta CUMPRIDA