• Nenhum resultado encontrado

3 PLANO DE AÇÃO EDUCACIONAL: UMA PROPOSTA DE

3.1 Desenvolvimento das ações

3.1.1 Ações do eixo ampliação do tempo

Como já mencionamos, este eixo propõe ações na concepção macro do programa, que devem ser desenvolvidas pela SE (Quadro 9), considerando que, nessa dimensão, as medidas a serem tomadas estão ligadas diretamente com o contexto da produção do texto. Vale destacar que algumas dessas ações já haviam sido recomendadas pelo instituto parceiro na época da criação do programa, mas, lamentavelmente, não foram cumpridas, ainda que algumas já constassem nos textos normativos.

Do ponto de vista da operacionalização, ao se propor tais ações, estão sendo consideradas as dificuldades pela quais não foram implementadas no início do programa em 2014, mas que se fazendo as devidas ponderações com as instâncias superiores da Prefeitura, com um compromisso pactuado com os gabinetes, é possível pensar e definir fontes de recursos e materiais para estas ações, como a definição dos cargos em comissão para a composição da GGEIAF, as despesas com a instalação do Fórum Permanente de Educação Integral.

Quadro 9: Desenvolvimento das ações do eixo ampliação do tempo

AÇÃO 01 Instituir o Programa Municipal de Educação Integral por meio de Lei Municipal

Responsável Secretário de Educação

Justificativa

Para definir a educação integral em escolas de tempo integral como política pública para o ensino fundamental anos finais, em todas as escolas da RMER. Essa ação permitirá a SE ter definido em seu orçamento os custos com esse programa porque, ao instituir o programa, obrigatoriamente, terá que ser definida a fonte de recursos, tanto com despesas de pessoal quanto de serviços.

Local Secretaria de Educação e Gabinete do Prefeito. Período Até dezembro de 2016.

Metodologia Solicitar à Assessoria Jurídica da SE a elaboração da Minuta do PL e encaminhar para que o Prefeito envie para apreciação e votação da Câmara dos Vereadores.

Custo Para elaboração do Projeto de Lei, a SE tem a Assessoria Jurídica, que, dentro do seu tempo já destinado ao trabalho, poderá viabilizar a execução desta ação sem custos adicionais.

AÇÃO 02 Criação do Fórum Permanente de Escolas Municipais em Tempo Integral

Justificativa

Para que seja intensificado o diálogo com os segmentos de gestores, professores, funcionários, estudantes, pais, parceiros, representantes das Secretarias Executivas da SE, sob a coordenação da GGEIAF, no sentido de contribuírem para o (re)desenho da política, considerando as experiências desses três anos de funcionamento do programa. Local Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores do Recife (Efaer).

Período Início em outubro de 2016, com reuniões periódicas, uma vez por mês, por segmentos e uma ampliada a cada dois meses.

AÇÃO 01 Criação do Fórum Permanente de Escolas Municipais em Tempo Integral

Metodologia

O Fórum será composto por representantes dos diversos segmentos das EMTI: Direção, Coordenador Pedagógico, Professor, Apoio de Pátio, Funcionários, Estudantes/Lideres de Turmas e Pais/Responsáveis. Da Parte da SE, cada Secretaria Executiva também terá uma representação: Secretárias Executivas Pedagógica, de Rede, de Infraestrutura, Administrativa Financeira e Tecnologia. Também se farão representar os parceiros que compõem o AEL, e será facultada a presença nas reuniões de pessoas e instituições que estejam envolvidos direta ou indiretamente com a demanda de educação integral, ou conforme a pauta em discussão necessite. As reuniões acontecerão na modalidade presencial, com calendário previamente divulgado e serão sempre coordenadas pelo Núcleo de Educação Integral da GGEIAF.

Custo

Para os encontros presenciais, não existe previsão de custos, pois a SE dispõe do local da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores do Recife (Efaer) para a realização desses encontros e a escola dispõe de recursos próprios para despesas com lanches, equipamentos e materiais.

AÇÃO 3 Revisar e validar o Plano de Ação do Programa, com elaboração da Matriz de Interface das Secretarias Executivas da SE.

Responsável Coordenadora do Núcleo de Educação Integral.

Justificativa Para que toda a SE conheça as suas atribuições e responsabilidades e tome conhecimento das metas que o programa deve cumprir. Local Sala de Reunião da Efaer.

Período Outubro, novembro e dezembro de 2016. Metodologia

Instituir, pelo Secretário de Educação, um grupo multidisciplinar com representantes de cada Secretaria Executiva e a equipe da GGEIAF, com reuniões sistemáticas de monitoramento das ações designadas pela Matriz de Interface.

Custo Sem custos diferentes dos já orçados para as atividades do cotidiano das Secretarias.

