• Nenhum resultado encontrado

5 O ESTUDO DE CASO DA INCUBADORA DE EMPRESAS DE

5.2 HISTÓRICO DA INCUBADORA DE EMPRESAS DE JAÚ

A finalidade da incubadora de empresas é apoiar a geração e o a consolidação de MPEs e contribuir para o desenvolvimento do município e região.

A incubadora de empresas de Jaú tem como visão:

“através de ações estruturadas e objetivas, capacitar, cada vez

mais, o maior número possível de empresas, em suas bases gerenciais e tecnológicas e com isso, possibilitar uma inserção no mercado de forma mais competitiva, aumentando assim, suas chances de sucesso”. (Incubadora Jaú, 2005)

E como missão:

“apoiar no desenvolvimento de empresas sólidas e competitivas agregando tecnologia aos seus produtos e processos e difundir a cultura empreendedora na região, contribuindo assim, para o desenvolvimento econômico e social da região”.(Incubadora Jaú,

2005)

O Núcleo de Desenvolvimento Empresarial - Incubadora de Jaú é uma entidade sem personalidade jurídica, mantido por convênio entre o SEBRAE-SP, Sindicato de Calçados (SINDICALÇADOS) e a Prefeitura Municipal de Jaú no Estado de São Paulo. A incubadora de empresas de Jaú surgiu como fruto de parcerias entre Federação da Indústria de São Paulo (FIESP), Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Prefeitura Municipal de Jaú e foi inaugurada oficialmente em setembro de 2004.

A mobilização da comunidade para implantação do projeto, porém, começou cerca de um ano antes no mês de agosto de 2003, com um lançamento em solenidade na sede do CIESP para lideranças políticas e empresariais da cidade e empreendedores. Participaram da solenidade, além do prefeito, o vice-prefeito e o secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, além de representantes das entidades parceiras do projeto. Foi a partir desse lançamento que foram abertas as inscrições para os empreendedores. O prédio que foi pensado para a incubadora foi locado nas antigas instalações do SENAI na Vila Sampaio em Jaú, onde se começou a adaptação do prédio para receber a incubadora de empresas com as primeiras empresas incubadas.

O quadro 5.2 demonstra a caracterização para o SEBRAE-SP da Incubadora de Empresas de Jaú, seu nome, a modalidade definida como Incubadora Tradicional, email e a medição oficial do SEBRAE-SP no convênio vigente de 11/08/2006 a 31/12/2008.

QUADRO 5.2 PROJETO INCUBADORA DE EMPRESAS DE JAÚ

Incubadora: Núcleo de Desenvolvimento Empresarial (Incubadora de Empresas de Jaú). Modalidade: Incubadora Tradicional

Email: incubadorajau@terra.com.br. Vigência (Convênio) 11/08/2006 a 31/12/2008. Medições: T0 (dez 2006) T1 (dez 2007).

Efetivamente, a incubadora entrou em operação em maio de 2005 com a instalação das primeiras empresas que foram as empresas Calçados Júlia Morena, Tensores Braços Fortes e Julyana Calçados. A seguir, se instalaram em junho as empresas Kleide Calçados, Ponto Zero Confecções, Elegance Calçados, Essencial Embalagens, Tandera Calçados e VMJ Embalagens.

Desde seu surgimento a incubadora de empresas vem buscando desenvolver suas atividades e se consolidando como um instrumento de apoio ao desenvolvimento local e regional. Para atingir esse objetivo, a incubadora vem desenvolvendo ações de capacitação que foram previstas no convênio de sua criação, também vem realizando consultorias de marketing, finanças e gestão da qualidade aos empresários incubados. Complementando essas atividades, foram oferecidos aos empresários os cursos e treinamentos: plano de negócios, fluxo de caixa, gestão da qualidade, saber empreender, vendas externas, como melhorar a produção da empresa, gestão de pessoas e gestão de design, estes últimos foram oferecidos pelo SINDICALÇADOS através do Arranjo Produtivo Local do Calçado Feminino de Jaú.

Os empresários também são motivados a participar de inúmeras atividades, como visitas técnicas as feiras de grande porte como a Francal e Couromoda, que acontecem na cidade de São Paulo e Fenafic – Feira Nacional de Fornecedores da Indústria de Calçados, realizada em Franca. Dois empresários da incubadora de empresas de Jaú participaram expondo ao lado de empresários de outras incubadoras do Programa FIESP na 3ª Semana da Micro e Pequena Empresa, promovida pela FIESP e uma empresa incubada participou

da Rodada de Negócios no evento Moda Paulista promovido pelo SEBRAE na cidade de São Paulo.

No primeiro ano de funcionamento houve ainda como atividade a participação de empresários na semana de Marketing e Vendas promovida pelo SINDICALÇADOS de Jaú, na amostra de Calçados e Tendências do SENAI/Jaú e a visita técnica ao Senac Fashion Day. Esses eventos integraram a programação do projeto do APL que é desenvolvido em Jaú.

Em agosto de 2007 foi realizada a graduação das empresas: Tensores Braço Forte e Kleide Calçados. Essas empresas saíram da incubadora fortalecidas pelo programa e com grandes possibilidades de crescimento no mercado em que atuam.

