• Nenhum resultado encontrado

5 O ESTUDO DE CASO DA INCUBADORA DE EMPRESAS DE

5.9 AÇÕES DESENVOLVIDAS E RESULTADOS INTERNOS DA

O Núcleo de Desenvolvimento Empresarial Incubadora de Empresas de Jaú entre abril de 2005 a dezembro de 2010 desenvolveu uma série de ações nas áreas de gestão empresarial, ações de marketing e vendas, gestão de qualidade, desenvolvimentos e aprimoramentos de produtos e serviços para as Empresas Incubadas, e para os micro e pequenos empresários do município que participaram de eventos promovidos pela incubadora.

5.9.1 AÇÕES DE DIVULGAÇÃO DA INCUBADORA DE EMPRESAS DE JAÚ

O objetivo central da Incubadora na área de divulgação é a promoção da Incubadora de Empresas de Jaú para com o fortalecimento desta, estar contribuindo para:

 o entendimento do Programa Incubadora de Empresas, seus objetivos e propósitos;

 o entendimento por parte dos potenciais clientes de como a Incubadora pode ser importante no processo de desenvolvimento dos seus negócios;  despertar o interesse dos potenciais clientes da Incubadora no município;  divulgar as empresas incubadas de forma sistemática e com credibilidade

da Instituição e dos parceiros da Incubadora;34

A incubadora iniciou o seu planejamento de comunicação, com objetivos e estratégias específicas da incubadora, além de reportagens nos jornais locais, um Blog institucional, email e marketing em formato de slides para parceiros, empresas, profissionais que podem ser parceiros da incubadora.

O SINDICALÇADOS (entidade gestora) mantém uma divulgação mensal no jornal da entidade, no qual promove a articulação entre potenciais negócios para incubação, promovendo o relacionamento entre a incubadora de empresas e o APL de Calçado Feminino.

34 Ter a empresa associada a entidades de credibilidade tais como SEBRAE-SP, SENAI, SINDICALÇADOS, PREFEITURA MUNICIPAL DE JAÚ pode contribuir de forma significativa para relacionamentos com os potenciais clientes, fornecedores, instituições financeira e prestadores de serviços.

Outras formas de divulgação são através de incentivo aos alunos em curso do SENAC, unidade de Jaú, na Faculdade de Administração do Interior Paulista - FIP, e na Rádio Energia FM, através de relatos das ações e projetos da incubadora.

5.9.2 AÇÕES DE GESTÃO EMPRESARIAL DA INCUBADORA DE EMPRESAS DE JAÚ

Pode-se considerar ações de Gestão Empresarial todas as atividades que foram realizadas para que a Empresa Incubada e demais empresas que participaram do evento compreenda e incorpore ferramentas de administração técnico-administrativa. Nesse sentido a Incubadora de Empresas de Jaú desenvolveu ações sistemáticas para que esses clientes tivessem acesso a formas de entendimento, aprendizado e suporte para a implantação de ferramentas de gestão em suas empresas.

Ações de Consultorias

A Incubadora de Empresas de Jaú no seu plano de Consultorias teve realizadas aproximadamente 02 horas mensais por especialidade (Finanças e Marketing). Isso significa que em média cada empresa assistida pelo Programa teve aproximadamente 96 horas de consultoria;

Cursos e Treinamentos

A Incubadora nos anos de 2005 a 2007 desenvolveu cerca de 4 cursos do SGE35do SEBRAE-SP por ano, ou seja, nesses 03 anos cada empresa incubada recebeu internamente na Incubadora (cursos promovidos na Incubadora) 12 cursos temáticos de ferramentas básicas de gestão empresarial. Nos cursos promovidos pela Incubadora de Empresas de Jaú havia a preocupação em convidar empresas de micro e pequenos porte para tornar o grupo mais forte e propiciar a troca de experiências entre os participantes. A partir de janeiro de 2008, com a entrada do SINDICALÇADOS, como entidade gestora, optou-se pela realização de cursos e treinamentos junto ao SINDICALÇADOS, no APL do Calçado Feminino de Jaú. Todos os cursos e treinamentos promovidos pelo APL eram

oferecidos aos empresários incubados, mesmo as empresas incubadas de outros setores econômicos eram beneficiadas por esses convites.

Seminários Empretec

Anualmente pelo menos 02 empresas incubadas participaram dos seminários de imersão empresarial (EMPRETEC) promovidos pelo Escritório Regional Bauru do SEBRAE-SP

Oficinas de Plano de Negócios

A incubadora promoveu 01 oficina de plano de negócios por ano para reavaliar os planos das empresas incubadas, além de propiciar a potenciais clientes a participação para desenvolvimento do plano de negócios na oficina. No mínimo 04 empresas incubadas tiveram seus planos desenvolvidos nas oficinas de plano de negócios e a partir destas foram aprovadas na incubadora.

Consultorias Técnicas na área de produtos

Foram realizados através do financiamento do SEBRAE-SP 10 projetos coletivos de consultorias técnicas, com 100% de subsídios para as empresas incubadas no setor de Calçados femininos. Os projetos desenvolvidos em conjunto com o SENAI Jaú teve como objetivo a preparação pelas empresas com as consultorias de Design, desenvolvimento de produtos, pesquisa técnica, consultoria em tendências para as estações Primavera-verão e outono-inverno de calçados femininos. Foram aproximadamente 2000 horas de consultoria técnica para as empresas incubadas (residentes e não residentes) .