AÇÃO 4 Selecionar pessoas para compor equipe do programa

Responsável Gerente Geral de Educação Integral e Anos Finais.

Justificativa

Para ter uma equipe dedicada exclusivamente ao programa, como foi proposto pelo Decreto de criação, quando ficou definido que a alocação de pessoal para a GGEIAF seria suprida pelo quadro de pessoal da SE e seria composta por um Gerente e um Coordenador de Gestão Pedagógica, um Coordenador de Gestão, Organização Escolar e Logística e um Coordenador de Projetos, Avaliação e Monitoramento, todos com Cargos em Comissão CDA 4. Atualmente, o Núcleo de Educação Integral é coordenado por uma professora efetiva da Rede, em Função Técnica Pedagógica, que, sozinha com a Gerente Geral, não consegue atender a todas as demandas do programa.

Local Segep/GGEIAF.

Período Setembro e outubro de 2016, para realizar a seleção e efetivar definitivamente a existência dos Cargos em Comissão.

Metodologia

Definir fonte de Cargo em Comissão e/ou Função Gratificada. Abrir processo de seleção interna junto à Equipe Técnica Pedagógica da SE, para ocupar os cargos de Coordenador de Gestão Pedagógica, Coordenador de Organização Escolar e Logística e Coordenador de Projetos, Avaliação e Monitoramento. Análise de currículo e entrevista e convocação dos selecionados.

Custo R$ 8.100,00 por mês referente ao Cargo em Comissão de Chefia de Divisão com efetivação e permanência enquanto existir o programa, com essa estrutura. – CDA4,

AÇÃO 5 Realizar Intercâmbio de Gestão

Responsável Núcleo de Educação Integral.

Justificativa

Para que as equipes de direção das escolas troquem experiências de gestão e organização, bem como conheçam outras escolas de outras redes de ensino que funcionam em tempo integral e como essas escolas estão superando as dificuldades no seu dia a dia.

Local Nas diversas escolas de tempo integral. Período Imediatamente.

Metodologia

Realizar reuniões com a equipe gestora em cada escola integral, quando a escola anfitriã recepcionará as demais e apresentará sua dinâmica de organização e como funciona o dia a dia das escolas. Manter contato com escolas de outras redes para que as diretoras possam realizar visitas e realizar um encontro de socialização de experiências exitosas em gestão escolar.

Custo Sem custo.

AÇÃO 6 Implantar um Sistema de Registro, Monitoramento e Acompanhamento da atuação dos professores.

Responsável Chefe da Unidade de Gestão de Pessoas.

Justificativa

Considerando que no final do ano alguns professores podem pedir transferência para outras escolas regulares, uma vez que terão incorporado o benefício do acréscimo de carga horária e que muitos dizem que foram para as escolas integrais apenas por isso, e também devido ao grande número de Licenças Médicas e absenteísmo dos professores, é necessário criar um sistema de acompanhamento sistemático de todos os funcionários que trabalham nessas escolas, deixando claro quais os benefícios e melhorando as condições de trabalho desses.

Local Centro Administrativo Pedagógico (CAP) Período Até o final do ano de 2016.

Metodologia

Articular junto com as equipes técnicas das Gerências que realizam acompanhamento nas escolas, para que realizem um levantamento dos professores que demonstram maior insatisfação e com isso desenvolvam um trabalho de assistência e avaliação para, na medida do possível, resgatar a confiança desses professores no programa. Custo Sem custo.

Fonte: elaborado pela autora com base nos dados da pesquisa (2016).

Neste eixo, está concentrada a maioria das ações propostas no PAE, as quais demandarão da SE uma reflexão acerca do que vem sendo desenvolvido ao longo desses quase três anos do programa e, no dizer dos sujeitos entrevistados implicarão verdadeiramente uma tomada de decisão com firmeza, a qual resultará na ruptura definitiva de alguns paradigmas de gestão e da forma de enfrentamento dos problemas.

Trata-se de ações que demandam deliberações na área financeira bastante ousadas. Nesse sentido, quando se defende a instituição da educação integral como política pública por meio de uma lei municipal, o que se espera é que a Prefeitura defina uma fonte de recursos e disponibilize parte dos seus esforços, fazendo acontecer esse programa.

Sabemos das limitações dos municípios em atender as metas propostas no PNE. Sendo assim, visando a dar suporte a esses municípios e em vista da experiência exitosa desenvolvida no estado de Pernambuco, o Governo do estado

lançou o Programa Educação Integrada, que auxiliará, em princípio, quinze municípios com recursos financeiros, assessoria técnica e materiais.

Considerando que, neste momento, não é possível agregar novos municípios, fica a proposição para que Recife possa participar desse programa na sua ampliação em 2019 e que, até lá, seja viabilizada a contratação de assessores para auxiliarem na reorganização.