A Incubadora de Jaú cumpriu com o seu planejamento estratégico e de metas do SEBRAE-SP, atingindo o prognóstico de graduar em Fev/2008 as Empresas Calçados Julia Morena e Ponto Zero Confecção.

Os dados, apresentados para fechamento em março de 2008, do Gerenciamento Orientado para Resultados (GEOR, 2008) do SEBRAE-SP mostram que a Incubadora de Empresas de Jaú tinha ocupação média superior a 80% naquele período, e mantida uma performance histórica de ocupação desde a sua fundação

A Medição em T0 (taxa de ocupação) foi realizada em Dez de 2006 e a medição T1 (taxa de ocupação) em Dez de 2007, aonde foram analisados os dados de faturamento e lucratividade de todas as empresas participantes do Programa. Não foi demonstrado os indicadores de desempenho por tratar-se de informação sigilosa das empresas, mas como um dos resultados finalísticos medidos pelo SEBRAE eram a taxa de ocupação da Incubadora, a presente Incubadora estava em boa perfomance. Outro dado mensurado era o incremento no número de empregados nas empresas incubadas. No período do GEOR (2009) a Incubadora de Jaú, segundo o gestor da época, incrementou em mais de 20% o número de empregos gerados, apesar do retrocesso no setor de calçados femininos, cumprindo assim as metas estabelecidas. (Medição SEBRAE-SP, Geor 2008)

Segundo o gestor da incubadora de empresas, os dados que se referem a realização e participação dos empresários incubados em cursos, treinamentos, workshops e demais ações de capacitação, além de feiras, visitas técnicas os Incubados jauenses superaram a meta estabelecida. Embora já nesse período, o GEOR do SEBRAE, desse maior grau de importância para os resultados finalísticos (Anexo 01) como Número de Empregos Gerados, Empresas Assistidas no Programa, Taxa de Ocupação. No anexo 01 verifica-se que o Geor (2008) apresenta metas através de resultados intermediários diferenciados para cada modalidade de Incubadoras. Por exemplo, as metas de desempenho, através dos resultados intermediários para as Incubadoras de Empresas tradicionais eram distintas das metas paras as tecnológicas. Nas tecnológicas eram aumentar os projetos de investimentos tecnológicos aprovados (FAPESP, FINEP, CNPQ, PROGER, BNDES) no período de jan/08 a dez/08, com relação ao período anterior (jan/07 a dez/07), já nas tradicionais era aumentar em 5 % as vendas do público alvo do projeto durante o período de jan/08 a dez/08, com relação ao período anterior (jan/07 a dez/07).

QUADRO 5.3 EMPRESAS INCUBADAS E SEUS STATUS

Empresas Incubadas Status

A. E. Corazza Embalagens ME GRADUADA

Bonfante & Borges Ltda. Me. RESIDENTE

Claudemir Neris Me RESIDENTE

Diana Rebeca Fabri Me. DESISTENTE

Evandro Rogério Neris Me RESIDENTE

Victoria Marangoni Ind. E Com. De Calçados Ltda Me

RESIDENTE Grazia Ind. E Comércio de Calçados Ltda. Epp. ASSOCIADA

(NÃO

RESIDENTE) Industria de Calçados Tandera Ltda. Me. DESATIVADA Parizzy Ind. E Com. De Calçados Femininos Me RESIDENTE José Luciano de Faria Calçados Me. GRADUADA Julia Ronchesel Ind. Calç Ltda. Me. RESIDENTE

Liomar Fayan Me DESISTENTE

Lourdes AP. Gonçalves Vendramini Me. RESIDENTE Marsiglio & Prado Ltda. Me. RESIDENTE Meire Souza da Silva Maranzatto Me NÃO

RESIDENTE

Natanael de Oliveira Moreira DESATIVADA

Oscar luiz Soares Me RESIDENTE

Ronaldo Ferreira de Moraes EPP RESIDENTE VMJ Industria e Com. de Embalagens Ltda. Me. RESIDENTE

No que se refere ao período que compreende os anos de 2008 e 2009 a Incubadora de Empresas de Jaú manteve-se na sua media histórica de no mínimo 80% de taxa de ocupação, com a maioria das Empresas Incubadas sendo atuantes no setor de calçados. Com importante participação dos seus incubados em muitas ações do APL do Calçado Feminino de Jaú. Cabe destacar que o Sindicalçados (Gestora do Programa Incubadora de Empresas de 2008 a 2010) sempre franqueou a participação de toda empresa incubada em todas as ações que o APL desenvolveu em Jaú nesse período, contribuindo como Gestora e como Entidade promotora do desenvolvimento de novos negócios na Incubadora. Coordenando a execução e o controle do Projeto, a incubadora de empresas teve aprovação de 100% de suas contas, de acordo com o cronograma de prestação de Contas do SEBRAE-SP. Cumprindo a missão e finalidade da Incubadora de Empresas de Jaú

No final do 2º semestre de 2009, a Incubadora de Jaú assistia as empresas apresentadas no Quadro 5.4.

QUADRO 5.4 EMPRESAS ASSISTIDAS NO 2º SEMESTRE DE 2009 NA