Empresas de outros segmentos também tiveram a assistência de consultorias técnicas do SENAI Jaú e de outras entidades:

 A empresa João Corsi Netto ME, EAG Artes Gráficas teve um programa de Melhorias desenvolvidos pelo SENAI Bauru, especialista em parques gráficos;

 A empresa Lourdes A. Gonçalves Vendramini ME– Confecção Flor de Maçã teve projeto, para gestão da qualidade e melhoria de processos, 100% subsidiado pelo SEBRAE-SP, junto ao SENAI Lençóis Paulista (especialista em confecção).

Ações de Marketing e Vendas

Entre abril de 2005 e dezembro de 2010, as empresas incubadas tiveram a oportunidade de participar de feiras e eventos com subsídios do SEBRAE-SP, que envolveram:

Participação em Feiras:  Francal 200636;  Francal 2008;  Francal 2009;

 Jaú Trend Show Maio 200937;  Jaú Trend Show Novembro 2009;

 1ª Feira de Incubadoras de Empresas 2008 – Limeira SP. Visitas Técnicas:  Couromoda 200638;  Couromoda 2007;  Couromoda 2008;  Couromoda 2009;  Francal 2007;  Fit 200739;  Feira Serigrafia 200840;  Feira Serigrafia 2009. Participações em eventos:

 Eventos SENAC/SENAI de lançamentos de Tendências realizados em Jaú, realizados semestralmente em Jaú SP. (02 eventos por ano, participação em todos os anos da Incubadora);

 Workshop do APL do Calçado Feminino de Jaú: realizado de março a dezembro de 2008, participação da Gerência e empresários incubados.

36 Francal: Feira Internacional da Moda em Calçados em acessórios, realizada anualmente em julho no Anhembi São Paulo.

37 Jaú Trend Show: feira semestral de calçados realizada em maio e novembro em Jaú SP.

38 Couromoda: Feira de Calçados e Acessórios realizada anualmente em janeiro no Anhembi, São Paulo. 39 FIT: Feira Internacional do Setor Infanto Juvenil/teen e Bebê, realizada anualmente em junho no Expo Center Norte São Paulo.

5.9.3 RESULTADOS INTERNOS DA INCUBADORA DE EMPRESAS DE JAÚ Pode-se apurar os resultados alcançados do Núcleo de Desenvolvimento Empresarial Incubadora de Empresas de Jaú a partir dos indicadores (resultados finalísticos) de desempenho. O primeiro indicador de desempenho é a taxa de ocupação da Incubadora, ou seja, o seu índice de ocupação em função da capacidade oferecida pelo convênio firmado entre SEBRAE-SP e entidade Gestora do Programa na Localidade. No caso da Incubadora de Jaú os convênios assinados constituíam a capacidade para 10 empresas residentes e 02 não-residentes (associadas). Nos anos de 2006 a 2008 a taxa de ocupação da incubadora de Jaú manteve-se acima dos 80%, índice considerado bom pelo SEBRAE-SP. Em 2009 de acordo com a Tabela 5.2 demonstra uma oscilação na taxa de ocupação que pode ser em função das graduações existentes nos anos anteriores e no próprio ano de 2009. A incubadora nesse período estava passando pelo 2º ciclo de graduação, o que por sua vez criava uma necessidade maior de novos projetos, mas mesmo assim a taxa de ocupação não caiu muito, ficando dentro da perspectiva histórica na Incubadora de Empresas de Jaú.

TABELA 5.2. OCUPAÇÃO NA INCUBADORA JAÚ – ANO 2009

Meses jan Fev mar abr mai jun jul Ago set out nov Dez Não Residentes (Assoc) 2 2 1 2 2 2 2 2 2 2 2 2 Residentes 7 8 8 6 6 7 6 6 5 6 6 6 Residentes Prorrogação41 0 0 0 0 0 0 1 1 2 2 2 2 Total Empresas

Assistidas 9 10 9 8 8 9 9 9 9 10 10 10

Fonte: Sistema de Gerenciamento de Incubadoras SEBRAE-SP, emitido em 27/01/2010.

Outro indicador sobre desempenho que podemos mensurar é a quantidade de Empresas Graduadas. A incubadora de empresas de Jaú graduou, entre abril de 2005 e dezembro de 2009, 10 empresas, o que representa que sendo o processo de incubação de 24 meses, portanto nos dois primeiros anos de atividades normalmente não teríamos graduação. O que gera, portanto, uma média de 05 empresas graduadas, por ano, a partir de 2007. Com as entrevistas com os empresários graduados será possível ter uma visão

41 Residentes Prorrogação: o SEBRAE-SP passou a ter uma preocupação com as empresas que demoravam muito para deixar o programa incubadora de empresas, através de pedidos de prorrogação. Como medida o SEBRAE-SP adotou medidas para limitar os pedidos e o período de prorrogação para no máximo 12 meses.

sobre os resultados da incubadora percebidos por esses empresários e pelos gestores entrevistados.

6 ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS PERCEBIDOS PELOS